Métodos Quantitativos

Page 125

AULA 7 - PROBABILIDADES E DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADES

DISTRIBUIÇÃO CONTÍNUA DE PROBABILIDADES INTRODUÇÃO Existem diversos tipos de distribuição de probabilidades de variáveis aleatórias contínuas, tais como: a distribuição uniforme, a exponencial, a normal, a distribuição gama, a chi-quadrado, a distribuição t de Student e a F de Snedecor. Devido a sua maior importância e uso, será abordada apenas a distribuição normal.

DISTRIBUIÇÃO NORMAL É a mais importante distribuição de probabilidades. É conhecida como curva normal, curva de Gauss, curva dos erros acidentais ou distribuição de Gauss, sendo que este deduziu matematicamente a distribuição normal como distribuição de probabilidade dos erros de observação, denominando-a, então, “lei normal dos erros”. De um modo geral, a maior parte dos fenômenos probabilísticos de natureza contínua - e mesmo alguns de natureza discreta - tendem a seguir uma lei de distribuição designada por função de distribuição normal, ou de Gauss. Esta lei de distribuição estabelece que os valores mais frequentes (isto é, os valores a que correspondem às maiores probabilidades) se encontram em torno da média da variável aleatória; quanto mais afastados os valores estão da média (este afastamento é quantificado em termos de variância), quer acima quer abaixo desta, menos frequentes serão.

DEFINIÇÃO E CONCEITO DE PROBABILIDADE » » Definição: Seja X uma variável aleatória contínua. X terá uma distribuição normal se:

Conceito fundamental: A probabilidade de uma variável aleatória tomar um valor entre dois pontos quaisquer é igual à área sob acurva normal entre aqueles pontos.

CARACTERÍSTICAS DA DISTRIBUIÇÃO NORMAL a) A curva normal tem a forma de um sino.

125


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.