Page 1


Sobre nós

Mural DN

DUPLA NOTÍCIA CNPJ: 18.315.157/0001-71

SERVIÇO MILITAR

TIRAGEM: 3.000 exemplares DISTRIBUIÇÃO: gratuita

CONTATE-NOS (54) 8436-7033 (54) 8436-8507 contato@duplanoticia.com

ASSEMBLEIA SICREDI 2014

Começou neste mês o período de alistamento para o Serviço Militar. Os jovens nascidos em 1996 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar levando certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos recentes, tamanho 3x4.

Convite A Sicredi Ibiraiaras convida seus associados (as) para participar da Assembleia 2014 da Unidade de Atendimento de Antônio Prado que será realizada no dia 04 de Abril de 2014 às 19:00 horas no CTG Cancela do Imigrante, na ocasião serão apresentados o resultado financeiro e o balanço social de 2013 bem como o planejamento das ações para o ano de 2014. Após será servido um jantar de confraternização no Salão da Gruta Natural.

O prazo para o alistamento militar termina no dia 30 de junho de 2014.

NA WEB duplanoticia.com facebook.com/duplanoticia twitter.com/duplanoticia instagram.com/duplanoticia

CLÁUDIO SANTOS Diretor comercial

MATHEUS PEREIRA Design e diagramação Confira a lista dos pontos de distribuição em: duplanoticia. com/distribuicao

Banheiros públicos de Nova Prata fechados à noite

O ingresso para o jantar deverá ser adquirido junto ao Sicredi de Antônio Prado até o dia 01 de Abril de 2014.

Devido aos constantes atos de vandalismo ocorridos nos banheiros públicos do município, A Administração Municipal tomou a decisão de fechar os recintos localizados na praça da bandeira.

Associado(a) participe deste importante encontro e ajude a construir o futuro da sua cooperativa, o seu futuro e de sua comunidade, afinal, a vida é melhor quando é cooperativa.

Desde o último domingo, 02, os banheiros estão sendo fechados às 23h e abertos às 06h.

Sicredi gente que coopera participa!

Olá, Serra Gaúcha! 2º Campeonato Municipal de Futebol de Campo em Protásio Alves No domingo, dia 09 de fevereiro, teve inicio o 2º Campeonato Municipal de Futebol de Campo do Município de Protásio Alves e conta com seis equipes participantes que são elas: Apafs, Campo Alto/ Aguia Azul, Gerpal, LDPA, São João e Tupi/ Argentina. Após 20 anos inativo, o futebol de campo, também conhecido como futebol onze, foi retomado pela atual Administração. O campeonato é um evento organizado e dirigido pelo CMD e conta com o apoio da Administração Municipal e Câmara Municipal de Vereadores. O município estende o convite a todos para prestigiarem os jogos que acontecerão sempre aos domingos à tarde na Comunidade Linha Oitava Prata.

Aulas de Mat Pilates no Centro de Cultura da Várzea, em Gramado A partir do dia 8 de março, o Centro Municipal de Cultura da Várzea Grande, em Gramado, passa a oferecer à comunidade aulas de Mat Pilates, orientadas pela fisioterapeuta Talita Wronski, integrante da equipe da fisioterapeuta Susiane Riffel. As aulas serão realizadas no próprio Centro Municipal de Cultura, em terças e quintasfeiras na parte da manhã. As turmas serão formadas por apenas seis pessoas, e qualquer pessoa pode realizar as aulas. Para quem sofre de desvios posturais a técnica promove uma conscientização da postura, fazendo com que o aluno perceba melhor seu corpo. O Pilates é uma forma de condicionamento físico que interage o corpo e a mente, contribui muito nos casos de desvios 2 | duplanoticia.com

posturais, restaura o corpo, elimina as dores musculares, aumenta a capacidade de executar movimentos, melhora o controle, a força, a flexibilidade, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. O Mat Pilates é uma modalidade do Pilates fora dos aparelhos, em que a aula é realizada no solo, utilizando recursos como faixas elásticas, halteres, caneleiras, bolas entre outros acessórios. Durante as aulas são trabalhados exercícios que visam melhorar a força muscular, flexibilidade, mobilidade articular e um aprimoramento da postura. Alivia dores, tensões, estresse e promove uma melhora na qualidade de vida. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do telefone (54) 3288-1955.

Comunica Farroupilha:

Prefeitura passa a ter programa radiofônico Iniciou nesta quarta-feira, 19, a transmissão do programa Comunica Farroupilha. Ele será informativo oficial do Poder Executivo no rádio, constituindo-se em um novo canal de comunicação entre a administração e o cidadão. Todas as quartas e sextas-feiras, em emissoras locais, será possível conferir as ações do governo municipal e saber um pouco mais sobre os projetos nas áreas de interesse da população, como saúde, habitação, infraestrutura, meio ambiente, obras, educação, entre outros. O desafio de criar um canal de

comunicação mais dinâmico com a comunidade é uma das vontades do Prefeito Claiton Gonçalves. O chefe do Executivo explicou na primeira edição, que foi ar hoje, o objetivo do novo formato e se colocou à disposição para ouvir a comunidade farroupilhense. Todas as edições do programa poderão ser conferidas também pela internet no site www.farroupilha.rs.gov.br e na página da Prefeitura no Facebook: farroupilhars.

O horário das transmissões se estende pelo dia todo: na Rádio Spaço (100.9 FM) às 8h30, Rádio Viva (94.5) às 14h e às 16h e na Rádio Miriam (1160 AM)às 12h. O Comunica Farroupilha também é um espaço para ouvir e responder às reivindicações da comunidade farroupilhense. Quem desejar pode enviar depoimentos, dúvidas, críticas e/ ou sugestão pelo e-mail comunica@farroupilha.rs.gov.br.

2 quinzena de Fevereiro de 2014


Colunistas do DN Elenize Candiago

Defensoria pública,

um direito do cidadão

Daniele Marcon

Volta às aulas

faça sua parte. O ano letivo de 2014 acaba de começar, e a condição que se encontra a educação brasileira é preocupante. A cada ano, piora. Mais uma vez retornaremos as aulas com escolas estruturalmente precárias. O que mais me preocupa é não poder dizer que a culpa disso é apenas do governo. Como cidadãos, também temos nossa parcela. Não podemos esquecer que não são os deputados, governador ou senadores que vem as nossas salas de aula tirar parafusos de classes, jogar apagadores pelas janelas, entortar pernas de cadeiras entre outras coisas. Nem são apenas eles que deixam de cobrar dos filhos um melhor desempenho e não os incentivam a aprender em vez de decorar. A falha da educação brasileira começa em casa. Neste ano, eventos importantes acontecerão em nosso país. Mais do que a Copa do Mundo, 2014 é ano de Campanha Eleitoral e Eleições. É ano de agir com consciência, de exercer a cidadania. Não que tais coisas devam ser praticadas apenas em anos de Eleições. Claro que não. Ser cidadão é um dever de todos, todos os dias. Estamos falando da nossa vida, da nossa saúde, da nossa educação, da nossa economia, da nossa política. E tudo isso começa cedo, primeiro em casa, depois na escola. Então, já que estamos no começo do ano letivo, que todos comecemos centrados e preocupados com o que virá. Nossas escolas estão em condições precárias, então vamos cuidar delas, fazer a nossa parte. E cobrar do poder público a sua. Vamos começar o ano construindo um país de todos. Sem depredações, até porque se estragarmos o pouco que temos, ficaremos com nada. A responsabilidade de uma educação melhor, de um país melhor, é de todos nós. Bom retorno!

2 quinzena de Fevereiro de 2014

A Defensoria Pública é uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado, a fim de garantir uma justiça igualitária para ambas as partes, ou seja, uma justiça igual tanto para a parte que pode pagar um advogado, quanto para aquela que não pode pagar por esses serviços.

por motivos financeiros, ou por motivo de discriminação, seja pela idade, por incapacidade física, opção sexual ou qualquer outra característica que seja alvo de discriminação, a Defensoria Pública existe para prestar assistência jurídica gratuita para esse grupo de cidadãos.

