Page 1

Top de Marketing 2011 ADVB/PA

Case Rádio Clube do Pará.

Uma história de tradição e liderança.


“(...) O rádio pode trazer alegria para um doente solitário, internado em um hospital. Pode dar ritmo aos operários de uma fábrica e sonorizar o escritório de um executivo. O rádio fala com os religiosos e com os ateus. Com os atletas e os torcedores. Fala com o presidiário e com o policial. Com estudantes e professores. A todas as classes, ao mesmo tempo. Seja qual for a pessoa, o que ela estiver fazendo e onde estiver, o rádio vai estar presente. (...) O rádio invade a nossa vida e chega a mudar o nosso destino.”

Watson Zucco Weber


SUMÁRIO 5 - Apresentação 7 - Histórico 9 - Programação 11 - Cobertura completa 13 - Rádio paraense de destaque 15 - Liderança absoluta 17 - Posicionamento no mercado 19 - Case de sucesso 21 - Estratégias de marketing 22 - Campanhas publicitárias 27 - A rádio que faz parte da vida dos paraenses 29 - Equipe 31 - Resultados da audiência

690 Khz


APRESENTAÇÃO A Rádio Clube do Pará iniciou suas atividades em 1928 e ficou conhecida como PRC-5 – “a voz que fala e canta para a planície”. Foi a primeira rádio da região amazônica e a quarta do Brasil a entrar em funcionamento. Sua programação podia ser ouvida por muitos da Amazônia Legal. Passaram-se 83 anos e a Rádio Clube continua sendo uma das mais tradicionais do Brasil, com prestígio dentro e fora do país. Sua tradicional programação continua sendo a maior característica da rádio, que lidera absolutamente a audiência em seu segmento há 15 anos consecutivos. A equipe Bola de Ouro, como ficou conhecida a equipe de repórteres, jornalistas e correspondentes da rádio, trabalha intensamente para levar informação e todas as jogadas do esporte para os ouvintes. Nas próximas páginas, você vai mergulhar fundo nos 83 anos de toda a história da Rádio Clube do Pará, suas fases e coberturas nos maiores eventos esportivos do mundo, culminando com a liderança de audiência por 15 anos ininterruptos. Conheça, a seguir, como uma das maiores rádios do Brasil chegou a este status.

690 Khz


HISTÓRICO A Rádio Clube do Pará surgiu cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira. A data da transmissão inaugural foi em 22 de abril de 1928. À frente deste grande empreendimento, estavam os pioneiros Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença. Os primeiros prefixos e slogan foram PRAF – A voz do Pará. Na primeira metade da década de 30, o prefixo é trocado por: PRC-5 – A voz que fala e canta para a planície. De tão forte e presente na memória do povo, a marca PRC-5 foi incorporada à razão social da emissora, depois que ela mudou novamente o prefixo por força de legislação. O esporte foi prioridade para a Clube desde o início. Foi a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de futebol, em 1935. A Clube foi também a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de Copa do Mundo, a final de 1950. O primeiro programa foi o Cartaz Esportivo, criado em 1939, e que ainda hoje está no ar.

Hoje, com 83 anos de atividades, a Rádio Clube do Pará é uma emissora moderna, alinhada com o novo perfil das rádios, voltada para o jornalismo, o esporte, a prestação de serviços e o entretenimento. Em 1993, ela foi integrada ao sistema da Rede Brasil Amazônia de Comunicação. Seis horas diárias da programação da Rádio Clube são dedicadas ao esporte durante a semana. Nos finais de semana, quando os eventos esportivos são mais frequentes, a quantidade de horas deste tipo de cobertura aumenta. Como o esporte é o ponto forte da Clube até hoje, o time de profissionais tem que ser competente. O jornalismo está nas ruas diariamente, relatando fatos diversos e os problemas da cidade. A população tem abertura e participação total. Há ainda os programas de entretenimento, com realização de promoções para os ouvintes. Além dos esportivos, entre os programas líderes de audiência está o Clube da Manhã, apresentado por Nonato Cavalcante. Ao todo, a emissora mantém hoje 62 funcionários, alguns com mais de 40 anos na casa.

