Issuu on Google+

Publicação interna da Paquetá Calçados • Varejo NE • Esposende • Abr | Mai | Jun • nº 3


$

boa dica

direto ao ponto

$

Chegamos na parte do ano mais importante para o nosso negócio: o segundo semestre. O varejo inteiro espera por ele e na Esposende não é diferente. Pois, é nesse período que conseguimos alavancar ainda mais as nossas vendas, bater as metas e nos superar a cada ano. Planejamos muito, teremos datas importantes, como Dia dos Pais, Dia das Crianças e as festas de fim de ano, além de muitas promoções e campanhas. Agora é hora de arregaçar as mangas, usar todas as habilidades para vender melhor e mais, conquistar novos clientes e, consequentemente, atingir os resultados pretendidos. Mas, não é só nas lojas que precisamos que tudo continue correndo bem. Cada um, seja qual for a sua função, precisa desenvolvê-la muito bem para que todos ganhem. Afinal, somos um time. Os desafios são grandes, mas com dedicação, foco e muita garra temos a certeza que conseguiremos fazer um segundo semestre bem melhor que nos anos anteriores. Assim, vamos a ele. A Direção

É hora de poupar

$ $ $

Quem não gostaria de comprar uma casa, viajar ou até mesmo adquirir aquela roupa fantástica que sempre sonhou sem se preocupar com as dívidas no final do mês? Não existe uma fórmula secreta para se organizar financeiramente, mas seguir algumas dicas pode levar à segurança necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo ter uma garantia para eventuais imprevistos. É buscando uma melhor qualidade de vida, tanto hoje quanto no futuro, que para algumas pessoas, este processo de definição de metas é algo que ocorre naturalmente. É o caso do Herber Albuquerque, gerente da loja 805, que economizando uma graninha conseguiu organizar as finanças e sair do sufoco. Seu salário é dividido em três partes que são administradas da seguinte maneira: com 35% ele paga as contas do mês, 35% é guardado na poupança e o restante é usado no dia a dia para despesas. “Qualquer um pode economizar. Independente do salário, se cada um se organizar e guardar R$ 50,00 por mês, por exemplo, em um determinado período vai conseguir ter um bom pé de meia para comprar o que deseja ou até mesmo para não ser pego por algum imprevisto”, dá a dica. Pensando nos benefícios que uma boa administração financeira pode trazer em longo prazo, Herber não se deixa atrair pelas compras parceladas, crediários ou cartão de crédito, prefere pagar na hora. “Nas compras à vista ainda dá para negociar e conseguir um bom desconto no produto”, conta. Outra sugestão do gerente é anotar tudo que se gasta em uma planilha, que deve ser alimentada sempre que existir uma nova despesa. Assim, ele consegue controlar melhor os gastos mensais, economizar, cortar excessos, poupar, definir metas e alcançá-las.

expediente Pé da Letra é uma publicação da Esposende/Paquetá, dirigida ao público interno e com circulação restrita. Coordenação: Carlos Moraes – Gerente de RH da Esposende, Paulina Teixeira – Psicóloga e Ana Carolina Escorel - Psicóloga | Revisão: Marketing da Esposende – Eliana Muller e Vanusia Leite | Realização: Dupla Comunicação www.duplacom.com.br | Jornalista responsável: Michele Cruz – DRT – 3147-PE | Edição: Andréa Xavier | Reportagens: Anne Mendes, Fernanda Lima, Marília Carvalho e Mirtes Swã. | Diagramação: Azuré Publicações | Fotos: Antônio Henrique Quer sugerir outras matérias? Escreva para pedaletra@esposende.com.br

$


Pé da Letra • Abr | Mai |Jun • nº 3

cara nova

Mais

Modernas

Mudar é sempre bom, pois estimula o desafio. Na Esposende é assim. Três unidades passaram por reformas e ganharam um layout mais moderno, bonito e inovador. As equipes estão treinadas e entusiasmadas para atender ainda melhor os clientes. Confira as novidades:

