Educação no século XXI

Page 139

Um passarinho me contou... Uso do Twitter na educação básica* O caso específico e prático de como uma rede social pode colaborar positivamente para os processos de ensino e aprendizagem, envolvendo alunos, professores e toda a comunidade educativa.

Sônia Bertocchi Claudemir Edson Viana

Tecnologia inspirada em ditado popular Atualmente, é difícil uma pessoa que ainda não ouviu falar em Twitter. Lançado em 2006, é uma das mídias sociais mais movimentadas no Brasil. Além de um serviço gratuito, que pode ser utilizado por qualquer usuário da internet, não exige convite e permite publicar textos de no máximo 140 caracteres. Nesse sentido, podemos considerá-lo um microblog. Pode ser que você não tenha usado o Twitter, mas pensando no dito popular “Um passarinho me contou...” certamente você o conhece. Pois bem, entre o Twitter e esse dito há muito em comum. Veja: twit é um post do Twitter, que também pode significar: arreliar, censurar, repreender, zombar. Twitteiro é aquele que posta mensagens na referida rede social, a palavra denota o gorjeio, o trinado, o chilrear de um pardal. Sabemos que quando um passarinho canta, seus parceiros logo respondem... Ou seja, twittar é fazer barulho, ser ouvido, visto, notado ou, simplesmente, lido… Enfim, é INTERAGIR!

Twitter na escola – Por que não? Por que sim? Clive Thompson, colunista da conceituada revista New York Times e da Wired tem uma fala sobre o Twitter que impressiona – para não dizer assusta – aquele que pensa em usar o recurso dentro da sala de aula: “Twitter é o aplicativo que todo mundo adora odiar”. Quando os planos são para usá-lo em projetos educativos, há que se considerar sensivelmente essa fala e partir para uma análise mais cuidada desse app: suas características, atrativos, dificuldades, possibilidades e riscos. Ainda no mesmo artigo, Thompson faz uma aposta em relação ao futuro do Twitter: “Críticos do Twitter dizem que ele explora um narcisismo moderno, mas o recurso real do Twitter é quase o inverso do narcisismo. É praticamente coletivista – você está criando * Este artigo é uma junção de 3 artigos publicados em 4 nov. 2009: “Um passarinho me contou... Uso do Twitter na educação básica”, “O Twitter no Minha Terra 2009” e “Em tempos de Web 2.0 – Twitter e Webcurrículo”.

139


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.