Page 1

ASPUN

Maciez, extensibilidade e processabilidade de uma marca comprovada em resinas para a fabricação de não-tecidos


A Resina de Fibra ASPUN™ é um material a base de polietileno utilizado na fabricação de artigos higiênicos de não-tecido, adequado para aplicações de fibras mono e bicomponentes. As resinas ASPUN oferecem excelentes propriedades táteis, similares às dos tecidos, o que se traduz em grande conforto, extensibilidade e boa processabilidade, garantindo produtos altamente eficientes. E isso não é tudo. Saiba mais sobre essa resina comprovada, versátil e em constante evolução da The Dow Chemical Company (“Dow”).

3


Oferecendo Maciez Excepcional e Processabilidade a Longo Prazo

Há mais de duas décadas, a resina ASPUN™ é utilizada como uma fonte confiável para atender às tendências em não-tecidos de higiene. Para fraldas infantis, artigos higiênicos femininos, produtos de incontinência urinária, não-tecidos médicos e aventais cirúrgicos, a resinas ASPUN oferecem:

• não-tecidos com maciez e caimento excepcionais (vide Figura 2) • excelente capacidade de fiação (spinnability), o que permite que os fabricantes de não-tecidos operem linhas por muito mais tempo entre as mudanças de matrizes • excelente resistência à abrasão, o que garante baixa tendência de o produto final soltar fios • propriedades aprimoradas de alongamento para um bom caimento na aplicação final • baixa formação de poeira, resina de processamento limpo

Figura 2: Comparação de Maciez por Tipo de Material1 0.9 0.8 0.7 Rigidez à Flexão, DM (mN.cm)

A Dow inova constantemente para disponibilizar resinas que ofereçam uma ótima combinação de conforto, caimento, maciez, funcionalidade e eficiência em não-tecidos médicos e de higiene. A Dow também acredita que, para ajudar os fabricantes a oferecem produtos finais excepcionais, é necessário trabalhar de perto com todos os membros da cadeia de valor para entender melhor as demandas que impulsionam o mercado.

0.6 0.5 0.4

0.35

0.3 0.2 0.1 0

1

0.7

Valor Menor = Maior Drapeabilidade e Maciez

0.13 hPP @155°C

PE @130°C

Bi-co @135°C

Com base em testes internos da Dow

Apesar de a resina ASPUN em uma fibra monocomponente apresentar excelentes atributos de não-tecido, quando combinada com outros materiais em uma configuração bicomponente, oferece aos donos de marca e consumidores benefícios de uma solução de não-tecido realmente diferenciada.

Figura 1: Seccionamento de Fralda – Os benefícios das Resinas ASPUN™

Componentes Laminados As resinas ASPUN garantem excelente processabilidade e boas propriedades de adesão no processo de laminação e atendem às necessidades de maciez e extensibilidade dos laminados elásticos.

Top Sheet As resinas ASPUN oferecem maciez e caimento excepcionais tanto em configurações mono quanto bicomponentes.

Camada de Distribuição As resinas ASPUN oferecem boa adesão de passagem de ar (air-through bonding) em não-tecidos bicomponentes.

Backsheet de não-tecido As resinas ASPUN oferecem excelente maciez e caimento, além de maior extensibilidade, o que garante conforto.

4

Núcleo Absorvente Combinadas ao PE grafitizado com anidrido maleico AMPLIFY™, as resinas ASPUN oferecem excelente adesão da estrutura celulósica, o que assegura a integridade e o volume do produto.


5


Fibras Bicomponentes – O Melhor dos Dois Mundos Conforto e resistência em uma única solução

Também temos boas notícias para os convertedores. As resinas ASPUN são robustas para o processamento, o que garante aos fabricantes a possibilidade de operações excepcionalmente longas.

