Page 1

Cursos EaD

Moodle

Gestão dos

Material de apoio ao tutor

Moodle: noções gerais sobre correção de atividades

Diretoria de Ensino de Graduação a Distância


República Federativa do Brasil Dilma Roussef Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato de Ensino de Graduação Mauro Rabelo Diretoria de Ensino de Graduação a Distância Nara Pimentel Grupo de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico André Puntel Débora Furtado Ivan Carlos Pereira Gomes Revisão Michelle Vilarinho Diagramação Sanny Saraiva Weverson Rabelo


Moodle

Gest達o dos

Cursos EaD

Gest達o Moodle Material de apoio ao tutor Vers達o 2.0 - Fevereiro/2014


Apresentação O material de apoio “Moodle: noções gerais sobre acesso e avaliação de atividades” surgiu da necessidade de apresentar as funções básicas da plataforma Moodle para os tutores das disciplinas. Explicaremos o modo como o acesso e a avaliação podem ser feitos pelo tutor. É válido ressaltarmos que este material de apoio serve como complemento ao espaço “Moodle: possibilidades e criatividade em minha sala de aula”. No segundo semestre de 2013, o Grupo de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico (GDAP) da Diretoria de Ensino de Graduação a Distância (DEGD) desenvolveu e disponibilizou o espaço “Moodle: possibilidades e criatividade em minha sala de aula”, que consiste em um ambiente livre e autoinstrucional. Esse espaço dialoga estreitamente com concepções dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e estará disponível continuamente na plataforma Moodle, tendo como escopo capacitar, principalmente, os professores e os tutores que atuam nos cursos a distância da Universidade de Brasília (UnB). Leia este material de apoio, discuta-o com outros tutores e acesse o espaço “Moodle: possibilidades e criatividade em minha sala de aula” (disponível por meio do link http://www.ead.unb.br/moodle2013/course/view.php?id=2). Após seguir esses procedimentos, otimizará a tutoria na plataforma.

Boa leitura!

5 Diretoria de Ensino de Graduação a Distância Grupo de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico apoiomoodle@ead.unb.br

Moodle: noções gerais sobre correção de atividades


Como acessar à plataforma Moodle?

Para acessar a plataforma Moodle, é preciso digitar seu login e sua senha na página ead.unb.br, no bloco “Cursos UAB”, localizado no canto superior direito da página (figuras 1a e 1b).

Figura 1a - Acesso à plataforma

6

Figura 1b - Acesso à plataforma Material de apoio ao tutor


Na plataforma, como acesso as disciplinas em que eu sou tutor?

Após a tela de acesso, na tela seguinte, você verá no bloco central “Resumo do curso” a(s) disciplina(s) em que está inserido como tutor, conforme pode ser visualizado na figura 2. Você poderá também acessar essas disciplinas, clicando sobre o link “Meus cursos”, no bloco Navegação.

Figura 2 - Acesso às disciplinas da plataforma

Os blocos Navegação e Configurações são essenciais para ter acesso às configurações específicas na plataforma, portanto estão disponíveis na coluna à direita das telas do Moodle. No ambiente da disciplina, aqui ilustraremos as ações em uma disciplina fictícia, você verá e terá acesso a diversos recursos (textos, vídeos, imagens etc) e a atividades (fóruns, tarefas, glossários, questionários etc). O layout da disciplina e as configurações de datas (abertura e encerramento de atividades) variam de acordo com a disciplina e/ ou professor. Assim sendo, a estrutura da disciplina deste material é apenas um modelo hipotético, conforme pode ser observado na figura 3.

Figura 3 - Estrutura hipotética de uma disciplina Moodle: noções gerais sobre correção de atividades

7


Como posso saber se os estudantes estão acessando a disciplina? Caso seja preciso, posso enviar uma mensagem para eles? No bloco Navegação, há o link “Participantes” (figura 4). Ao clicar neste link, abrirá a tela com a lista dos participantes (professores, tutores e estudantes) de seu grupo1 (figura 5).

Figura 4 - link “Participantes”

8

Na figura 5, é possível acompanhar, na coluna “Último acesso”, a frequência do aluno na disciplina. Nessa mesma tela, é possível, também, enviar mensagem para vários participantes ao mesmo tempo. Para isso, selecione os participantes na coluna “Selecionar” e escolha a opção “Enviar uma mensagem” na base da tela. No exemplo, selecionamos os estudantes 1, 4 e 5. Se desejar enviar mensagem para um estudante específico, basta selecionar somente um nome.

Figura 5- Envio de mensagens para participantes A divisão de grupos na disciplina é organizada pela secretaria acadêmica do curso.

