Issuu on Google+

Gazetinha Olandya

Equipe Gestora: Direção: FATIMA TEIXEIRA Ass. de Direção: Mª DAS GRAÇAS OLIVEIRA Coordenação: WAGNA NALINI Secretaria: VÃNIA BRAGATO

Leitura na Escola- Uma Aventura em Família- II Encontro Neste dia tivemos a presença do autor Fernando Carraro, autor dos livros que foram trabalhados durante dois meses com as crianças da U.E. : "Uyrá - O Defensor do Planeta" e "O Catador de Papel". Tivemos um teatro sobre o livro "O Catador de Papel", entrevista e autógrafos com o autor, sorteio de livros para as crianças e os familiares, apresentações das crianças sobre o livro "Uyrá – O Defensor do Planeta", apresentação de dança do Balé da EMEI, um delicioso coquetel e uma degustação de receitas com alimentos reaproveitados. No dia do evento nós tivemos também: * Apresentação de Teatro "O Catador de Papel" com a participação da Professora Mariangela como o protagonista Papelão, e a Professora Geralda como antagonista, adaptação e direção da Professora Elizanete e participação das professoras Tatiana, Chalot, Kelly, funcionárias Ana Paula, Vera, Rosilene e Neide e as crianças da EMEI. * O cenário do teatro foi confeccionado, pelo artista plástico Sr. Alberto Cerqueira Nunes, com materiais reciclados - papelão.

CIPA ENTREGANDO PANFLETOS INFORMATIVOS PARA A COMUNIDADE NA ENTRADA DO EVENTO

C HEGADA DO CONVIDADO: ATOR N ORIVAL RIZZO (SILVÉRIO , DA N OVELA SANGUE BOM, REDE GLOBO)

S R . V ALTER , SRA. N ÚBIA, SRA. SILVANA , S R . LUIZ T ARCÍSIO (DA DREI-IQ) E D IRETORA FATIMA .

CHEGADA DO AUTOR PAINEL DA EXPOSIÇÃO

V ISITA À EXPOSIÇÃO PELAS AUTORIDADES DA DRE - IQ

V ISITA ÀS MAQUETES

FERNANDO CARRARO

V ISITA AOS PAINÉIS

V ISITA DO AUTOR E DOS

CONVIDADOS À EXPOSIÇÃO .


A TOR N ORIVAL R IZZO E O ESCRITOR F ERNANDO C ARRARO VISITAM EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS ALUNOS , ACOMPANHADOS DA D IRETORA DA EMEI, S RA . F ATIMA .

D ANÇA DO BOTO COM A PROFª C RISTIANE E ALUNOS DA MANHÃ

T EATRO COM PROFESSORAS , FUNCIONÁRIOS E CRIANÇAS .

CONVERSA DO AUTOR COM A COMUNIDADE

A UTORIDADES ENTREVISTANDO O AUTOR

P LATÉIA : COMUNIDADE E

AUTORIDADES

C ENÁRIO CONFECCIONADO , COM PAPELÃO A LBERTO C ERQUEIRA N UNES

RECICLADO , PELO ARTISTA PLÁSTICO

T EATRO O C ATADOR DE PAPEL : ATORES E AUTOR

S ORTEIO DE LIVRO REALIZADO PELO AUTOR

ENTREVISTA

A PRESENTAÇÃO DO BALÉ DA EMEI PROFESSORA DANIELA

T EATRO COM A PROFESSORA MARIANGELA COMO P APELÃO .

HOMENAGEM AO AUTOR

A LUNOS ENTREVISTANDO O

AUTOR

V ISITA AO CONDOMÍNIO OLANDYA


E NTREGA DE SABÃO CONFECCIONADO PELAS TB S RA. V ERA E S RA . M ARIA H ELENA AOS SRS . V ALTER E T ARCÍSIO D A DREI- IQ

A PRESENTAÇÃO DO BALÉ PROFESSORA GEISEMAR G UEDES

A UTÓGRAFOS

A UTÓGRAFOS

FUNCIONÁRIAS DA

D ANÇA DO BOI COM OS ALUNOS DA

TARDE

RECONHECIMENTO DE TODOS PELO TRABALHO DESENVOLVIDO , ANTES DO COQUETEL DE ENCERRAMENTO COM A COMUNIDADE .

Da direita para a esquerda:

Valter de Almeida Costa (Diretor Regional da DRE -IQ), Fatima Teixeira (Diretora da EMEI Olandya), Luiz Tarcísio B. de Souza (Diretor de Divisão Técnica da DRE IQ), Floripes Núbia Oliveira Lima (Representante do Setor de Programas Especiais da DRE IQ), Silvana S. Rossetti Conceição (Supervisora Escolar da EMEI Olandya), Maria das Graças Oliveira (Assistente de Diretor da EMEIO Olandya), Wagna Nalini (Coordenadora Pedagógica da EMEI Olandya), Vânia Bragato (Auxiliar Técnico de Educação da EMEI Olandya), Elisabete Sena G. Dias D’Attilio (Representante do Sindicato APROFEM).

