__MAIN_TEXT__

Page 1

Publicação do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes | Santo André - SP - Ed. 78 - Out/Nov/Dez - 2015

Exortação ao Amor Todos vós, que tendes a honra de conhecer o Evangelho de Jesus, parai por um momento e reexionai. A vida tem um sentido ético-moral de profundidade. O fenômeno vegetativo pertence à organização material. Somos seres imortais, mesmo quando a desencarnação posterga o momento da chegada, anuncia que virá logo mais, e arrebatando-nos para o país da consciência livre, esse ser angélico que é a morte libertadora, fará que, no exame de consciência, repassemos os nossos atos pregressos numa maravilhosa manifestação de lembranças que nos darão a plenitude ou o tormento. Filhos da alma! Tendes conhecimento dos valores da vida. Não vos encontrais no planeta terrestre por capricho do acaso, mas, graças a uma Causa consciente, que é a Divindade, e criouvos para a glória estelar. Se caminhais pelas ínvias estradas do mundo sob chuvas de dores bendizeias; se marchais sobre pedrouços e tendes os pés crivados de espinhos, bendizei a dor, agradecei a Deus a dádiva da puricação espiritual. Nascestes para a glória de vossa existência. Amai quanto puderdes, amai um grão de areia que pode reetir uma estrela ou o luar em grande plenilúnio; servi, porque o serviço é a característica da inteligência, desde os fenômenos mais primários da domesticação até os mais sublimes da integração da criatura com o Criador. O serviço é a paz de Deus deslocando-se, desdobrando-se para o reino dos Céus.

Ide para os vossos lares e levai a certeza de que a vossa vida deve experimentar essa profunda mudança para o amor, para verdade, para a Vida em si mesma. Em nome de vossos Espíritos guias e das Entidades venerandas que aqui estão conosco, dos Espíritos-espíritas, rogamos a Deus que vos abençoe, que nos abençoe, com os melhores votos de ternura e paz. Do servidor humílimo e paternal de sempre, Bezerra Mensagem recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, no encerramento da conferência proferida em 27 de setembro de 2015, na Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, em Santo André, (SP).


Editorial

Médicos sem Fronteiras O mundo foi abalado recentemente com o bombardeiro do Hospital da Organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), no dia 4 de outubro último, matando 22 pessoas entre pacientes e funcionários. O bombardeio obrigou o fechamento daquele centro, o que vai causar graves consequências para a população civil, já tão sofrida, que cou encurralada pelos combates entre o exército afegão e os rebeldes talibãs. Tudo isso para assumir o controle da cidade afegã. Sempre a sede de poder alimentada por paixões e fanáticos religiosos. O governo americano assumiu a autoria nefasta do bombardeio, lamentando o suposto engano, que deixou um prejuízo irreparável. Sobre a presunção clara de que foi cometido um crime de guerra, o MSF demanda que seja feita uma completa investigação transparente sobre o evento, naturalmente conduzido por um órgão internacional independente. Assim declarou o diretor geral do MSF, Christofer Stokes.

Publicação do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes | Santo André - SP

Publicação Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes (Santo André) Presidente: Miguel Sardano 1º Vice-Presidente: Terezinha Sardano 2º Vice-Presidente: Baldir Padilha Rua Bela Vista, 125 – Jd Bela Vista Santo André – SP - CEP: 09041-360 Tel: (11) 4994.9664 - www.cebezerra.org.br Revisão: Miguel Sardano e Rosemarie Giudilli Jornalista Voluntária: Suzete Botasso Projeto Gráfico e Diagramação: Marco Beller – (11) 4438.8834 Impressão: Lis Gráfica e Editora - Tel.: (11) 3382.0777 Tiragem: 5.000 Copyright Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo deste informativo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da entidade.

02|Note Bem

Os prejuízos não são apenas materiais, mas o desastroso saldo retrata o quanto a humanidade está distante da mensagem cristã, budista, islâmica, etc., que apregoa o respeito e a paz entre os humanos, já que religião é religação da criatura ao Criador. Religião não se coaduna com o mal. A missão da religião é benigna, pacíca, buscando desabrochar as sementes divinas do Reino de Deus, que estão dentro de nós. Não bastou o holocausto judeu e de outros povos que manchou de sangue a Terra. Continuemos a trabalhar pela paz do mundo, pacicando nosso coração, uma vez que a paz do mundo começa em nós.

