Page 1

Engenheiros Florestais buscam apoio da ALE para melhorias na produção florestal de Rondônia Pág 14

Dentista ganha prêmio

Sebrae entrega prêmio Mulher de Negócios a empreendedora de Vilhena Pág 26

PROGRAMA IATF Aliança Genética inseminação artificial conquistou seu espaço Pág 40 Veja esta revista na internet, visite o site

Ano 7 Edição 69 Rondônia Dist. Gratuita

Turismo Verde em

Rondônia Valdecir Francisco Mackowiak apresenta a

Pousada Vale do Cachara, rica em atrativos naturais e históricos culturais, exuberantes florestas tropicais, cerrados, campos naturais, com alto valor ecológico e muita biodiversidade.

Pág 30


COLÉGIO SANTA LÚCIA FILIP O mês de maio é marcado por várias festividades no Colégio Santa Lúcia Filippini por várias razões: é o mês dedicado à Maria, mãe de Jesus; é o mês das mães, tendo seu dia comemorado no 2º domingo do mês; é, também o mês de Santa Lúcia Filippini – seu dia é comemorado no dia 12. Por esta razão, a Família Filippini empenhou-se para homenagear as mães e a padroeira do Colégio. A Programação foi intensa: Tríduo em honra à Santa Lúcia – nos dias 04, 05 e 06 – encerrado com a reza do terço enfatizando Maria, a mãe de Jesus; Missa Solene em homenagem às mães, realizado na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora no dia 07; e, coroando esses momentos celebrativos o tradicional Arraial Santa Lúcia Filippini.

O Arraial aconteceu no dia 14. Foi uma belíssima festa em todos os sentidos: danças muito bem preparadas e ensaiadas, comidas típicas variadas e gostosas, ambiente agradável e acolhedor, tudo isso, fruto do trabalho e dedicação de professores, pais, alunos e auxiliares do Colégio. Por ocasião da festa foi sorteada uma Moto Honda Fan 125/2011 e outros prêmios doados pelo comércio local e pais de alunos.

Arraial Santa Lúcia

Fotos: Foto Charme

Tríduo em honra à Santa Lúcia


PINI: FESTIVIDADES DE MAIO As Mestras Pias Filippini fazem um agradecimento especial para: Fábrica Gazin, Canopus Motos; Prof. Ronaldo Alevato; Tapeçaria Cechinel; Grupo Pato Branco; Papelaria Criativa; Discolândia Presentes; Loja Dal Prá Tecidos; Sulmov; Rosemary Moreira França; bem como a aqueles que colaboraram de outras maneiras como: Biocal, Gráfica Neon, Papelaria Mundial, Posto de Mola Noma, Dental Spada, Escritório Multi Contabilidade.

Outro momento importante para o Colégio no decorrer do mês de maio foi a participação dos alunos no JEV’s. A entrega das medalhas aconteceu no dia 25. O Colégio foi campeão nas modalidades: Handebol Juvenil Feminino; Handebol Infantil Feminino, Natação Juvenil Masculino e Feminino; Natação Infantil Feminino. Parabéns a todos os alunos que participaram dos e defenderam o Colégio com entusiasmo e amor. Finalmente, as Irmãs Filippini rogam a Deus para que derrame suas bênçãos sobre as famílias de Vilhena e sobre todos os que ajudaram no sucesso do Arraial e que vieram participar desse momento tão importante para o Colégio.

JEV’s

Educação infantil ensino fundamental - ensino médio Avenida Liberdade, 2864 - Vilhena/RO Tel.: (69) 3322-1297 / Fax: (69) 3321-2407 E-mail: irmasfilippiniro@brturbo.com.br


editorial

turismo sustentável A arte de bem receber acompanhada das tendências do chamado “novo tipo de turismo”, o Ecoturismo ou Turismo Verde são uma das apostas da Pousada Vale do Cachara. Conhecidas pela hospitalidade, pelo acolhimento familiar, pela tradição e raízes profundas, a pousada promove também a riqueza da cultura convidando à arte de viver, à vontade de viajar e conhecer um tipo de turismo mais ecológico, mais saudável, um turismo sustentável. A vontade de cada um se perder pelos caminhos de Rondônia e encontrar refúgios de lazer e de prazer, vêm agora de encontro a uma oferta mais completa. Uma evasão que pretende conciliar o patrimônio, o bem-estar, a gastronomia, as atividades de pesca. O turismo, associado ao turismo de qualidade, e a forma de melhor passar o tempo destinado ao descanso, mas também ao conhecimento. O novo mapa convida a viajar no tempo e no espaço através de um turismo de encantamento. A Revista Portal tem a satisfação de apresentar os atrativos turísticos Rondoniense, de suas cidades interioranas Cabixi e Pimenteiras, inclusive prainhas de água doce, rios. Para isso nossa equipe produz reportagens, dicas de viagem, roteiros e diversas galerias de fotos dos principais pontos de atração do Estado. São inúmeras as opções de turismo em Rondônia. O potencial turístico é enorme e cada vez mais vai sendo aproveitado para a geração de renda. Pontos ilimitados de atração turística, belíssima. No interior do Estado vários municípios com suas atrações naturais para ninguém botar defeito. Os rios são deslumbrantes. O turista pode optar pela Costa Sol Nascente ou Costa Sol Poente. Onde quer que ele escolha ficará satisfeito, sem dúvida. Pousada Vale do Cachara, está em constante modernização. Seus excelentes serviços turísticos, sua moderna infra-estrutura e sua calorosa hospitalidade a convertem em sede permanente de convenções, reuniões, simpósios e diversos encontros de negócios de alcance regional e internacional, acompanhado de uma boa pesca. Boa leitura a todos! Jane Irene

SICOOB

Raquel Graeff uma grande mulher de negócios Pág 08

SEBRAE

Iniciativas de empreendedorismo feminino recebe reconhecimento Pág 16

ACIV

Sorteio de viagem para associados e lançamento de nova promoção Pág 18

Visite e veja nossa revista digital

Depoimento

Ano 7 Edição 68 Rondônia Dist. Gratuita

MULHER DE NEGÓCIO se destaca pelo seu bom gosto e muita criatividade

A credibilidade da Revista Portal se tornou um importante canal de comunicação com os rondoniense, em função imparcialidade de suas reportagens. Gosto muito das novidades que cada edição traz para minha leitura e entretenimento. Parabéns aos editores que continuem com esse profissionalismo.

A jovem empreendedora, Dra. Helena, proprietária do CASARÃO PIZZARIA em Cacoal, ambiente aprazível e com diversidade de sabores cuja qualidade é reconhecida em todo o Estado de Rondônia

Pág 24

Natan Donadon

Deputado Federal de Rondônia

Pág 24 o Estado de Rondônia cuja qualidade é reconhecida em todo ambiente aprazível e com diversidade de sabores proprietária do CASARÃO PIZZARIA em Cacoal, A jovem empreendedora, Dra. Helena,

criatividade bom gosto e muita se destaca pelo seu MULHER DE NEGÓCIO

Mande seu comentário por email revistaportalro@gmail.com


simplesmente tergon a saga de um colunista socoal

menu

12

20

dicas para uma noite

como montar equipamentos

de pura sedução

Dia de Campo

mostra força da pecuária em RO

42

para uma ótima pescaria

46

mais de 50 obras estão sendo realizadas em vilhena

diretora e Supervisora: Jane Irene n

Conheça todas as vantagens de anunciar na Revista Portal, anuncie e gere mais retorno, contatos e negócios. Queremos divulgar o sucesso de suas conquistas.

28

comercial: Jane Irene - (69) 9905.1303 E-mail: revistaportalro@gmail.com

Jornalista responsável: Paula Veit Volpato n

Depto. jurídico: Fernando César Volpini - (OAB/SP 134116-OAB/RO 610-A) Paula Veit Volpato - (OAB/RO 2385)

n

n

colaboração: Kellen Soares - (69) 8434.9713 E-mail: kellen2001@hotmail.com

n projeto gráfico e editoração eletronica: DTON DESIGN & COMUNICAÇÃO

n

(69) 3321.1722 / 8484.5410 / (11) 4063.6747 / 9760.6312


política

Acir Gurgacz traz boas notícias para Rondônia

após almoço com Dilma Rousseff O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) almoçou com a presidenta Dilma Rousseff (PT) em um evento programado para toda a bancada do PDT, e saiu do Palácio do Planalto confiante em boas notícias para Rondônia. As informações positivas afetam dois pontos muito importantes para o Estado, que são o Código Florestal e a Transposição. Não há dúvidas. É matéria vencida. A presidenta esteve em Rondônia para assinar o decreto.

Ambiente

De acordo com o senador pedetista, o encontro teve como pauta uma série de assuntos gerais sobre o governo, como as metas para a economia brasileira. “A presidenta deixou claro que quer juros mais baixos para o Brasil e tem isso como meta de governo”, explica Acir. Segundo o parlamentar, a presidenta assume a necessidade de um trajeto gradativo para que os juros no país alcancem patamares internacionais. “Mas isso não é coisa que possa ser feita a base de decreto”, resume Gurgacz.