40 30 20 10

Resistência à Tração (N/5 cm)

0

35

25 20 15 10 5

120

Alongamento sob Tração (%)

Resina de Polipropileno • Excelente processamento • Excelente resistência à abrasão (baixa tendência a soltar fios) • Ampla janela de adesão • Alta resistência à tração

Alongamento sob Tração – DM

80 60 40 20

140

Núcleo

125/123 130/128 135/133 140/138 145/143 150/148 155/153 160/158

100

0

Resina ASPUN™ • Excelente maciez • Bom caimento • Excelente resistência à abrasão (baixa tendência a soltar fios) • Maior alongamento

Resistência à Tração – DC

Temperatura de Adesão do Óleo do Cilindro Compressor (°C)

Figura 3: Estrutura e Benefícios das Fibras Bicomponentes

Camada Externa

125/123 130/128 135/133 140/138 145/143 150/148 155/153 160/158 Temperatura de Adesão do Óleo do Cilindro Compressor (°C)

30

0

Alongamento sob Tração (%)

Uma das principais vantagens do polipropileno homopolímero (hPP) no núcleo bicomponente é sua excelente resistência à tração, o complemento perfeito para os atributos de maciez das resinas ASPUN utilizadas na camada externa. A combinação do hPP com as resinas ASPUN também oferece alto alongamento sob tração, o que contribui para um melhor estiramento, resistência ao rasgo, bom caimento e conforto em aplicações como fraldas e aventais cirúrgicos. Os gráficos na Figura 4 ilustram essa combinação diferenciada de resistência à tração, extensibilidade e maciez oferecidos pela estrutura bicomponente.

Resistência à Tração (N/5 cm)

A tecnologia spunbond bicomponente combina Figura 4: Comparação entre as Propriedades de Tração (20 GSM)2 as melhores propriedades das resinas ASPUN™ Resistência à Tração – DM (utilizadas na camada externa) com as das 60 resinas de polipropileno (utilizadas no núcleo). 50 Vide a Figura 3.

125/123 130/128 135/133 140/138 145/143 150/148 155/153 160/158 Temperatura de Adesão do Óleo do Cilindro Compressor (°C) Alongamento sob Tração – DC

120 100 80 60 40 20 0

125/123 130/128 135/133 140/138 145/143 150/148 155/153 160/158 Temperatura de Adesão do Óleo do Cilindro Compressor (°C) hPP padrão Bi-co 50/50

Temperatura ideal de adesão para melhor equilíbrio das propriedades

Baseado em testes da Dow que utilizam métodos aceitos no setor; não-tecido produzido em equipamento da Reicofil.

2

6


Criando Ligações Fortes As Resinas ASPUN™ também podem ser combinadas com Tereftalato de Polietileno (PET) ou Polipropileno (PP) em fibras aglutinadas bicomponentes usadas para adesão com fibras celulósicas para núcleos absorventes, lenços umedecidos e outras aplicações onde há a necessidade de adesão por passagem de ar. A resina PET ou PP oferece resistência ao calor durante o processamento e maior resistência sob tração, garantindo, assim, a integridade do não-tecido. A resina ASPUN na camada externa da fibra aglutinante bicomponente também fortalece o não-tecido dado seu poder de adesão, além de oferecer: • Boa capacidade de umectação para um melhor gerenciamento do líquido em aplicações de absorventes femininos e fraldas • Capacidade de redução da espessura do não-tecido celulósico • Diminuição na formação de poeira • Maior velocidade de linha ou menor temperatura do forno

Para uma ótima adesão com fibras celulósicas, os Polímeros Funcionais à base de polietileno e grafitizados com anidrido maleico (MAH) podem ser combinados às resinas ASPUN™ para alterar as características superficiais da fibra da camada externa. As imagens abaixo feitas por meio de microscopia eletrônica comparam o desempenho de adesão das fibras quando se utiliza as resinas ASPUN e os polímeros AMPLIFY (1A e 1B) ao de materiais concorrentes (2A e 2B). A imagem 1A mostra uma fusão completa de uma fibra celulósica e uma fibra bicomponente produzida com a resina ASPUN e o polímero AMPLIFY (boa adesão), enquanto as fibras na imagem 2A não apresentam essa mesma capacidade de umectação completa. As imagens 1B e 2B mostram as falhas de dois não-tecidos distintos. Na imagem 1B, houve falha apenas nas fibras, enquanto na imagem 2B, houve falha primeiramente na adesão.

Figura 5: Comparação microscópica do desempenho de adesão3 ASPUN™ + AMPLIFY™ – Boa Adesão

Solução da concorrência – Adesão Ruim

1A

2A

1B

2B

Enxertado de anidrido maleico AMPLIFY e materiais da concorrência: densidade = 0,950; MFI 2,16 = 17

3

Imagens feitas com microscópio eletrônico em um laboratório da Dow.

