Page 1

041

nesta edição

Publicação do Shopping Center Iguatemi São Carlos - dezembro de 2011

editorial acontece novidades no mix resultados horário de final de ano entrevista: sylvia demetresco

expediente

pesquisa Mais Iguatemi

conselho editorial gerente geral

Ronaldo C. Bastos supervisora de marketing

Marina Marini Stamato

coordenadora de marketing

Heloisa Miranda

edição

A magia do Natal já está no Iguatemi matéria São Carlos. Confira especial a partir da página 8.

projeto gráfico

Santa Composição editoração eletrônica

Dosualdo, Colucci Marketing redação

Heloisa Miranda


temos em mãos todas as ferramentas para, na prática, aplicar tudo o que aprendemos na teoria.

Olá pessoal! Mais uma etapa está se completando: estamos prestes a finalizar mais um ano de sucesso, com expectativas surpreendentes para 2012. Pudemos fazer uma retrospectiva no Café com lojistas e relembrar todos os eventos realizados, juntamente com seus bons resultados de público e opinião. Neste ano que passou, nosso mix foi reforçado e o fluxo de veículos aumenta intensivamente a cada mês. Em novembro, tivemos a tão esperada inauguração da decoração de Natal, que encantou todos os presentes e a todos nós envolvidos.

acontece

editorial

Estamos na melhor época do varejo e

• Balcão da Cidadania apoiando projetos sociais. O projeto Balcão da Cidadania fecha o ano de 2011 cada vez mais sendo procurado pelas entidades. Cerca de 30 entidades estiveram presentes desde o início de janeiro, sempre nos reportando que a vitrine do Shopping é um dos melhores meios de divulgação de seus trabalhos. No mês de dezembro teremos a presença dos projetos: EAPA, Amigos de São Judas Tadeu e Araucarte. Divulguem esse projeto para as instituições de seu conhecimento e peça para entrar em contato com a Tálita: tmathias@iguatemi.com. br, para que elas possam participar também!

Estamos na melhor época do varejo e temos em mãos todas as ferramentas para, na prática, aplicar tudo o que aprendemos na teoria. Os esforços para tornar o Shopping a melhor opção de compras no Natal não estão sendo medidos e começam pelos detalhes: vão desde a qualidade do ar condicionado, agora certificada pela Brasindoor, até a ambientação do mall, com a riqueza da decoração de Natal e toda a simpatia do Noel. Aproveito a oportunidade para desejar boas vendas a vocês e um Natal repleto de boas energias. Boas vendas e boa leitura! Abraços.

Ronaldo Bastos Gerente Geral

• Apresentação Violinistas Em dezembro o nosso tradicional Happy Hour sai de cena para dar espaço a encantadoras apresentações de Violinistas no Mall. Os músicos apresentarão seleções especiais para a data e também atenderão a pedidos dos clientes. Anote em sua agenda e informe seus clientes: dias 9, 10 e de 16 a 23 de dezembro, sempre das 19h às 21h. Apenas dia 17 o horário será de 16h às 18h.


• Semana de Treinamento a Lojistas.

Já de olho nas perspectivas de final de ano, preparamos em outubro, um ciclo de Palestras a todos os lojistas, com temas variados, visando atender todas as demandas e necessidades que esta época exige. O palestrante Marcelo Jabur, abriu a semana trazendo toda a sua experiência em varejo, dando dicas de atendimento, motivando as vendas. O segundo dia foi tomado por um tema atual e indispensável: as Redes Sociais foram discutidas e muitas dúvidas foram tiradas com a palestrante Juliana Santicioli. Para fechar com chave de ouro o circuito, o Código de Defesa do Consumidor foi discutido com toda a seriedade que o assunto pede, esclarecendo muitas dúvidas de todos os presentes, num bate papo bem agradável com o Advogado José Carlos Guido. Ao final de todas as palestras, sorteamos livros relacionados ao tema, parceria entre o Marketing e a Livraria Nobel.

• Café com Lojistas. No dia 10 de novembro realizamos o nosso último Café com Lojista do ano, onde todos vocês puderam conhecer antecipadamente as novidades para o Natal do Iguatemi. Enfatizamos a importância da presença de vocês nesse evento e do feedback em relação as nossas ações. Aguarde o convite para os próximos Cafés em 2012.

