Page 1

Um lindo apartamento na praia pronto para encarar umidade e maresia

De tirar o chapéu Varanda gourmet com jeito de sala

tuDo junto e misturaDo Estantes para exibir objetos, livros, TV, som e organizar o lar numa tacada só

o poder do conforto

De nada adianta uma casa só linda. ela tem que ser gostosa, daquelas que não dá vontade de sair. o segredo dessa conquista vai além do sofazão e da cama cheia de almofadas. confira!


ArtefActo por ricArdo rossi

sÃo pAULo R. Haddock Lobo, 1.405 - 3087 7000 D&D Shopping - 5105 7777 rio de JAneiro Casashopping - 3325 7667 BeLÉM Av. Senador Lemos, 377 - 3223 9690 cUritiBA R. Comendador Araújo, 672 - 3111 2300 goiâniA Av. 136, nº 290 - 3238 3838 MAnAUs Manaus Casa Shopping - 3182 9700 recife R. Atlântico, 139 - 3465 8182 ArtefActo design HoUse corAL gABLes 4440 Ponce de Leon Blvd. 305.774.0004 ArtefActo HoMe AventUrA 17651 Biscayne Blvd. 305.931.9484

outras cidades consulte - www.artefacto.com.br


Foto: Edison Garcia


P r Maria E ina Car a

Pena


Fotos: edison Garcia

S達o Paulo Jardim Am ri a .: 8 4 7000 in .: 5105 77 0 rio de janeiro Casas in .: 25 7

a r t e

a

t

.

7

m .

r


carta da redação

ano histórico 2013

lufe Gomes

é um ano muito importante para a casa e Jardim. em junho, a marca completa 60 anos, mas as comemorações acontecem

desde já. Vamos produzir matérias especiais e promover exposições e festas. assim,

prestigiaremos de alguma forma todos que contribuem com esta longa e linda trajetória: leitores, arquitetos, decoradores, paisagistas, designers, anunciantes e, claro, a equipe que produz todos os dias o conteúdo para a revista, para o site, para o tablet, para as redes sociais, para os aplicativos e para o que mais vier pela frente, sempre com muita dedicação, bom humor e amor. nesta edição, estreia a seção deu capa... (pág. 20). até junho publicaremos as capas que marcaram as últimas seis décadas de casa e Jardim. um material que, além de belo, revela o estilo e o modo de viver de cada tempo e ajuda a contar a história da decoração no brasil. para começar bem o ano, escolhemos o assunto conforto. afinal, de que vale uma casa linda se ela não for confortável? a editora Mariana Mello pesquisou, entrevistou e descobriu que as opiniões sobre o tema variam muito de pessoa para pessoa, mas existem alguns pontos em comum, mesmo na mais colorida das pessoas e na mais monocromática. confira em Vamos falar sobre conforto? (pág. 68), matéria ilustrada por Maurício pierro. por falar em monocromia, superindico a matéria bege sim, e daí? (pág. 46). o tom, que alguns consideram de pouca personalidade, rende ambientes mega-acolhedores quando trabalhado com texturas. definitivamente é um convite ao relaxamento. e é nesse clima de aconchego, tranquilidade e paz que casa e Jardim entra em 2013. espero que esta edição lhe traga muita inspiração. se quiser, busque referências extras no tablet e no site e deixe sua casa ainda mais bonita e gostosa. um abraço,

Diretora de redação squintas@edglobo.com.br

Esta edição é dedicada aos gêmeos Theodoro e Isa, filhos da nossa querida redatorachefe, e agora mãezona, Thaís Lauton. Bem-vindos!

para conhecer nossa missão e todos os nossos valores, acesse casaejardim.com.br 12 | janeiro 2013 | casa e jarDim


só no site

casaejardim.com.br acesse conteúdos exclusivos on-line

ConCUrso CULtUraL Casa renovada debi treloar

14 | janeiro 2013 | casa e jarDim

e

twitter

ratk

instagram

Google+

pinterest

a comemoração dos 60 anos de casa e Jardim começa agora! erika Karpuk, designer de interiores, criará releituras modernas de móveis, objetos e tendências que passaram pelos lares do brasil desde a década de 1950. a série terá seis vídeos, veiculados mês a mês no site.

Bordado moderno

se o ponto cruz só te leva a pensar em paninhos de prato e enxoval para bebê, está na hora de rever os seus conceitos. cláudia Fajkarz, do superziper, prova que é possível dar um “up” em objetos com esse tipo de bordado. assista, a partir do dia 15, ao passo a passo de três projetos.

instaGraM Foto do mês

a atriz Gabriela Haviaras (@gabyhaviaras) tinha poucos móveis. para organizar sua casa, ela customizou caixotes de madeira, como este da foto. os amigos gostaram e fizeram encomendas. assim nasceu seu pequeno negócio: a Xepa. Marque a sua foto com a hashtag #eunacasaeJardim e aguarde: ela pode sair na revista ou no Facebook.

divulgação

em janeiro de 2006, a designer de interiores Holly becker criou, sem grandes pretensões, o decor8 (decor8blog.com), um dos primeiros blogs de decoração da internet. ela não imaginava a guinada que sua vida daria. em sete anos, a norte-americana publicou dois livros – um deles, Decorar: 1000 ideias de design profissional para sua casa, tem tradução em português –, se tornou colunista do site da revista real simple e criou um workshop para blogueiros. Hoje a moça vive com o marido no norte da alemanha e fez do hobby a sua profissão. leia, abaixo, um trecho da entrevista exclusiva à casa e Jardim – a íntegra está no site. casa e Jardim – Você morou nos estados unidos e agora está na alemanha. Quais são as principais diferenças entre os dois países? holly becker – aqui a vida é mais descontraída. os alemães curtem o jantar e não estão acostumados com a cultura workaholic dos eua. nossa casa é mais informal e acolhedora. aprendi a relaxar e a fazer coisas com as próprias mãos, pois não temos o mesmo acesso aos produtos de design da américa. somos forçados a ser criativos e é disso que eu gosto. cJ – o que torna a casa um lar? hb – as pessoas que vivem nele e como elas tratam um ao outro. um lar tem amor e respeito, não só as suas posses materiais.

mobile e ipad

áb

víDeos especial 60 anos

entrevista De tudo um pouco

facebook

cac

sabe aquele móvel que você adora, mas já está meio gasto? e aquela parede que pede uma cor há tempos? participe do concurso cultural casa e Jardim em parceria com a JrJ tecidos e a FarM. três pessoas serão contempladas com um kit de três metros do stick Fabric, um tecido adesivo com estampas quentes e urbanas. É só colar onde quiser!


o leitor é a notícia

Conta aí Você já se irritou com o barulho do animal de estimação do vizinho? conte-nos como lidou com o problema

Carta orGaniZaÇÃo o quarto do meu filho é pequeno e cheio de coisas. o que fazer para torná-lo mais espaçoso e confortável? Cleide Borba, por e-mail o primeiro passo é separar, junto com a criança, os brinquedos e os objetos que ela realmente utiliza. tudo o que ficar de fora pode ser empacotado e entregue em locais de doação, na opinião da organizadora profissional

luli penna

adriana saade, tel. (11) 32848097. “Doar o que não se usa, além de ser um ato generoso,

sem briGas Perto de casa há um cachorro que às vezes passa a noite uivando. Fui falar com o dono e ele me contou que o deixa preso para que os outros cães, de porte menor, possam ser soltos. em vez de brigar, é melhor tentar resolver o problema com conversa. Adriana Rastafari, via Facebook venciDa pelos latiDos Moro há quatro anos perto de vizinhos com cães pequenos, de latido estridente. Minha paciência chegou ao limite. Já estou construindo uma casa longe dali. Flávia, Campinas, SP aDotaDo Meu vizinho criava um filhote de doberman em uma varanda perto da minha janela. Como chorava muito, uma noite, pulei o muro e o levei para dormir comigo. avisei que não era furto, mas empréstimo. acabei comprando o filhote. Maure Valeria, via Facebook

PaLavra De esPeCiaLista segundo o especialista em direito condominial Márcio rachkorsky, tel. (11) 2597-0495, animais barulhentos, em especial cães, estão entre os cinco principais motivos de reclamação de quem mora em prédio. “Quando o cachorro permanece muito tempo preso e não sai de casa, ele fica frustrado. os latidos são uma maneira de extravasar”, explica o médico veterinário e terapeuta comportamental canino Marcel pereira, tel. (11) 99511-2395. se uma conversa direta com o vizinho não resolver, envolva o síndico. “É comum que os donos dos cães minimizem o problema, achando que os latidos não incomodam tanto. Quando o alerta vem do síndico, surte mais efeito”, afirma Márcio. caso o problema persista, envie uma carta formal ao condomínio e ao dono do animal. em último caso – e isso vale também para quem mora em casa –, há a possibilidade de entrar com uma ação no Juizado especial de pequenas causas. “o artigo 42 da lei federal 3688, referente à perturbação ao sossego alheio, pode se enquadrar nessa situação. porém, um acordo amigável é sempre melhor”, explica Márcio.

