Issuu on Google+

Out. 2012 EDIÇÃO N.º 11

revista i+arte

k eboo c a f . w //ww http: opelaarte sa inclu

. laarte e p o usa t/ //incl scolhas.p : p t t h e rama prog

/ .com


E5G + Inclusão Pela Arte No âmbito do Programa Escolhas 5ª Geração, apresentamos uma candidatura designada por Inclusão pela Arte III. Esta visa promover a inclusão social de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 aos 24 anos, provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. É objetivo envolver os familiares de todos os participantes directos no sentido de os corresponsabilizar no processo de desenvolvimento pessoal e social dos seus educandos. No que concerne às áreas estratégicas de intervenção o projeto Inclusão pela Arte III, candidata-se às 5 medidas do Programa Escolhas. E a Área territorial de implementação do projeto é a Freguesia de (Santa Maria da Feira) nomeadamente nas Localidades do Bairro das Pedreiras e Bairro da Esperança. Os resultados serão divulgados no próximo dia 30 de Novembro.


Futebol de Rua

Actividade Acção Animação Intercultural

4

Actividades de Verão

Formação TIC

7

12

Lab. Criativos

16

Colónia de Férias

5

6

Regresso às Dia da Aulas Alimentação

Aprender Brincando

9

13

Dia de Halloween

19

Project Criart+

10 14

Workshops

20


Actividade: Ação de Animação Intercultural Durante o mês de Agosto algumas crianças/jovens do Bairro das Pedreiras, na atividade “Ação de Animação Intercultural” desenvolveram um trabalho sobre algumas tradições existentes na etnia cigana. Para a concretização deste trabalho as crianças/jovens pediram “ajuda” a alguns familiares e utilizaram a internet do espaço cidnet, no Bairro da Esperança, para pesquisar de forma a completar a informação fornecida pelos familiares.

4


Campeonato Nacional de Futebol de Rua De acordo com Gonçalo Santos, técnico da Associação CAIS “o futebol de rua é um projeto único em Portugal, que além de permitir o acesso à prática desportiva possibilita ainda a todos os que nele intervêm trabalhar as competências pessoais e sociais, tais como a motivação, a auto-estima, a responsabilidade e o trabalho em equipa. Diz ainda que o futebol de rua transforma quem nele participa e serve de catalisador para diversas mudanças positivas nas suas vidas. E à semelhança de anos anteriores, a equipa de futebol de rua do Projeto Inclusão pela Arte II financiado pelo Programa Escolhas, designada por “Futesperança” participou mais uma vez no campeonato nacional de futebol de rua este ano na cidade de Beja entre os dias 19 e 22 de Julho, no Complexo Desportivo Fernando Mamede. Este ano a equipa Futesperança consegui um 6.º lugar, sendo de valorizar a nobreza, a enorme disponibilidade e motivação dos atletas ao longo de todo o campeonato.

5


Colónia de Férias Almograve O programa sem fronteiras – verão 2012 organizou uma colónia de férias em Almograve entre os dias 24 e 31 de Agosto. O Projeto Inclusão pela Arte II teve a oportunidade de participar na iniciativa com um grupo de 15 jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos de idade. Os quais puderam participar em diversas actividades lúdicas e recreativas, nomeadamente: dinâmica quebra-gelo (enquadramento do grupo);visita á aldeia de Almograve; oficina de reutilização de materiais; actividades desportivas na praia; noite de cinema; atelier de pintura corporal e tererês; noite de karaoke; oficina de papel; paint ball; observação de aves no Parque Natural da Costa Vicentina; workshop de músicas do mundo; peddypaper nocturno sensibilização ambienal na praia; atelier de expressão dramática e por último uma festa surpresa. Todas estas atividades proporcionaram aos jovens momentos cheios de sensações únicas e divertidas.

6


Actividades de Verão

7

As actividades de Verão organizadas pelo Projecto Inclusão Pela Arte II correram pelo melhor! Os nossos jovens poderam assim ter oportunidade de ir várias vezes às piscinas municipais de Beja, pelo menos uma vez por semana durante todo o verão. A ida à praia de Montegordo foi também para muitos uma oportunidade única à qual não perderam. Estas foram assim actividades de verão que trouxeram aos jovens do Bairro da Esperança a oportunidade e a inclusão dos mesmos.


Regresso às Aulas Dia 15 de Setembro iniciou-se mais um ano lectivo. O Projecto Inclusão Pela Arte tem agora ao dispor dos jovens o reforço das actividades mais pedagógicas tais como Apoio Escolar e Escola Virtual. São muitos os jovens que procuram ajuda connosco para resolver os seus deveres.