Justa Homenagem

Embora nunca desejasse prestar esta homenagem, faço-o confrangido, pois se trata de alguém que, por força de circunstâncias alheias à sua vontade, vai desligar-se do nosso Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes, de Santo André, em 30 de novembro. Eu falo de nossa Elaine Cristina Pasqualetti da Silva, colaboradora que durante seis anos esteve à frente de nossa distribuidora e editora (DBM e EBM) como gerente administrativa e comercial. Seu desempenho prossional, ético e humanista foram impecáveis. Elaine e família se mudarão para Jaguariúna (SP) deixando sua marca de prossional competente, de caráter ilibado. Vai substituí-la na função nosso colaborador Tiago Kamei, apoiado por nossa excelente equipe. Desejamos à nossa querida amiga Elaine e família nossos melhores votos de paz, saúde, satisfação e alegria. Miguel Sardano


Allan Kardec é homenageado pela câmara municipal de Santo André Representantes da sociedade espírita de Santo André e região se reuniram dia 07 de outubro, às 19h, para sessão solene em comemoração ao Dia de Allan Kardec. O evento, que ocorreu no Teatro Municipal, teve como presidente o vereador Edson Sardano.

|Evento foi realizado no Teatro Municipal de Santo André - Fotos: Divulgação

Com a casa repleta de irmãos de ideal, o convidado Flávio Ottolini proferiu palestra lembrando a biograa do codicador da Doutrina Espírita. “Hoje podemos comprovar que a obra substitui o obreiro”, armou. “Cabe a nós, dirigentes de casas espíritas e amantes do movimento, fazer valer pela prática dos nossos atos, conduta retilínea e exemplo desse homem bendito. Durante a sessão foram homenageadas também Catarina Fonseca e Ivone Fonseca, que durante décadas integraram a diretoria da União das Sociedades Espíritas (USE) de Santo André, bem

como Terezinha Sardano, em representação às atividades assistenciais realizadas no Município. Encerrando o evento, Décio Norberto, atual presidente da USE, dirigiu-se aos presentes: “Não podemos deixar de agradecer a Bezerra de Menezes que foi presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira), e também vereador do Rio de Janeiro, agradecer a Eurípedes Barsanulfo, a Cairbar Schutel e Herculano Pires, que naqueles momentos heroicos conseguiram trazer até esse momento essa doutrina para cada um de nós”, armou.

|Edson Sardano, vereador e vice-presidente da USE (Santo André); Décio Norberto, presidente da USE (Santo André) Allan Veloso, vice-presidente da USE (Estadual) e Carlos Santos, assessor especial da secretaria de governo de Santo André

Carlos Eduardo Milito / Marcos Cunha Prefácio de Antônio Demarchi

Jaqueline é uma garota de 23 anos que sofre de depressão, vive uma fase de extrema desilusão amorosa e decide colocar fim à sua própria vida. O planejado ato está prestes a acontecer quando um casal de amigos descobre os intentos da jovem moça, porém o tempo para intervir é muito curto. Nesses minutos finais, enquanto Matheus e Suzana se dirigem para o apartamento da sofredora Jaqueline, o amigo Octávio, expositor e colaborador da Seara Espírita, começa um trabalho de vibrações. Na visão espiritual do interior do apartamento da perturbada criatura entidades de Luz deparam-se com espíritos desorientados e sofredores que a cercam e a obsidiam de forma intensa. O ilustre senhor permanece em prece com as boas lembranças captadas de suas antigas palestras para também agregar mais energia e direcioná-las para lá. Os intermináveis e intensos segundos de introspecção levam Octávio a ter a nítida sensação de um flashback de grandes momentos no Centro onde é trabalhador. Boas passagens da sua vida de doação e amor surgem em sua memória bem como a lembrança dos seus últimos doze meses quando teve a alegria de conhecer Matheus, Suzana, Martin e Jaqueline, e acompanhar a problemática da jovem moça e sempre ajudá-la, na medida do possível. Agora ele se vê em meio a uma forte rogativa a qual ele tem fé que será atendida. Será mesmo?