é uma das soluções para abrir mais espaço no cômodo”, afirma. Para guardar o que foi mantido, ela aconselha o uso de caixas organizadoras. “Divida os itens por categorias e coloque-os em caixas com etiquetas coladas do lado de fora, identificando-os. Guardeas dentro de armários ou baús com amortecedores na tampa”, diz. instalar prateleiras e nichos na parede também funciona. atente-se apenas ao fato de que estes acessórios acumulam poeira e, portanto, devem ser evitados em quartos de crianças alérgicas.

erramos • na seção Isto É Quente, ed. de dezembro, pág. 30, a loja orlean, orlean.com.br, foi grafada incorretamente.

vocÊ tem ou Gostaria De ter cÂmeras De seGuranÇa Dentro Da sua casa? conte-nos os motivos responda à questão no casaejardim.com.br ou pelo e-mail casajardim@edglobo.com.br. as melhores respostas serão publicadas na edição de fevereiro. participe e ajude a fazer a sua casa e jardim.

casa e jarDim | fevereiro 2012 | 15


Janeiro 2013

ano 60

n 0 696

46decoração neutros xx

seções Um lindo apartamento na praia pronto para encarar umidade e maresia

DE TIRAR O CHAPÉU Varanda gourmet com jeito de sala

Janeiro de 2013 | N0 696 | R$ 12

TUDO JUNTO E MISTURADO Estantes para exibir objetos, livros, TV, som e organizar o lar numa tacada só

O poder do conforto

De nada adianta uma casa só linda. Ela tem que ser gostosa, daquelas que não dá vontade de sair. O segredo dessa conquista vai além do sofazão e da cama cheia de almofadas. Confira!

nossa capa ambiente projetado pelo arquiteto maurício arruda e fotografado por victor affaro. realização de nuria uliana

16 | janeiro 2013 | casa e jarDim

20 deu capa... 24 isto É Quente! 28 cobiça 30 de olHo na Moda 32 Quanto custa 34 talento 36 MeMÓria 38 Feito à Mão 40 seGredos de QueM sabe 42 tiVe uMa ideia 64 canto incríVel 122 Jardins e aFins 124 pets 126 receber coM cHarMe 128 onde encontrar 130 casas do brasil

56 estantes


46 beGe siM, MonÓtona não

uma decoração com peças e revestimentos só em tons neutros pode render um visual incrível e sensações gostosas. confira as composições monocromáticas que montamos

52 personalidade na sala

romântica, estampada, industrial ou em tons naturais: qual é a sala dos seus sonhos? selecionamos as peças básicas para criar ambientes com afinada sintonia

56 tudo Junto e Misturado

nada como uma boa estante para organizar e exibir tudo o que temos de bacana em nossa casa. Mostramos cinco projetos com diferentes materiais e acabamentos

68 o poder do conForto 72 decoração 74

além de ser linda, a casa deve nos abraçar. ouvimos alguns profissionais da área sobre quais elementos são prioritários para conseguir o bem-estar necessário

72 apartaMentos Gostosos

na praia ou na cidade, três decorações apresentam soluções e misturas de peças que tornam a vida dos moradores mais prática, saudável e, acima de tudo, feliz!

98 do passado, uM presente

um velho moinho antigo, uma casa exuberante hoje. Foi assim que um imóvel, no sul da França, renasceu com texturas de pedras, peles e madeira. um convite aos sentidos

106 Quente e Generosa

Madeira maciça e tijolos ingleses dão autenticidade a uma casa de linhas clássicas e limpas, com espaços amplos e abertos para o jardim, no interior de são paulo

116 a Vez É das crianças

98 decoração pelo mundo

dois projetos de paisagismo contemplam os pequenos com áreas exclusivas para brincar: um possui casa de bonecas de madeira e, outro, um playground completo casa e jarDim | janeiro 2013 | 17


DIRETOR GERAL

Frederic Zoghaib Kachar

DIRETOR DE MERCADO AnunCIAnTE Alexandre Barsotti DIRETOR DE ASSInATuRAS Renato Barbosa

DIRETORA DE GRuPO CRESCER, CASA E JARDIM, CASA E COMIDA E GALILEu Paula Perim DIRETORA DE REDAÇÃO Simone Quintas squintas@edglobo.com.br REDATORA-ChEFE Thaís Lauton DIRETOR DE ARTE Ricardo Martins EDITORA ExECuTIvA Nuria Uliana EDITORAS Carol Scolforo, Mariana Mello, Marilena Dêgelo, Natalie Antar (online) EDITORAS ASSISTEnTES Cristiane Senna (online), Miriam Zlochevsky Tunchel (arte) REPóRTER Stéphanie Durante DESIGnER Maycon Silva (online)

COLABORADORES Juliana Fanchini, Juliana Pikel, Regiane Mancini, Verônica Naka, Viviane Gonçalves (produção). Cacá Bratke, Carlos Cubi, Edu Castello, Evelyn Müller, Felipe Gombossy, Iara Venanzi, Luis Gomes, Maíra Acayaba, Marina Fragoso, Salvador Cordaro, Sendi Morais, Victor Affaro (fotografia). Bruna Francelina de Lima (revisão). Caco Neves, Maurício Pierro, Luisa Furman, Luli Penna (ilustração). ESTAGIáRIOS Alan Leitão (arte), Maria Silvia Ferraz (online), Juliana Malacarne (texto) ASSISTEnTE-ExECuTIvA Wania Pace (3767-7986)

DESEnvOLvEDORES

InOvAÇÃO DIGITAL DIRETOR DE InOvAÇÃO DIGITAL Alexandre Maron GEREnTE DE PROJETOS SOCIAIS: Ana Carolina Voorwald EDITORA DE MÍDIAS DIGITAIS Ana Brambilla COORDEnADOR DE InTERFACES DIGITAIS Valter Bicudo

Allan Juliani, Bruno Müller, Bruno Agutoli Claudia Mardegan, Flavio Crispim, Jeferson Mendonça, Leandro Paixão, Victor Hugo Oliveira da Silva, William de Mello GEREnTE DE TECnOLOGIA DIGITAL Carlos Eduardo Cruz Garcia DESIGnERS Amanda Fillipi, Danielle Bidoia, Janaina Torres PESquISA CEDOC/Globopress

PuBLICIDADE DIRETORIA DE PuBLICIDADE CEnTRALIZADA: Eduardo Leite; Tida Cunha, Marcelo ExECuTIvOS DE nEGóCIOS: Ana Silva Costa; Anna Paola Nardi; Antonio Carlos C.

Barbieri Nogueira, Maria José Sales; Neusi Maria Brigano; Viviane Diniz; Marcelo Maciel; Marco Gandares DIRETOR DE PuBLICIDADE SÃO PAuLO: Demetrio Amono Netto GEREnTE DE PuBLICIDADE SÃO PAuLO: Fábio Romano Morgado ExECuTIvOS DE nEGóCIOS SÃO PAuLO: Ana Paola Nardi; Ana Silvia Costa; Maria José Sales; Neusi Maria Brigano, Viviane Vieira Diniz; Marco Gandares; Antonio Carlos C. Nogueira (Tunico) DIRETORA DE PuBLICIDADE CASA E JARDIM E CASA COMIDA: Marilia Guiti Hindi ExECuTIvOS DE nEGóCIOS: Valquiria Blasioli, Mile Leite, Cinthia Souto Ramos, Talita Oliveira Simao DIRETOR DE PuBLICIDADE On LInE: Reginaldo Andrade GEREnTE DE PuBLICIDADE On-LInE: Samuel Sabbag Ferreira Braga ExECuTIvOS DE nEGóCIOS On-LInE: Aure Costa; Fellipe Hernandez Ventura; Fernando Monis; Caio Alves Moreira; Silmara Reis OPEC DIGITAL: Higor Chabes; Rodrigo Pecoschi; Rodrigo Santana F. de Oliveira; Sergio Aguiar; Thiago Previeiro; Mayara Passini Torres; Danilo Panzarini ESCRITóRIOS REGIOnAIS: Carlos Manoel Jr. (gerente de publicidade representantes) DIRETOR DE PuBLICIDADE SuCuRSAIS: Ricardo Rodrigues RIO DE JAnEIRO: Andréa Manhães Muniz; Jose Rocha;Márcia Torres; Daniela Lopes (executivos de negócios); OPEC: Sonia Dias BRASÍLIA: Fernanda Requena (gerente) COORDEnAÇÃO DE PuBLICIDADE: José Soares GEREnTE DE PROJETOS ESPECIAIS: Eduardo Watanabe ASSInATuRAS GEREnTE DE vEnDAS PESSOAIS E ASSInATuRAS: Reginaldo Moreira da Silva GEREnTE DE ATEnDIMEnTO AO CLIEnTE: Arlete Medina Grespan GEREnTE DE FIDELIZAÇÃO, REnOvAÇÃO, DATA BASE E TELEvEnDAS InTERnAS: Cristiano Augusto COORDEnADOR DE E-COMMERCE: Everson Amancio dos Santos

Soares Santos

vEnDAS AvuLSAS DIRETORA: Regina Bucco COORDEnADORA DE BAnCAS: Eliza de Campos COnSuLTORA DE vAREJO: Rosana Strozani MARkETInG DIRETORA DE MARkETInG: Claudia Fernandes GEREnTE DE CRIAÇÃO: Paulo Ferrari GEREnTE DE InTELIGênCIA DE MERCADO: Wilma Montilha GEREnTE DE EvEnTOS: Sabrina Salgado

CASA E JARDIM é uma publicação mensal da EDITORA GLOBO S.A. – Av. Jaguaré, 1.485, São Paulo (SP), CEP 05346-902. Distribuidor exclusivo para todo o Brasil: Fernando Chinaglia Distribuidora S.A. Impresso: Log & Print Gráfica e Logística S.A. – Rua Joana Foresto Storani, 676 CEP 13280-000 - Distrito Industrial - Vinhedo, São Paulo, SP

Atendimento ao assinante

Disponível de segunda a sexta–feira das 08:00 as 21:00 e aos Sábados das 08:00 as 15:00.

