Page 1

EDIÇÃO 2011


“O

” o p m e T

Dias, semanas, meses, anos “Nenhuma dificuldade, nenhum obstáculo é mais angustiante do que se caminhar solitário... sem mãos que se tocam, sem ombros que se apóiam, sem olhos que se olham.” A frase foi citada pelo ex-presidente norte americano, Abraham Lincoln, e representa muito bem a história da Esposende, construída por colaboradores que acreditaram e, juntos, superaram os desafios para realizar o sonho de montar essa grande rede de lojas. Tudo o que fazemos e falamos são histórias. Somos o que somos por causa de nossas histórias, por mais simples que sejam. E as histórias se cruzam, da própria empresa, clientes, vendedores, estoquistas, gerentes, supervisores, diretores, atendentes... Conforme os dias, semanas, meses e anos passam, essas histórias ficam ainda mais valiosas, porque são agregadas a novos desafios que tornam a realização de nossos sonhos ainda mais emocionante. A Esposende tem orgulho de fazer parte da história de cada um de seus colaboradores. Orgulho de poder acompanhar de perto a superação, o esforço e a vitória de cada um. A história da Esposende também se confunde com as conquistas pessoais de seus integrantes. Assim, a rede pretende continuar junto de todos construindo, agregando, completando e confundindo histórias ao longo do tempo.


De

Maria Helena dos Anjos

fio sa

Serviços Gerais – Loja 899 Entrou em outubro de 1986

“Esse foi meu primeiro emprego. Me pediram para deixar o prédio da Esposende em ordem, mas acharam que eu não conseguiria. Porque, na época, era muito nova. Em 15 dias limpei tudo e fui contratada. Agora eu só saio aposentada.”

Dias...

Su

“Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem.” (Marcel Proust)

sso e c Flávio Roberto Absalão Supervisor – Loja 899 Entrou em julho de 1986

Edleuza Duarte de Vasconcelos Silva Auxiliar de Escritório – Loja 899 Entrou em junho de 1986

“Consegui meu emprego, conheci meu marido, que era vendedor, tive meus filhos, comprei minha casa própria... São 25 anos construindo uma vida aqui dentro.”

Se

“Existe um companheirismo e compromisso da equipe toda dentro da empresa. Ela é tão importante quanto a nossa família. E esse é o segredo do sucesso da Esposende.

o ent m i nt

Em qualquer relógio o dia terá sempre 24 horas, tempo que contabilizamos para a Terra realizar o movimento de rotação, onde o planeta dá uma volta exata em torno do seu próprio eixo. Os ponteiros irão apontar as horas, minutos e segundos para a passagem do dia. No entanto, para cada pessoa o dia será diferente. Alguns reclamam que demora a passar, outros acham que passa rápido demais. Para uns, o dia foi chato, cansativo. Há os que aproveitam tanto que chegam a pedir que jamais termine. Quem define como ele será, bom ou ruim, curto ou longo, chato ou inesquecível, é você mesmo. Cabe a cada um aproveitar todos os momentos e tornar única, as experiências vividas no dia. Imagine tornar 9.125 dias ou 25 anos em momentos de felicidade e de boas histórias para contar.


a ó ri t e aj

Tr

Tr

José Etivaldo de Vasconcelos

ia tór e aj

Arleide Florinda de Oliveira

Assistente de Service Desk – Loja 899

Caixa - Loja 802

Entrou em outubro de 1991

Entrou em novembro de 1996

“Entrei na empresa quando existiam apenas 10 lojas. Sempre fico na expectativa para novas conquistas e a cada nova loja inaugurada é sempre uma comemoração para mim.”

ento m i c es

Vi

Gerente - Loja 815

Caixa – Loja 822

Entrou em junho de 1996

Entrou em novembro de 1991

“Para motivar os funcionários uso o tema da vitória do Ayrton Sena. Cada vez que batemos a meta colocamos a música. A loja vira uma verdadeira festa.”

