Page 85

RELATÓRIO TÉCNICO-PEDAGÓGICO (por referência à CIF)

Nome: João Data de Nascimento: 06/06/1995 Ano de Escolaridade: 5.º ano

Idade: 12 anos J.I./Escola:

Perfil de funcionalidade 1. Actividade e participação O João lê textos simples com muitas incorrecções ao nível da conversão grafema/fonema quando os sons são muito similares. Escreve com incorrecções ortográficas e ao nível sintáctico. Consegue compreender e exprimir mensagens verbais, apresentando um discurso pouco fluente e pobre em vocabulário. Estabelece conversas apenas com os colegas mais próximos, manifestando dificuldades em participar numa conversa em grupo. Relata acontecimentos vividos e produz e compreende mensagens com significado literal. Apresenta grandes dificuldades de concentração da atenção, especialmente em tarefas relacionadas com a leitura e a escrita.

2. Factores ambientais Na escola são disponibilizados equipamentos informáticos, embora não exista software adequado às necessidades do João. Os pais valorizam os progressos do João e mostram-se sempre disponíveis para lhe dar o apoio necessário. Os professores têm algumas expectativas em relação ao João e mostram-se interessados, embora alguns deles revelem dificuldades em adaptar as actividades ao João. Este é bem aceite pelos seus pares. Incluem-no nas suas brincadeiras, mostrando-se sempre disponíveis para o ajudar nas tarefas escolares.

3. Funções do corpo Os testes psicológicos confirmam que as suas capacidades verbais, em especial as escritas, são inferiores ao esperado para a sua faixa etária. Os testes confirmam ainda um nível de atenção, concentração e memória muito fraco. Não apresenta problemas auditivos. O João tem vindo a revelar alterações positivas ao nível da articulação.

83

Manual de Apoio à Pratica  

Manual de Apoio à Pratica

Manual de Apoio à Pratica  

Manual de Apoio à Pratica

Advertisement