Editora: EBM Televendas (11) 3186-9766

Note Bem|03


Excelência do Amor é tema de Encontro com Divaldo Franco Evento reuniu mais de 3 mil pessoas na creche Amélia Rodrigues O médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco participou do XXIX Encontro Fraternal em Santo André (SP). O evento ocorreu durante todo o dia na Instituição Amélia Rodrigues e contou com um público de mais de 3000 pessoas, dia 27 de setembro. No período da manhã, das 9h às 12h, Divaldo realizou um minisseminário sobre o amor. Como preâmbulo do tema central, o médium recorreu às propostas dos eminentes psiquiatras Viktor Frankl e Carl Gustav Jung que ressaltam a necessidade da criatura humana eleger um sentido psicológico profundo para a sua existência e vivenciá-lo ao longo da jornada carnal. A denominada terapêutica do sentido da vida seria indispensável para que todos pudéssemos ter resistências morais para os embates do dia a dia. Nesse sentido, surgiria o amor como o mais excelente e eciente sentido existencial para uma vida saudável, de equilíbrio, pacíca e feliz. O amor, na sua manifestação mais ampla, seria, de fato, a solução para todas as intrincadas problemáticas do ser humano. Analisando a interação mente-corpo ou, ainda, Espírito-perispírito-corpo físico, a tríade que compõe o ser reencarnado, foi explicado que cada indivíduo é um universo em si, que deve ser descoberto, compreendido e cuidado, e que todas as manifestações de nosso ser iniciam-se no pensamento. De modo a corroborar esse ensinamento espírita, Divaldo falou das pesquisas dos Drs. David Bohm e Stewart Wolf, ambos físicos quânticos, que armaram que os pensamentos e as emoções inuenciam os eventos quânticos, gerando, inclusive, alterações na forma de nosso 04|Note Bem

DNA. Pensamentos e emoções negativos deformariam o nosso DNA e comprometeriam a nossa atividade imunológica, levando-nos a estados de doença, enquanto que os pensamentos e as emoções superiores teriam um efeito fomentador do equilíbrio e da saúde integral em nós. O equilíbrio de nosso universo particular, tanto quanto do universo innito, estaria fundado na lei de Amor. Avançando em suas reexões em torno do tema, Divaldo discorreu sobre a "Lei de Amor", conforme as instruções espirituais contidas no capítulo XI de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", elucidando que no início de nosso processo evolutivo na condição humana vivemos mais instintivamente, mas, à medida que ocorre o nosso progresso intelecto-moral, desenvolvemos as sensações, as emoções e, nalmente, os sentimentos nobres, cuja culminância é o sentimento do amor universal. Isso dar-nos-ia uma compreensão mais profunda a respeito de nosso estágio evolutivo e de como experimentamos o amor em nossas vidas, ou seja, ainda numa condição mais instintiva, sensorial, sexual. Nesse ponto do seminário, o enfoque foi sobre o amor de natureza sexual e as experiências humanas nesse contexto. Foi demonstrado como o amor sexual ainda tem primazia na vida da maioria das criaturas humanas, muitas vezes em detrimento do amor espiritual, cando isso evidente quando, na História da Antiguidade Clássica, encontramos as guras mitológicas dos deuses Eros e Cupido, os quais, de alguma forma seguem idolatrados por grande parte da sociedade contemporânea. Divaldo