“Com a expansão da Esposende, também crescem as possibilidades e oportunidades para os colaboradores. Vamos crescendo juntos.”

iç ão

Qu

Aníbal Ferreira de Melo Junior

u rib t n

Gerente de Informática – Loja 899 Entrou em agosto de 1991

Re

ec nh o c

Entrou em outubro de 1996

“Fui escolhido pela empresa para fazer um curso de segurança no trabalho. Agora, posso alertar, evitar e prevenir acidentes junto aos meus colegas.”

imento Pedro Alexandre Andrade dos Santos Supervisor - Loja 899

ç ão

Vendedor – Loja 809

“Como estou a 20 anos na empresa, acompanhei os processos de mudança e informatização da rede. Isso contribuiu muito para mim pessoalmente e profissionalmente.”

Uma amizade verdadeira é como uma árvore que precisa ser plantada e cultivada com carinho e esmero. Plantamos a semente e vimos crescer uma árvore cerejeira com 960 semanas.

a

ca lifi

Cleomildo Sérgio da Silva

Or

A cerejeira é considerada sagrada pelos japoneses por ser um símbolo de felicidade, amor e amizade entre as pessoas. A flor da cerejeira está relacionada à beleza, vida e esperança, e o fruto, a cereja, é a materialização de tudo isso.

São nove meses para gestação de um bebê. Ou 36 semanas, como os médicos costumam contabilizar o período de gravidez.

Juarez Cordeiro do Nascimento

Vanuza Regina de Luna Guedes

São semanas de espera até surgirem as primeiras folhas verdes, os sinais de que dali brotarão os primeiros galhos de uma frondosa árvore, como a cerejeira.

Meses ...

ria ó t

Co

Para plantar uma árvore é necessário passar semanas regando a semente, cultivando a muda, preparando e adubando o terreno.

Cr

Semanas...

“Fiz muitas amizades aqui dentro. Até os que já saíram, continuam amigos.”

lho u g Robson José da Silva Gerente - Loja 816

Entrou em agosto de 1991

Entrou em novembro de 1996

“Fui chamado ao palanque na festa de 40 anos da Esposende, onde fui homenageado. Fui reconhecido pelo meu trabalho e isso me deu ainda mais motivação para trabalhar.”

“Já ganhamos um troféu por ser a loja com a menor inadimplência. Isso é um orgulho e estímulo para continuarmos batendo as metas e mantendo o título.”

Para vir ao mundo, a criança deixa o conforto do útero da mãe para desbravar o desconhecido. Caberá aos pais dar carinho e conforto para a chegada do pequeno ser, que ainda deverá trilhar um longo caminho até chegar à maioridade. No processo de crescimento é preciso dinamismo e adaptação às mudanças. Esses fatores levam a uma busca contínua por desenvolvimento e aperfeiçoamento. Os desafios constantes que fazem parte do dia a dia, desde o nascimento, fazem os indivíduos crescerem a cada obstáculo transposto. Para superar é preciso superar-se. E acreditar em si mesmo é uma atitude propícia para desencadear um processo mais potente de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal. Acreditar e agir são as molas mestras do conseguir. Se juntarmos tudo o que vivemos nesses últimos 15 anos de história, vamos perceber o quanto crescemos, profissionalmente e pessoalmente. E o melhor de tudo isso é que ainda tem muita coisa boa por vir.


In

Or

lho u g

Wellington Carolindo da Mata

Sérgio José Silva

Vendedor – Loja 814

Gerente - Loja 815

Entrou em outubro de 1996

Entrou em novembro de 1996

“Agradeço o incentivo e credibilidade que a empresa deposita nos colaboradores. Hoje, somos muito mais fortes.”

vimento vol n se

Op

o

ida n u rt

Benedito Vicente da Silva

Cícero Mendonça da Silva Vendedor – Loja 824

Gerente - Loja 825

Entrou em janeiro de 1996

“Como falo espanhol, inglês, alemão e francês já tive oportunidade de atender muitos clientes estrangeiros. Com a copa de 2014, espero receber novos turistas. Além de atender bem, tem que gostar do que faz. Sou muito feliz com meu trabalho.”

“Comecei como estoquista, virei vendedor e hoje ocupo cargo de gerente. Quero continuar aprendendo, acumulando experiência e crescendo aqui.”

