Issuu on Google+

INFORMATIVO INTERNO | ANO II | Nº 7 | SHOPPING RECIFE

Direto ao Ponto

É Natal no Shopping Recife O ano de 2012 foi especial. O Shopping Recife cresceu ainda mais com a chegada de uma nova etapa, que somou 56 novas lojas ao mix. Também entregou um novo edifício-garagem, para proporcionar maior conforto e comodidade aos clientes. O processo de revitalização, responsável por modernizar o Shopping, evoluiu bastante. Já é possível ver a nova cara do Shopping Recife nas etapas 1 e 2, onde as obras foram concluídas. Para fechar o ano com chave de ouro, o centro de compras preparou um Natal com um brilho especial. A decoração, na Praça de Eventos, traz o tema “Vila do Noel”, com direito a confeitaria da Mamãe Noel, carpintaria e casa do Papai Noel. O bom velhinho, inclusive, trocou o tradicional trono por um sofá vermelho para receber os pequenos na sala de sua casa. Porque até mesmo o Papai Noel, no Shopping Recife, sente-se em casa! O Shopping

também preparou uma exclusiva árvore digital, que transmitirá mensagens e fotos natalinas enviadas via Facebook, e apresentações musicais no formato de flashmob, que acontecerão em dias e locais surpresas. E tem mais: em uma parceria inédita com a Moura Dubeux, o Shopping Recife sorteará um apartamento de quatro quartos no Evolution. Um super prêmio, no valor de R$ 735 mil, coladinho ao Shopping. É ou não é uma ação que fará toda a diferença neste final de ano? Mas o Shopping Recife sabe que isso não basta. Cada colaborador é peça fundamental para o sucesso deste Natal. Um atendimento de qualidade é o maior presente que podemos oferecer ao nosso cliente. Lembre-se disso no seu dia a dia. Ofereça um sorriso, seja gentil e ajude a deixar o Natal do Shopping ainda mais iluminado. Afinal, essa casa é sua.


INFORMATIVO INTERNO | ANO II | Nº 7 | SHOPPING RECIFE

Acontece Por Aqui Festa temática Fim de ano chegando. É hora de olhar para trás e fazer uma retrospectiva das conquistas em 2012. Pensando em proporcionar um momento de descontração e estreitar os laços entre seus colaboradores e terceirizados, o Shopping Recife realizará uma festa de confraternização no restaurante Gio. O encontro será para cerca de 450 pessoas, no dia 6 de dezembro, com o tema “O Circo Chegou”. Palhaços, malabaristas, tendas, trampolins e mágicos farão parte desse cenário que promete grandes surpresas. Além disso, serão realizados sorteios de brindes. Agora, é esperar a data e curtir. Até lá!

Treinamento motivacional O Shopping Recife realizou, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, o treinamento motivacional – última ação do projeto “A Casa é Sua”. O objetivo do encontro foi preparar os colaboradores para o período das festas de final de ano, quando o fluxo de clientes aumenta no centro de compras. Para isso, a consultora Paula Leão palestrou para cerca de 200 pessoas na administração do mall. Na pauta, motivos para se empenhar nesse período de grande agitação. Esforço feito, recompensa alcançada!

Voluntariado Dedicar-se ao trabalho voluntário é sempre uma atitude cidadã que enobrece quem faz e ajuda quem recebe. Por isso, o Shopping Recife vem ampliando suas ações voluntárias com a participação de funcionários de diversos setores. No mês de agosto, 50 Jovens Aprendizes acompanharam a rotina dos profissionais do centro de compras durante o projeto “Sombra por um dia”. Uma experiência única, onde cada participante teve a oportunidade de conferir de perto diferentes carreiras e oportunidades profissionais.

Giro pelo Shopping Recife

Departamento de elétrica Você sabia que o Shopping Recife gera energia própria das 17h30 às 20h30? Como assim? O mall possui uma central equipada por três geradores de 2 MW, cada. Esses aparelhos são os responsáveis por gerar energia própria nos horários de pico, de segunda a sexta. Em casos de emergência, como um apagão, o sistema automatizado é abastecido de gás natural, não poluente, gerando em torno de 16,5 MW. O grande responsável por esse trabalho é o departamento de Elétrica. Formado por 20 profissionais capacitados, eles se revezam 24 horas para manter tudo em ordem, ou melhor, todas as 15 mil luzes acesas. Outra função importantíssima do grupo é o atendimento aos lojistas. O setor é responsável pela iluminação das vitrines, além de controlar a climatização e o funcionamento das luzes do edifício-garagem e da parte externa do Shopping, totalizando uma média de cinco mil pontos controlados.