690 Khz


PROGRAMAÇÃO A Rádio Clube mantém suas raízes desde que nasceu e há 83 anos continua noticiando tudo sobre o mundo do esporte. Hoje, a Rádio Clube do Pará continua líder absoluta no seu segmento, fazendo uma cobertura completa sobre os principais campeonatos esportivos do Pará, do Brasil e do mundo. O Parazão tem destaque na programação da Clube, com transmissão ao vivo dos jogos mais importantes, assim como divulgação das últimas notícias para os amantes do esporte. O Campeonato Brasileiro também é transmitido, bem como a Copa do Brasil, a Taça Libertadores da América e a Copa do Mundo. Além de toda essa programação esportiva completa, temos um compromisso fundamental com os ouvintes: informá-los com as notícias mais importantes que acontecem no Pará, no Brasil e no mundo. Contamos com programas jornalísticos distribuídos durante todo o dia. O povo também liga na Clube para ficar bem informado. E como toda boa rádio, a Rádio Clube tem uma programação musical diversificada. Os sucessos que animaram o passado e os hits que agitam o presente tocam na AM mais antiga do Pará. A Rádio Clube toca música boa e de qualidade pra todo mundo ouvir.

690 Khz


COBERTURA COMPLETA A Copa do Mundo, maior torneio de seleções do planeta, faz o país parar. A Rádio Clube nasceu em 1928, dois anos antes da primeira edição do torneio. Mas foi somente na Copa de 50, no Brasil, que a Clube fez sua primeira transmissão de um jogo da competição. De lá pra cá, a Rádio Clube cobriu todas as edições do torneio com boletins informativos. E a partir de 1998, com a compra dos direitos de transmissão, a Rádio conquistou um lugar cativo em transmissões internacionais, levando uma equipe completa para o país-sede da Copa para fazer uma cobertura especial para os ouvintes. Com os jogos da Seleção Brasileira não é diferente. Desde 1997, toda Copa América e Copa das Confederações é transmitida pela Rádio Clube direto do país-sede. Em jogos da Seleção pela eliminatórias da Copa do Mundo disputados no Brasil, os profissionais também viajam e falam ao vivo do local da partida. Existem cerca de 10 emissoras em todo o Brasil que tem esse privilégio e a Rádio Clube é uma delas. Futebol não é o único esporte com espaço na Rádio Clube. Em 2007, a emissora cobriu a edição dos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro. Os Jogos Olímpicos também ganharam a atenção da Clube. A edição dos jogos de Atlanta (1996), Sydney (2000) e Pequim (2008) ganharam espaço na nossa programação campeã.

690 Khz


RÁDIO PARAENSE DE DESTAQUE A Rádio Clube do Pará até hoje mantém sua onda tropical, o que permite que sua programação seja ouvida em qualquer canto da Amazônia Legal e em vários países, entre eles Estados Unidos, Itália, Noruega e até o Japão, do outro lado do mundo. Somos a única rádio AM do Norte do Brasil que está preparada para receber transmissão digital. Isso possibilita um aumento significativo de qualidade do sinal recebido para todos os ouvintes, evitando chiados e falhas. Além disso, pela internet é possível ouvir a Clube de qualquer lugar do mundo. E, como somos uma emissora de comunicação inovadora, incorporamos as novidades tecnológicas para melhorar a transmissão. A interatividade com os nossos ouvintes veio através das mídias sociais, como o Twitter. Enviando mensagens pela rede de microblog, os ouvintes participam informando a situação de trânsito da capital paraense. As mensagens são lidas ao vivo durante os programas jornalísticos da Clube.

690 Khz


LIDERANÇA ABSOLUTA Nos dias de hoje, com a concorrência do mercado cada vez mais acirrada, é muito difícil manter a liderança em um veículo de comunicação. Ainda mais por 15 anos consecutivos! Segundo as pesquisas do IBOPE, desde 1996 a Rádio Clube do Pará é líder de audiência entre as rádios AM no Estado. Isso é devido a uma programação com cobertura completa dos maiores eventos esportivos do planeta e com informação de qualidade para todos os ouvintes. A audiência da Clube cresceu vertiginosamente nos últimos 15 anos, consolidando-se líder e confirmando o domínio absoluto entre as rádios AM do Estado do Pará*. Em 2010, na última Copa do Mundo realizada na África do Sul, a Clube enviou uma equipe completa para cobrir todo o torneio. Com espaço garantido entre a imprensa internacional, fizemos a cobertura de todos os 64 jogos da competição, narrando todos os 145 gols marcados. Não perdemos nenhum lance. O ouvinte da Clube não perdeu nenhum lance.