De

de

me olvi nto v n se Josuel Barbosa da Silva

Vendedora – Loja 820

Eletricista – Loja 899

Entrou em setembro de 1996

Entrou em dezembro de 1996

o izad d n re

“Existe uma irmandade dentro da empresa, nunca houve desentendimentos ou brigas. Tudo funciona em harmonia.”

In

Ap

“Ao me contratar, a Esposende não se importou com a minha idade. Sou muito agradecida pela oportunidade e hoje quando entro de férias, penso na loja e já fico com saudades.”

Rildo Andrade Silva

Vendedor – Loja 814

Entrou em novembro de 1996

“Com a aquisição da Esposende pela Paquetá pude aprender ainda mais.”

o tiv n ce Claudio José Char Vendedor – Loja 808

Entrou em setembro de 1996

“A festa dos 40 anos foi marcante. Nunca tínhamos nos confraternizado antes. Esses eventos incentivam ainda mais os colaboradores a continuar o trabalho.”

Ha

De

“No momento que mais precisei, quando sofri um acidente de trânsito, a Esposende me amparou. Isso foi fundamental para minha recuperação e minha volta ao trabalho.”

Olga Maria da Silva

o tiv n ce

rm

on

ia


Gr

Su

sso ce Gerente - Loja 802

Vendedor – Loja 808

Entrou em agosto de 1996

Entrou em junho de 1996

“É gratificante observar que tudo o que conquistei na vida foi fruto do meu trabalho nesta empresa.”

ão ix

Pa

ão ix Marta Maria Santana dos Santos

Edmilson Alves Cardoso

Caixa – Loja 802

Gerente – Loja 805

Entrou em setembro de 1996

Entrou em dezembro de 1996

“É muito bom se sentir assistida principalmente em momentos difíceis. Isso já aconteceu comigo e a empresa não se fez de rogada. Gestos como uma ligação fazem toda diferença.”

M

“Abri mão do cargo de supervisor, em outra rede de loja, para ser vendedor na Esposende. Fiz uma escolha que deu certo. Trabalho com paixão e não meço esforços pra ajudar a manter o padrão da marca. Isso vem do coração.”

u

nç a a d Maria das Graças Alves da Silva Entrou em dezembro de 1996

“Nesses 15 anos, a Esposende mudou muito e mudou para melhor. Trabalhamos e vivemos em outro clima, em outra empresa.”

“Vou fazer 16 anos na Esposende e sou muito feliz aqui. Já fui homenageada e me senti prestigiada. Tudo que consegui até hoje, devo a Deus e ao meu trabalho na empresa.”

tas

Entrou em junho de 1996

“A Esposende sempre me ajudou nas grandes conquistas na minha vida.”

Ru

Co

Entrou em outubro de 1996

Gerente – Loja 803

nt cime o e d ra

Vendedora - Loja 808

Vendedor – Loja 807

Deraldo Candido de Souza Filho

Ag

Pa

“Foi a partir do meu trabalho que constituí minha família, comprei meu carro e minha casa própria.”

uis q n

ão

Manuel Borja de Oliveira

Ronaldo Fagundes do Nascimento

Severino Claudino de Oliveira

id at

m

o Vagner Antunes Pereira Auxiliar de Compras – Loja 899 Entrou em fevereiro de 1996

“Sou do Sul e fui convidado para vir trabalhar no Recife no período de aquisição da rede pela Paquetá. Foi uma verdadeira mudança, mas estou adorando morar e trabalhar aqui.”


Op

Re

a

o

nida u t r

de

Clayton Araújo Santos

ção a z li

Vendedor - Loja 802

Entrou em novembro de 2001

“Era estoquista e, quando fui promovido, tive condições de fazer minha faculdade de Administração.”

Rinaldo Vicente de Aguiar Auxiliar de Escritório - Loja 899

“A realização pessoal e profissional estão juntas na minha trajetória dentro da Esposende. Era estoquista e fui promovido a auxiliar administrativo e com isso tive a oportunidade de construir minha casa.”