6

Revista Portal / julho 2011

O senador Acir Gurgacz comemorou a linha de pensamento da presidenta com relação ao novo Código Florestal em tramitação no Senado. “Conversamos sobre a questão e ela foi taxativa ao afirmar que não é possível anistiar quem cometeu desmatamento ilegal”, detalhou Acir. O senador afirmou que concordou com Dilma Rousseff e citou a realidade de Rondônia. “A presidenta concorda que o nosso caso é diferente e que não é possível prejudicar quem desmatou dentro da lei vigente na época. Para nós, isso é uma garantia de justiça a ser feita com os pioneiros de Rondônia. Estamos alinhados nesse sentido”. A visita da presidenta a Porto Velho, no dia 5 julho, também foi confirmada pelo senador Acir Gurgacz. “A presidenta irá ao Estado conforme programado para ver o desvio do curso do rio Madeira para as comportas da Usina de Santo Antônio e para assinar o decreto da Transposição”, explicou Gurgacz. “Dilma Rousseff assinará o decreto em Rondônia junto com a bancada federal, com o governador Confúcio Moura e com todos os presidentes dos sindicatos que batalharam tanto para que a transposição se transformasse em realidade”, resumiu o senador.


Colégio Santa Lúcia 31 anos em Vilhena Em Rondônia, na cidade de Vilhena, a chegada das Mestras Pias Filippini foi no ano de 1979, e a primeira escola foi no ano de 1980 com apenas duas salas de aula de educação infantil.

Hoje

Hoje o Colégio Santa Lucia Filippini é um dos melhores e mais conceituados colégios da cidade, possui 15 salas, com educação desde o maternal ao 3º ano do ensino médio.

Laboratório de Informática; Laboratório de Biologia; Laboratório de Física; Laboratório de Química; Sala ÁudioVisual; Biblioteca; Playground; Sala de Ensino das Artes; Sala de Leitura; Capela; Lanchonete; Quadra Poliesportiva Coberta; Salão; Salas de aulas amplas, claras e arejadas; Além de áreas verdes, jardins e pátios.


O Colégio Santa Lúcia Filippini a 31 anos, desenvolve em Vilhena um trabalho comprometido com a educação, ética, moral e espiritual das crianças e jovens de nossa sociedade. Nesta caminhada histórica direcionada a uma educação de qualidade. O Colégio Santa Lúcia Filippini é de origem italiana criado em 1692 e tem como fundadores: o Cardeal Marco Antonio Barbarigo e Santa Lúcia Filippini. A primeira Escola brasileira foi fundada pela Madre Ninetta Jonata em 03/03/1964 em São Paulo, no bairro Freguesia do Ó. Em Vilhena o Colégio Santa Lúcia foi fundado pela Madre Catarina Jonata a pedido do saudoso Pe. Ângelo Spadari que já havia criado na cidade o Educandário São Domingos Sávio; e a partir de 03/03/1980 passa para direção das Mestras Pias Filippini com o nome de Escola de Educação Infantil e Primeiro Grau Santa Lúcia Filippini; o mesmo teve

grande aceitação por parte dos pais e do Município de Vilhena devido à seriedade de seu projeto educativo O Colégio Santa Lúcia Filippini através das Mestras Pias Filippini e de sua equipe educativa continua a missão de Santa Lúcia que é colaborar com a formação do ser humano na sua totalidade. Como para o colégio educar é um ato de amor, se preocupou em atender ao apelo do nosso caríssimo Papa Bento XVI: “ Se quiseres cultivar a paz, preserve a criação”. E unindo esse pensamento à Campanha da Fraternidade/2011 se propuseram em colocar em prática o lema: Fraternidade e vida no planeta, através de estudos, debates, teatros... formar nos alunos, o compromisso cristão e também despertar a gratidão pela ternura criadora de Deus, assim como ações práticas para preservar a harmonia da mãe terra e curar feridas do planeta.

Educação infantil - ensino fundamental - ensino médio Tel.: (69) 3322-1297 / Fax: (69) 3321-2407 / E-mail: irmasfilippiniro@brturbo.com.br

Avenida Liberdade, 2864 - Vilhena/RO


oscar mulher 2011

A empresaria Célia Maria da Empresa Vertrucks é homenageada em noite de glamour Oscar Mulher 2011

Empresaria da Vertrucks no ramo de implementos rodoviários, um empreendimento familiar que oferece qualidade e modernidade em seus produtos. Célia Maria da Silva Jesus, mulher de fibra que luta pelos negócios profissionais, sem deixar de dar à devida atenção a vida pessoal e espiritual. Esposa e mãe dedicada, ela traz com seus maiores orgulhos, os filhos Diego e Tiago, além da neta Hannah Vitória. Natural de Paraíba – MS, Célia de Jesus atingiu notoriedade no Estado de Rondônia diante de clientes e fornecedores pela com confiabilidade que proporciona através da empresa Vertrucks, juntamente com o esposo Valdeir, mais conhecido como “Negão”. E é por tudo isso, que Célia recebeu na noite da glamorosa festa do Oscar Mulher recebeu homenagem em reconhecimento de seus trabalhos pelo crescimento econômico do estado de Rondônia.

10

Revista Portal / JULHO 2011


colunista social Por João Albuquerque

Simplesmente Tergon

A saga do colunista que transformou o seu nome numa marca de sucesso O jornalismo, no entanto, ainda não comportou a dimensão dos sonhos do promoter, que expandiu o seu empreendedorismo para os elegantes salões de festas e não mais parou de brindar o público com recepções memoráveis. Hoje, assina dois importantes eventos, que acontecem ininterruptamente há vinte anos sempre na mesma data. A festa das Personalidades em Evidência acontece sempre no final de março em Vilhena, enquanto o Oscar Mulher é realizado em Ji-Paraná tradicionalmente no início de junho. Essas duas produções constituem-se num fiel testemunho do poder que Tergon tem em atrair gente de sucesso para o seu mundo glamoroso. Tais promoções são frequentadas pela sociedade de A à Z. Sua credibilidade é conferida, justamente por esse respeito que conquistou em reunir num só lugar personalidades de relevância, inclusive políticos diferentes partidos. Tais acontecimentos conseguem mudar o cenário das cidades, onde são realizados devido ao intenso fluxo de visitantes na rede hoteleira e na vida cotidiana dos bares e restaurantes. Ao apagar das luzes de cada espetáculo e receber os merecidos aplausos, Tergon recolhe–se ao seu mundo para refletir em oração em agradecimento ao sucesso que conseguiu.

O difícil é saber se Tergon, tem prestígio porque é colunista social, ou se esse segmento do jornalismo é chic porque conta com profissionais como ele. Considerado o colunista de maior prestigio do Estado de Rondônia, o paulista de Presidente Prudente, tornou-se um nome de destaque na sociedade rondoniense. Tal notoriedade é resultado de uma carreira de 22 anos consolidada pelo poder dos meios de comunicação, tendo em vista a vasta atuação, como formador de opinião.

Foto: Marcos Vinícius

Festejado multimídia, ocupa espaço nobre na agenda social, ora como colunista dos jornais o Estadão do Norte e Diário da Amazônia ora como apresentador do programa Tergon in Society nas emissoras: Rede TV de Ji-Paraná e Rede Record de Cacoal ou Rede Brasil de Porto Velho. Além do espaço nobre que conquistou no jornalismo e na televisão, ainda produz a Revista Evidência de circulação mensal em todo o Estado, numa clara demonstração que vive focado na carreira que abraçou. Quando migrou do sudeste para a Região Norte do Brasil nos anos 80, desembarcou em Ji-Paraná, segunda maior cidade mais importante de Rondônia, para atuar como decorador. Graças à desenvoltura como transitava na alta sociedade não demorou muito para ser convidado pela direção do Estadão do Norte para assinar uma coluna social, onde ainda hoje ocupa importante página do periódico, sempre as quartas-feiras.

12

Revista Portal / JULHO 2011

Mas será que há tempo para ter vida particular com uma agenda tão lotada? “Sou disciplinado”, diz determinado sobre o tempo que reserva para si. Ao pôr do sol da sexta-feira esquece todas as badalações da carreira profissional para dedicar a atividades religiosas da Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Só retomo o trabalho no pôr do sol do sábado, pois entendo que este dia deve ser santificado.” Paralelamente a trajetória de colunista e promoter, encontra uma pausa para supervisionar suas propriedades rurais, principalmente a criação de gado. Seu lazer, no entanto é bem mais aproveitado longe do Brasil. “Não abro mão das minhas viagens internacionais”, decreta com a experiência de quem viaja no mínimo de três vezes no ano para o exterior, inclusive já promoveu uma edição do Prêmio Mercosul em Buenos Aires na Argentina com o apoio da embaixada do Brasil naquele país. Celebrados nomes do mundo artístico já estiveram em Rondônia para abrilhantar o Oscar Mulher e a Noite das Personalidades em Evidência. Vitor Fasano, Elke Maravilha, Zezé Mota e Paulo Zulu são alguns das celebridades que configuram na seleta lista dos convidados Vips. A humildade é uma palavra de relevo no dicionário da vida de Tergon. Mesmo com acesso a quem consegui fama nacionalmente, faz questão de ter nas suas festas artistas regionais “O Oscar Mulher é entregue a personalidades femininas independentemente da classe social. Basta ter serviços prestados a população”, diz Tergon, deixando a sábia lição que chic é ser simples.


