Page 50

natural, alterado ou impactado. Por fim, houve uma discussão com as classes e seus professores, para apresentar os seus relatos e percepções, quanto à viabilidade e aplicação da presente ferramenta pedagógica em escolas de ensino fundamental na região.

Resultados, Conclusão e Recomendações A aplicação do protocolo de avaliação rápida de rios como ferramenta pedagógica em aulas de Ciências e Biologia para alunos de ensino fundamental foi de fácil aplicação. A participação dos professores foi primordial para o desenvolvimento pleno das atividades. Os alunos, por sua vez, demonstraram sensibilidade e percepções, tanto visual como empírica, conforme a proposta central do presente projeto. A abordagem da presente ferramenta pedagógica possibilitou ampliar o diagnóstico e prospecção de cenários futuros quanto à importância de preservação ambiental das águas, bem como às questões relacionadas aos impactos ambientais, como o crescimento desordenado da população na área urbana e a poluição dos rios e seus mananciais com o lançamento de esgoto e o lixo nos cursos d´água. A partir dos resultados obtidos com o presente projeto, aliado às declarações dos professores e alunos, foi aberta uma perspectiva futura de compromisso e fortalecimento quanto à preservação das águas na região, para que seu uso pela população local seja contínuo e duradouro.

Referências ANA. Agência Nacional de Águas. Lei das Águas. Disponível em: <http://www2.ana.gov.br/Paginas/institucional/SobreaAna/legislacao.aspx>. Acesso em: 5 nov. 2012. BACCI, Denise de La Corte; PATACA, Ermelinda Moutinho. Educação para a água. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 22, n. 63, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142008000200014&lang=pt>. Acesso em: 5 nov. 2012. BARROS, Jorge Gomes do Cravo. Gestão Integrada dos Recursos Hídricos – implementação do uso das águas subterrâneas. Origem, Distribuição e Preservação da Água no Planeta Terra. Brasília: MMA/SRH/OEA, 2000, 171 p. Disponível em: <http://revistadasaguas.pgr.mpf.gov.br/edicoes-darevista/edicao-06/edicoes-da-revista/edicao-06/artigos/origem-distribuicao-e-preservacao-daagua-no-planeta-terra>. Acesso em: 4 nov. 2012. CALLISTO, M. et al. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividades de ensino e pesquisa, MG-RJ. Acta Limnologica Brasiliensis, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 91-8, 2002.

50

Coletânea Trabalhos Finais  

Licenciatura de Ciências Biológicas a distância

Coletânea Trabalhos Finais  

Licenciatura de Ciências Biológicas a distância

Advertisement