Page 1

JavéNessi

“O Senhor é a nossa bandeira” Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José/SC

Junho de 2013 | Ano 4 | Edição 45 Distribuição Gratuita

“Vamos fazer uma pausa!”, Padre Hélio fala sobre Jornal Javé Nessi pág. 2

O Sagrado e o Imaculado Coração

pág. 6

Leia mais:

TREZENA, FESTA, LITURGIA, TUDO PARA HONRAR NOSSO PADROEIRO

Ů Dito e feito

pág. 2

Ů Coroação de Maria

pág. 7

Ů Cenáculo de Pentecostes

pág. 7

Ů Missão

pág. 8


2

Nossa casa

Artigo do Pároco

www.paroquiasantoantonio.net

Dito e feito

Pe. Hélio da Cunha

Paulo Elias de Souza*

O NOSSO JORNAL JAVÉ NESSI FARÁ UMA PARADA!

Estamos nos mês do Sagrado Coração de Jesus. Deveremos aprender Dele tudo o que existe de melhor, porque Ele nos diz: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”! Também nos diz: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados, porque eu vos aliviarei”! Em muitos momentos durante esses 4 anos que editamos por 44 vezes o Jornal Javé Nessi, fui a Jesus para falar deste fardo que infelizmente se tornou pesado. Aconteceram momentos alegres que nos entusiasmaram e nos fizeram caminhar em frente sem desanimar, apesar das grandes e pequenas dificuldades. Mas, durante esse tempo todo pedíamos a colaboração para conservar o nosso jornal em pleno funcionamento, pedindo patrocínios, e nossa voz não encontrou eco. Apenas o Colégio Paulo Freire e Petiscos Tuzzy estiveram conosco durante todo esse tempo, e foram fiéis até agora. Além destes, outros entraram e logo saíram, não perseverando, e outros que esperávamos chegar, não chegaram. Nossa Paróquia, não tem como manter financeiramente o resto que falta para pagar o jornal, a empresa Dominus Comunicação Integrada e a empresa Gráfica Grafinorte. Outros motivos que nos levam a fazer uma parada do jornal são: estávamos com 3 mil exemplares, passamos para 2.500, depois passamos para 2.000 e a cada mês jogamos fora muitos exemplares, isso porque são entregues às vezes para as mesmas pessoas, na porta da igreja em todas as missas, tendo pessoas que levam dois ou três jornais, para depois jogarem fora. Além disso, temos o Jornal da Arquidiocese que vem de graça e por graça para todos nós, acontecendo com este a mesma situação. Em alguns momentos fui perguntando na igreja quem faz a leitura do jornal? Poderíamos contar nos dedos as pessoas que leem o mesmo. Nas reuniões dos movimentos, pastorais e etc, se perguntássemos quem leu o jornal, a situação seria ainda pior. A maioria diz: vejo as fotos, as manchetes, leio um ou outro artigo pelo meio e só. Se isso não bastasse, a cada mês está piorando a confecção dos artigos e das fotos para serem mandados para a Dominus e daí todo o atraso do jornal, chegando muitas vezes depois do fato ter acontecido. Em reunião do CPC da Matriz, Conselho Pastoral da Comunidade, tendo presente alguns membros do conselho da comunidade do Kobrasol, em minha presença, na presença dos diáconos Djalma, Neri e Cesar, e de mais de 50 pessoas, todos foram unânimes em dizer: “vamos fazer uma parada!” Ficaremos apenas com o nosso site