evento Por João Albuquerque

Oscar Mulher e Notável 2011

Glamour, prestigio e emoção marcaram a festa que neste ano homenageou Personalidades Notáveis com a presença do celebrado modelo e ator Paulo Zulu

Itália

Fotos: Aléx Lima

e muita gente elegante,ainda existia outra surpresa para o publico vindo de vários partes do Brasil e até de outros países que foi brindado por um requintado buffet servido à francesa pelo Caleche. A tradição do Oscar Mulher em reunir a alta sociedade rondoniense e nomes notáveis de outros estados foi lembrando pelo mestre de cerimônia jornalista Roberto Zenetim. Ele fez questão de lembrar que a primeira edição do Oscar Mulher foi prestigiado pela então primeira-dama do Estado Helia Piana. Na época, ela participou e enalteceu o evento que ainda hoje é prestigiado por outras primeiras-damas como: Marinha Raupp e Ivone Cassol. Além de contar com fieis convidados, a festa recebe a cada edição novos nomes de expressão. Neste ano, teve presença Internacional de autoridades Boliviana. Para mobilizar tanta gente entre convidados e colaboradores num grandioso espetáculo, sob o desafio de tudo sair perfeito, Tergon tem que correr literalmente contra o tempo. Daí, portanto a idéia do disco voador porque para estrelas que brilham como ele o céu é o limite.

Emirados Árabes

Reino Unido

A o chegar de nave espacial sob efeitos visuais de um show pirotécnico no Oscar Mulher deste ano, o promoter Valdeci Tergon expressou com maestria a expressão popular de que a festa idealizada por ele para homenagear personalidades femininas de sucesso, é realmente uma coisa do outro mundo. O evento realizado no último dia 28 de maio no Espaço Partenon em Ji-Paraná, fez jus aos meses de produção que antecederam a noite de gala, cujo esmero pôde ser conferido na ambientação do local, na elegân-cia dos convidados e, sobretudo, na forma triunfal como colunista, responsável pelo espetáculo, recebeu seus convidados. Com personalidades de todo o Estado e a participação especial do notável modele e ator Paulo Zulu, a programação foi repleta de atrações musicais que com refinado repertório embalou de emoção o inesquecível momento, principalmente para as homenageadas. Nesta edição, houve a homenagem também as Personalidades Notáveis de Rondônia. A Orquestra em Ação deu o tom da melodia imprescindível para o sucesso da festa. O DJ Marcio Marques assinou o som ambiente. Num roteiro marcado por música, dança

Revista Portal / juLho 2011

13


Assembleia Legislativa

Engenheiros Florestais buscam apoio da ALE para melhorias na produção florestal de Rondônia

Presidente da Assembléia Legislativa, Valter Araújo, recebeu comissão de engenheiros para discutir criação de autarquia e avanços na questão florestal do Estado DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA Autor: Liliane Oliveira

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB), o secretário geral da Casa de Leis, João Ricardo Mendonça e o deputado federal Nilton Capixaba (PTB) estiveram reunidos na sala de reuniões do plenário com uma comissão de engenheiros florestais. Eles querem a interferência do Parlamento para discutir junto ao governo do Estado a questão da produção florestal em Rondônia, bem como a possibilidade de criar uma autarquia vinculada a Sedam, denominada Serviço Florestal de Rondônia. Os engenheiros florestais estão reclamando da implantação do Documento de Origem Florestal (DOF) em substituição ao Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais de Rondônia (Sisflora), que era mais ágil e apesar de ser pago, o Estado recebia até nove vezes o valor investido no pagamento do programa. Os engenheiros florestais também reivindicaram a criação do Serviço Florestal de Rondônia, que seja vinculado a Sedam, mas que tenha autonomia administrativa e financeira para implementar a ação florestal no estado. “É preciso produzir floresta no estado de Rondônia”, afirmou o 14

Revista Portal / JULHO 2011

presidente da Associação Rondoniense dos Engenheiros Florestais (AREF), engenheiro florestal Joel Mauro Magalhães. Explicaram que Rondônia hoje tem mais de 400 engenheiros florestais, sendo que 30% atuam ativamente em consultoria florestal e que hoje o setor florestal emprega 45 mil pessoas, sendo que a pecuária emprega apenas 5 mil. Enfatizaram que Rondônia tem aptidão florestal e que no ano passado foram produzidos 4,2 milhões de metros cúbicos de madeira representando 37% da economia do estado. Destacaram ainda que há interesse em se instalar uma indústria de papel e celulose no estado, mas é preciso haver uma política florestal que viabilize o setor. Também solicitaram da Assembleia Legislativa que intervenham na questão do Plano de Cargos e Salários da Sedam, na contratação de mais funcionários, na questão da descentralização do órgão nos municípios que não está funcionando por falta de funcionários, dentre outros. O presidente da Casa, deputado Valter Araújo disse que já foi acordado com o Governo que o Plano de Cargos e Salários virá para apreciação da Assembleia no mês de agosto. O presidente encerrou a reunião enfatizando que a Assembleia Legislativa está à disposição para ajudar o setor no que for necessário.


eleições na ACIV

Ivanildo

é reeleito na ACIV O empresário José Ivanildo Araújo foi reeleito no cargo de presidente da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Vilhena). A eleição aconteceu nesta quinta-feira 30/06, na sede da associação, encerrando-se às 18 horas. Apenas a chapa Fortalecer para Crescer se inscreveu para o pleito. Encabeçada por José Ivanildo, a chapa recebeu 100% de votos favoráveis entre os associados votantes. Atualmente a ACIV representa mais de 600 empresários vilhenenses. Ainda não foi marcada a data da posse da nova diretoria eleita, que deverá acontecer até o mês de agosto. A nova diretora comandará a entidade no próximo biênio.

Conheça a nova diretoria eleita da ACIV CARGO PRESIDENTE VICE-PRESIDENTE 1º TESOUREIRO 2º TESOUREIRO 1º SECRETÁRIO 2º SECRETÁRIO 1º REL. PÚBLICO 2º REL. PÚBLICO 1º DIRETOR SCPC 2º DIRETOR SCPC 1º DIRETOR DE PATRIMÔNIO 2º DIRETOR DE PATRIMÔNIO 1º DIRETOR COMERCIAL 2º DIRETOR COMERCIAL 1º DIRETOR SOCIAL 2º DIRETOR SOCIAL 1º CONSELHO FISCAL 2º CONSELHO FISCAL 3º CONSELHO FISCAL 1º SUPLENTE 2º SUPLENTE 3º SUPLENTE 16

Revista Portal / JULHO 2011

NOME Jose Ivanildo Araújo Cleivo Baldin Selito Bagattini Pedro Juca de Oliveira Bruno César Boff Cláudio Marcio Serafim Vilmar Saugo Solange Ap. M. Quadro Nunzio Grasso Junior Carlos Fuck Jose Carlos Arrigo Silvana Morete de Andrade Celso Dal Pra Ivone Martini Valdir Uecker Jair José de Souza Giovany Bagattoli Eloi Maria Antonia de Jesus Fernandes Atílio Marcos J. Bertozz Leandro Marcio Pedot Edson Vander Cordeiro

EMPRESA Farmácia Americana Vilhetur Supermercado Pato Branco Centro Musical Soraya Urca Utilidades Domesticas Mercado Rondônia Papelaria Dunga Hotel Carimann Mirage Hotel Auto Peças Fuck Livraria Criativa Supermercado Morete Dal Pra Tecidos Tv Color Tevesom Eletrônica Tend Tudo Acessórios Posto Catarinense Papelaria Central Tamila Calçados Oralmed Secco & Pedot Mecânica Mercediesel Vilhena


Revista Portal / JULHO 2011

17


Supremax Informa

Ilustração internet

Período de Transição do Capim

Ademir Ribeiro Médico Veterinário Gerente Comercial da Supremax Rondônia e Acre

18

Revista Portal / julho 2011

Fim das águas e início do período seco seja no gado de leite ou gado de corte, a produção na seca cai drasticamente. Nas águas o capim tem proteína, energia, minerais e vitaminas. O capim verde libera glicose dentro do Rumem (bucho), que tem uma capacidade de 120 a 240 litros, como o bovino é herbívoro, alimenta-se de capim, o Rumem funciona como uma câmara de fermentação, produzindo energia e com isso ocorre um aumento das bactérias interna do Rumem. Transformando capim em carne, 5 ml desta mistura em fermentação dentro do Rumem, possui 150 bilhões de bactérias viva. Comparando com a população humana existente no mundo, que é de 6,2 bilhões. Significa que o pecuarista cria uma verdadeira máquina de fazer carne. Os 100% que o bovino exige de nutrientes, 30% ele pega no cocho. E quando chega o período seco, os nutrientes do capim (folhas), vão todos para a raiz, esperar a primeira chuva para fazer a brotação. Enquanto não chove o que está sobre o solo é simplesmente uma carcaça ou uma bucha seca, sem proteína, energia, minerais e vitaminas. Tudo está em baixa, neste momento aumenta o teor de lignina na fibra do capim, deixando a mesma com digestação difícil dentro do Rumem. O Momento difícil para o pecuarista, o bovino perde peso. O período seco, o ganho de peso é através do confinamento. Fechar os animais e tratar no cocho. É a próxima etapa de Rondônia na bovinocultura. São eles, os confinamentos. Manejo a pasto no período seco, tem que ser através dos proteinados ou ração semi-confinamento, para fazer a manutenção do gado. Produtos no período seco o pasto tem que ter ureia. É o jeito mais fácil de produzir nitrogênio, para formação de proteínas é manter as bactérias ativa dentro do Rumem. O Grupo Supremax está pronto, para atender o amigo pecuarista.


espaço mulher

Dicas para uma noite de pura sedução O dia dos namorados já passou, mas o amor, o namoro ou o casamento tem que continuar. E para não cair na rotina e manter a relação quente, sempre temos que ter dias ou noites especiais, concordam?

