Issuu on Google+

WWW.DOGSOFPORTUGAL.COM dogsofportugal@gmail.com | dogsofportugal.wordpress.com | grupo “dogs of portugal” no facebook | www.youtube.com/dogsofportugal 12/2013

CALENDÁRIO DOP 2014

REAVALIANDO 2013

O Calendário DOP 2014 está quase pronto! Será o presente de Natal ideal para um amigo dos animais ou uma excelente maneira de organizar todas as datas importantes do próximo ano. E o melhor? Ao adquirir estará a ajudar o DOP a continuar o seu trabalho junto de centenas de cães e gatos, melhorando a sua qualidade de vida e preparando-os para uma adopção responsável!

Com o final do ano aí tão próximo era devido um pequeno apanhado do que o DOP fez durante 2013. Até ao início do mês de Novembro conseguimos dar para adopção um total de 182 animais. Acreditamos que até ao final do ano chegaremos aos 200! Além disso estamos perto de atingir as 500 adopções deste a criação do DOP em Agosto de 2012; já demos para adopção responsável um total de 484 animais! Seria impossível fazer o que fizemos sem a dedicação de todos os membros DOP e voluntários em Portugal, bem como de todos os nossos parceiros na Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Itália e Reino Unido. Mas este foi um ano atarefado não só para a área de adopções do DOP. Realizámos e ajudáamos a realizar vários eventos. Alguns membros participaram na conferência International Companion Animal Welfare em Espanha, na formação Dogs Trust International Training Programme no Reino Unido, no Dia Verde em Lisboa, em seminários relacionados com os cuidados geriátricos e primeiros socorros para cães, tivemos uma banca na International Algarve Fair e realizaram-sehouve dois encontros no verão na Alemanha e Dinamarca para cães adoptados através do DOP, onde podemos rever alguns focinhos familiares!

Encomende já!

O Projecto de Vacinações para 2013 permitiu-nos vacinar todos os cães da área central do abrigo do Cantinho da Milu. São 120 cães no total! E Já demos início à segunda fase do projecto que envolve a vacinação de mais 150 cães. O Projecto de Esterilização de 2013 foi um sucesso com 44 animais esterilizados numa só semana. A próxima edição já está a ser preparada para a Primavera de 2014.

PRECISAMOS DE BOLEIA AÉREA Estamos sempre a precisar de voluntários para ajudar no abrigo, mas também pode ajudar de uma forma mais ocasional ao dar boleia (aérea) aos nossos animais! Ou seja, se for de férias ou em trabalho para alguma das cidades onde frequentemente temos adoptantes para os nossos cães, poderá levar um consigo! O DOP trata de toda a papelada do animal e dá apoio quer no aeroporto de partida, quer no de chegada; você apenas transporta o cão. Estamos sempre a precisar de boleia de Lisboa para Oslo, Copenhaga, Estocolmo, Bruxelas, Amesterdão, Frankfurt e Milão.

O projecto DOP Contra a Leishmaniose, que integra a área farmácia DOP, focou-se na angariação de patrocínios para as coleiras Scalibor que previnem a picada de flebótomos. Hoje procuram também apoio para a aquisição de medicamentos e donativos para os cães já infectados com Leishmaniose. O Calendário DOP 2014 é uma forma de ajudar este projectoa; pensado para divulgar a Leishmaniose e desmistificar a doença, todos os cães presentes estão infectados e nem por isso têm um ar doente. O DOP Seniores procurou constantemente melhorar a qualidade de vida dos cães idosos. Certifica-se que têm as vacinas em dia (especialmente a da Tosse do Canil), coleiras Scalibor e um tratamento personalizado, bem como, promovem a sua adopção para que possam passar os últimos anos da sua vida no conforto de uma casa. O GRC – Grupo de Reabilitação Canina cresceu durante 2013. Todos os cães que sejam reservados são devidamente avaliados e é entregue à nova família uma ficha de avaliação com informações úteis. Além disso, desenvolveram também o seu trabalho junto de cães tímidos a necessitarem de um longo processo de sociabilização e de cães que apenas precisam de encontrar o seu equilíbrio, utilizando o treino de obediência e o exercício físico. A área de Higiene e Estética Canina do DOP tem preparado todos os cães que são adoptados. Todos eles tomam banho, são escovados ou tosquiados e têm uma limpeza de ouvidos antes de saírem do abrigo. Esta equipa trata também cães com problemas de pele dando-lhes banhos terapêuticos. Tudo com resultados fantásticos. E por último não podíamos deixar de referir que este ano foram vários os casos especiais ajudados graças ao apoio e ajuda vindos de muitos de vós. Muitos animais foram operados ou entraram em programas de fisioterapia e / ou hidroterapia. Casos que de outra maneira não poderíamos ajudar pelas despesas avultadas que representam... Por isso, juntos fizemos a diferença. Continue a apoiar-nos em 2014!

