Page 1

TECTOS

SISTEMAS Entre nós, as idéias transformam-se em realidade®

Ambiente

para bem-estar e sustentabilidade

Politica e Iniciativas

Produtos sustentáveis e Design

Conforto de Utilizador Final

US Green Building

Prémios e Certificações


Armstrong Ambiente

A Armstrong apoia práticas ecológicas desde 1860. O nosso empenho nos produtos e programas amigos do ambiente começou à mais de 100 anos, quando a empresa desenvolveu processos de reciclar desperdicios de cortiça. O resultado final foi um produto que foi lançado na altura e é conhecido, hoje em dia, como linóleo. Os tectos Armstrong têm até 70% de conteúdo reciclado; Temos o maior Portfólio de tectos com elevado conteúdo reciclado.

Investigação & Desenvolvimento A Armstrong procura continuamente utilizar a técnologia de investigação e produção para fornecer protecção ao ambiente, quer no local de trabalho, quer na comunidade em geral, minimizando o risco para o nosso ambiente envolvente e dos nossos recursos naturais.

Novos Produtos A Armstrong re-investe continuamente em inovação constante de produtos que reduzam a nosso pegada ecológica.

A água é continuamente reciclada no processo de fabrico e tratada na fábrica. Como resultado, apenas uma quantidade minima é descargada e apenas após tratamento adequado e eficaz.

Barro chinês A nossa fábrica em Team Valley utiliza mais de 4.000 toneladas de barro chinês por ano como principal ingrediente no processo de pintura do tecto. Descobrimos como utilizar menos energia para produzir matérias primas: • Eliminando embalagens em papel, paletes e desperdicios • Reduzindo a milhagem de transito em Cornwall.

Produção

Gestão da energia Desde 1998, a Armstrong tem efectuado esforços como o «projecto de redução de gases» para focalizar no controlo de energia durante o processo de fabrico. Estes programas atingiram, e continuarão a atingir, uma redução significativa da utilização de energia.

Equivalente a Milhões de Toneladas de CO2

1,251,25

Emissões GHG Armstrong (Menos Biomassa) Actual vs Objectivo

1,201,20 1,171,17 1,2 1,2

1,151,15 1,1 1,1

1,051,05 1

1,051,05

1

0,950,95 20062006 20072007 20082008 20092009 20102010 20112011 20122012 20132013 20142014 20152015

Actual

Objectivo

Utilização europeia de energia 1000

1000

980

980

960

960

940

940

920

920

900

900

880

880

860

860 2005

Unidades de Gás

Os sistemas de suspensão Armstrong contém até 30% de conteúdo reciclado a maior percentagem de conteúdo reciclado da indústria.

Gestão da água

20052006

20062007

Gás

20072008

122 120 118 116 114 112 110 108 106 104 102 2008

unidades de electricidade

Politica e Iniciativas

Conceito

122 120 118 116 114 112 110 108 106 104 102

Electricidade

Optimização do Embalamento

Durante os longos anos em que a Armstrong lidera esta indústria, desenvolvemos, em conjunto com os nossos clientes, embalagems que utilizam o mínimo de material possivel, mas que asseguram a durabilidade do produto durante o transporte e instalação. Durante 2008, avaliamos as nossas especificações de embalagens e decidimos que uma máquina de etiquetagem em linha fornecia um grande número de vantagens, particularmente na redução do consumo de matérias-primas desnecessárias. Históricamente, utilizamos etiquetas autocolantes para identificar produtos fabricados na nossa fábrica de Team Valley, no Reino Unido. O novo método de etiquetagem em linha permite reduzir o desperdicio e fornecemos vantagens competiticas: • Remoção de «milhões» de etiquetas antigas significa menos embalamento, poupando quase 7 toneladas de papel anualmente que significa menos desperdicio • Remoção e poupança de quase 3 toneladas de cola, utilizada para a colagem das etiquetas • Também eliminamos o desperdicio através da obsolência de etiquetas antigas enquanto os produtos são actualizados.


Ganhamos também outras vantagens: • Uma movimentação mais rápida de cada produto permite poupar tempo e dinheiro • Fornecer uma grande flexibilidade para modificações na etiqueta e informação adicional impressa para o futuro. Isto é apenas um pequeno exemplo de como investigando formas de poupar, baseado no conceito de reduzir o nosso impacto no ambiente podem ser transformados em beneficios comerciais.

