Issuu on Google+


A FEMÉDICA é uma empresa privada de Serviços de Emergência Médica. Constituída em 1997, é hoje das empresas mais antigas e credíveis na sua área de intervenção. Composta por uma vasta equipa de profissionais competentes e experientes, reúne pessoas ligadas diariamente ao serviço de emergência. De forma a assegurar o elevado nível de profissionalismo por que somos conhecidos nas várias áreas de atuação, contamos com um conjunto alargado de colaboradores, conferindo a garantia de qualidade aos serviços a que nos propomos. Reunimos assim vários grupos profissionais, onde se destacam:

• Médicos • Enfermeiros • Técnicos de Emergência Médica • Psicólogos • Técnicos Superiores de Higiene e Segurança Trabalho • Formadores (nas mais variadas áreas) • Técnicos Paramédicos (cardiopneumologistas, fisioterapeutas…) • Bombeiros Profissionais

De igual forma e para assegurar a especificidade necessária às diferentes áreas de especialização da FEMÉDICA, organizamos equipas e registamos serviços e marcas especificamente para o efeito. São elas: • Formação em Emergência

• Implementação de Programas de “Desfibrilhação Automática Externa”

• Criação e Implementação de Postos Médicos – “Chave na Mão”

• Apoio Médico e Paramédico a Eventos

• Comercialização de Equipamentos de Emergência


ACADEMIA DE EMERGÊNCIA Foi criada para dar solução às necessidades formativas na área de emergência. Constitui uma entidade autónoma e isenta, reconhecida por ministrar formação em emergência com base nas técnicas mais recentes e eficazes, de acordo com os protocolos de emergência mais exigentes - nacionais e internacionais. “Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender”. Blaise Pascal Para que a formação espelhe a Qualidade que caracteriza a FEMÉDICA, procedemos à acreditação da empresa perante a DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) demonstrando qualidade pedagógica como entidade formadora e perante o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) no âmbito científico, obtendo assim uma dupla acreditação.

Para estarmos à altura de tais exigências selecionamos uma equipa multidisciplinar de formadores com vasta experiência no meio pré-hospitalar e de formação com competências demonstradas e comprovadas provenientes dos meios mais ricos neste conhecimento (INEM, Cruz Vermelha Portuguesa e Bombeiros). A Formação é uma ferramenta fundamental para a melhoria das nossas competências e valorização pessoal e curricular. É também na perspectiva empresarial um investimento no capital humano refletindo-se num aumento de confiança e de produtividade. Nesse sentido, a FEMÉDICA apresenta uma Proposta Formativa variada, tendo por base a análise das necessidades do mercado Empresarial, bem como de obrigações Legais.


CURSOS DE FORMAÇÃO Emergência Médica • Curso de Suporte Básico de Vida Adulto (4h); • Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico (4h); • Curso de Suporte Básico de Vida e Resgate em Meio Aquático (6h); • Cursos de Primeiros Socorros (7h,14h e 21h); • Curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (6h); • Curso de Desfibrilhação Automática Externa (4h); • Curso de Tripulante Ambulância de Transporte (35h); • Recertificação de Tripulante Ambulância de Transporte (14h); • Curso de Tripulantes Ambulância de Socorro (210h); • Recertificação de Tripulantes Ambulância de Socorro (35h); • Curso Suporte Imediato de Vida (7h); • Curso Suporte Avançado de Vida (16h)


CURSOS DE FORMAÇÃO Segurança e Extinção de Incêndios • Curso de Extinção contra Incêndios (7h); • Curso de Extinção de Incêndios e Evacuação de Edifícios (14h); • Curso Prático de Utilização de Extintores (4h).

Planeamento de Emergência A ACADEMIA DE EMERGÊNCIA® e o seu corpo docente são ainda responsáveis por:

1. Criação de Planos de Emergência para Eventos Especiais; 2. Desenvolvimento de Planos de Segurança Contra Incêndios; 3. Elaboração de Planos de Segurança Edifícios e Recintos: • Tipo I – Registos de Segurança + Procedimentos de Prevenção; • Tipo II – Registos de Segurança + Procedimentos de Prevenção + Procedimentos caso emergência; • Tipo III – Registos de Segurança + Plano de Prevenção + Procedimentos caso emergência; • Tipo IV – Registos de Segurança + Plano de Prevenção + Plano de Emergência.

4. Manutenção de Planos – Simulacros.


CARDIO SEGURO Reconhecimento público da existência de um Programa de Desfibrilhação Automática Externa. A Desfibrilhação Automática Externa (DAE) é universalmente considerada a técnica mais eficaz numa reanimação, por fibrilhação ventricular, nos primeiros minutos após uma paragem cardíaca. Milhares de vidas podem ser salvas anualmente, se o acesso à desfibrilhação for facilitado através da colocação de desfibrilhadores em locais frequentados pelo público. Desde a publicação do DL 188/2009 de 12 de Agosto e do DL 184/2012 de 8 de Agosto, a DAE (Desfibrilhação Automática Externa) fica acessível a não médicos em ambiente Extra Hospitalar, devidamente enquadrado na Cadeia de Sobrevivência e no âmbito do SIEM (Sistema Integrado de Emergência Médica). Estamos certos que a implementação de um Programa de DAE, para além de contribuir de forma inequívoca para o prestígio e reconhecimento do espaço em si, é uma forma de expressar uma Responsabilidade Social inerente, aumentar a Segurança e a Qualidade do serviço prestado e um forte contributo para salvar vidas em Portugal. Em mais de metade dos casos de paragem cardio-respiratória, as vítimas não chegam com vida aos hospitais. Por outro lado, a maior parte dos episódios de morte súbita cardíaca resulta da ocorrência de arritmias malignas, nomeadamente de fibrilhação ventricular. O único tratamento eficaz na paragem cardíaca devida à fibrilhação ventricular é a desfibrilhação elétrica, demonstrando a experiência internacional que a utilização de desfibrilhadores automáticos externos em ambiente extra-hospitalar por pessoal não médico melhora significativamente a sobrevida do paciente.


