Issuu on Google+

Bootcamp Happy Days A experiĂŞncia-piloto numa escola portuguesa


Índice

1. Programa BOOTCAMP ........................................................................................................... 3 2. Planificação Workshop para professores e assistentes operacionais ................................... 8 2.1 Flyer Apresentação Projeto Happy Days ....................................................................... 10 2.2 Apresentação Power Point para Professores e Assistentes Operacionais .................... 11 2.3 Questionário de Satisfação Professores e Assistentes Operacionais ............................ 16 2.4 Fotos do Workshop para Professores e Assistentes Operacionais ............................... 17 3. Planificação Workshop para Encarregados de Educação .................................................... 21 3.1 Apresentação Power Point para Encarregados de Educação........................................ 23 3.2 Folha da Atividade “Coração”........................................................................................ 26 3.3 Comentários finais - Post-its.......................................................................................... 27 4. Fotos do Bootcamp (Estações da Felicidade) .................................................................. 28 5. Relatório Avaliação Bootcamp ............................................................................................ 34 5.1 Atividades com os Alunos .............................................................................................. 34 5.2 Workshop Professores e Assistentes Operacionais ...................................................... 36 5.3 Workshop para as Famílias ............................................................................................ 38 6. Contactos e Mais Informações ............................................................................................ 40

2 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


1. Programa BOOTCAMP O que é o Happy Days Bootcamp?

 O Bootcamp Happy Days é uma tarde de formação intensiva, dinâmica e inovadora que visa a promoção, desenvolvimento e aplicação de uma cultura escolar marcada por relações positivas entre todos os que fazem parte da comunidade escolar.  Uma iniciativa de envolvimento da comunidade educativa em atividades de promoção do bem-estar, da felicidade e da positividade, marcadas por dinâmicas informais e não formais. Pretende-se possibilitar uma experiência inovadora, favorável ao desenvolvimento de competências importantes para a criação de ambientes escolares mais felizes e inclusivos.  Resulta da cooperação com as escolas que acolhem o evento, visando a melhoria do ambiente escolar, a coesão da comunidade escolar e a alegria dos participantes.  Insere-se, primeiramente, no projeto europeu Happy Days – Promoting Positive Mental Health for Young People, no qual se desenvolveram metodologias e recursos de ação, mas pretende-se a sustentabilidade a longo prazo, através da implementação num maior número de escolas. Parcerias: Em Portugal, o projeto Happy Days é promovido pelo Instituto Politécnico de Beja, com a colaboração da Future Balloons Unipessoal, Lda. As atividades de aplicação derivaram numa parceria mais alargada com a Associação Fazer Avançar, em particular com o seu núcleo Leiria Happiness Club e com o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus de Leiria. A médio e longo prazo, estima-se a continuidade da parceria, visando o alargamento a outras escolas.

3 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


No âmbito do Bootcamp: - O Instituto Politécnico de Beja é a entidade que promove o evento, através da alocação de recursos e mediação da parceria local, de acordo, com os objetivos do projeto e a contratualização com a Comissão Europeia. - A Future Balloons Unipessoal, Lda. é responsável pela coordenação das atividades no território e pela gestão da qualidade dos eventos, recorrendo, para tal, à colaboração dos parceiros locais. - A Associação Fazer Avançar enquadra os objetivos do projeto nas atividades e metodologias do Leiria Happiness Club, apoiando o evento com conhecimento intrínseco, trabalho voluntário e difusão de informação a nível regional. - A Escola é a entidade de acolhimento do evento, responsável pela promoção da iniciativa junto da comunidade escolar e pela manutenção dos espaços/recursos de intervenção.

Data: 24 de Setembro de 2013

Equipa: - 2 Elementos da Future Balloons (Clara Rodrigues e Marisa Oliveira); - 3 Elementos da Associação Fazer Avançar (Joana Correia, Sandra Sousa e Filipa Cunha); - Elementos da comunidade escolar para apoiar no planeamento e dinamização dos trabalhos:  5 Diretores de turma;  4 Professores do projeto;  6 Assistentes Operacionais. Público-alvo: Comunidade escolar (docentes, assistentes operacionais, alunos e respetivas famílias/responsáveis).