Assim sendo, a função da Defensoria Pública é assegurar o direito de acesso à justiça do cidadão carente, dos também chamados grupos vulneráveis, que são os que sofrem

A Defensoria também atua em várias áreas, são elas: Na área civil, criminal, na defesa do consumidor, garantias e direitos da mulher, nas ações de família, direitos dos

idosos, nos juizados especiais, na fazenda pública, curadoria, na proteção dos direitos humanos. A Defensoria Pública é simplesmente a instituição que zela pelos direitos dos cidadãos e garante o direito de ter o direito. Também é necessária, pois dá acesso a justiça para quem não tem condições de pagar para ter seus direitos, assim qualquer cidadão pode e deve exigir que seus direitos sejam realizados, porque justiça é um direito de todos.

Greyce Masiero

Tatiane Sotoriva

Vamos TREINAR Nossos Colaboradores? No mercado atual, as organizações precisam estar em constantes mudanças para seguirem competitivas e continuar atendendo da melhor forma as necessidades dos seus clientes. Algumas organizações ainda acreditam que treinamento é um custo desnecessário e não um investimento. Essas organizações não têm visão humanista de negócio. O aperfeiçoamento dos talentos dos colaboradores é uma real necessidade para as organizações. Diante do mercado competitivo, treinar pessoas é um ponto positivo para quem quer se diferenciar nesta concorrência. Investir no desenvolvimento das pessoas é um dos grandes diferenciais das organizações. “O treinamento é um plano, projeto de ação desenvolvido em curto prazo. Onde ocorrem três etapas, planejamento, execução e avaliação.” Empresas que possuem colaboradores com alto nível de profissionalismo, têm a preocupação em reter os mesmos e não deve fugir a ideia que profissionais qualificados precisam de um plano sucessório para que se sintam confiantes nos cargos que desempenham e consequentemente, permaneçam na empresa por muito mais tempo. Para Chiavenato (1999), treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática organizada, através da qual as pessoas aprendem conhecimento, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. O treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais. Nas próximas edições abordaremos as três etapas citadas à cima.

O Sopro da Vida Fecho os olhos, sinto a brisa do mar, tocar o meu corpo, o sopro do vento me trazendo a sensação e a certeza de que sou livre! Livre para amar, para odiar, para ficar junto, ou simplesmente ir embora. Em segundos o sopro da vida me remete a algo que me fez sentir o alívio de estar, seguindo os meus princípios. No mesmo tempo em que respiro fundo, sentindo o ar entrando em minhas narinas, surge em meus pensamentos, uma repreensão dos céus. O aperto no peito dá lugar aquela paz antes descrita. Oh Deus, o porquê isso agora? Logo a resposta surge, o ensinamento da mãe Divina apontando os meus erros, o comprometimento por vezes não cumprido. Encontro fugas, desvios entre o meu discurso e as minhas práticas... Sinto um peso em minha consciência! Quantas vezes dei a minha palavra, e por um motivo qualquer me deixei levar pelos imprevistos da vida? Quantas vezes magoei pessoas queridas por um descuido entre a falta de atitude e a disciplina de fazer acontecer o que havia me proposto? Sinto que posso ter tudo o que desejo, sonhos, metas alcançadas, tanto profissionais como pessoais, mas tudo tem um preço. Se eu me comprometo com a Vida, a Vida se compromete comigo. É uma troca de favores, se me empenho em ser uma pessoa cada vez melhor, as bênçãos dos céus, cairão sobre mim. É fato, andar seguindo o caminho do meio, nem para a direita, nem para a esquerda. Ah, mas o caminho da direita é mais encantador! Vigie! Fique atento, nem tudo o que parece é! As armadilhas sempre aparecem no caminho. O preço pode ser alto, o

aprendizado sempre acontece, mas as consequências dos atos permanecem. A responsabilidade da evolução como filha e serva de Deus é somente minha, ninguém fará o caminho por mim. Tenho auxílio, irmãos que trilham na mesma jornada, que me confortam, que me aconselham, mas a decisão final... Somente eu, mais ninguém. Assim é a vida, sem atalhos. Para evoluirmos precisamos agir, sermos dedicados e comprometidos com os nossos ideais. E que forma sigo, sem me deixar influenciar pelas circunstâncias? Ser cada vez mais comprometida com a minha essência, com Deus e com as pessoas que me rodeiam? Despertando a atitude, por vezes adormecida em meu interior, a força da mulher guerreira, a coragem de me impor nas horas certas, a determinação misturada com a teimosia... Admiro as qualidades, respeito os defeitos, confio no irmão, me tornando cada vez mais apaixonada pela Vida! À medida que o vento invade o meu ser, percebo que o amadurecimento me ajuda a assumir e a manter meus compromissos, que é mais fácil por em prática o que prometo, quando há amor, quando o sentimento predomina. Aprendi o valor do respeito com as diferenças e a ter do meu lado pessoas que admiro, pois assim me comprometo com o que quero realmente cumprir, por amor, por gratidão. Sou movida agora pelo amor, e esse foi o jeito que eu encontrei, e que pode ser o seu! O importante é se testar, se conhecer, se comprometer consigo mesmo! De resto a escola da Vida toma as rédeas e tudo acontece como deve acontecer!

3 | duplanoticia.com


Colunistas do DN Paulo César do Nascimento

A 2ª parte deste artigo será publicada na próxima edição do Dupla Notícia

Muitas crises de convívio e tolerância estão ligadas as pessoas não terem mais paciência uma com as outras, num simples comentário e a percepção contrária de um determinado assunto, já é o suficiente para um desentendimento, as pessoas não chegam a um acordo ou não se conciliam, Tanto é que muitos dos atendimentos realizados pelas forças de segurança, notadamente implica-se na falta de um discernimento entre duas opiniões distintas, pois notadamente as pessoas estão cada vez mais sem paciência, exemplifico como situações no trânsito, na família, no trabalho, no esporte até no lazer. Alguns seres humanos estão caminhando para um futuro incerto, cheio de situações mescladas e dilaceradas, o estresse diário vem aumentando e segundo estudos sociólogos os jovens, que serão o futuro das nações, terão grandes e elevados índices de estresse,

O Transigir do ser humano causando obviamente colapsos diários e aumentando os índices de violência, caso nós, não nos preocuparmos com a formação do ser humano, não digo formação intelectual, mas formação moral e humana, com certeza nossas sociedades estarão à beira de um colapso, em coleios notáveis. As ações da Brigada Militar em Nova Roma do Sul, são diversificadas como não é diferente nas outras cidades do Estado, pois, sabemos que a Brigada efetua sua função constitucional de manutenção da Ordem Pública o qual é o exercício do poder de polícia, manifestado por atuações predominantes ostensivas, visando prevenir e / ou coibir eventos que alterem a ordem pública (os delitos), dissuadir e / ou reprimir os eventos que violem essa ordem para garantir sua normalidade, conforme prevê a Constituição Federal no seu Art. 144. Sendo que

é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Muitas vezes não sabemos identificar uma convivência harmoniosa e pacifica, as quais resultam vários desentendimentos e até ocorrências policiais, com o consequente processo legal, as pessoas devem ter o discernimento em determinados casos, observando que é possível em situações adversas agirem com diferentes atitudes, a exemplo da lei 11.340 de 07 de Agosto de 2006, conhecida como a “Lei Maria da Penha”, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do Parágrafo 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa

Jamile Comin

A busca pela

Harmonia A qualidade da nossa vida se mede pela harmonia que deve existir entre o nosso pensar, sentir e agir. Quando uma pessoa consegue harmonizar bem estes pontos, ela está sendo verdadeira, pura e autêntica. Éramos assim quando criança. Com o passar do tempo aprendemos a fingir. Carl Jung psiquiatra e psicoterapeuta Suíço dizia que nós nascemos originais e morremos uma cópia. Por que isso? Para ganhar a aprovação das pessoas e sermos aceitos. Só que para isso gastamos uma energia enorme. A desarmonia começa conosco mesmo. O que você pensa sobre você mesmo, o que você sente quando está só com você mesmo e o que você faz com esse sentimento e pensamento. No silêncio, não há como fugir de si mesmo. Assim somos também em relação às pessoas, em relação ao