ESPAÇO SEGURO É uma marca que se destina a distinguir Espaços Físicos. A marca Espaço Seguro® distingue aqueles que assumem o compromisso de tornar o seu espaço num “Espaço Seguro” para todos que o visitam ou nele trabalham. Escolher um espaço detentor da marca Espaço Seguro®, é escolher um espaço que foi distinguido, por neutralizar situações de potencial risco e onde foram criadas soluções específicas com vista a assegurar o bem-estar de todos.

Critérios de atribuição da marca • Possuir Plano de Emergência Interno; • Existência de Posto de Socorros adequado à realidade do espaço; • Garantir capacidade Técnica na área de Emergência Médica, devidamente validada por entidade certificada.

Processo de atribuição da marca Os responsáveis pelo espaço devem contactar a FEMÉDICA para iniciar o processo de avaliação de cumprimento dos critérios de atribuição da marca. Esta fica responsável por apoiar a solucionar eventuais “não conformidades” detetadas. Após cumprimento de todos os critérios, estão reunidos os requisitos de atribuição da marca.

Validade A autorização de utilização da marca é válida pelo prazo de 1 ano. Após esse período pode ser pedida reapreciação do espaço para revalidação. Durante esse período, o espaço fica sujeito a auditorias técnicas. O incumprimento dos critérios da atribuição da marca implica a sua perda.


EVENTO SEGURO Estar num evento distinguido com a atribuição da marca Evento Seguro® significa estar num evento onde a segurança de todos que nele participam foi avaliada e pensada. É a garantia que no local estão técnicos de segurança e/ou socorro (com equipamentos adequados), responsáveis por acompanhar o evento e assegurar uma resposta rápida e eficaz a eventuais situações emergência que possam ocorrer, deixando assim de depender da disponibilidade de meios exteriores que nem sempre existem ou que demoram. É ter presente no evento um responsável pela área do “Safety e Security” do seu evento. Estar num Evento Seguro® significa ter capacidade de resolver no local e no momento a maioria das situações que surjam, de forma eficaz e sem qualquer impacto negativo para o evento, contribuindo assim para o seu êxito.

Critérios de atribuição da marca • Verificação da adequação dos meios de segurança e socorro a cada evento; • Elaboração de documento de Procedimentos de Emergência; • Assegurar a presença de coordenador de segurança e/ou equipa de socorro FEMÉDICA durante o evento.

Processo de atribuição da marca A empresa organizadora do evento deve contactar a FEMÉDICA para iniciar processo de avaliação de riscos, tendo por base, o local e o tipo de evento programado. A FEMÉDICA fica responsável por avaliar e propor meios de segurança e socorro adequados ao acompanhamento do evento. Fica também responsável pela elaboração de uma ficha de emergência com procedimentos específicos, com base na avaliação de riscos efetuada. Após aprovação da proposta apresentada será emitido certificado com a atribuição de marca Evento Seguro®.

Validade O certificado é válido exclusivamente para o evento avaliado.


LOJA DE EMERGÊNCA

A loja de emergência, é uma área de negócio que tem vindo a crescer no Grupo Femédica. Este crescimento tem sido progressivo em conjunto com os nossos parceiros, onde procuramos apresentar soluções aos nossos clientes e à comunidade hospitalar, permitindo o acesso a um conjunto de instrumentos que permitam uma melhor prestação de cuidados de saúde. A Loja de Emergência, está organizada num sentido de proporcionar aos seus clientes uma melhor qualidade de produto e serviço, vendendo produtos dos quais nos orgulhamos, garantindo uma assistência pós venda com qualidade, através do departamento de assistência técnica que fomos desenvolvendo com os nossos parceiros/ fornecedores, que reúnem um conjunto de técnicos com formação específica na área onde estamos inseridos capazes de rapidamente solucionarem os problemas eventualmente surgidos. Reunimos hoje na nossa loja uma grande diversidade de artigos, o que nos permite dar resposta a praticamente todos as solicitações que nos têm chegado. Convidamo-lo a visitar a nossa loja e caso não encontre o produto pretendido, entre em contacto directo connosco, através do email: lojaemergencia@femedica.pt


PROPOSTA SERVIÇOS FEMÉDICA O presente documento tem por objetivo dar a conhecer a FEMÉDICA e alguns serviços em particular, após consideração cuidada pela nossa equipa comercial. Destacamos essencialmente: • Formação Certificada capacitando os vossos colaboradores na vertente emergência – “Safety & Security”; • Reconhecimento público de que o seu espaço ou empresa têm um Programa de Desfibrilhação Automática Externa, acreditado pelo INEM; • Reconhecimento público de que o seu Espaço tem um Plano de Emergência e um Posto de Socorros equipado. Temos a certeza que um conhecimento mais aprofundado da vossa realidade e requisitos irão permitir apresentar uma proposta mais adequada e à medida das vossas necessidades. Agradecemos desde já a oportunidade concedida por V. Exas. na apresentação desta proposta. Ficamos ao dispor, para agendamento de uma reunião de acordo com a V. disponibilidade, para melhor esclarecimento das V. necessidades e enquadramento dos serviços propostos. Subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos, Director Técnico

Director Clínico


www.femedica.pt

Femédica - Formação e Emergência Médica, Lda. | Tel: (+351) 211 975 723 | geral@femedica.pt | Rua Dª. Filipa de Lencastre, nº41 B, 2605-242 Belas - PORTUGAL


Brochura-Femédica