Ilustração internet

Para preparar um dia especial para seu amor, a Sex Shop Loucura ensina técnicas práticas, desde a escolha da lingerie ideal, preparação do ambiente, às fantasias sexuais. Aprenda passo a passo, ingredientes importantes para agradar e seduzir seu amor. Aparência É muito importante estar sempre produzida, escolher uma roupa confortável que combine com seu estilo, usar uma maquiagem leve e manter uma postura. A roupa e os acessórios são essenciais, valorize as partes mais bonitas do corpo.

Preparação do ambiente Utilize pétalas de rosas artificiais, velas aromatizadas, taças de cristal vermelho, champagne com morangos (estilo filme “Uma linda mulher”) e músicas sensuais (inspire-se no álbum “Erótica”, da Madonna). Desperte os cinco sentidos para aumentar o prazer.

Diálogo A mulher ou o homem precisam sentirse sexys, gostar de si mesmos. E além disso, aceitar o homem ou a mulher que escolheu como ele (a) é, porque o (a) ama. Não deixar o namoro ou o casamento cair na rotina, tirar um final de semana para namorar. Se preocupe também com o dia dele (a), pergunte como foi e o que ele (a) fez.

A arte do Kama Sutra O Kama Sutra não é apenas um conjunto de posições eróticas, ele é uma filosofia de vida. A arte não visava só o homem, são diversas posições que buscam o prazer de ambos os parceiros. A valorização do corpo e a importância das carícias são alguns pontos altos desta técnica milenar. O casal precisa praticar junto, ter condicionamento físico, fazer alongamento antes de tentar as posições e tomar cuidado. É preciso ter intimidade.

Escolha da lingerie e Fantasia Valorize seu corpo e seu tom de pele, sinta-se sedutoror (a). As cores que imperam são o branco e o preto, mas também pode-se optar por tons vermelhos, amarelos, rosas e azuis. É importante cobrir o que te incomoda e valorizar seus pontos fortes. Evite a cor bege, pois não é atraente. A mulher pode abusar nos acessórios e sapatos. 20

Revista Portal / julho 2011

Streaptease Para fazer uma streaptease, é preciso ter uma postura e se sentir confortável com seu corpo. A linguagem corporal é muito importante. O chacra da sensualidade está localizado na região do quadril. Uma música pode ajudar, pois a dança é a conscientização do corpo. Precisa pas-

sar sensualidade através do olhar. Seja muito sutil, delicada (o). Você precisa falar através dos movimentos e estar bem vestido(a).A mulher pode usar sensuais, com uma lingerie por baixo, meias 7/8 e sapatos de salto alto. Cosméticos eróticos Use cosméticos clinicamente testados. Recomendo o uso de chantilly e leite condensado. Eles podem ser usados para iniciar as brincadeiras, assim como o óleo de massagem, vela de massagem beijavel , lubrificante para as mãos e excitantes para aplicar no corpo. Perfume Os pheromônios que enviam sinais olfativos discretos que atuam no subconsciente do sexo oposto, ou seja ele é um atrativo sexual. Ter uma noite romântica não significa torrar as economias da família com restaurantes e hotéis caríssimos. Por que não fazer um jantarzinho em casa? Capriche na decoração.


DTON - (69) 3321 1722


DICAS ÚTEIS

Qual é o melhor horário para abastecer seu carro Pode parecer mito, mas por incrível que pareça, existe um horário melhor pra abastecer seu carro considerando a relação custo benefício. Termicamente, os líquidos se comportam como os sólidos, sofrendo uma dilatação volumétrica quando submetidos a uma variação de temperatura. A dilatação aumenta o seu volume, mas mantém sua massa constante, então, 10 kg de água possui diferentes volumes a 10 °C e 30 °C. Usando como exemplo a gasolina, que possui um coeficiente de dilatação alto se comparado a outras substâncias (γ = 1,2 x 10-3 °C-1), onde você paga pelo volume abastecido e não pela massa de combustível, é mais vantajoso abastecer em um horário em que essa massa de gasolina ocupa o menor volume possível. Mas quando isso acontece?

22

Revista Portal / julho 2011

A gasolina, quanto mais fria, maior sua densidade (relação entre massa e volume), então, é melhor abastecer nessa situação. Como o processo de absorção de calor não é algo instantâneo, o combustível estará mais frio no início da manhã, pois passou a noite toda perdendo calor, enquanto no fim da noite, estará mais quente. O melhor horário para abastecer o seu veículo, então, é no início da manhã, pois o combustível no tanque do posto estará mais frio. Como exemplo, um carro abastecido com 50 litros de gasolina a 20 °C, estacionado no sol durante todo o dia, no fim do dia a uma temperatura de 35 °C terá o volume de gasolina aumentado em 0,9 litros. Mas tome cuidado, não vá encher muito o tanque do seu carro, pois está correndo o risco do combustível transbordar.


tendências

moda

tendência de consumo da atualidade mentos de ultima geração. Não nos leva a pensar que desde a pré-história o homem vem criando sua moda, não somente para proteger o corpo das intempéries, mas como forma de se distinguir em vários outros aspectos tais como sociais, religiosos, estéticos, místicos ou simplesmente para se diferenciar individualmente. A moda passou por várias transformações, muitas vezes seguindo as mudanças físicas e principalmente sociais que ocorreram dentro de um determinado período. A moda pode ser considerada o reflexo da evolução do comportamento. Uma espécie de retrato da comunidade. É uma linguagem não verbal com significado de diferenciação. Instiga novas formas de pensar e agir.

A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear. Embora tenham sido encontradas agulhas feitas de marfim, usadas para costurar pedaços de couro, que datam cerca de 40 000 a.C., ou mesmo evidencias de que o tear foi inventado há cerca de 9 000 a.C., só podemos pensar em moda em tempos muitos mais recentes. Ela se desenvolve em decorrência de processos históricos que se instauram no final da Idade Média (século XIV) e continuam a se desenvolver até a chegar ao século XIX. É a partir do século XIX que podemos falar de moda como a conhecemos hoje (POLLINI, 2007). A moda nos remete ao mundo esplendoroso e único das celebridades. Vestidos deslumbrantes, costureiros famosos, tecidos e avia24

Revista Portal / julho 2011

Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia. A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos. A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas. A cada dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda proporciona aos que seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. Ela é abordada sempre, encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração aos que a seguem.


prêmio sebrae

Dentista abre fábrica de incineração e ganha prêmio nacional

SEBRAE-RO Av. Campos sales, 3421 Olaria - Porto Velho Tel.: (69) 3217 3800

Agência Sebrae de Notícias - O sonho de empreender e uma ideia inovadora transformaram a rondoniana Patrícia Paz Silva, de 46 anos, em uma empresária de sucesso em Vilhena, interior de Rondônia. Em 2009, ela decidiu abandonar a profissão de dentista e abrir um negócio em outro ramo de atividade. Após uma ampla pesquisa, optou por inaugurar uma incineradora de resíduos para dar fim ao lixo hospitalar e a outros produtos perigosos. A demanda por esse tipo de serviço começava a surgir entre as empresas do estado para se adequarem às exigências do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Em apenas dois anos, a Moura & Paz Incineradores cresceu e conquistou a vitória na edição 2010 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – categoria Pequenos Negóciosl. A premiação tem o objetivo de identificar, selecionar e reconhecer os relatos de vida de mulheres empreendedoras que estão espalhadas pelo Brasil. O prêmio é uma iniciativa do Sebrae e conta com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - SPM, da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil - BPW, e da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. De sete funcionários no início, a empresa tem hoje mais de 30 e atende a municípios de todo o estado de Rondônia, e a demanda começa a surgir também em estados vizinhos. “Comecei como microempresa e cresci em pouco tempo. O investimento inicial foi muito alto, mas já estou conquistando um bom mercado. A conquista do prêmio nacional me dará mais crédito para divulgar minha empresa no estado. Vou fazer uma divulgação do traba26

Revista Portal / julho 2011

lho de educação ambiental com a população”, comemora Patrícia. A Moura e Paz coleta, transporta, trata e incinera os resíduos perigosos, como os hospitalares e alguns industriais, como borra e tintas de siderúrgicas, além de resíduos oleosos, como lubrificantes de carros. A matéria-prima é todo material que não pode ser descartado em lixo comum, explica Patrícia. A ideia de investir na empresa surgiu quando ela recebeu uma multa da Secretaria de Meio Ambiente do município por não ter destinado corretamente os resíduos de seu consultório odontológico. “Eu queria abrir um negócio, mas não sabia em que área. Quando a secretaria me cobrou é que eu soube que tínhamos que dar um tratamento adequado. E pensei que muita gente também não devia saber dessa obrigação, então enxerguei ali uma boa oportunidade de negócio”, conta. “O trabalho de convencimento dos clientes tem ajudado a elevar a demanda. E o prêmio vai ajudar muito mais”, completa.


caça, pesca, camping e náutica

como montar equipamentos para uma ótima pescaria

Ilustração internet Imagem: flyfishingbrasil.net

Um conjunto de vara, carretilha ou molinete que seja leve e resistente, linha de qualidade e compatível com o equipamento, anzóis, chumbadas e iscas artificiais de tamanhos variados conforme a pescaria que pretende fazer. Na sua caixa de pesca tenha sempre repelente de qualidade. Uma ótima caixa térmica, uma boa barraca, nunca dispensar uma excelente lanterna e roupas confortável que se adapte ao seu corpo, e na embarcação usar sempre colete salva vidas. Lembrese: segurança em primeiro lugar.

