Page 1

Webconferência Appear.in

webconferência à um clique

Gestão dos Cursos EaD

Appear.in

1


República Federativa do Brasil Dilma Roussef Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato de Ensino de Graduação Mauro Rabelo Diretoria de Ensino de Graduação a Distância Nara Pimentel Coordenação de Ensino de Graduação a Distância Nara Pimentel Grupo de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico André Puntel Débora Furtado Ivan Carlos Pereira Gomes Revisão Ramiro Galas Diagramação Sanny Saraiva


Webconferência Appear.in

webconferência à um clique

Appear.in


APRESENTAÇÃO Na busca constante por novas tecnologias para os cursos de licenciatura a distância da Universidade de Brasília (UnB), a Diretoria de Ensino de Graduação a Distância (COEGD) disponibiliza este material com informações sobre o sistema Appear in de webconferência.

De maneira gratuita, independente e prática, o professor da UnB poderá conectarse com até oito pessoas para realizar uma webconferência e, assim, esclarecer dúvidas, aprofundar conteúdos e até realizar reuniões, de acordo com os objetivos planejados para aquela webconferência.

Veja como é fácil usar o Appear in e aproveite todas as potencialidades de mais essa ferramenta na sua disciplina.

Diretoria de Ensino de Graduação a Distância Grupo de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico apoiomoodle@ead.unb.br

Appear.in


Appear.in - webconferência à um clique Appear.in é um sítio que permite a criação de salas de webconferência gratuitamente para participação de até oito pessoas. Nele não é preciso se cadastrar ou instalar qualquer plugin. Basta apenas acessar o sítio https://appear.in, escolher um nome para a sala e compartilhar o link disponibilizado com o restante dos participantes. Esse tipo de webconferência é possível graças ao uso de uma nova tecnologia chamada WebRTC, que permite a comunicação em tempo real entre dois computadores sem a necessidade de um servidor central. O sítio Appear.in funciona apenas como uma telefonista, conectando os participantes da webconferência, já que o vídeo vai diretamente de um computador para o outro.

7

Os únicos pré-requisitos são:

• Acessar o site com um navegador que suporte o WebRTC, como as versões mais recentes dos navegadores Google Chrome, Mozilla, Firefox ou Opera. Todos os três estão disponíveis gratuitamente para Windows, Mac OS e Linux. • Possuir uma webcam e um headset.

Appear.in


Como utilizar o serviço? 1. Acesse o endereço https://appear.in/, 2. defina um nome para a sala e

3. clique no botão create!, conforme figura 1. 1.

8

2. 3.

Figura 1 - Acesso ao sítio Appear.in

Webconfência


Na tela seguinte, você poderá selecionar e copiar o link da sala clicando no botão Copy link, no topo da página, e tornar a sala privada, a partir da criação de uma senha, clicando no link Lock room (figura 2).

9

Figura 2 - Funcionalidades do Appear.in

Appear.in


Perceba, pela figura 2, que a imagem de sua câmera será exibida na metade esquerda da tela e os outros participantes serão visualizados a partir da miniatura de suas imagens de câmera na outra metade.

ATENÇÃO!

É possível criar uma sala exclusivamente sua. Para isso, você deve clicar sobre o link Claim this room now!, conforme a figura 2, e seguir as instruções em inglês.

10

Além dessas funcionalidades, o Appear.in ainda fornece um bate-papo para interação entre os participantes da webconferência. Ele estará sempre ativado na sala e para participar basta clicar sobre o ícone ^, no rodapé da página, e escrever sua mensagem, conforme figura 3.

Webconfência


11

Figura 3 - Bate-papo na sala do Appear.in A webconferência oferecida pelo Appear.in é apenas mais uma possibilidade para atender às necessidades educacionais da sua disciplina. Por isso, conte também com o apoio e os novos recursos da sala de webconferência da Diretoria de Ensino Graduação a Distância. Entre em contato conosco! apoiomoodle@ead.unb.br (61) 3107-6059

Appear.in


12

WebconfĂŞncia

webconferência APPEAR IN  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you