9


Dia da Alimentação No passado dia 16 de Outubro o projeto Inclusão pela Arte II comemorou junto das crianças do Bairro das Pedreiras o “Dia Mundial da Alimentação”. Passamos um filme sobre o que é ter e fazer uma boa alimentação. Este foi debatido no sentido de percebermos de que forma é que as crianças e jovens se alimentam e se é correctamente. Analisámos a roda dos alimentos e percebemos quais são os que consideram essenciais para uma alimentação saudável. Foi uma tarde divertida e animada pois as crianças puderam falar abertamente sobre o tema, desenharam, pintaram e descobriram alimentos novos importantes.

10


11


FORMAÇÃO TIC As formações multimédia e microsoft Up tem mostrado ser uma das actividades inseridas no contexto de Inclusão-Digital que tem vindo a ganhar cada vez mais frequentadores. As crianças e Jovens do bairro das Pedreiras tem ainda muita carência e falta de meios físicos para que a intervenção ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação consiga ser realizada no próprio Bairro. No entanto, importanta realçar o esforço e empenho quer da equipa do Programa Escolhas no terreno, quer do Centro Social Cultural e Recreativo Bairro da Esperança em asegurar o transporte das crianças do Bairro das Pedreiras para o Espaço CID@ Net no Bairro da Esperança duas vezes por semana.

12


Aprender Brincando No dia 22 de Agosto, no Bairro das Pedreiras, desenvolveu-se mais uma vez a actividade “Aprender Brincando”, na qual se realizou algumas fichas de formação civica. Com estas fichas pretende-se que as crianças/jovens da etnia cigana adquiram mais algumas competências pessoais e sociais relacionadas com o respeito mútuo na comunidade educativa, questionando comportamentos, atitudes e valores.

13


Project Criart+ O projecto CriaArt+ tem como principal objectivo a criação de uma plataforma de ensino a distância de conteúdos multimédia. Podem ser registados empresas de formação, projectos escolhas ou em nome individual que queiram partilhar exercícios e aulas planificadas sobre os nossos recursos multimédia. Somente as pessoas registadas, e com solicitação de senhas para os respectivos cursos terão acesso aos conteúdos. Em suma o Project CriArt+ pretende ser a maior rede de partilha de informação de recursos multimédia, aliado a concursos de artes digitais relacionados com as matérias abordadas nesta plataforma. Esta plataforma pode vir a ser no futuro uma ferramenta que auxilia a planificação e criação de formações de forma rápida.

14


SER CRIATIVO É ...

VER O QUE AINDA NINGUEM VIU


Laboratórios Criativos

16

A criatividade faz parte do nosso projecto, como tal não poderiamos deixar de ter uma actividade cujo nome é mesmo Laboratório Criativo. Neste espaço, duas vezes por semana os jovens aprendem a fazer coisas novas, diferentes e que puxem pela imaginação. Como tal o CID oferece aos jovens vídeos de exemplos de pessoas, negócios inovadores, cultura visual, empreendedorismo, entre outros. Também neste período surgiu a ideia da criação de uma plataforma de Ensino a Distância em Rede que se deu o nome de “Project Criart+” alojado em ideiasquenascem.com.


Dia de Halloween Comemoração do dia de Halloween No dia 31 de Outubro a equipa do Projecto inclusão pela Arte II comemorou o dia de Halloween em conjunto com alguns miúdos do Bairro das Pedreiras. Neste dia os miúdos deslocaram-se á sede do projeto (no bairro da Esperança) e realizaram as seguintes actividades: visionamento do filme “O fantasma Gasparzinho” e construção de pequenos morcegos para se colocarem num cenário. E no final da tarde houve um pequeno lanche.

19


workshops O Cid@Net para além de investir nas formações TiC, também tem apostado em desenvolver workshops temáticos. Já Realizamos alguns workshops, tais como Fotografia, 3D, Novos média e o ultimo em “Saber dizer Não” pela Associação “Força Jovem”. O próximo workshop a realizar será de Sustentabilidade, organizado por duas estagiárias de Serviço Social do Instituto Politécnico de Beja tendo lugar no espaço Cid@Net, direccionado às crianças e jovens do Bairro das Pedreiras.

20


Castelo de Beja da nossa Cidade


Equipa Projecto Inclusão Pela Arte Anabela Matado (Coordenadora)

Nuno Duarte (Monitor Cid@net)

Sandra Lay Wá (Monitora de Dança)

Sónia Guerreiro (Técnica de Animação)

Vitoria Fialho

(Monitora de Expressão Plástica e Dramática)

Contactos: http://www.facebook.com/ProjetoInclusaoPelaArte site: http://inclusaopelaarte.programaescolhas. site: http://inclusaopelaarte.programaescolhas. Email: inclusao.pela.arte.escolhas@gmail.com Email 2: inclusao.pela.arte.escolhas@gmail.com TLF. 284 326 398 TLM. 961 244 478 Edificio da Antiga Escola Primária, Bairro da Esperança 7800 Beja.


Revista i+Arte