8


Um Compromisso com a Inovação Sustentável em Não-Tecidos A Dow avalia a sustentabilidade levando em conta todo o ciclo de vida de um produto – um enfoque objetivo e científico que oferece uma visão abrangente do produto, desde a concepção até o fim da vida útil do produto (ou da concepção à concepção quando há opções alternativas de fim de vida). Em nãotecidos para aplicações médicas e de higiene, a Dow tem trabalhado na necessidade de diminuir o peso do produto, reduzir o

desperdício, aumentar a eficiência energética, promover melhores opções de fim de vida e encontrar soluções de materiais alternativos viáveis por meio do uso de recursos renováveis – sem prejudicar o desempenho do produto final. Os avanços conseguidos com as resinas ASPUN™ têm permitido a redução da espessura (sem nenhum prejuízo para o desempenho), além de eficiências no processo produtivo.

Tabela 1: Resinas ASPUN™ para Fibras e Não-Tecidos4

4 5 6

Produto

Propriedade

Resinas de PE para Fibras e Não-Tecidos

Melt Index5 (g/10 min)

Density6 (g/cm3)

Fabricação

Aplicação

Principais Atributos

Disponibilidade

Resina ASPUN™ 6834

17.0

0.950

Processo spunbond, Fibras Cortadas e Fibras Aglutinadas

Topsheet, backsheet, orelhas e núcleo absorvente

Capacidade de fiação de longo prazo, maciez, caimento, baixo ponto de fusão

Europa

Resina ASPUN™ 6835A

17.0

0.950

Processo spunbond, Fibras Cortadas e Fibras Aglutinadas

Topsheet, backsheet, orelhas e núcleo absorvente

Capacidade de fiação de longo prazo, maciez, caimento, baixo ponto de fusão

Ásia-Pacífico, América do Norte América Latina

Resina ASPUN™ 6850A

30.0

0.955

Processo spunbond

Topsheet, Backsheet

Capacidade de fiação de longo prazo, maciez, caimento

Ásia-Pacífico, América do Norte América Latina

Valores usuais, não devem ser interpretados como especificações Segundo o método ASTM D 1238 Segundo o método ASTM D 792

9


Sempre Trabalhando na Próxima Grande Inovação Com base em seu conhecimento técnico e experiência, a Dow trabalha continuamente para responder às mais difíceis perguntas de seus clientes, colaborando com a grande próxima ideia em não-tecidos ou utilizando seu equipamento de fiação de fibras na Europa e América do Norte para avaliar cada uma dessas novas ideias. A Dow também trabalha em conjunto com fabricantes líderes de equipamentos de não-tecido em testes e na ampliação das resinas. Assim sendo, quando você compra as resinas da Dow, está adquirindo os materiais mais inovadores do setor de não-tecidos, além da confiança e suporte que espera de uma líder global em tecnologia e ciência de materiais. Além disso, a Dow também se dedica constantemente ao desenvolvimento das próximas inovações em resinas ASPUN. Esteja atento que grandes novidades estão sempre prestes a serem lançadas!

10


Para mais informações sobre produtos, inovações e conhecimentos técnicos, ou para saber sobre os serviços disponíveis do grupo de negócios de Plásticos da Dow, visite www.dowplastics.com e escolha a sua região ou entre em contato conosco pelos telefones abaixo. América do Norte Estados Unidos e Canadá