4 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


Participantes Diretos:   

Docentes e assistentes operacionais: 15- 30 Pais: 15/20 Alunos: 5 turmas (cerca de 100 alunos)

Outros participantes: Toda a comunidade escolar, jornalistas, voluntários, …

Objetivos específicos: - Realizar um workshop para docentes e assistentes operacionais, visando a aquisição de competências de intervenção na área do bem-estar junto dos estudantes; - Realizar um workshop para pais, encarregados de educação e famílias, visando a sensibilização para a promoção de climas positivos nos lares. - Realizar atividades de animação dos espaços, destinadas a toda a comunidade, exemplos de intervenções para a felicidade; - Envolver os jovens na promoção de competências de resiliência e gestão de problemas que limitam a sua felicidade, motivá-los para a participação na competição internacional de curtas-metragens no âmbito do projeto “Happy Days”; - Festejar o dia com música e outras intervenções culturais, propostas pelos jovens.

5 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


PROGRAMA DE ATIVIDADES: Público-Alvo

Duração

Docentes e auxiliares

Alunos

Encarregados de Educação

15h-18h30 X

X

Participantes

Atividade

Descrição

Número esperado: 100

Abertura do Bootcamp com a apresentação do programa e das atividades. Início da Animação (15h30)

A organização apresenta o evento e os espaços. Os participantes poderão participar nas formas de animação propostas: “Estações da Felicidade”

Workshop de formação de professores e de assistentes operacionais

Workshop sobre como dinamizar o bem-estar dos jovens na sala de aula e no espaço de recreio: como criar um bom ambiente escolar. VER PROGRAMA ESPECÍFICO.

X

Número esperado: 20 (15 Professores, 5 Assistentes Operacionais)

16h30-18h x

18h3019h30

X

19h3020h30

20h30

X

X

x

Todos

Lanche convívio

Número esperado: 20

Workshop de sensibilização para os encarregados de educação

Workshop que visa sensibilizar os encarregados de educação para a importância da sua participação na prevenção da saúde mental juvenil (O que é saúde mental juvenil, casos e oportunidades de prevenção).

Fim dos trabalhos

6 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


Metodologia: As atividades serão baseadas em métodos não formais, interativos e criativos, geradores de um ambiente inclusivo, onde todos podem alcançar o seu potencial máximo. O Bootcamp Happy Days reconhece a educação não formal como o veículo ideal para envolver a comunidade escolar, uma vez que se baseia nas motivações e experiências individuais de cada participante. Trata-se, portanto, de uma forma de aprendizagem voluntária e não-hierárquica.

Resultados esperados: 

Fortalecimento da Comunidade escolar. Espera-se que as atividades dinamizadas contribuam para o estabelecimento de relações mais próximas entre os diversos participantes: docentes, assistentes operacionais, alunos e encarregados de educação.

Dinamização da Escola em torno de um projeto para uma vida escolar mais feliz, onde a saúde mental dos jovens e de todos os membros da comunidade escolar é valorizada.

Aumento da participação dos familiares e encarregados de educação nas futuras atividades a serem desenvolvidas pela escola.

Capacitação dos participantes com ferramentas importantes para o melhor exercício possível do seu papel na comunidade escolar.

7 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


2. Planificação Workshop para professores e assistentes operacionais Objetivos

Atividades

Recursos

Tempo

Tiras papel com provérbios.

15m

Flyer projeto

10m

Folhas Papel

25m

Ice braker - Provérbios

Quebrar o gelo

Para esta dinâmica é necessário que se prepare previamente tiras de papel, escrevendo-se em cada uma delas um provérbio ou uma frase bastante conhecida. Estas tiras de papel são cortadas ao meio, de modo que em cada um dos pedaços de papel fique uma parte do provérbio. Preparam-se tantos pedaços quantos forem os participantes. Estes pedaços são dobrados e cada um dos participantes recebe um destes bilhetes na entrada na sala. Quando todos estiverem já reunidos, o coordenador explica que em cada pedaço de papel há uma parte de um provérbio. As duplas não devem, porém, se separar. Uma após outra, as duplas devem ler em voz alta o provérbio que as uniu e um deve apresentar o outro ao grupo.

Fornecer informações gerais sobre a ideia de Escola Happy Days

Identificar as principais áreas associadas com as atividades das escolas que deverão ajudar a resolver os problemas alunos saúde mental dos alunos

Apresentação oral e distribuição do folheto

Atividade do Manual: Pedir aos participantes que se dividam em grupos de 3 ou 4 pessoas. Cada grupo irá trabalhar com uma folha de papel dividida ao meio (ao alto). Pedir para escreverem no lado esquerdo da folha 3 ou 4 problemas mais comuns na escola. Quando todos tiverem terminado, troca os papéis entre grupos e pede para escreverem no lado direito da folha as sugestões de atividades escolares para ultrapassar os problemas. Quando o trabalho de grupo terminar, um representante de cada grupo vai ler os problemas e as soluções. Reflexão final Nota: Se o grupo não consegue encontrar uma solução, peça aos outros participantes comentários ou tenta ajudá-los a encontrar uma maneira de resolver o problema. Concluir agradecendo a presença e a partilha

Canetas

8 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


Computador

Dar a conhecer o Transtorno Desafio Oposição.