Instalação Oferta de sistema completa Devido às várias unidades de produção, a Armstrong é o único fabricante europeu a oferecer uma vasta gama de produtos em fibra mineral, metal e madeira, com sistemas de suspensão, cobrindo as necessidades dos consumidores, limitando o transporte de produtos ao mínimo.

Gestão de de Emissões C.O.V. A Armstrong está continuamente empenhada em investigar e desenvolver esforços para minimizar o impacto dos nossos produtos na qualidade do ar interior. De acordo com a EN  13964:  2004, como parte do processo de obter a marca CE, todos os produtos de tectos Armstrong obtiveram classificação E1 para emissões de formaldeído, que é a melhor classificação possível.

Programa de reciclagem

Programas de Segurança Para a Armstrong, a segurança é uma prioridade chave contínua do nosso negócio, e como resultado, demos vários passos importantes nos nossos processos, procedimentos e medições para obter uma performance de segurança de topo.

Logistica Como fabricante líder mundial de tectos suspensos, a Armstrong tem multiplas unidades de produção, que permite reduzir o transporte e o nosso impacto ambiental.

P  rograma de Reciclagem Pós-Consumo (No fim de vida) Somos o único fabricante de tectos de fibra mineral que oferece um extenso programa de reciclagem pós-consumo no Reino Unido, desenvolvendo planos para extender esta rede para outros países da Europa Continental.

Politica e Iniciativas Em 1999, a Armstrong Tectos introduziu, nos EUA, o primeiro programa de reciclagem da industria. Até à data, em todo o mundo, reciclamos mais de 6 milhões de m2 de tecto obsoleto. Mais do que 30.000 toneladas de desperdicio do sector da construção foram «desviados» dos aterros sanitários.

2 3


Produtos sustentáveis e Design Politica e Iniciativas A Armstrong preocupa-se com a selecção e utilização de matérias-primas dos nossos produtos e o nosso cometimento em assegurar que todos os produtos estão conforme as normas de segurança, ambiente e qualidade.

Matérias-Primas As matérias-primas dos nossos tectos são renováveis e abundantes - fibra mineral biosoluvel (as fibras que utilizamos nos nossos produtos cumprem a classificação «exemplar» definida na directiva EC 97/69/EC 1997), perlite, amido natural, papel reciclado, fibra reciclada e barro. Nenhum dos nossos produtos contém amianto.

Conteúdo reciclado Conteúdo reciclado Calculado de acordo com a ISO 14021

Gama Armstrong Mineral Sahara Sabbia Sahara dB Colortone Dune

ISO 14021 Conteúdo reciclado Janeiro de 08 até Janeiro de 09

Até 54%

Ultima Ultima Vector Ultima OP Ultima dB

Até 60%

Perla Perla OP Perla dB

Até 61%

Optima

70%

Cirrus

63%

Bioguard Acoustic Bioguard Plain

Até 54%

Plain

54%

Fine Fissured

47%

Ultima Canopy Optima Canopy

Até 68%

Metal Orcal

Até 25%

Sistema de suspensão Trulok

Até 30%

Uma significante parte dos nossos tectos são produzidos utilizando matérias-primas, incluindo fibra mineral em bruto, outras fibras minerais, papel reciclado e fibra mineral reciclada (do processo produtivo e da recolha de desperdicio pós-consumo). Estes conteúdos reciclados irão agora ser indicados em toda a literatura Armstrong, de acordo com a EN ISO14021: 2001.

Productos Tectos Minerais • Alto conteúdo reciclado até 70% • Alto nível de reflexão de luz e perfomance acústica • 10 anos garantia • Multiplos locais de produção para custos de transporte e emissões reduzidos

Tectos Metálicos • 25 % de conteúdo reciclado • Programa de Reciclagem em parceira estabelecido • 10 anos garantia • Alto nível de reflexão de luz e perfomance acústica • Limpável para uma durabilidade superior • Multiplos locais de produção para custos de transporte e emissões reduzidos • Flexibilidade de design para minimização de desperdicios e optimização de perfomance Sistemas de Suspensão • Todos os sistemas de suspensão Armstrong contêm 30% de conteúdo reciclado, com uma grande percentagem de conteúdo pós-consumo de industria (23%) • Costura giratória para resistência e estabilidade adicional • Reciclavel • Sistema patenteado «peakform» para resistência e estabilidade adicional • Multiplos locais de produção para custos de transporte e emissões reduzidos