Internet: www.editoraglobo.com.br/atendimento São Paulo: 11-3362-2000 Demais localidades: 4003-9393* Fax: 11-3766-3755

*Custo de ligação local. Serviço não disponível em todo o Brasil. Para saber da disponibilidade do serviço em sua cidade, consulte sua operadora local

Para anunciar ligue: SP: 11-3767-7700/3767-7128 RJ: 21-3380-5924, e-mail: publicasaejardim@edglobo.com.br Para se corresponder com a Redação: Endereçar cartas à Casa e Jardim Caixa Postal 66011, CEP 05315-999 – São Paulo, SP. Fax: 11-3767-7936 – e-mail: casajardim@edglobo.com.br

As cartas devem ser encaminhadas com assinatura, endereço e telefone do remetente. CASA E JARDIM reserva-se o direito de selecioná-las e resumi-las para publicação.

Edições anteriores: O pedido será atendido por meio do jornaleiro ao preço da edição atual, desde que haja disponibilidade de estoque. Faça seu pedido na banca mais próxima.

“O Bureau Veritas Certification, com base nos processos e procedimentos descritos no seu Relatório de Verificação, adotando um nível de confiança razoável, declara que o Inventário de Gases de Efeito Estufa – Ano 2010, da Editora Globo S.A., é preciso, confiável e livre de erro ou distorção e é uma representação equitativa dos GEE dados e informações de GEE sobre o período de referência, para o escopo definido; foi elaborado em conformidade com a NBR ISO 14064-1:2007 e Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol.”


deu capa...

... nos anos 1950

as capas confirmam mais do que o modismo dos móveis com pés palito. elas relembram um tempo em que as imagens eram colorizadas e as mulheres realizavam um único papel: o de dona de casa. Já a arquitetura, surpreendia com seus traços modernos, como mostra a edição de janeiro de 1958, que traz a fachada da casa do arquiteto Flávio de carvalho, em Valinhos, sp.

nº1 jun/1953 20 | janeiro 2013 | casa e jarDim

nº4 out/1953

nº16 aGo/1955

nº22 fev/1956

nº35 mai/1957

nº40 jan/1958

nº56 set/1959


Os estilos de decoração mudam. A referência, não. Comemore com a gente os 60 anos de Casa e Jardim.

Projeto Milão A Semana de Design de Milão é o maior evento do setor no mundo, com mais de 150 países participantes. O Brasil conta com a 5ª maior delegação, e a Casa e Jardim estará presente, em parceria com o Brazil S/A, com um projeto multiplataforma. Patrocínio

Edição Histórica – junho/2013 Casa e Jardim 60 anos trará uma retrospectiva completa da decoração, arquitetura e design. Um rico material de consulta para arquitetos, decoradores e apaixonados pelo tema em uma edição especial para colecionadores.

Em 2013, aguarde mais novidades.


superbacana Móveis, objetos e pessoas que tornam sua vida melhor, mais bonita e divertida

produzidos por tribos indígenas, os cestos bordados invadem a decoração. em Feito à mão, pág. 38 24 isto é Quente 28 cobiça 30 de olho na moda 32 Quanto custa 34 talento 36 Memória 40 segredos de quem sabe 42 tive uma ideia


superbacana > isto é quente!

Por Juliana Fanchini e Mariana Mello

efeitos provocantes Madeira bruta, recortes precisos, tricô e até ferro que sofreu a ação do tempo compõem estas novidades de design – tudo para seduzir seu olhar!

1

2 3

estrutura de tela galvanizada e cúpula retrátil de tricô feito à mão, 28 x 20 cm, design de sergio cabral, do superlimão studio. outra graça da peça é a lâmpada sobre o poleiro. nas cores vermelha ou cinza (fechada na foto), custa r$ 580. tel. (11) 3518-8919; superlimao.com.br.

24 | janeiro 2013 | casa e jarDim

2 com a parceria de etel

carmona, o designer carlos motta relança 13 peças de sua linha atelier. uma delas, disponível na arquivo contemporâneo, é a cadeira luna, de freijó, 70 x 58 x 74 cm, que sai por r$ 7.140. tel. (21) 2227-9120; arquivocontemporaneo.com.br.

3 inspirado em formas e desenhos

andinos, o banco azteca, de mdf laqueado, 1,40 x 0,40 x 0,38 m, é a mais nova criação do estúdio lattoog. também pode ser feito de madeira natural. a partir de r$ 2.547, na lZ studio. tel. (21) 3649-6416; lzstudio.com.br.

4 envelhecida, do jeito

que a gente gosta! assim é a poltrona Jardim, de ferro pintado, original dos anos 1950, 60 x 60 cm, sai a r$ 900 na thomaz saavedra escritório de arte. tel. (11) 3031-4444; thomazsaavedra.com.br.

Fotos divulgação

1 a luminária cadê piu-piu tem


5

4 7

preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

6

5 a designer dinamarquesa louise

campbell criou para a marca de iluminação louis poulsen o pendente lc shutters, de alumínio pintado, 30 x 43,9 cm. precisos recortes vazados permitem a passagem de luz. na danish design, r$ 2.695. tel. (11) 3062-0085; danishdesign.com.br

6 a coleção 2013 de tecidos da casa rima traz a ousadia e a vibração das décadas de 1960 e 1970. entre os modelos estão o dZi pavão e os olhos cheios de cores, que podem ser impressos em tecidos diversos como o percal, a lona peletizada e a sarja. custam, respectivamente, r$ 300 e r$ 380 o metro linear. tel. (51) 3333-0393; casarima.com.br.

7 lançamento da italsofa, a

mesa lateral checkers tem estrutura de metal cromado e tampo de vidro temperado colorido. com 50 cm de diâmetro, está disponível em duas alturas, 45 cm e 50 cm, e custa r$ 1.300. tel. (11) 5505-1699; italsofa.com.br. casa e jarDim | janeiro 2013 | 25


superbacana > isto é quente lá fora!

Por Thaís Lauton

de edward van vliet para a paola lenti, o balanço swing tem estrutura leve, presa a cabos de aço inoxidável, e almofadas de poliéster

Fotos divulgação

o que é que a italiana tem? designer, pesquisadora, defensora do uso consciente de matéria-prima e a figura por trás da marca de mesmo nome, criada em 1994 e reconhecida internacionalmente. a italiana paola lenti (paolalenti.it) é uma das precursoras no uso de fios de alta performance em móveis e tapetes para áreas externas e internas. como se não bastasse, insere cor com facilidade nas peças que produz, muitas idealizadas em parceria com outros designers. a seguir, a entrevista que concedeu a casa e Jardim. cJ - descreva sua casa em três palavras. pl - Minha casa pode ser considerada um armazém repleto de livros. cJ - além das suas criações, como a cor entra na sua vida? pl - pintando os aspectos da minha vida: sensações, sentimentos, amores. Minhas cores favoritas são branco, preto e azul-escuro, mas há espaço para todas elas. cJ - um lugar tranquilo para você é... o pufe shell, outra pl - Minha casa. lá eu me sinto tal como quando criação de paola, tem estou em meio à natureza: é um momento para estrutura de espuma relaxar, pensar e talvez aprender alguma coisa. de poliuretano, que repele água, e é cJ - o melhor de desenvolver mobiliário é... coberto por um tecido pl - conseguir criar algo sensível, que possa fazer as de fio de corda pessoas se sentirem confortáveis.

26 | janeiro 2013 | casa e jarDim

sofá modular canvas, com pés de aço tratado e envernizado, estrutura de corda e almofadas de poliéster próprio para áreas externas. criação de francesco rota para a marca

de autoria da própria designer, o tapete Zoe é feito de fio de corda disposto em espiral


superbacana > cobiça

força na corda resistente por definição, ela é aplicada em móveis, acessórios e peças de design. são objetos para desejar e confiar: eles suportam o que der e vier

repórter de imagem juliana fanchini Fotos carlos cubi e divulgação

Pendentes nud classic, com cabos encapados de náilon, 3 m. mo.d, r$ 259 cada um

Cestos Wire basket áfrica, feitos com fios coloridos de telefone, 12 x 6 cm. coisas da doris, r$ 90 cada um

Cadeira xat,

design de christian ullman, estrutura metálica com pintura eletrostática revestida de corda de poliéster, 45 x 45 x 85 cm. a lot of, r$ 900

Tapete da linha marakatú, 100% poliéster, 3 x 3 m. design de sérgio J. matos para a by Kamy, r$ 12.987

Chaise cordula, estrutura de

aço inox e cordas náuticas, 0,65 x 1,74 x 0,82 m. missoni home à venda na domme, r$ 12.317

Almofada

algae, de malha de viscoelastano, 16 x 43 cm. studio midaglia, r$ 270

28 | janeiro 2013 | casa e jarDim


Cabideiro for,

de aço-carbono e corda, 0,50 x 0,50 x 1,60 m. clami, r$ 2.160

Banco-cesto, de corda de polipropileno, design de marcelo rosenbaum, 50 x 39 cm. conceito firma casa, r$ 1.668 Pufe sebek, estrutura de ferro e assento de corda náutica, 53 x 53 x 38 cm. estar móveis, r$ 636