Apresentação power point + reflexão

Datashow

25m

Apresentação Power Point

Atitudes a ter. DINÂMICA NÓ HUMANO => Forme um círculo, todos de mãos dadas. => Oriente cada um para observar bem quem está ao seu lado direito e a seu lado esquerdo. => Peça ao grupo que solte as mãos, feche os olhos e caminhe livremente pela sala; Atividade de finalização

=> Depois peça que parem onde estão e abrem os olhos. 20m => Peça que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda. No final, você deve ter um amontoado de gente. => Sem soltar as mãos, o objetivo é voltar a ter um círculo no centro da sala. REFLEXÃO: Como desfazer os "nós" no nosso ambiente de trabalho? Observa bem quem está ao seu lado direito e esquerdo quando dá sua mão? Aceita e quer ajuda? O que significa dar as mãos? As pessoas sempre oferecem ajuda? Como lidou com o novo? Como se sentiu ao soltar as mãos, fechar os olhos e caminhar pela sala? Qual o papel do professor(a) articulador(a)? Quais são os desafios frente ao trabalho com a articulação?

Avaliação satisfação

Preenchimento do questionário de satisfação

Questionário de satisfação

5m

9 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


2.1 Flyer Apresentação Projeto Happy Days

10 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


2.2 Apresentação Power Point para Professores e Assistentes Operacionais

11 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR - Lílian Guimarães.wmv

12 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


13 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


14 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


15 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


2.3 Questionário de Satisfação Professores e Assistentes Operacionais Questionário de Satisfação O presente questionário tem como objetivo aferir a sua satisfação sobre o workshop. Assinale com uma cruz (X) a sua resposta. 1. Considera que os assuntos abordados foram úteis? Muito úteis

Úteis

Pouco úteis

Inúteis

2. Os assuntos abordados ajudaram a compreender os problemas de saúde mental dos jovens? Sim

Não

3. Participaria em outras ações deste género? Sim

Não

4. Gostou da forma como o tema foi apresentado? Sim

Não

Sugestões e comentários _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

16 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


2.4 Fotos do Workshop para Professores e Assistentes Operacionais

17 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


18 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


19 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


20 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


3. Planificação Workshop para Encarregados de Educação Objetivos

Atividades

Recursos

Tempo

Provérbios em cartão

5m

Flyer projeto

5m

Ice breaker - Provérbios

Quebrar o gelo

Fornecer informações gerais sobre a ideia de Escola Happy Days

Para esta dinâmica é necessário que se prepare previamente tiras de papel, escrevendo-se em cada uma delas um provérbio ou uma frase bastante conhecida. Estas tiras de papel são cortadas ao meio, de modo que em cada um dos pedaços de papel fique uma parte do provérbio. Preparam-se tantos pedaços quantos forem os participantes. Estes pedaços são dobrados e cada um dos participantes recebe um destes bilhetes na entrada na sala. Quando todos estiverem já reunidos, o coordenador explica que em cada pedaço de papel há uma parte de um provérbio. As duplas não devem, porém, se separar. Uma após outra, as duplas devem ler em voz alta o provérbio que as uniu e um deve apresentar o outro ao grupo.

Apresentação oral e distribuição do folheto Quadro branco

Explicitar a importância da saúde mental

Brainstorming: tipo problemas saúde mental na adolescência; Apresentação pp com os principais problemas saúde mental nos jovens.

Canetas

25m

Computador Datashow

21 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


Estimular a reflexão sobre o papel dos pais na prevenção dos problemas de saúde mental

Distribuição de uma folha com um coração dividido ao meio. Pensando no/a filho/a deverá escrever os aspetos positivos de um lado e, do outro, os aspetos menos positivos. Reflexão: Dentro dos aspetos menos positivos, o que é comportamento e o que é personalidade? Comportamentos poderão ser alterados. Que comportamentos é que os pais poderão ajudar a mudar?