Projectando o nosso desperdicio da produção até à instalação Soluções Armstrong A Armstrong continua a introduzir produtos e sistemas que ajudam a reduzir desperdicios, sem comprometer a sua função ou perfomance, através de engenharia e design de produtos inovadores. • Produtos Canopy – ‘Tectos descontínuos’ A nossa gama Canopy unem um design inovador com benefícios técnicos como o conforto acústico, alta reflexão de luz e integração com lajes térmicas. Grande parte da nossa gama é muito fácil de instalar e desinstalar, permitindo a deslocalização e reutilização. A gama Armstrong Canopy compreende o  Ultima Canopy e Orcal (Metálico) Canopy, ambos curvados ou planos, e incluí a nova gama de Optima Canopies, contendo um elevado número de formas e tamanhos, com kits de ligação especificamente desenhados. Também desenvolvemos uma gama de Axiom Canopies que são fabricados em tamanhos pré-desenhados e embalados com todos os componentes necessários na nossa fábrica. Este facto permite uma instalação fácil sem qualquer desperdicio.

• Sistemas de suspensão Trulok O nosso programa de minimização de matériasprimas também se extende aos nossos produtos de design. Os nossos sistemas de suspensão utilizam o nosso conhecimento técnico em técnologia de calibre fino. Utilizamos perfis únicos e o sistema de costura giratória que nos permite poupar materiais, quanto aumentamos a resistencia do produto e o seu manuseamento. • Soluções Perimetrais Os Perfis Axiom fornecem uma gama de perfilaria que permitem integrar os nossos tectos standart e sistemas de suspensão para eliminar a necessidade de cortes em perimetros.

No local de obra

De forma a controlar o ambiente térmico no escritório, podemos utilizar a massa térmica do concreto de forma a controlar a temperatura numa sala em vez de utilizar ar condicionado ou aquecimento. Sem a necessidade de utilizar estes últimos, a quantidade de electricidade utilizada será reduzida significamente, baixando as necessidades energéticas do edificio. De forma a laje térmica funcionar eficientemente, é importante que a maior parte do concreto fica à vista. Soluções como Canopies tornam possivel, podendo ainda o conforto visual e acústico.

• Soluções de Design A Armstrong tem a habilidade de trabalhar consigo para desenvolver as suas ideias e designs de forma a produzir produtos customizados. Utilizando tecnologia de ponta para desenhar e fabricar sistemas de tectos especificos para as necessidades dos nossos consumidores, com resultados de design eficientes e com menos desperdicio na obra. Estes designs podem incorporar elementos que fornecem passagem de ar ao tecto onde um tecto falso contínuo plano é necessário, ou outros atributos funcionais ou técnicos. Ultima Canopy

Axiom Knife Edge Canopy

4 5


Ergonomia Conforto de Utilizador Final Politica e Iniciativas Um tecto com uma alto índice reflexão de luz, reflectindo até 90% da luz incidente na superfície, permite estender a luz do dia num espaço, reduzindo a necessidade de iluminação eléctrica. Pode melhorar o ambiente interior ao ter em conta a acústica dos espaços

Conforto Visual

Conforto Acústico

A reflexão de luz é a habilidade de uma superficie reflectir a luz que nela incide.

Em todos os tipos de espaço, a escolha de soluções acústicas correctas significa definir as necessidades dos utilizadores finais. Serão necessárias a inteligibilidade, concentração ou confidencialidade? A Armstrong tem várias soluções que o ajudam a encontrar as soluções correctas com Canopies, tectos modulares suspensos e tectos de correcção acústica.

A luz natural e a iluminação electrica representam as duas principais fontes de iluminação disponiveis num local de trabalho. A reflexão da luz por parte do tecto, pavimentos e paredes representam o segundo papel mais importante na iluminação geral de uma divisão, afectando directamente o conforto e produtividade do local de trabalho. -T  ectos de com um alto indice de reflexão de luz melhoram os beneficios da iluminação indirecta ao melhorar a uniformidade geral da iluminação, reflectindo até 90% da luz, comparado com os 75% dos tectos tradicionais. -A  reflexão de luz em 90% e permite poupança de energia até 20% com luz indirecta, reduzindo os custos totais de energia do edificio até 11% (ver Case Study de Rivergreen) -O  s Canopy instalados sobre um local de trabalho podem melhorar a reflexão de luz num local de trabalho para melhor conforto do utilizador final.