Dicas de Leitura

"Arca de Noé" é também o título do primeiro poema desse livro. O conjunto é formado por 32 poemas, a maioria sobre bichos, e inclui os que

“Era uma casa muito engraçada,

constam dos discos Arca de Noé 1 e

não tinha teto não tinha nada...”

2. Alguns foram musicados pelo próprio Vinicius de Moraes (1913-80)

Quem não conhece essa música? Ela faz parte de uma coletânea de poesias escritas para crianças do livro A Arca d Noé. Seu autor é Vinícius de Moraes, que no dia 19 de outubro completaria 100 anos, se estivesse vivo. O “poetinha”, como era chamado pelos amigos, é considerado um dos maiores músicos do Brasil. Também foi jornalista, diplomata, compositor e poeta.

e se tornaram clássicos da MPB para crianças. (Um bom exemplo é o daquela casa "muito engraçada" que "não tinha teto/ não tinha nada".) Todos são poemas feitos para ler, aprender de cor ou cantar.

D ISPONÍVEL EM NOSSA SALA DE LEITURA

Prêmio Jabuti 1992 de Melhor Produção Editorial de Obra em coleção.

“(...) Mas era feita com muito esmero, na rua dos bobos, número zero.”

Vinícius de Moraes Sabem que casa engraçada é esta? R: A barriga da mãe esperando o bebê!


FUNCIONÁRIO DO MÊS Gostaríamos de agradecer o trabalho realizado

Saúde sem Brincadeiras!

pelo artista plástico Alberto Cerqueira Nunes, que nos presenteou com um belíssimo cenário para o Teatro : O Catador de Papel. Nosso agradecimento, carinho e admiração ao artista que dedicou seu tempo e talento, encantando-nos com sua arte!

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente, pois diminui as retiradas de matéria-prima da natureza. É precisa, apenas, nos certificarmos de cuidar da nossa saúde ao fazê-lo. É importante saber!

Culinária Bolinhos de Talos, Folhas ou Cascas Ingredientes: 1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavados e picados 2 ovos 5 colheres (sopa) de farinha de trigo 1/2 cebola picada 2 colheres (sopa) de água Sal a gosto Óleo para fritar Preparo: Bater bem o ovo e misturar o restante dos ingredientes. Fritar os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorrer em papel absorvente. Preparar com talos de couve, agrião, brócolis, couve-flor, etc; folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete ou cascas de chuchu. Obs: no caso dos talos de couve, couve-flor e brócolis recomenda-se dar uma pré-fervura antes do preparo.

Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho Aconteceu de 26 a 30 de agosto/2013 Foi uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho foram evidenciados buscando a efetiva participação dos funcionários e sempre aberta a nossa comunidade. Programação:

26/08- Orientações sobre Prevenção da Dengue e Catapora – Prof.ª Patrícia 27/08- Campanha da Boa Visão Exames gratuitos e orientações aos Funcionários da U.E. Parceria EVOLUTION OPTICAL LENTE LTDA 28/08- Campanha da Boa Visão Exames gratuitos e orientações a Comunidade Escolar Parceria EVOLUTION OPTICAL LENTE LTDA. 29/08- Caminhão da ELETROPAULO abordando o tema prevenção de acidentes na rede elétrica, aberto para visita da comunidade. 30/08- Dinâmica com funcionários e comunidade abordando a importância da atividade física para a saúde física e mental – Prof.ª Elisaneti A. Candido

Ao armazenar os materiais recicláveis, devemos ter alguns cuidados: 1- Higienizá-los com cuidado para que não haja nenhum resíduo; 2- Higienizá-los com cuidado para não ferir as mãos; 3- Manter os materiais em local arejado e seguro da chuva para que não haja risco de proliferação da DENGUE; 4- Armazenar materiais cortantes como vidros e garrafas pet, já cortadas, em locais seguros, afastados de crianças e animais. Existem alguns materiais que não são recicláveis, portanto, evite armazená-los e descarte da maneira correta, ex.: papel carbono, etiquetas adesivas, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtros der cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel, cabos de panelas e tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, espelhos, cristais, porcelanas, baterias de celular, pilhas, etc. Esses materiais podem ser devolvidos aos fabricantes ou em postos autorizados.

Meio Ambiente Olha que ideia interessante! Você pode confeccionar animais utilizando recipientes de amaciantes ou outros recipientes do gênero. Basta higienizá-los, pintá-los da cor desejada e usar sua imaginação! Esse modelinho foi exposto em nossa Mostra Cultural no II Dia da Leitura na Escola!


Gazetinha do Olandya