Expressão gráfica unifacs

Page 49

AULA 3 – PROJEÇÕES ORTOGONAIS E VISTAS AUXILIARES

quando a representação é feita no 1º diedro). Ainda no 1º diedro, temos a VS localizada abaixo da VF. Essa distribuição já é esperada, uma vez que realizamos o rebatimento dos planos de projeção. O desenho dos objetos no 1º diedro é conhecido como “método europeu” e, no 3º diedro, como “método americano”. No Brasil, a ABNT segue a indicação do método europeu. Contudo, nos Estados Unidos, no Canadá e em outros poucos países, os objetos são representados com uma pequena diferença, que origina a mudança completa de raciocínio. Os objetos representados no 3º diedro ganham distribuição diferente na folha de papel. Após realizarmos o rebatimento, teremos a VS indicada acima da VF. Símbolo do 1º Diedro

Símbolo do 3º Diedro

Figura 37 - Comparação do método europeu com o método americano. Fonte: Dozzi e Francisco (1982, p. 55).

Essa não é a única particularidade do método americano. Quando inserimos o plano de perfil, as diferenças se evidenciam, pois não teremos mais a representação da VLE ao lado da VF, e sim a indicação da VL direita para a mesma posição. Em suma, a abertura dos planos de projeção mantém a regra do 1º diedro, porém as vistas assumem posições distintas. Guarde bem isso!

A norma que estabelece a posição relativa das vistas é a NBR 10067 (1995). Sempre que você tiver dúvida, pode recorrer a esta referência. Vale lembrar que a norma nacional foi escrita a partir da ISO 128. Nela encontramos a denominação de cada vista e as condições específicas de representação. Algumas dificuldades de leitura e até mesmo erros na fabricação podem ocorrer quando um desenho de 1º diedro é confundido com um desenho de 3º diedro. Além do posicionamento das vistas, podemos identificar o método utilizado por um símbolo. O símbolo indica em qual diedro o objeto foi representado. Ele deve aparecer no canto inferior da folha, dentro da legenda. Cuidado para não se confundir! Procure gravar, pelo menos, o símbolo do 1º diedro, que você usará com mais frequência.

49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.