Doutor TV em Revista - Edição 01/2018

Page 1

em r evis ta

doutortv SAÚDE | DIETA | TREINO | RECEITAS | ESTÉTICA

ENTREVISTA Dr. gustavo Ochiuto responde as principais dúvidas sobre transplante capilar

VERÃO

Ar condicionado ou climatizador de ar, qual o melhor para a saúde?

Edição 01/2018 Janeiro/Fevereiro Publicação bimestral Distribuição gratuita

FEBRE AMARELA vacina contra febre amarela: riscos x benefícios

RECEITA

maionese de tofu temperada, livre de glúten e lactose!

ESTILO DE VIDA

Lucimara Parisi fala da sua rotina e cuidados com a saúde

‘A solução definitiva para a calvície’


doutortv SAÚDE | DIETA | TREINO | RECEITAS | ESTÉTICA

www.doutortv.com.br


INSCREvA-SE

canaldoutortv

canaldoutortv

youtube.com/doutortv

designed by Freepik


Editorial

Sumário

O Doutor TV é um sonho que nasceu na televisão e está crescendo, conquistando espaço nas principais mídias, e o público com informações de utilidade e responsabilidade social.

14 | Projeto Fitness: Alcance seus objetivos de

A ideia é ser um canal de televisão, uma emissora com conteúdo 100% saúde. Algum tempo atrás zapeando pelos canais de uma operadora de TV por assinatura, encontrei canal de pescaria, gastronomia... Então atentei para o fato de não haver um canal de medicina, com profissionais da saúde levando informações, aí surgiu o Doutor TV. Nossa estréia foi na Rede NGT, no programa 'Temperando o Papo' começamos a engatinhar, nosso próximo passo, seguindo a tendência atual, criamos um canal no YouTube, e posteriormente lançamos o Portal Doutor TV. Agora, materializando ainda mais nossa proposta de comunicação, hoje chegamos até você com o Doutor TV em Revista!

forma gradual e duradoura

16 | Varicocele – a principal causa de infertilidade masculina

18 | A solução definitiva para a calvície 22 | Você não sabe o que comer no verão? Veja

quais os melhores alimentos para a estação!

24 | Tratamentos estéticos injetáveis e combinação de procedimentos para renovação facial

25 | Escoliose: sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos

26 | Lente de contato dental, o resultado estético é sensacional!

30 | Cozinha saudável 32 | Lucimara Parisi fala da sua rotina e cuidados com a saúde

Salatiel Araújo

34 | Vacina contra febre amarela:

Diretor Executivo

riscos x benefícios

em r

evis

ta

doutortv

Edição 01/2018 Janeiro/Fevereiro Publicação bimestral Distribuição gratuita

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Impressão

Online

Salatiel Araújo

Gráfica IAG

Versão digital disponível no Portal

MTB 0080991/SP

Serviços Gráficos

Doutor TV:

 canaldoutortv@gmail.com

 (11) 2295-6856 / 2295-6806

11 98745-3376

www.graficaiag.com.br

www.doutortv.com.br

Doutor TV em Revista, é uma publicação de utilidade pública, bimestral

Diagramação e Arte

CIRCULAÇÃO

e gratuita. Os artigos assinados, são

Tiago Filu

Impressa:

de total responsabilidade de seus

São Paulo e região metropolitana.

autores.

11 99682-6622

doutor tv 4



Psicologia

Veruska Ghendov

Ano novo, vida nova de conquistas e realizações! Mais um ano chegou, e com certeza, acompanhado de muitos sonhos e desejos de se escrever uma nova história, viver novas situações e vencer novas lutas. Por esse motivo vale repensar toda a sua trajetória de 2017 e avaliar o que exatamente deu errado, o que faltou, e quais pontos você poderia ter alcançado a sua felicidade e não conseguiu. Se você quer ser feliz em 2018, faça essa avaliação e siga essas dicas, lute para conquistar nesse ano tudo o que escapou ou fugiu de você no ano que passou.

Vida pessoal Como anda a sua vida pessoal? E as suas prioridades? Uma vida pessoal de conquistas e vitórias necessita de prioridades e buscas focadas nos ideais sonhados, se você quiser ser feliz em sua vida pessoal, reveja as suas escolhas e perceba se estão de acordo com os seus sonhos, caminhar sem valorizar as prioridades fazem que com os sonhos não sejam conquistados, por tanto fiquem atentos.

Vida profissional Você está feliz em seu trabalho? Você gosta da área? E o seu salário? Os amigos que trabalham com você? Se você quiser ter sucesso profissional neste ano é importante que você saiba exatamente quais são os seus talentos vocacionais, pois a sua vocação é o ponto de partida para que ocorra a sua satisfação profissional completa, a felicidade se torna concreta quando nos descobrimos profissionalmente e entendemos melhor quais são exatamente nossos talentos e habilidades. Se você nunca fez uma reflexão sobre os seus talentos, que tal buscar um teste vocacional e começar 2018 focado na felicidade profissional.

pessoas que não estão vivendo o sentimento da forma adequada como você está querendo viver. Quando pensamos em nossa felicidade afetiva, a primeira dica que precisamos seguir, é a correção do tipo de perfil emocional que estamos buscando na pessoa que queremos ter ao nosso lado. Se você quer ser feliz na vida afetiva busque pessoas que possam proporcionar um crescimento afetivo, uma continuidade no relacionamento e que apresentem equilíbrio emocional, já que pessoas desajustadas, complicadas, e que não apresentem os mesmos planos que você sonha devem ser totalmente evitadas, pois pessoas com esses perfis conseguem afundar qualquer sonho de felicidade.

Vida familiar Se o seu sonho é ter uma família equilibrada, com estrutura emocional adequada, que possa construir uma linda história de sucesso, a melhor dica é sentar e planejar, afinal famílias que sabem planejar o futuro além de apresentar mais equilíbrio e felicidade, ainda conseguem conquistar sonhos maiores. Que tal desenvolver planejamento familiar, que tal desenvolver uma união forte entre os membros da família. Afinal juntos vocês são mais fortes. Pra finalizar nunca desista de seus sonhos, não é porque no ano passado seus sonhos deram errado, que vão dar errado sempre, tente de outras formas, mude o jeito, mude as estratégias, o importante é que aconteça mudanças, mude, tente, busque novas opções e novas saídas e seja muito feliz. Eu acredito no seu sucesso. E te convido a ser muito feliz esse ano!

Vida afetiva Seu coração está feliz com a pessoa que você escolheu para amar? Se a resposta for negativa, que tal mudar o rumo do seu coração em 2018, ao invés de amargar a solidão ou a frustração de se relacionar com quem só te decepciona ou te faz mal, é hora de começar a corrigir os erros que te levam a escolher sempre o perfil errado, ou a se sujeitar a viver com doutor tv 6