Garrafas algae, coleção theoria homepiece by andrea midaglia, vestidas de malha de viscoelastano. tamanhos variados, de 100 a 500 ml. studio midaglia, de r$ 49 a r$ 99

Banco tiras,

preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

telefones a partir da página 128

de madeira maciça revestido com tiras de náilon, design de João livoti, 1,42 x 0,46 x 0,48 m. desmobilia, r$ 880

Luminária de piso cônica, de alumínio pintado e cúpula de corda náutica. design de luciano mandelli, 0,80 x 1,70 m. tidelli, r$ 1.398

Poltrona balão, design de sérgio J. matos, de alumínio com cordas de algodão, 0,75 x 1,20 x 0,80 m. mix & match, r$ 11.760 casa e jarDim | janeiro 2013 | 29


superbacana > de olho na moda

branco é poder a ausência de cor abre caminho para texturas inesperadas e eleva à máxima potência as características de cada material

Lustre de cristal e vidro, 1,30 x 1,30 m. casa vostra, r$ 7.400

repórter de imagem juliana fanchini

Banco hélix,

com acabamento laqueado e eixo de madeira natural, 46 x 49 cm. estar móveis, r$ 1.072

Cadeira grace, de aço inox, fibra sintética e almofada de couro náutico, 55 x 62 x 78 cm. galeria das lonas, r$ 1.520

telefones a partir da página 128

escandinavo order valet, de aço, design da sueca gabriella gustafson, 0,60 x 1,30 m. benedixt, r$ 1.755

Prato decorativo de

divulgação

porcelana, 28 cm. da 6f decorações para a licy home, r$ 110

Bufê certi, de madeira laqueada com impressão a laser, design de flávio borsato e mauricio lamosa, 1,80 x 0,51 x 0,75 m. Way design, r$ 9.155

30 | janeiro 2013 | casa e jarDim

preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

Mancebo

Fotos carlos cubi e divulgação

look da grife francesa louis vuitton, coleção verão 2013, apresentado em paris


superbacana > quanto custa

toalhas de banho

elas nos acompanham o ano inteiro, todos os dias. aproveite o ânimo de renovação, típico de janeiro, para aposentar suas toalhas velhinhas e investir nestas aqui

1

2

repórter de imagem juliana fanchini Fotos iara venanzi 3

1 royal, da santista, algodão, 0,70 x 1,30 m. riachuelo moda casa, r$ 11,90. 2 frape, da buddemeyer, algodão, 0,70 x 1,35 m. Zelo, r$ 24,90. 3 Jacquard premium, algodão, 0,70 x 1,40 m. dohler, r$ 23,60. 4 canny, da Karsten, algodão e poliéster, 0,70 x 1,35 m. habitare casa, r$ 19,90. 5 velvet, da buddemeyer, algodão, 0,70 x 1,40 m. tok & stok, r$ 44. 6 estrelas, da casa by buddemeyer, algodão, 0,80 x 1,50 m. casa almeida, r$ 52,90. 7 malaga, algodão, 0,90 x 1,60 m. trousseau, r$ 82. 8 normandie, algodão peruano, 0,90 x 1,70 m. carmim casa, r$ 191,50. 9 colorati, algodão e poliéster, 0,86 x 1,50 m, da Karsten, exclusiva para a mundo do enxoval, r$ 33,90. 10 Jogo leonard, algodão, cinco peças, 0,90 x 1,50 m. missoni home, r$ 1.030. 11 twill, algodão, 1,05 x 1,80 m. trousseau, r$ 356. 12 ting, da santista, algodão, 0,70 x 1,35 m. riachuelo moda casa, r$ 13,90.

4

5

6

7

8


telefones a partir da página 128

11

preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

10

agradecimento Madeira de demolição

9 12


superbacana > talento Por Carol Scolforo

traços atemporais

Marina Fragoso

o visual sóbrio predomina nas mais de 400 peças criadas pelo designer pedro mendes, que gosta de móveis resistentes a modismos

34 | janeiro 2013 | casa e jarDim

de madeira carvalho maciça, mesa de jantar martha, 2 x 1,10 x 0,75 m. na arquivo contemporâneo, r$ 3.950

preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

poltrona anna, madeira tauari e estofado de linho, 81 x 80 x 73 cm. na arquivo contemporâneo, r$ 2.470

Fotos divulgação

a mesa de canto laço tem estrutura de metal e tampo de vidro, 75 x 75 cm. na 4 elementos, r$ 8.602

telefones a partir da página 128

divã freud, pés de madeira e estofado de tecido, 1 x 1,85 m. na simmetria ambienti, r$ 7.600

e

mbora suas características em comum sejam bem claras, os móveis assinados pelo designer paulista pedro Mendes seguem uma premissa para saírem do papel: os desenhos jamais devem trilhar um mesmo caminho. “É difícil, mas nada pode ser igual”, decreta ele, que desenvolve de duas a três peças por dia. Mas, de sua intensa produção anual, cerca de “apenas” 50 projetos realmente vão para as fábricas. desde 2000, quando pedro direcionou os traços aos móveis, seu portfólio soma mais de 400 criações. Formado em design de interiores pela universidade Mackenzie, em 1982, ao se desviar um pouco da profissão, ele adotou como material preferido a madeira maciça, esculpida em linhas quase sempre retas. “Meu estilo é atemporal. penso em peças que permaneçam na moda”, conta. apesar de já ter tantos móveis assinados, o processo criativo ainda não é simples para pedro, que chega a rascunhar seis vezes um objeto até considerá-lo bom. “adoro desenhar mesas, mas não é fácil fazer uma nova”, diz. as peças teimam em aparecer na cabeça do designer em sonhos, quando está dormindo; ou na praia, durante as férias. “boa parte das inspirações vem também quando estou no bar. corro para pegar um lápis e papel e desenho ali mesmo”, diz, aos risos. tranquilo, ele fala no ritmo oposto de sua efusiva criação, que ultrapassa 12 horas diárias sem que perceba.

a base de madeira da luminária ana, 2 x 0,40 m, lembra um compasso. na Way design, r$ 3.474,38


superbacana > memória

coberto de afeto texto carol scolforo

repórter de imagem juliana fanchini Foto iara venanzi

36 | janeiro 2012 | casa e jarDim

telefones a partir da página 128

e

m uma mesa repleta de delícias, ele é o rei das sensações mais nobres. um bolo recém-saído do forno carrega lembranças, arrebata os sentidos. É um mimo de valor incalculável em um café da tarde de domingo – em poucos segundos toda a família cede a seus apelos. Quando a guloseima sobra, é preciso protegê-la dos insetos (e das mãozinhas espevitadas das crianças). Há muitas décadas, alguma dona de casa exemplar descobriu a necessidade de ter um cobre-bolo. “ele é uma versão reduzida do mosquiteiro, que era usado no oriente. Veio de lá para cá, provavelmente, com imigrantes e chegou às cozinhas das fazendas, onde havia muita fuligem”, conta sueli Garcia, professora de história dos interiores no centro universitário belas artes. em um passado nem tão distante, a indústria passou a fabricar a peça de plástico. para tornála mais vistosa, as senhoras mais prendadas aproveitaram os furos para passar o ponto cruz, bordado milenar. assim, um cobre-bolo comum virou uma peça especial, como esta à venda na Hips retrô, que enche os olhos e o coração. louças da corporação de ofícios.


FoTo: FAuSTulo MAChAdo | deSIGn doS TAPeTeS: © AlFredo luIz BArBoSA de olIveIrA

FoTo: FAuSTulo MAChAdo | deSIGn doS TAPeTeS: © AlFredo luIz BArBoSA de olIveIrA

FoTo: FAuSTulo MAChAdo | deSIGn doS TAPeTeS: © AlFredo luIz BArBoSA de olIveIrA FoTo: FAuSTulo MAChAdo | deSIGn doS TAPeTeS: © AlFredo luIz BArBoSA de olIveIrA

Bauru (SP) Perfil Casa - (14) 3206.4665 Belo Horizonte (MG) Tetum - (31) 3261.6660 Brasília (DF) Gallery Tapetes - (61) 3233.3030 Campinas (SP) Sierra Isa Amaral - (19) 3252.4463 Curitiba (PR) Inove - (41) 3014.9393

mais que tapetes personalidade

Londrina (PR) Galeria do Tapete - (43) 3342.1238 Piracicaba (SP) Addentre - (19) 3432.5333 Porto Alegre (RS) Jasmin Tapetes - (51) 3332.5233 Salvador (BA) Toque da Casa - (71) 350.7474 S. J. Rio Preto (SP) Perfil Casa - (17) 3216.6772

Loja Conceito rua da Consolação, 3.031 Jardins - São Paulo - SP (11) 3061.1412

www.puntoefilo.com.br


superbacana > feito à mão

cestaria do Xingu texto carol scolforo repórter de imagem juliana fanchini

preço pesquisado em dezembro e sujeitos a variação

telefones a partir da página 128

Foto iara venanzi

d

ispostos na parede ou no centro da mesa, os cestos produzidos por tribos indígenas do país dão um toque de cor e brasilidade às decorações, muitas vezes recheadas de peças de design caro. poucos sabem que o caminho desse artesanato, antes de chegar às casas das cidades grandes, é cheio de aventuras. os cestos que aparecem na foto são criados originalmente para a pesca na aldeia Mehinaku, no parque indígena do Xingu. lá, os índios mais velhos andam até 20 km na mata em busca da palha da palmeira do buriti. de volta à aldeia, o material é colocado para secar ao sol durante um dia. a partir daí, entram em cena as índias, que montam as peças tramando as fitas da palha em arcos de bambu e, em seguida, bordam os desenhos coloridos com fios de algodão. na aldeia, as crianças aprendem cedo esse trabalho. “Meninas de cinco anos já tecem a palha”, diz, em português esforçado, o índio Wayukuma Kalapalo, ou Mazinho, coordenador local da Funai. após uma semana do início do processo, as peças ganham a estrada rumo às lojas de artesanato. as da foto são da depósito Kariri, a partir de r$ 75 cada uma.