Folha papel coração

15m

Canetas

Papel da escola no apoio às famílias. Post-it´s Recolher opiniões

Preenchimento de post it´s com frases, pensamentos

5m Canetas

Avaliação satisfação

Questionários

5m

Preenchimento do questionário de satisfação Canetas

22 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


3.1 Apresentação Power Point para Encarregados de Educação

23 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


24 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


25 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


3.2 Folha da Atividade “Coração” “Observa os teus pensamentos; eles tornam-se palavras. Observa as tuas palavras; elas tornam-se ações. Observa as tuas ações; elas tornam-se hábitos. Observa os teus hábitos; eles tornam-se caráter. Observa o teu caráter; ele torna-se o teu destino". —Lao-Tzu

26 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


3.3 Comentários finais - Post-its

27 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


4. Fotos do Bootcamp (Estações da Felicidade)

28 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


29 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


30 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


31 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


32 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


33 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


5. Relatório Avaliação Bootcamp 5.1 Atividades com os Alunos

Foi organizado no pavilhão gimnodesportivo da escola um espaço de atividades criativas, concebido pela Associação Fazer Avançar (AFA), dirigido aos alunos de cinco turmas do oitavo ano (aproximadamente 120 alunos entre os 13 e os 14 anos). Consistiu em 4 “Estações da Felicidade”. Em cada estação havia atividades para desenvolver com os alunos. Na primeira estação: ESTE ANO VAI SER... (Material: post-its coloridos e canetas/cartolina a dizer: este ano vai ser...). O objetivo era solicitar aos alunos que escrevessem uma frase positiva em relação ao ano que aí vem e colassem na parede, resultando num mural de planos positivos. Na segunda estação: WORKSHOP DE SMILES! (Material: carolinas amarelas, canetas, fita-cola, tesouras, molde). O objetivo era solicitar aos alunos que fizessem smiles e que pudessem distribuir pela escola. Na terceira estação: NOVO ANO, NOVAS REGRAS... (Material: cartolina e canetas). O objetivo era solicitar aos alunos que definissem uma "norma" de conduta na escola para o próximo ano, que promovesse a inclusão e o bom ambiente escolar. Na quarta estação: Eu... (Material: desenho impresso, lápis cor). O objetivo era pedir aos alunos que escolhessem um desenho e pintassem ao seu gosto. Depois de pintado, pedir-lhes que escrevessem: 1. Balão a sair da boca – como me vejo? 2. Mão direita – como gostaria de me ver? 3. Coração – o que tenho de mudar? 34 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


4. Mão esquerda – 3 características positivas

As turmas organizaram-se de forma rotativa, dando oportunidade a todos os alunos de

experimentar

as atividades.

Alguns alunos

assistiram

às

atividades,

proporcionando um ambiente de jogo e diversão.

Algumas conclusões/verificações: - Teriam sido úteis mais voluntários para a quantidade de alunos por estação; - Verificou-se que há muitos alunos a precisar de atenção ou oportunidades para se expressar; - Os alunos manifestaram alguma dificuldade em olhar para si e falar sobre si próprios; - Teria sido benéfico, menos alunos por estação (max. 10) de modo a permitir explorar mais profundamente os temas; - Os professores envolvidos nas atividades devem ser professores dos alunos, pois assim têm mais capacidade de os motivar para as atividades; - Houve, por parte de alguns alunos, uma frustração de expectativas, uma vez que os alunos não sabiam ou tinham ideias erradas sobre o Bootcamp. No total, 120 alunos e 5 professores e 3 voluntários estiveram envolvidos nas atividades.

35 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


5.2 Workshop Professores e Assistentes Operacionais Realizou-se na biblioteca da escola o workshop “Happy Days”, no qual participaram 5 assistentes operacionais e 10 professores. Nesta sessão os participantes foram conduzidos em 3 atividades principais: reflexão sobre implicações da saúde mental, através de uma dinâmica de quebra-gelo; identificação dos principais problemas e soluções para fenómenos nesta escola; ação de fortalecimento e reflexão sobre as relações interpessoais. Foi solicitado aos participantes que escrevessem num dos lados de uma folha de papel os problemas mais comuns na escola relacionados com a saúde mental. O trabalho foi feito em pequenos grupos de 4 pessoas e depois de cada grupo escrever os problemas, as folhas foram trocadas entre grupos. Cada grupo teve de pensar em soluções de atividades escolares para ultrapassar os problemas que outro grupo tinha encontrado. Algumas conclusões/verificações: - Foi uma oportunidade dos assistentes operacionais demonstrarem que os professores têm muito a aprender com eles; - Uma vez que os destinatários do workshop foram os professores e os assistentes operacionais, o sentimento gerado foi de igualdade (trataram-se pelo nome).