4 | duplanoticia.com

trabalho, em relação a família, ao casamento e a religião. Sim na religião também. Quantas pessoas que vão à Igreja e que dizem que acreditam em Deus, mas pensam uma coisa, sentem outra e fazem outra bem diferente. E no trabalho quantos esqueletos humanos perambulam pelas empresas. Só está o corpo na empresa, mas o pensamento está longe. Preste atenção em si mesmo, nas suas atitudes e nos seus sentimentos. SOMOS AQUILO QUE SENTIMOS. O sentimento é o medidor da alma. Não basta dizer que está bem, é preciso se sentir bem. Não basta dizer que ama alguém, é preciso sentir esse amor e quando você sente esse amor, você age, faz alguma coisa por esta pessoa. Busque esta harmonia através do silêncio e de uma boa conversa consigo mesmo. Escute seu coração, escute seus sentimentos, preste atenção aos gritos do seu coração.

do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Art. 5o Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão ba-

seada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: Parágrafo 1º No âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

Márson Alquati

SUSPENSE/HORROR Os subgêneros ficcionais do Suspense e do Horror firmaram-se como gêneros literários próprios somente a partir do séc. XVIII, com a publicação do conto “O Castelo de Otranto” de Horace Walpole (1763). Inicialmente os textos de suspense/horror tiveram sua primeira definição na literatura como Romances Góticos ou Romances Negros. Quase sempre, se diferenciam dos demais subgêneros literários pelo fato de suas histórias possuírem qualidades inerentes à capacidade de provocar medo nos seus leitores. São histórias que geralmente descrevem acontecimentos macabros e sobrenaturais, nos quais demônios, o diabo, vampiros, fantasmas, zumbis, psicopatas assassinos e sanguinários e monstros medonhos de toda espécie interagem com seres humanos comuns. Atualmente é um dos gêneros que mais tem crescido e conquistado fãs ao redor do mundo. Multiplicidade de gêneros: ocorre geralmente quando uma obra possui elementos que a situam em mais de um gênero literário. Alguns exemplos clássicos: o romance gótico “Frankenstein” de Mary Shelley (1818) e o consagrado clássico “O Médico e o Monstro” de Robert Louis Stevenson (1886), são considerados clássicos de Ficção Científica e, ao mesmo tempo, são incluídos no subgênero Horror. Fato que não ocorre, no entanto, com a obra “Drácula” de Bram Stoker (1897), que é classificada somente como Terror. Alguns autores consagrados do SUSPENSE e HORROR mundial: H. P. Lovercraft (Necronomicon; A Maldição de Sarnath); Stephen King (A Hora do Vampiro; A Dança da Morte; O Iluminado; Carrie – A Estranha); Edgar Allan Poe (O Gato Preto; O Corvo); Anne Rice (Lestat; Entrevista com o Vampiro). Alguns dos autores de Suspense/Horror brasileiros atuais que eu recomendo: André Vianco (A Noite Maldita; Bento; O Vampiro Rei; O Turno da Noite; Sementes no Gelo); Georgette Silen (Lázarus; Panacéia; Fábulas do Anoitecer); Alfer Medeiros (Fúria Lupina); Leonardo Brum (Terra Cruz; Um Mundo Perfeito); Juliano Sasseron (Crianças da Noite) e Márson Alquati (Sangue de Adão).

Abraços e boas leituras! 2 quinzena de Fevereiro de 2014


duplanoticia.com

NOVA ROMA DO SUL

Município participou 1a Conferência Intermunicipal De Proteção E Defesa Civil

O Secretário de Administração, Juli Forlin, representando o município de Nova Roma do Sul, esteve presente em reuniões junto à Prefeitura Municipal de Veranópolis, nos dias 24 e 25 de fevereiro, para tratar de assuntos referentes à sua participação na 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O evento abrangeu também representantes dos municípios de Fagundes Varela, Nova Prata, Cotiporã, Paraí, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. A reunião foi presidida por Carlos Alberto Spanhol, Prefeito Municipal de Veranópolis, juntamente com o Major Ben-Hur, representando a Defesa Civil Estadual e o Coordenador da Regional de Defesa Civil de Caxias do Sul, Tenente-coronel José Henrique Ostazewski. Já a reunião do dia 25 foi conduzida pelo Secretário de Supervisão, Planejamento e Captação de Recursos de Veranópolis, o Sr. Nelson Domeneghini. Na oportunidade, foram eleitos os representantes de cada município para compor a Comissão Organizadora do evento. Em ambas reuniões foram abordados temas referentes à programação, organização, regulamento e demais assuntos pertinentes à realização da referida conferência, salientando-se a importância e a necessidade da participação da coletividade em prol do tema Prote-

ção e Defesa Civil na sociedade. Na tarde do dia 26 de fevereiro, o Secretário Juli Forlin juntamente com o Sargento Paulo César do Nascimento estiveram na Universidade de Caxias do Sul (Bloco S) em mais uma reunião sobre Segurança e Defesa Civil. E na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, a

Histórico Defesa Civil em Nova Roma do Sul:

partir das 9:00 horas, ocorreu a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil no salão de atos da Sociedade Alfredochavense. No evento estiveram presentes representantes de diversos segmentos dos municípios participantes. Representando Nova Roma do Sul, o Secretário Juli Forlin e o Diretor de Turismo e Planejamento, Tiago Pasa.

Até a presente data, a defesa do município de Nova Roma do Sul está adequada da seguinte forma:

algo vier a acontecer. Um caminhão recebido da receita federal que servirá tanto na questão da defesa civil como aos bombeiros voluntários, e também coletes para os voluntariados;

-Temos lei criada, decreto criando a coordenadoria e conselho;

Ainda falta adequar alguns quesitos como:

-Houve já uma decretação referente a um evento climático ocorrido no final de 2011 devido ao mal tempo, chuva de pedra/granizo; estragos na agricultura;

-Completar o quadro do voluntariado para sua formação, capacitação dos mesmos, através cursos de formação dentro da área da defesa civil, bombeiros voluntários, cruz vermelha e na participação de outros municípios com seu sistema já criado;

-Temos hoje a senha de acesso ao sistema S2ID do Ministério da Integração Nacional; e Cartão da Defesa Civil; -Temos máquinas e equipamentos se

-Criar o Fundo Municipal de Defesa Civil e Plano de Contingência, plano de ações voltado ao conhecimento territorial do município.

Os temas abordados nas palestras foram: Campanha Cidades Resilientes, Defesa Civil Municipal e 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. Estabeleceram-se, após debates, princípios e diretrizes criadas pelos grupos de trabalhos, para posteriormente serem apresentados pelos delegados nas conferências de âmbito estadual e nacional. O tema desta Conferência foi: “Proteção e Defesa Civil, novos paradigmas para o sistema nacional” e os eixos trabalhados foram: Gestão integrada de riscos e respostas de desastres; integração de políticas públicas relacionadas a proteção e a defesa civil; gestão do conhecimento em defesa civil; Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes. Durante a conferência também foram relatados pelos municípios um breve histórico da Defesa Civil, inclusive em Nova Roma do Sul, que pode ser conferido logo abaixo. Estes ficarão em contato para montar um grupo de trabalho e realizar adequações necessárias, além de buscar grupo de voluntários para capacitação centralizada em um único evento. As conferências têm por objetivo promover a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil.