38 | janeiro 2013 | casa e jarDim


Chegou a linha de produtos a bateria. Mais do que nunca, tudo fica melhor com STIHL.

A STIHL mais uma vez inova, vai além das expectativas e apresenta a linha de produtos a bateria. Para você que busca mobilidade e praticidade, a linha de produtos sem fio, sem emissão de gases e com baixo nível de ruído vai tornar o seu dia a dia mais fácil. Ideal para quem deseja realizar serviços de jardinagem com facilidade e conforto. Conheça a motosserra, o podador, o soprador, a roçadeira e o cortador de grama em uma loja especializada STIHL. Acesse: www.produtosabateria.stihl.com.br SEM FIO • BAIXO RUÍDO SEM EMISSÃO DE GASES

www.stihl.com.br 0800 707 5001

Motosserra MSA 160 C

Cortador de grama RMA 370 Roçadeira FSA 85

Podador HSA 65

Bateria e carregador universal STIHL AP 160 e AL 300

Soprador BGA 85


superbacana > SeGreDOS De quem Sabe Por Carol Scolforo

claudia Diamant

a paisagista paulista cria jardins atemporais com texturas e detalhes que tornam a porção verde da casa mais atraente e prazerosa aos moradores

d

esde criança, claudia diamant queria ser artista. Mas seus pais não a deixaram seguir essa carreira e, quando se deu conta, o sonho lúdico havia se dissolvido na faculdade de economia. ela chegou a trabalhar dois anos no mercado financeiro, mas ainda suspirava pela arte. Foi então que teve coragem de refazer o caminho. Juntou dinheiro e, em 1994, partiu para os estados unidos, onde direcionou a paixão para o curso de arquitetura paisagística, na universidade de cornell. Voltou ao brasil quatro anos depois e abriu seu escritório de paisagismo. antes disso, passou por portugal e pela itália, onde garimpou boas ideias. “cada projeto requer muita pesquisa, planejamento e gerenciamento dos recursos naturais, sem falar dos elementos construídos. o resultado de tudo isso é um conjunto harmônico e funcional”, afirma.

1

• “procuro introduzir uma espécie de cor forte para valorizar o verde da vegetação. pode ser um azul ou roxo.” • “uso referências de vários estilos, mas gosto de realizar jardins atemporais, que não seguem modismos.” • “evito florzinhas anuais, que sempre precisam ser replantadas. sem elas, o projeto dura muito mais.”

2

3

• “diversifico as texturas das plantas e dos elementos. nem sempre uso flor.” • “prefiro criar espaços com toda a vegetação em linhas mais retas. deixo as curvas só para os vasos.” • “Gosto muito de detalhes. cuido para que o encontro de materiais, como a grama e o piso, tenha resultado perfeito.” • “para entender o que o

morador deseja em seu jardim, observo seu jeito de se vestir. aí entra muita psicologia.” • “O bacana é a diversidade. Quanto mais espécies de plantas são colocadas no jardim, mais interessante fica.” • “Diferentes culturas e épocas me inspiram. Gosto dos jardins orientais, das suas pedras lindas e do jeito que é usada a vegetação.”

5

4

(1) O jogo de xícaras de prata é herança da avó Klara, húngara. (2) Canetinhas de cores diferentes (o verde em todas as nuances) são renovadas sempre. (3) Os livros estrangeiros são as referências da paisagista. (4) O par de tênis é usado por Claudia, que corre como forma de meditação. (5) O camaleão de papel e resina revela o espírito descontraído de sua casa. (6) Nos dois projetos, em São Paulo, o jardim ganha texturas diferentes de verde e a varanda, a cor intensa do azul escuro 40 | janeiro 2013 | casa e jarDim

Fotos victor affaro e divulgação telefone a partir da página 128

6


superbacana > tive uma ideia

Dois em um texto stéphanie Durante

s

realização nuria uliana

Foto edu castello

agradecimento benedixt

telefones a partir da página 128

eja pela falta de espaço ou pela praticidade, é cada vez mais comum o uso de móveis com dupla função. e foi pensando nisso que o designer Marcus Ferreira criou o quadro-luminária. o resultado, uma alternativa criativa ao abajur, deixa qualquer ambiente mais divertido. “todo mundo tem um canto da casa meio deixado de lado. Queria fazer um objeto diferente, que pudesse dar vida a esse espaço desvalorizado”, diz ele. a reprodução do Mapa do transporte Metropolitano de são Paulo foi baixada da internet. “Depois de tirar alguns símbolos e informações, mandamos montar um quadro com a imagem impressa”, explica Marcus. em seguida, ele fez furos com uma chave de fenda em vários pontos, que destacam as estações de metrô e trem, e instalou as luzinhas – daquelas coloridas, usadas na decoração de natal. Para finalizar, o quadro-luminária recebeu a proteção de um vidro. tudo da FastFrame.

lufe Gomes

Marcus Ferreira é designer, proprietário

42 | janeiro 2013 | casa e jarDim

da carbono. para ele, conceber peças de design a partir de objetos do cotidiano estimula a criatividade e também promove a interação entre a família. experimente!


Sem um

bom porcellanato, complica.

Veja o filme da campanha

www.bianc o g r es.co m | facebook.com/biancogres

Acerte na decoração com Biancogres.


estilo

Nossas apostas e soluções práticas para você amar ainda mais a sua casa bege não precisa ser sinônimo de monótono. veja como fazer bonito com tons neutros. pág. 46

52 salas 56 estantes 64 canto incrível 68 reflexão


estilo > neutros

bege sim, e daí? o que seriam dos ambientes monocromáticos se todos gostassem dos coloridos? provamos que é possível usar apenas peças em tons neutros, e dar personalidade à decoração repórter de imagem regiane mancini Fotos cacá bratke


preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

assistente de produção neto bertolotti assistente de fotografia ivan maracás

na página anterior, a sala tem papel de parede Khroma, coleção square, da Wallcovering, r$ 553 o rolo de 5 m². atrás do sofá de lã poet, da scandinavia designs, preço sob consulta, quadro Feltragem, da olho interni, r$ 2.214. sobre a mesa lateral Micado, da danish design, r$ 1.995, vasos de cerâmica, olho interni, r$ 640, e de Murano, Kcase, r$ 1.100; cofres em formato de livro london e paris, dali casa, r$ 74 cada; e portavela de couro, empório beraldin, r$ 74. tapete de náilon cyber, coleção Horizontes Virtuais, da avanti, r$ 1.195 o m². de pinus e lã, banco nuvem, da estar Móveis, r$ 883. banco carneiro, madeira e cortiça, conceito Firma casa, r$ 2.125. na foto acima, papel de parede Khroma, coleção only one, dourado, r$ 554 o m², e da coleção any touch, que imita palha, r$ 444 o m², ambos da Wallcovering. do alto para baixo, almofada rim empório blue, da blue Gardenia, r$ 140; coelho, coisas da doris, r$ 180; almofada oxford, algodão, trussardi, r$ 141; manta de algodão, ari beraldin, r$ 190; jogo de lençol solteiro de algodão bellora, Valencien, r$ 663; jogo de lençol queen de linho, r$ 1.099, e manta de tricô navy star, r$ 279, tudo da casa almeida; manta de cashmere Verona border, trousseau, r$ 4.926. cadeira J39, danish design, r$ 1.795

casa e jarDim | janeiro 2013 | 47


estilo > neutros

a janela possui cortina de macramê de seda, empório beraldin, r$ 165 o metro. papel de parede Harlekin, coleção Juniper, da orlean, r$ 790 o rolo de 5 m². moldura trabalhada, r$ 268, e gaiola de madeira, r$ 220, da Katmandu. no aparador trebbi, aço com pintura eletrostática, design do estúdio bola, estar Móveis, r$ 3.419, cachepô de cerâmica da olho interni, r$ 349; porta-retrato de osso, r$ 98, e caixa de couro lesard Vanilla, r$ 270, da raízes design. castiçal toy, de madeira crua, da a lot of, r$ 950; esculturas de madeira rabbit e Hipo, design de Kay bojesen para a rosendahl, na scandinavia designs, r$ 499 cada; pato duck and duckling de madeira, design de Hans bolling, na danish design, r$ 275; e letras de madeira, teo, r$ 150 cada 48 | janeiro 2013 | casa e jarDim