Co

Entrou em julho de 1996

m

o em

ração

Anos... Sidclei Lira Barros Gerente - Loja 818

Eduardo Alves da Silva

A

Entrou em maio de 2001

m

“Cada passo tem que ser comemorado. Entrei como vendedor e há cinco anos assumi a gerência da loja onde comecei. Voltei à minha loja natal.”

or

Estoquista - Loja 838

“Muitas coisas boas aconteceram desde que entrei aqui na Esposende. Casei com uma cliente que veio comprar comigo. Acho que foi a mão de Deus.”

Luciano Nunes de Souza

Co

Entrou em outubro de 1996

ça ifan n

Gerente - Loja 814

Entrou em novembro de 2001

ro tu Paulo Roberto de Souza Gerente - Loja 815

Entrou em junho de 1996

“Consegui formar minha filha, e ajudá-la a fazer o intercâmbio na Espanha, onde casou e mora até hoje. Tudo isso graças ao meu trabalho.”

Su

Fu

“Ganhei uma loja nova e a posição de gerente. Foi muito positivo saber que sentem confiança em mim.”

a res p r Rubens Alves de Medeiros Gerente de Logística – Loja 899 Entrou em junho de 2001

“Entrei para ficar apenas três meses como prestador de serviços na área de TI e fui efetivado como analista de sistema. No dia do meu aniversário, fui promovido à área de logística onde atuo hoje.”

Certa vez Carlos Drummond de Andrade poetizou: “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.” É preciso sempre se reinventar. Podem ser pequenas ou grandes mudanças, ajustes na direção ou uma mudança total de rumo. Independentemente de qual for o caso, é preciso coragem. A cada ano renovamos nossas esperanças e aprendemos que podemos até fazer as mesmas coisas, mas de forma diferente. Basta um novo olhar, uma nova postura, um novo tratamento com as pessoas. Basta inovar para encarar uma nova década.


e

ulo nc

Marta Maria Martins de Mesquita

m

Assistente de Apoio Vendas – Loja 827

“Trabalhar numa empresa desse porte é muito bom porque temos como crescer sempre. Já me destaquei e fui reconhecido como o melhor vendedor da loja.”

“São as amizades, as pessoas que fazem a empresa. Aqui fiz amigos para a vida.”

Entrou em novembro de 2001

são een r p M

Co

Vendedor – Loja 818

Entrou em abril de 2001

he ul

r

Avanil dos Santos Araujo

Márcia Maria Lemos

Gerente - Loja 822

Entrou em agosto de 2001

Vendedora – Loja 830

“Trabalhava em Fortaleza e vim para o Recife cuidar do meu pai doente. A empresa foi compreensiva quando pedi transferência para Pernambuco, onde estou até hoje. Isso não tem preço.”

“Fui a primeira mulher contratada para trabalhar em uma loja da Esposende, em Fortaleza. Deu certo e no outro ano contrataram mais.”

Entrou em abril de 2001

es ad d vi

Ev

No

Edson Souza de Oliveira

Francisca Auricélia Moreira da Frota Crediarista – Loja 826

Vendedor – Loja 827

Entrou em junho de 2001

“A cada dia na venda é uma novidade. Já atendi até artistas locais e nacionais.”

“Passei oito anos como empacotadora, fui promovida a caixa e em seguida para o crediário. No início, eu achava que seria um peso, mas não foi. Consegui superar os desafios.”

mento reci u ad

Co

A

Entrou em dezembro de 2001

m

s

De

Carlos Alberto Silva de Barros

u aq t s

Fabiana Rego Cardoso

Auxiliar de Pessoal Jr. – Loja 899 Entrou em junho de 2001

m

is s o om r p Franklin Charles Ferreira da Silva Vendedor – Loja 827

Entrou em outubro de 2001

“Passei 10 anos na recepção e agora estou no RH. Foi a melhor coisa que aconteceu. Fiz Gestão em RH e a Esposende me deu oportunidade de atuar na minha área.”

“Existe um reconhecimento dentro da empresa pela nossa dedicação e compromisso. Isso nos fortalece cada vez mais.”

ão uç l o


Ca

En

a eir rr

smo a i s tu

Aristóteles Washington Cavalcante de Sousa Vendedor – Loja 820)

Entrou em novembro de 2001

Micaías Lourenço Pereira Vendedor - Loja 805

“Não tenho o que me queixar. O gerente é acessível, sou tratado muito bem, e sempre que precisei a Esposende nunca me deixou na mão. Para mim está ótimo e espero que continue assim.”