Pode escolher de entre uma vasta gama de produtos como os Armstorng Canopies, tectos suspensos e sistemas de i-ceilings. Para conforto acústico: Os tectos acústicos Armstrong reduzem os níveis de som nos espaços interiores, permitindo obter um equilibrio óptimo de absorção acústica e de atenuação acústica de som entre divisões contiguas, de forma a maximizar / minimizar a inteligibilidade, conforme necessário. Armstrong oferece a mais vasta gama de soluções acústicas, com produtos reflectores de luz, produtos com absorção de som ( até 1.0 a w com Ultima OP & Optima), e com atenuação acústica entre divisões contiguas (até 43 dB ou bandas Ultima dB). A Armstrong também oferece soluções acústicas activas, onde elevados níveis de privacidade são necessários. A absorção de som ambiente permite criar um local de trabalho eficaz com maior conforto para os utilizadores.

Ultima Canopy


Ambiente seguro e saudável  omportamento quanto C ao fogo Todos os produtos Armstong são testados de forma a cumprir todos os requisitos do comportamento quanto ao fogo. Quase todos os tectos minerais, madeira e metálicos são A2-S1, d0 (combustão limitada) ou A1 (não combustivel).

Controlo do ar interior A Armstrong oferece soluções especificas para um limitado número de particulas aéreas criando um ambiente de «Sala Branca». Em certas áreas hospitalares, bem como em alguns sectores como o farmaceutico, electrónicos ou de processamento de bens alimentares, é essencial limitar o número de particulas aéreas ao criar um ambiente de «Sala Branca» utilizando produtos certificados de acordo com a ISO 14644-1. A Armstrong oferece soluções para áreas que necessitam de determinados requisitos. Anti-microbiano O controlo da bio-contaminação é essencial para o sector da Saúde, especialmente em hospitais e clinicas. Os tectos Armstrong não permitem o crescimento de fungos/mofo ou de leveduras (fungos) e os produtos podem ser utilizados em qualquer área. A pintura Armstrong Bioguard tem compomentes activos adicionais os quais reduzem as dimensões de colónias bacterianas, de fungos ou leveduras. Esta pintura especial pode ser limpa e desinfectada com detergentes geralmente utilizados no sector da Saúde.

Limpeza Uma selecção de produtos com uma grande oferta de produtos laváveis. A frequência e o método de limpeza dos tectos varia de uma aplicação a outra. Todos os produtos 95% RH podem ser limpos com um pano húmido ou uma esponja humedecida com água misturada com detergentes diluidos. Em zonas onde o tecto está mais exposto a fumos ou gorduras, como cozinhas, ou em áreas onde existem necessidades de limpeza exigentes, a Armstrong oferece produtos que são resistentes a esfregões e até a limpeza de jacto de água. Para o sector da Saúde, a pintura Bioguard tem uma resistência a desinfectantes.

Resistência à humidade

Todos os produtos 95% RH têm garantia de 10 anos. Os tectos instalados têm cada vez mais exigências em termos de humidade, tais como: programas de instalação rápida, edificios com alta concentração populacional, estruturas que estão abertas ao ambiente exterior, etc. Para estas situações, a Armstrong oferece uma vasta gama de produtos resistentes à humidade até 95% RH. Para estas áreas sujeitas a temperaturas extremas e 100% RH, a Armstrong propoem os seguintes produtos: Ceramaguard & Newtone.