Fluxo de veículos

23256.8010196 Outubro 201

Final de ano promete forte fluxo e boas vendas O mês de Outubro do Iguatemi São Carlos teve um grande destaque de fluxo. Atingimos a marca de 235.819 veículos, 4,4% acima do ano anterior, o que comprovou a preferência do público em realizar suas compras e curtir as atrações de lazer e entretenimento do Shopping, já anunciando que teremos um final de ano bem forte.


resultados novidades no mix

Uma nova loja abre as portas no Iguatemi para agregar mais valor ao nosso Mix, que a cada dia conquista mais clientes Há 15 anos no mercado, a Barred’s comercializa roupas e acessórios para o público feminino e teen. No Brasil, a rede já conta com mais de 130 lojas. A loja do Iguatemi São Carlos segue o mesmo conceito das demais da rede e traz todos os looks lindos e imperdíveis da coleção Primavera Verão. Muitas cores e estampas, alfaiataria impecável e uma linha de acessórios super de acordo com as tendências dessa estação, prometem agradar e surpreender o público feminino.


Mundo do Meu Amigãozão Passeio por dentro da série animada “Meu Amigãozão” trouxe excelente fluxo para o nosso Shopping.

No mês das crianças, durante os dias 5 a 16 de outubro, o Iguatemi São Carlos trouxe para a garotada um parque temático que proporcionou uma verdadeira viagem por dentro do desenho animado Meu Amigãozão, passeando pelos ambientes da série, onde as crianças foram estimuladas a participar de atividades em

grupo, sob a supervisão de uma equipe de monitores especialmente treinados para esse evento. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto cultural “Mundo do Meu AmigãoZão” teve patrocínio da Etna – móveis e decoração, da Liberty Seguros, da Kia Motors, da Oi e apoio do Instituto Oi Futuro e da Iguatemi Empresa de Shopping Centers. A iniciativa foi uma realização conjunta de 2DLab, Guaimbé, LED e Iguatemi.

O evento teve ótima participação com atendimento de 1.704 crianças.


resultados

Iguatemi recebe importante selo da Brasindoor: O Iguatemi São Carlos foi o quarto Shopping da Rede a receber o certificado. O selo da Brasindoor (Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle da qualidade do Ar de interiores) é um titulo que classifica e premia a qualidade do Ar interno do ambiente, a qualidade da manutenção e operação do sistema de ar condicionado do local. A periodicidade é feita através de uma vistoria anual e acompanhado mensalmente pelo consultor técnico responsável do PMOC (Plano de Manutenção , Operação e Controle do ar condicionado). No Iguatemi de São Carlos,

nós sempre tivemos uma boa qualidade de manutenção e uma preocupação com os nossos equipamentos. A equipe de manutenção reuniu toda a documentação, adaptou alguns detalhes e procedimentos e com o apoio do Luciano Ramos (Gerente de Manutenção do Iguatemi Campinas) conquistou o certificado. É um marco em nossa história, pois somos o único Shopping da região de São Carlos a conseguir o selo e a comprovar aos nossos clientes e parceiros que a qualidade do ar é muito boa.


A marca mais valiosa de Shopping Centers: Poucas marcas brasileiras têm tanta história de sucesso como a Iguatemi Empresa de Shopping Centers Nos últimos 4 anos, pesquisas da Brand Analytics, uma das principais referências em avaliação financeira de marcas do Brasil concluíram que a Iguatemi é a marca mais valiosa de Shopping Centers! A Iguatemi vai continuar crescendo para oferecer sempre os melhores serviços para seus clientes, fornecedores e colaboradores. Para comemorar e divulgar o crescimento da empresa , com os novos empreendim entos, um anúncio de págin a dupla foi veiculado no Jorna l Valor Econômico.


resultados


Chegada do Papai Noel e Inauguração da Decoração de Natal encantam clientes.


resultados

Pic Nic do Noel Este foi o tema escolhido para a Decoração de Natal em 2011. O espaço tem um trailer em tamanho real e uma pick up restaurada, com bonecos animados e formigas robóticas. As crianças podem visitar o trailer do Noel e vê-lo tirando uma soneca. Inspirada na magia do Natal, a decoração temática foi inaugurada em grande estilo. Tudo começou no dia 15 de novembro, por volta das 17 horas, quando um grupo de anões e artistas circenses, caracterizados de Ajudantes de Papai Noel divertiram e estimularam os visitantes a procurarem a atração mais esperada, o Papai Noel. Um mestre de cerimônias fez as honras da casa, anunciando a tão esperada atração. A entrada do Noel pelo

mall foi através de um carrinho de golfe, numa cena espetacular que surpreendeu a muitos no local, arrancando sorrisos esperançosos e olhares iluminados. Então a decoração do cenário foi iluminada e ao final do espetáculo, o Papai Noel recebeu a criançada e distribuiu balas de goma. A iluminação deu um colorido especial ao empreendimento, com muitas luzes, guirlandas e festões no mall e a tradicional árvore de Natal central, com mais de 8 metros de altura. Desde então, o Noel já está no Shopping e aguarda a criançada para tirar fotos e receber as tradicionais cartinhas até dia 24 de dezembro. Confira os melhores momentos dessa noite Mágica.