O JORNAL JAVÉ NESSI É UMA PUBLICAÇÃO DA

paroquial organizado pela empresa Dominus e mantido pela paróquia. Como também acolheremos e distribuiremos o Jornal da Arquidiocese que recebemos gratuitamente, entregando o mesmo na Igreja do Kobrasol e de Campinas. Tenho que agradecer neste momento a Empresa Dominus Comunicação Integrada por ter sido parceira durante esse tempo de trabalho. Agradecemos também a Empresa Gráfica Grafinorte, por ser amiga e rápida na impressão do jornal. Agradecemos ainda a Andréa, nossa primeira coordenadora do jornal. Não podemos deixar de agradecer a Elenir por nos segurar nesse trabalho até agora. Agradecer as pessoas que fizeram parte das equipes do jornal, sobretudo a pessoa do Paulinho, nosso dinâmico e organizado coordenador do CPP – Conselho de Pastoral Paroquial. Agradecer a todos aqueles que fizeram artigos, fotografaram acontecimentos. Agradecemos aqueles outros tantos que estiveram distribuindo o jornal nas portas das Igrejas e dentro das mesmas. Agradecer aqueles que aproveitando o jornal fizeram boa leitura, servindo-se da mesma como direção espiritual, etc... Vai o meu agradecimento especial aos nossos dois fiéis patrocinadores: ao Colégio Paulo Freire, nossa gratidão eterna pela fidelidade ao compromisso assumido de ajudar a manter o jornal, que Deus na Sua infinita misericórdia abençoe a direção do Colégio, dando ao mesmo vitória e prosperidade. Recebam minha amizade, minha prece e minha bênção sacerdotal. Que Deus os recompense. Agradecemos a uma grande parceira do jornal, Petiscos Tuzzy, que esteve e está sempre conosco nos momentos difíceis e fáceis. Obrigado, obrigado mesmo por terem sido fiéis com a oferta mensal para mantermos o jornal. Rogo, suplico ao Deus da vida e da vitória, que nunca deixe de abençoá-los com saúde, com esperança, com coragem, para a empresa poder vencer sempre os vendavais contrários, que muitas vezes aparecem sem o nosso querer, atingindo a nós e a nossas empresas. Também não poderemos deixar de agradecer aqueles outros poucos que começaram e logo desistiram em meio à caminhada do jornal. A estes também vai a nossa gratidão, o nosso abraço, a nossa prece, desejando a cada um, e a cada empresa, prosperidade, luz e vitória. Por fim, louvado seja a Deus, o Senhor da vida por nos ter dado tanta energia para levarmos em frente esse jornal durante quatro anos. Se for de Sua vontade um dia voltaremos a confeccionar o mesmo e o faremos com muita disposição e alegria.

Ů Retiro de Aprofundamen- Ů Dica para Viver o to dos Pais da Catequese Ano da Fé Os pais de catequizandos do 2º Ano puderam participar de um retiro de aprofundamento que aconteceu nos dias 08 e 09, em campinas. Foi um encontro com muitas bênçãos.

Conhecer a vida dos Santos - os Santos são exemplos intemporais de como se vive uma vida cristã,

Ů Festa de Santo Antônio

Nossa Paróquia estará em festa nos dias 14, 15 e 16, celebrando seu padroeiro. Na sexta haverá o tradicional bingo. Venha participar desta confraternização da comunidade.

Ů Ação entre amigos

Ajude a Paróquia e compre um bilhete da rifa da Festa de Santo Antônio. Você poderá ganhar uma Moto CG 125, um Notebook, uma TV LCD 42”, uma TV LDC 32” ou um Forno Micro-ondas. O sorteio será no dia 23/06, após a missa das 20h.

Ů Curso de Batismo

Se você quer batizar seu filho, não perca a oportunidade de fazer o Encontro de Preparação para Pais e Padrinhos, que acontecerá no dia 22, no Kobrasol. Inscrições nas secretarias das comunidades.

Ů Retiro dos Crismandos

Os crismandos do 2º ano estarão em retiro no dia 29, em Campinas, com o Pe. Hélio.

Ů Retiro dos Catequistas

Em julho a catequese estará em férias, mas os catequistas ainda terão atividades. Nos dias 06 e 07 de julho, eles estarão em retiro, em Campinas. Rezemos para que retornem revigorados para o 2º semestre.

e nos dão uma grande esperança. Eles foram pecadores que persistiram em estar mais perto de Deus, e, além disso, apontaram caminhos por onde podemos servir a Deus: no ensino, no trabalho missionário, na caridade, na oração ou simplesmente procurando agradar a Deus nas ações e decisões da vida diária.

Ů Parabéns

Parabéns a Carolina (01) e Sinara (29) da Infância e Adolescência Missionária, Robson (02) da Administração Econômica, Nayrton (11) do Dízimo, Clotilde (11) das Fantásticas, Janaína (15) do CPP, Débora (20) do Sopro de Vida, Tatiana (24) do Grupo Aliança, Vanda (24) dos Coroinhas e Maria Gorete (30) do CPC, pela passagem do seu aniversário no mês de junho. A Paróquia agradece por sua dedicação e seu trabalho e parabeniza por mais um ano de vida. Muitas bênçãos para vocês.

PRODUÇÃO

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO.

DIREÇÃO E REVISÃO:

JORNALISTA RESPONSÁVEL

PROJETO GRÁFICO / DIAGRAMAÇÃO

KETLIN DA ROSA - SC02821 - JP

ANDRÉ KINAL

KETLIN@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

CRIACAO@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

PE. HÉLIIO DA CUNHA E-MAIL: SANTOANTOINIOPAROQUIA@HOTMAIL.COM WWW.PAROQUIASANTOANTONIO.NET CONTATO: 48 3241 0637 | RUA IRMÃOS VIEIRA, 4 CAMPINAS - SÃO JOSÉ

RUA PROF. ROSINHA CAMPOS, 52, SALA 02, ABRAÃO - FLORIANÓPOLIS/SC FONE: 48 3365 1613 ATENDIMENTO@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

