Diagnóstico e consulta empresarial

Page 212

Interação entre consultor e cliente A análise da interação entre o consultor e o cliente pode começar pelos aspectos de frequência e duração. Tanto a comunicação falada, quanto a escrita, podem ser analisadas desta forma, identificando-se aquelas fontes que naturalmente se prestam a fornecer mais informações, independentemente da qualidade da mesma, que deverá ser considerada posteriormente. Outro ponto importante é que durante o trabalho de levantamento de informações, a própria equipe do cliente pode começar a trocar informações que antes eram represadas

Diagnóstico e Consultoria Empresarial

212

em “ilhas”. Isto reforça a ideia de que o consultor pode alterar a situação do cliente, ajudando-o a solucionar problemas, mesmo sem ter começado efetivamente sua atividade de consultoria. Também deve ser observada a resistência que determinados grupos tenham a se integrar. Isto deve ser observado, porque pode levar a posicionamentos superficiais e, em última análise, pouco sinceros. Neste caso, o consultor deve contornar a situação, conduzindo as conversações com os grupos antagônicos em separado. A chance de uma exposição mais sincera e transparente cresce enormemente nestes casos. Também se precisam considerar as interrupções geradas: elas podem significar uma manifestação de poder, formal ou informal, estabelecida entre os participantes de uma entrevista coletiva. Se isto não ocorre, é porque os participantes se consideram como possuidores do mesmo status, ainda que, objetivamente, seu nível seja diferente. Mesmo neste caso, eles serão mais cuidadosos em uma manifestação pública do que quando em relacionamento privado. O consultor deve identificar tais circunstâncias e, novamente, buscar conduzir reuniões em separado, para conseguir mais transparência nas manifestações dos entrevistados.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.