Loja 851 • Hiper Bompreço • Natal - RN Reinaugurada no dia 25 de fevereiro de 2012

Loja 818 • Cabo • PE Reinaugurada no dia 31 de março de 2012

Loja 835 • Midway Mall • Natal • RN Reinaugurada no dia 29 de abril de 2012

3


Um passo de cada vez

Em Frente

Pé da Letra • Abr | Mai |Jun • nº 3

O programa de Trainee na Esposende oferece oportunidade aos colaboradores para que eles participem de uma espécie de “ensaio”. A intenção é treiná-los para que no futuro próximo eles assumam a gerência de uma das lojas da rede. A seleção é feita de maneira interna e externa, porém a prioridade é para os que já estão dentro da casa, ou seja, através dos resultados individuais é possível alcançar uma boa promoção. Conversamos com os novos trainees, colegas reconhecidos e selecionados, que estão cheios de energia para assumir as funções.

Noelma Marcelino – Loja 834 Natal “Já penso em fazer faculdade de administração para me aperfeiçoar na área. Quero continuar crescendo dentro da Esposende e vou me esforçar para assumir a gerência de uma loja. Sinto-me pronta.”

Deisy de Fátima Silva – Loja 870 Vitória “Trabalho na Esposende desde 2006. Comecei como promotora, fui promovida a caixa, crediarista e coordenadora. Agora estou no programa de Trainee. Isso é resultado de um trabalho feito com muito amor e dedicação.”

4

Ana Paula Martins – Loja 827 Fortaleza “Entrei como vendedora em 2008, passei dois anos como coordenadora e recebi com surpresa a promoção. O reconhecimento é um sinal positivo do meu trabalho. Vou continuar me esforçando para chegar na gerência.”

Neyliane Oliveira – Loja 830 Fortaleza “É um momento mágico. Percebemos que tudo que fizemos valeu. Tenho três anos na empresa, comecei como aprendiz e fui crescendo. Agora quero chegar mais longe. Não quero ter limites.”

Francisco Luciano – Loja 827 Fortaleza “Ter esse reconhecimento é muito bom. Quando vejo onde consegui chegar hoje e onde estava, percebo que estou crescendo e seguindo meu caminho.”

Cássia Brandão – Loja 847 Sobral “A luta diária para bater as metas, a ajuda aos vendedores em busca de um bom atendimento ao cliente, tudo foi reconhecido. A promoção foi como sangue novo na veia. Estou muito empolgada.”


sucesso

Pé da Letra • Abr | Mai |Jun • nº 3

para alcançar o Monique Joana – Loja 803 Recife

Claudenice Germana – Loja 812 Shopping Recife

“Vou fazer nove anos na rede e fiquei muito feliz com essa promoção. Estou preparada para assumir os desafios e responsabilidades de uma loja com toda garra e força.”

“Eu e meus colegas selecionados estamos amadurecendo e a empresa está contando com a gente para crescermos juntos. Agora é só dar mais um passo para assumir a gerência de uma loja.”

Luciana Cabral – Loja 814 Shopping Tacaruna “Conquistei meu primeiro emprego na Esposende. Entrei em 98 como auxiliar de crédito e veja onde estou: no programa de Trainee. Trabalhei muito e esperava que esse dia chegasse. Já aprendi muita coisa, mas estou ainda mais disposta. “

Paula Fernanda – loja 832 Caruaru Deyvison Lopes – Loja 857 S. Lourenço da Mata “Queria ser Trainee. Com a promoção, vou me esforçar ainda mais para assumir uma unidade e o cargo na gerência. Estou treinando bastante para isso. Não tenho medo de trabalho.”

“Essa é uma sensação maravilhosa. A Esposende valoriza o trabalho dos profissionais e oferece oportunidade para que eles cresçam. Isso tudo é muito gratificante.”

Luciana Andrade – Loja 810 Shopping Recife “Agora é me preparar para a próxima etapa. Sei das dificuldades e responsabilidades que terei daqui por diante, mas isso serve como estímulo para me esforçar ainda mais.”