TEXTO / REPORTAGENS

TIRAGEM: 2 MIL

ROBERSON PINHEIRO

PERIODICIDADE: MENSAL

PAUTA@DOMINUSCOMUNICACAO.COM

IMPRESSÃO: GRÁFICA GRAFINORTE


Maturidade Cristã 3

www.paroquiasantoantonio.net

Louvor a Pedro, Paulo e Francisco “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu quem vos escolhi”. Neste sentido, caminhando à beira mar, o Mestre convida Pedro, seu irmão André. Depois Tiago e João e, na continuação de suas caminhadas, vai cativando e convidando pessoas ao seu seguimento. Na pessoa de Pedro, Ele vê e propõe responsabilidade maior. “Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Assim vieram: Lino, Anacleto, Clemente, Evaristo, os João, os João Paulo, os Bento, totalizando 264 homens que, fortalecidos pela força do Espírito Santo, em meio de tempestades e calmarias, cada qual no seu tempo, mantiveram viva a fé, propagando a Palavra de Deus, cumprindo a missão proposta: “Ide e fazei discípulos meus, todos os povos, batizando-os, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Neste dia 29 de junho, comemora-se São Pedro e São Paulo. O primeiro, tocado pela amabilidade do Mestre, deixou tudo para segui-Lo. O segundo, tocado pela força da Luz do Cristo ressuscitado, é chamado a ser Seu discípulo. Comemoramos também o dia do Papa. O homem que, no mistério da força e ação do Espírito Santo, e revestido de todos os dons por Ele oferecido, é escolhido dentre tantos à sublime missão de dirigir a Igreja nascida pela ação deste mesmo Espírito. Que as nossas orações tonifiquem este elo Igreja/Deus na pessoa do Santo Padre Papa Francisco. E nós, membros vivos desta Igreja, tenhamos a sensibilidade de perceber na pessoa do Papa o Homem de Deus, que instruído por Ele é o nosso Pastor.

Dois Corações e uma história

“Nos consagrando a Maria, ao seu Imaculado Coração, nos consagramos totalmente ao Sagrado Coração de Jesus”

Neste mês celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, véspera da memória do Imaculado Coração de Maria, é muito oportuno falar da íntima relação que há entre estas festas da Igreja. Pois, compreender qual é esta ligação nos permitirá comemorar melhor essas e viver essas devoções com maior profundidade. Há muito tempo, nós católicos temos uma especial devoção pela Virgem Maria. Desde a era apostólica, os primeiros cristãos, que ainda nem eram chamados assim, tinham Nossa Senhora como Mãe, que intercede e confirma seus filhos na fé. Porque nos consagrar ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração e Maria? Não estou negando a necessidade de nos confiar ao Sagrado Coração de Jesus, devoção também dos primórdios da Igreja, oceano infinito da misericórdia de Deus. Precisamos nos consagrar totalmente ao Coração do Senhor. Isso é muitíssimo recomendado, mas essa consagração não exclui a consagração ao Imaculado Coração de Maria. Muitas pessoas deixam de confiar-se a Maria dizendo que confiam em Jesus. Mas, não receber Maria

por Mãe e não consagrar-se ao seu Imaculado Coração é negar um pedido do próprio Cristo, que nos entregou Nossa Senhora: “Eis a tua mãe!” (Jo 19, 27). Um fato recente comprova este desejo de Jesus. Em diálogo com a Irmã Lúcia, no ano de 1936, Jesus pede que a devoção ao Imaculado Coração de Maria seja colocada ao lado da devoção ao Seu Sagrado Coração. O fato está documentado em uma carta, de 18 de maio de 1936, ao seu diretor espiritual. Em resposta a este pedido, em 31 de outubro de 1942, o Papa Pio XII, através de radiomensagem aos portugueses, consagra a Igreja e todo o gênero humano ao Imaculado Coração de Maria: “a Vós, ao vosso Coração Imaculado, nesta hora trágica da história humana (Segunda Guerra Mundial), confiamos, entregamos, consagramos não só a Santa Igreja, corpo místico de vosso Jesus, que pena e sangra em tantas partes e por tantos modos atribulada, mas também todo o mundo, dilacerado por discórdias, abrasado em incêndios de ódio, vítima de suas próprias iniquidades”. O Papa João Paulo II, em Fátima, Portugal, no dia 13 de maio de 1982, fez uma oração renovando esta

consagração feita por Pio XII, com estas palavras: “Este mundo dos homens e das nações também eu o tenho diante dos olhos, hoje, no momento em que desejo renovar a entrega e a consagração feita pelo meu Predecessor na Sé de Pedro: o mundo do Segundo Milênio que está prestes a terminar, o mundo contemporâneo, o nosso mundo de hoje!” Depois de conhecer a estreita ligação entre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a do Imaculado Coração de Maria, não podemos ficar indiferentes. O Papa Pio XII, sucessor de Pedro, consagrou a nós, Igreja Católica, e todo o gênero humano ao Imaculado Coração. Anteriormente, já estávamos consagrados, pela Igreja, ao Sagrado Coração de Jesus. Mas, para que aqueles que não fizeram a sua consagração pessoal, fica o convite para conhecer e fazer a consagração segundo o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem“, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Pois, nos consagrando a Maria, ao seu Imaculado Coração, nos consagramos totalmente ao Sagrado Coração de Jesus. Fonte: Canção Nova

