Page 1


1

Introdução ao Modulo


Introdução ao Modulo

ControlSoft

Sistemas e Soluções Para o Agronegócio

Guia do Usuário

Modulo de liberação do Supervisor

2


3

Introdução ao Modulo

Guia do Usuário do Modulo de Liberação do Supervisor – ControlSoft Agro O software descrito neste guia é fornecido mediante um contrato de licença e só deve ser usado de acordo com os termos nele descritos. Versão da documentação 1.0

Aviso de copyright Copyright ¢ 2010 ControlSoft. Todos os diretos reservados. Toda documentação técnica disponibilizada pela ControlSoft é protegida pelas leis de copyright pertencentes a ControlSoft. SEM GARANTIA. A documentação técnica está sendo entregue COMO ESTÁ e a ControlSoft não se responsabiliza por sua precisão, nem por seu uso. Qualquer uso da documentação técnica ou das informações nela contida está sobre a responsabilidade de usuário. A documentação pode incluir erros técnicos, tipográficos ou outros. A ControlSoft reserva-se ao direito de fazer alterações sem aviso prévio. Alguns caminhos para acesso citados nesta documentação podem não estar disponíveis para acesso do usuário, em caso de duvidas entre em contato com a ControlSoft Assessoria e Desenvolvimento para mais detalhes.

Marcas Comerciais Textos de exemplos da ControlSoft, Logotipo da ControlSoft, são pertencentes a

ControlSoft. Microsoft, MS-DOS e Windows são marcas registradas Microsoft. Outros nomes de produtos mencionados neste guia podem ser marcas comerciais ou registradas de suas respectivas empresas e aqui estão reconhecidas com tal. Fabricado no Brasil. 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1


Introdução ao Modulo

Conteúdo Introdução ao Modulo ............................................................................................ 6 Instalação e configuração ....................................................................................... 8 Instalando o modulo ........................................................................................... 8 Configurando os Acessos .................................................................................... 8 Habilitando campo motivo ............................................................................... 11 Envio e Recebimento de solicitações.................................................................... 14 Enviando uma Solicitação (Usuário) ................................................................. 14 Recebendo uma solicitação (Supervisor).......................................................... 15 Liberação local .................................................................................................. 18 Glossário ............................................................................................................... 20 Release de Versões ............................................................................................... 22 Soluções de suporte e serviço .............................................................................. 24

4


5

Introdução ao Modulo


Introdução ao Modulo

Introdução ao Modulo O modulo de liberação de Supervisor é um modulo com funcionalidades especificas trabalhando em conjunto com os outros módulos do ERP ControlSoft Agro. Sua principal finalidade é monitorar através de notificações recebidas em sua estação de trabalho quais as informações que o usuário do sistema pode alterar ou excluir, permitindo ou negando a possiblidade de o usuário realizar a operação. Caso o supervisor conte com mais de uma estação de trabalho, o modulo pode ser executado ser problemas. Caso o usuário possua mais de um supervisor para suas atividades, o ERP permite configurar quais destes receberão as notificações do usuário, assim, caso algum não estando presente na empresa, o sistema repassara a mensagem para o próximo colaborador da lista de supervisores configurado.

Por fim , o ERP permite consultar o histórico de ações de liberação através de um relatório personalizável, podendo filtrar as informações de acordo com as resultados que o supervisor busca obter. Para um melhor entendimento da ferramenta, aconselhamos a leitura atenta deste manual, com o objetivo de obter o melhor resultado possível no controle de informações da empresa com o uso desta ferramenta.

6


7

Introdução ao Modulo


Instalação e configuração

Instalação e configuração Instalando o modulo O Modulo de liberação de supervisor funciona em conjunto com o ControlSoft agro, necessitando esta na mesma pasta que o executável "Controlsoft.exe" se encontra. Por padrão este caminho é C:\Controlsoft Agro\, mas pode variar conforme empresa e estação de trabalho. Ícone que representa o executável do modulo de liberação de supervisor do ERP ControlSoft Agro

Após copiado para a pasta onde se encontra o sistema, basta estar presente o arquivo "gifnoc.ini" para este localizar a base e então executar o programa, que ficara minimizado na área de notificações ao lado do relógio. Mas antes de executa-lo pela primeira vez devemos realizar as configurações quando ao acesso aos usuários, que deve ser realizado por um dos supervisores do sistema. Para facilitar o acesso ao módulo de liberação do supervisor, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do modulo e selecione a opção Enviar para -> Área de Trabalho (Criar Atalho)

Configurando os Acessos Para configurar os usuários para envio de solicitações de alteração e exclusão, deve-se ir nas definições de usuário ou Configurações -> definir usuário. Então será aberta a tela de usuários cadastrados, então selecione o usuário desejado e clique em definir acessos.