1

Material de apoio ao tutor


Na tela seguinte, você poderá escrever a mensagem no formulário “Texto da mensagem”, conforme pode ser visualizado na figura 6. Para enviá-la, clique sobre o botão “Visualizar” e confirme a ação.

Figura 6 - Envio de mensagem

Além de saber se os estudantes estão acessando a disciplina, consigo descobrir qual a trajetória percorrida por eles na disciplina?

Sim, é possível identificar a trajetória do aluno na disciplina. Na página inicial da disciplina, no bloco Navegação, clique no link “Relatórios” e depois no link “Logs”, conforme pode ser identificado na figura 7.

Figura 7 - Acesso ao link “Logs” Moodle: noções gerais sobre correção de atividades

9


Na tela seguinte, selecione os critérios para realizar a busca de “logs” (figura 8).

Figura 8 - Critérios para busca de “logs”

Após estabelecer os critérios e, em seguida, clicar no botão “Obter logs”, uma lista será exibida. Você visualizará os dias e os horários em que aconteceram os acessos e os caminhos percorridos, links clicados pelo aluno, com base nas informações das colunas “Ação” e “Informação”, conforme pode ser observado na figura 9.

10

Figura 9 - “Logs” do aluno 4

Como posso avaliar as atividades na plataforma?

No Moodle, existem vários tipos de atividades. Neste material de apoio, destacaremos as atividades mais comuns com as quais você, tutor, deverá se deparar na maioria das avaliações das tarefas. Apresentaremos o modo como avaliar o fórum, a tarefa, o texto on-line, o glossário e o questionário. • Atividade: Fórum

Na atividade fórum, além de avaliar as postagens dos alunos, você poderá elaborar um novo tópico de discussão, dependendo das configurações feitas pelo professor e do planejamento pedagógico da disciplina. Material de apoio ao tutor


• Elaborando um tópico

Para a elaboração de tópico, clique sobre a atividade que deseja acessar. Demonstraremos o “Fórum de discussão” na figura 10.

Figura 10 - Acesso ao fórum

Você verá uma tela semelhante à da figura 11. Para criar um novo tópico, é imprescindível que selecione, no topo da tela, o grupo em que você está inserido na disciplina, por meio da opção “Grupos separados” (caso a disciplina não seja divida em grupos, ignore esta configuração), e clique sobre o botão “Acrescentar um novo tópico de discussão”.

Figura 11 - Criação de novo tópico de discussão

Na tela seguinte, preencha o campo “Assunto”, que será o título do tópico, e o campo “Mensagem” que está no formulário “Novo tópico de discussão”. A figura 12 demonstra a criação do novo tópico de discussão. Moodle: noções gerais sobre correção de atividades

11


Se precisar anexar arquivo, clique sobre o link “Adicionar...”, na opção, “Anexo” do formulário já citado. Ao clicar no botão “Enviar mensagem ao fórum”, o tópico do fórum será criado.

Figura 12 - Criação do novo tópico de discussão

12

• Avaliando postagens

Ao acessar ao fórum e ao clicar sobre o tópico de discussão de seu grupo, você verá as mensagens postadas por seus alunos. Para avaliá-las, basta clicar na opção “Avaliar” e determinar o valor numérico da nota, conforme destaques da figura 13.

Figura 13 - Avaliação de postagens do fórum

Material de apoio ao tutor


• Atividade: Tarefa

Na atividade Tarefa, existem dois tipos mais usuais de configuração, o “Envio de arquivo” e o “Texto on-line”. No primeiro tipo, o aluno deverá enviar um ou vários arquivos para avaliação. No segundo tipo, o aluno deverá preencher um formulário na plataforma e enviá-lo para correção. Cada um desses tipos será descrito em seguida. • Envio de arquivo

Para envio de arquivo, clique sobre a atividade que deseja corrigir. Um exemplo desse procedimento pode ser visualizado ao clicar em “Tarefa da semana - Envio de arquivo” no exemplo da figura 14.

13

Figura 14 - Acesso à tarefa “envio de arquivo”

Na tela seguinte, você verá dados estatísticos organizados pelo Moodle, como o número de arquivos enviados, o número de trabalhos que precisam ser avaliados etc. Clique sobre o link “Ver/Avaliar todos os envios” para acessar aos arquivos enviados pelos alunos (figura 15).

Figura 15 - Acesso aos arquivos enviados pelos alunos

Moodle: noções gerais sobre correção de atividades


Na próxima tela, você terá acesso a um quadro com informações sobre status do envio (enviado para avaliação ou sem envios), nota, envio de arquivos, comentário do envio, entre outros. Nesse quadro, você poderá baixar o arquivo enviado pelo aluno, por meio de clique sobre os links da coluna “Envio de arquivos”; redigir comentário, definir a nota da atividade por meio de clique sobre o ícone semelhante a um lápis (figura 16), redigir comentários na tela que abre para postar a nota. Se achar necessário, selecione seu grupo no topo da tela e veja somente a lista de alunos de seu grupo (4).