Entrou em novembro de 2001

Su

“Já me ofereceram oportunidade de sair da loja, mas preferi continuar na Esposende. Gosto de trabalhar aqui e com vendas.”

Erivaldo Tavares Pinheiro

s ria

Vendedor – Loja 828

Entrou em junho de 2001

Hi

ó st

p

o aç ã r e

“Com muita adrenalina, já conseguimos bater a meta no último dia de dezembro. Foi uma alegria.”

Walberto Luís dos Santos Gerente - Loja 807

Entrou em maio de 2001

er az

In

“Eu ainda estava fazendo um curso de capacitação para ser gerente de loja quando recebi a notícia de que seria pai pela primeira vez. Coincidentemente, dois dias depois, fui informado de que seria gerente titular de loja. Esse momento ficou marcado em minha vida por ter conciliado minha necessidade pessoal com a ascensão profissional.”

Érico Nicácio Alves

Gerente - Loja 821

Entrou em novembro de 2001

“Foram 10 anos de muita luta, dedicação... Faz cinco anos que sou gerente e vivenciei muitas mudanças e crescimento. Novas tecnologias foram investidas, cursos de capacitação são oferecidos e sempre que tenho tempo procuro me desenvolver para crescer junto com a empresa”

lho

Tr

Pr

a ab

Gerson Gonçalves da Silva

Alexsandro Santiago de Carvalho

Entrou em maio de 2001

Entrou em novembro de 2001

“Sinto prazer em ser vendedor. Gosto de receber bem os clientes. Aqui podemos fazer isso.”

“A Esposende marcou tanto a minha vida, que eu tirei minha Carteira de Trabalho para vir trabalhar aqui. Este é meu primeiro emprego e, se Deus quiser, será o último.”

Vendedor – Loja 803

Supervisor – Loja 899

ve

m s ti

ento


De

Edmilson de Oliveira Nunes

Im

c di

o aç ã

po

ncia â t r

Vendedor – Loja 828

Entrou em maio de 2001

Edson Ronaldo dos Santos Vendedor – Loja 813

“Além de ter ganhado muitos prêmios em ações internas da Esposende, foi através desse emprego, que consegui reformar minha casa.”

Entrou em novembro de 2001

Fe

“Certo dia, um cliente me perguntou se vendíamos guarda-chuva. Disse que não e mostrei para ele calçados e outros artigos da loja. O cliente gostou tanto do atendimento e dos produtos que acabou fazendo uma compra enorme. Todos, o cliente e eu, ficamos satisfeitos.”

l

ade d i ic Francisco Wilans Costa Ferreira Vendedor – Loja 828

Carlos Roberto Canha

Sa

Entrou em abril de 2001

t

“Um momento pessoal que marcou minha vida foi a felicidade de passar de estoquista a vendedor na mesma época em que descobri que iria ser pai.”

o aç ã f s i

Vendedor - Loja 816

“Já trabalhei em muitas unidades da Esposende. Nesse tempo, consegui comprar uma moto que eu tanto queria.”

José Abel da Silva Vendedor – Loja 840

Entrou em fevereiro de 2001

o nh

s Ivan Cleiton Teixeira de Souza Vendedor - Loja 827

Entrou em julho de 2001

“Desde que comecei a trabalhar na Esposende, pude realizar muitos sonhos pessoais. Com meu trabalho, consegui comprar meu carro, minha casa. E isso foi muito importante pra mim e toda a minha família.”

Es

So

“Era estoquista e passei para vendas. Consegui juntar dinheiro e comprar minha casa própria.

p

ça an r e Francisco de Souza Barreto Gerente – Loja 837

Entrou em junho de 2001

“Minha esposa havia perdido o emprego e quando estávamos desanimados, recebi uma indicação a promoção e assumi o cargo de gerente.”

As

Entrou em dezembro de 2001

são n ce


Sua História Nossa História  
Sua História Nossa História  

Sua História Nossa História

Advertisement