8


9

Instalação e configuração

Usuários cadastrados - selecione o usuário desejado para as modificações e clique em acessos

Então uma nova tela será carregada com varias opções de configurações deste usuário, entre elas duas em especiais devem estar habilitadas para o recurso notificação de liberação de supervisor funcionar.

Cadastro

Contempla todos os cadastros deste primeiro menu, onde são cadastradas as informações primarias, como safra, entidade, produtos e outros.

Lançamento

Compreende lançamentos mais avançados, como movimentação de estoque, movimentação financeira, contratos, notas fiscais e outros.


Instalação e configuração

Configurações de usuário - nível de acesso deve ser de usuário e cadastros e ou lançamentos devem estar marcados para enviar a liberação para o supervisor.

Para determinar quais os supervisores que recebem a notificação de liberação de supervisor , deve então clicar em incluir, onde surge uma nova tela para informar o supervisor, a partir da lista de supervisores da empresa, e o tempo que a notificação ficara na tela da estação de trabalho deste antes de alternar para a próxima. Informe os dados necessários e confirme.

10


11

Instalação e configuração

Supervisores do usuário - aqui informamos os supervisores que recebem a notificação

Este então aparece na fila, onde em ordem de posição será enviado a notificação, caso o primeiro supervisor da lista não responda no tempo determinado, esta notificação é encaminhado ao segundo supervisor e assim por diante. Feito esse processo, basta confirmar e o processo de configuração terá terminado para este usuário, se tiver mais algum usuário que necessite do controle de liberação, basta repetir o inicio do processo a partir de configurando.

Habilitando campo motivo Outra configuração, que pode ser efetuada conforme necessidade do cliente, é habilitar o campo Motivo da notificação de liberação de supervisor. Essa configuração encontra-se no menu Manutenção -> Configurações Gerais.


Instalação e configuração Localize então a parte de configurações financeiras e marque a opção "Solicitar o motivo quando da liberação de supervisor". Em seguida confirme.

Configurações gerais - em financeiro deve-se habilita a opção "Solicitar o motivo quando da liberação de supervisor"

Quando o usuário clicar em alterar ou excluir um registro, com as devidas configurações acimas feitas, será apresentando uma tela com esta abaixo, onde o usuário pode informar o motivo (caso opção esteja habilitada) da alteração ou exclusão e encaminhando para o supervisor, e aguardando o retorno da solicitação

12


13

Instalação e configuração

Tela de notificação - Com a opção de configurações gerais, o campo motivo fica habilitado para receber informações, caso contrario, a opção desmarcada, o campo fica inativo


Envio e Recebimento de solicitações

Envio e Recebimento de solicitações Enviando uma Solicitação (Usuário) Após realizado as configurações. O Liberação usuário esta pronto para funcionar, para exemplo desse capitulo vamos utilizar o cadastro de entidades. A simulação será alterar o endereço de uma entidade cadastrada no sistema, no qual mudou de endereço. Primeiro é necessário acessar o cadastro de entidades, pelo menu Cadastro -> Entidades. Em seguida localize a entidade desejada e clique em alterar, então aparece a tela de consistência abaixo. Caso configurado, o campo motivo estará habilitado para informar o motivo ao supervisor, caso contrario o campo estará bloqueado.

Tela de envio de notificação - configuração habilita campo motivo

Neste caso acima, informamos o motivo de alteração, informando ao supervisor que o cliente mudou de endereço, e em seguida foi encaminhado a solicitação.

14


15 Essa solicitação então é recebida pelo supervisor, que caso não esteja em sua estação de trabalho, será encaminhado ao próximo conforme informado na lista da tela.