Veruska Ghendov Psicóloga  draveruska


Neurociência

Dr. Igor Duarte

Entender as diferenças cerebrais entre homens e mulheres podem melhorar o relacionamento do casal Quando me interessei por este assunto não tinha a menor ideia de que a compreensão das supostas diferenças entre os cérebros de homens e mulheres poderiam ajudar casais a se entenderem e se respeitarem mais, e claro, terem uma vida conjugal mais harmoniosa. Homens e mulheres são diferentes fisicamente e biologicamente. A estrutura genética feminina dispõem de 2 cromossomos sexuais X, enquanto que o homem possui um cromossomo X e um cromossomo Y. Homens possuem mais massa muscular, mais massa óssea e são maiores que elas, em média, enquanto as mulheres possuem tecido adiposo mais espesso que eles. Apresento estas diferenças sem mencionar o formato do corpo. Vários pontos no corpo de homens e mulheres são diferentes principalmente no crânio e no quadril. O quadril da mulher é largo (propriedade que a natureza lhe proporcionou para abrigar o bebê confortavelmente) enquanto que o quadril do homem é reto. Esta diferença dá a mulher o famoso corpo de violão e que já foi tema de inúmeras canções sobre as curvas do corpo feminino. Bom, mas e quanto ao cérebro? Existem diferenças? Se existem, estas diferenças dizem algo sobre o comportamento deles e delas? A resposta para esta pergunta é sim. Existem diferenças entre os cérebros! Mas vale ressaltar aqui que estas diferenças são muito pequenas e pontuais. A primeira diferença entre os cérebros está relacionada ao tamanho. O cérebro dos homens é maior que o cérebro das mulheres. Vale lembrar que esta comparação deve ser feita considerando homens e mulheres da mesma faixa etária. Sabemos hoje que esta diferença não tem nenhuma relação com comportamento ou habilidades, mas já foi critério para medir inteligência no passado. Como o tamanho do cérebro é proporcional ao tamanho do corpo, podemos facilmente encontrar mulheres com cérebros maiores que o cérebro deles. Considerando partes do cérebro, posso afirmar que pelo menos duas áreas importantes, uma relaciona-

da à memória (hipocampo) e outra relacionada à conexão entre os lados do cérebro (corpo caloso) são mais desenvolvido nas mulheres. O hipocampo é a região onde se guardam as memórias principalmente aquelas relacionadas com tempo (datas). Isso nos dá uma pista do motivo pelo qual as mulheres se lembrarem do dia em que conheceram o seu esposo ou namorado e eles nunca se lembram. A memória das mulheres é melhor que a memória deles. O corpo caloso das mulheres tem cerca de 250.000.000 de neurônios a mais que os homens, e isso une melhor os lados do cérebro e dá às mulheres maior habilidade em fazer as múltiplas tarefas. Por isso as mulheres conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, enquanto que os homens não conseguem sequer fazer amor e falar ao mesmo tempo. Já que mencionei a fala, adivinha só, as áreas cerebrais para fala nas mulheres também são mais desenvolvidas que nos homens, por isso mulheres têm uma necessidade maior em conversar, e que os homens, às vezes, não entendem. E nos homens têm alguma parte que é mais desenvolvida que nas mulheres? Tem sim! Algumas têm relação com sexo, mas este ponto abordaremos em outra ocasião. Pra finalizar nosso bate papo, meu conselho para as mulheres é; não cobrem deles para se lembrar das datas. Para aos homens também deixo um conselho; nunca façam algo para desapontá-las, pois elas não se esquecem de nada.

Dr. Igor Duarte Neurocientista  dr.igorduarte 7 doutor tv


Pneumologia dr. Franco Martins

Ar condicionado ou climatizador de ar, qual o melhor para a saúde? Vamos começar ressuscitando o caso de uma paciente muito querida, dona Albertina: “Dona Albertina tem 65 anos e não aguentava mais o calor, queria comprar alguma coisa para refrescar sua casa. Ficou na dúvida entre um ar condicionado e climatizador de ar, pois tem uma bronquite que custa a melhorar. Sua neta tem rinite e sinusite, então o medo de uma crise é constante. O vento frio do ar condicionado é melhor ou pior que o do climatizador? A vendedora falou muita coisa, porém Dona Albertina ainda ficou na dúvida, queria a opinião de um especialista, um pneumologista.” Para sanar a dúvida de dona Albertina, primeiramente vejamos a diferença dos aparelhos e o comprometimento pulmonar que cada um causa. o ar condicionado possui um compressor acoplado a um gás resfriante, que realmente libera um ar gelado, e seco. Esse ar, por ser gelado e seco afeta as vias aéreas, como vemos em pessoas que apresentam sinusite, rinite alérgica e asma após um dia respirando no ar condicionado do carro ou do escritório.

frio e seco o ar, maior o impacto nas vias aéreas, que passam a produzir secreção como a coriza, espirros, tosse e chiado no peito. Essa reação das vias aéreas pode acontecer também quando somos expostos a choque térmico, quando saímos de um ambiente com ar condicionado para um ambiente quente. Após dias de exposição a esse ar frio e seco ou episódios de choque térmico, o quadro pode cronificar, atrapalhando quem tem tendência a rinite, sinusite, bronquite e asma. Portanto percebemos que o climatizador de ar prejudica menos as vias aéreas, pois umidifica o ar a ser respirado. Porém resfria bem menos do que um ar condicionado. Minha dica como pneumologista e médico do sono é: evite ficar várias horas exposto ao ar seco e gelado do ar condicionado, se puder, prefira o climatizador. use com moderação e durma bem.

o climatizador de ar é uma espécie de ventilador que tem acoplado um reservatório de água. resfria o ambiente simplesmente por soprar as gotículas de água junto ao ar ventilado. o climatizador não produz o ar gelado, ventila e umidifica, o que é benéfico em tempos muito secos. As vias aéreas, compostas pelas estruturas do nariz, garganta, traqueia e brônquios, são responsáveis por aquecer e umidificar o ar inalado. Logo, quão mais

Carlos Eduardo | fotografiadkprofissional dkfotografiaefilms doutor tv 8

dr. Franco Martins Pneumologista | Médico do sono drfrancomartins

(11) 98148-5619


designed by Javi_Indy / Freepik

Oftalmologia dr. daniel Kamlot

Como cuidar dos olhos, evitar doenças e acidentes comuns nas férias de verão As férias de verão chegaram e os cuidados com os olhos devem aumentar. A exposição crônica ao sol pode causar lesões na córnea. um exemplo de alteração que pode ocorrer é a ceratite que causa vermelhidão e sensação de corpo estranho. As conjuntivites também são mais comuns nesta época devido a aglomeração de pessoas em parques e clubes. Além disso, o clima seco e quente facilita a proliferação de vírus e bactérias. Pacientes que usam lentes de contato devem retirá-las durante o uso de piscinas e praias para evitarem infecções como úlcera de córnea, que são muito graves.

Evitar o uso de lentes de contato se for utilizar piscinas e praias. Se houver problemas com as lentes, retirá-las e procurar um oftalmologista; Ficar atento às crianças, guardar produtos químicos e objetos perfurocortantes em locais de difícil acesso. Se houver contato com produtos químicos, lavar insistentemente,os olhos com água corrente e procurar um pronto-socorro oftalmológico. depois de todos esses cuidados, aproveite suas férias!

Crianças ficarão mais tempo em casa durante as férias e as chances de acontecer lesões oculares com produtos químicos e objetos perfurocortantes são maiores. Alguns cuidados podem evitar problemas maiores e garantir a diversão com segurança: usar óculos escuros com filtro uVA/uVB para evitar alterações oculares; Evitar aglomerações, lavar bem as mãos, utilizar álcool gel e evitar coçar os olhos;

dr. daniel Kamlot oftalmologista drdanielkamlot 9 doutor tv


Cirurgia plástica dr. Elizeu Lavor

Imagem ilustrativa

Evolução: Lipoaspiração incorpora tecnologia do laser para derreter gordura e melhorar a flacidez da pele

Há exatamente 40 anos surgiu a lipoaspiração na França, técnica que revolucionou a cirurgia de contorno corporal. A idéia de introduzir uma cânula por meio de pequenos orifícios, conectada a um aparelho de vácuo, e assim retirar a gordura, logo ganhou popularidade e foi adotada por cirurgiões plásticos em todo mundo. Mas a evolução não parou, e na busca contínua por melhores resultados surgiu a lipoaspiração a laser assistida, também conhecida por laserlipólise, lipolaser ou laserlipo, com a incorporação da tecnologia do laser. uma fibra conectada a um aparelho de laser, leva a energia em 2 comprimentos de ondas, sendo um direcionado para derreter a gordura, e o outro para aquecimento da derme, levando a sua contração e melhora da flacidez. A laserlipo possibilita o uso de cânulas mais finas, e habitualmente menor roxidão, mas a principal vantagem sem dúvidas é a melhora da flacidez. Na lipoaspiração convencional o único foco são os depósitos de gordura, não atuando na pele, e assim normalmente levando a uma tendência de flacidez.

das áreas operadas. Como todo procedimento, os riscos existem, sendo importante só realizá-la em locais com equipamentos de emergência e com cirurgiões plásticos da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Atenção especial deve ser dada para temperatura da pele na execução do tratamento, diminuindo os riscos de queimaduras. Neste intuito usamos monitorização contínua por câmera termográfica, aumentando significativamente a segurança.