Comercial Rio materiais de caça, pesca, camping e náutica

A Comercial Rio é uma loja de materiais de caça, pesca, camping e náutica. Loja pioneira na cidade de Vilhena - RO. Fundada no ano de 1.974, e adquirida pelos empresários “Vilson e Geni” no ano de 1.992. No ano de 1.999 inaugura sua sede própria, onde esta até hoje, na Av. Major Amarante N°3739 Centro. Na Comercial Rio, você encontra tudo para seu momento de lazer se tornar inesquecível do começo ao fim. Desde o menor anzol até o mais sofisticado equipamento, e, para que isso aconteça, a COMERCIAL RIO, é revendedora das mais conceituadas marcas: Nautika, Coleman, Cobra, Guepardo, Pesca Brasil, Abu Garcia, Marine Sports, Plano, Mor, Emifran, CBC, TAURUS e outras representante exclusivo dos barcos lanchas e carretas da marca Pety Brazil, com preço direto da fábrica. Atende o público masculino, mais também feminino e infantil, procurando sempre trazer novidades e melhoria no atendimento, pois as mulheres já estão pescando tanto quanto os homens, e muitas delas já competem de igual para igual. E você que tem uma arma legal em casa tem o direito de comprar até 200 cartucho de espingarda por mês conforme a lei 10826, A COMERCIAL RIO É pioneira no ramo. Observe a legislação.

comercial rio Av. Major Amarante, 3739 Centro - Vilhena Tel.: (69) 3322 3190 28

Revista Portal / julho 2011


Empresa de Transportes, Viagem e Turismo na Região e em todo o Brasil Ônibus e Micro-ônibus Ar condicionado, banheiro, TV / DVD, água e som

estrelatur

Fone: (69) 3342-2064 E-mail: estrelatur89@hotmail.com Cerejeiras - Rondônia


capa

Turismo Verde em

Rondôn A persistência, traduzida na forte

determinação de profissionalizar o negócio, focando-o num nicho de mercado e na implantação de um modo de gestão de qualidade, foi recompensada e hoje, com um histórico de ganhos, o empresário diz com segurança: “Estamos prontos para crescer até 100%”.

30

Revista Portal / julho 2011


nia Adepta do turismo sustentável, pousada investe em melhoria dos serviços, com capacitação e em sintonia com o desenvolvimento regional

Revista Portal / julho 2011

31


capa

Turismo Verde em

Rondônia

sdfgsdf

Vivendo na pequena cidade de Cabixi, uma das mais badaladas cidades do turismo Rondoniense, o empresário Valdecrir Francisco Mackowiak, não teve muita dificuldade para encontrar a profissão que seguiria. Turismólogo, ele inaugurou, em 2009, a Pousada Vale do Cachara. 32

Revista Portal / julho 2011


Menos de três anos foram suficientes para o empresário e a esposa Elenice Lopes Andrade Mackowiak, funcionária pública e professora, juntamente com seus cinco filhos - Luiz Antônio, Dione, Deyveid, Diogo e Ana Eloíza. O empresário também conta com ajuda indispensável de seus queridos pais o Gaúcho do Rio grande do Sul Sr. Luiz e sua mãe Joana que juntos formam uma equipe imbatível para transformarem e ampliarem negócio acanhado: hoje, Pousada Vale do Cachara, que possui 9 cabanas com suítes para quatro

pessoas, frigobar , ar condicionado, telefone, serviço de lavanderia, restaurante climatizado, lanchonete flutuante, um centro de convenções, uma ampla marina para alojamentos de barcos com serviços de manutenção e abastecimento. Oferece ainda uma infra-estrutura de lazer completa, com uma piscina, sauna, área para churrasco, salas de TV LCD Via a Cabo (Sky) e internet. Na pousada Vale do Cachara você vai encontrar também um saudável alimentação com cardápio típico da região.

Pousada Vale do Cachara - Rio Guaporé Tel.: (69) 3345-2818 / 8134-1780 / 9984-5468 www.valedocachara.com

Revista Portal / julho 2011

33


capa

Para que sua pescaria se torne ainda mais agradável à pousada disponibiliza de barcos, equipados com motor de 30 HP, motor elétrico, equipamentos de segurança, isca natural, rádio comunicador com alcance de até 40 km e guias de pesca com experiência.

34

Revista Portal / julho 2011


A Pousada Vale do Cachara é rica em atrativos naturais e históricos culturais que apresentam exuberantes florestas tropicais, cerrados, campos naturais, com alto valor ecológico, alta biodiversidade, espécies únicas, raras ou endêmicas; serras e planícies; rios com corredeiras, cachoeiras, lagos, povos ribeirinhos e sua cultura... Localizam-se próximo a Vilhena a 940 km de Cuiabá, numa região inexplorada, protegida naturalmente por afluentes ao longo e nas áreas de abrangência dos rios Cabixi, Escondido, Piolho bem como Lagos e Baías, onde está localizada a maioria das unidades de conservação entre Brasil e Bolívia. Proporcionando condições ao desenvolvimento de inúmeras atividades ecoturisticas tais como: Observação da flora, fauna, bird watching em trilhas, passeios de barco, safári fotográfico, pesca esportiva e muito mais. Valdecir tem investido cada vez mais em capacitação, o que inclui profissionalização de funcionários. Tendo sempre como objetivo estimular o turismo sustentável, preservando a cultura local e o meio ambiente, ressaltando a preocupação com inclusão social e desenvolvimento econômico regional.

Veja onde comprar sua viagem para a Pousada Vale do Cachara Porto Velho - RO Aquarium Viagens Tel.: (69) 3324 3722 Nossa Viagens e Turismo Tel.: (69) 3224 4777 Madeira Viagens Tel.: (69) 3224 1646 CVC - Var Viagens e Turismo Tel.: (69) 3218 8155 Guaporé Viagens e Turismo Tel.: (69) 3224 3714 Tropical Viagens e Turismo Tel.: (69) 3224 5007 Vilhena - RO Destak Turismo

Tel.: (69) 3321 4868

Cerejeiras - RO Estrelatur

Tel.: (69) 3342 2064 Revista Portal / julho 2011

35


TURISMO

Vale do Rio Guaporé REGIÃO TEM GRANDE PROJETO

Palestras abordaram formas de impulsionar o turismo em Pimenteiras e Cabixi Para apresentar a percepção geral do potencial turístico entre donos de pousadas e agências de viagens de Rondônia, o Sebrae elaborou o Projeto de Turismo na Região do Vale do Rio Guaporé. A viagem foi realizada nos dias 25/26/27 de maio em Pimenteiras e Cabixi. Durante o evento, foi realizadas reuniões com empresários e visitas ao empreendimento, com o objetivo apresentar seus produtos para a comercialização de pacotes turísticos. Várias Agências de Viagens participaram do projeto, onde apresentaram várias técnicas de pacotes para trazer o turista até os empreendimentos e encantar com seus atrativos turísticos. O superintendente do Turismo Júlio Olivar também marcou presença e falou dos projetos do estado para o turismo de Rondônia. Foram realizadas várias reuniões com empresários e visitas - Barco Hotel Rey, Hotel Canoa Velha, Pousada Vale do Guaporé de Pimenteiras. A viagem prosseguiu para o Município de Cabixi para visitas as Pousadas - Vale do Cachará, Jore, Entre Rios, Guaporé Pesca Hotel e Pousada Vale do Cachara, onde também foram realizadas várias reuniões com empresários e apresentação dos empreendimentos.

36

Revista Portal / julho 2011

A viagem prosseguiu para Vilhena onde foi servido um delicioso almoço no Restaurante Degustare e uma breve city tour na cidade. E para finalizar as visitas, foi realizada uma reunião no Auditório do Sebrae com a Equipe de Trabalho para considerações do Consultores do Sebrae Luciano Moura de Oliveira, Cléris Kussler, Adonis Zimmermann, Charif Mohamed e Rangel Vieira Miranda, gerente regional de Vilhena. Agentes de Viagens, autoridades locais da Prefeitura, órgão de Meio Ambiente e Turismo. E um delicioso jantar e confraternização foi realizado com toda equipe na Pizzaria D’Domênico. O público-alvo do projeto é constituído pelas secretarias de turismo dos municípios e do estado, sistema técnicos do Sebrae, instituições de ensino, além de todo o trade turístico, composto por meios de hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagens e turismo, empresas de transporte, sindicatos, associações, cooperativas e demais instituições com atividades comerciais periféricas ligadas direta ou indiretamente à atividade turística.

