Page 1

Moodle

Gestรฃo dos

Cursos EaD

Lousa Digital Novas possibilidades para minha prรกtica pedagรณgica


República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato de Ensino de Graduação Mauro Rabelo Diretoria de Ensino de Graduação a Distância Nara Pimentel Coordenação de Ensino de Graduação a Distância Nara Pimentel Grupo de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico André Puntel Débora Furtado Ivan Carlos Pereira Gomes Tiago Galvão Revisão Ramiro Galas Diagramação Sanny Saraiva


Moodle

Gestรฃo dos

Cursos EaD

Lousa Digital Novas possibilidades para minha prรกtica pedagรณgica Marรงo/2014


Lousa digital: Novas possibilidades para minha prática pedagógica

Apresentação Com o intuito de agregar cada vez mais as Tecnologias de Informação e Comunicação à Educação, a Coordenação de Ensino de Graduação a Distância (COEGD) disponibiliza mais um recurso educacional com vistas a potencializar a prática pedagógica do professor da Universidade de Brasília (UnB).

Além das possibilidades da webconferência, das videoaulas e dos podcasts, o professor da UnB poderá agregar a suas aulas o uso da Lousa Digital. Por isso, elaboramos este breve material que contempla algumas das diversas possibilidades de uso da Lousa Digital. A Lousa Digital está disponível no estúdio de gravação da COEGD e o professor que desejar conhecer mais esse recurso contará com o apoio da equipe multimídia da Coordenação. Experimente mais essa possibilidade pedagógica!

Coordenação de Ensino de Graduação a Distância Grupo de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico apoiomoodle@ead.unb.br

LOUSA DIGITAL

5


Lousa digital: Novas possibilidades para minha prática pedagógica

Lousa Digital

modelo Talua Touch 2000 1- O que é a Lousa Digital?

A Lousa Digital pode ser definida, simplificadamente, como sendo uma grande tela de computador (2m x 2m) sensível ao toque. Então, todas as funcionalidades referentes ao seu computador, desktop ou notebook, serão possíveis de realizar na Lousa Digital. A interação com a Lousa Digital se dá por meio do toque com os dedos ou com o uso de canetas especiais, utilizadas para este fim (funcionamento digital). Como não há uma padronização na nomenclatura no Brasil, você já pode ter ouvido falar em Lousa Digital, Painel Digital, Quadro Interativo, Quadro Digital ou Lousa Interativa. Nós utilizaremos neste material a nomenclatura Lousa Digital. 2- O que é possível fazer na Lousa Digital do estúdio da COEGD?

A) Preparar apresentações no PowerPoint e interagir usando canetas e marca textos

No software PowerPoint, ou Presenter, é possível destacar, desenhar ou escrever sobre o slide de apresentação. Essa função é bastante útil para evidenciar trechos de frases ou fragmentos de imagens durante a aula (Figura 1).

6

Figura 1 - Interagindo no PowerPoint LOUSA DIGITAL


Lousa digital: Novas possibilidades para minha prática pedagógica

B) Navegar na internet

Ao utilizar a Lousa Digital, é possível navegar por sites para fazer pesquisas, exibir trechos de vídeos, mostrar imagens ou usar o recurso chamado tela de vidro. Este recurso possibilita ao usuário riscar, apagar, grifar e enfatizar fragmentos da tela em qualquer momento da navegação, sem interferir no conteúdo da página (Figura 2).

Figura 2 - Recurso tela de vidro em uma página da web

É importante destacar que, enquanto estiver navegando na web com a Lousa Digital, você poderá utilizar o teclado virtual, deixando a aula mais dinâmica durante a navegação (Figura 3).

Figura 3 - Teclado virtual

LOUSA DIGITAL

7


Lousa digital: Novas possibilidades para minha prática pedagógica

Alguns exemplos

• Sítio de simulações de Ciências e Matemática (PhET Interactive Simulations http://phet. colorado.edu)

Nesse sítio, é possível acessar diversas simulações de fenômenos naturais ou experimentos, que só poderiam ser realizados no laboratório (Figuras 4 e 5). A grande vantagem de navegar por ele na Lousa Digital é a interação proporcionada, utilizando apenas os dedos, e a possibilidade de visualizar, em uma grande tela, como acontecem alguns fenômenos naturais.

Figura 4 - Simulando a movimentação de placas tectônicas

Figura 5 - Simulando o efeito estufa

8

LOUSA DIGITAL


Lousa digital: Novas possibilidades para minha prática pedagógica

• Usar o Google Earth:

O Google Earth permite que você viaje pelo mundo por meio de um globo virtual e visualize imagens, mapas, terrenos, construções em 3D e muito mais via satélite. Com o conteúdo geográfico do Google Earth, você pode ter uma experiência muito mais realista de visualização do mundo. Você pode voar, procurar locais e até mesmo navegar por ruas e estradas. Veja algumas das potencialidades do uso da Lousa Digital com o Google Earth: • Descubra a Terra: voe para qualquer lugar do mundo, saiba mais sobre uma cidade e suas características geográficas.

• Explore o céu: admire as maravilhas dos céus e saiba mais sobre o nosso sistema solar.

• Mergulhe no oceano: vá além da superfície e visite as profundezas do oceano e explore os cânions subaquáticos mais fundos do planeta. Saiba mais sobre as observações do oceano, mudanças climáticas e espécies ameaçadas. • Ande na Lua: passeie nos lugares de aterrissagem narrados pelos astronautas da Apollo e veja modelos 3D da espaçonave parada.

• Visite Marte: viaje até o Planeta Vermelho e explore as últimas imagens feitas pela NASA.

Figura 6 - Planeta Terra no Google Earth

LOUSA DIGITAL

9


Lousa digital: Novas possibilidades para minha prática pedagógica

Além das possibilidades apresentadas, a Lousa Digital, instalada no estúdio da COEGD, possui um software próprio Open Sankoré com dezenas de funcionalidades. Entre elas destacamos: • ferramenta de criação de formas geométricas; • canetas e marca textos personalizados; • elaboração equações e gráficos;

• elaboração de questionários para resposta em tempo real. Optamos pelo software Open Sankoré por ser um programa livre e oferecer diversos recursos digitais. Para saber mais acesse o link: http://open-sankore.org/

10

LOUSA DIGITAL


Lousa digital: Novas possibilidades para minha prática pedagógica

Quer conhecer mais a Lousa Digital? Quer saber como utilizá-la em sua video-aula ou webconferência? Entre em contato conosco apoiomoodle@ead.unb.br 3107-6059

LOUSA DIGITAL

11


Lousa Digital  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you