É o fim da lipoaspiração convencional? Para encerrar, gostaria apenas de lembrar que a Cirurgia Plástica sozinha não faz milagre, sendo fundamental a adoção de hábitos saudáveis tais como uma boa alimentação e prática regular de atividades físicas.

A lipolaser tem indicação especial para papada, braços, ginecomastia, axilas, culotes, regiões das costas e abdome com tendência de flacidez, diminuindo por exemplo a incidência do famoso “umbigo triste”, causado pela flacidez de pele acima do umbigo na lipoaspiração convencional. A anestesia também pode ser local, com ou sem sedação, bloqueio na coluna ou geral, dependendo doutor tv 10

dr. Elizeu Lavor Cirurgião Plástico drelizeulavor


Internacional

Adquira jรก pelo site: www.izabeldepaula.com IzabeldiPaula

izabeldpaula_oficial 11 doutor tv


Lifestyle: Vale a pena adotar um estilo de vida saudável?

Muitos pacientes no consultório me questionam sobre os reais benefícios de uma vida saudável. Alguns falam: “meu avô morreu aos 90 anos, comia de tudo, bebia muito e fumava, porque então vou deixar de fazer isso? ”, outros dizem que preferem levar a vida da forma como querem, mesmo que isso abrevie seus dias. Mas será que este raciocínio é pertinente? Vamos discorrer um pouco a respeito. Podemos dizer que uma vida saudável é uma vida com qualidade e sentido. Adotar esse estilo de vida, reconhecidamente traz benefícios à saúde presente, pois aumenta a resposta do corpo a certas doenças, melhora a autoestima e o ânimo para as atividades do dia a dia, assim como apresenta muitos benefícios para a saúde futura, prevenindo diversas doenças como as cardiovasculares, osteomusculares, endocrinológicas, metabólicas, psiquiátricas, etc. Isso não significa que quem busca ter um estilo de vida saudável não terá doença alguma, mas em comparação a indivíduos com um estilo de vida não saudável, notadamente tem uma incidência menor de doenças de forma geral e uma resposta melhor àquelas que lhes acometem. diversos estudos científicos internacionais demonstram isso de forma ampla e confiável há muitas décadas, nos afirmando que a mudança de estilo de vida pode nos trazer vantagens enormes. É claro que no início não é fácil! deixar para trás hábitos antigos, sair da inércia e da zona de conforto exige uma decisão pessoal firme e uma persistência muito grande. Embora depois de algum doutor tv 12

tempo, você não saberá mais viver se não for assim e desfrutará de tudo que esse modo de vida pode proporcionar. Mas quais seriam esses hábitos de vida saudáveis? Na verdade, estes se resumem ao cuidado consigo mesmo, com a sua saúde e o seu bem estar, que se traduzem principalmente em comer alimentos saudáveis, prática regular de atividade física, controle do peso, cessação do tabagismo, consumo moderado de bebidas alcoólicas, fé e gerenciamento do estresse. Muitos dizem que não conseguem adotar esses hábitos por não terem tempo, mas se esquecem que tempo todos nós temos o mesmo, só precisamos definir o que é ou não prioridade. Portanto, gerencie melhor seu tempo, coloque isso como prioridade, pare de arrumar desculpas e veja como sua vida vai mudar!

dr. diego Garcia Cardiologista dr.diegogarcia_cardio

designed by ijeab / Freepik

Cardiologia dr. diego Garcia



designed by javi_indy / Freepik

Educação física rodrigo Silva

Projeto Fitness: Alcance seus objetivos de forma gradual e duradoura A busca por um corpo perfeito aumenta nesta época do ano nas academias, parques e clínicas de estética. Muita gente procurando alternativas com resultados rápidos, e aí vem a pergunta: É possível alcançar os objetivos em pouco tempo? A resposta é, depende. São vários os fatores que podem determinar mudanças significativas em nosso corpo. A saúde deve está sempre em primeiro lugar, então cuidados importantes devem serem tomados para que os riscos com a saúde sejam evitados. Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte seu médico para que possa verificar sua aptidão física ou se existe algum tipo de impedimento. Caso esteja tudo certo, procure um nutricionista, de preferência especializado em nutrição voltado ao exercício físico, para que ele possa te orientar como você deve se alimentar adequadamente, para potencializar seu desempenho e seus resultados.

uma modalidade de treinamento físico, e montar um programa de treino para alcançar seus objetivos sem correr riscos para a sua saúde. respeite seus limites, evitem exageros durante a prática da atividade, siga as orientações dos profissionais, pois eles possuem embasamentos científicos para que sua atividade seja eficiente e segura. Não consulte amigos, sites ou blogs, cujas informações sejam de fonte desconhecida, podendo está total ou parcialmente incorretas. Seja paciente, os seus objetivos serão alcançados de forma gradual e duradoura. Essa transformação deve ser para a vida e não apenas para uma época do ano. determinação é a palavra-chave para se conquistar qualquer coisa na vida. desejo sucesso e bons treinos!

Quanto a prática de atividade física, recomenda-se 150 minutos por semana, 30 minutos de atividade modera por 5 dias/semana ou 20 minutos de atividade vigorosa por 3 dias/semana pra que você seja fisicamente ativo. Procure uma atividade física adequada para você, consulte um profissional de Educação Física, devidamente qualificado e registrado no Conselho regional, que vai avaliar suas condições físicas e recomendar doutor tv 14

rodrigo Silva Personal trainer | Especialista em treinamento de força! CoachrodrigoSilva


Suplemento Alimentar Moda Fitness Artigos Esportivos Consultoria Suplementar Nutricionista

COBRIMOS QUALQUER OFERTA *

sites, lojas e farmácias

suplemento_idealloja @Suplementoidealcarapicuiba

 4167-6977

*consulte regulamento

95034-0448

LOJA 19 PISO G1 ERNESTINA


designed by Freepik

Urologia dr. Cláudio Guimarães

Varicocele – a principal causa de infertilidade masculina

A varicocele é definida como a dilatação e tortuosidade das veias do plexo pampiniforme do cordão espermático (que fazem a drenagem do sangue dos testículos). Essa condição é conhecida também como varizes testiculares, analogia às varizes das pernas, observada nas mulheres.

temperatura ambiente adequadas. Em alguns casos de dúvida, o exame ultrassonográfico pode ser necessário para elucidação.

Com essa alteração na drenagem do sangue dos testículos, ocorre aumento da temperatura e dificuldade de eliminação de substâncias tóxicas e radicais livres de oxigênio, gerando aquecimento testicular e prejuízo na formação dos espermatozoides.

o tratamento é cirúrgico, sendo que a técnica mais adequada é a microcirurgia. o paciente pode ser submetido a um bloqueio anestésico (raquianestesia) ou anestesia geral. São realizados dois cortes pequenos na região púbica e feita a ligadura das veias varicosas com preservação da artéria e vasos linfáticos. o paciente recebe alta no dia da cirurgia e necessita de cinco dias de repouso.