Participantes > LUCAS JURASZEK - VOA BRASIL > MARLETI SILVA - NOSSA VIAGEM > JOSE CALIXTO SILVA NETO - AMAZONIA ADVENTURE > SHIRLENE ESPIRITO SANTOS - MADEIRA TURISMO > ALISSON SILVA - ME LEVA TURISMO > CLARICE LOPES - TROPICALTOUR > DANIZETE FURTADO - AQUARIUS > RAPHAEL DUARTE - AQUARIUS > SIDNEY – DESTAK TURISMO > NOEL BATISTA – GUAPORETUR > VILHETUR > JANE IRENE – REVISTA PORTAL


DTON - (69) 3321 1722


dicas

Como Usar Botas da forma correta

Assim que começa a esfriar, a gente já tira nossas botas do armário, né? Afinal, elas são charmosas e deixam as produções muito mais chiques e atuais. Mas, ao contrário do que se pensa, usar botas exige determinados cuidados. Olhem só: As botas de cano longo são as mais tradicionais e ficam bem em quase todos os tipos de corpo. Como achatam a silhueta, ficam melhores com meias do mesmo tom e mini comprimentos. As baixinhas ficam mais altas usando a bota por baixo da calça. Nesta temporada, um comprimento novo virou mania – o que termina exatamente nos joelhos. É um modelo perigoso, pois pode se tornar vulgar facilmente. Pra evitar este efeito, use a sua com legging ou skinny do mesmo tom e peças soltinhas. Mas se você não resiste é quer usar a sua bota com peças curtas, vá de meia-calça opaca e continue firme nas peças soltinhas. Elas amenizam o efeito sexy da bota. Os modelos de cano médio terminam bem no meio da canela, ou seja, são mega achatadores da silhueta. Modelos assim devem ser usados por quem é alta e tem pernas finas. Se este não é o seu tipo físico, mas você ama o modelo, é só apostar em legging, meia-calça ou skinny no mesmo tom 38

Revista Portal / julho 2011

do da bota! É importante mostrar a linha das pernas (por isso, peças ajustadas). Isso vai deixar você mais alongada. As ankle boots são as mais democráticas, pois ficam bem em todos os tipos de corpo. O único cuidado deve ser a cava. Este modelo – mais fechado no tornozelo – engrossa as pernas e, por isso, fica melhor em quem quer agregar medidas à canela. Se você tem pernas grossas, prefira as versões mais cavadas da ankle boot. Em caso de dúvida, aposte na boa e velha meiacalça opaca no mesmo tom do da bota. As maxi botas, aquelas que ficam no meio da coxa, são sinônimo de sensualidade e exigem todo o cuidado do mundo porque acabam vulgarizando a produção com facilidade. O segredo é nunca mostrar o final da bota, ou seja, sempre usar a sua com peças mais longas do que ela. Além de mais discreta, suas pernas parecerão bem mais longas. Quem mora nas regiões mais frias do Brasil, pode aproveitar as maxi botas pra ficar quentinha mesmo de saia. Elas são perfeitas para as saias longas e mantêm o corpo quente.


DTON - (69) 3321 1722

DTON - (69) 3321 1722


inseminação artificial

PROGRAMA IATF ALIANÇA GENÉTICA

Atualmente a situação econômica da pecuária brasileira exige alta produtividade como garantia de retorno do capital investido. A lucratividade de uma empresa de produção de gado de corte depende essencialmente da elevada performance reprodutiva do rebanho, da subseqüente taxa de crescimento, fertilidade dos produtos, e da eficiência na utilização dos alimentos e recursos disponíveis visando maximizar o desfrute garantindo alta rotatividade financeira para o produtor. De forma geral, o uso da IATF possibilita que o produtor escolha touros selecionados de qualquer região do mundo de acordo com seus interesses comerciais, acelerando a absorção das características desejadas no seu rebanho. A técnica de IATF, além de dispensar a observação de cio e implementar o melhoramento genético do rebanho, traz como grandes vantagens o aumento da taxa de serviço (100% dos animais tratados são inseminados), a antecipação da prenhez na estação de monta (mais vacas prenhes no início da estação), a redução do intervalo entre partos e a formação de lotes homogêneos de bezerros. Outro ponto positivo é a concentração e otimização da mão de obra para a execução de tarefas específicas em momentos específicos do ciclo de produção

como o manejo reprodutivo, o nascimento de bezerros, a desmama e a formação dos lotes de recria e engorda. Nos programas de IATF Aliança Genética, você tem garantia de retorno do investimento realizado. A Aliança Genética trabalha comprometida com resultados positivos! Possuímos a melhor Equipe de Profissionais do Estado de Rondônia, para Implantar, Gerenciar Performance com auxilio de ultrasonografia e entregar Resultados nos Programas de IATF. Fazemos os acasalamentos dirigidos, para aumentar a performance dos resultados. Entre em contato conosco para saber detalhes dos Programas de IATF - Aliança Genética, teremos o prazer em atender (69) 8492-2221, ou pelo e-mail mirivaldo@aliancagenetica.com . A Aliança Genética é uma Empresa de Inseminação Artificial e Assessoria Pecuária, que esta localizada na região central do estado de Rondônia, Ji – Paraná. A Aliança Genética conquistou seu espaço com os propósitos de SERIEDADE nos atendimentos e compromissos, QUALIFICAÇÃO dos profissionais responsáveis, TRANSPARÊNCIA nos trabalhos executados e RESPEITO aos clientes e amigos.

Mirivaldo Fernandes Aliança Genética - Assessoria Pecuária tE.: (69) 8492 - 2221 / 9960 - 6683 www.aliancagenetica.com Ji - Paraná / RO

40

Revista Portal / julho 2011


www.vw.com.br/novojetta

Novo Jetta com versões a partir d

65.755 R$ 65.755 R$

Novo Jetta com versões a partir de

Novo Jetta. A melhor parte do caminho. Motor 2.0 Total Flex

Motor 2.0 Total Flex

Novo CD-MP3 player, com Bluetooth, entrada USB e ar-condicionado de série

Novo CD-MP3 player, com Bluetooth, entrada USB e ar-condicionado de série

Câmbio automático Tiptronic de 6 velocidades

Câmbio automático Tiptronic de 6 velocidades

Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com sistema visual

Novo Jetta. A melhor parte do caminho.

Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com sistema visual

&LQWRGHVHJXUDQoDVDOYDYLGDV

&LQWRGHVHJXUDQoDVDOYDYLGDV

Das Auto Das Auto.

www.vw.com.br. Promoção válida até 30/4/2011 para veículos 0km com preço base São Paul sólida e custo de frete incluso. Novo Jetta 2.0 Total Flex, transmissão manual, ano/modelo 2 (cód. 1623H1). Preço à vista a partir de R$ 65.755,00. Para mais informações, ligue: 0800

www.vw.com.br. Promoção válida até 30/4/2011 para veículos 0km com preço base São Paulo, pintura sólida e custo de frete incluso. Novo Jetta 2.0 Total Flex, transmissão manual, ano/modelo 2010/2011 (cód. 1623H1). Preço à vista a partir de R$ 65.755,00. Para mais informações, ligue: 0800 019 5775.


Dia de Campo

mostra força da pecuária em RO Edmilson Rodrigues – Ariquemes

O Dia de Campo 2011 realizado pela Agropecuária Nova Vida no último sábado, e no domingo, em Rondônia, na fazenda de Ariquemes (Km 472 – no limite do município de Cacaulândia), serviu como indicativo que os pecuaristas que procuram manter seu plantel atualizado para ter um criatório com animais que são produtos comprovadamente eficientes, continuam investindo no melhoramento do rebanho. Para se ter uma noção na movimentação comercial do evento, ainda no sábado as vendas de touros e novilhas PO e POI das raças Nelore e Senepol superaram o volume de comercialização do último ano. O governador Confúcio Moura e o senador Valdir Raupp, presidente 42

Revista Portal / julho 2011

nacional do PMDB, visitaram a propriedade com o objetivo de conhecerem o programa de confinamento com capacidade de girar 11.000 bois a cada 03 meses. Confúcio Moura passou pela fazenda na manhã de domingo, visitou apenas a área do confinamento porque tinha compromissos em cidades da região central. Ele disse que os pecuaristas podem contar com o governo estadual no que for possível para que os criadores de Rondônia - que contribuem de maneira significativa com o PIB do Estado – possam adotar o sistema de confinamento que é ecologicamente positivo porque não utiliza pasto, reduzindo assim o desmatamento desordenado nas propriedades.