*Fonte BMP Ltda/Agosto 2011 (1º lugar nas AM’s e 4º Lugar no Ranking geral – Entre AMs e FMs da Grande Belém)

690 Khz


POSICIONAMENTO NO MERCADO A Rádio Clube do Pará assume, há 15 anos, a liderança total e absoluta entre as rádios AM do Norte do Brasil. Até hoje, a Rádio Clube do Pará tem grande foco nos interiores do Estado, fidelizando os ouvintes antigos e atraindo os novos. Referência como emissora esportiva, que valoriza o esporte regional, a rádio também tem uma vertente jornalística muito forte. Com equipe de jornalistas, repórteres e correspondentes em todo o Estado do Pará e na capital Federal, a Rádio Clube destaca as principais notícias do dia com análises, comentários e informação de qualidade de forma imediata, dinâmica e objetiva. O posicionamento da Rádio Clube no mercado é de uma emissora cujo prestígio e credibilidade são resultados de toda sua tradição e competência. São 83 anos de trabalho diário, que eleva o nome do Pará em todas as esferas. A credibilidade da Rádio Clube não se restringe somente à nossa região. Somos uma das 16 (dezesseis) emissoras de rádio em todo o Brasil que tem lugar cativo nos principais eventos esportivos da Seleção Brasileira. Para chegar a este patamar, como uma das maiores rádios AM do Brasil, foram necessárias inúmeras estratégias de marketing ao longo dos anos que sustentaram esta marca de liderança imbatível.

690 Khz


CASE DE SUCESSO Quando o juiz apitou e a bola rolou no dia 15 de junho de 2010, quando a seleção do Brasil estreou na Copa do Mundo, contra a Coreia do Norte, a Rádio Clube esteve a postos para trazer toda a emoção do Mundial para os ouvintes paraenses. Afinal, a emissora foi a única do Norte e Nordeste do país a estar lá na África do Sul, com equipe de transmissão junto a outras 21 rádios do Brasil. O torcedor paraense ganhou uma cobertura completa e exclusiva da Copa do Mundo de Futebol 2010. Como nos quatro últimos mundiais, a equipe da Rádio Clube do Pará esteve presente na África do Sul para levar à torcida todas as notícias da seleção brasileira, a transmissão dos 64 jogos e o perfil das 32 seleções que foram a campo lutar pelo título de campeão. Para a divulgação da cobertura da Copa do Mundo de 2010, a Rádio Clube contou com seu site, um blog e um Twitter com informações para os internautas a cada novidade diretamente da África do Sul. Com esse privilégio exclusivo, a Rádio Clube do Pará conseguiu números na audiência ainda mais expressivos. Consolidando-se por mais um ano líder de audiência entre as rádios AM do Pará.

690 Khz


ESTRATÉGIAS DE MARKETING Em 1995, foi realizada a primeira pesquisa quantitativa da rádio pelo IBOPE. O resultado da pesquisa foi assustador: Clube não havia sido citada nenhuma vez pelos pesquisados, nem mesmo quando a abordagem foi provocada.A sugestão dos técnicos, neste momento, era que o nome Rádio Clube do Pará fosse mudado, como forma de reposicionar a rádio no momento crítico. A decisão caberia ao diretor Camilo Centeno. Após avaliar as vantagens e desvantagens, ele chegou à conclusão de que deveria continuar com o forte nome da rádio e resgatar todo o prestígio perdido no tempo. Iniciou-se aí o processo de divulgação e massificação. O primeiro e grandioso passo para a reestruturação e reposicionamento foi a cobertura das Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Fomos a única rádio do Norte do Brasil a cobrir uma Olimpíada. Esta decisão acelerou o processo de reconhecimento e mudou o rumo da rádio que, já no ano seguinte, passou a liderar entre as rádios AM. Para a Copa de 2010, a Clube montou uma grande estratégia de marketing para divulgar a cobertura. Foram criados anúncios de jornal, veiculados diariamente, além de reforço das mídias digital, com site, blog e Twitter com informações sobre o torneio, direto do país-sede.