A varicocele fica mais evidente na adolescência, e com o decorrer do tempo, vai causando alterações seminais. Atinge cerca de 40% dos homens, correspondendo a 20% dos casos de infertilidade masculina primária e 80% dos casos de infertilidade masculina secundária (homens que já tiveram filhos anteriormente e apresentam infertilidade após certo período).

Tratamento

Cuide da sua saúde, consulte o seu médico regularmente!

Geralmente a doença é indolor, mas pode dar sensação de peso no testículo e comprometer a estética escrotal. Ela não causa distúrbios sexuais, ocorre com maior frequência no testículo esquerdo, devido a alteração anatômica no mecanismo de drenagem venosa.

Diagnóstico o diagnóstico é estritamente clínico, através de exame físico realizado no paciente em pé, com luz e doutor tv 16

dr. Cláudio Guimarães urologista | Especialista em reprodução humana drclaudioguimaraes


SANJUAN CLOTHING

VOCÊ TEM

ESTILO VOCÊ VOCÊ ATITUDE TEM TEM SAN JUAN www.usesanjuan.com.br instagram.com/usesanjuan


Entrevista dr. Gustavo ochiuto

‘A solução definitiva para a calvície’ Dr. Gustavo Ochiuto responde as principais dúvidas sobre transplante capilar doutor tv 18


Transplante capilar – a solução definitiva para a calvície Hoje em dia a busca pela beleza e longevidade saudável é cada vez uma preocupação maior das pessoas. os cuidados com a alimentação e a prática de atividade física ganham cada vez mais adeptos, as clínicas de estética deixaram de ser frequentadas apenas pelas mulheres e conquistaram os homens, que estão cada vez mais vaidosos e cuidando melhor da saúde e beleza. Por esse motivo, resolvemos falar nessa edição de um problema que afeta especialmente o público masculino, a queda de cabelo, que acontece com o passar dos anos, e em alguns casos começa bem cedo. A calvície incomoda a maioria dos homens, principalmente os mais jovens que pela ausência dos cabelos ficam com a aparência de mais velhos. Alopecia androgenética, ou calvície, é geneticamente determinada. As duas principais causas da queda permanente dos cabelos são a hereditariedade e os hormônios masculinos. Segundo a SBd (Sociedade Brasileira de dermatologia), os tratamentos baseiam-se em estimulantes do crescimento dos fios e em bloqueadores hormonais. o objetivo do tratamento é estacionar o processo e recuperar parte da perda. Contudo, o tratamento clínico apresenta resultados positivos na fase inicial da queda de cabelo, quando o paciente já apresenta uma área calva e ausência folículos capilares na região, o tratamento indicado e definitivo é a cirurgia de transplante capilar. Mas muitos homens ainda têm dúvidas sobre o procedimento cirúrgico, para responder as principais questões sobre o procedimento, conversamos com o médico, dr. Gustavo ochiuto que realiza a cirurgia. Drtv: o que é transplante capilar? Dr. gustavo: É a transferência de folículos pilosos (cabelos) de uma área do cabelo do próprio paciente, denominada região permanente (onde os cabelos não caem) para a área aonde os cabelos caíram ou estão caindo.

dia com a técnica moderna, fio a fio, é possível alcançar resultados satisfatórios. Drtv: Existem duas técnicas cirúrgicas, quais são e como funciona? Dr. gustavo: Existem duas técnicas de retirada, a técnica Fut onde é realizada uma incisão para a retirada da área doadora, o que permite retirar uma grande quantidade de folículos, além de preservar mais a área doadora para procedimentos futuros; já a técnica FuE, onde é realizada múltiplas retiradas através de um instrumento chamado punch, por toda a região doadora, apesar de não produzir uma cicatriz linear, acaba comprometendo mais a área doadora para um futuro procedimento. Drtv: A técnica com corte deixa cicatriz? Dr. gustavo: Ambas as técnicas produzem cicatrizes, a técnica FuE, produz múltiplas cicatrizes pequenas, já a técnica Fut produz uma cicatriz linear única. Lembrando que as duas técnicas oferecem vantagens, devendo a escolha ser avaliada de acordo com a indicação. Drtv: Como é o pós-operatório? Dr. gustavo: o pós-operatório consiste na retirada do curativo e lavagem do cabelo, logo no dia seguinte. Não se faz necessário repouso absoluto, podendo o paciente retornar as atividades leves logo na semana. Drtv: Quanto tempo demora para ver ao resultado final do transplante? Dr. gustavo: o crescimento da raiz implantada se inicia por volta do terceiro mês, chegando a um crescimento satisfatório por volta quinto mês. Drtv: Para atingir o volume desejado pode ser necessário mais de uma cirurgia? Dr. gustavo: Sim, a necessidade de um ou mais procedimentos dependerá da extensão da área calva e da existência da área doadora para se fornecer os folículos necessários para alcançar o resultado desejado. Drtv: Qual o intervalo entre cada sessão? Dr. gustavo: o intervalo de um procedimento para o outro é de 8 meses, sendo o tempo necessário para a realização do novo procedimento.

Drtv: Quem pode fazer a cirurgia?

Drtv: o cabelo transplantado volta a cair?

Dr. gustavo: o transplante capilar, só não pode ser indicado quando o indivíduo não tem mais área doadora, não havendo relação com idade e/ou sexo.

Dr. gustavo: o cabelo transplantado advém da área doadora permanente, levando consigo a mesma carga genética, ficando protegido das ações da calvície.

Drtv: o cabelo fica natural ou parecendo cabelo de boneca?

também pesquisamos sobre o preço da cirurgia, que varia entre 12 e 15 mil reais, mais calma, as clínicas hoje facilitam a pagamento, é possível parcelar esse valor e resolver definitivamente o problema da calvície, e resgatar a autoestima. Quem faz garante que o investimento vale a pena, se você é o próximo candidato; procure um médico com referência e boa sorte!

Dr. gustavo: Antigamente, a técnica cirúrgica não possibilitava a separação dos folículos por unidades, e desta forma o cabelo era implantado em tufos, o que proporcionava um resultado inestético. resultados naturais só poderão ser alcançados com a combinação de tecnologia microscópica, e uma equipe altamente treinada. Hoje em

19 doutor tv


Psiquiatria Dr. Ivan Barenboim

Método Sinclair: A cura para o alcoolismo O alcoolismo sempre foi visto pela medicina contemporânea como uma doença incurável. Isso infelizmente era uma realidade até bem pouco tempo atrás, levando a destruição de muitas vidas e famílias. Felizmente, graças a longa pesquisa de um cientista finlandês chamado John David Sinclair, hoje temos a possibilidade de curar cerca de 80% dos casos de alcoolismo, utilizando o método desenvolvido por ele, conhecido como Método Sinclair ou de extinção farmacológica. Nos casos de outras dependências químicas como a de cocaína e crack, ainda não temos dados estatísticos tão precisos, mas os mesmos princípios podem serem aplicados eficazmente no seu tratamento. Além de ser capaz de curar o alcoolismo e ser muito promissor para outras dependências químicas, a extinção farmacológica tem outras vantagens em relação aos outros métodos de tratamento. Ela não exige, por exemplo, reconhecimento do alcoolismo, internação, desintoxicação ou abstinência. Ademais, é bem simples e barato. Lamentavelmente, este método ainda é pouco conhecido especialmente no Brasil. Sendo assim, apesar deste avanço científico, ainda há muito sofrimento evitável decorrente desses problemas por conta da falta de divulgação.