Guilherme Pereira , João Arantes Neto, Lauro Fraga - gerente do PMGZ , Ricardo Arantes e Leonardo Borges

ABCZ e JBS/Friboi na Nova Vida

fazenda nova vida - são paulo - sp Rua Karl Richter, 58 - Cj. 55 Fone/Fax: 55 (11) 3773-8113 E-mail: fazendanovavidasp@fazendanovavida.com.br fazenda nova vida - ariquemes - ro BR 364, km 472 Fone/Fax: 55 (69) 3516-1600 E-mail: fazendanovavidaro@fazendanovavida.com.br

Um dos destaques do Dia de Campo da Fazenda Nova Vida nesta edição foi a palestra de Lauro Fraga Almeida, gerente de corte da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) sobre Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos. Lauro Fraga falou com mais ênfase aos pecuaristas da seriedade que a ABCZ emprega na hora de medir o IQG (Índice de Qualificação Genética), que aufere a classificação que tem por objetivo agregar a contribuição genética de um animal nas características (DEPs) escolhidas para a seleção, considerando-se graus de importância para cada uma delas. No sábado, o grupo JBS-Friboi participou das atividades e ficou responsável no evento pela palestra sobre “O mercado de boi e da carne no estado de Rondônia”. A Boasafra e a Bigsal foram empresas do ramo agropecuário parceiras do Dia de Campo 2011 da fazenda Nova Vida.


cidadão honorário

NATAN GARANTE AQUISIÇÃO

DE VACA MECÂNICA PARA CEREJEIRAS Mais de 1.500 famílias desse município serão beneficiadas com a distribuição gratuita de leite de soja Mantendo o compromisso de ser um legítimo representante da região do Cone Sul, o deputado federal Natan Donadon, vice-presidente estadual do PMDB, em Rondônia, garantiu nesta semana a aquisição de uma vaca mecânica que será instalada no município de Cerejeiras. O equipamento - de acordo com o vereador José Paiva, autor da solicitação feita ao deputado -, vai beneficiar mais de 1.500 famílias desse município com distribuição gratuita de leite de soja. Para a compra do equipamento, o parlamentar destinou, através de emenda parlamentar, o valor de R$ 280 mil. O recurso está empenhado, faltando apenas a liberação do dinheiro pelo Ministério da Defesa, para o início da licitação e a aquisição do equipamento. Segundo Paiva, a distribuição do leite vai ser feita todos os dias nos vários bairros do município. Cada local será beneficiado em dias específicos, afim de que se consiga atingir o maior número de crianças possível. “A máquina processadora de leite vai contribuir no reforço nutricional da população. Será implementada na merenda escolar e distribuída à comunidade. O equipamento vai permitir a transformação dos grãos de soja em bebidas e alimentos mais nutritivos”, diz o deputado.

TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO Em função dos relevantes serviços prestados à sociedade cerejeirense, Natan Donadon recebeu, em 2010, o Título de Cidadão Honorário de Cerejeiras. A honraria aprovada de forma unânime pelos vereadores da Casa de Leis desse município. De acordo com o vereador José Paiva, a homenagem devese ao carinho de Natan com a cidade de Cerejeiras, o que foi comprovado com o direcionamento de diversos recursos federais. “É o deputado federal que mais investiu em Cerejeiras. Nossa cidade avançou em vários setores, graças à atenção do parlamentar”, justificou Paiva. Por sua vez, o prefeito municipal Kleber Calisto de Souza elogiou o trabalho do parlamentar, dizendo que “Natan é o pai de Cerejeiras”.

46

Revista Portal / março 2011


desenvolvimento

mais de 50 obras estão sendo realizadas em vilhena Se é verdade que contra fatos não há argumentos, as mais de 50 obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura, merecem a atenção do cidadão vilhenense e são dignas do seu reconhecimento. A revista Portal apurou essas obras e destacou algumas que certamente estão entre as mais esperadas pela população. Exemplo disso é a drenagem e pavimentação da Avenida Tancredo Neves, uma grande necessidade de infra-estrutura que durante décadas serviu de palco político, mas, nunca saiu do papel. Este certamente será um marco que dividirá passado e futuro em nossa cidade. A Prefeitura tem dado ordens de serviços em todos os setores. Prova disso, foi a implantação urgente da UTI, que vem salvando vidas e contribuindo para a melhoria da saúde de centenas de pessoas, por meio do tratamento intensivo. Ainda no Hospital Regional, uma ampla reforma vai garantir conforto e dignidade a quem aguarda atendimento médico. Para ampliar a atuação na saúde, a prefeitura constrói também o hospital e maternidade infantil, que oferecerá atendimento a gestantes e crianças. Uma importante novidade para a área de saúde. Na área social, a construção de mais de ...casas populares está beneficiando centenas de famílias de baixa renda que não tinham como adquirir sua casa própria. Os idosos também estão sendo contemplados pela prefeitura. Uma bela academia com um sistema térmico de hidroterapia está sendo construída para garantir à população da terceira idade um tratamento mais eficiente em doenças como artrose e doenças pulmonares.

48

Revista Portal / julho 2011


Na área de educação, nossa reportagem destaca a construção da escola de tempo integral, que será uma espécie de “válvula de escape” a muitas mães que precisam trabalhar fora e dependem de um local adequado e seguro para deixarem seus filhos. Por outro lado, a escola também garantirá atividades extra-curriculares, acesso a lazer e a cultura. A intervenção da administração pública nesses setores, a exemplo do habitacional, foi um dos maiores propulsores na geração de mais de três mil ofertas de trabalho na cidade.

Esta visão administrativa de futuro impulsiona a economia e garante estabilidade econômica para Vilhena. O saldo da atual administração é positivo e se mostra um importante instrumento de motivação para cidadãos e empresários que querem investir na cidade. A qualidade de vida gerada a partir dos investimentos públicos está dando a Vilhena o “status” de uma das cidades que mais crescem em Rondônia.

Revista Portal / julho 2011

49


administração

Vilhena é um dos municípios que mais crescem em Rondônia

Rover e Jacier continuam firmes, mesmo diante de tantos obstáculos e contratempos que naturalmente aparecem pelo caminho

50

Revista Portal / julho 2011

Com o intuito de unir forças, José Luiz Rover e Jacier Dias firmaram em 2008 uma parceria repleta de desafios e marcada por uma nova proposta político-administrativa que daria a Vilhena a possibilidade de alavancar o desenvolvimento sócio-econômico. O perfil pessoal e político de ambos revelava peculiaridades que rapidamente se mostraram favoráveis para a administração. Rover, experiente comerciante e empresário, pai de família, católico, ingressou na política como vereador, chegando a ser suplente de deputado estadual. Dinâmico e entusiasta com as questões que envolvem o município, o prefeito ganhou a simpatia do povo e vem construindo uma carreira política sólida. paralelamente seu vice-prefeito, Jacier Dias, evangélico, pastor da Igreja Assembléia de Deus é formado em administração e envolvido em trabalhos sociais. Entrou para a política sem experiência direta, mas sempre nutriu anseio de contribuir com o crescimento de Vilhena, unindo suas forças e conhecimentos para administrar um dos municípios em franco desenvolvimento no estado. Jacier é homem de temperamento ame-

no. Um típico administrador de empresas dotado de sensibilidade social. A composição de personalidade entre ambos se complementa nas horas difíceis da administração e o resultado é visível no desenvolvimento de Vilhena. Quem chega à cidade por todos os lados, olha e percebe obras sendo construídas a todo vapor. Elas representam a materialização dos anseios de antigos moradores de Vilhena que pouco a pouco assistem a esse crescimento. Rover e Jacier continuam firmes, mesmo diante de tantos obstáculos e contratempos que naturalmente aparecem pelo caminho. Eles mantém o compromisso de fazer de Vilhena uma cidade desenvolvida social e economicamente. Juntos, buscam recursos, discutem idéias e, com isso, ajudam a garantir um futuro melhor para nossa querida cidade. Nos próximos meses muitas dessas outras obras serão inauguradas em Vilhena. Tudo isso é fruto dessa parceria de cumplicidade, responsabilidade e trabalho. Vilhena é um dos municípios que mais crescem em Rondônia atualmente, ficando apenas atrás de Porto Velho, JíParaná e Ariquemes.


dermatologia

A beleza na era dos lasers fracionados Perder aquelas indesejáveis rugas e marcas de expressão são um desejo comum entre homens e mulheres que já passaram dos 50 anos. E entre todos os tratamentos nãocirúrgicos, o mais eficiente é o laser. “Hoje, esse método é considerado o principal meio de rejuvenescimento facial disponível, por seu poder impressionante de apagar rugas, manchas, marcas de expressão e cicatrizes de acne, além de devolver ao rosto boa parte do viço e do tônus que vão se perdendo com o passar dos anos”, ressalta o Dr. Alessandro Alarcão, Titular em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

CLÍNICA MASTERPLÁSTICA PORTO VELHO - RO Fones: (69) 3211.8500 Av. Carlos Gomes, 2746 Dr. Alessandro Alarcão Dermatologista-CRM 2452

Acne, juventude sem marcas

Se você é mãe de adolescente, certamente já acompanhou o drama dele por causa de cravos e espinhas. É bem possível que ele tenha deixado de ir a uma festa por causa daquela espinha “gigantesca”. O que parece frescura, é na verdade um problema sério. A Dra. Geórgia M. Silveira Alarcão, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que para os especialistas, a acne é tratada como uma doença que atinge aproximadamente 85% dos adolescentes. O problema afeta basicamente as glândulas sebáceas, fazendo com que exista produção excessiva de oleosidade na pele e consequente obstrução do canal pilossebáceo. A acne costuma aparecer com mais frequência na face, costas, e tórax. Independentemente da gravidade do quadro, a Dra. Geórgia recomenda que o tratamento comece

52

Revista Portal / julho 2011

rugosidade fina da pele, aspereza da pele, cicatrizes de acne, manchas provocadas pelo sol e alguns tumores benignos que comprometem a estética facial. “Apresentam também resultados maravilhosos em estrias, cicatrizes e até melhora de quelóides.” comenta Dr. Alessandro Alarcão.

