[E-Book] Sociologia e Filosofia da Educação UNIFACS

Page 81

Aula 7 - Propostas Sociológicas e Filosóficas Para a Educação nos Séculos XX E XXI

DICAS DE VÍDEOS Tema: Louis Althusser Link: <http://www.youtube.com/watch?v=0HjnLGWo9JE> Tema: Michel Foucault por ele mesmo Link: <http://www.youtube.com/watch?v=Oy0_KfZnlws> Tema: Zygmunt Bauman – Fronteiras do pensamento Link: <http://www.youtube.com/watch?v=POZcBNo-D4A>

SÍNTESE A unidade inicia com uma discussão sobre a vertente teórica elaborada por Louis Althusser, de que o Estado é composto por dois tipos de aparelhos que difundem e impõem a ideologia da cultura capitalista: o Aparelho Repressivo do Estado e os Aparelhos Ideológicos de Estado. Dentre os aparelhos ideológicos de Estado, a escola ocupa um papel de grande destaque, pois a escola pode ensinar a ideologia da submissão e possibilita, assim, a exploração dos trabalhadores. Desse modo, o ensino tem a possibilidade de abordar em seus conteúdos técnicos e cognitivos um aprendizado que prepara os trabalhadores (maioria) para as atividades nas fábricas, escritórios e lojas e prepara outros indivíduos (minoria) para adotarem a postura de dirigentes no sistema capitalista. Em seguida, foi apresentada a noção de poder elaborada pelo filósofo Michel Foucault nas décadas de 1960/70/80, que contribui para entender como a instituição escolar pode subjugar os indivíduos, de modo a torná-los seres passivos adaptados à sociedade. Essas reflexões desenvolvidas pelo filósofo possibilitaram o surgimento de diversos estudos que têm como foco uma análise do poder disciplinar no cotidiano das escolas. A unidade encerra com as reflexões sobre os desafios educacionais na modernidade líquida (a metáfora da liquidez faz referência ao tempo vivenciado como descartável e efêmero na sociedade contemporânea) elaboradas pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Segundo o pensador, a saída para os problemas educacionais na sociedade contemporânea está na pedagogia crítica, a partir do pressuposto de que quando a educação desenvolve seu potencial crítico contribui para que a sociedade (e os educandos) se questione para abrir-se às possibilidades da liberdade e da democracia no cotidiano da vida social. É por meio da pedagogia crítica que Bauman visualiza a possibilidade de que as esperanças humanas não sucumbam à vida líquida.

81


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.