O método O método consiste no seguinte: a pessoa toma um remédio bloqueador dos receptores de opióides toda vez que for beber. Este remédio faz com que o cérebro desaprenda o alcoolismo, pois o bloqueio da atividade dos opióides impede que o sistema de recompensa cerebral reconheça o estímulo do álcool como algo prazeroso. Dessa maneira, o cérebro desconecta o ato de beber do prazer que ele costumava trazer. Por consequência, ocorre a extinção do comportamento de dependência. O tratamento deve ser feito de forma sistemática e consistente por pelo menos 4 meses para que os efeitos sejam sentidos de forma mais completa. No entanto, na minha experiência, no primeiro mês já costuma ser possível observar resultados. doutor tv 20

Este medicamento é controlado e só vendido sob prescrição médica. Todavia, não apresenta muitos efeitos adversos nem provoca alterações no estado de consciência.

Indicação O tratamento é indicado para qualquer pessoa que julgue estar sofrendo algum prejuízo em qualquer aspecto da vida por conta do uso exagerado do álcool ou outra droga. Desde alguém que esteja perdendo o controle nos finais de semana, até alguém que esteja completamente sem controle, tentado outras formas de tratamento sem sucesso.

Resultados O resultado esperado é que a pessoa submetida ao tratamento passe a ter uma relação com o álcool semelhante a de um indivíduo que não é alcoolista. A pessoa volta a ter um relacionamento com o álcool, igual ao que ela tinha antes de desenvolver o alcoolismo.

Simples e Barato Nem se compara tomar um comprimido de um medicamento toda vez que for beber com todos estes outros métodos caros e/ou complexos que envolvem intermináveis sessões de psicoterapia, repetidas internações e grupos quase diários de alcoólicos anônimos. Para mais informações e tratamento com o Método Sinclair, procure um médico especialista.

Dr. Ivan Barenboim Psiquiatra  drivanbarenboim


Foto: Lu JP Lu J P. Pics

"A qualidade que o homem moderno procura ĂŠ King of Beards."

reidasbarbas2017

kingofbeards2017


Nutrição Daniele Forti

Você não sabe o que comer no verão? Veja quais os melhores alimentos para a estação! O verão chegou e a perguntam que não quer calar, é o que devem consumir nessa época. Que tal pensar em algo leve, saudável, nutritivo e ainda manter a boa forma. No calor a preferência deve ser por alimentos leves, mais líquidos e gelados, isso porque nosso corpo tem uma temperatura constante, por volta de 36º C. Quando está frio, ele precisa de mais energia para manter a temperatura e esse consumo cai no calor. Por isso, é normal gastar menos calorias no verão e também é bom ingerir menos. Além disso, a circulação do sangue aumenta na região da pele, isso faz com que o corpo troque calor com o ambiente. Quando comemos o sangue tende a ir para o aparelho digestivo, onde ele recebe os nutrientes. Quanto mais comemos, mais sangue vai para o aparelho digestivo. Como a demanda do corpo pelo sangue fica muito alta, isso pode causar tontura, sono ou cansaço. Esse é mais um motivo para comer menos e mais leve quando faz calor. Nesse período de altas temperaturas, suamos muito e então não podemos esquecer da água, que é fundamental para uma boa hidratação e nutrir o nosso organismo. Os sucos de frutas naturais (sem adoçar) também são recomendados e uma boa água de coco gelada.

• Evite o excesso de carnes vermelhas, prefira peixe, frango e ovos; • Evite alimentos com açúcar refinado (bolo, biscoitos, tortas, sorvetes industrializados, etc).

Sugestão de cardápio: Café da manhã: Uma fruta ou suco natural de fruta, acompanhando de uma boa proteína (ex: ovos). Lanche da manhã: Uma porção de oleaginosas (ex: castanhas).

Almoço: Folhas verdes em grande quantidade, legumes cozido, uma porção média, proteína (frango ou peixe) e uma porção pequena de carboidratos (ex: batatas, arroz integral, etc).

Lanche da tarde: Uma fruta ou iogurte natural com frutas.

Já a recomendação de uma boa alimentação para a estação seria o consumo de 3 frutas variadas por dia, em média. As frutas oferecem vitaminas, minerais e fibras. As verduras cruas e vegetais cozido também são fundamentais, elas possuem um alto valor nutricional, possuem magnésio, potássio,vitaminas C e K, ferro e fibras. Evite o consumo de carboidrato refinados, eles oferecem poucos nutrientes e altas calorias.

Jantar:

Aposte nessas dicas:

OBS: Esse cardápio é apenas uma sugestão de alimentos leves e nutritivos para o verão, lembrando que sempre devemos buscar ajuda de um profissional nutricionista para calcular e adequar um cardápio individualizado para as necessidades diária de cada pessoa.

• Consuma mais líquidos (água e chás de ervas gelados sem açúcar); • Sucos de frutas naturais (abacaxi, melão, limão e frutas vermelhas);

Folhas verdes em grande quantidade, legumes cozido, uma porção média e proteína (frango ou peixe) uma porção média, sem carboidratos.

Ceia: Coco (um pedaço pequeno) ou amêndoas (um porção pequena)

• Sorvetes de frutas natural (feito em casa sem açúcar); • Frutas geladas (abacaxi, melão, frutas vermelhas, kiwi, ameixa, pêssego e melancia); • Saladas e folhas verdes cruas (alface, couve, rúcula, espinafre, etc); • Consuma carboidratos não refinados (arroz integral, quinoa, batata doce e mandioca); • Legumes cozidos (abobrinha, berinjela, brócolis, aspargos, etc); • Frutos do mar cozido, nunca frito (camarão, lula, polvo, etc);

doutor tv 22

Daniele Forti Nutricionista  danifortinutri


Revestimento cerâmico feito a partir dos minerais naturais da terra, é um método de revestimento seguro que não emite substâncias PFOA que são prejudiciais ao corpo humano. 100% livre de PFOA, Cádmio e Chumbo

Pense na saúde das crianças, pense Neoflan

 (11) 3801-2242  www.neoflambrasil.com.br  www.galpaodolazer.com.br


Dermatologia Dra. Mariana Luchin

Tratamentos estéticos injetáveis e combinação de procedimentos para renovação facial

Toxina botulínica A toxina botulínica vem conquistando cada vez mais adeptos, a aplicação está entre os procedimentos estéticos mais procurados hoje em dia. A substância é capaz de reduzir as rugas ao redor dos olhos e na região da testa, local em que se nota com facilidade as marcas de expressão, consequência da preocupação diária, nervosismo e cansaço. É um procedimento rápido que não requer preparo ou repouso. A aplicação deve ser realizada por um médico dermatologista ou cirurgião plástico, no próprio consultório, não necessitando de centro cirúrgico. Pessoas mais sensíveis podem usar anestésico tópico ou apenas gelo para amenizar o incomodo da agulha. O resultado já pode ser visto na primeira semana e o efeito da técnica tem duração em média de 4 a 6 meses. A combinação com outros procedimentos como preenchimento, laser, peeling e microagulhamento, é indicada em alguns casos para potencializar ainda mais o resultado estético e a durabilidade da técnica.

famoso “bigode chinês”, contorno do rosto, região das olheiras, queixo, maxilar, nariz, e lábios. A técnica pode ser feita com anestesia local e os resultados são vistos ao fim da aplicação. Os efeitos colaterais locais são de inchaço, vermelhidão ou hematoma que regridem após poucos dias. O resultado dura em média 12 meses e novas aplicações podem serem realizadas após esse período. Designed by nikitabuida / Freepik

Nessa postagem vamos falar dos principais procedimentos e produtos utilizados para amenizar as marcas do tempo e promover o rejuvenescimento facial.

