O ÍCONE INTERFACIAL: Estudo e Análise Conceitual e Tecnológica

Page 25

posição na tela, incluídas na sua definição. Como cada vetor é uma equação independente, é possível mover e alterar suas propriedades quantas vezes forem necessárias e manter a sua nitidez e resolução original, sem afetar os demais componentes da imagem.

3.1.1 O sistema de cor

Para o meio digital, o sistema de cor utilizado é o aditivo, que se baseia na combinação das cores vermelha, verde e azul, o chamado RGB. O sistema RGB é especificamente orientado para dispositivos que funcionam por emissão de luz, como os monitores de computador ou televisores. A soma das três cores primárias (vermelho, verde e azul), constitui a luz branca. Dessa forma, a tela do computador é capaz de criar todo o tipo de cor a partir da emissão e combinação das luzes vermelha, o verde e o azul, em diferentes intensidades e níveis de misturas. O sistema RGB tem aplicação através de códigos hexadecimais, ou seja, que possuem seis caracteres. Estes seis dígitos podem ser os seguintes números e letras: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E a F. Eles são divididos em três grupos de dois. Dessa forma, o código hexadecimal é um código RGB alfanumérico, formado por três pares de caracteres que representam, da esquerda para a direita, as intensidades relativas ao vermelho, ao verde e ao azul, para assim definir uma determinada cor, sendo que, 00 = 0% e FF = 100%. Nessa ordem, as letras têm valores mais altos do que os números, ou seja, a cor será mais clara quanto menor for o número e será mais escura quando mais letras possuir. A cor vermelha, por exemplo, é expressa pelo código #FF0000, onde FF representa o 100% da cor vermelha e os quatro zeros representam a ausência das outras duas cores, verde e azul.

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.