"HONRA AO SENHOR COM TEUS HAVERES, E COM AS PRIMÍCIAS DE TODAS AS TUAS COLHEITAS: ENTÃO, TEUS CELEIROS SE ABARROTARÃO DE TRIGO E TEUS LAGARES TRANSBORDARÃO DE VINHO." ( PR 3, 9-10 )

Pastoral do Dízimo


4

Crescendo na Fé

www.paroquiasantoantonio.net

Vivendo o Ano da Fé

Aprendendo com a Igreja

Verbum: a beleza Misture fé e vida Dei e profundidade da

Miriane Priscila Paim

“Diante do nascer do sol, erguer as mãos em louvor ao criador, agradecendo as esperanças renovadas neste novo dia”

Já ultrapassamos a metade do Ano da Fé. Durante este tempo, o assunto foi discutido de diversas formas. Fomos convidados a expressar as razões pelas quais se crê, estudar o tema nos livros e documentos da Igreja... Mas na prática, no dia a dia, o que isso significa? Como viver a fé? Diante do nascer do sol, erguer as mãos em louvor ao criador, agradecendo as esperanças renovadas neste novo dia. Arrumar o guarda-roupa e separar o que poderia ser melhor aproveitado por outra pessoa. Fazer espaço na agenda para visitar aquele amigo doente. Distribuir abraços, colorir a paisagem com sorrisos, estender a mão, acolher o diferente e exercitar o perdão.

Compartilhar a vida da comunidade colocando-se a disposição para as diversas atividades pastorais que nela fervilham. Celebrar com alegria os sacramentos, cultivar a amizade e diariamente desenvolver a caridade. Reciclar o lixo, plantar uma árvore e utilizar a água com sabedoria. Reeducar a língua, praticar o ouvir, e contemplar a ação de Deus na história humana ontem e hoje... são algumas respostas à pergunta acima. Não são necessárias ações mirabolantes para viver a fé, e sim misturá-la na prática diária. Usando as palavras do discípulo: “... a fé: se não se traduz em ações, por si só está morta.” (Tg 2,17).

Sagrada Escritura

Paróquia de Campinas tem promovido, todos os anos, formações sobre a Sagrada Escritura O interesse pelos temas ligados à Sagrada Escritura era muito forte no tempo do Concílio Vaticano II. A constituição Dei Verbum é fruto de um caminho de amadurecimento que levou anos, sofrendo grande influência das encíclicas Providentissimus Deus, de Leão XIII; Spiritus Paraclitus, de Bento XV; e Divino Afflate Spiritus, de Pio XII. Um aprofundamento lento, mas que refletia uma necessidade da Igreja: dar o devido valor à Sagrada Escritura, à Palavra ou Verbo de Deus. Por ocasião do Concílio, chegaram a Roma 102 proposições que foram selecionadas, agrupadas e aprofundadas pela comissão preparatória. Devido à sua complexidade e após 104 intervenções, os padres conciliares pediram que se parassem as discussões e que o esquema fosse reelaborado. O texto atual foi

promulgado a 18 de Novembro de 1965, após receber 2.344 votos a favor e seis contra. O maior objetivo do Concílio era difundir a Palavra de Deus, em cumprimento ao desejo de Jesus Cristo que anunciou “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Notícia a toda a Humanidade.” (Mc16,15) Logo no Proémio destaca-se o objetivo de “propor a genuína doutrina sobre a Revelação divina e a sua transmissão, para que o mundo inteiro, ouvindo, acredite na mensagem da salvação, acreditando espere, e esperando ame.” (DV 1) A estrutura do documento é bastante simples, mas concentra um ensinamento muito profundo e belo. É designada “constituição dogmática” exatamente por tratar de temas de fé. Mais especificamente, aborda a complexa relação entre Escritura e Tradição.