A ocorrência de alergia e rejeição a toxina botulínica e ácido hialurônico são raras. No entanto, é imprescindível ao paciente ficar atento a escolha do profissional e a qualidade dos produtos utilizados nos procedimentos.

Além dos benefícios citados, a toxina botulínica também é uma alternativa para outros tratamentos como sorriso gengival, bruxismo, assimetria do rosto, hiperhidrose (suor intenso) das axilas, mãos, pés e cabeça.

Preenchimento O preenchimento facial mais usado atualmente é o ácido hialurônico, que se diferencia da toxina botulínica por repor substâncias naturais que nossa pele deixa de produzir no decorrer dos anos. O objetivo do procedimento é preencher as rugas e sulcos de forma natural e até mesmo volumização em algumas regiões da face. Pode ser aplicado no suco nasolabial, doutor tv 24

Dra. Mariana Luchin Dermatologista  dermatologiadicas


Ortopedia Dr. Paulo Cavali

Escoliose: sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos A escoliose é um desvio lateral com um componente rotacional em alguma parte da coluna vertebral, quando observamos um indivíduo (pessoa) de frente ou de costas na posição em pé ou sentada. A coluna vertebral normal, sem escoliose, tem que estar totalmente alinhada e reta no plano frontal. Quando existe algum desvio lateral dizemos então que se trata de escoliose. A prevalência de escoliose é estimada de 2 a 4% da população brasileira, sendo a maioria dos casos de pequena magnitude, em torno de 0,2% de curvas graves.

Sintomas Existem alguns sinais indiretos na postura e no corpo que nos fazem suspeitar de escoliose. Os principais sinais são: A inclinação lateral do tronco para algum lado, com isso a cabeça fica um pouco lateralizada em relação ao tronco; Desnivelamento dos ombros, sendo que um fica mais elevado que o outro; Cintura abdominal assimétrica, neste caso o espaço entre os braços e o tronco, de um lado fica diferente do outro lado; Outro sinal muito importante é o abaulamento ou proeminência de uma escapula em relação a outra, isso é o que chamamos de gibosidade da escoliose, é facilmente visualizada quando observamos as costas do paciente com o tronco fletido para frente.

Diagnóstico Quando houver a suspeita de escoliose é fundamental uma avaliação com o médico ortopedista especialista em coluna para o exame clínico e a realização dos exames com radiografias da coluna total de frente e de lado. É possível através das radiografias fazer a mensuração em graus da magnitude das curvas e também da rotação vertebral. A partir do exame clínico e dos exames de imagem, o médico especialista fará o diagnostico da escoliose e com conhecimento da sua causa, então indicará um dos tipos de tratamentos.

Tratamentos O tratamento se divide em 3 tipos: tratamento conservador, tratamento com órteses ou coletes e o tratamento cirúrgico. Existem fatores específicos e individualizados que indicam qual destes tratamentos deve ser instituído, independente da vontade do paciente e do médico, para que se obtenha o melhor resultado. Basicamente depende dos seguintes fatores: causa da escoliose, tipo de curvatura, flexibilidade, localização do desvio (se na coluna cervical, torácica ou lombar) da progressão da deformidade e também da idade e do potencial de crescimento ósseo de um individuo com escoliose. O mais importante é, em caso de suspeita de escoliose /ou outras deformidades da coluna, procurar um médico especialista e iniciar o tratamento indicado o mais breve possível, evitando maiores complicações.

Causas Existem dezenas de fatores quem podem levar a uma escoliose: problemas posturais, escoliose congênita, doenças metabólicas, traumatismos vertebrais, tumores, infecções, doenças neuromusculares como paralisia cerebral, mielomeningocele e amiotrofia espinhal, entre outras. Porém, a causa mais comum representando mais de 80% dos casos são as escolioses idiopáticas infantil, juvenil e do adolescente que ocorre no período de desenvolvimento, desde o nascimento até o final do crescimento ósseo, que tem um componente genético significativo.

Dr. Paulo Cavali Ortopedista | Deformidades da coluna e cirurgias de alta complexidade  drpaulocavali 25 doutor tv


Designed by Teksomolika / Freepik

Odontologia Dra. Natália Vasconcelos

Lente de contato dental, o resultado estético é sensacional! Lente de contato dental é um tipo de tratamento estético onde a gente consegue corrigir, por exemplo, um dente que esteja torto em relação aos demais, é possível fazer a correção na arcada sem precisar usar os aparelhos. Pessoas que não tiveram uma boa resposta aos clareamentos, os dentes não clareiam de jeito nenhum, nesses casos, a lente corrige isso, conseguimos uniformizar a tonalidade dos dentes. Também serve para abrir mais o sorriso, correções que antigamente só eram possíveis com uso de aparelhos ortodônticos. É um tratamento rápido, o que demora mais é o planejamento, primeiro fotografamos o paciente, realizamos a moldagem, obtemos um diagnostico preciso e então o próximo passo é um teste que se chama ‘mockup’, uma provas das lentes, onde mostramos ao paciente como ficará o resultado final. Se aprovado, em até 10 dias finalizamos o processo e já cimentamos. Há casos que temos que fazer cirurgia de gengiva e outras correções para que a lente fique satisfatória.

sem desgastar nada, mas em outros casos, a gente precisa retirar regiões de retenção que não permitam que ela possa se adaptar de forma correta. Já a faceta vai ter um desgaste até a parte posterior do dente, dependendo o tanto de escuro que tenha o dente, se é muito torto, é indicada para uma correção muito grande que a lente de contato não consegue corrigir. O mais importante é procurar um profissional de confiança, ele avaliará cada caso individualmente e a melhor indicação, se não tem restrição, pacientes com bruxismo requer cuidados especiais como uso de uma placa para não quebrar a lente, faceta ou o próprio dente desgastado. O resultado estético é sensacional e para quem está preocupado com a durabilidade, a validade da lente é de 15 a 25 anos com uma boa adesão dela sobre o esmalte.

Também pode ser necessário um desgaste mínimo que é só no esmalte. Quando o dente está torto, tem um espaço grande e alguns dentes mais escurecido, se faz necessário um desgaste maior, dependendo do caso, optamos pela faceta, ao invés da lente.

Lentes X Facetas O que diferencial da lente, é que tem casos que não precisa de desgaste no dente, você pode colocar doutor tv 26