Escola Barão do Rio Branco em clima de carnaval A EMEF. Barão do Rio Branco nesta última terça-feira, dia 04, esteve em clima da festa em homenagem ao Carnaval 2014. A festa organizada pela equipe escolar ocorreu durante o horário de aula normal para todas as turmas, os alunos do turno da manhã, após o recreio das 10hs e os do turno da tarde a partir das 15hs, finalizando os festejos às 17hs. 2 quinzena de Fevereiro de 2014

De acordo com a direção da escola, Darlete Zanon Comin “o objetivo da festa foi estreitar os laços de amizade e união entre os membros da comunidade escolar; proporcionar momentos de descontração e lazer, e por meio do clima carnavalesco, festejar o final da colheita resgatando os valores vitais para um bom relacionamento e convivência humana”. Além

da festa fantasia que envolveu muita música, pirulitos de chupeta, confetes e serpentinas, os alunos expuseram seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula com os professores, trabalharam músicas de antigamente, tudo voltado para o clima de Carnaval. 5 | duplanoticia.com


ANTÔNIO PRADO

duplanoticia.com

Você lembra dela?

Josiane Lovison, Rainha da Juvente Rural

E

scolhida em julho de 2013 como Rainha da Juventude Rural, Josiane Lovison tem muitos planos para 2014. Josiane foi coroada no ano passado, quando a ATRAF, com a ajuda de fortes parceiros, decidiu realizar o Acampamento do Jovem Agricultor, criado para dar oportunidade para jovens do interior discutirem sobre o futuro da agricultura no município de Antônio Prado. De lá até aqui, Josiane já tem aprendido muito e quer fazer uma boa representação do agricultor frente à população pradense. Inclusive tem feito um Curso de Capacitação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica. Em bate-papo informal com o Dupla Notícia, ela revela mais a respeito de si mesma e a respeito de seus pensamentos e expectativas para o jovem do campo. Nome: Josiane de Bona Lovison. Data de 23/05/1996.

nascimento:

Representante do grupo: Amarelo. Idade: 17 anos. Filiação: Osmar Jose Lovison, e Joanete de Bona Lovison.

Comunidade que pertence: Comunidade da capela de São João/Antonio Prado. Qual seu maior orgulho? Minha mãe. Um momento que mudou sua vida? O nascimento de meu sobrinho. Qual a qualidade que mais admira em você? Sinceridade e honestidade. Qual é o pior defeito que alguém pode ter? Inveja e roubar. E o seu maior defeito? Perfeccionista, e insistente. Um ídolo? Deus. Um filme inesquecível? Uma prova de amor. Uma frase? Não faça para os outros o que não gostaria que fizesse para você. Qual musica você gosta mais? Sertanejo, gaucha italiana, eletrônica e dance. Qual a sua comida predileta? Pizza, batata frita. Qual a sua programação para as horas vagas? Internet. O que você pensa da Juventude Rural? Eu penso que o jovem rural tem que ser mais valori-

zado, porque no futuro a agricultura vai depender deles. Você pensa em dar continuidade ao trabalho de seus pais na agricultura? De que forma? Pretendo estudar, e me formar na área da saúde, mas no que eu puder ajudar meus pais na agricultura vou ajudar, como faço atualmente. Quais os principais desafios na agricultura familiar nos dias de hoje? Quais sugestões você daria para vencê-los? Nos dias de hoje os jovens do campo mudam para a cidade, na maioria das vezes, em busca de melhores oportunidades de trabalho, educação, moradia, acesso à tecnologia e à cultura. Os jovens não estão mais se preocupando com a agricultura, por falta de pouca valorização no meio rural, como nas plantações de frutas e de outros. As sugestões seriam valorizar mais o trabalho no campo, para que possam continuar com seu trabalho na agricultura... O que o agricultor representa para a sociedade nos dias de hoje? Nos dias atuais, o agricultor representa um todo, pois é ele quem cultiva o alimento e a fruta que nos alimenta. Se não fosse por essas pessoas, teríamos que nos alimentar sempre com alimentos industriali-

Mais prêmios TerraCycle para nossa cidade! Fomos premiados por mais duas participações importantes nas promoções da empresa em São Paulo. Uma das conquistas, foi devido ao grande número de embalagens da linha higiene bucal, as quais tinham que ser enviadas na data de primeiro de setembro a trinta de outubro. Competindo com todo o Brasil, conquistamos o quinto lugar, sendo que a premiação foi a seguinte: R$ 50,00 na conta da entidade Patre ou Apae. A outra grande surpresa é que fomos novamente bem classificados em outra campanha de arrecadação de embalagens. A campanha consistia em enviar qualquer dos itens da campa2 quinzena de Fevereiro de 2014

nha durante os meses de junho, julho e agosto. Os dez times de coleta que mais enviassem, seriam sorteados com um kit de materiais feitos com exclusividade para esta promoção. TIME DE ANTÔNIO PRADO FICOU PREMIADO COM DOIS KITS, sendo que cada kit contempla: •

1 estojo

1 porta caneta

1 necessaire

1 carteira

1 capa de notebook

1 mala de mão

1 bolsa

1 mochila

zados que fazem muito mal a nossa saúde. Por esse e muitos outros motivos que devemos valorizar muito o agricultor. O que a incentivou a participar deste concurso e qual a importância de ser eleita a representante da Juventude Rural? O que mais me incentivou foi poder colaborar com a minha comunidade e poder representá-la. A importância de ser a Rainha da juventude rural é estar sempre pronta para ajudar e estar aprendendo cada vez mais sobre o nosso meio rural. Você ajuda sua família com

o trabalho do campo? O que faz com que trabalham? Sim, sempre que possível ajudo, trabalhamos com plantações de pêssego, e parreirais da nossa propriedade. Quais suas expectativas em relação a esse curso de capacitação de jovens agricultores, que a ATRAF, junto com outras entidades, está promovendo? Minhas expectativas deste curso são de aprender e conhecer mais sobre a nossa agricultura, entender sobre agro ecologia e sustentabilidade, gestões da unidade familiar em relações aos mercados, cooperação e cooperativismo entre outros.

Carina Gambin É preciso ver a beleza dos materiais! São todos muito lindos! Informo que um kit ficou para mim e outro para a Grasiela, sendo que somos as responsáveis pela campanha na cidade. Porém, presenteamos algumas pessoas que mais nos auxiliam de perto com parte dos itens ganhos.

dado a continuar colaborando com a arrecadação dos lacres e fazer mais um cadeirante feliz.

Então, favor enviar a nós somente os itens da campanha Terracycle. Lá vai um pequeno lembrete das embalagens que desejamos receber: esmaltes, maquiagens, cremes, perfumes, toda linha de cabelo, de higiene bucal, envelopes de suco em pó, protetores solar e materiais de escrita.

A todos nosso muito obrigado e parabéns pela representação em nossa cidade! Antônio Prado em destaque sempre! Estamos muito felizes e esperamos que 2014 seja mais um ano de sucesso em todas as nossas campanhas. Vamos ganhar mais uma cadeira de rodas? Sinta-se convi-

Cycle, pois os mesmos recebidos até agora, eram entregues ao Alexandre reciclagem Xique, porém, ele não mais os receberá.

Agradecemos a compreensão e pedimos a colaboração para o bom andamento da campanha. Favor não mais enviar nada de embalagens de papel e plástico que não fazem parte da Terra-

Destaco que já enviamos a São Paulo mais de 140.000 embalagens! Parabéns! 7 | duplanoticia.com


duplanoticia.com

COLUNISTA

Jéssica Strauss

A viagem do CNEC

Em 2013 a CNEC – Campanha Nacional das Escolas da Comunidade completou seus 70 anos, e para comemorar seu aniversário nos oportunizaram, professores, alunos, ex -alunos e seus familiares com uma viagem que, com certeza, vai ficar na memória de todos que participaram. Foram nove dias de viagem com a companhia MSC Cruzeiros (Mediterranean Shipping Company), a bordo do MSC Orchestra. O roteiro passou por dois dias em Buenos Aires - Argentina, um dia em Punta del Este - Uruguai e um dia em Ilhabela – São Paulo. O restante do tempo o navio contava com duas piscinas, quatro jacuzzi, salas de jogo, cassino, área temática para crianças, lojas, e vários ambientes/bares com locais para descansar, conversar e se divertir. E ainda uma academia e um SPA para quem estivesse disposto a pagar para relaxar, se é que teria como relaxar mais. Cada ambiente era decorado de uma forma única, e para quem faz arquitetura, entrar em cada ambiente, é como ir numa Mostra Casa & Cia Praia em cima de um navio! Para quem não sabe, Mostra Casa & Cia Praia é um encontro que acontece na maioria dos anos, no período de veraneio, geralmente em algum condomínio de Xangri-lá, onde vários arquitetos e engenheiros montam ambientes planejados para os visitantes. Na programação também estavam presentes atividades de recreação e ambientação na

