Comportamento Organizacional

Page 166

As E-Orgs funcionam com base em redes de informações abrangentes e integradas, onde os níveis hierárquicos tradicionais não significam mais uma limitação; onde sistemas abertos de comunicação rompem com qualquer tipo desse status. As E-Orgs estimulam que a comunicação entre as pessoas aconteça de forma direta sem o apoio de determinados canais, criando, dessa forma, novas linguagens não verbais, tendo como foco as reuniões, negociações, supervisão e as “pausas para o cafézinho”. Um exemplo disso são as reuniões virtuais que permitem que pessoas distantes geograficamente se reúnam regularmente. Hierarquias tradicionais de autoridade e departamentos têm pouco espaço nas E-Orgs, pois elas são fortemente moldadas por uma rede integrada de informações, mas mesmo assim, as E-Orgs possuem características estruturais comuns, que podem ser chamadas de orgânicas, pois necessitam de muita comunicação vertical, horizontal e lateral, além de equipes multifuncionais e multi-hierárquicas e baixa formalização, justamente para obter flexibilidade e abertura. Vale pensar que as E-Orgs são estruturas baseadas em equipes construídas em torno de projetos. É bem possível que personalidades mais tradicionais com necessidade de previsibilidade e de uma estrutura que descreva tarefas, regras, procedimentos, assim como chefias sempre disponíveis, tendam a não se adaptarem a esse modelo de trabalho. Uma E-Orgs é um modelo de organização que solicita das pessoas alto grau de tolerância para trabalhar com a ambiguidade, que possuam grandes habilidades grupais, que possuam forte flexibilidade e segurança.

As relações interpessoais nas E-Orgs

E-Organization; E-Business; E-Commerce

Os ambientes de trabalho foram reciclados com o surgimento das E-Orgs, pois a tecnologia eletrônica possibilitou aos funcionários novas formas ilimitadas de trabalho, rompendo tempo e espaço na realização das tarefas.

164

Em 1997, o tempo médio gasto por uma pessoa em atividades online era de 4,4h por semana; em 1999, portanto há dez anos, esse número subiu para 7,6h. Em 2000 a estimativa era de 8,2h, portanto, em poucos anos, as pessoas foram cada vez mais se adaptando e usufruindo do ambiente virtual das mais variadas maneiras. Na contemporaneidade, o tempo gasto em atividades online muitas vezes é até maior do que o tempo direcionado para as atividades presenciais. Fazemos muitas coisas online, ou seja, conversamos, compramos, estudamos, negociamos, namoramos, viajamos etc. Há um recente estudo da Stanford University, apontando que quanto mais tempo as pessoas passam online, menos tempo elas dedicam à convivência com a família e amigos. Um quarto dos usuários da net afirmam gastar menos tempo em atividades


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.