Dra. Natália Vasconcelos Cirurgiã dentista  nati_vasconcelos


Pediatria Dra. Natália Almeida Prado

1000 dias de ouro - o período da gestação e os primeiros 2 anos de vida do bebê Os 1000 dias de ouro é o período que inclui a gestação e os 2 primeiros anos de vida da criança. Ele é chamado assim, pois nesse período temos verdadeiras janelas de oportunidades para atuar, determinando o processo de saúde ou doenças do indivíduo pelo resto da vida. Durante a gestação devemos dar muito atenção a mulher que está gerando o bebê, principalmente no aspecto nutricional, quanto melhor a nutrição da mãe, melhor será a do bebê que recebe seu alimento através do cordão umbilical. Nesse período acontece um processo chamado de programação metabólica ou imprinting metabólico, no qual a mãe vai programar esse bebê para ser saudável ou doente, através de seu estilo de vida (padrão de atividade física, dieta, sono e emocional). No meu conceito de 1000 dias de ouro, eu também englobo o período pré-concepcional, pois o ideal seria acompanhar a mãe e o pai antes da concepção. Nesse período é possível avaliar a presença de intoxicações e proceder com o seu tratamento, o que já não é possível durante a gestação. Também é possível deixar os pais com uma melhor nutrição permitindo que os gametas (óvulo e espermatozoide) estejam em melhor qualidade. No momento do nascimento do bebê temos a oportunidade de agir na formação de sua microbiota intestinal que também é determinante de sua saúde. Hoje já sabemos através de estudos recentes que o tipo de parto não é mais o determinante desse processo e sim o contato com a mãe e amamentação logo após o nascimento. O bebê deve ser colocado pele a pele em contato com a mãe sempre que possível, evitar inclusive o uso de campos estéreis. Precisamos que o recém-nascido entre em contato com as bactérias da microbiota da mãe e não do ambiente hospitalar. O contato com a mãe e a amamentação da primeira hora contribuem para redução do risco de hipoglicemia no bebê, de hipotermia, fortalece o vínculo mãe bebê e contribui para liberação de ocitocina, para dequitação da placenta e controle do sangramento da mãe, além de favorecer o sucesso do aleitamento materno. O leite materno deve ser o único alimento do bebê pelos 6 primeiros meses, aleitamento materno exclu-

sivo por 6 meses, esse fato é de uma importância determinante. Estudos comprovam redução na mortalidade infantil, na incidência de alergias, doenças crônicas e inclusive a obesidade, o aleitamento materno que deve permanecer até os 2 anos. O leite materno é rico em imunoglobulinas, fatores de crescimento, lactoferrina, bifidobactérias determinantes para a imunidade do bebê e para isso não há nenhum substituto. Após o sexto mês iniciamos a alimentação complementar e esse período deve receber extrema atenção justamente porque devemos respeitar o tempo do bebê de aceitação dos alimentos e avaliar alergias e hipersensibilidades. Nesse processo podemos ensinar o bebê a respeitar seu processo de fome e saciedade, o que previne a obesidade infantil, nunca oferecer alimentos industrializados e nem açúcar antes de 2 anos, justamente para não viciar o paladar da criança que ainda está aprendendo sabores. Hoje utilizamos métodos participativos em que a criança determina o quanto vai comer, ela pega os alimentos, sente a textura deles, os reconhece como eles são, entre eles o chamado BLW (baby led weaning) desmame guiado pelo bebê. Durante os dois primeiros anos de vida a criança apresenta o desenvolvimento de 80% do seu sistema nervoso e as janelas de oportunidades também estão no neurodesenvolvimento. Os estímulos que fazemos com cada faixa etária e a criação com apego e carinho dão segurança e apoio para essa criança crescer e se desenvolver.

Dra. Natália Almeida Prado Pediatra e endocrinologista infantil  pediatria_funcional 27 doutor tv


Estética Dra. Glaziane Cordeiro

PEIM – método para secagem dos vasinhos e recuperação da aparência saudável A dilatação de pequenas veias, conhecidas como vasinhos é um problema comum nas mulheres, afetando também os homens, eles surgem por diferentes motivos como o fator hereditário, alterações hormonais e hábitos de vida errados. O principal incomodo é estético, embora as causas não devem serem ignoradas e tratamentos e prevenção devem andarem juntos. Atualmente o método PEIM (Procedimento Estético Injetável em Microvasos) é o mais indicado para secagem dos vasinhos e recuperação da aparência saudável.

ao ser avaliada por um especialista, ou outro profissional qualificado para realização do procedimento.

Contra-indicação As contra-indicações são apenas para gestantes e lactantes, ou pessoas que estão sofrendo de alguma infecção ou algum processo inflamatório instalado. Antes de procedimento é realizada uma consulta para a correta indicação do método.

Cuidados pós procedimento

Imagem ilustrativa

Os cuidados incluem não tomar sol na região que foi feita a aplicada e não fazer grandes esforços físicos, pelo menos 24 horas após o procedimento. Recomenda-se também utilizar meia de compressão, para melhorar a circulação na região.

Sessões e resultados O clareamento dos vasinhos começa num período de 20 dias após a primeira sessão, sendo necessário aplicações posteriores, pois os mesmos não desparecem com uma única aplicação. O tempo de desparecimento total varia de acordo com o quadro individual do paciente.

O procedimento

O mais importante é procurar um bom profissional na sua região, levar em conta a regularidade do mesmo dentro do conselho que o rege a profissão, pesquisar se este está apto a realizar a técnica.

O procedimento (PEIM), utiliza glicose a 75% associada com lidocaína que é um anestésico, isso reduz o incômodo no momento da aplicação. Essa técnica é considerada a melhor para a secagem de vasinhos, não causa alergia e não tem reação, já que é uma substância presente no nosso organismo.

Indicação O tratamento é indicado para homens e mulheres que sofrem com o problema. A técnica pode ser realizada em pacientes acima de 18 anos, desde que doutor tv 28

Dra. Glaziane Cordeiro Biomédica esteta  dra.glazianecordeiro


Designed by yanalya / Freepik

Ginecologia Dra. Glene Rodrigues

Menopausa: Otimizando seus hormônios e o desejo sexual

Existe uma fase na vida da mulher que merece carinho e atenção especial em relação a sua saúde, é na menopausa, quando a mulher fica 1 ano sem menstruação, e o climatério, que é o período de transição onde ocorrem irregularidades menstruais, atrasando e/ou adiantando.

(dehidroepiandrosterona). Avaliar a qualidade do sono, pois durante o sono existe liberação de hormônios importantes para a manutenção da homeostase da saúde. Portanto a recuperação e a manutenção desse equilíbrio é um passo importante para um envelhecimento saudável.

Nossa expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já 85 anos nos países desenvolvidos. Após os 40 anos, saúde é prioridade, a primeira orientação é fazer atividade física. A atividade física potencializa o seu metabolismo e a produção hormonal, ajudando a fixar cálcio nos ossos.

É claro que cada mulher é única e precisa ser avaliada individualmente quanto as suas necessidades hormonais, através exames laboratoriais e de imagens, que apontam a indicação de modulação hormonal e de que forma fazê-la adequadamente, proporcionando mais saúde, melhorando a sexualidade e qualidade de vida.

Antigamente as mulheres envelheciam, tinham diminuição de massa muscular, atrofia da região urogenital, diminuição de lubrificação vaginal, diminuição de desejo sexual, ardência e dor na relação sexual, osteoporose, insônia, todo um quadro relacionado a uma baixa de produção hormonal.

Estamos ingerindo menos nutrientes, mais alimentos industrializados, praticando menos exercícios, uma vida cada vez com mais estresse. É bom parar e reavaliar, optar por hábitos saudáveis. Se cuide!

Essa queda não é abrupta, o processo de envelhecimento se inicia a partir dos 25 anos de idade, e aos 40 anos é uma idade limite importante para iniciar esse processo de prevenção com uma avaliação e modulação hormonal adequada se necessário. Alguns hormônios precisam ser avaliados como o cortisol ( hormônio do estresse, um mal do mundo moderno), tireoide, estrógenos, progesterona e testosterona que é considerado o hormônio do desejo sexual. Também os precursores hormonais como DHEA

Dra. Glene Rodrigues Ginecologista e sexóloga  dra_glene_rodrigues 29 doutor tv


Liliya Kandrashevich / shutterstock

Culinária Isabel de Carvalho

Cozinha saudável A busca por uma alimentação saudável tem sido cada vez maior, a adaptação de receitas tradicionais para as funcionais é um desafio da cozinha contemporânea. Criar pratos com ingredientes aprovados pelos médicos e nutricionistas sem perder o sabor é perfeitamente possível. Abaixo, segue uma receita de maionese fácil de fazer, livre de glúten e lactose para incrementar as suas receitas no dia a dia.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a salsinha. Faça isso até obter uma textura cremosa. Coloque a mistura em um recipiente, acrescente a salsinha e mexa bem.

