Issuu on Google+

Eb1 de Favaios

AraĂşjo e OfĂŠlia Trabalho realizado pela turma B da Eb1 de Favaios

1


Eb1 de Favaios

Era uma vez uma menina chamada OfĂŠlia que vivia numa linda casinha no cimo de um morro. Era uma vez um lindo rapazinho que se chamava AraĂşjo e vivia numa casa amarela perto da OfĂŠlia.

Os dois eram muito amigos. 2


Eb1 de Favaios

Um dia, andava a Ofélia a caçar borboletas, quando de repente… Zás! Caçou a cabeça do seu amigo Araújo!

Ofélia e Araújo ficaram muito aflitos mas Ofélia, rapidamente, teve uma ideia.

3


Eb1 de Favaios

_ Araújo, não te mexas. Vou puxar a rede até sair da tua cabeça. Ofélia puxou, puxou e o pescoço do Araújo foi crescendo ,crescendo até que… _ Ai o meu pescoço! Pareço uma girafa! Não quero este pescoço- gritava o Araújo.

4


Eb1 de Favaios

Então Ofélia teve outra ideia: - Araújo, espera um bocadinho. Tenho uma ideia para te pôr o pescoço no sítio ! Ofélia foi ,num instante, a casa do Araújo e trouxe…trouxe… um MARTELO! E martelou tanto na cabeça do Araújo que o pescoço foi ao sítio mas… Nasceu-lhe um valente galo.

5


Eb1 de Favaios

-Ofélia, vê o que fizeste! Agora tenho este galo a cantar em cima da minha cabeça! - Desculpa, desculpa Araújo. Já sei como tirar daí o galo. Espera um bocadinho. - Mas que será que ela vai inventar desta vez? - pensou o Araújo cheio de medo das ideias da amiga.

Nisto, aparece Ofélia com um serrote. -Ai1 Ai! Que vais fazer com esse serrote Ofélia? Vou-me embora. Não quero brincar mais contigo. Adeus, vou para casa. 6


Eb1 de Favaios

Ofélia ficou muito triste. Tudo quanto tinha feito para ajudar o Araújo tinha saído mal e agora ele estava muito zangado com ela. O que havia de fazer?

- Já sei, vou fazer-lhe uma surpresa. Vou plantar uma árvore mesmo em frente à casa dele. E depressa começou a cavar um buraco. Cavou tanto, tanto que o buraco parecia não ter fim. Depois foi buscar a planta e ...adivinhem o que aconteceu! Araújo saiu de casa, pronto a fazer as pazes com Ofélia e mal pôs o pé fora de casa…… CATRAPUZ 7- Aiiiiiiiiii… onde estou eu?????


Eb1 de Favaios

Araújo zangou-se outra vez com a menina e Ofélia resolveu plantar a árvore ao pé da sua casa. Passou muito tempo e Araújo e Ofélia cresceram e a árvore também. Um dia Araújo disse a Ofélia que tinha uma surpresa para ela. Mas Ofélia teve que ir viver para outra terra com os seus pais e não chegou a saber o que era a surpresa..

8


Eb1 de Favaios

Passaram muitos , muitos anos… Um dia apareceu um engenheiro das obras públicas e disse : - Tudo quanto estiver abandonado vai ser deitado abaixo para construir um prédio muito feio. A casa da Ofélia foi logo a primeira. 9


Eb1 de Favaios

Ofélia apareceu uns tempos depois, já velhota e com uma mala. Bateu à porta de Araújo. - Que surpresa! Ofélia! Entra, entra, temos muito que conversar. Ofélia vinha muito cansada e depressa adormeceu. Araújo teve que sair de casa pois o seu ressonar era tão forte, tão forte que atroava toda a região.

10


Eb1 de Favaios

Araújo finalmente mostrou a Ofélia a surpresa que lhe tinha preparado há tantos anos: Um coração pendurado na árvore deles que dizia” Araújo ama Ofélia”. _ Eu também te amo.- disse Ofélia emocionada. Quando o engenheiro das obras públicas apareceu para deitar a árvore abaixo, Ofélia correu-o com o rolo da massa. 11


Eb1 de Favaios

OfĂŠlia e AraĂşjo casaram-se e viveram felizes para sempre.

12


Araújo e Ofélia