Planejamento Para o bom funcionamento da rádio, o planejamento é a palavra-chave. O calendário anual do esporte tem preparação bem antecipada. A transmissão é o produto final, mas é preciso todo o preparo para que tudo funcione. Canais de Transmissão Hoje, a Clube está presente não somente na rádio. Outros canais parceiros foram incorporados para a transmissão da rádio como SKY, Embratel e 24 horas na internet pelo site da Clube. Mesmo tradicional, a emissora atende a tendência do mercado de ficar em constantes mudanças. Interatividade com o povo A Clube sempre valorizou a participação do povo em seus programas. Desde o Carnaval de 1954, quando a Clube promoveu as batalhas de confete com cobertura ao vivo, até os dias de hoje, com promoções e participação dos ouvintes, seja em ligações por telefone, enviando cartas ou tuitando.

690 Khz


CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS A Rádio Clube sempre investiu na sua comunicação corporativa, tanto que hoje é uma das marcas de rádio mais fortes e consolidadas do Brasil. Sempre com campanhas publicitárias que valorizam os ouvintes, a Clube já lançou anúncios de jornal, outdoors, comerciais de televisão, spots de rádio, entre outras mídias. Confira, a seguir, um breve apanhado da nossa comunicação institucional.

690 Khz


A RÁDIO QUE FAZ PARTE DA VIDA DO POVO PARAENSE A Rádio Clube não é apenas uma emissora de rádio. Já fazemos parte do patrimônio cultural do povo do Pará. Há 83 anos, acompanhamos o crescimento desse Estado maravilhoso. Todas as fases históricas que modelaram o atual cenário da obra-prima do Brasil. Vimos a transformação do povo paraense. Forte de nascença, poderoso como maior característica. E é com orgulho que falamos que somos aqui do Pará. Em cada programa, a cada transmissão que chega nas casas paraenses, nos enche de orgulho. Há mais de 80 anos estamos fazendo parte da vida e da história do povo do Pará. A onda de transmissão que chega até à sua casa é a mesma onda que move uma rádio apaixonada pelo que faz. Há 83 anos.

690 Khz


EQUIPE Narradores

Repórteres

Equipe de Jornalismo

Plantonistas

Guilherme Guerreiro

Equipe Técnica

Giuseppe Tommaso

Nonato Cavalcante

(Banco de informações)

Geo Araújo

Amauri Silveira

Valmiglisson Maguila

Francisco Urbano

Adílson Brasil

Valmir Rodrigues

Carlos Estácio

Alex Souza

Carlos Estácio

Jerônimo Bezerra

Ronaldo Porto

Gilberto Nogueira

Fábio Cebolinha

José Lessa

Fábio Scerni

Cláudio Guimarães

Rosana Itaparica

José Firmo

Hailton Silva

Rodrigo Sousa

Jones Tavares

Hayna Halex

Igor Oliveira

Paulo Fernando

Carlos Gaia

Paulo Sérgio Pinto

Isac Sena

Paulo Caxiado

Jr Avelar

Comentaristas

Mauro Borges

Frank Souza

Carlos Castilho

Sérgio Wilson Japonês

Claudio Black

Rui Guimarães

Dinho Menezes

Assis Oliveira

João Cunha Gerson Nogueira

Paulinho Toninho Malvadeza Wellinton Franginha Roberto Menezes Ribeiro Samuel Vale

Além de correspondentes espalhados pelas principais cidades do interior do Estado e as principais capitais brasileiras.

690 Khz


RESULTADOS DA AUDIÊNCIA 2010

2009

COMPARATIVO 61,69%

51,9%

61,69% 51,9%

19,7% 16,19%

Segunda Colocada Fonte: Ibope EasyMedia - Grande Belém - Setembro/2009 - Sexo Ambos Hora: 05h a 00h -Todos os Dias - Share de Frequência%

Segunda Colocada

2009

2010

Fonte: Ibope EasyMedia - Grande Belém - Setembro/2010 - Sexo Ambos Hora: 05h a 00h -Todos os Dias - Share de Frequência%

15 anos de liderança na audiência

Fonte: IBOPE EASYMEDIA - Grande Belém - Out/1996 a Dez/2010

690 Khz


Uma história de tradição e liderança

Top de Marketing - Rádio Clube  

Projeto da Rádio Clube para o Top de Marketing da ADVB/PA.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you