na parede, tinta cor lKs 689 bedford, lukscolor, e painel de tecido laminado cor areia, 2,40 x 0,60 m, art Maison, r$ 1.800. conjunto de letras love, madeira dourada, coisas da doris, r$ 280. no tapete especial clair, santa Mônica, r$ 797,50 o m2, almofada bordada, bauhaus, r$ 180. na pilha, de cima para baixo, almofada land, empório beraldin, r$ 332; almofada de lã com apliques de flores, estar Móveis, r$ 555; futon de poliéster, l’oeil, r$ 211; almofada de linho com detalhe de couro, olho interni, r$ 410; e futon de sarja, Futon company, r$ 99. cadeira de faia Family 3+4, benedixt, r$ 4.849 o par. vaso scano splash, stile doc, r$ 498. caixa de couro, raízes design, r$ 350, e luminária Milk tablelamp, scandinavia designs, r$ 850


sobre o piso Multistrato carvalho nude, da indusparquet, r$ 334 o m2, poltrona Marília com assento estofado de crochê, da estar Móveis, r$ 3.098. na parede, lambri com tinta lKs 886 camel, lukscolor, r$ 43 o galão de 3,2 l; e quadro com foto de Fabio Messias, arterix, r$ 2.500. da a lot of, relógio pieces of time, bambu, r$ 1.345; banqueta drifted, madeira e cortiça, r$ 1.440; e copo de madeira tourne, r$ 570. pendente de alumínio cabana, da bertolucci, r$ 1.200. mesa de caviúna, estúdio Glória, r$ 8.260; fruteira de madeira basquet, scandinavia designs, r$ 95; vaso de cerâmica com relevo, r$ 270, e bowl amendoim, r$ 266, ambos da Marché art de Vie. vaso de cerâmica rústica, r$ 419, e porta-incenso de cerâmica, r$ 251, da olho interni. jarra saudade, cerâmica, coisas da doris, r$ 50; e bowl torno 2, cortiça e metal, design de ingá sempé para a Matéria amorim, benedixt, r$ 712 50 | janeiro 2013 | casa e jarDim

telefones a partir da página 128

estilo > neutros


estilo > salas

conversa afinada

sem se prender a um estilo, invista na decoração da sala escolhendo peças que dialogam entre si. a seguir, quatro composições em harmonia repórter de imagem juliana fanchini

2 1 4

para ser

Romântico

1 Carrinho de chá, dos anos 1950,

de metal e tampo de madeira, 70 x 40 x 78 cm. hips retrô, r$ 1.850

2 Almofada

de tapeçaria francesa antiga aubusson, 45 x 45 cm. seculo tapetes, r$ 1.100

52 | janeiro 2013 | casa e jarDim

3 Mesa de centro, design de

manish narvania, de madeira e palhinha, 1 x 0,45 m. ishela, r$ 3.725

4 Tapete mallow, designer Jürgen dahlmanns, de lã tibetana e seda. by Kamy, r$ 4 mil o m²

5 Armário display, de manish narvania, de madeira pintada e vidro, 1,99 x 0,41 x 2,10 m. ishela, r$ 5.800

6 Sofá villa linen, de madeira torneada e linho, 1,60 x 0,84 x 0,86 m. Kare, r$ 8.980

Fotos divulgação

6

5


alegre com

Estampas 1

3

2 1 Abajur mix print, base de canela certificada e cúpula de tencel, 43 x 15 x 38 cm. bertolucci, r$ 950

5

2 Capa vermelha

4

ponto bolinha, de crochê, 40 x 40 cm. alfaias, r$ 159. almofada de algodão bordado, 45 x 45 cm. o galpão, r$ 126

3 Mesa lateral

richelieu, de mdf laqueado e cortado a laser, 50 x 40 cm. líder interiores, r$ 560

4 Tapete formosa, design de michael lin para nanimarquina, 100% lã. casamatriz, r$ 4.830 o m² 5 Estante casulo,

6

de mdf com laminado de madeira e módulos pintados de diversas cores, 1,35 x 0,35 x 1,80 m. atelier fernando Jaeger, r$ 9.088

6 Sofá pallet, base de pinus e estofado de jeans, 2,24 x 0,60 x 0,81 m, líder interiores, r$ 4.425

casa e jarDim | janeiro 2013 | 53


estilo > salas

1 2

simples ao

Natural 4 5

3

1 Luminária poste, design de etel carmona, de madeira freijó, 0,96 x 2,12 m. etel, r$ 21.340

2 Rack de perobamica com portas de palhinha, 1,80 x 0,45 x 0,70 m. quarto composto, r$ 7.986

54 | janeiro 2013 | casa e jarDim

3 Poltrona

mambaia, de lattoog, estrutura metálica trançada com junco, 59 x 59 x 62 cm. vimoso, r$ 1.056

4 Tapete tear samba, de taboa com bordados de linhas de algodão e cetim. by Kamy, r$ 400 o m2

5 Estante fox, de metal polido e madeira bruta envelhecida, 1 x 0,45 x 2 m. mobitá, r$ 2.392

6 Sofá oásis, de rejane carvalho leite, de madeira maciça e linho natural, 2,70 x 1,00 x 0,76 m. schuster, r$ 17.823

Fotos divulgação

6


1

1 Abajur íon, de alumínio anodizado, 20 x 40 cm. bertolucci, r$ 1.000

3

2 Mesa lateral

railway, de madeira teca e aço fundido com altura regulável, 37 x 54 cm. Kare, r$ 1.740

3 Mesa de centro,

4

de madeira com os pés pintados, 1,60 x 0,80 x 0,45 m. rug hold, r$ 4.900

5

4 Tapete brito, design de oppa basic, de veludo com proteção u.v. e antiácaro, 2,50 x 3 m. oppa, r$ 1.699 de ferro, 20 x 15 cm. dracena home, r$ 228

6

6 Sofá Cine, base de ferro pintado e estofado de veludo, 3,54 x 1,60 x 0,55 m. decameron, r$ 33.455

preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

telefones a partir da página 128

5 Ventilador antigo

casa e jarDim | janeiro 2013 | 55


estilo > estantes


estrela da organização

uma estante poderosa não só guarda livros, objetos, tV e aparelhos de som. com um bom desenho e um acabamento bacana, ela se torna a atração do espaço. Fique com as ideias de cinco projetos texto carol scolforo


o problema virou obra de arte

o pilar no meio da sala era uma pedra no caminho de um jovem solteiro neste apartamento. Mas o arquiteto lucas Kanyó, da Kanyó arquitetura, percebeu que a estrutura de concreto poderia ser sua aliada no projeto de uma estante. em torno dela, ele instalou nichos de MdF com acabamento de laca preta, para destacar os objetos do morador. com formas irregulares, a peça ficou parecendo uma escultura. os nichos possuem alturas e larguras variadas e profundidades entre 35 e 45 cm. “brincamos com os tamanhos, sem saber exatamente o que se encaixaria em cada um”, diz Kanyó. a estrutura de madeira com espessura de 3 cm suporta bem a tV e o som, que ficam nas partes abertas, de um dos lados (foto nas págs. anteriores). os controles, os dVds e os cds estão distribuídos nas gavetas com 10 e 30cm de altura e nos nichos menores. 58 | janeiro 2013 | casa e jarDim

Fotos luís gomes repórter de imagem verônica naka

estilo > estantes


Foto maíra acayaba realização nuria uliana

mistura alegre

no quarto de lazer para as crianças, a arquiteta Madá campos projetou uma estante colorida, composta de módulos desnivelados, que agrada também aos adultos. as peças, feitas de MdF pela Magal Marcenaria, receberam acabamento de laca branca com detalhes na parte externa nas cores verde l-043 e laranja l-090, da sayerlack. os módulos, parafusados entre si, possuem dois tamanhos diferentes: 45 x 45 cm e 45 x 90 cm. alguns são fechados com portas e outros, deitados na base, funcionam como gavetões que organizam os brinquedos da criançada. o móvel se desdobra em uma minicozinha. do outro lado, há uma bancada de trabalho para os pais estarem sempre por perto. porta-brinquedos da benedixt. tapete de corda, design de sergio Matos para by Kamy. pufe de crochê e banquinho da empório Vermeil. cadeira de acrílico da cod. no detalhe, à esq., as diferentes profundidades -- 45, 50 e 55 cm -- formam os desníveis na estante e destacam as cores das laterais. nas portas e nas gavetas, os puxadores são cavas na madeira. Vidros da sala design e quadrinhos da Kare. casa e jarDim | janeiro 2013 | 59


estilo > estantes

os moradores tinham vários objetos, que haviam ganhado de casamento, e queriam um móvel com bastante espaço para acomodá-los. assim, a arquiteta letícia arcangeli, da Marcenaria santíssima Fé, sugeriu a estante de MdF com acabamento de laca que cobre totalmente a parede de 4,78 m de largura e 2,19 m de altura. os nichos têm tamanhos irregulares que variam de 25 a 55 cm de largura e de 20 a 46 cm de altura. em função da coluna estrutural do prédio, a profundidade em alguns nichos é de 35 cm e, nos demais, de 50 cm. os mais altos expõem vasos, esculturas, quadros e outros objetos. os baixos organizam os livros. alguns vãos receberam portas para guardar as peças mais delicadas. “também ajudam a protegê-las da poeira e dão leveza visual ao ambiente”, explica letícia. sofá, da decameron, e mesa de centro, da breton actual. luminária amarela da lumini e objetos da teo e da l’oeil. no detalhe, à dir., algumas taças de cristal ficam separadas em prateleiras dentro de um nicho com porta de MdF laqueada e, outras, em um nicho horizontal com porta de vidro transparente. 60 | janeiro 2013 | casa e jarDim