5


capa

Pé da Letra • Abr | Mai |Jun • nº 3

O Maranhão é a nova casa da

Esposende Criativo e diversificado. É assim o povo maranhense. Fazem vasos, bolsas, chinelos, toalhas, chapéus, miniaturas inspiradas em símbolos da cultura regional. As matériasprimas são variadas. Algodão, couro, madeira, argila e até de fibra de algumas plantas, de onde muitos tiram o sustento e fazem riqueza para o estado. São Luís é a segunda maior cidade em crescimento do PIB no Nordeste e possui um mercado consumidor muito atraente.

6


Pé da Letra • Abr | Mai |Jun • nº 3

É apostando nesse cenário que a Esposende, já consolidada nos mercados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, chega ao Maranhão com cinco novas unidades que vão aquecer a economia local e gerar mais de 200 postos de trabalho. “São três lojas na Rua Grande, que fica no centro de São Luís, outra no Shopping Rio Anil e mais uma no Shopping Tropical” explica Marcos Godoy, gerente comercial da Esposende. Ele ainda afirma que o respeito a cultura local, a qualidade no atendimento aos clientes, a facilidade de pagamento proporcionada pelo Esposendecard e o mix diferenciado de marcas renomadas devem ser os diferenciais da rede para atender o público.

A Esposende é sinônimo de qualidade, tradição e variedade, adjetivos que se encaixam perfeitamente no desejo e cultura do povo do Maranhão. Com mais de 1,5 milhão de clientes em todo o Nordeste, a marca é uma das mais procuradas e lembradas pelos consumidores na hora de adquirir um calçado onde atua, o que deve se repetir no novo mercado. Já são 67 lojas em toda a região e uma média de 40 empregos em cada unidade. A rede viu no Maranhão uma oportunidade única de expansão e todo esse investimento se deve ao crescimento da economia regional, a necessidade de conquistar novos mercados e a possibilidade de apresentar a marca para ainda mais clientes. Hoje a Esposende conta com dois mil funcionários, atendendo por mês, em média, 400 mil clientes. Duas das cinco lojas da terra do bumba-meu-boi já estão no padrão Esposende. As outras três já ostentam a informação “Star agora é Esposende” e a marca nas fachadas (Star era o nome da rede adquirida pela Esposende). As equipes foram capacitadas e estão extremamente empolgadas para atender aos novos clientes. “Respeitamos a história que cada um traz consigo. Queremos agora é que esses profissionais construam uma nova história com a Esposende, fazendo parte de uma das marcas que mais cresce no ramo de calçados no Nordeste”, completa Godoy.

7


TI

pra você

Interligando a Rede

Meritocracia Quando nos debruçamos sobre as estratégias para Gestão de Pessoas, vamos encontrar no universo prático das empresas um grande número de conceitos, ferramentas e princípios para nos orientarmos. Uma dessas armas que nos atrai mais especificamente é o conceito de MERITOCRACIA, que podemos traduzir como o “Poder pelo Mérito”. Trata-se de orientar o gerenciamento de carreiras, promoções, premiações, desenvolvimento, tudo afinal baseado no princípio do MÉRITO.

A Esposende, atualmente, é composta por 67 lojas espalhadas pelo Nordeste. E para interligar todas, dando apoio necessário, o varejo possui uma equipe de suporte técnico graduada na área da tecnologia, a famosa TI (Tecnologia da Informação).

(Oi e Embratel) quando existem problemas no sistema; suporte aos usuários dos escritórios e acompanhamento de toda a infraestrutura quando ocorre uma inauguração, para que o ponto de venda abra com todo apoio de informática necessário.

São nove profissionais, trabalhando de domingo a domingo (das 7 às 23h), para dar apoio imediato às unidades. Além deles, a equipe conta com uma analista de sistemas, que atende à demanda do sistema de informação de toda região, dois estagiários e um analista de redes. “Mesmo sendo uma área em que os homens habitam mais, vale ressaltar que as mulheres têm se destacado bastante, demonstrando total competência e firmeza nas ações”, afirma o gerente de TI da Esposende, Anibal Melo.