8 | duplanoticia.com

piscina, com coreógrafos do próprio navio. Todos os dias os passageiros se dividiam em dois turnos de janta, onde cada turno se revezava entre a janta deliciosa em um dos dois restaurantes do navio e um show no Teatro Convent Garden. Cada noite era uma apresentação diferente, com um grupo que juntava a dança, acrobacias de circo e música numa peça só, deixando todos, literalmente, de “boca aberta”. No meio de tantas apresentações e atividades, também tivemos a oportunidade de participar de palestras excelentes! Afinal, para quem trabalha na CNEC, a viagem não tinha a finalidade de diversão e, sim, tornar o Seminário de Educação do início letivo um pouco mais descontraído. A viagem contou com palestras de Daniel Godri, Presidente do IBMV – Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas e Augusto Cury, Psiquiatra, médico e escritor brasileiro, famoso pelos seus livros na área de psicologia.

Argentina, Buenos Aires: Fizemos um tour de ônibus pela capital argentina com três paradas, uma na Casa Rosada, na Rua Florida e outra no Caminito. A Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina em Buenos Aires, e contém também o Museu da Casa do Governo, com peças e materiais ligados aos antigos presidentes do país. Localizada em frente à Praça de Maio de onde podemos ver também o Obelisco e a Catedral Metropolitana. É realmente uma experiência única,

pois o centro de Buenos Aires tem uma característica muito específica, um estilo Europeu, foi como estar num pedaço da Europa.

tradicionais cafés e onde podemos sentir o pulso da cidade de Buenos Aires, a mistura entre os trabalhadores, comerciantes e turistas num único local.

Já a passada por Caminito foi bastante impressionante, pois é uma rua-museu de grande importância histórica e cultural para a cidade e inspirou a música do famoso tango Caminito (1926) de Juan de Dios Filiberto. Localiza-se no bairro de La Boca perto do estádio La Bombonera, o qual pertence ao Club Atlético Boca Juniors. As casas ao longo da rua são todas com estilo conventillo boquense, típicas dos imigrantes genoveses. Suas casas são pintadas de várias cores, pois os imigrantes italianos usaram a tinta sobrando nas oficinas do porto e as condições de vida nos “conventillos” são muito pobres. Apesar da pobreza o local tem sua identidade muito marcante e encontramos vários souvenires em lojinhas encontradas nos conventillos mais antigos.

Uruguai, Punta del Este:

A Rua Florida foi nossa última passagem antes de voltarmos ao navio, é conhecida como a mais famosa de todas as ruas de Buenos Aires, e é uma rua para pedestres. Ela se estende de norte a sul, a partir da Avenida Rivadaria (próximo a praça de Maio) até a Plaza San Martin. A Rua Florida é bastante visitada e requisitada durante os passeios turísticos pois é nela que se encontram as lojas de principais marcas de roupas, artesanato, artigos esportivos, calçados e etc. Ela possui também restaurantes de fast food,

Infelizmente foi um dia chuvoso, mas pudemos aproveitar tudo que Punta tem para oferecer em termo de turismo. Punta é separada por paradas ao longo da praia, e logo após passarmos pela parte mais histórica de Punta, conhecendo as casas mais antigas e sua arquitetura específica, paramos para conhecer o famoso monumento dos dedos na areia, localizada na Parada 4, na Praia Brava. O monumento Al Ahogado, ou também conhecido como monumento Los Dedos é uma escultura famosa, feita pelo artista chileno Mario Irarrázabal e desde 1982 se tornou um dos marcos históricos mais famosos do Uruguai. Antes de pararmos no centro para compras e voltarmos ao navio passamos também pela Casa Pueblo, uma antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró que hoje é um museu, uma galeria de arte e um hotel. A Casa Pueblo se localiza em Punta Ballena, próximo a Punta del Este. A casa foi construída ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera, e foi o próprio arquiteto Carlos Páez Vilaró que desenhou o estilo da casa, que pode se comparar as casas da costa mediterrânea de Santorini, ou como o arquiteto descreve: as casas feitas pelo Forneiro, um pássaro típico do Uruguai.

Brazil, Ilhabela: Ilhabela é um dos únicos município-arquipélago marinho brasileiro e se encontra no litoral norte do estado de São Paulo. Logo quando se chega já nos encantamos pela cidade, pela sua arquitetura e ótima organização. É com certeza, uma cidade turística muito bem organizada e limpa e logo na entrada pelo porto podemos ver uma Vila no centro de Ilhabela, onde encontramos bares, cafés e lojinhas. A Ilha possui 36 km de praia, 360 cachoeiras, sendo que 30 delas podem ser utilizadas para banho. Fomos à Praia do Curral, uma de suas praias mais conhecidas. A praia do Curral tem areia dourada e uma água calma sem ondas, lembrando as praias do litoral de Santa Catarina, porém sua transparência mesmo quando estamos no fundo da água, quase sem dar pé, é indescritível. Realmente só estando lá para entender a magnitude do espaço. Palavras não conseguem descrever esta viagem, a sensação que tive de poder presenciar e ver tanta beleza em menos de duas semanas. E como dizem “Viajar faz para o coração”. Eu reforço, não faz bem só para o coração, faz bem pra alma, pra saúde e fica guardado na memória até o resto das nossas vidas. A experiência de ver novos lugares, novas culturas, novas arquiteturas adiciona bagagem e marca a forma como vemos as coisas depois de retornar a nossa casa, as nossas atividades de estudo e trabalho, ao voltar ao nosso cotidiano.

2 quinzena de Fevereiro de 2014


CAPA | Página 9

08 de março.

Resgatando a sensibilidade em cada um de nós T

odos sabemos que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade, e que a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.

theus, Henrique, Jonas e Jordana. Sempre morou na casa que fica dentro do Estádio Municipal, com seu esposo já falecido Manoel Euclides Claro. Os dois cuidavam da limpeza e organização do mesmo. Fazia os pastéis para serem vendidos na copa nos dias de jogo. Desde a massa até o recheio: tudo feito manualmente. Lavava as roupas dos jogadores após os treinos e jogos. Recolhia as redes das goleiras, marcava o campo e varria as arquibancadas.

Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família. Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.

Teresa Claro Cavalheiro, tem 60 anos. A avó nasceu em 10/06/1954, foi casada com Luiz Antônio Pires Cavalheiro por 38 anos. Há cinco anos ficou viúva. Teve 2 filhos: Ederson Claro Cavalheiro e Denise Cavalheiro Carlesso. Por muitos anos se dedicou só a família. Após ver seus filhos crescidos procurou oportunidade de emprego. Trabalhou por 14 anos no Banrisul de nossa cidade, onde fez muitas amizades. Hoje dedica-se a cuidar da mãe Colombina (Vó Bibina). Quem passa pela Rua Independência diariamente, vê as duas como comadres de braços fazendo sua caminhada diária. É lindo ver as duas conversando, sem pressa. A mãe que um dia cuidou da filha, hoje inverte os papéis. Teresa ainda tem tempo de escrever mensagens de otimismo em papeizinhos, e entrega as pessoas como gesto de carinho e força que recebeu no momento da doença de seu marido.

Para que houvesse uma data comemorativa para homenagear as mulheres foram décadas de lutas pelos direitos femininos, até que em 1975 a ONU instituiu que todo dia 8 de março seria comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Hoje em dia, a luta não é mais tanto pelo preconceito, mas para sustentase em um mundo que ainda é cheio de paradigmas. Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, e o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

Denise Cavalheiro Carlesso 34 anos, a mãe nascida em 01/10/1979 casada com Lindonês Carlesso há 16 anos tem dois filhos, Guilherme de 12 e Heloisa, de 8 anos. Fez magistério, foi conselheira tutelar, cuidou de idosos e foi agente de saúde. Hoje é secretária. Tem um sonho de voltar a estudar, pois foi interrompido pela gravidez, que estava em primeiro lugar. Hoje, Denise dedica-se a trabalho voluntário na Patre e na Arca de Noé.