Figura 16 - Avaliação dos arquivos enviados

14

• Texto on-line

Para avaliar o texto on-line, na página inicial da disciplina, clique sobre a atividade que deseja corrigir. Um exemplo disso pode ser visualizado na figura 17, no link “Tarefa da semana - Texto on-line”.

Figura 17 - Acesso à tarefa texto on line

Material de apoio ao tutor


Ao clicar sobre o link “Tarefa da semana - Texto on-line”, você verá uma tela semelhante ao quadro da figura 16. No “Texto on-line”, a coluna “texto on-line” permite a visualização das respostas dos alunos. Para avaliar e comentar as tarefas (figura 18), os procedimentos são os mesmos mencionados sobre o tipo “Envio de arquivo”.

Figura 18 - Avaliação das respostas dos textos on-line

• Glossário

Para avaliar o glossário, na página inicial da disciplina, clique sobre a atividade que deseja acessar, conforme figura 19.

Figura 19 - Acesso ao glossário

Moodle: noções gerais sobre correção de atividades

15


Na tela seguinte, você verá as palavras e as definições postados pelos alunos. Note que, no topo da página, você poderá “filtrar” as palavras postadas “por ordem alfabética”, “por categoria”, “por data de inscrição”, ou “por autor”. Ao definir a melhor forma de visualização das postagens, basta clicar na opção “Avaliar”, localizada no canto direito, conforme apresentado na figura 20.

16

Figura 20 - Avaliação do glossário

• Questionário

Para avaliar o questionário, clique sobre a atividade que deseja acessar, conforme a figura 21 mostra.

Figura 21 - Acesso ao questionário

Material de apoio ao tutor


Na próxima tela, você pode visualizar dados estatísticos organizados pelo Moodle. Para correção do questionário, clique sobre o link “Tentativas” (figura 22).

Figura 22 - Clique sobre o link “tentativas”

Após esses procedimentos, será exibido um quadro, no qual poderão ser visualizados os alunos que já responderam ao questionário, além de informações, a saber: estado, se o questionário foi finalizado pelo aluno; hora de início e hora de término e tempo gasto para responder a atividade.

No exemplo dado na figura 23, o questionário possuía questões dos tipos: múltipla escolha (Q1); verdadeiro ou falso (Q2); resposta curta (Q3) e resposta dissertativa (Q4). Observe que as questões cuja resposta já são predeterminadas, Q1, Q2 e Q3, a avaliação é feita automaticamente pelo Moodle. O Aluno 1 acertou Q1 e Q2, errou Q3 e necessita da avaliação do tutor para Q4. No caso do Aluno 4, não há registros de respostas, isso significa que o aluno não respondeu ao questionário. Portanto, preocupe-se somente com a questão dissertativa dos estudantes que a responderam.

Figura 23 - Quadro de controle do questionário

Moodle: noções gerais sobre correção de atividades

17


Ao clicar no link “Requer avaliação” (figura 23), relativo à Q4, abrirá uma nova tela (figura 24). Se achar necessário, selecione seu grupo no topo da tela e veja somente a lista de estudantes de seu grupo.

Na tela seguinte, você acessará a resposta do estudante, exemplificada pela frase “Texto da pergunta 4”. Desse modo, poderá comentar e atribuir nota por meio de clique no link “Faça um comentário ou modifique a avaliação” (figura 24).

Figura 24 - Avaliação da questão dissertativa do questionário

18

Ao clicar no link citado, uma nova tela será aberta. Perceba que três janelas estarão abertas em seu navegador (figura 25), assim, tenha cuidado para não se confundir. Finalmente, faça seu comentário no formulário grifado na cor verde e atribua a nota para a questão. No campo “Nota”, você poderá inserir valores de 0 e 1,00. Se a questão valer 30 e você inserir o valor 1,00, o estudante terá a nota 30. Se você inserir o valor 0,5, o estudante terá a nota 15. Se você inserir o valor 0,3, o estudante terá a nota 10. Em suma, o valor inserido é equivalente a valores percentuais.

Figura 25 - Janelas para avaliação de questão dissertativa

Material de apoio ao tutor


19

Dúvidas e esclarecimentos, entre em contato conosco! apoiomoodle@ead.unb.br (61) 3107-6059 Conheça também o espaço Moodle:possibilidades e criatividade em minha sala de aula Acesse pelo QRCode ao lado ou ead.unb.br

possibilidades e

dle

criatividade

Moodle: noções gerais sobre correção de atividades


Apostila apoio tutores  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you