Europa/Oriente Médio 1-800-441-4369 1-989-832-1426

México

+1-800-441-4369

América Latina Argentina

+54-11-4319-0100

Brasil

+55-11-5184-8722

Colômbia México

+800-3694-6367 +31-115-672626

Itália

+800-783-825

África do Sul

+800-99-5078

Ásia-Pacífico

+800-7776-7776 +603-7965-5392

+57-1-219-6000 +52-55-5201-4700

Os princípios de Responsible Care® e de Desenvolvimento Sustentável influenciam a produção da literatura da The Dow Chemical Company (“Dow”). Como uma contribuição para a proteção do meio ambiente, a literatura impressa da Companhia é produzida em pequenas quantidades, em papel contendo fibra recuperada/pós-consumo e, sempre que possível, com tinta 100% à base de soja. AVISO: As fotografias de aplicações finais dos produtos contidas neste documento representam possíveis aplicações de uso final, mas não necessariamente aplicações comerciais atuais, nem expressam qualquer garantia dos produtos reais por parte da The Dow Chemical Company. Além disso, tais fotografias têm caráter meramente ilustrativo e não refletem aprovação ou auspício de nenhum outro fabricante para uma potencial aplicação ou produto de uso final, nem para a The Dow Chemical Company nem para produtos específicos fabricados pela Dow. AVISO: A violação de qualquer patente de propriedade da Dow ou de terceiros será objeto de demanda a qualquer tempo. Posto que as condições de uso e leis aplicáveis podem variar de uma localidade para outra ou ainda sofrer alterações ao longo do tempo, é responsabilidade de cada cliente determinar se os produtos e informações contidos neste documento são adequados para o uso por parte do cliente e assegurar que o local de trabalho e as práticas de eliminação de resíduos cumpram a legislação vigente em cada região. A Dow não assume nenhuma obrigação ou responsabilidade pelas informações aqui contidas. NÃO SE OUTORGA NENHUMA ESPÉCIE DE GARANTIA; QUALQUER GARANTIA IMPLÍCITA DE COMERCIALIZAÇÃO OU PERMISSÃO PARA DETERMINADO USO EM PARTICULAR SE ENCONTRA EXPRESSAMENTE EXCLUÍDA. AVISO: Se os produtos forem descritos como “experimentais” ou em “desenvolvimento”: 1) as especificações do produto podem não estar integralmente definidas; 2) são requeridas as análises de riscos e precaução quanto ao uso e manuseio; 3) a Dow poderá alterar as especificações e/ou descontinuar a produção; e (4) embora a Dow possa fornecer amostras de produtos, a Companhia não está obrigada a fornecê-los ou comercializá-los seja para qual for o uso ou aplicação. AVISO SOBRE RESTRIÇÕES DE APLICAÇÕES MÉDICAS: A Dow não venderá ou distribuirá deliberadamente amostras de qualquer produto ou serviço (“Produto”) para qualquer aplicação comercial ou de desenvolvimento especificamente para: a. contato permanente ou de longo prazo com fluidos internos do corpo ou tecidos corporais internos. A indicação de longo prazo corresponde ao uso que ultrapassa 72 horas contínuas; b. uso em dispositivos de prótese cardíaca, independentemente do prazo envolvido (“dispositivos de prótese cardíaca” incluem, mas não se limitam a dispositivos de marca-passo, coração artificial, válvulas cardíacas, balões intra-aórticos e sistemas de controle e dispositivos assistidos de passagem ventricular); c. uso como componente principal de dispositivos médicos que suportam ou sustentam a vida humana; ou d. uso específico em mulheres grávidas ou em aplicações destinadas especificamente a promover ou interferir na reprodução humana. A Dow solicita que os clientes que estejam considerando o uso dos produtos da Companhia em aplicações médicas notifiquem a Dow para que as devidas avaliações possam ser realizadas. A Dow não indica nem endossa a utilização de seus produtos para aplicações médicas específicas. É responsabilidade do fabricante do dispositivo médico ou farmacêutico determinar que o produto da Dow é seguro, devidamente aprovado pelos órgãos regulamentares e tecnicamente adequado para o uso pretendido. A DOW NÃO FORNECE NENHUMA GARANTIA, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, SOBRE A ADEQUAÇÃO DE QUALQUER PRODUTO DA DOW PARA USO EM APLICAÇÕES MÉDICAS. Este documento foi elaborado para uso em todas as geografias. Publicado em setembro de 2012. Impresso no Brasil. © 2012 The Dow Chemical Company

®™ Marca Registrada da The Dow Chemical Company (“DOW”) ou de uma empresa afiliada da Dow Responsible Care é uma marca de serviço do Conselho de Química Norte-Americano A Dow é parceira da iniciativa Responsible Care do Conselho de Química Norte-Americano

Formulário no 256-02101-0411 SMG

SMG 12077

Aspun - Resinas para Não-Tecidos  

Maciez, extensabilidade e processabilidade

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you