Ética profissional [unifacs]

Page 27

AULA 2 – O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE UM ETHOS PROFISSIONAL

ção dos interesses coletivos sobre os interesses egoístas individuais. (SIMÕES, 2007, p. 62).

Nesse sentido é que ocorre a separação entre o coletivo e o privado, com o indivíduo prezando por seus interesses individuais e colocando-os à frente dos interesses coletivos. [...] O Serviço Social deve traduzir os seus compromissos éticos na busca de elucidação e na construção de propostas coletivas alternativas para a crise de longa duração que vem atravessando a sociedade brasileira, cujo enfrentamento no marco das propostas neoliberais vem resultando no agravamento da profunda degradação da vida humana. Enquanto categoria profissional, temos responsabilidade cívica e política de nos somarmos a outras entidades da sociedade civil, a outras profissionais na direção indicada, de maneira que o anúncio de valores éticos que regem a prática profissional não se transforme apenas em declaração de belas intenções. (YAMAMOTO, 2007, p. 104).

Segundo a autora, cabe ao profissional agir de forma ética, priorizando o trabalho na coletividade, pois está ocorrendo na sociedade um crescimento diante das desigualdades impostas ao indivíduo. O profissional deve pautar suas atividades pela qualidade de suas ações. Assim, em suas relações sociais e profissionais, o indivíduo ético põe em movimento diferentes valores e várias orientações de valor, respondendo a diversas exigências, pois todo ser humano é um ser ético. Uma das maiores exigências para o assistente social é manter um posicionamento ético e coerente durante a maior parte da vida, respeitando o coletivo na sua profissão e os valores e princípios orientados pelo seu código de ética profissional de forma democrática, excluindo qualquer forma autoritária e hierárquica de valores no seu agir. Trata-se de atuar de forma íntegra, prestando atendimento aos indivíduos na busca da garantia de seus direitos. Até aqui, descobrimos a importância da ética e sua influência na profissão. Na próxima aula, vamos analisar como foi a trajetória ético-política da Assistência Social.

SÍNTESE Nesta aula, compreendemos que agir de forma ética não é simples. Envolve a reconstrução teórico-prática da relação eu-eu e eu-outro, bem como a adoção de novas atitudes e posturas, pois cabe ao profissional se despir dos preconceitos que adentram a sociedade por meio de valores impostos e/ou adquiridos.

GLOSSÁRIO Alteridade: É a forma de o homem se relacionar com o próximo, socialmente. Refere-se à relação entre indivíduos, na qual existem interação e dependência, ou seja, um depende e precisa do outro. Práxis: Refere-se ao processo de associação entre teoria e prática, à aplicação de uma lição ou habilidade a uma prática vivida, isso é, não apenas apreendida, mas também experimentada.

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.