Bioguard Acoustic

6 7


Case Studies

Local: The Rivergreen Centre, Akyley Heads, Durham (UK) Arquitectura: JProject Architects, Ruth Walters, Jane Derbyshire & David Kendall at Rivergreen Developments Instalador Omega: Decke (Newcastle) Ltd

Local: Cafetaria da Universidade CROUS, Clermont-Ferrand (França) Instalador: S2A, em Issoire, M. Springer Arquitectura: Mme Gay-Charpin

Axiom Canopy Poupança de energia: Massa térmica

Ultima Canopy Design & Acústica

O Rivergreen Centre foi concebido como um edificio amigo do ambiente, utilizando a massa térmica do concreto para controlar a temperatura das divisões em vez de utilizar sistemas de aquecimento e ar condicionado. Sem a necessidade de utilizar estes sistemas, a quantidade de energia utilizada é reduzida significativamente, baixando os requisitos energéticos do edificio. O Concrete Centre (www.concretecentre. com) estima que mais de 90% do impacto ambiental provém de sistemas de aquecimento, arrefecimento e de iluminação. Ao instalar «nuvens de tectos» Armstrong Axiom Canopy, foi possivel manter uma massa térmica enquanto, ao mesmo tempo, cobre os sistemas de serviços e melhorando a acústica e a reflexão da luz. Utilizando o Método de Categorização Ambiental da BRE (BREEAM), o Rivergreen Centre foi certificado pela sua perfomance ambiental nas seguintes áreas: • Gestão: Politica de gestão, com especificações operacionais e gestão do local

A Armstrong renovou uma cafetaria de uma universidade com Canopy Infusions e Ultima Canopy. O Instituto Francês de Mecânica Avançada em Aubière, perto de ClermontFerrand, em França, necessitava uma solução de tectos que não só criasse um design moderno temático de um restaurante Americano típico, mas que também resolvesse os problemas acústicos. O SA2 Architects trouxe o desafio à Armstrong. Num espaço com tratamentos acústicos minimos, a cantina, com 350 m2 de tecto em betão, sofria de uma reverberação excessiva, causando fadiga e stress ao pessoal e aos estudantes. As vozes e os barulhos de impactos dos tabuleiros eram os ruídos mais perturbantes para os utilizadores da cantina, pois não era possivel existir uma inteligibilidade e conforto acústico. A Armstrong utilizou os Canopy Infusions e os Ultima Canopy para oferecer uma solução rápida, limpa e fácil de corrigir a

• Utilização da energia: Especificações operacionais de energia e de dióxido de carbono (CO2) • Saúde e bem-estar: Especificações interiores e exteriores afectando a saúde e o bem estar • Poluição: Questões relativas com a poluição do ar e da água • Transporte: CO2 relacionado com transporte e factores relacionados com a localização • Utilização do terreno: Unidades de Greenfield e Brownfield • Ecologia: Conservação do valor ecologico e melhoramentos no local • Materiais: Implicações ambientais dos materiais dos edificios, incluindo impactos do ciclo de vida • Água: Consumo e eficiência da água A avaliação foi efectuada por um assessor especializado e independente da BRE. O centro garantiu a mais alta classificação BREEAM «Excelente», demonstrando que o edíficio é, de de facto, amigo do ambiente e que fornece um melhor ambiente de trabalho às pessoas que trabalham no mesmo edificio.

acústica e a estética dos locais. Doze Ultima Canopy (totalizando 120 m2) foram instalados sobre os locais criticos, aproximadamente 30% da área, assegurando absorção acústica adicional. Como a cafetaria é também um local de convivio, a S2A e a Armstrong necessitavam melhorar a estética. Doze Infusions foram utilizados para melhorar a estética, adicionando cor a 60 m2 de espaços adjacentes . • Quebrar o tecto visualmente • Reduzir o tempo de reverberação e melhorar o bem-estar do cliente • Integrar vários materiais (Mineral, policarbonato) • Fornecer um design moderno e conforto ao utilizador • Aumentar a estética utilizar cor, translucidade e reflexão de luz • Acentuar os espaços de tectos sobre as mesas


Local: Sala de Reuniões ; Ivry-sur- Seine (França) Instalador Omega: CP2 e JTO Arquitectura: K_now

Local: Gezondheidskliniek Oisterwijk - Healthcare - Clinic Oisterwijk (Netherlands) Arquitectura: DENC Netherlands BV Berkel-Enschot Contractor: VHVL Afbouw Veldhoven

Ultima & Orcal Canopy Optimização de Reflexão de Luz

Tecto Ultima Até 54% de conteúdo reciclado

A nova sala de conferência tinha que ser desenhada de forma a obter altos níveis de inteligibilidade. Esta forte tendência teria que ser desenhada com serviços integrados para video, ou para implementação de um sistema inovador de iluminação para optimizar o consumo de energia por m2. As especificidades são importantes. Devido à dimensão da sala (4 m x 7 m), a longa distância é dificil de ultrapassar sem amplificadores. Para além disso, o pé direito (3.50 m) cria um grande volume que torna a inteligibilidade um desafio. O revestimento das paredes a vidro cria superficies totalmente reflectores de som que pode ter um efeito negativo na inteligibilidade do discurso.