INFORMATIVO INTERNO | ANO II | Nº 7 | SHOPPING RECIFE

Acontece Por Aqui

Utilizando a bicicleta para chegar ao trabalho Quanto tempo você leva para chegar ao trabalho? Já pensou em reduzir esse tempo pela metade, economizar dinheiro, melhorar a saúde e ganhar qualidade de vida? Para isso não existem segredos, basta seguir a boa dica do líder da Brigada de Incêndio, Marcos Wagner, que mora em Jardim Atlântico, Olinda. Há um ano, Wagner substituiu o carro pela bicicleta para driblar o congestionamento e manter a forma. Não é que funcionou? Por dia, são quase 50 km percorridos até Boa Viagem, numa média de tempo de 1h15 por trecho. “Praticar o ciclismo proporciona uma vida mais saudável, elimina o estresse do dia a dia e ainda ajuda a juntar uma graninha a mais no final do mês”, explica.  Para as pessoas que querem seguir o exemplo, Wagner mostra os cálculos que comprovam o benefício. “Se você trabalha em um local a 3 km de distância de casa e usa a bike nos cinco dias da semana, vai perder 1.763 kcal, vai deixar de emitir 8,25 quilos de poluentes (CO2) e economizará R$ 9,75 de combustível”, garante.

fala rh

Confira as novidades do jornal Nosso Shopping No mês de outubro, o jornal Nosso Shopping completou um ano de circulação buscando a melhoria e satisfação dos nossos colaboradores. Esse é um canal de comunicação que tem como objetivo tornar pública as ações que o Shopping Recife realiza para os diversos setores do centro de compras. Tudo de maneira uniforme e interativa. E, para comemorar essa data e ficar ainda mais próximo de todos, reformulamos a linha editorial com uma linguagem mais leve e comunicativa. O espaço “Institucional” ganhou um novo nome: “Direto ao Ponto”. Nele, o colaborador se mantém por dentro dos principais temas abordados pela administração do mall. Virando a página, é a vez do “Acontece Por Aqui”, o antigo espaço “Acontece no Shopping Recife”, com informações sobre as ações e eventos realizados. Para os que não conhecem todos setores do Shopping, o espaço “Giro pelo Shopping Recife” tem a proposta de abordar curiosidades e o que acontece nos outros departamentos.  Em seguida, é a vez de falar sobre temas

Bons Exemplos

de interesse humano, que incluem dicas de qualidade de vida, lazer, autodesenvolvimento, hobbies, auto-cuidado e etc. Essa é uma seção que está ainda mais voltada aos colaboradores, com temas que vão além da atividade profissional, no espaço chamado “Boa Dica”. Na última página, o “Espaço Colaborador” virou “Bons Exemplos”. Serão relatados casos que valorizam iniciativas que podem ser seguidas pelos colegas – compartilhando bons exemplos e multiplicando resultados, a exemplo da história de vida da agente de qualidade Jussara Vasconcelos, contada nessa edição. Em seguida, é a vez do espaço “Instituto Shopping Recife” mostrar as ações realizadas para o desenvolvimento da comunidade Entra Apulso e entorno do Shopping Recife. Finalizando o jornal, é a hora dos colaboradores compartilharem seus hobbies, talentos e gostos particulares no espaço “Eu Curto”. Fotos e legendas compõem essa área. Agora, é só conferir as novidades de perto que foram feitas especialmente para vocês. – Por Érica Bernardo, coordenadora de RH.

Jussara Vasconcelos

Uma história de sucesso O ano de 1983 marcava o início da carreira de sucesso de Jussara Vasconcelos. Ela vem há 27 anos construindo sua história no Shopping Recife e, atualmente, está no setor de Qualidade. “Era apenas uma jovem de 23 anos, buscando uma oportunidade de emprego para crescer na vida”, disse. Comunicativa e determinada, a nova funcionária do centro de compras era conhecida pela sua simpatia e boa vontade de atender aos clientes. Para começar, Jussara foi contratada para o Centro de Informações, atual Espaço Cliente. Atendimento ao público, achados e perdidos e anúncios eram algumas das suas atividades. Com o tempo e seu ótimo desempenho, a estudante de relações públicas foi convidada para trabalhar também na área de telefonia.