Isso porque a mulher é um símbolo sagrado, a imagem da perfeição que cria a vida e se preciso for também a doa. Como mãe semeia a esperança que ilumina o caminho dos filhos. Na imagem de esposa é a perseverança, a base da família onde seu amor se irradia, sua força inebria e antes de mulher seu título deveria ser de rainha. Nós, do Dupla Notícia, no Dia Internacional da Mulher, retratamos, nas lentes de Rodrigo Lermen, uma família que têm a sorte de ter membros de pelo menos quatro gerações vivos. Cada retrato conta uma história diferente, nesta espécie de árvore genealógica viva.

È esse retrato, do passado e do fu-

2 quinzena de Fevereiro de 2014

turo de mulheres de muitos nomes que retratamos a seguir: Colombina Colombo Claro 89 anos , a bi-

savó, nasceu em 13/01/1925, teve 4 filhos: Valdemar, Sérgio, Teresa e Etelvino, 8 netos: Ederson, Denise, Liége, Ligia, Ma-

A pequena Heloísa tem 8 anos, a filha e adora animais, sua brincadeira favorita é andar no seu pônei o “Preto”, e passear com sua cachorrinha “Tunica”. Heloisa estuda no 4º ano da Escola Ulisses Cabral.

9 | duplanoticia.com


duplanoticia.com

FLORES DA CUNHA

Contrato com o Ponto de Atendimento do SEBRAE foi renovado

Mais de 13 mil pessoas já estiveram na Mostra Flores O clima agradável e a ampla programação artística e cultural movimentaram a 6ª Mostra Flores e 3ª Feira Agroindustrial no segundo final de semana de realização do evento. Entre o sábado e o domingo cerca de 7 mil pessoas passaram pelo Parque da Vindima Eloy Kunz, resultando em público total de 13 mil visitantes. Até o dia 23 de março são esperadas 50 mil pessoas.

Na manhã da última terça-feira, 04 de março, o Prefeito Lídio Scortegagna esteve presente no Centro Empresarial de Flores da Cunha. A visita foi realizada para que o Prefeito Lídio, juntamente com o Presidente do Centro Empresarial, Vanderlei Dondé e o Diretor Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, Rogério da Silva Rodrigues, assinassem o termo de renovação do contrato para a permanência do Ponto de Atendimento do SEBRAE por mais dois anos em Flores da Cunha.

Na ocasião, foram apresentados alguns números que comprovaram a eficácia do Ponto. No ano passado, 361 empresas foram atendidas, dessas 107 participaram de capacitações. Também foi efetuado o cadastro de 432 novos Microempreendedores Individuais (MEI). Desde março de 2012 o Ponto de Atendimento do SEBRAE tem auxiliado no desenvolvimento de negócios de micro e pequenas empresas do Município e em 2014 não será diferente. Para este ano estão previstos cinco cursos, oito oficinas e três palestras.

Os visitantes da Mostra Flores são atraídos pela grande diversidade de produtos, como malhas, confecções, móveis, construção civil, artesanato, gastronomia e diversão. A grande movimentação e comercialização no segundo final de semana agradou turistas e expositores, que superaram as expectativas de vendas. A programação agora fica por conta do evento Mostra Casa, que será realizado pelo Centro empresarial por meio da Câmara Setorial da Construção Civil e do SEBRAE/RS. Na ocasião, haverá a presença de autoridades, arquitetos, decoradores, expositores e formadores

de opinião. No encontro, será apresentado o vídeo institucional do setor e ações realizadas. O terceiro final de semana será marcado também pela presença do Ônibus Oficial do Sport Club Internacional a partir das 11h do sábado. A 6ª Mostra Flores e 3ª Feira Agroindustrial ocorre de 22 de fevereiro a 23 de março, aos sábados e domingos, em Flores da Cunha. A realização é da Terra do Galo Eventos, Município de Flores da Cunha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O horário de funcionamento da feira aos sábados é das 11h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Mais informações devem ser obtidas no site www.mostraflores. com.br .

Grupos artísticos municipais retomam as atividades em março Após um ano com inúmeras apresentações culturais envolvendo os talentos do Município de Flores da Cunha, dando um show de cultura e sintonia, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, através do Departamento da Cultura, informa que as atividades dos grupos artísticos voltam a partir deste mês.

pela manhã, às 10h, e pela tarde, às 13h30min.

Formados por pessoas que procuram, através dos sons, tons e cores, fomentar a cultura e transpor os valores e emoções do ser humano, os grupos artísticos do município seguem agora uma programação que se estende pelo ano inteiro, começando em março:

Visando o desenvolvimento cultu-

Na quinta-feira, 13/03, o Coro Municipal inicia os ensaios. A partir das 19h30min, o Coro Municipal ensaia no Espaço Cultural São José. Já na sexta-feira, 14/03, três grupos artísticos iniciam as atividades. O Grupo de danças folclóricas Ill Passeto iniciará os ensaios, que ocorrem na Escola Municipal Francisco Zilli, às 18h. O Coro dos Canarinhos inicia suas atividades na mesma data, 14/03. Os ensaios acontecem semanalmente na Capela da Prefeitura e contam com dois horários: 10 | duplanoticia.com

Na sexta-feira iniciam também os ensaios da Oficina Municipal de Sopro. Com início às 15h, os ensaios acontecem no Espaço Cultural São José.

ral do município e o estímulo à participação dos munícipes em eventos culturais de música, dança e teatro, o Departamento de Cultura oferece também cursos de desenvolvimento em várias modalidades artísticas. Os interessados em participar dos grupos podem realizar a inscrição no local e no horário do primeiro ensaio. As inscrições e a participação nos grupos são totalmente gratuitas. Mais informações no telefone (54) 3292.1722, ramal 272.

2 quinzena de Fevereiro de 2014


duplanoticia.com

DESTAQUE

Seis provas de que ter bichos de estimação faz bem à saúde - Parte I

2o Princípio:

Humanizador

Para ver o post completo com imagens e também a 2ª parte deste artigo, acesse duplanoticia.com

Os pais também são gente. Professores também são gente. Você também é gente. Quer dizer que não somos super-heróis e nem somos perfeitos, ao contrário, devemos aceitar nossas limitações e nos perdoar sem perder a autoridade, o amor pela vida e nem desanimar por causa dos problemas.

Estudos científicos vêm descobrindo que conviver com animais causa diferentes efeitos positivos - seja em bebês, grávidas ou até pessoas com autismo. Animais de estimação: pesquisas científicas recentes reforçam que os bichos são benéficos a diversos aspectos da saúde das pessoas.

E em se tratando de pais, ninguém erra com os filhos intencionalmente. Pais podem até errar, mas erram tentando acertar. Se erram é porque são gente e gente erra, acerta, se entristece, fica feliz, se acalma, se estressa...gente é ser humano. Como seres humanos temos uma faísca divina, mas não somos divinos. Infalível só nosso DEUS!

A busca por uma melhor saúde pode ser um bom motivo para levar um animal de estimação para casa. Isso porque, nos últimos anos, foram publicados muitos estudos sobre os possíveis efeitos da companhia desses bichos na saúde de seus donos. E muitos desses trabalhos revelaram que ter um cão ou um gato em casa pode prevenir doenças respiratórias, melhorar a saúde de grávidas e até ajudar pessoas com autismo. A seguir, veja a primeira parte de uma lista de seis provas de que ter um animal de estimação faz bem para a saúde das pessoas.