O sistema de tectos Ultima foi escolhido devido ao alto conteúdo de matérias recicladas (até 54%, de acordo com a ISO 14021) e porque é reciclável. Os módulos Ultima também oferecem um elevado indice de reflexão de luz de 90%. A disseminação da luz natural foi maximizada, não só para reduzir a quantidade de iluminação e energia necessários, mas também para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Funcionalidade, segurança, privacidade e conforto são outros atributos-chave que são cruciais para que estas necessidades sejam atingidas nestes ambientes.

Para obter a inteligibildade necessária, um tecto Ultima foi escolhido para assegurar um bom equilibrio entre a absorção acústica e a atenuação acústica. Quatro Orcal Canopies reduziram o plenum da sala e, combinado com um baixo nível de ruído ambiente, optimiza as condições de inteligibilidade Os Canopy não actuam apenas como deflectores, mas também fornecem uma largo área para a reflexão de luz com uma superficie extramicroperfurada, melhorando a eficiência de reflexão de luz. Os Canopies convêxos foram utilizados para apoiar o sistema de projecção de video, escondendo o projector, os fios do mesmo e mantendo a estética da sala. Um amplificador de som, integrado num módulo de Ultima 600 x 600, apoia o projector do video com aúdio.

Local: Tartu University Hospital (Estonia) Arquitectura: AS Arhitektuuribüroo Kalle Rõõmus Contractor: Skanska EMV AS / Rand&Tuulberg AS

Bioguard Acoustic Para responder a necessidades acústicas e higienicas O conforto e a atmosfera dos ambientes do sector da saúde influência o bem-estar dos pacientes e do staff. Os hospitais tem qualidades de absorção acústica muito fracas e a única superficie onde pode ser utilizado material absorvente é o tecto. Com uma óptima performance acústica, o Bioguard Acoustic está totalmente adaptado para cumprir as expectativas em relação a higiene e acústica, em diferentes tipos de espaços.

8 9


Prémios e Certificações Acreditações de fabrico A politica corporativa da Armstrong inclui um comprometimento em actualizar as responsabilidades ambientais, começando com uma vasta politica de segurança e progredir através do ambiente. Não só continuamos a fazer produtos ecologicamente limpos, mas também através de métodos de reciclagem eficaz para prevenir a poluição e reduzir o desperdicio. As nossas fábricas europeias de tectos e sistemas de suspensão obtiveram a acreditação ambiental ISO14001. Todas as fábricas europeias da Armstrong estão acreditadas com ISO  9001:  2000 para assegurar a qualidade, como parte do nosso comprometimento para assegurar a qualidade dos produtos e pela sua consistência ao longo do tempo. A OSHOA é um sistema que explica que a certificação OSHAS 18001:  1999 fornecida à unidade de fabrico por uma agência externa, cumprindo o sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, que cumpre a ISO 18001. Todas as nossas fábricas de fibra mineral terão ou irão ter esta acreditação até ao final de 2009.

Acreditação e certificação de produtos BRE (UK) Como o maior fabricante de sistemas de tectos suspensos, sabemos que é importante ser transparente no que concerne ao impacto que as nossas acções têm no ambiente. Afirmações são fáceis de fazer mas é dificil justificalas sem um sistema independente e universal de medição. A BRE iniciou um programa conjunto com a ISO 14041, que permite a categorização ambiental, permitendo aos utilizadores finais e aos fabricantes avaliar a performance ambiental dos produtos escolhidos. Desde 2004, a BRE começou a categorizar os nossos produtos e unidade de produção de sistema de tectos. A BRE categoriza o impacto através da utilização de classificações através de Ecopontos, baseados nos processos de fabrico e na escolha de máterias primas dos produtos. Estes são então medidas, tendo em conta critérios-chave, tais como a mudança climática, extracção mineral, deplação do ozono e criação de desperdicio. A nossa classificação foi de 0.16 ecopontos, classificando com um impacto ambiental inferior ao determinado pela norma genérica da BRE de 0.22 (baseado em 1 m2 tecto 600 x 600 com estrutura de suspensão Trulok). Nessa altura, o “Green Guide to Specification” incluiu os tectos suspensos e estes obtiveram a classificação ‘A’ – a mais elevada. O sistema de categorização da BRE tendo progredido desde então, reflectindo a necessidade de desenvolver normas Europeias e Internacionais. Actualmente, inclui o programa conjunto com a  ISO 21930, a futura norma que irá analisar o  impacto de produtos de construção. Logo, durante 2007 actualizamos o nosso perfil ecológico utilizando a nova metodologia BRE e estamos radiantes com o facto de que a nossa cotação de 0.16 Ecopontos foi reduzida em 40%, para 0.10 Ecopontos. Isto reflecte o nosso enfoque continuo em processos e selecção de matérias primas.


