O Methodo Facilimo e Experimental, Para curar a maligna enfermidade do cancro

Page 17

Pinto Costa, R. M.

O Methodo Facilimo e Experimental, Para curar a maligna enfermidade do cancro: um caso de literatura médico-cirúrgica portuguesa de meados do século XVIII

Contudo, deve-se reconhecer que é uma tentativa em prol da renovação da cirurgia portuguesa da primeira metade do século XVIII, assente num saber claramente experimental, se bem que bebido do exterior. Ao propugnar a introdução de um ato cirúrgico que se arrogava as vantagens de realizar a amputação da mama de modo mais rápido e menos doloroso, permite mostrar não só a circulação do conhecimento e saberes cirúrgicos na Europa de setecentos, o interesse despertado pela técnica de Helvetius e os reflexos que teve num cirurgião português que a julgou lícita de ser apresentada, divulgada e posta à consideração dos seus colegas, num país em que a cirurgia do cancro da mama continuava a ser desaconselhada e até interdita.

eä, Vol. 3 N°2 (Dic./Dec. 2011). ISSN 1852-4680. www.ea-journal.com

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.