Issuu on Google+

Publicação Institucional do Santuário Santa Paulina | Ano 2 | Edição 16 | Setembro de 2010

Bíblia - Palavra de Vida

Amante da Palavra de Deus e com uma vasta experiência pastoral na área, Irmã Teresa Nascimento, Diretora de Educação à Distância da TV Século 21, conta um pouco da história da Bíblia Como e quando foi escrita a Bíblia? Segundo estudiosos, a Bíblia começou a ser escrita em pergaminho por volta de 1250 antes de Cristo e se estendeu até o ano 100 da era Cristã. Levou mais de mil anos para ficar pronta. Mas antes de ser escrita ela foi uma tradição oral passada de geração. O que é a Bíblia e qual a sua importância? A palavra Bíblia vem do grego e significa “coleção de livros”. A nossa fé nos garante que a Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. Contém a história de um povo que caminhou com Deus. E também a caminhada de Deus com seu povo. É como uma “grande carta”, uma declaração de amor de Deus a todos os seus filhos e filhas. Quais são os lugares em que a Biblia foi escrita? Em diversos lugares onde o povo de Deus dos Atos dos Apóstolos e os cristãos viveram e fizeram sua história: o Antigo Testamento, na Palestina, na Babilônia, durante o exílio; no Egito, onde havia migrantes israelitas. O Novo Testamento, na Palestina, provavelmente, os Evangelhos de Marcos e Mateus; na Grécia e em Roma, algumas das cartas de Paulo; na Ásia Menor, os Evangelhos de Lucas e João, e o Apocalipse.

línguas: o hebraico, o aramaico e o grego. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Já o Novo Testamento, a maior parte, em grego e uma pequena parte em aramaico, um dialeto do hebraico. Por curiosidade, a língua falada por Jesus de Nazaré, o Filho de Deus.

bias, Judite, partes do livro de Daniel e Ester, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e os dois livros dos Macabeus. Isto porque, a Bíblia protestante foi traduzida por Martinho Lutero, monge agostiniano que deixou, por protesto, a Igreja católica. Ele se utilizou do texto hebraico, que não continha os sete livros aciQuantos livros têm e como ma citados, porque julgava está dividida? que não eram inspirados por A Bíblia é quase uma biblio- Deus. teca que contém 73 livros. Está dividida em Antigo e Quem é o personagem Novo Testamento. São 46 do central da Bíblia? Antigo Testamento e 27 do O personagem central é JeNovo. Eles tratam da antiga sus Cristo, o Filho de Deus. e da nova aliança de Deus O Antigo Testamento prepacom seu povo. ra sua vinda como o salvador Qual a diferença entre a Bíblia protestante e a católica? A Bíblia protestante não tem os seguintes livros: To-

prometido por Deus. Revela quem é Jesus, o mistério da sua encarnação, morte e ressurreição. E a Boa Nova da salvação e do Reino de Deus anunciada por Ele.

“O personagem central da Bíblia é Jesus Cristo, o Filho de Deus.”

O Santuário É primavera!!! E a Palavra de Deus nos abre a horizontes inesperados. Basta que cada coração se abra a essa novidade. É preciso que a leitura e a interpretação sejam contextualizadas. O Missionário apresenta nesta edição um pouco dessa riqueza que é a Bíblia, para a caminhada cristã. Conhecê-la é o segredo para a descoberta e usufruto desse tesouro milenar. Deus não se esgota em seu amor e desejo de dialogar com a humanidade. Abertura é o critério para que este diálogo se estabeleça. O leitor também poderá conhecer um pouco mais dos espaços do parque do Santuário, pelo ‘Calvário’, assim como a partilha das graças alcançadas de pessoas que, pela fé, experimentam que Deus é amor e Santa Paulina é expressão desse amor e atenção, diante das dificuldades e fragilidades.

Quem escreveu e em que língua? Muita gente somou força nesse mutirão, redigindo os seus livros, iluminados e inspirados por Deus. Originalmente ela foi escrita em três FALE CONOSCO: Esperamos sua cartinha, dê sugestões, opine como você gostaria que fosse “O Missionário”. Se preferir, mande um e-mail para: comunic@santuariosantapaulina.org.br


Graças Graças alcançadas alcançadas História de Willian José Faria - São José dos Pinhais – PR Ele tem 17 anos e sofreu um grave acidente com fratura exposta no tornozelo. Trabalhava com o pai quando este, ao ligar o trator, acabou por lhe atingir. “O médico nos informou que só depois de seis meses ele voltaria a andar. Mas felizmente com 40 dias, nosso filho está andando. Pedi à Santa Paulina e graças a Deus, por sua intercessão, hoje estamos aqui para agradecer”, declara a mãe Roseli. E ela ainda acrescenta: “Quando a gente se desespera, Nossa Senhora está sempre conosco e nos mostra o caminho. Ela não nos abandona. Quando fraquejamos, ela nos levanta e mostra que a esperança existe e Deus é maior que todos os nossos problemas”, conclui.