3ª Caminhada com a Bíblia na mão Abertura da Semana Missionária da JMJ na Paróquia 14 de julho


Novo mundo

www.paroquiasantoantonio.net

Pais de catequizandos se encontram em retiro

Paróquia promove momento de espiritualidade para os responsáveis dos catequizandos, aproximando-os da Igreja Este é o quinto ano que os pais dos catequizandos são convidados a participar de um retiro de espiritualidade e formação. Assim, nos dias 8 e 9 de junho, os responsáveis pelas crianças da catequese do 2º ano de Primeira Eucaristia e Crisma, puderam prestigiar momentos de oração e palestras no intuito de se aproximarem da dinâmica catequética, além de terem uma experiência com Deus. Segundo explica a coordenação do projeto, primeiro os pais passam por um retiro de um dia, onde são convidados a uma experiência com o Amor de Deus, fazendo com que eles se aproximem da Igreja e sejam testemunhas dela a seus filhos. Já quando os filhos vão para o 2º Ano, os pais participam de um Retiro de Aprofundamento, aprofundam no tema “Senhor, onde moras? Vinde e vede!” (Jo 1,38). Neste encontro, as pregações refletem, ainda, a perspectiva de Jesus que

acolhe e que perdoa. As crianças e adolescentes também são convidados a participarem de retiros de espiritualidade. No próximo dia 29 de junho é a vez dos crismandos do 2º ano se encontrarem para este momento. E, sem esquecer dos colaboradores catequistas, a Paróquia reserva a eles um momento especial, realizando um retiro nos dias 06 e 07 de julho. Para mais informações sobre

os retiros, entre em contato com a secretaria paroquial ou através do telefone 48 3241-0637. Prioridade A Iniciação a Vida Cristã faz parte dos projetos pastorais paroquiais e tem caráter de prioridade na Arquidiocese de Florianópolis. Obedientes a essa meta, a Paróquia Santo Antonio busca, cada vez mais, fornece mecanismos que apro-

xime a comunidade da experiência real com Cristo através da Catequese. Por outro lado, essa atividade prioritária deve ser acolhida por toda a assembleia de fiéis, de modo particular com os pais e responsáveis, favorecendo o bom envolvimento dos filhos na vivência eclesial. * Com informações de Lígia Maria dos Santos Lemes.

Homenagem ao grupo de oração e adoração do Kobrasol Queridos amigos, estamos completando uma caminhada de cinco anos ininterruptos deste encontro semanal de oração, louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento. É com muita alegria que dirijo estas palavras, em nome de todos os integrantes do núcleo de servos do grupo de oração do Kobrasol. Como sempre dizemos, aqui, tudo o que fazemos, cada preparação, cada musica cada esforço, cada dedicação, é sempre, em primeiro lugar para Je-

sus. Pois sabemos que é através Dele, que todos os que aqui vêm, podem encontrar amor, paz, misericórdia, consolo, força do Espírito Santo, salvação. Aqui estão cinco anos de uma perfeita obra de Deus, onde Maria, a Mãe de Jesus, foi a arquiteta e inspirou nosso querido Pároco P. Helio da Cunha, a pensar, projetar, e executar a criação do espaço de adoração, que ficou tão aconchegante. Dificuldades e alegrias fize-

ram parte destes anos de caminhada. Mas, para nós servos que aqui estamos todas as quartas-feiras, jamais deixamos de confiar na força que Jesus nos dá. E posso dizer com certeza, que os maiores aprendizados e conquistas aconteceram depois das dificuldades e tribulações. Queremos e lutaremos, para continuarmos sempre a conduzir este grupo de oração e adoração, pelo maior tempo possível, enquanto for a vontade de Nosso Deus. Como já di-

zemos aqui muitas vezes, “não consigo mais viver sem este encontro semanal”. Amigos participantes deste grupo, que vêm aqui todas as quartas, muito, muito obrigado mesmo, pois a vossa presença é o maior motivo da Graça que Jesus Cristo realiza neste lugar. Parabéns a Jesus, parabéns ao P. Hélio e a todos os que, de certa forma, contribuíram para a construção desta capela e pela Criação deste Grupo de Oração e Adoração.