Tela de aguardo - para cancelar basta pressionar ESC

Enquanto o supervisor analisa a solicitação do usuário, este acompanha o processo pela tela de aguardo, onde no cabeçalho é informado o status, como: aguardando resposta, supervisor analisando solicitação e outros. Nesta tela de espera, caso o usuário não receba a resposta, basta pressionar ESC para cancelar o processo de notificação.

Recebendo uma solicitação (Supervisor) Após enviado a solicitação, na estação de trabalho do supervisor, no canto direito abaixo na tela do monitor, perto do relógio, aparece uma notificação informando que há uma solicitação para responder, clique sobre esta, que fica ativa pelo tempo determinado na configuração, depois passando á outro colaborador.


16

Notificação que aparece na área próxima ao relógio.

Após clicar na notificação, surge uma tela com dados sobre o lançamento que o usuário esta alterando ou excluindo, assim como informações da estação de trabalho do usuário.

Tela do supervisor - informações apresentadas para a tomada de decisão

Solicitante

O nome do usuário que esta enviado a solicitação

Computador

O nome da estação de trabalho na rede interna


17

Origem

Qual localidade do sistema esta o registro: Contas a pagar, Entidades, Baixa de contas, Conta corrente e outros.

Descrição

Detalhes do registro sendo alterado, informações como numero, entidade e ou valores.

Observação solicitante

Na alteração do registro, o usuário informa o motivo e este aparece neste campo.

Observação Supervisor

Campo destinado a resposta do supervisor ao usuário

Tela do supervisor - após autorizar ou negar, é necessário informar a senha novamente

Após o supervisor analisar as informações contidas na tela, deve então tomar a decisão de autorizar ou negar a solicitação do usuário, assim, clicando em um dos botões e inserindo sua senha, por final confirmando. Se Autorizar - A tela de espera do usuário some e este tem a confirmação da liberação do supervisor para alterar ou excluir o registro


18 Se negar - A tela de espera do usuário some e no lugar dela volta a tela inicial de envio da notificação, constando em letras vermelhas solicitação negada e o motivo do supervisor. Após receber a negação de alteração/exclusão, o usuário ainda pode enviar novamente a solicitação, ou por motivos de nenhum dos supervisores estar presentes na empresa, fazer a liberação local por intermédio de outro supervisor.

Tela de envio de solicitação - para este caso foi negada

Liberação local Diferente da liberação remota, a liberação local é mais simples. Pedindo apenas o Login e Senha do supervisor, e o motivo da liberação, depois basta confirmar e, esta liberada a alteração/exclusão do registro


19

Tela de envio de solicitação - Liberando localmente


Glossário

Glossário

Modulo

é um programa separado do ERP principal que cumpre uma função especifica, geralmente usados para garantir mais performance ao software, uma vez que não é necessário carrega-lo em sua totalidade.

Usuário

Neste manual o usuário é conhecido como o operador do ERP com limitações para alteração e exclusão de registros do sistema, dependendo da liberação do supervisor para concluir sua operação.

Supervisor

Operador do ERP que não possui limitações para inclusão ou alteração de registros, este tem acesso privilegiado a opções do sistema que o usuário comum não tem. Como algumas opções de configuração geral e controle sobre opções de usuário.

20


21

Glossรกrio


Release de Versões

Release de Versões Versão 1.4.26.1

Histórico - Versão utilizada para criação do guia do usuário

22


23

Release de Vers천es


Soluções de suporte e serviço

Soluções de suporte e serviço Websites de serviço e suporte: Website da ControlSoft: Português:

http://www.controlsoft.com.br

E-mail para contato com suporte: Principal:

suporte@controlsoft.com.br

Números de telefone de assessoria e suporte: Mato Grosso:

+55 (66) 3544 – 4364

Pará:

+55

Mato Grosso do Sul:

+55

Todo o esforço possível foi feito para garantir a precisão destas informações. Entretanto, as informações contidas aqui estão sujeitas a alteração sem aviso. A ControlSoft se reserva o direito de tais alterações sem aviso prévio. Para obter mais informações visite nossa página na web.

24


25

Soluções de suporte e serviço


Soluções de suporte e serviço

26


27

Soluções de suporte e serviço

Manual do Usuario Controsoft - Modulo de Liberação de Supervisor  

Manual do ERP ControlSoft Agro, para o modulo de Liberação Supervisor. Conta com detalhes sobre o produto, instalação, funcionalidade e duvi...