Antonio da Conceição – Criciúma-SC Há um ano meu marido tinha um mieloma múltiplo (câncer) ainda sem cura. Vim aqui e pedi a Santa Paulina que intercedesse a Deus por ele. Por um ano corremos atrás de exames médicos e tratamento, para um diagnóstico exato. Depois deste tempo, com os novos exames, no lugar dos nódulos, têm apenas cicatrizes. Eu me lembro que o médico sugeriu a ele viver nos próximos três meses tudo que pudesse tirar da vida e depois, voltasse para ver o que fazer. Mas nunca desistimos. Muitas pessoas se uniram a nós, em prece, insistentemente. Um dia ele disse que não queria mais saber de Deus. Era exatamente quando o milagre estava acontecendo. “Gostaria de testemunhar que Deus olhou para a minha fragilidade e me curou, vim aqui agradecer”, declarou Antonio. Cortar em cima a foto, pois ta sobrando, Felipe.

Rita Anacleto Clemência – Capivari de Baixo-SC Eu tinha 31 anos, era obesa, cardíaca e já tinha tido um infarto, quando soube que estava grávida. O médico aconselhou que eu tirasse o bebê. Eu não era evangelizada e não conhecia Deus. Ouvi falar de Santa Paulina e então disse: “eu não te conheço, mas não quero tirar minha criança, por favor, interceda a Deus por mim e pelo meu bebê. Se ela nascer bem e saudável, darei o nome de Paulina’. Levei a gravidez com muita dificuldade, fiquei internada por três meses e no oitavo, a Paulina precisou nascer. Hoje é uma jovem saudável e quanto a mim, nunca mais fiquei doente. Com a bênção que é a minha filha, veio para mim, a graça da saúde. Hoje estou aqui para agradecer e apresentá-la à Santa Paulina e para conhecer o santuário.

Missa da Saúde no Santuário Todo dia 09 de cada MÊS 2

Missionário com Santa Paulina

uma santa

Foi entre 1888-1889 que Amábile manteve, por três noites consecutivas, este determinante diálogo com Nossa Senhora de Lourdes: - “É meu ardente desejo que inicies uma obra. Trabalharás pela salvação de minhas filhas”. - Mas como fazer, minha Mãe? Sem meios, miserável e ignorante? E Maria insiste: “Filha, que determinaste?” - Servir-vos, minha querida Mãe, mas sou uma pobre criatura... Todavia, para satisfazer o vosso desejo, prometo esforçar-me quanto puder. Mas não tenho quem me ajude no vosso grande pedido. - “Dou-te o Padre Marcello Rocchi como ajudante. Mais tarde lhe mostrarei as filhas que lhe confiarei”. Dizendo isto, a Imaculada de Lourdes abençoou-a e partiu. Amábile ficou inundada de alegria. Esta experiência determinou sua vida!

Com bênção e imposição de mãos


Porque sousou missionário Porque missionário

Conheça o Santuário - Calvário

O primeiro calvário construído no parque do Santuário foi em 1999. Mas logo no ano seguinte, o arcebispo de Florianópolis, Dom Oscar Scheid determinou que neste lugar fosse construído o Santuário Santa Paulina. Concluídas as obras do Santuário, aproveitaram-se as máquinas que ainda estavam por aqui, para a construção do calvário atual. O local foi cortado em vários níveis e aberto o acesso. Em 2006 foram executadas as obras do ‘Jardim das Oliveiras’ na entrada ao pé do morro, com a exposição de um quadro em azulejo do Cristo em oração, a via-sacra ao longo da subida, os paredões, os degraus da escadaria, as bases para as imagens e o calçamento. Na Sexta-feira Santa de 2007, dia 6 de abril, foi feita a bênção de inauguração pelo reitor, Pe. Hugo Bersch, com a presença de muitos fiéis e devotos. Este espaço foi um sonho acalentado, para que os peregrinos pudessem contemplar e valorizar o mistério salvífico do Redentor.

Maria Setter - Guaramirim - SC Já sou devota de Santa Paulina há um ano. Torneime missionária porque li um pouco sobre a história de vida e me encantei. Um dia tive a oportunidade de visitar o Santuário e participei de uma Missa que o padre fez um comentário lindo sobre a vida de Santa Paulina. Eu me tornei missionário, porque acho que é uma forma de evangelizar com o Santuário e com as pessoas. Santa Paulina tem uma história maravilhosa, um grande exemplo de vida e dedicação com os doentes, um modelo que tento seguir e passar adiante. Silvia Inez Coste Silva - Passos - MG Sou missionária há quatro anos, já recebi muitas graças e sou devota de Santa Paulina, porque através deste projeto, ajudo a levar a Palavra de Deus a mais pessoas e a divulgar a história dela. As atitudes de Santa Paulina são de grandeza e tento passar adiante. Lourdes Bonet Rover – Alta Floresta do Oeste – RO Participo do projeto há três anos e me sinto muito feliz, pois recebi uma graça de Santa Paulina. Desde então tenho muita fé em Santa Paulina e me sinto feliz em ajudar o Santuário.