FDES (FR) Até existir um único método de categoriação de produtos acordado na União Europeia, continuará a existir várias formas de entender o impacto ambiental dos produtos. Um método utilizado em França, que é esperado ser a base para um método europeu é o desenvolvimento de FDEs (Fiche Déclaration Environnementale et Sanitaire). Esta informação gerada através dos processos utilizados no projecto de acreditação HQE (Haute Qualité Environnementale). A Armstrong tem desenvolvido categorias de produtos para fábricas de fibras minerais e de metálicos em linha com a metedologia FDES.

10 anos garantia Grande parte dos nossos produtos são laváveis e os produtos de higiene têm tratamentos anti-funcigida. A durabilidade dos produtos significa menos danos e menos substituições necessárias, resultando num menor impacto no ambiente. Todos os produtos 95% RH têm 10 anos de garantia.

Acreditação do projecto A Armstrong apoia activamente projectos de acreditação que permite aos arquitectos e designers fazer as suas escolhas condicionada pela pegada ecológica dos produtos. • França O programa francês HQE (Haute Qualité Environnementale) também aumentou a sensibilidade relativamente a questões ecológicas durante o desenvolvimento de produtos, e, como resultado, a Armstrong está actualmente a medir o nosso impacto ambiental da nossa unidade de produção em Pontarlier, de acordo com este programa.

US Green Building

10 11


www.armstrong.com.pt

Bélgica & Luxemburgo Armstrong Building Products B.V. Bureaux Commerciaux Belgique Office Building Quadrium Claudius Prinsenlaan 126 4818 CP Breda Nederland Tel: (+32) 02 223 00 72 Fax: (+31) 076 521 04 07 e-mail: benelux-info@armstrong.com www.armstrong-plafonds.be Alemanha / Austria / Suiça Armstrong Building Products Kundenservice Office Building Quadrium Claudius Prinsenlaan 126 4818 CP Breda Niederlande Tel: (+49) 0251 7603 210 Fax: (+49) 0251 7603 593 e-Mail: deutsche-info@armstrong.com www.armstrong-decken.de www.armstrong-decken.at www.armstrong.ch Firmensitz Armstrong Building Products GmbH Robert-Bosch Strasse 10 48153 Münster Deutschland Espanha Armstrong Building Products Oficina de ventas España Immeuble Paryseine 3 Allée de la Seine 94854 Ivry-sur-Seine Francia Tel: (+ 34) 91 642 04 99 LLAMADA GRATUITA 00 800 90 21 03 68 Fax: (+33) 1 4521 04 11 e-mail: info-espana@armstrong.com www.armstrong.es/techos Sede Social Armstrong Architectural Products SL Aribau, 308, Entresuelo 1a 08006 Barcelona España Portugal Armstrong Portugal Rua de Manuel Assunçao de Falcao, 63 4475-041 Santa Maria de Avioso - Maia Portugal Tel.: (+351) 22 982 81 10 Fax: (+351) 22 982 81 19 www.armstrong.com.pt

França & Afrique Francophone Armstrong Building Products SAS Bureaux Commerciaux France Immeuble Paryseine 3 Allée de la Seine 94854 Ivry-sur-Seine appel gratuit : 0800 41 36 43 Fax: (+33) 1 45 21 04 11 e-mail: info-France@armstrong.com www.armstrong.fr/plafonds