As mulheres, um tanto inadvertidamente, viram mães e vivem em função dos filhos o tempo todo. Num misto de deslumbramento e exaustão, vão se adaptando as novas condições. Por vezes perdem o controle, mas seguem em frente. Entretanto, impensadamente, fazem e dão coisas de mais, de tal forma que chega uma hora em que, desanimadas e tristes, percebem que foram além de suas forças e passam a negar os pedidos. Os homens também se veem perdidos. Todos nós perdemos a consciência de nossa humanidade. Nossas crianças aprendem que damos um jeito em tudo, e esperam tudo de nós, cada dia exigem mais. É falsa a expectativa de que, para sermos bons pais, precisamos ser capazes de tudo; o que nós, insanamente, acreditamos. Não é possível resolver todos os problemas, controlar ou, muitas vezes, salvar nossos filhos, pois, na realidade eles não nos pertencem e, mais cedo ou mais tarde, de um jeito ou de outro, irão embora. Somos humanos, somos apenas pais, não podemos resolver todos os problemas, não temos controle sobre a vida dos outros, não nos tornamos perfeitos quando nos tornamos pais. Somos gente. Não somos DEUS, podemos errar.

Bebês O efeito: Bebês que convivem com cães e gatos, mas especialmente com cachorros que passam mais tempo dentro do que fora de suas casas, são mais saudáveis e precisam tomar menos antibióticos do que crianças que não têm contato com esses animais. A prova: Entre 2002 e 2005, pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental decidiram acompanhar 397 crianças desde seu nascimento até elas completarem um ano de vida. O objetivo era saber se cães ou gatos em casa interferem de alguma maneira na saúde dos bebês. Um ano depois, a equipe descobriu que o contato com os animais, mas principalmente com cães, está relacionado a menos casos de infecções respiratórias em crianças e também a uma menor necessidade de o bebê tomar antibióticos. O maior efeito protetor foi observado entre crianças que conviviam com cães que passavam parte ou todo o tempo no interior das casas. Mulheres grávidas O efeito: Gestantes que têm um cachorro de estimação

VER-SUS/SERRA/RS 2014 Por Angélica Pelizzaro

Ocorreu entre os dias 10 a 21 de fevereiro de 2014 na cidade de Caxias do Sul-RS, o segundo VER-SUS/SERRA – Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde junto à Associação Brasileira da Rede Unida, o CONASS, o CONASEMS, a UNE, a FIOCRUZ e a UFRGS para qualificar a formação de profissionais de saúde engajados, críticos e mobilizados para melhoria do sistema de saúde dos brasileiros.

2 quinzena de Fevereiro de 2014

O VER-SUS é uma atividade de Educação Permanente em Saúde, que propicia experimentar espaços de aprendizagem no Sistema Único de Saúde - SUS. Caracteriza-se pela imersão de estudantes no cotidiano de trabalho no

José Luiz Castilhos

são mais propensas a atingir os níveis de atividade física recomendados para elas. Consequentemente, elas chegam mais perto do que as outras gestantes de ter uma gravidez saudável, evitando problemas relacionados ao excesso de peso. A prova: Certa vez, cientistas da Universidade de Liverpool, Inglaterra, resolveram estudar os fatores que levam as gestantes a praticarem atividade física. Para isso, a equipe selecionou mais de 11.000 mulheres que estavam entre a 18ª e a 32ª semana de gravidez e levou em consideração uma série de informações sobre elas, como peso, altura, quanto tempo de lazer usufruíam por dia e se tinham algum animal de estimação. A conclusão da análise revelou que as mulheres que tinham um cachorro apresentavam uma chance 50% maior de atingir a recomendação de 30 minutos de caminhada rápida ao dia. O estudo também descobriu que um simples passeio com o cão apenas uma vez por semana gera efeitos positivos na saúde da mulher grávida. Pessoas com autismo O efeito: A chegada de um animal de estimação na casa de uma pessoa autista faz com que ela passe a ter um melhor relacionamento com outras pessoas. A prova: Especialistas do Hospital de Brest, na França, acostumados a atender crianças e adultos com autismo, resolveram fazer um estudo para descobrir de que forma um animal de estimação pode impactar o comportamento desses pacientes. Depois de avaliaram 260 autistas – tanto adultos quanto crianças —, os pesquisadores concluíram que as pessoas com a síndrome que passam a a ter algum animal de estimação a partir dos cinco anos de idade apresentaram melhora em alguns aspectos específicos do comportamento social: elas se sentiam mais confortáveis e se mostravam mais solidárias quando se relacionavam com outras pessoas do que pacientes que nunca tiveram um animal. O efeito, embora tenha ocorrido, não foi tão forte nos casos em que o indivíduo conviveu com animais desde que nasceu.

Publicamos uma matéria completa e com muitos detalhes a respeito do VER-SUS 2014 na internet. Acesse duplanoticia.com e confira.

SUS, na atenção e gestão e na relação com as comunidades, relacionando o trabalho com a promoção e proteção em saúde. Participaram desse projeto, cerca de 40 acadêmicos dos cursos de

Serviço Social, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Odontologia da Universidade de Caxias do Sul - UCS, Faculdade da Serra Gaúcha – FSG e Faculdade Fátima. Os estudantes ficaram alojados na Vila Olímpica, na UCS e foram divididos em quatro turmas conforme as regiões de saúde de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que é composta por 49 municípios.

11 | duplanoticia.com


duplanoticia.com

ENTRETENIMENTO

Pickylook

Arte nas Unhas Ah, o esmalte! Popular e querido entre as mulheres desde sempre. A moda de pintar unhas é datada desde 5000 a.C. pelas indianas que faziam desenhos com hena em suas unhas, em 3500 a.C. as mulheres egípcias passavam uma mistura de hena preta nas unhas enquanto a realeza ficava com cores mais vibrantes. Vocês sabiam que no reinado de Cleópatra, qualquer outra mulher que fosse pega usando vermelho nas unhas era condenada a morte? Pois é, para ela, essa cor era tão importante que só ela podia usá-la em suas unhas. Na china por volta do século 3 a.C. tons metálicos e vermelhos eram usados por quem tinha posição privilegiada na hierarquia social, enquanto as romanas preferiam apenas deixar as unhas polidas. Até o século XIX a tecnologia para o tra-

tamento estético das unhas ficou estagnada, pelo menos na Europa, onde as mulheres apenas cortavam, poliam e perfumavam suas unhas (era uma época muito conservadora). Lá pelo século XX começaram a surgir alguns itens como o famoso palito para tirar cutículas, e o esmalte começou a ganhar espaço novamente, com soluções que duravam apenas algumas horas.

Desde lá, começaram a surgir várias opções de cores, entre 1930 e 1950 começaram a surgir as unhas postiças, em 1960 os tons pastéis eram muito comuns nas unhas das mulheres, em 1970 as unhas postiças cumpridas eram febre, em 1980 começou a onda dos brilhos e neons, em 1990, época minimalista, tons de nude, vermelhos e sóbrios (que estarão em alta neste outono/inverno) eram super comuns e a partir de 2000 as famosas nails art (arte nas unhas, em inglês), que consiste em desenhos variados nas unhas, ressurgiram se tornando uma febre mundial, principalmente entre as fashionistas.

Em 1925, com a criação de tintas automotivas, surgiram fórmulas de esmaltes parecidas com as que usamos nos tempos de hoje.

A moda não se prende apenas à roupas, ela é tudo. Não adianta estar com um look bárbaro e as unhas mal cuidadas, os detalhes são tão importantes quanto todo o resto. Beijos.