5

ESPAÇO VOCACIONAL

Evangelizar, meu caminho de missão “Uma forte experiência de Deus”, resume Sinara Fortunato, 43, a respeito das suas experiências missionárias pelo Brasil. A jovem senhora, que participa da Comunidade do Kobrasol, acumula vivências de missão na Bahia e no Mato Grosso do Sul, tendo como motivação a ajuda ao próximo e o anúncio do Evangelho. Sinara, atualmente, é catequista, coordena a Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Kobrasol, é ministra da Eucaristia e, ainda, ajuda nos eventos paroquiais. “Tudo com muito amor”, exprime junto a um sorriso, esboçando a alegria de servir a Deus e a Igreja. O desejo de ser missionária veio antes com um simples anseio em ajudar as pessoas. “Sempre tive vontade de fazer algo pelo próximo e poder contribuir de alguma forma”. Deste modo, em 2004 ela começou a dar catequese e em 2005 foi para a IAM. No decorrer deste caminho é que surgiram as oportunidades de ir em missão: primeiro em 2007 e depois em 2010. Seu primeiro campo missionário fora de Santa Catarina foi em Oliveira dos Brejeiros (BA). “Fiquei mais na parte da cidade, onde visitamos muitas casas para evangelizar”. Nesta região, haviam muitas comunidades que ficavam longos períodos sem poder ir à Missa, já que apenas um sacerdote era responsável por longa área paroquial. Três anos depois, foi a vez de ir para o Mato Grosso do Sul. “Ali tive uma experiência um tanto diferente da missão anterior”. Sinara foi destinada para um assentamento de sem-terras. “Andávamos, às vezes, longas distâncias, vendo apenas mato e terra, porque as casas ficavam muito distantes umas das outras. Mas nos mantivemos firmes e renovadas na fé, pois sabíamos que estamos ali para falar de Deus”, observa. Mas a missão também pode acontecer bem perto de onde moramos. Sinara recorda a importância de evangelizar no dia a dia, nas pequenas coisas, na Paróquia, nos serviços comunitários, entre tantos outros. “Ajudar o outro, evangelizar, seguir no caminho de Deus, é o que todos nós devemos buscar constantemente”, conclui. Sinara deixa esse exemplo de missionariedade desde o simples de cada dia até longos caminhos para evangelizar. Mas fica, também, o chamado da necessidade de cada vez mais missionários que queiram se doar pelo outro, tanto ao redor de casa, quanto pelo mundo a fora.


6 Entre Irmãos

www.paroquiasantoantonio.net

Mais uma edição da Festa de Santo Antônio

Final de semana é de agitação na Matriz de Campinas, pois a festa do padroeiro deve atrair milhares de fiéis A cada ano a devoção a Santo Antônio se torna mais evidente, e a data de sua festa é comemorada com maior participação dos fiéis. Entre as festividades da trezena, acontece a Missa em ação de graça aos padrinhos devotos, no dia 15 de junho, às 18h. É bom lembrar, que em todas as Missas da Trezena e da Festa há a bênção dos pãezinhos de Santo Antônio, oração do Responso e o canto da ladainha. Já na programação gastronômica do evento não pode faltar churrasco, galinha recheada, recheio, quentão, pinhão, pastel, batata frita e cachorro-quente. Contudo, a preparação para a festa começa um mês antes, com as celebrações das Santas Missas nas casas dos festeiros, onde a imagem peregrina do Santo é entregue, permanecendo naquela casa até a próxima Missa e assim sucessivamente, completando o número de festeiros, que varia a cada ano. Neste ano, há 21 participantes e um deles é o casal Deise e Batisti, que com muita alegria segue os passos da família dele, como paroquiana desde a fundação da igreja e, há 13 anos é festeiro. O casal diz que é uma data esperada, pois ficam na expectativa quando da visita de Jesus Eucarístico. Preparar o altar dentro de sua casa, para recebê-lo, é realmente, um acontecimento único. No domingo, “quando do almoço de confraternização dos festeiros e comunidade, o clima é de alegria junto aos familiares e amigos que se sentam à mesa junto a nós”, relata o casal. Já o casal Claudemir e Vanusa participam da festa pela primeira vez como festeiros. Vanusa conta que sentiu o desejo de se tornar festeira quando participava da Missa com a novena de N. Sra. Desatadora dos Nós, onde o P. Hélio fez o convite ao povo. Ela e o esposo também participaram das Missas preparatórias. “Fiquei muito ansiosa com os preparativos para receber os convidados, mas de repente me dei conta que o convidado mais importante estaria no altar”. Ela então organizou tudo com ainda mais zelo e destacou: “foi a mais forte das emoções que já experimentei”. A festa popular começa sexta-feira, dia 14 de junho, e segue até domingo (16). Veja no box a programação completa. Outras informações pelo telefone (48) 3241-0637.

Programação:

14/06 - Sexta-feira: - Missa às 19h30; - Grandioso bingo no Salão Paroquial. 15/06 – Sábado: Santa Missa às 18h, com a presença dos padrinhos e madrinhas de Santo Antônio, que recebem bênção especial, tem também Oração do Responso; - Procissão luminosa com a Imagem de Santo Antônio pelas ruas do bairro; - Festa popular até às 22h, no salão paroquial; - Grupo JUCRI apresenta a Dança do Pau de Fita e os jovens do Sopro de Vida o Casamento na Roça, quadrilha e muito mais. 16/06 – Domingo: - Missa Solene às 10h, presença dos festeiros; - Almoço e o tradicional leilão de bolos; - Missa de Ação Graças às 19h e após segue a Festa no Salão Paroquial.