Portuguesa com certeza

A jovem professora faz de suas férias um tempo para servir e conhecer valores de um povo irmão Rosa Vieira Pereira passou alguns dias no Santuário Santa Paulina. Ela faz parte da Juventude Hospitaleira de São João de Deus, Congregação com carisma aberto aos leigos. Este carisma é a hospitalidade compromisso com uma prática evangélica na sociedade. Rosa é natural da Ilha da Madeira, Portugal, onde trabalha como professora da rede pública. Onde conheceu as Irmãzinhas? Conheci as Irmãzinhas, quando estive em Moçambique, Nampula, em 1999. Foi uma experiência muito gratificante, de vivência de valores essenciais, com e para o essencial. O contato com o povo africano nos mostra que Deus é alegria.

O povo canta, dança e louva o seu Deus com simplicidade e a certeza de que vale a pena confiar. E as Irmãzinhas foram esse exemplo vivo para a minha vida. Vivíamos a fraternidade e compartilhávamos a vida e a missão.

peregrinos. As Irmãzinhas acolheram-me muito bem e estou também partilhando um pouco das minhas férias, sentindo-me útil e feliz.

grande missionário do Pai, Jesus Cristo. Inquieta e generosa, a jovem busca um sentido para sua vida e acredita que servir é o caminho mais curto para a realizaQual serviço prestou aqui? ção do ser humano. “O tempo Essencialmente na celebração de férias deve ser essencialda liturgia, que é o momento mente para fazer algo por nós e O que fez em Moçambique? mais sublime para quem visita pelos outros”, conclui. Por dois anos trabalhei com este Santuário. crianças de rua, fui professora de francês e coordenei uma bi- Sua opinião sobre as pessoblioteca comunitária. as da pátria irmã Gosto muito do brasileiro. É Porque você não optou por ti- um povo acolhedor, alegre e rar as férias e aproveitar para muito afetuoso. passear? Sempre senti vontade de co- O que leva com você? nhecer o Santuário de Santa A certeza de que Deus quer Paulina, da qual sou profunda- todos felizes. A missão para mente devota. Esta foi a opor- mim é a capacidade que tetunidade ideal para vir e prestar mos para nos entregar a uma algum apoio às Irmãs e aos causa maior, a exemplo do

Publicação Institucional do Santuário Santa Paulina - Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição-CIIC Conselho de Redação: Irmãs Anna Tomelin, Roseli Amorim, Egnalda Rocha Pereira-CIIC, Terezinha Maria Pamplona, Maria Vera Lúcia de Oliveira, Irmã Terezinha Santa Negri | Fotografia: Serviço de Com. e Marketing do Santuário Santa Paulina e Arquivo da CIIC | Jornalista Resp. Irmã Egnalda Rocha Pereira, CIIC - MTB3585 Diagramação Projeto Gráfico: Filipe Candido | Impressão: HBL | Tiragem:6 mil | Produção: Dominus Agência de Comunicação Integrada

Missionário com Santa Paulina

3


    � � Nome:     � End.:    

- Assista todo sábado às 20h na TV Sécuko XXI o “Meu Desejo é a vida do meu povo” - Proximo dia 15 9h Programa Missionário com Santa Paulina; 10h Celebração Eucarística

   �     

         �     �       Remetente:      �       �  �     � � Nome: Cep:     �      � �      �     End.:

Cep:

         �     �       Remetente:      �       �  �     � � Nome:     �      � �      � End.:              �     �      

Remetente: Cep:     � � Nome:     � anta Paulina, intercede nós, junto a Jesus, End.:    por

     �       �  �     �      � � 

SS

a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, Cep: anta Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, na conquistaa fim de um mundo mais humano, justo e fraterno de que tenhamos a coragem de lutar sempre,

S

         �     �       Remetente: anta Paulina, intercede por nós, junto a Jesus,      �       �  �     � � Nome:     �      � �  a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre,    � End.:     de um na conquista mundo mais humano, justo e fraterno

na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno Cep:

S

anta Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno

S

anta Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, Santuário Santa Paulina na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno Avenida Madre Paulina, 3850 Bairro Vígolo - Caixa Postal: 12 Cep 88270-000 Nova Trento - SC


Missionários com Santa Paulina - Setembro de 2010