36 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


Exemplos desta discussão: Problema identificado

Solução proposta Criar um “banco de sobras” na cantina escolar. Uma vez que no menu de almoço estão sempre incluídos itens como fruta

Condições socioeconómicas marcadas pelo desemprego e fome

e pão, já pagos ao fornecedor, que nem sempre são consumidos à refeição. Propôs-se juntá-los num cesto, para mais tarde serem disponibilizados à hora do lanche. Assim, utilizando o mesmo valor da refeição, mais alunos podem beneficiar. Foi salientado o papel que o assistente operacional tem na

Conflitos interpessoais

identificação e resolução destes problemas, uma vez que acontecem maioritariamente no recreio e os alunos veem-no como alguém próximo, de confiança.

Demasiada importância dada à

A escola está a tratar de produzir t-shirt´s para certos

aparência, às “marcas” – ao “ter” e

momentos (Educação física ou saídas da escola), aumentando

não ao “ser”

assim a cultura de escola.

Relativamente ao workshop realizado podemos dizer que a opinião geral foi bastante positiva. As opiniões expressas nos questionários de avaliação foram muito boas. Dos 9 participantes que preencheram questionários de satisfação: - 8 consideraram que os assuntos abordados foram muitos úteis; - 8 consideraram que o workshop ajudou a compreender os problemas de saúde mental dos jovens; - 7 afirmaram que participariam em outras ações deste género; - todos gostaram da forma como o tema foi apresentado.

37 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


- 1 pessoa deixou o seguinte comentário: “Acho que deveria haver mais sessões. Gostei muito”. Lanche Convívio Realizou-se na cantina da escola um lanche convívio aberto às famílias, aos professores, assistentes operacionais e aos alunos envolvidos nas atividades. Neste espaço informal, foi possível verificar a boa disposição dos alunos e o respeito mútuo. Houve boa adesão por parte das famílias, como era objetivo, mas, lamentavelmente, alguns encarregados de educação não ficaram após o lanche para participar no workshop.

5.3 Workshop para as Famílias

Realizado na biblioteca, este workshop contou com a presença de 9 encarregados de educação. Após uma breve apresentação do projeto Happy Days, desenvolveu-se um brainstorming acerca dos principais problemas de saúde mental dos jovens. Nesta atividade verificou-se que os participam tinham noções básicas sobre o assunto, o que facilitou a discussão seguinte: “o papel dos pais na prevenção dos problemas de saúde mental”. Houve muita partilha de experiências pessoais. Um dos problemas discutidos foi a necessidade de segurança dos jovens face a comportamentos de risco (fumar, assaltos,…). Em concreto, a existência de um local “em baixo” (junto à escola) onde se junta um grupo de jovens que inspirava receio por parte dos pais e dos alunos, levando-os a evitar a passagem por lá. Uma das mães também referiu uma situação constrangedora no Facebook, que continha comentários impróprios de um aluno.

38 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


Uma das estratégias de prevenção apresentadas por um pai foi esforçar-se por conhecer e interagir com os amigos dos filhos, de forma a perceber com que tipo de pessoa os filhos lidam (os amigos não devem ficar à porta de casa, mas devem ser sempre convidados a entrar). Outra sugestão foi realizar uma atividade deste tipo que juntasse todos os grupos (pais, alunos, professores, diretor, assistentes operacionais). As opiniões finais foram extremamente positivas, comprovadas pelo mural de postits escritos pelos participantes no final: 

“Um assunto muito interessante a explorar”;

“Acho que estes assuntos devem ser discutidos e incutir nos nossos filhos que eles são importantes e capazes para concretizar os seus objetivos, tendo sempre em conta o respeito ao outro e a eles”;

“Aprendo cada vez mais todos os dias…”;

“Da reflexão nasce a luz”.

Algumas conclusões/verificações: - Apesar de não ter tido a adesão de todos os pais, a mesma metodologia de trabalho não é adequada para trabalhos com grandes grupos, pelo que o número ótimo de participantes fica-se entre os 10 e os 15.

39 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


6. Contactos e Mais Informações Equipa do projeto em Portugal: Future Balloons Unipessoal, Lda. 

future.balloons@gmail.com

http://futureballoons.ning.com/

https://www.facebook.com/FutureBalloons

Informação sobre o projeto: 

https://www.facebook.com/Happy.Days.Happy.Schools

http://www.happydaysschools.eu/

40 PROMOTOR:

ORGANIZAÇÃO:


Bootcamp Happy Days - A Experiência-piloto numa escola portuguesa