MAIONESE DE TOFU TEMPERADA Ingredientes: • 200g de tofu orgânico • Suco de meio limão siciliano (grande) • 8 colheres de sopa de azeite extra virgem • 1 colher de café de sal marinho • 2 colheres de sopa de salsinha picada • 1 dente de alho amassado DOUTOR TV 30

Isabel de Carvalho Culinarista e apresentadora isabeldecarvalho


Somente feche os olhos e permita que nosso azeite de oliva, lhe conte tudo sobre a gente.

o Azeite oliveira´s é feito com o melhor das azeitonas selecionadas a mão com uma elaboração artesanal, garantindo a qualidade natural na sua preparação para trazer o melhor azeite à sua mesa.

instagram.com/azeiteoliveiras facebook.com/azeiteoliveiras www.azeiteoliveiras.com.br

designed by valeria_aksakova / Freepik

baixe nosso app.


Estilo de vida Lucimara Parisi

Lucimara Parisi fala da sua rotina e cuidados com a saúde Veterana da tV, Lucimara Parisi foi diretora do extinto Perdidos na Noite, programa que impulsionou a carreira do Faustão e lhe deu notoriedade nacionalmente. Na Globo ela ficou com Fausto Silva no domingão do Faustão por 20 anos, totalizando 30 anos de parceria com o apresentador, incluindo o tempo de rádio e tV juntos. Atualmente Lucimara faz parte do Programa do ratinho no SBt, já completando 8 anos na nova casa. A diretora também está investindo na carreira de apresentadora, Lucimara tem um programa na d+ tV, canal de televisão web de São Paulo, e também comanda aos sábados na rede Brasil um programa que leva seu próprio no nome "Programa Lucimara Parisi." Quer mais? Em 2017, Lucimara Parisi lançou o Curso de Produtor e Apresentador de televisão, um workshop ministrado aos finais de semana na grande São Paulo e que será realizado em alguns estados brasileiros em 2018. Haja disposição! A loira não revela a idade nem sob tortura, disse ela (risos). Mais contou para o doutor tV seus cuidados com a saúde e beleza. Casada com o educador físico Alexandre Viturino, é adepta de um estilo de vida saudável, acompanhamos Lucimara em mais um dia de treino com maridão. Confira nosso papo com a diretora e apresentadora e o que ela nos falou sobre:

dieta Ah faço, faço sim. tem que fazer dieta né, não só pela estética, mais é pela saúde. E a minha dieta não é uma dieta exagerada, eu não como carne, sou vegetariana, eu como ovos, verduras, legumes, não como glúten, procuro ter uma alimentação o mais natural possível.

Treino Eu pratico atividade física porque eu gosto, eu gosto muito, além de fazer bem, para quem já faz dieta e quer manter a saúde em dia é essencial; faço hidroginástica, musculação e caminhada há mais de 30 anos. doutor tv 32


Estética Eu faço uns tratamentos estéticos, eu gosto sim, quem não gosta né? Eu também já fiz cirurgia plástica, fiz seios. Vale a pena quando é consciente, equilibrado e com profissionais competentes.

Casamento

‘Minha mulher é dedicada, a boa forma física e beleza, é sem dúvida, resultado dos hábitos saudáveis e de cuidados diários como um todo. Lucimara é um exemplo, não só de estilo de vida, mais de determinação e caráter.’ Alexandre Viturino Cabelo e maquiagem: @adrianobaruk Fotos: @dkfotografiaefilms

Eu sou casada com um personal trainer, ajuda muito, eu fico me espelhando nele, se ele está com um corpão, eu também tenho que está. Eu sou disciplinada e também sou um incentivo para dele, fico de olho na alimentação, nessa parte eu sou mais cuidadosa

Trabalho A rotina de trabalho é muito importante, se sentir útil e produtiva faz muito bem. A ocupação também é um exercício para a mente, nunca podemos deixar de sonhar e realizar.

Longevidade saudável

designed by katemangostar / Freepik

Além de tudo que foi falado, devo enfatizar a alimentação como primeiro passo para uma boa saúde, estética e bem-estar. Você é o que você come, está aí o segredo da longevidade saudável.

Gaivota Academia Natação | Ginastica | Musculação (11) 3726-8565 / 3726-7100 rua General Brasílio taborda, 140 Jardim Bonfiglioli, São Paulo/SP www.gaivotaacademia.com.br


Imunologia Dra. Priscila Moraes

Vacina contra febre amarela: riscos x benefícios A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos. Na maioria das vezes, a doença se manifesta cerca de 3 dias após a picada do inseto, os sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram cerca de três dias. A forma mais grave, que é rara, aparece após breve período em que o indivíduo acometido já se sente melhor, e pode causar insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. Em alguns casos, pode levar ao óbito. Existem 2 ciclos epidemiológicos descritos: o silvestre, responsável pelo atual surto da doença, no qual os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem a doença principalmente para os macacos, e o homem é considerado hospedeiro acidental; e o ciclo urbano, do qual participam os mosquitos Aedes e o único hospedeiro é o homem, mas não se registram casos de febre amarela transmitida em ciclo urbano desde o ano de 1942.

Indicação A vacina é feita com o vírus vivo atenuado, isso é, que não é capaz de provocar a doença, e está indicada para crianças acima de 9 meses de idade, adolescentes e adultos que vivem em regiões classificadas como áreas de risco, ou em viagem nacional/internacional, que exija comprovação da vacinação ou que seja área endêmica da doença.

Reações adversas Podem ocorrer reações adversas após a vacinação, porém, em geral, são reações sem gravidade, como dor no local da aplicação, febre que pode durar até 7 dias, dor de cabeça e dor no corpo. Raramente, ocorrem reações graves, que podem até levar ao óbito, normalmente quando aplicada em pessoas com algum grau de risco para receber vacina de vírus vivo atenuado. Todas as reações devem ser notificadas.

Dose fracionada O fracionamento da vacina consiste em aplicar uma dose inferior à dose padrão, sem que haja interferência na eficácia a curto prazo. Essa estratégia pode ser adotada em casos de emergência, quando existe a necessidade de se vacinar um número elevado de pessoas em pouco tempo, e não há vacina suficiente para atingir a cobertura necessária. Estudos comprovam que ela pode proteger por até 8 anos. Para pessoas não vacinadas ou que se vacinaram há menos de 10 dias, que moram ou que precisam circular nas áreas classificadas como regiões de risco, devem fazer uso de repelentes. No caso de crianças pequenas, cobrir berços e carrinhos com mosqueteiro.

Contra-indicação Ela é contraindicada nas seguintes situações: gestantes que não vivem em área de risco; crianças abaixo de 6 meses e mulheres que amamentam bebês abaixo de 6 meses; indivíduos com imunodeficiência grave (por doenças ou uso de medicamentos, como quimioterápicos e corticoides orais/injetáveis por períodos longos); pessoas com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras) e idosos acima de 60 anos. doutor tv 34

Dra. Priscila Moraes Alergista e imunologista  alergia.imunologia



RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE ÚLTIMA GERAÇÃO

UM CENTRO DE DIAGNÓSTICOS COMPLETO E MODERNO COM MAIS DE 25 ANOS DE TRADIÇÃO, PROFISSIONAIS DE EXCELÊNCIA E ATENDIMENTO HUMANIZADO.

11 2222-1130 / 4185-8595 www. transduson.com.br TransdusonMDA

TransdusonMDA