Jornal da Arquidiocese de Florianópolis Janeiro-Fevereiro/2013

Page 8

8

JMJ

Jornal da Arquidiocese

JMJ 9

Janeiro/Fevereiro 2013

Foto JA

Simbolos da JMJ peregrinam pela Arquidiocese símbolos pelas oito comarcas da Arquidiocese. Em cada uma delas foi realizada um programação especial. Visita a hospitais, presídio, comunidades terapêuticas e empobrecidas..., foram muitos os locais por onde os símbolos tiveram a oportunidade de passar na Arquidiocese. Veja uma síntese da peregrinação dos ícones pela Arquidiocese.

Recepção em Imbituba

foi realizada uma Celebração Eucarística com a igreja lotada. Durante toda a madrugada, as paróquias da Comarca se revezaram em vigília de oração. Às 6h foi realizada a celebração de envio para a Comarca de Biguaçu.

Uma comitiva da Arquidiocese se deslocou a Imbituba, pertencente à Diocese de Tubarão, para receber a Cruz Peregrina, o Ícone de Nossa Senhora e da Beata Albertina Berken-brock. Centenas de fiéis participaram da celebração de envio. A missa foi presidida por Dom João Francisco Salm, Salm bispo de Tubarão, e conadeu Jönck celebrada por Dom Wilson TTadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis. Por volta das 12h, os símbolos da JMJ foram oficialmente entregues aos nossos cuidados, continuando sua peregrinação.

Comarca de Santo Amaro

Na Comarca, os ícones foram recebidos nas primeiras horas da manhã do dia 11/01 na Comunidade Terapêutica “Recanto Silvestre”, que atende pessoas em recuperação da dependência química. No local, foi realizada Celebração Eucarística com a presença dos internos, familiares, voluntários e comunidade. Em seguida, os ícones foram levados pelos jovens até a Igreja Matriz da Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu. Lá foram realizados momentos de adoração com a forte presença dos jovens. Por volta das 14h, os ícones seguiram a caminhada.

Comarca de Brusque

Os símbolos foram recebidos na

Comarca de Itajaí

Em Itajaí, os símbolos foram recebidos por volta das 23h do dia 12/01 na entrada da cidade por uma grande comitiva, que seguiu em carreata até o Pavilhão da Marejada. Lá, mais de dois mil jovens aguardavam a sua chegada. Foram realizados momentos de reflexão sobre a passagem da Cruz e show de evangelização. Durante toda a noi-

te, os jovens ficaram em vigília. Às 5h foi realizada a Celebração Eucarística or de despedida, presidida por Pe. Vit Vitor Galdino FFeller eller eller, vigário geral da Arquidiocese, e o envio da Cruz para a Comarca do Estreito, em Florianópolis.

Comarca do Estreito

Uma equipe da Comarca aguardava a chegada dos ícones na entrada de Florianópolis, por volta das 9h, seguindo o caminhão que os transportava até a Igreja Matriz da Paróquia N.Sra. de Fátima. Lá, os participantes realizaram a Celebração da Cruz e encenação artística realizada por jovens da Comarca.

Comarca da Ilha

Por volta das 14h, os símbolos seguiram para a Penitenciária de Florianópolis e foram recebidos pelos presos, que os transportaram até a Capela São Dimas, onde houve Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Ne Neyy Brasil, e os presos tiveram oportunidade de rezar aos pés da Cruz. Depois, os ícones foram levados até o Hospital de Custódia, ainda dentro do complexo penitenciário. Na sequência, os ícones seguiram para a comunidade N.Sra. Aparecida, no Alto da Caieira do Saco dos Limões. Lá, um grande número de jovens que fazem parte dos projetos sociais deoh os senvolvidos pelo Pe. Vilson Gr Groh aguardavam. Após uma Celebração, os jovens desceram transportando a

cruz nos ombros pelas estreitas ruas do morro até a Catedral, onde centenas de jovens da Comarca, com a presença de Dom Wilson, acolheram os símbolos. Na Catedral foi realizada a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Ew er tins Gerent Ewer ertton Mar Martins Gerent, vigário paroquial. Por volta das 19h, os símbolos seguiram para o Bote Fé Floripa.