|Divaldo: Amor, na sua manifestação mais ampla,

abordou os tormentos do sexo em desalinho, os desvios da libido e a terapêutica espírita para a condução equilibrada das forças sexuais, que, segundo destacou, devem ser aproveitadas sim, porque divinas, mas dentro de uma conduta moral muito séria, a m de que possam proporcionar-nos a plenicação espiritual. Retomando a sua fala inicial, Divaldo concluiu o seminário rearmando que o Amor, esse sentimento sublime e que foi ensinado e vivenciado de maneira incomparável por Jesus, é a solução para todos os males, conitos e crises da Humanidade; que devemos eleger o Amor, incluindo-se nessa proposta o autoamor, como a meta essencial para a nossa existência, insistindo, sem tréguas, nesse ideal redentor, que nos conduzirá aos estados interiores de alegria, segurança e paz. No período da tarde, houve várias apresentações musicais e também um período de algumas horas em que Divaldo Franco esteve à disposição de um imenso público para autógrafos e cumprimentos. Já às 18h, o médium retornou ao palco principal para a conferência de encerramento do encontro. Suas primeiras colocações foram no sentido de que a manifestação excelente do Amor constitui o grande desao de todas as pessoas. Conforme esclare-


tantas heranças negativas de existências passadas, conitos psicológicos profundos, hábitos e paixões inferiores de difícil superação. Considerando o processo de evolução espiritual, ainda estaríamos mais próximos do estágio dos instintos e das sensações, do que do estágio dos sentimentos nobres, da vivência do amor universal, da razão e da intuição. Todos esses aspectos ainda inferiores de nosso ser constituiriam a nossa sombra, segundo o pensamento do psicanalista americano Dr. James Hollis. A nossa tarefa na Terra, portanto, seria a de trabalharmos para que essa sombra fosse iluminada e, assim, diluída, num processo conhecido por individuação.

seria a solução para as problemáticas do ser humano

ceu Divaldo, a Terra é um planeta que serve para experiências reencarnatórias de Espíritos ainda não muito desenvolvidos sob os aspectos moral e espiritual. Isso explicaria por que todos trazemos

Essa proposta do Dr. James Hollis estaria perfeitamente concorde com a orientação da Psicologia Espírita, porquanto, ao denir o verdadeiro espírita ou o verdadeiro cristão, Allan Kardec referiu-se à necessidade imperiosa de os indivíduos empreenderem todos os esforços possíveis para se transformarem moralmente para melhor e evitarem ser arrastados por suas más inclinações.

|Grande público acompanhou o seminário realizado no período da manhã, na Amélia Rodrigues

Divaldo esclareceu que para a realização desse processo de individuação – ou transformação moral para melhor – é necessário que nos utilizemos das ferramentas do amor e do autoamor, conforme recomendação terapêutica de Jesus, exarada no amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, assim como a si mesmo. É fundamental, segundo o médium, que na viagem do autodescobrimento utilizemo-nos do amor para que não sejamos os carrascos de nós mesmos, num comportamento autopunitivo, e nem nos tornemos coniventes com os próprios erros, porque o autoamor nos convida ao dever de nos melhorarmos pouco a pouco, para que nos libertemos do sofrimento. Na conclusão da conferência, utilizandose da mediunidade psicofônica com transguração de Divaldo, Dr. Bezerra de Menezes, Espírito, deixou a mensagem "Exortação ao Amor" (veja capa).

Texto: Júlio Zacarchenco Fotos: Barbara Almeida

Note Bem|05


Cidade de São Paulo recebe o 1º Movimento Você e a Paz

Roteiro de Palestras e Seminários de Divaldo Franco Nov/ 2015 HORÁRIO

LOCAL

CONTATO

16 (Segunda)

20h

Palestra - Pq Tecnológico - Distrito de Eugênio de Melo - S. J. Campos - SP

Sérgio - sm.lino@uol.com.br (12) 3308-0880 / 98845-1678

17 (Terça-Feira)

20h

Palestra - H. Dr. Bezerra de Menezes Jd. Esplanada - S. J. do Rio Preto - SP

Sônia (17) 3234-1031 / 99618-2389 Ricardo (17) 99132-8145

18 (Quarta-Feira)

20h

Palestra - Clube de Tênis de Catanduva Pq. Iracema - Catanduva - SP

Roberto (17) 99105-5006 Angélica (17) 99106-2252

19 (Quinta-Feira)

