Revista Petrópolis

Page 10

Texto: Isabela Lisboa l Fotos: Leonardo Silva Holderbaum e Jaci Corrêa

As águas de março fecharam o verão, mas abriram as portas para a temporada mais aguardada para quem curte se aventurar pelas montanhas. De abril até setembro, montanhistas e amantes da natureza encontram em Petrópolis o clima perfeito para caminhadas em meio a paisagens exuberantes. São 32 trilhas com os mais diferentes níveis de dificuldade em meio a Mata Atlântica. Esta variedade faz com que, mesmo não sendo um “atleta”, seja possível desfrutar das belezas naturais da serra, onde apenas o visual é de tirar o fôlego.

Mas se o tempo for curto, existem outras duas opções de travessia que levam de 4 a 8 horas e podem ser feitas em apenas um dia. As travessias Araras-Secretário e Cobiçado-Ventania são tão fantásticas quanto a primeira. Um ótimo programa para os dias ensolarados, o Morro do Alicate oferece uma caminhada semi-pesada com duração de 2 a 3 horas de subida. Esforço recompensado com um refrescante banho na Cachoeira que leva o mesmo nome. Outra opção é o Pico do Glória. Rodeado de montanhas com mais de 2.200 metros, apesar de oferecer uma caminhada difícil, a chegada é marcada por uma das mais belas vistas do lado petropolitano da Serra dos Órgãos. Já para quem prefere desfrutar da natureza, através de caminhadas mais “light” as opções são os Circuitos das Bromélias e do Véu da Noiva, localizados na parte baixa do Parque.

Agora, para aqueles que gostam mesmo de suar a camisa, sem dúvida a Travessia Petrópolis-Teresópolis é a caminhada mais conhecida e famosa do Brasil. Localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - PARNASO, considerado pelo Ministério do Turismo, um dos polos de turismo de aventura do país, a travessia possui cerca de 34 km em um percurso que deve ser realizado em três dias. Dividida em três trechos, Castelo do Morro do Açu, Pedra do Sino e a chegada em Teresópolis, a vista mais bonita pode ser conferida entre o Morro do Açu e a Pedra do Sino que, com uma altitude média de 2 mil metros possibilita as mais exuberantes paisagens. Podendo avistar toda a Baía de Guanabara e o Grande Rio além dos municípios onde está localizado o PARNASO: Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim.

Há apenas 1,1km da portaria do Bonfim, o Circuito das Bromélias é um passeio recomendado para toda a família, congregando uma série de cachoeiras e poços como o Paraíso, ideal para um mergulho. Já o Circuito do Véu da Noiva possui cerca 4,1km com duração de uma a duas horas de caminhada. A trilha bem definida dá acesso, entre outras preciosidades, a Gruta do Presidente, a Cachoeira das Andorinhas e, claro, a Cachoeira Véu da Noiva com 40 metros de queda sendo, inclusive, comum a prática de rapel no local. Fora da área do PARNASO, existem outras dezenas de trilhas, também nos mais variados níveis de dificuldade. Estão entre as mais conhecidas: Maria Comprida; Alcobaça; Castelinho; Pedra do Retiro; Seio de Vênus; Pedra do Cortiço e Pedra de Itaipava. Mas lembre-se: se você não é um montanhista experiente, contrate um condutor habilitado. Garanta sua segurança e boa caminhada!

Mais informações: Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Petrópolis Estrada do Bonfim - s/nº - Corrêas - Tel: (24) 2236-0475 - Site: www.icmbio.gov.br/parnaso CEP – Centro Excursionista Petropolitano - Site: www.cepetropolitano.org Serra Trecking - Site: www.serratrecking.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.