“Fazemos um atendimento remoto, ou seja, entramos no computador da loja e procuramos corrigir erros que sejam da nossa competência. Quando o erro ultrapassa o limite da nossa compreensão, por dizer respeito à aplicação, ou de banco de dados, abrimos uma ocorrência para desenvolvimento ou DBAs - profissionais que administram bancos de dados”, explica.

A TI Nordeste é responsável pela manutenção, substituição, configuração e instalação dos computadores; estabelecimento de comunicação entre a loja e as operadoras

Trataremos aqui, do conceito aplicado aos processos de seleção interna, ou seja, de promoções. A estratégia é a impessoalidade dos processos. É criar ferramentas que permitam o surgimento e a ascensão dos mais competentes. Que os participantes de um processo interno possam se auto-avaliar e saiam convencidos de que os melhores naquele cenário foram os escolhidos e que cada um terá a sua chance. A isso chamamos de TRANSPARÊNCIA. A Paquetá tem na nossa bandeira Esposende, um braço do varejo com uma imagem para seus clientes, de solidez e de credibilidade incalculáveis. Nós do RH nos inspiramos na força incrível de nossa marca, para imprimir aos nossos processos internos o mesmo nível de confiabilidade perante nossos clientes, que são nossos colegas espalhados pelas 67 lojas e escritório no Nordeste. Acreditamos que conquistamos esta confiança. Sabemos que isto não tem preço! Carlos Moraes - Gerente de RH

8

“Mesmo sendo uma área em que os homens habitam mais, vale ressaltar que as mulheres têm se destacado bastante”.

O grande diferencial da Esposende é o seu controle rigoroso com todas as informações em tempo real da sua carteira de clientes e dos seus estoques, possibilitando saber imediatamente onde se encontram os produtos em caso de falta, sem deixar o cliente sair da loja sem ele.


Diferença

bons exemplos

Organização que faz a

Pé da Letra • Abr | Mai |Jun • nº 3

Conhecido em toda Esposende pelo apelido “Cobrinha” – por ser um torcedor apaixonado pelo Santa Cruz Futebol Clube o chefe de estoque Williams Silva Reinaux é um exemplo de dedicação e comprometimento com o trabalho. Há 15 anos na rede de calçados, ele começou exercendo a função de estoquista e passou por três lojas até receber uma proposta para coordenar os colegas, de mesmo cargo, na loja 807. O convite veio do supervisor e foi fruto do trabalho desenvolvido pelo tricolor em uma temporada de saldão, época de muito movimento nas lojas. Segundo Cobrinha, organização e gosto pelo que se faz são combinações certas para alcançar metas e reconhecimento. “Para que uma loja venda bem, o estoque tem que estar arrumado. Isso agiliza muito o trabalho dos vendedores na hora de procurar o sapato para o cliente”. O chefe de estoque hoje lidera uma equipe de sete pessoas. Para facilitar o trabalho e manter a organização, o colaborador separa as tarefas e delega responsabilidades por atividade. O grupo se divide na varrição do setor, limpeza geral e colocação de referências nas mercadorias. Além disso, Cobrinha criou um sistema em que as caixas de sapatos mais antigas ficam nas prateleiras de cima dando lugar embaixo para as coleções novas que chegam a todo o momento. Com organização e técnica o estoque de Cobrinha e equipe já ganhou o reconhecimento de toda a Esposende. “Recebemos um troféu na confraternização da empresa, no final de 2010. Quando o prêmio chegou nas nossas mãos, foi uma animação só. Todos estavam satisfeitos, pois corremos muito, nos estressamos, mas no final o sentimento é que somos verdadeiros campeões”.