20h

Palestra - Lar São Vicente de Paulo Centro - Descalvado - SP

Manoel Valente (19) 99945-3052 Lar São Vicente (19) 3583-1537

20 (Sexta-Feira)

20h

Seminário - A conquista da Paz Centro de Convenções Ribeirão Preto

Necessário fazer inscrição Srta Elídia (16) 3610-1120

21 (Sábado)

20h

Palestra - Ginásio do Bolão Anhangabaú - Jundiaí - SP

Walter Frischeisen (11) 98294-5111 / 97133-3888

Seminário - Autodescobrimento

Necessário fazer inscrição Ana Paula (19) 3543-3212

DATA

22 (Domingo)

das 9h às 13h A história do cavaleiro que saiu da armadura Salão Social do Sayão Fut. Clube - Araras

Coordenação Geral: Miguel Sardano - sardano@terra.com.br |Evento já ocorre em 15 países

Dia 26 de setembro ocorreu o 1º Movimento Você e a Paz da cidade de São Paulo. O evento, que foi promovido pela Associação de Desenvolvimento Espiritual Reencontro, teve lugar no Parque Sabesp "Jornalista Fiori Gigliotti", na Mooca, zona leste da capital, e contou com a presença de cerca de 2000 pessoas.

“Liberta-te do Mal” com Divaldo Franco São Paulo - 2016

O Movimento Você e a Paz é uma atividade sem caráter religioso ou político, idealizado e criado por Divaldo Pereira Franco e mobilizado pelo ideal de uma vivência pacíca entre as criaturas humanas. Foi iniciado em 1998, em Salvador (BA), e hoje já se encontra em mais de 200 cidades brasileiras e 15 países, de diferentes continentes. O ator e diretor de teatro Odilon Wagner, na condição de mestre de cerimônia do evento, convidou a Senhora Lu Alckmin, representando o Governador do Estado de São Paulo, o Senhor Geraldo Alckmin, a subir ao palco. Participaram os palestrantes e líderes religiosos Alexandre Caldini, representando o Espiritismo, Heródoto Barbeiro, representando o Budismo, Sheikh Jihad Hassan Hammadeh, representando o Islamismo, Cônego José Bizon, representando o Catolicismo, e o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco, idealizador e criador do Movimento Você e a Paz. Texto: Júlio Zacarchenco Fotos: Jorge Moehlecke

06|Note Bem

Suzete (11) 3186-9755 - contato@ameliarodrigues.org.br


Vencerás

Não menosprezes o dever que a consciência te impõe. Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo.

Não desanimes. Persiste mais um tanto.

Não contes vantagens nem fracassos.

Não cultives pessimismo.

Não dramatizes provações ou problemas.

Centraliza-te no bem a fazer. Esquece as sugestões do medo destrutivo.

Conserva o hábito da oração para quem se te faz a luz na vida intima.

Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.

Avança ainda que seja por entre lágrimas. Trabalha constantemente. Edica sempre.

Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te conou. Não creias em realizações sem esforço. Silêncio para a injúria

Age auxiliando.

Olvido para o mal.

Serve sem apego.

Perdão às ofensas.

E assim vencerás.

Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.

Recorda que os agressores são doentes.

Não te impressiones nas diculdades.

Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.

Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia-a-dia. Não desistas da paciência.

Partidas e Chegadas Quando observamos, da praia, um veleiro a afastar-se da costa, navegando mar adentro, impelido pela brisa matinal, estamos diante de um espetáculo de beleza rara. O barco, impulsionado pela força dos ventos, vai ganhando o mar azul e nos parece cada vez menor. Não demora muito e só podemos contemplar um pequeno ponto branco na linha remota e indecisa, onde o mar e o céu se encontram. Quem observa o veleiro sumir na linha do horizonte, certamente exclamará: "já se foi". Terá sumido? Evaporado? Não, certamente. Apenas o perdemos de vista. O barco continua do mesmo tamanho e com a mesma capacidade que tinha quando estava próximo de nós. Continua tão capaz quanto antes

Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.

Autor: Emmanuel Psicograa de Chico Xavier

de levar ao porto de destino as cargas recebidas.

já se foi, no mais além, outro alguém dirá feliz: "já está chegando".