resultados


Clique na imagem ao lado e confira o belĂ­ssimo vĂ­deo de Natal do nosso Shopping.


resultados


resultados


resultados


resultados

Nesta data tão especial pudemos ver a magia e encantamento do espírito de Natal na alegria e no sorriso largo de todas as crianças presentes.


resultados

Solidariedade com a Árvore dos Sonhos A Campanha Árvore dos Sonhos do Iguatemi começou com uma grandiosa finalidade social. Pelo terceiro ano consecutivo, com o mesmo intuito e com a mesma proposta filantrópica e de responsabilidade social, a campanha Árvore dos Sonhos, desenvolvida pelo Iguatemi São Carlos em parceria com empresas e entidades assistências da cidade, escolhe uma direção para proporcionar as crianças carentes uma

No total serão entregues brinquedos para 3 .000 crianças menos favorecidas economicamente de diversas comunidades assistidas pela Pastoral da Criança em São Carlos, APAE, Salesia-

oportunidade de um Natal mais feliz e justo.

nos, entre outras. A ação vai mobilizar empresas parceiras e clientes do Iguatemi com a finalidade de arrecadar presentes para doação. A campanha começa no dia 28 de novembro e o prazo para quem quiser ajudar se encerra no dia 22 de dezembro. A partir disso, o Shopping com a Equipe Árvore dos Sonhos tem o compromisso de entregar todos os presentes para as crianças antes do Natal. A ação atrai os clientes que participam intensivamente. Seja solidário você também, faça o Natal de uma criança mais feliz!

Aplicativo do Facebook traz informação e interatividade Para o Natal deste ano, preparamos um aplicativo dentro da nossa página do Facebook, repleto de interatividade, moda e informações especiais de Natal para nossos clientes. Neste espaço os produtos das lojas serão divulgados e podem ser compartilhados por todos os usuários da rede, há espaço para envio de cartões natalinos, dicas de presentes para o Amigo Secreto e o aplicativo também conta com todas as informações dos horários Especiais de Funcionamento, da Promoção Comprou Ganhou, Sorteio , Árvore dos Sonhos e muitas fotos da nossa Decoração de Natal. Confira e divulgue!

http://www.facebook.com/iguatemisaocarlos


Promoção Natal Iguatemi presenteia os clientes A partir do dia 28 de novembro, a cada R$ 200,00 em compras, os clientes podem trocar suas notas fiscais por uma exclusiva caixa de alfajores Havanna e um cupom para concorrer a um Kia Carens 0 Km. A Promoção Comprou Ganhou é por tempo limitado, já a retirada de cupons encerra somente dia 26 de dezembro de 2011. Para participar, basta juntar as notas fiscais e ir até a Estação de Natal localizada no interior do Shopping que atende diariamente a partir das 11 horas. Só valerão notas fiscais emitidas pelas lojas do Shopping no qual o cliente fizer a compra. Os clientes que pagarem suas compras com American Express® Membership Cards ou Cartões de Crédito Bradesco, receberão cupons em dobro. O sorteio será público e realizado no dia 28/12/2011 às 16h na praça de eventos do Shopping, com a presença de auditores contratados. A Promoção de Natal tem o objetivo de agradar todos os clientes se tornando um diferencial de compra no Iguatemi São Carlos!


FIQUE ATENTO! Horário especial de final de ano

Conforme alinhado na reunião de apresentação de ações de natal, ocorrida em 10/11/2011, segue ao lado horário especial de abertura e fechamento das lojas para o mês de dezembro de 2011.


