Issuu on Google+

Jornal da EB / JI de Favaios

dezembro de 2012

A nossa escola

Neste número A nossa escola .............................1 Partilhar ........................................2 Todos diferentes todos iguais ......2 Visita ao Museu do Pão e do Vinho .................... ..........................2 Dia da Alimentação ......................3 Cientistas por um Dia ...................3 Magusto ........................................3 Aprender inglês a brincar ............4 Música...........................................4

Estamos quase no Natal!! Como o tempo passa depressa! Ainda há pouco começamos o ano escolar e já está a terminar o 1º período. Parece que passou muito depressa mas na realidade está recheado de muito trabalho e novas aprendizagens: os mais pequeninos estão a aprender a socializar ou seja, a escutar os outros, a falar cada um na sua vez...os meninos do 1º ano já sabem ler e escrever muitas palavrinhas e até pequenos textos, os meninos do 2º ano já sabem fazer contas com números até 1000 e leem e escrevem cada vez melhor e os meninos do 3º e 4º anos estão cada vez mais autónomos, na procura do conhecimento. Agora chegou a hora de descansar, de brincar, de conviver com a família e não se esqueçam de ler! Ler ajuda a crescer ... Boas Férias!


PARTILHAR O Núcleo de Inserção Social de Alijó solicitou a colaboração da nossa escola para uma campanha de solidariedade social, denominada “Este Natal Solidário”, que visava a recolha e posterior distribuição, na época de Natal, de brinquedos em bom estado, a crianças carenciadas. As professoras resolveram desenvolver atividades conjuntas com o Jardim de Infância, de maneira a motivar os alunos a participar. Dia 2 de novembro, no período da tarde, fomos para a "biblioteca" da nossa escola e ouvimos uma história muito bonita que se chamava "Laura e o coração das coisas". Com esta história aprendemos a importância de partilhar com os outros, tal como a Laura também aprendeu que podia fazer outras crianças felizes se desse os brinquedos que já não usava. Mas, os próprios brinquedos também se tornavam felizes se fossem outra vez acarinhados por outros meninos. Laura acreditava que as coisas tinham coração e por isso gostavam de ser mimadas e bem tratadas. E, os brinquedos que estavam guardados no seu baú ganharam nova vida. Os meninos de Favaios resolveram então dar uma nova vida aos brinquedos que estão esquecidos lá por casa e ao mesmo tempo tornar alguns meninos mais felizes. Na escola, esteve um baú vazio à espera de muitos brinquedos até ao dia 23 de novembro, dia em que foi feita a recolha .

VISITA AO MUSEU DO PÃO E DO VINHO

Os alunos da nossa escola vão ter oportunidade de realizar algumas atividades no Museu do Pão e do Vinho, ao longo do ano. Nesta primeira visita os alunos ficaram a conhecer as instalações e um pouquinho da história do pão e do vinho.

Os meninos do Jardim de Infância trabalharam o tema: Todos diferentes todos iguais


Dia da Alimentação Dia 16 de outubro, comemoramos uma vez mais o Dia da Alimentação. Foi um dia cheio de atividades muito variadas e divertidas. Com elas, aprendemos mais um pouco sobre a importância de fazermos uma alimentação saudável. Logo pela manhã, assistimos ao teatro "Uma salada de frutas" que as professoras apresentaram. Foi muito divertido e por isso quisemos que repetissem a atuação. Depois vimos um PowerPoint com adivinhas sobre os alimentos. Algumas eram fáceis, outras nem por isso. A seguir, os meninos do 2º ano apresentaram um poema que inventaram chamado "Ou isto ou aquilo", ao estilo do poema de Cecília Meireles, com o mesmo nome. Depois, assistimos a uma história muito engraçada " A ovelhinha que veio para jantar". A seguir, fomos lanchar e brincar e depois do intervalo continuamos as atividades. Vimos uma história sobre "A Roda dos Alimentos" e começamos a construir a nossa roda dos alimentos, que depois de pronta irá ser colocada na parede do refeitório. À tarde, fomos para o refeitório confecionar a nossa salada de frutas. Ao mesmo tempo, noutra sala estavam a decorrer experiências muito engraçadas. Por fim, comemos nossa salada que estava deliciosa. Foi um dia em cheio!!! ( alunos da turma B )

CIENTISTAS POR UM DIA À descoberta dos segredos da nossa língua! No dia Mundial da alimentação, 16 de outubro, terça - feira, das 13h:30 min às 17h:30 min ,os alunos da turma C, do 3º e 4º anos, realizaram experiências sobre como a nossa língua sente os sabores (amargo, doce, ácido e salgado), com os restantes alunos do Jardim de Infância e E.B. de Favaios. Para realizarem as experiências, formaram-se grupos de quatro alunos. Organizaram os materiais que utilizaram para que os alunos participantes experimentassem os sabores do açúcar, café, limão e sal grosso. Os alunos puderam testar os sabores nas diferentes partes da língua. Criaram hipóteses e “a nossa língua sente os depois da experiência, concluíram que a nossa língua sente os sabores em partes difediversos sabores em partes rentes conforme vemos na figura. Todos os alunos participaram com interesse e diferentes “ aprenderam os segredos da nossa língua. (alunos da turma C)

MAGUSTO Este ano comemoramos o Magusto no dia 12 de novembro. De manhã , cada turma apresentou aos colegas as atividades ensaiadas para esta festa e à tarde fizemos o Magusto no recreio da escola e apresentamos o espetáculo musical com o professor Rui e a professora Helena. Queremos agradecer à mãe do Zezinho, aluno do 1º ano, que teve a gentileza de nos assar as castanhas e oferecer as bolas de fiambre para o lanche do magusto.


MÚSICA PARA TODOS APRENDER INGLÊS A BRINCAR Os alunos gostam muito das aulas de inglês da professora Hélia e da professora Raquel. As professoras pegam nos temas tratados em Estudo do Meio e aplicam-nos nas aulas de inglês, sempre de forma lúdica. Também participam nas festas escolares: Halloween, Magusto, Natal, Carnaval...

Também as aulas de música, dadas pelo professor Rui e pela professora Helena são das atividades escolares preferidas pelos alunos da nossa escola. Participaram com um pequeno espetáculo no Magusto e agora andam muito entusiasmados a ensaiar o espetáculo de Natal.


Jornal da EB/JI de Favaios