Page 1

______________________________________ Jornal Escolar “O Pico”

Segundo a tradição católica, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII, em 1223, na região da Úmbria. Com a permissão do Papa, montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos. Neste cenário foi celebrada a missa de Natal e o sucesso foi tamanho que rapidamente se estendeu por toda a Itália. As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis serviram de inspiração para que se criasse o presépio.

Anjos cantores anunciam uma boa notícia. "Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade". Anjos, ou seja, mensageiros surgem nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus.

Na ponta da árvore de Natal e, muitas vezes, sobre o presépio se coloca a Estrela de Belém. Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. A Estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa.

A árvore de Natal é simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas vitrificadas coloridas, e para os cristãos e reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.

.

Acender velas nos remete à festa judaica de Chanuká, que celebra a retomada da Cidade de Jerusalém pelos irmãos macabeus das mãos dos gregos. Lembramos também da remota festa pagã do Sol Invencível dos romanos (Dies solis invicti), celebrada na noite do solstício de inverno, em 25 de dezembro. Os cristãos transformam-na na festa da luz que é Cristo. Na chama da vela estão presentes todas as forças da natureza. A vela acesa é símbolo dos nossos anos vividos. Tantas velas, tantos anos. Para o cristão, as velas simbolizam a fé, o amor e a vida.

Uma personagem destacada no Natal é o Pai Natal. São Nicolau, chamado Santa Klaus, bispo de Myra, na Lícia antiga (actual Turquia). Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado legendariamente neste Pai universal que oferece às crianças presentes, brinquedos e carinhos.

3 _________________________________________________1º Período


______________________________________ Jornal Escolar “O Pico”

Aqui temos o grupo de alunos do ensino Pré-escolar (em cima).

Os alunos do Pré-Escolar tiveram a oportunidade de visitar a Estação dos Correios de São Vicente e até enviaram uma carta.

Para assinalar o dia mundial da Alimentação entre os vários trabalhos elaborados destaca-se esta roda dos alimentos como forma de sensibilizar para uma alimentação saudável.

4 _________________________________________________1º Período


______________________________________ Jornal Escolar “O Pico”

Os nossos alunos mais pequenos, participaram numa acção de sensibilização sobre o lobomarinho. As crianças receberam um certificado de participação e um livro com histórias para colorir.

No âmbito do projecto da Biblioteca, “Conta-me um Conto”, as crianças do pré-escolar já contaram com a participação de um dos encarregados de educação que muito amavelmente deu o exemplo e veio à escola contar uma história.

5 _________________________________________________1º Período


______________________________________ Jornal Escolar “O Pico”

Os alunos do pré-escolar trabalharam arduamente para assinalar o Natal. Aqui temos alguns trabalhos realizados para assinalar esta quadra sem esquecer a importância da reciclagem!

6 _________________________________________________1º Período

éoPaiNatal.SãoNicolau,chamadoSantaKlaus,bispodeMyra,naLíciaantiga(actualTurquia).DuranteoséculoI  

Uma personagem destacada no Natal é o Pai Natal. São Nicolau, chamado Santa Klaus, bispo de Myra, na Lícia antiga (actual Turquia). Durante...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you