Violência contra o idoso

O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, o Centro Municipal do Idoso de Florianópolis, em parceria com o Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI, da UFSC, e com a Pastoral da Pessoa Idosa, realiza três dias de eventos alusivos à data. A programação iniciou no dia 11 de junho, com o Cine Debate em Gerontologia, em que houve projeção de filme que aborda a violência familiar e social sofrida pelo idoso. O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Central da UFSC, das 14h às 16h30. No dia 13, às 14h, foi a vez de uma Mesa Redonda, que debateu a conscientização da violência contra a Pessoa Idosa. Realizado no Centro Arquidiocesano de Pastoral – CAP, no Largo São Sebastião, na Beira-Mar, próximo ao Colégio Menino Jesus, o evento contou com a participação do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, membros da Defensoria Pública e outras entidades. E para fechar as reflexões da data, no dia 14, às 15h, um culto ecumênico com representantes da Igreja Católica, Anglicana, Batista e Batista Independente, aconteceu no Templo Ecumênico da UFSC. Durante o evento houve ainda a apresentação musical do grupo de canto “Vozes da Ilha”, formado por idosos que participam do NETI/UFSC.

No dia em que a Igreja celebra o Sagrado Corpo de Cristo (30 de maio), nossa Paróquia é envolvida num clima de festa e de santidade. Todas as pastorais e movimentos se engajam na celebração, onde são elaborados seis altares, sendo que o primeiro é o altar da própria igreja. Este ano, após a Missa, a procissão saiu da Matriz, indo pelas ruas dos bairros, com um momento de adoração ao Santíssimo em cada um dos quatro altares montados nas ruas, durante o trajeto e terminando no último altar em frente à igreja do Kobrasol.

Informações sobre a Pastoral da Pessoa Idosa: Carmen Mary de Souza Souto – coordenadora Fone (48) 3207-6200 ou 9119-8029

Elenir-Coord. PASCOM-paroquial

COLOBORE COM A EVANGELIZAÇÃO

ANUNCIE AQUI (48) 3241-0637


Pastorais e Movimentos 7

www.paroquiasantoantonio.net

Tradição Mariana

Encontro Vocacional

Paroquianos celebram o mês de maio fazendo a coroação de Nossa Senhora

Lígia Maria dos Santos Lemes Findou-se o Mês de Maio, mês de Maria, Mãe de Deus e Mãe da humanidade inteira. Nossa Rainha e Estrela da Evangelização. Portanto, foi o mês em que a coroamos com honras e louvores. E foi assim que fizemos! Várias crianças da catequese se prepararam em nossos ensaios, alegres e ansiosas para o grande dia. Nossa Paróquia iluminou-se nos dias 25 e 26 de Maio! Na Igreja de Santa Rita e São Francisco de Assis, no Kobrasol, a coroamos sob o título de Nossa Senhora das Graças; e na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Campinas, foi a vez de Nossa Senhora receber a coroa, sob o título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Os altares, tanto no Kobrasol, quanto em Campinas, estavam iluminados e multi-

céu, derramou graças e bênçãos sobre nossas famílias, que certamente estavam invocando-lhe muitos pedidos. Nós catequistas, preparamos os anjinhos com muito amor e muito carinho. Queremos pedir que Maria, nos abençoe sempre neste trabalho de evangelização, junto a tantas famílias que nos são confiadas durante a Catequese de 1ª Eucaristia de nossas crianças. E também, se as preparamos assim, foi porque aprendemos com o nosso querido pároco, Padre Hélio, que não mede esforços para que, cada evento em nossa Paróquia, saia sempre perfeito. Mãezinha do Céu, abençoa cada um de nós e cubra com seu manto azul todas as nossas famílias! coloridos pelos anjinhos, que cantavam e gesticulavam lindamente.

Foram duas noites, em que temos a certeza, de que Maria, lá do

Dia 1º de junho aconteceu o Encontro Vocacional Arquidiocesano. Foram 96 adolescentes e jovens que participaram com grande vivacidade e disposição. Todo o trabalho foi desenvolvido pela equipe arquidiocesana da Pastoral Vocacional, sob orientação do Pe. Vânio, responsável pelo evento. No dia estavam presentes Irmãs de várias congregações e os seminaristas do Propedêutico, com seu orientador Pe. Josemar, que deram seu testemunho de vida consagrada. Foram momentos que enriqueceram o trabalho desenvolvido. Nossa paróquia acolheu a todos, primou na preparação do ambiente e da alimentação.

“ADEUS DO CÉU, RAINHA !!!” ATÉ MAIO DE 2014 !!!