Fotos edu castello repórter de imagem viviane gonçalves

objetos valorizados


Foto divulgação

parceira no home office

a ideia era fazer do home office, na sala de um jovem recém-casado, um espaço com ares de loft em tons quentes. para a base sóbria, o arquiteto diego revollo projetou uma estante de pau-ferro natural, feita pela donalou Marcenaria. os nichos vazados possuem 38 cm de altura, 40 cm de profundidade e larguras que variam de 30 a 60 cm. “não é necessário mais do que isso de profundidade porque a proposta é deixar as peças bem visíveis”, diz diego. as pranchas de madeira com 3,5 cm de espessura são pregadas na parede e acomodam livros e objetos pesados. na parte superior, o arquiteto criou um painel ripado da mesma madeira para esconder o ar-condicionado. assim não é preciso abri-lo para liberar a ventilação. embaixo, a mesma solução foi usada para guardar documentos, pastas e impressora. sofá, da estar Móveis, mesa de centro, da Marmoraria santo antônio, tapete da Vitrine by casa Fortaleza, poltrona charles eames, da artesian. casa e jarDim | janeiro 2013 | 61


Fotos maíra acayaba realização nuria uliana

estilo > estantes

para organizar os documentos e os livros no home office, compartilhado pelo casal de moradores, a equipe do escritório Goa arquitetos criou uma estante que foge do comum. o móvel de madeira, obra do marceneiro aparecido batista, tem módulos coloridos encaixados entre as prateleiras com 3 cm de espessura. os diferentes tons da laca aplicada nas peças ajudam a identificar os livros, separados por temas. são eles: o amarelo Fantasia, o vermelho Glória antiga, o azul céu limpo, o verde zepelim e o preto segredo negro, da coral dulux. a estante ocupa toda a largura da parede, de 2,90 m, e chega a 2 m de altura, dividida entre a parte inferior com 80 cm e as prateleiras com 40 cm de distância entre elas. os módulos quadrados medem 37 x 37 cm e os retangulares, 37 x 82 cm. como a estante já tinha um visual exuberante, no lugar de puxadores, a arquiteta daniela almeida, da Goa, achou melhor fazer furos redondos nas gavetas e nas portas. cubo mágico, da Kare, apoio amarelo da empório Vermeil e letreiro da sala design. cadeira navy da marca emeco, à venda na benedixt, e quadro da arterix. no detalhe, à dir., a gaveta aberta possui trilhos telescópicos e mede 28 cm de altura, 43 cm de largura e 40 cm de profundidade para acomodar as pastas suspensas com documentos. 62 | janeiro 2013 | casa e jarDim

telefones a partir da página 128

identificação por cores


estilo > canto incrível

Envolvida pelo verde o jardim vertical rouba a atenção nesta varanda de 41 m², projetada pela arquiteta selma de sá Moreira. a vegetação se soma ao azul e à madeira, que dão ar de casa ao apartamento texto stéphanie Durante repórter de imagem verônica naka Fotos edu castello

a paisagista maria angélica amaral, irmã da moradora, ajudou na escolha das espécies usadas no jardim vertical, feito pela quadro vivo. na poltrona da saccaro, almofadas, da mirale decorações, com tecidos da entreposto. a mesa de centro herdada pela moradora foi modernizada a partir do projeto da arquiteta com placa de limestone, executada pela marmoraria itapemirim. objetos da benedixt 64 | janeiro 2013 | casa e jarDim


telefones a partir da página xxx

para facilitar a à esq., claudia está à mesa circulação, a mesa saarinen, da clássica design, da tidelli com com cadeiras da –atelier mesma fernandobancos Jaeger.da a amarela, marca e cadeiras daé modelo dsW, é da isto – fica brasil. breton louçasactual vista alegre, encostada no aparador embutido no painel de madeira, fabricado pela bontempo. outro painel dá suporte à tv. churrasqueira da largrill. o piso de ladrilho hidráulico é da dalle piagge

casa e jarDim | janeiro 2013 | 65


estilo > canto incrível

na parede, ao fundo, o espelho, arrematado em leilão de antiguidades, reflete parte do painel verde. a lanterna foi comprada em viagem ao marrocos 66 | janeiro 2013 | casa e jarDim

telefones a partir da página 128

a

costumada a viver em uma casa na sua cidade natal, santos, no litoral paulista, a moradora deste apartamento no campo belo não abria mão de ter plantas na varanda, de 41 m², do apartamento na zona sul de são paulo. Mas o espaço teria que acomodar também alguns móveis de sua antiga morada e outros herdados da família dela e de seu marido, como a mesa de centro, o aparador e a cadeira de balanço. a solução encontrada pela arquiteta selma de sá Moreira foi aproveitar o pédireito duplo de uma parte da varanda para criar na parede um jardim vertical, composto por diversas espécies: begônias-cruz-de-ferro, chifres-de-veado, samambaias, rendas-francesas, ripsális, orquídeas, peperômias e punhaismalaios. “as plantas estão dispostas em pequenos vasos, enganchados em uma tela com estrutura metálica fixada na alvenaria. além de ajudar na oxigenação, elas dão exuberância ao espaço”, explica selma. para facilitar a manutenção, a parede verde conta com sistema de irrigação automática. calhas instaladas nas bordas da estrutura captam pingos e eventuais vazamentos. dessa maneira, toda a área do piso ficou livre para receber os móveis de madeira e a coleção de objetos azuis da moradora. “ela gosta muito dessa cor, por isso resolvemos usá-la nas almofadas, no estofado das cadeiras e no desenho do ladrilho hidráulico que reveste o piso”, diz a arquiteta. para não atrapalhar a passagem no espaço da churrasqueira, a mesa de refeições fica encostada no aparador embutido no painel de madeira. os móveis são protegidos da insolação por persianas motorizadas. um cuidado a mais no ambiente tão desejado pela moradora.


estilo > reflexão

Vamos falar sobre conforto

Móveis estofados, tecidos gostosos, fibras naturais. Mais do que isso, iluminação e ventilação em abundância e presença de plantas são importantes para o bem-estar da casa. Veja o que dizem profissionais da área sobre como deve ser um lar agradável

texto mariana mello

ilustração maurício pierro

68 | janeiro 2013 | casa e jarDim


telefones a partir da página 128

a

lívio,bálsamo,refresco.Consolo, remédio, bem-estar. Qual sinônimo você daria para a palavra conforto? As primeiras imagens que vem à mente quando se fala no assunto são da cama espaçosa com travesseiros que abraçam o pescoço, das toalhas felpudas e perfumadas, das poltronas estofadas que convidam o corpo a relaxar. Mas antes de entrar na decoração, o tema diz respeito, em primeiro lugar, à relação humana com o espaço. A própria ideia de cômodo, palavra que se refere a algo agradável e conveniente, remete às divisões de uma casa: quartos e salas, cercadas por paredes. Há, portanto, ligação com informalidade e privacidade, como explica a pesquisadora Joan DeJean, professora da Universidade da Pensilvânia, especialista em história, literatura e cultura francesas. No livro O Século do Conforto (Civilização Brasileira, 2012), ela defende que, a partir do século 18, desenvolveu-se no Ocidente a crença de que o ser humano, por natureza, tem direito ao aconchego. Naquela época, escreveu Joan, os arquitetos parisienses começaram a detalhar, nas plantas baixas de seus projetos, elementos de bem-estar como instalações de banheiros – fechados, e não mais integrados aos dormitórios – e de mobiliário. Entre 1685 e 1710, por exemplo, surge o sofá estofado, alternativa à cadeira de madeira rígida, com espaldar alto, verdadeiro convite ao não relaxamento. E por falar em sofá, o arquiteto Dado Castello Branco, que publicou recentemente o livro Essência do Conforto (Tempo Design, 2012) – compilação de seus projetos mais significativos –, revela ser esse móvel o ponto de partida para pensar um ambiente agradável. “Ele tem de ser não apenas acolhedor como deve permitir desfrutar da vista, da luz que entra pela janela, do calor que vem da lareira”, afirma. Essa ideia é compartilhada pela arquiteta Maristela Gorayeb,

com a ressalva de que o ganho para o bem-estar não está apenas no móvel em si, mas em como está inserido no espaço. “Às vezes, uma peça – o tal sofá gigante, dos sonhos – vira um problema na sala, se não houver respeito à circulação”, argumenta a arquiteta. “Busque se movimentar livremente em sua casa.” No quesito posicionamento, não apenas do sofá, mas de todos os elementos da decoração, o paisagista Odilon Claro atenta para a importância de contemplar o jardim. “Organize os móveis de modo a poder olhar para suas plantas. As pessoas preferem ficar perto da vegetação. É um desejo inconsciente de estar mais próximo da vida”, explica. A preocupação levantada por Odilon – conforto visual – também é a bandeira do arquiteto Diego Revollo. Ao ser indagado sobre o que torna uma casa gostosa, ele cita a organização, a limpeza, a boa iluminação natural, a circulação de ar e o controle dos excessos. “O prazer está no equilíbrio estético entre os elementos: um móvel robusto pede complementos leves”, afirma Diego. “Em tempos de informações demasiadas, a casa não pode ser mais um elemento causador de estresse”, pondera. Reconhecido pelas decorações em tons neutros, Dado Castello Branco concorda com seu colega e chama a atenção também para o cuidado no uso de cores e estampas. “Evite a competição entre os elementos. O olhar não pode ser puxado para muitos lados ao mesmo tempo”, diz. Se há um ponto no qual os profissionais e a autora Joan DeJean concordam, em relação a um lugar aconchegante, é o uso de tecidos e fibras naturais. Diretor de criação da Trousseau, o italiano radicado no Brasil Sandro Oberhammer lembra que conforto é, acima de tudo, uma experiência sensorial: “A casa nunca foi tanto refúgio como é hoje. Daí a importância de se utilizar produtos de boa qualidade não apenas em ocasiões especiais, mas no dia a dia”.

princípios básicos 1 a luz natural torna o ambiente mais agradável. priorize janelas amplas e nunca obstrua a passagem de claridade.