Com muita determinação, Jussara agarrou todas as oportunidades oferecidas pelo empreendimento como cursos de libras, redação empresarial e locução, por exemplo. “Tudo que consegui até hoje, eu devo ao Shopping Recife. Tanto na vida profissional, como na pessoal. Sou muito feliz”, relata. Após a sua aposentaria, mais uma surpresa. Jussara foi convidada para o setor de Qualidade do mall, onde permanece até hoje. Se antes seu instrumento de trabalho era uma máquina de datilografia, hoje ela utiliza um tablet e celular para registrar tudo o que acontece e manter o centro de compras em ordem. Para ela, não existe segredo, basta amar o que faz. “Sempre procurei dar o melhor de mim no meu trabalho, porque o retorno vem naturalmente, com o tempo”, conta.


INFORMATIVO INTERNO | ANO II | Nº 7 | SHOPPING RECIFE

Instituto Shopping Recife

Formando cidadãos

Outubro é o mês mais agitado do ano para o Instituto Shopping Recife (ISR). É nele que os jovens da comunidade Entra Apulso encerram suas atividades no curso de aprendizagem em vendas, prontos para serem inseridos no mercado de trabalho. Realizado pelo Instituto Shopping Recife, em parceria com o Senac PE, o projeto formou 90 alunos e teve duração de um ano. A comemoração foi compartilhada com familiares e amigos durante o baile de formatura, realizado no último dia 18. Outubro também é um mês de esperança para aqueles que iniciam um novo ciclo no projeto. Aproximadamente 95 jovens estão engajados nas aulas realizadas na sede do ISR, com previsão de se formarem no último trimestre de 2013. De 2010 a 2012, cerca de 206

alunos já passaram pelo Programa de Aprendizagem e boa parte já está com seu emprego garantido. Além disso, o instituto realiza cursos gratuitos com duração média de três meses, periodicamente. Nele, os jovens da Entra Apulso e comunidades do entorno do Shopping Recife se qualificam profissionalmente para o mercado de trabalho. No momento, 180 alunos estão distribuídos nos cursos de inglês, informática, auxiliar de logística e recepcionista.

EU CURTO

Qual livro você prefere? Como diz o ditado, “quem lê, viaja”. Por isso, nada melhor do que uma boa leitura para relaxar nos momentos de lazer. Seja um romance, uma ficção ou uma aventura, o que vale é mergulhar na narrativa do autor e expandir o conhecimento. E por falar nisso, como anda a sua leitura? Caso esteja terminando um livro ou procurando algum, aqui estão algumas dicas que prometem agradar aos gostos mais variados. Se você adora uma história real, onde o autor narra em primeira pessoa, tipo uma conversa com o leitor, a gerente administrativa Andreya Vila Verde indica o livro Caminhos e Escolhas – O equilíbrio para uma vida feliz, de Abílio Diniz. Apaixonada pela leitura, a administradora dá a dica para as pessoas que buscam um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O enredo acontece em torno da história de vida do autor, um grande empresário do setor de varejo, que conseguiu unir seu papel de pai, marido, trabalhador, cidadão, entre outros. Já você que gosta de política, mas não sabe o que é um partido, como ele elege um candidato, e não conhece as regras eleitorais, a boa pedida fica por conta do livro E eu com Isso, do jornalista Júlio Mosquéra. A sugestão é da coordenadora do Instituto Shopping Recife, Sully Freire, que escolheu a obra pela sua linguagem simples e direta. Para ela, a leitura forma o cidadão e, além disso, é um lazer construtivo e útil. “O livro de Mosquéra ajuda as pessoas a criarem uma consciência cidadã mostrando a importância do voto”, ressalta. A última dica do Eu Curto dessa edição é do coordenador de segurança, Antônio Borges, com o clássico Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Trata-se de um romance com narrativa sobre a família de retirantes do sertão brasileiro, que levavam uma vida de pobreza e fome. Para Borges, um grande benefício da leitura é o desenvolvimento da capacidade de se expressar verbalmente e, em especial, por escrito.  “A leitura proporciona a incorporação de novas palavras ao vocabulário”, reforça.

EXPEDIENTE OLÁ RH: 3464.6022 E 3464.6023 PROJETO: ÉRICA BERNARDO E GABRIELA JATOBÁ REDAÇÃO: Dupla Comunicação, com colaboração de Camila Pinangé

DIAGRAMAÇÃO: 4U COMUNICAÇÃO EDIÇÃO NÚMERO: 07 TIRAGEM: 200 EXEMPLARES


Nosso Shopping