MUNDO DOS FILMES

Gravidez de Scarlett Johansson altera as filmagens de Os Vingadores 2 Prestes a iniciar as filmagens com os atores principais de Os Vingadores 2, o longa-metragem terá seu cronograma alterado devido à recém-anunciada gravidez de Scarlett Johansson, a Viúva Negra do supergrupo de heróis. A ideia dos produtores é que as filmagens envolvendo a atriz sejam antecipadas, de forma que ainda seja possível esconder a gestação. O problema é que Johansson participará da turnê

de divulgação de Capitão América 2 - O Soldado Invernal, que terá sua estreia mundial em 26 de março. O início das filmagens de Os Vingadores 2 está agendado para 5 de abril, o que lhe daria pouco tempo para se preparar para a personagem. Os Vingadores 2 será o ápice da Fase Dois da Marvel, que teve início com Homem de Ferro 3 e ainda conta com Thor: O Mundo Sombrio e os ainda inéditos Capitão América 2 e Guardiões da Galáxia. A estreia nos cinemas está agendada para 1º de maio de 2015. 12 | duplanoticia.com

2 quinzena de Fevereiro de 2014


ENTRETENIMENTO

duplanoticia.com

Sabores de outono

Ingredientes •

1 copo (americano) de lentilha

1 copo de arroz

4 calabresas finas da sadia

1 caldo knorr de feijoada

1 pitada de curry

1 pitada de sal

cheiro verde a vontade

1 pimentão

1 tomate grande (ou 2 pequenos)

1 cebola grande

2 dentes de alho amassados

azeite (pouco somente para dourar o arroz)

Modo de preparo Lave bem a lentilha e depois coloque de molho por 2 horas Passada as 2 horas, leve ao fogo para cozinhar e em água fervendo acrescente o caldo Knorr de feijoada e o sal Deixe cozinhar por 10 minutos Observar para não queimar, pois seca a água muito rápido Se precisar acrescente mais um pouco de água sempre fervendo

2 quinzena de Fevereiro de 2014

Deixe cozinhar a lentilha até ficar ‘al dente’ Corte a cebola, em tamanhos pequenos e corte também em rodelas finas a calabresa Em uma panela coloque a cebola e a calabresa e deixe dourar até ficarem com aspecto de bem passadas e reserve Em seguida faça o arroz conforme o costume, mas diminua o sal (pois na lentilha já tem sal e na calabresa também) e acrescente os 2 dentes de alho amassados e o fio de azeite para que doure junto com o arroz Depois que torrar o arroz com o alho, acrescente água para que cozinhe Quando secar a primeira água e antes de colocar a segunda água no arroz, acrescente na mesma panela a lentilha e a pitada de curry Caso seja necessário coloque um pouco de água para terminar de cozinhar o arroz Enquanto seca o arroz e a lentilha, pique o tomate, o pimentão e o cheiro verde bem pequenos Depois de pronto o arroz com a lentilha, retire e coloque em uma travessa Em seguida misture o pimentão, o cheiro verde, o tomate, prove o sal e decore com a calabresa acebolada

13 | duplanoticia.com


duplanoticia.com

ESPECIAL

Karina Faria

As noites da Serra Gaúcha não foram mais as mesmas depois que a menina de olhos singelos, mas de muita personalidade invadiu as noites do público da Rádio Solaris. TEXTO: KARINA FARIA/CLÁUDIO SANTOS | FOTOS: FABIANO BRYCE

programação da rádio na época, lembro como se fosse hoje, consegui o meu horário nas tardes, mas não era o estilo musical que eu queria. Na época a roqueira estava a tocar Mano Lima, e lembro-me bem até a música Tchê: O guasca e a Roqueira. (risos). Bueno, o tempo passou e aí sim, conquistei o horário que eu queria. Sábados à tarde com o melhor do Rock And Roll. Aííííí o mundo sorriu pra mim. O tempo passou e veio a minha oportunidade de apresentação em público. Foi em 2003 no II Encontro Rock no Ipê, no Clube Ideal, com o melhor cover mundial do AC/DC.

Respiro música. Simplesmente assim!

A minha vida não seria mais a mesma.

Eu sempre digo, fui gerada ao som de Elvis lá em 1986. A gravidez inteira de minha mãe foi ao som do Rei, e hoje aos meus 27 anos, a existência da boa qualidade musical ainda é do Rei.

O ano de 2012 seria de totais mudanças e realizações profissionais. No dia 08 de março de 2012, abertura de uma nova emissora do Grupo Solaris: a FM 97.3.

Me refiro ao Rei porque é o primeiro a ser lembrado em quase toda a parte da minha vida. Agradeço aos meus pais por eu ser uma biblioteca musical no decorrer dos anos: toda a saga dos anos 50, 60 e 70, lá estava a Karina a escutar, dançar e a vibrar. Mas vamos ao que interessa:

O jeito musical de ser O mais excelente é que, ao longo do tempo, tenho me dado conta de que música é, acima de tudo, cultura. É amar, é viver. Tenho descoberto que a influência da música – e de uma música - sobre a psique é totalmente e simplesmente única. É o que me traz à mente algumas memórias que palavras por si só não conseguem definir. Reaviva lembranças e sentimentos do passado, quase que no segundo que começa a tocar. Além disso, torna possível abrir minha mente, tentar o novo e ver o diferente. Aumenta a capacidade de interpretação em várias situações da vida, me dando força e energia para seguir em frente, sorrindo, sempre. Enfim, a música é parte importante da minha vida, e nunca deixará de ser. Porém, penso que a música é algo que se transforma a cada dia. E transforma o ouvinte também. A música é um fator que altera a química do nosso cérebro, sobretudo quando está presente na maioria dos locais que habitualmente frequentamos.

2 quinzena de Fevereiro de 2014

Independente do tipo de música que cada um ouve, o fundamental é aproveitar a emoção que cada estilo libera. Por mais que a pessoa não perceba nada sobre a teoria da música ou não saiba tocar nenhum instrumento, tem sempre aquela letra ou melodia na cabeça que o faz cantarolar. Com isto, percebe-se que todos gostamos de música e que esta pode fazer a diferença no nosso dia a dia, proporcionando grandes momentos numa amizade, num romance, ou em momentos de grandes emoções.

Hoje, meu trabalho. Que a música faz parte de minha vida, isso eu não preciso mais provar. Minha história com o rádio veio no início de 2004. O abre portas de tudo isso foi a Rádio Natura FM 104.9, comunitária na época. Naquele tempo eu era uma aborrecente rebelde que curtia muitos shows de Rock And Roll. Até aparecer a oportunidade de fazer parte da

Programas como o Atitude e Balonê, estão hoje entre os mais lembrados do Grupo Solaris. Na metade do ano de 2012 inaugura-se mais uma nova rádio: a Solaris FM 89.7 de Flores da Cunha. Hoje a Karina comanda as noites da serra gaúcha, 97.3, 89.7 e AM 1110. De segunda a sexta-feira das 20 às 23h uma programação total retrô, focando nos clássicos das décadas de 50, 60, 70 e 80. Nessa brincadeira duas edições só no ano de 2013, ocorreu a festa Balonê, com os clássicos dos anos 80. O programa Balonê rola no Grupo Solaris toda a sexta-feira. Para os mais apaixonados, toda as segundas rola o Baladas Balonê. Para os roqueiros de plantão tem o Terça Rock, nas Quartas, uma programação que tem total apoio do ouvinte que é o especial do Programa Atitude com bandas ou Artistas solo. Na quinta no programa Atitude, os clássicos musicais No Seu Lado B. As noites da serra gaúcha não são mais as mesmas, tenham certeza disso, it’s only rock’n roll!

15 | duplanoticia.com


duplanoticia.com

SOCIEDADE

Beatriz e Volmir, no dia mais importante de suas vidas, casaram na Igreja Matriz de Antônio Prado. Após a cerimônia, os convidados foram recepcionados no Restaurante Planalto. Foto: Studio D’Avila

Elenize Bressan Candiago, blogueira do Dupla Notícia, em seu dia de folia no carnaval de Antônio Prado, realizado no Clube União.

Luiza Poletto em seu aniversário de 15 anos, realizado no dia 14 de fevereiro 2014 nas dependências do Restaurante do Vale.

Foto: Cláudio Santos/Dupla Notícia

Foto: Rodrigo Lermen/Studio Imagem

IX Campeiraço de Ipê movimentou a região durante o fim de semana de 28/02 no CTG Tronco do Ipê. A sociedade parabeniza os organizadores. Fotos: Cláudio Santos/Dupla Notícia

16 | duplanoticia.com

2 quinzena de Fevereiro de 2014

Dupla Notícia - 2ª quinzena Fevereiro/2014  

Dia Internacional da Mulher. Procuramos representar, por meio do exemplo, o que é ser mulher de verdade. E ainda mais: o que é passar valore...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you