United Kingdom Armstrong World Industries Ltd. Building Products Division Armstrong House 38 Market Square Uxbridge UB8 1NG freefone : 0800 371849 (UK) Fax: (+44) 1895 274287 e-mail: sales-support@armstrong.com www.armstrong-ceilings.co.uk

Siège social Armstrong Building Products SAS 67 Rue de Salins BP 89 25300 Pontarlier France

Republic of Ireland Armstrong World Industries Ltd. 108 Greenlea Road Terenure Co Dublin 6W Ireland freefone : 1800 409002 (ROI) Tel: (00) 3531 4991701 Fax: (00) 3531 4907061 www.armstrong-ceilings.ie

Italia & Greece Armstrong Building Products Ufficio Commerciale Italia Immeuble Paryseine 3 Allée de la Seine 94854 Ivry-sur-Seine Francia Tel: (+39) 02 66 22 76 50 Fax: (+39) 02 66 20 14 27 e-mail: info-italia@armstrong.com www.armstrong-soffitti.it www.armstrong-europe.com Sede Legale: Armstrong Building Products s.r.l Vicolo Diomede Pantaleoni, 4 20 161 Milano Italia Nederland Armstrong Building Products B.V. Verkoopkantoor Nederland Office Building Quadrium Claudius Prinsenlaan 126 4818 CP Breda Nederland Tel: (+31) 076 521 77 33 Fax: (+31) 076 521 04 07 e-mail: benelux-info@armstrong.com www.armstrong.nl/plafonds Hoofdkantoor Armstrong Building Products BV Noorderstraat 163-165 9611 AD Sappemeer Holland

Impresso em papel sem cloro e de recursos sustentáveis.

Central Europe North (DK/EE/FI/IS/LT/LV/NO/PL/SE) Armstrong Building Products BV Sp. z o.o. Oddział w Polsce ul. Domaniewska 37 02-672 Warszawa Poland Tel: (+48) 0 22 337 86 10/ 86 11 Fax: (+48) 0 22 337 86 12 e-mail: service-ce@armstrong.com Latvia Lithuania Norway Poland Sweden

www.armstrong.lv www.armstrong.lt www.armstrong.no www.armstrong.pl www.armstrong.se

Central Europe South (BU/CZ/HR/HU/MK/RO/SI/SK) Bureaux Commerciaux France Immeuble Paryseine 3 Allée de la Seine 94854 Ivry-sur-Seine Tel: (+33) 1 43 90 45 40 Fax: (+33) 1 45 21 04 11 e-mail: service-ce@armstrong.com Czech Republic Hungary Romania Serbia Slovakia Slovenia

www.armstrong.cz www.armstrong.co.hu www.armstrong.ro www.armstrong.rs www.armstrong.sk www.armstrong.si

Eastern Europe CIS Armstrong Moscow GmbH Park Place, office E502 # 113/1, Leninsky Prospekt Moscow 117198 Russia Tel: (+7) 495 956 5100 Fax: (+7) 495 956 5101 e-mail: info-cis@armstrong.com Russian Federation www.armstrong.ru Ukraine/Belarus www.armstrong.com.ua Khazahkstan www.armstrong.kz Kyrgyzstan www.armstrong.kg Uzbekistan www.armstrong.uz Africa/Middle East/Turkey Armstrong World Industries Ltd Africa Middle East Turkey Division Armstrong House 38 Market Square Uxbridge UB8 1NG Tel: (+44) 01895 251122 Fax: (+44) 01895 272928 e-mail: sales-support@armstrong.com www.armstrong-europe.com Israël South Africa Turkey

www.armstrong.co.il www.armstrong-ceilings.za www.armstrong.com.tr

Asia India Armstrong World Industries (India) Pvt Ltd 3rd floor, “C” Wing, Mhatre Pen Building Senapati Bapat Marg Dadar West MUMBAI 400 028 India Tel: (+91) 22 2430 4574/4580 Fax: (+91) 22 2430 4506 www.armstrong.in

PX2909 - Black - Printed chlorine free paper - 03/2009 • Credits photos - Nike Bourgeois © Simon Miles © Gettyimages.com

Europa Ocidental

Tects Sistemas - Ambiente  

SISTEMAS Produtos sustentáveis e Design Entre nós, as idéias transformam-se em realidade ® Conforto de Utilizador Final Prémios e Certificaç...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you