Cenáculo De Pentecostes 2013

Escola de Iniciação à Vida Cristã

Romeu Mendes

Iracilda Meurer Aconteceu no último dia 25 de maio a primeira aula da Escola de Iniciação à Vida Cristã, que tem objetivo fazer um estudo sistemático do nosso Catecismo da Igreja Católica. Os encontros serão pautados por quatro diferentes temas: Credo, Sacramentos, Mandamentos e Oração. No primeiro encontro, reunimos-nos no salão da Igreja Matriz de Campinas e tivemos como assessor Marcos Cunico, que nos apresentou o primeiro tema, que foi sobre o Credo. Marcos nos apresentou um resumo bastante rico sobre a nossa profissão de fé, colocando no nosso coração o desejo de nos aprofundarmos, e de conhecer mais e melhor o símbolo dos Apóstolos. Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. É também entrar em comunhão com a Igreja inteira, que nos transmite a fé, no seio da qual cremos. Este Símbolo é o selo espiritual, a meditação do nosso coração e o guardião sempre presente. Ele é, seguramente, o tesouro da nossa alma. (CIC) O próximo encontro vai acontecer no dia 27 de julho que terá o tema Sacramentos. Esperamos por todos com alegria e renovado entusiasmo, pois confiamos em Deus.

Realizou-se no dia 26 de Maio, no Ginásio de Campinas de São José, mais uma edição do Cenáculo de Pentecostes. Iniciou às 8h com o momento mariano e encerrou-se às 16h com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Hélio da Cunha, pároco da Paróquia Santo Antônio de Campinas. Durante todo o dia, os participantes vivenciaram momentos de oração, louvor, pregação e adoração ao Santíssimo. Aproximadamente duas mil pessoas vieram para receber uma nova efusão do Santo Espírito de Deus. As caravanas foram recepcionadas na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Campinas. Os participantes encontraram a alegria da juventude carismática que os acolheram com cantos de louvor e de boas vindas. Com o tema “Há um só Senhor, uma só fé,

um só Batismo” (Ef 4,5), o pregador Márcio Sena, coordenador estadual da RCC em Rondônia, partilhou sua experiência vivida em família, e nos levou a experimentar, na simplicidade das palavras, o cotidiano de

nossas vidas, e as graças que alcançamos quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo. Paz e Fogo!

NOVENA DO DIVINO PAI ETERNO TODAS ÀS SEXTAS-FEIRAS, 19h30 NA IGREJA MATRIZ


8 Contra Capa

www.paroquiasantoantonio.net

Você se vê aqui

A importância

da Paulo Elias

Missão

Na Assembleia Paroquial de Pastoral, do ano passado, as lideranças aprovaram os projetos paroquiais a serem desenvolvidos em 2013. Desde a edição de fevereiro, com o Dízimo, o Jornal Javé Nessi tem apresentado cada um desses temas. Em março foi abordado os Grupos Bíblicos em Família. A Ação Social foi o tema de abril e em maio, a Iniciação à Vida Cristã. Nesta edição, será exposto o quinto e último tema, que é a Missão.

Agora, o objetivo Projeto Missão Jesus Cristo, o grannão é organizar de missionário do Pai, envia, pela força do mais uma missão Espírito, seus discípulos em constante atitude (DG 30). Por popular que se deissomissão a Igreja é indispenmissionária encerre em pouco savelmente (DAp 347) e existe para anunciar, por gestos e tempo, mas criar palavras, a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. (DG 30). uma pastoral Em Aparecida (SP), os bispos já missionária, tinham nos convocados para assumir

este compromisso missionário. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por sua vez, aponta o estado permanente de missão como uma das cinco urgências de suas diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Em nossa Paróquia, por vários anos, foram organizadas missões populares, que reuniam missionários num final de semana, os quais saíam pelas ruas da comunidade, batendo de porta em porta e anunciando o Evangelho. Em 2006, por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido em Florianópolis, uma nova missão popular foi organizada, quando centenas de casas e apartamentos foram visitadas por missionários, que anunciaram o Evangelho. Em 2010, a Missão Continental foi um dos projetos paroquiais do ano, e novamente um grupo de missionários visitou centenas de casas e apartamentos da comunidade, principalmente de dizimistas. Agora, o objetivo não é organizar mais uma missão popular que se encerre em pouco tempo, mas criar uma pastoral missionária, que através de uma equipe de missionários, visite regularmente as casas e apartamentos, anunciando a Boa Nova do Senhor a muitas pessoas que precisam escutá-la. Deste modo, nossa Paróquia estará permanentemente em missão, levando o Evangelho de Cristo a tantas pessoas que estão longe da casa do Pai. * Com informações do DAp - Documento de Aparecida e da DG – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2011-2015

COLOBORE COM A EVANGELIZAÇÃO

ANUNCIE AQUI (48) 3241-0637

Jornal Javé Nessi  

junho 2013