“Para que uma loja venda bem, o estoque tem que estar arrumado. Isso facilita muito o trabalho dos vendedores na hora de procurar o sapato para o cliente”. 9


Pé da Letra • Abr | Mai |Jun • nº 3

Loja modelo

ajuda vivenciar a rotina do varejo Agora, antes de cairem em campo, os novos colaboradores da Esposende passarão por uma loja modelo. Isso mesmo. O espaço, que já funciona no escritório central da rede, foi criado para que os profissionais possam treinar tudo que irão vivenciar no dia a dia. Com estrutura dividida em caixa, estoque e vitrine, idêntica a de um ponto de venda, o local permite que os profissionais conheçam, de forma lúdica e experimental, os produtos e o padrão de atendimento ao cliente adotado pela Esposende. Através de simulações nas quais a equipe é dividida em grupos de colaboradores e clientes, é possível simular experiências de abordagem, sondagem, vendas adicionais e até mesmo como se despedir do cliente. Os recém-contratados também aprendem a tirar notas de pedidos e organizar o estoque de mercadorias. Crediarista na Esposende há nove anos, Josete Judith tem a oportunidade de multiplicar o conhecimento compartilhando o que sabe com colegas que foram contratadas para exercer sua mesma função. “A loja modelo é uma espécie de escola de varejo. À medida que ensino como operar o caixa ou o tratamento adequado que devemos ter com os clientes, aprendo com as experiências que cada uma traz em sua bagagem”, conta. Para Paulina Teixeira, psicóloga e responsável pela seleção de candidatos, trata-se de um espaço de aprendizagem que prepara o profissional antes de encaminhá-lo ao ambiente de trabalho. “Nela, eles podem tirar dúvidas, contornar objeções e aprender a argumentar com o cliente através do jeito Esposende de ser e atender”, garante. Outra boa notícia é que os profissionais antigos não ficam de fora da iniciativa. Para eles, a loja modelo funciona como um espaço de capacitação, onde podem reciclar o aprendizado e trocar conhecimentos de acordo com a convocação do Recursos Humanos. Além de comemorar a inauguração da loja, o RH Esposende também festeja a abertura de um auditório para treinamento teórico, uma sala para descanso com sofá, TV e revistas e o refeitório.

10


Pé da Letra • Abr | Mai |Jun • nº 3

É São João na Esposende, levanta a mão e depois arrasta o pé

O cantor, que já tem uma estreita relação com a marca, afirmou estar satisfeito em ter sido convidado pela segunda vez para estrelar a campanha junina. “Para quem já teve o prazer de conhecer como

funciona toda a loja, desde o atendimento na central telefônica ao estoque dos calçados, é muito significativo fazer parte da história da marca participando das peças publicitárias, ainda mais com minha música”, declarou. Ano passado, Wesley visitou lojas e o escritório central da Esposende para motivar ainda mais as vendas juninas. Na campanha, Wesley apareceu cantando, dançando e animando o público numa festa junina. Segundo ele, a Esposende tem tudo a ver com São João. “Quem gosta de arrastar o pé nessa época tem que usar um sapato bonito e confortável, que aguente o pique das festas. Nas lojas da marca é possível encontrar todos os tipos de calçados para curtir o São João”, afirmou.

Já curtiu a nossa página no

Facebook?

Seguindo a tendência mundial, a Esposende entrou na onda das redes sociais e lançou a Fan Page que já conta com mais 430 mil visualizações e mais de 9 mil curtidores. A proposta é ter um canal de resposta rápida com clientes, colaboradores e parceiros para divulgar promoções e compartilhar dicas. As ações desenvolvidas pela empresa contam com bons prêmios e dinâmicas diferenciadas, como a “Fã da cabeça aos pés” que sorteou um par de sapatos autografados por Wesley Safadão. O calçado foi usado pelo cantor na gravação do comercial da Esposende. Os fãs também participa-

plus

Bandeirolas, balões, barraquinhas, comidas de milho, chita, quadrilha, noivos, padre e delegado. Foi nesse clima, com tudo o que manda o figurino e a tradição junina, que a Esposende rodou a campanha para o São João deste ano. E como nessa data comemorativa não pode faltar forró, a rede repetiu a parceria de sucesso do ano passado e trouxe como seu garoto propaganda, diretamente da banda Garota Safada, o vocalista Wesley Safadão.