10h às 22h 14h às 20h 10h às 23h 12h às 23h 10h às 24h 10h às 18h *Opcional para todas as lojas

12h às 22h 10h às 16h


Visual Merchandising (VM) é o nome acadêmico da incrível arte de tornar um produto atrativo e sedutor o suficiente para que capture a atenção do mais distraído dos transeuntes e o faça perder uns minutinhos dentro de uma loja. Segundo Sylvia Demetresco, acadêmica da área e profissional brasileira de renome no exterior, o objetivo central de uma vitrina (isso mesmo, com a vogal “a” ao final), é elevar o produto ao status de “estrela” perante os olhos dos consumidores, “a última chance que a marca tem de seduzir e impressionar o público”, ou seja, é ferramenta essencial para turbinar vendas em qualquer setor. Para que se crie uma vitrina de impacto e inovadora o suficiente para ser, de fato, notada, ela explica que é preciso associar a apresentação do produto, uma série de elementos, desde cores e texturas, passando por uma ilu-

minação técnica e lisonjeira até a escolha dos manequins, que devem corresponder ao público alvo da marca, “seja na gestualidade ou formato do corpo”. Sylvia, que também atua como editora de uma das maiores publicações internacionais de VM do mundo, a revista Inspiration, e faz parte do time de fundadoras do Instituto Merchandising Brasil, vive na França há dez anos onde dá aulas em disciplinas relacionadas ao mercado do luxo e VM. Em uma conversa com EXAME.com, Sylvia, que há 40 anos trabalha no setor, falou sobre as estratégias para criar uma vitrina de sucesso e o mercado VM no Brasil e no mundo.


Exame.com: Quais elementos não podem faltar em uma vitrina para que ela atinja seu objetivo? Sylvia: Luz. Tudo pode estar perfeito, mas se a iluminação não for bem estudada, como num teatro, a cenografia não terá o impacto necessário. Além disso, é preciso pensar nas cores a serem usadas e prestar atenção nos mínimos detalhes da montagem. É um trabalho longo e que exige que sua preparação seja feita com antecedência. Exame.com: Como seduzir ao máximo o público ao ponto de leva-los para dentro da loja? Sylvia: Uma vitrina de sucesso é a que faz o olhar do passante se dirigir por alguns segundos à vitrina. Pode-se dizer que 80% das compras são feitas por causa de uma boa apresentação. É só pensar nas vitrinas da Liberty em Londres, da Galeria Lafayette em Paris, a Bergdorf em NY, que atraem a atenção tanto de turistas quanto de seus habitantes da cidade. Exame.com: O que o publico do alto padrão mais valoriza em uma vitrina? Sylvia: Este consumidor quer ver sua marca em evidência. A vitrina e a loja devem ser exatamente o que ele imagina e devem sempre extrapolar as expectativas, com uma cenografia que surpreenda! Exame.com: Qual a principal tendência no setor? Sylvia: A tendência atual é utilizar produtos decorativos mais sofisticados e menos descartáveis. As vitrinas mudam de cenografia e temas a cada 15 ou 20 dias, o que quer dizer grandes investimentos em VM. A atenção nos manequins também é importante. Eles estão cada vez mais diferenciados e utiliza-se os que mais se parecem com o público-alvo da marca, seja no formato do corpo, gestualidade e maquiagem específica. A iluminação também está cada vez mais técnica. Exame.com: Quais negócios fazem vitrinas realmente impactantes e inovadoras? Crê que o setor no Brasil, é criativo? Sylvia: Acho que o setor cosmético e o automotivo, além dos grandes magazines europeus são os que mais se preocupam com montagens. A moda tem alguns pontos altos, mas não os melhores. Os brasileiros são muito criativos, não deixamos nada a desejar em relação a qualquer país do mundo. Somos os mais preocupados e os que trabalham com mais ardor, por um preço bem mais razoável. A criatividade das vitrinas brasileiras, acredito ser superior e mais flexível que em outros lugares. Exame.com: Como se inspirar na hora de montar uma vitrina? Sylvia: A inspiração é 90% estudo e pesquisa de imagens e materiais. A criação de uma vitrina é uma lista de imagens, de materiais, cores e texturas que, como um quebra-cabeça, de repente se encaixa e se transforma em algo especial. Fonte: Revista Exame


Pesquisa Mais Iguatemi: o seu jeito de se expressar!

O nosso jornal eletrônico foi desenvolvido para oferecer maior praticidade e interatividade a você lojista. Por isso, gostaríamos muito da opinião de vocês para a construção de nossas próximas pautas.

Acesse AQUI e deixe sua opinião. Em 5 minutos você contribui para as próximas edições.

www.maisiguatemi.com.br


www.maisiguatemi.com.br


Mais Iguatemi No. 41  

Revista destinada aos lojistas do Shopping Iguatemi São Carlos.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you