dogsofportugal@gmail.com | dogsofportugal.wordpress.com | grupo “dogs of portugal” no facebook | www.youtube.com/dogsofportugal


ÚLTIMAS ADOPÇÕES Durante o mês de Novembro foram adoptados 18 animais! Os sortudos foram: Banzé, Bella (agora Frida), Benny, Bosco, Brisa (agora Mila), Cassie, Gastão (agora Cherry), Kandy, Kwanza (agora Balu), Lena (agora Luna), Liliana (agora Lily), Luna, Mel, Nicky, Stella, Sweety (agora Bennie), Tobby e Tuga. Se adoptou um cão ou gato através do DOP, envie-nos fotos e notícias!

A família do Sun e da Nube emigraram e deixaram para trás, fechados em casa sem comida e sem água, os seus dois cães e um gato. Um dos vizinhos alertou as autoridades municipais que resgataram os animais em causa. Foi na altura ideal – os três foram resgatados extremamente desidratados, esqueléticos e à beira da morte. Que tipo de pessoas faria isto? Não só os abandonaram como o fizeram sem lhes dar qualquer hipótese de sobrevivência: fechados num espaço sem comida e bebida, sabendo que não voltariam. Esta seria uma morte dolorosa e prolongada... Histórias como esta repetem-se com frequência. Já tivemos outros casos como este: uma Pastora Belga fechada numa garagem, dois cães fechados em casa em que um deles morreu por ter sido deixado preso a uma corrente e o outro sobreviveu porque conseguiu caçar ratos... E isto acontece nos dias de hoje: para alguns os animais não passam de objectos que se possui; não têm sentimentos, não conhecem o sofrimento, não têm direitos. Por isso, abandonar à mercê da sua sorte ou à beira da morte é visto pura e simplesmente com indiferença. Impõem-se uma mudança urgente na sociedade Portuguesa...

MUITO OBRIGADO! O mês passado a ajuda de todos foi fundamental para que pudéssemos melhorar a qualidade de vida de vários animais. Os donativos que recebemos permitiram pagar despesas com cirurgias que de outra forma não poderiam ser realizadas. Juntos salvámos vidas! O Yuki tinha um joelho deslocado que lhe dificultava o caminhar e provocava dores. Foi operado e correu tudo muito bem. O Yuki vai sempre coxear um pouco, mas poderá correr, brincar e saltar, tudo isto sem se cansar ou sentir dores!

Um dia a Shiva começou a não colocar uma das suas patas no chão andando apenas sobre três. Um raio-x permitiu a descoberta de dois parafusos usados para o tratamento de uma fractura na pata. Algo do seu passado que desconhecíamos… Um desses parafusos deslocou-se e estava a magoar a Shiva. Foi retirado e agora voltou a usar normalmente a sua pata, sem sofrimento!

PRECISAMOS SEMPRE DE: Comprimidos interna

para

desparasitação

Pipetas para desparasitação externa contra pulgas e carrapatos, como Frontline e Advantix e também Advocate Coleiras Scalibor Actidox e Becozyme para o tratamento da Febre da Carraça; Conofite e Oridermyl para o tratamento de infecções de ouvido

O Flocky foi encontrado num estado lastimável: for a privado de uma alimentação correcta e saudável e tinha Febre da Carraça. Isto teve consequências graves para o Flocky que ainda tão jovem desenvolveu artrite nas patas da frente. O simples acto de andar provocava-lhe dores horrendas e por isso fazer hidroterapia era uma urgência. Já está na sua terceira semana de tratamento e a diferença é simplesmente espantosa: o Flocky já corre e brinca! A Panda é uma cachorrinha que está a fazer hidroterapia. Quando foi encontrada tinha uma pata deformada. Talvez tenha sido um acidente que provocou uma fractura e sem tratamento simplesmente cresceu mal. Ao fazer hidroterapia estamos a ajudá-la com as dores e a melhorar o seu caminhar. Já vai na terceira semana de tratamento e, apesar de os resultados não terem sido tão fantásticos como no caso do Flocky, notamos que já anda mais confortável.

dogsofportugal@gmail.com | dogsofportugal.wordpress.com | grupo “dogs of portugal” no facebook | www.youtube.com/dogsofportugal


Newsletter122013 pt