Page 1

Carlos Cruz A Cruz Consulting é dirigida pelo historiador Carlos Cruz, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – um intelectual com sólida formação em métodos quantitativos e em estratégia; e com experiência internacional, especialmente nos Estados Unidos. A sua formação inicial foi baseada no darwinismo e no marxismo. Em 1982, aos 23 anos de idade, abandonou o determinismo do materialismo histórico, embora tenha se mantido fiel ao universo lógico, sistemático e categorial do materialismo dialético. Durante a sua graduação, foi um dos divulgadores de Schumpeter no Brasil, traduzindo e organizando cursos de leitura dirigida de sua obra, o que o ajudou a se afastar do marxismo leninismo. Progressivamente, já como pesquisador da Unicamp, na segunda metade dos anos de 1980, com os estudos de economia e de economia política, evoluiu em direção ao liberalismo e se dedicou às obras de Tocqueville, Hayek, Friedman e outros. Em seguida, dedicou-se aos estudos de macroeconomia, microeconomia e econometria, o que consolidou a sua formação em métodos quantitativos, aplicando-se às obras dos professores Sachs e Larrain; Pindyck e Rubinfeld; e Gujarati. Estudioso voraz da historiografia política e militar, já na maturidade, se viu obrigado à releitura de Tzu, Clausewitz e Maquiavel, além de fazer o acompanhamento das publicações pertinentes à área de marketing.

Cruz Consulting

... uma empresa de consultoria política, com duas áreas interdependentes de atuação: pesquisa de opinião pública e estratégia.

www.cruzconsulting.com.br


Pesquisa de Opinião Pública e Política As nossas pesquisas de opinião pública têm sempre um foco muito determinado: a elaboração de estratégia e de táticas - de defesa, nos casos de pesquisas destinadas a governo; e de combate, nos casos de pesquisas eleitorais. São nossos princípios: um governo deve se defender, sistematicamente, desde o seu primeiro dia; a questão nuclear de uma campanha eleitoral é a estratégia – de dificílima compreensão conceitual pelos políticos; as táticas de campanha, decorrentes de uma determinada estratégia, devem ser baseadas na teoria dos jogos; e nada disso pode ser obtido sem pesquisa. Os nossos estudos envolvem diagnóstico de governo; análise de imagem; verificação de potencial eleitoral; estudo de lei tendencial; interpretação de demanda; elaboração de estratégia; avaliação de táticas, sempre baseados em sistemas de amostragem seguros, com alto grau de intervalo de confiança e baixíssimo índice de margem de erro. Os nossos serviços de pesquisa tem sido utilizados pelos principais partidos políticos brasileiros, sobretudo no Estado de São Paulo, através de prefeitos, deputados, senadores, governadores e de empresas que atuam junto ao setor público, sempre com base em preço competitivo e em segredo profissional.

Pesquisa de Opinião Pública e Estimativa Empírica de Votação para Deputado (EVD) A Estimativa Empírica de Votação para Deputado (EVD) é uma metodologia desenvolvida pela Cruz Consulting, para se estimar a votação futura de candidatos a deputado federal e estadual, a partir de pesquisa de opinião pública, podendo ser aplicada por região, município ou zona eleitoral, cujos resultados são apurados por uma função matemática específica, mediante a ponderação de votos brancos, nulos, emigrantes e da abstenção. Essa metodologia corrige o problema crônico de não se apurar corretamente o potencial eleitoral de um candidato a deputado, em regra, com uma superestimação grotesca da sua votação futura, ou seja, com um ilusionismo estatístico. Contrariamente à metodologia tradicional, a função matemática aplicada em pesquisa eleitoral para deputado pela Cruz Consulting obtém resultados realistas, conseguindo-se, inclusive, uma estimativa empírica de votos, em números absolutos, para cada candidato pesquisado.

Gerenciador de Campanha Eleitoral e Estimativa Empírica de Votação para Deputado (EVD) A Cruz Consulting desenvolveu um sistema de gerenciamento de campanha eleitoral, baseado no conceito de Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), de tipo relacional, com o objetivo precípuo de obter uma estimativa empírica de votação para deputado. Na elaboração do gerenciador de banco de dados, implicitamente, são levados em consideração diversos fatores intervenientes na cultura eleitoral brasileira, entre os quais: voto obrigatório, sistema não distrital, coligação partidária, alto custo, assistencialismo e clientelismo. Nesse sentido, a estrutura do banco de dados controla todas as variáveis de uma campanha eleitoral para o poder legislativo, especialmente para deputado estadual ou federal, tais como: geográfica - região, município e zona -; coordenação - assessoria, militância e cabos eleitorais -; contato - documentos, telefones e emails -; orçamento - recursos e materiais -; política - dobradinhas, eventos e ações -; marketing - estratégia, tática, pesquisa, propaganda e avaliação. De suma importância, a raiz do banco de dados permite total flexibilidade e elasticidade, podendo ser suprimidas ou acrescentadas quantas variáveis forem necessárias, tanto antes como no decorrer do processo eleitoral. Finalmente, como é óbvio, esse gerenciador de banco de dados gera uma infinidade de relatórios, com a seleção de variáveis, para que a coordenação de campanha eleitoral possa adotar e/ou corrigir os seus planos de tática e estratégia.

EVD: deputado estadual (modelo database)

Código Município RegGov RegAdm CoorMun EndCoor CepCoord TelComCoor TelResCoor TelCel1Coor TelCel2Coor E-mail1Coord E-mail2Coord CPFCoord RGCoord AcordCoor AssReg TelResAss TelCelAss Eleit PesqRec EstVot EstVotAnt UltAvalia MarketLocal OrçamLocal DepFed1 EquipConj1 MatConj1 MatSolicit1 MatEntreg1 EventConj1 DepFed2 EquipConj2 MatConj2 MatSolicit2 MatEntreg2 EventConj2 PrincConc1

PrincConc2 PrincConc3 PrincConc4 PrincConc5 CoorZon1 CoorZon2 CoorZon3 CoorZon4 CoorZon5 CoorZon6 CabosZon1 CabosZon2 CabosZon3 CabosZon4 CabosZon5 CabosZon6 EndVot1Zon EndVot2Zon EndVot3Zon EndVot4Zon EndVot5Zon EndVot6Zon EndVot7Zon EndVot8Zon EndVot9Zon EndVot10Zon EndVot11Zon EndVot12Zon EndVot13Zon EndVot14Zon EndVot15Zon EndVot16Zon EndVot17Zon EndVot18Zon EndVot19Zon EndVot20Zon EndVot21Zon EndVot22Zon Observação

Evd folder 2013 01  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you