O veleiro não evaporou, apenas não o podemos mais ver. Mas ele continua o mesmo. E talvez, no exato instante em que alguém diz: já se foi, haverá outras vozes, mais além, a armar: "lá vem o veleiro".

Chegou ao destino levando consigo as aquisições feitas durante a viagem terrena. A vida jamais se interrompe nem oferece mudanças espetaculares, pois a natureza não dá saltos.

Assim é a morte. Quando o veleiro parte, levando a preciosa carga de um amor que nos foi caro, e o vemos sumir na linha que separa o visível do invisível dizemos: "já se foi".

Cada um leva sua carga de vícios e virtudes, de afetos e desafetos, até que se resolva por desfazer-se do que julgar desnecessário.

Terá sumido? Evaporado? Não, certamente. Apenas o perdemos de vista. O ser que amamos continua o mesmo. Sua capacidade mental não se perdeu. Suas conquistas seguem intactas, da mesma forma que quando estava ao nosso lado. Conserva o mesmo afeto que nutria por nós. Nada se perde, a não ser o corpo físico de que não mais necessita no outro lado. E é assim que, no mesmo instante em que dizemos:

A vida é feita de partidas e chegadas. De idas e vindas. Assim, o que para uns parece ser a partida, para outros é a chegada. Um dia partimos do mundo espiritual na direção do mundo físico; noutro partimos daqui para o espiritual, num constante ir e vir, como viajantes da imortalidade que somos todos nós. Richard Simonetti

Note Bem|07


ALLAN KARDEC E SUA ÉPOCA

NA SOMBRA DA MONTANHA

EU, ESPÍRITO IMORTAL

Jean Prieur Gênero: Espiritismo

Vera Lucia Marinzeck de Carvalho / Antônio Carlos

Afro Stefanini II / Honório

Gênero: Romance

Gênero: Espiritismo

Gênero: Espiritualismo

Editora: LACHÃTRE

Editora: LÚMEN

Editora: ESPIRITIZAR

Editora: FÉ EDITORA

CULTIVO DAS EMOÇÕES

COMO IMPLEMENTAR PROJETOS ILUMINATIVOS

EM UM MAR DE EMOÇÕES

O AMOR ABRE TODAS AS PORTAS

R$ 28,90

R$ 49,90

R$ 39,00

SAÚDE E ESPIRITISMO VOL 2 Diversos

R$ 50,00

Marlon Reikdal Gênero: Espiritualismo

Alírio Cerqueira Filho / Gênero: Espiritismo

André Ariel Filho Gênero: Romance

Editora: EBM EDITORA

Editora: ESPIRITIZAR

Editora: VIDA & CONSCIÊNCIA

Editora: VIDA & CONSCIÊNCIA

PENSAMENTOS DE JOANNA DE ÂNGELIS

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

FAZE ISSO E VIVERÁS

DIÁRIO DE UM DROGADO

Allan Kardec / Gênero: Doutrinário

Divaldo Franco / Marco Prisco Gênero: Reflexão

Gorete Newton/ André K. Gênero: Romance

Editora: IDE

Editora:LEAL

Editora: EBM

R$ 39,00

R$ 42,00

Divaldo Franco / Joanna Ângelis Gênero: Mensagens

R$ 20,00

R$ 5,20

Editora: LEAL

Matriz - Pq. Novo Oratório Unidade - Pq. das Nações Unidade - Vila Pires

08|Note Bem

2884.6500 4997.4499 4972.8899

R$ 34,90

R$ 15,00

Evaldo Ribeiro / Maruna Martins Gênero: Romance

R$ 29,90

R$ 21,90

Profile for C. E. Dr. Bezerra de Menezes

Note Bem 78  

O Informativo Note Bem é uma publicação trimestral do Centro Espírita Doutor Bezerra de Menezes em Santo André - SP. Referente a Out/ Nov/...

Note Bem 78  

O Informativo Note Bem é uma publicação trimestral do Centro Espírita Doutor Bezerra de Menezes em Santo André - SP. Referente a Out/ Nov/...

Advertisement