Na história do avanço do laser na área da beleza há um fator decisivo que ajudou a selar o seu sucesso entre médicos e pacientes: a criação dos chamados lasers fracionados. Sua principal característica é emitir raios que entram na pele de forma alternada. “Os feixes penetram em pontos microscópicos, mais finos do que um fio de cabelo”, explica o dermatologista. Esse tipo de técnica permite que os raios atuem, mas deixem intactas pele na área tratada. Assim, o laser fica menos agressivo, com recuperação em de 24 a 72hs.

Deve ser discutido com o seu médico o resultado esperado, e o que a técnica pode permitir, não criando falsas expectativas. E finalmente o LASER fracionado deve ter a indicação correta e personalizada, pois cada paciente tem os problemas estéticos que dependem de vários fatores, como tendência genética, exposição solar exagerada sem fotoproteção, envelhecimento e outros. Para cada doença existe um tipo de tratamento, e o dermatologista deve ser sempre consultado, pois muitas vezes uma mancha, ou uma pinta pode representar uma doença mais grave, como um câncer de pele, que não pode passar despercebido pelo paciente ou pelo profissional. As vantagens de todos os procedimentos realizados sempre devem estar claros para os paciente, para permitir a mais correta decisão em seu benefício.

Os mais usados são o laser de CO2 Fracionado e o FRAXEL (laser de erbium fracionado 1550). No ultimo congresso Americano de Dermatologia em New Orleans, foi muito discutido a associação desses dois lasers, chamado de laser fracionado combo, trazendo um resultado melhor e com uma recuperação tranqüila. Eles são utilizados para melhoria de rugas periorais e periorbitais, rugas finas, envelhecimento facial, fotoenvelhecimento,

Atualmente no rejuvenescimento facial o Dr. Alessandro Alarcão também associa com os lasers fracionados o conceito Soft Lift® ou seja, fazer a reposição de volume perdido com ácido hialurônico e relaxamento da musculatura com toxina botulínica, reposicionado as estruturas faciais. O maior objetivo no rejuvenescimento é um resultado natural, sem aquela aparência que foi realizado algum procedimento, aparência descansada sem artificialidade.

logo que a acne apareça. “Temos de ter a preocupação com o início do tratamento, pois é na adolescência que se podem prevenir as temíveis cicatrizes de acne, e também é a hora certa de agir melhorando a autoestima do adolescente”. Na fase ativa da acne, o tratamento inclui várias medicações tópicas, além das medicações de uso sistêmico como antibióticos e a isotretinoína. A isotretinoína é uma medicação segura e efetiva, havendo a necessita da avaliação de um dermatologista especialista e realização de exames prévios e uma avaliação criteriosa. Sendo que muitas vezes existe a necessidade de investigação do quadro hormonal nas mulheres. Na fase posterior, em que estão presentes as manchas e cicatrizes, são realizados procedimentos médicos que incluem a realização de peelings, cirurgias para correção das cicatrizes, até técnicas mais avançadas com a utilização dos lasers, em especial os fracionados como o CO2 fracionado e o Fraxel®, que atualmente são os tratamentos mais procurados. “Essa dica de tratamento

pós-acne(cicatrizes) vale para as mamães que até hoje sofrem com cicatrizes herdadas pela acne que tiveram na adolescência”. A Dra. Geórgia destaca que as mamães devem orientar seus filhos a não desistirem do tratamento, uma vez que ele requer paciência e tempo, pois normalmente não há melhora importante das lesões antes de seis semanas de uso regular dos medicamentos, podendo até, frequentemente, haver piora aparente das lesões no início do tratamento. “Mas depois eles irão ver que o esforço valeu à pena e a autoestima do adolescente passa a se normalizar e se sobressair nessa fase tão especial da vida”. Dra. georgia m. silveira


ACIJIP

Credibilidade conquistada ACIJIP elege nova diretoria Apoiada pela sociedade empresarial, a chapa “O Trabalho Continua” liderada pelo empresário Alexandre Dartiballi foi à vencedora do processo eleitoral 2011 da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP). A votação que aconteceu no dia 31 de maio consagrou a nova diretoria responsável pelo posicionamento da entidade frente a classe e toda comunidade para os próximos 30 meses de gestão. Segundo o presidente eleito Alexandre Dartiballi, cuja diretoria será empossada no dia 1º de julho, o terceiro setor se destaca hoje por tamanha representatividade no desenvolvimento econômico e social de toda comunidade, e isso o faz propulsor de credibilidade por onde se apresenta. “Buscamos nessa formação manter a experiência de alguns diretores parceiros da administração antiga, mas também trazer novos empresários do município para se comprometerem com o setor. Não tenho dúvidas de que a cumplicidade de todo o grupo será prioridade nessa gestão. Somos gestores voluntários de uma entidade que seriamente tratada não medirá esforços para agir pelo bem comum”, enfatizou. Como membro ativo das últimas duas gestões, Alexandre Dartiballi confessa querer manter o propósito e a dinâmica do grupo iniciado pelo empresário Claudemir Miranda. “Vimos a eficiência de uma gestão com todos os membros envolvidos e integrados. De forma alguma queremos impor uma administração centralizadora. E é com essa experiência que avalio como fundamental esse comportamento de união para a evolução da entidade e sua contribuição por onde for solicitada”, disse empolgado o empresário. Ansiosa por entrar no ritmo de atividades realizadas pela ACIJIP, a nova diretoria já se reúne para a organização da Feira do Comércio e Indústria de Ji-Paraná (FECOMIND), que chega a sua terceira edição, marcada para outubro. 54

Revista Portal / julho 2011

Diretoria Executiva Presidente - Alexandre Dartiballi Vice Presidente – Sebastião Arantes Junior Secretário Geral – Nilton Leandro Mota dos Santos 1º Secretário – Luiz Bernardo 2º Secretário – Álvaro Luis Galvão Ignácio 1º Tesoureiro – Genivaldo Gonçalves Pereira Campos 2º Tesoureiro – Charles Roberto Hilgert Vogal – Hugo Lopes de Araújo Conselho Fiscal Cargo Efetivo – Everton da Silva Diniz Cargo Efetivo – Osmar Farinacio Cargo Efetivo – Aylton Naoki Takigawa Suplente – Ricardo Persona Suplente – Silvana Cristina Parlote Dartiballi Conselho Deliberativo Conselheiro – Ana Maria Cardoso Gurgacz Conselheiro – Valdeir Avelino de Jesus Conselheiro – José Vidal Hilgert Conselheiro – Geraldo Coleto Conselheiro – Erivaldo Diniz de Brito


SOLIDARIEDADE

empresários comemoram aniversário e arrecada 25 mil para entidades Todos os anos vários empresários se reúnem para comemorar os aniversários, e este ano não foi diferente. Os empresários - Eliane Capra, Eliane Lemos, Fabiola Bodot, Mariana Buffe, Silmara Negrett Moura, Aldo Buffe, Carlos Fuck, Luiz A. Santin, Rodrigo Brambila, Rodrigo Gallina e Vilmar Saúgo, estiveram comemorando seus aniversários em uma grande festa no ritmo mais popular do Brasil Banda Losageles. As diretorias APAE através do seu Diretor Aimoré de Barros contaram com várias colaborações de pais e funcionários para que a festa fosse um sucesso. A renda arrecadada durante a festa foi um total de R$ 25 mil reais que foi revertida em prol das entidades que esteve trabalhando na organização da festa e as despesas ficaram por conta dos aniversariantes. Contaram também com várias parcerias tais como Aviagro, ACIV, SAAE, Prefeitura Municipal, Deputado Luizinho Groebel, DBA Distribuidora da Coca Cola. APAE - construção de uma Vidioteka, Grupo de Oração - construção de uma sala odontológica Lar do Idoso será direcionado para compras de materiais para construção de uma sede nova.


Notícias, eventos, denúncias, variedades e o mais importante... Você nos assist indo! Estamos criando um novo canal de comunicação na web, e Rondônia é nosso foco, a internet amplifica nossas idéias, queremos mostrar ao mundo quem somos e como vivemos.

Transmitimos

seu evento

ao vivo Site otimizado para banda larga

para o mundo

Você é um empresário com visão no futuro? Acesse www.rondonialivre.com.br e saiba como apoiar este projeto Fale Conosco: (69) 3321.1722 / 8484.5410 - E-mail: fale@rondonialivre.com.br

DTON - (69) 3321 1722

Aqui o horário nobre quem faz é você!


Revista Portal  

Variedades, politica, Rondônia, Brasil