Comarca de Tijucas

A Paróquia Santo Antônio, em Itapema, se cobriu de festa para receber os símbolos da JMJ. Eles chegaram por volta das 2h da madrugada do dia 13/01 e foram acompanhados por mais de 500 pessoas. Durante sua passagem, houve momentos de louvor, com música e oração. Nas primeiras horas da manhã, os símbolos se despediram da paróquia e seguiram para o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento. Por volta das 9h, foram recebidos no Santuário, e às 10h, foram levados até o altar, quando foi realizada a Celebração Eucarística, presidida pelo nosso arcebispo Dom Wilson son, que também simbolizou o envio dos ícones para a Diocese de Joinville. Ao final da missa, na Praça da Glorificação, foi inaugurada uma réplica da Cruz Peregrina, marcando a sua passagem pelo Santuário. “Aqui os jovens terão um espaço só seu para rezar”, disse Irmã Maria Adelina da Cunha, diretora geral do Santuário.

Em Azambuja, pessoas hospitalizadas puderam contemplar os símbolos da JMJ

Em Angelina, centenas de fiéis acompanharam os símbolos até a gruta N.Sra. Lourdes

Na Comarca de São José, os símbolos foram recebidos com fogos de artifício

Foto JA

Santa Paulina inaugurou monumento marcando a passagem da Cruz pelo Santuário

Foto JA

Comarca de São José

A Cruz Peregrina e a Imagem de Nossa Senhora foram recebidas pela comunidade do Kobrasol. Cerca de mil fiéis aguardavam na praça em frente à igreja. Os símbolos foram recebidos com queima de fogos e chuva de confetes. Depois, os jovens os conduziram pelas ruas do bairro até a Igreja Matriz da Paróquia Santo Antonio, em Campinas. Lá,

Mais de dois mil jovens receberam os símbolos no Pavilhão da Marejada, em Itajaí

Em Florianópolis, símbolos percorreram comunidade empobrecida no morro

Foto JA

Foto JA

Por volta das 15h30, os símbolos chegaram à Igreja Matriz da Paróquia de Santo Amaro, onde um grupo de fiéis os aguardava. Os símbolos também foram até o hospital do município. Em seguida, foram para o Santuário de Angelina. Em Rancho Queimado foram recebidos por um grande número de fiéis que, em carreata, os acompanharam até Angelina. Na chegada ao Santuário, a Cruz foi recebida por mais de 500 pessoas. Lá houve show de evangelização e apresentação cultural. Dom Wilson estava presente. Depois, os jovens conduziram a cruz pelo Morro do Rosário. Durante o trajeto, foi rezado o terço. No alto, diante da Gruta de N.Sra. de Lourdes, foi conduzida uma oração.

Comarca de Biguaçu

Paróquia de São Judas por um grande número de fiéis, que aí fizeram um momento de oração. Depois seguiram em carreata até o Santuário de Azambuja. Lá, centenas de fiéis aguardavam a chegada dos símbolos da JMJ, que foram colocados diante do Santuário, onde foi realizada uma oração e reflexão. Em seguida, foram levados até diante do Hospital Cônsul Carlos Renaux (Hospital de Azambuja), para que os pacientes e acompanhantes pudessem vê-los. Ato contínuo, foi realizada uma carreata até a Igreja Matriz da Paróquia São Luiz Gonzaga, onde houve um momento forte de oração. Depois os símbolos seguiram em procissão pelas ruas da cidade até a Praça, onde cerca de mil pessoas os aguardavam, e foi realizado show de evangelização, com apresentações artísticas e momentos de reflexão da Cruz. Por volta das 21h, a cruz se despediu da Comarca de Brusque com queima de fogos de artifício.

Foto JA

“Emoção!”. É a forma como pode ser descrita a passagem da Cruz Peregrina, do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que será realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. Mesmo com os muitos atrativos do período de férias, milhares de jovens participaram das atividades alusivas à passagem dos

Foto JA

Milhares de jovens de todo o Estado participaram do “Bote Fé Floripa”

Um grande show de evangelização Assim pode ser sintetizado o Bote Fé Floripa, o principal evento que marcou a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Mais de três mil jovens de todo o Estado se reuniram no Centro Multiuso de São José. A partir das 18h, eles puderam acompanhar as apresentações musicais e encenações realizadas no local. Depois, às 20h, foi realizada a entrada da Cruz Peregrina, do ícone de Nossa Senhora e da beata Albertina Berkenbrock. Um momento de grande emoção entre os presentes. Em seguida, foi realizada a Celebração

Eucarística, presidida pelo nosso arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, e concelebrada por seis bispos da CNBB - Regional Sul IV, e dezenas de padres e diáconos. Após a celebração, foram realizados shows de evangelização com as bandas nacionais Cantores de Deus, Vida Reluz e Dominus, que animaram o Bote Fé em vários regionais. O evento superou as expectativas da equipe organizadora. “O Bote Fé Floripa foi evento de grande animação e envolveu a juventude de todo o Regional”, disse Pe. Leandro Rech, coordenador do Bote Fé.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.