ram da campanha que ofereceu 10 ingressos para assistir ao show dele no São João da Capitá, no Recife, com direito a visitar o camarim, ganhar CD autografado e tirar fotos com o vocalista. Outra ação que movimentou a página no Facebook foi “No closet com os amigos”. A brincadeira permitiu escolher um amigo com perfil correspondente a cada calçado. Tinha as sapatilhas, para as amigas delicadas, as botas para os aventureiros ou as chuteiras para os bons de bola, entre outros. Além de interagir com os amigos no Facebook, o internauta pôde participar do sorteio de um Samsung Galaxy.

Diariamente, a Fan Page traz novidades, desafios e ideias divertidas a serem experimentadas. Então, fiquem ligados nos próximos sorteios e participem das promoções que a Esposende apresenta na página. Acesse http://www.facebook.com/ EsposendeCalcados e depois comente, compartilhe e curta à vontade. 11


Pé da Letra • Abr | Mai |Jun • nº 3

em comum

Meu Encontro Com...

Imagina conseguir chegar pertinho do ídolo ou daquela personalidade que você tanto admira? Já pensou em encontrar na rua o artista do momento e tirar uma foto com ele? Ter um registro dessa hora é algo que merece ser compartilhado. Conheça algumas histórias de colegas que conseguiram demonstrar carinho ao ídolo. Ana Eduarda Amorim, Call Center – Wesley Safadão Wesley Safadão, da banda Garota Safada, já é de casa. Quando esteve no Escritório Central da Esposende o cantor tirou fotos a valer com todos os fãs que encontrou nos corredores. Ana Eduarda fez questão de registrar o momento.

Gleyciane Cabral, loja 823 – Batista Lima Na semana do aniversário da Gleyciane Cabral, o vocalista da Banda Limão com Mel entrou na loja com a esposa para fazer compras. Como é fã, a vendedora pediu para tirar uma foto com o ídolo e ele não se fez de rogado.

Manoel da Silva e Cristiano Roger, loja 832 – Fernandinho, do São Paulo Futebol Clube Que futebol é uma paixão nacional, isso tudo mundo já sabe. Mas a emoção de encontrar um bom de bola é para poucos. Foi o caso dos vendedores Manoel e Cristiano que encontraram o craque Fernandinho do São Paulo na loja onde trabalham.

Eliana Fernandes, loja 868 – Luiz Fidelis

Antes de entrar na Esposende, Henrique José era radialista e sempre teve acesso aos artistas que passavam pelo Estado. No álbum de recordações não faltam nomes das paradas de sucesso. Olha ele com o grupo É o Tchan.

Qual é o nordestino que não gosta de um bom forró? Eliana Fernandes deu de cara com o músico e compositor Luiz Fidelis, que já compôs música para Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Quinteto Violado, e logo posou para a foto.

próxima edição

Henrique José, loja 801 – É o Tchan

Praias paradisíacas, parques, pequenas cidades do interior, cachoeiras. O Brasil é imenso, cheio de cenários e atrativos ainda desconhecidos por boa parte da população. Tem algum lugar que você conheceu e que deseja compartilhar com os colegas? Então conte pra gente através do email pedaletra@esposende.com.br ou fale com o seu gerente. As fotos e as histórias serão publicadas na próxima edição do Pé da Letra. Participe!

Tatiana de Lira, loja 848 - Geraldinho Lins Tatiana de Lira já havia presenteado o marido com um CD do Geraldinho Lins, mas quando o cantor entrou na loja ela não hesitou: registrou no celular e guarda a imagem com carinho até hoje.

Michele Silva, loja 899 – Jorge Vercilo Michele estava no Rio de Janeiro com o primo quando foi a um restaurante e viu que o cantor Jorge Vercilo estava lá. O click foi certeiro.


Pé da Letra