Page 26

Metodologia A produção do “Caderno do Saber” foi embasada em conceitos clássicos de fitopatologia pesquisados em artigos e livros com bibliografia conhecida. Para ilustrar a cartilha, foram anexadas fotos que apresentam as principais doenças que acometem as culturas de milho, feijão e tomate, mais suscetíveis no interior do estado de São Paulo. A cartilha foi trabalhada em papel especial do formato A4 e estruturada em forma de livreto com quatro folhas, totalizando espaço útil de 8 páginas. A estrutura apresenta informações com o rigor científico necessário e com os aspectos lúdicos necessários para atender aos estudantes do ensino fundamental da educação básica. A impressão do material foi feita em gráfica especializada para garantir a qualidade de diagramação e de impressão, bem como a qualidade fotográfica.

Resultados, Conclusão e Recomendações O “Caderno do Saber” trata de temas voltados à Fitopatologia de uma forma atrativa e com uma proposta transdisciplinar para estudantes do ensino fundamental da educação básica. Esta transdisciplinaridade propõe um rompimento com o universo fechado entre as disciplinas, visando a uma leitura estruturada na multiplicidade do conhecimento. Neste sentido, a estrutura física e pedagógica do trabalho apresentou alguns conceitos básicos dentro da fitopatologia, ilustrações atrativas e preocupadas em desenvolver o lúdico em sua exposição, com uma abordagem sucinta sobre o estudo da fitopatologia como um ramo das ciências biológicas e agronômicas, que se ocupa do estudo das doenças que afetam as plantas, além de um breve histórico sobre a importância da fitopatologia para a agricultura brasileira.

Referências AMABIS, Jose M. Fundamentos da Biologia Moderna. 2. ed. São Paulo: Moderna,1997. BLUM, L.B.B. Conceitos em Fitopatologia. In: BLUM, L. E. B.; UESUGI, C. H.; CARES, J. E.; VALE, H.M.M. Fitopatologia e microrganismos fitopatogênicos. Brasília: Editora e Gráfica Positiva, 2012. p.13. GALLI, F., BERGAMIN F. A. Manual de Fitopatologia. Princípios e Conceitos. São Paulo: Editora Ceres. v. 1. 1997 POZZA, E.A; ALVES, E. Princípios e conceitos em manejo de doenças de plantas. Lavras: UFLA/FAEPE, 1999.68p.

26

Coletânea Trabalhos Finais  

Licenciatura de Ciências Biológicas a distância

Coletânea Trabalhos Finais  

Licenciatura de Ciências Biológicas a distância

Advertisement