2 Móveis e estofados grandes, ou volumosos, exigem espaços proporcionais. do contrário, atravancam a circulação nos ambientes.

3 os tecidos naturais, como linho e algodão, fazem a diferença em sofás, poltronas e cadeiras. considere investir nesses itens. 4 a experiência de conforto pode ser pessoal, mas há um consenso em relação à praticidade: deixe o que é mais usado ao alcance das mãos.

5 a casa visualmente limpa revela a harmonia entre formas, volumes e texturas – não significa que você deva desistir das cores e estampas. 6 Mesmo que more em apartamento, procure ter um jardim em vasos ou floreiras na janela. olhar para plantas proporciona boas sensações. casa e jarDim | janeiro 2013 | 69


ninho

Casas e histórias inspiradoras para construir um verdadeiro lar

fotografias descoladas e móveis de diferentes estilos acolhem neste apartamento. pág. 72 98 decoração pelo mundo 106 arquitetura


ninHo > decoração

aconchego moderno a liberdade para arriscar na mistura de estilos, cores e estampas rendeu aos moradores deste apartamento de 180 m² um lar com ambientes integrados e embalados pela aura da descontração texto carol scolforo realização nuria uliana Fotos victor affaro

72 | janeiro 2013 | casa e jarDim


na sala de estar, a parede com tinta cinza tubarão, da suvinil, e a estante baixa laqueada de branco destacam as peças coloridas. quadros da lume photos. poltrona martin eisler, com tecido de svenskt tenn. banco de madeira de demolição, da poeira design, e luminária da reka. sofá chesterfield, da teo. tapete de taboa, da cecília machado, sob o oriental, da phenicia concept

casa e jarDim | janeiro 2013 | 73


ninHo > decoração

u

m tapete oriental sobreposto a outro de taboa, um superclássico sofá Chesterfield e elementos modernos, como uma escultura de martelos, quadros de gravuras e fotografias. Junte tudo isso e adicione à mistura uma poltrona estampada. Se você jamais acreditaria que a receita dá certo, a prova está neste apartamento de 180 m², em São Paulo. Quando comprou o imóvel, o casal de moradores – a administradora de empresas Letícia, 32 anos, e o economista Felipe, 35 – encontrou na área social um piso frio, de porcelanato, que o incomodou. Além disso, os ambientes, como as salas de estar e de jantar e a cozinha, eram fechados. Bem ao contrário do que os dois sonhavam: um lugar todo aberto, autêntico, confortável, com alma. “Eu tinha medo de arriscar, mas buscava algo leve e divertido”, conta Letícia. Com a ajuda do arquiteto Maurício Arruda, ela fez uma grande reforma e a sorte do apartamento mudou. Uma nova disposição dos espaços, agora integrados, tornou a sala maior, com fluidez e bem versátil aos diversos momentos da rotina dos moradores. “Ficou casual. Assim as pessoas se sentem mais à vontade”, afirma o arquiteto. Na mesma leva de espertezas, Maurício criou uma estante baixa em “L”, que deixa tudo ao alcance da mão. “Isso é mais um elemento de conforto para o casal”, diz ele. A peça de marcenaria, laqueada, apoia a TV, quadros e objetos inusitados, como um divertido monstrinho Gremlin. Outra boa solução é a mesa de jantar redonda, que não atrapalha a passagem e tem sempre espaço para mais um sentar – basta puxar as cadeiras que ficam por perto. As texturas diversas dos materiais, como as fibras dos tapetes, o couro da poltrona e a madeira do piso >>

o espaço de jantar tem mesa redonda da micasa com cadeiras do designer aristeu pires, encontradas na dpot. lustre da la lampe. o armário de ferro antigo, tipo farmácia, da desmobilia, guarda a coleção de xícaras herdadas da avó e da mãe da moradora letícia 74 | janeiro 2013 | casa e jarDim


casa e jarDim | janeiro 2013 | 75


ninHo > decoração

o assoalho de perobinha, que reveste o estar, chega à cozinha, que ficou integrada à sala de jantar também pela bancada de silestone branca. banquetas da dpot


na maior parte dos ambientes, dão o acolhimento que o casal de moradores desejava. “Adoro andar descalça nesse chão”, diz Letícia. A ousadia do arquiteto fez o assoalho de perobinha percorrer o living desde a porta de entrada até a cozinha, que, mais aconchegante, integra a área social. “No estilo de vida moderno, o piso da cozinha costuma ser limpo apenas com um pano úmido, por isso foi possível usar madeira”, explica o arquiteto. Laminado e laca em tons intensos de azul e laranja revestem os armários, que já existiam no ambiente antes da reforma – solução rápida e mais em conta do que trocar tudo. Esse ambiente se conecta à sala de jantar por uma extensa bancada de Silestone, na qual há espaço para o casal sentar em banquetas e tomar o café da manhã olhando a vista da janela. Ao lado da mesa de jantar, um armário de ferro, tipo farmácia, guarda lembranças de família: a coleção de xícaras herdadas da mãe e da avó da moradora. Na suíte do casal, os pontos fortes são a privacidade e o romantismo, traduzido pela estampa delicada do papel de parede e pelo veludo na cabeceira estofada. “Chamo aqui de caverna porque é muito gostoso”, brinca Letícia. Mais uma boa ideia de Maurício: dividir o quarto com marcenaria para criar o closet. “Enquanto um está dormindo, o outro pode se arrumar despreocupado com o barulho”, diz a moradora. O banheiro do casal ficou maior, com uma parte do quarto, e agora possui espaço até para uma penteadeira moderna, entre a bancada da pia e o boxe. Ao lado das duas duchas, um banco de alvenaria é outra pitada de conforto que o projeto permitiu. Há ainda itens invisíveis, citados pela moradora. “A liberdade de mudar as peças de lugar sempre, de misturar estilos e de receber os amigos em um lugar que os abraça”, conclui Letícia.

no alto, a cozinha ganhou o armário colorido com laca laranja x-150, da sayerlack, e formica azul mineral, feito pela decorações Yamato. fruteira aramada com forma de porquinho e sacola de palha, da conceito firma casa. ao lado, o lavabo tem bancada de silestone apoiada em estante metálica de escritório com reforço e papel de parede geométrico, comprado pela moradora em buenos aires. espelho, da teo, e pendente, da la lampe casa e jarDim | janeiro 2013 | 77


ninHo > decoração

O que é conforto

para Letícia

“confortável é não ter medo de usar a casa, de bagunçar as almofadas e de trocar as cadeiras de lugar. É ficar o tempo todo descalça. aqui, eu quero que todo mundo se sinta livre para levantar da mesa de jantar e se esticar no sofá. por isso, sempre desejei uma sala com cozinha e mesa para muita gente. bem multifuncional, mas sem perder o aconchego de uma salinha de tV. É muito bom ter as tralhas por perto, espalhadas pela casa, para poder ver sempre o que faz parte da nossa história. odeio ter as coisas só para guardar no armário. Melhor ainda é ter o privilégio de passar o dia sem acender uma luz, de janelas abertas, deixar o ar correr pela sala... É superconfortável pensar que ainda dá para ter isso em são paulo.”

78 | janeiro 2013 | casa e jarDim

o banheiro do casal possui bancada em “l”, de granito são gabriel levigado, com pia de um lado e área que funciona como penteadeira do outro. móvel suspenso de laca rosa f141. cadeira da micasa. abaixo, detalhe do boxe com banco de alvenaria e assento do mesmo granito


no quarto, a cabeceira ĂŠ estofada com veludo que dĂĄ peso ao papel de parede com estampa de passarinhos, da cole & son, comprado na anthropologie, em nova York. manta da trousseau. luminĂĄria da dominici. almofadas e rolinhos da loja do bispo


ninHo > decoração

na varanda, a mesa e os bancos de madeira rústica, da marcenaria trancoso, convidam a ver a paisagem. louças de monte sião e jarro de ágata, da depósito Kariri


inspire-se peças no estilo da decoração

Pufe gomo redondo, da

atelier fernando Jaeger, estrutura de madeira maciça e revestimento com diversos tecidos, 80 x 38 cm. fJ pronta entrega, r$ 587

Estante revisteiro

repórter de imagem juliana fanchini Fotos divulgação preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação telefones a partir da página 128

table, de madeira laqueada, 2,20 x 0,28 x 0,60 m. a especialista, r$ 2.885

Banco tiras, design da ovo, de metal e madeira de demolição, 42 x 55 x 40 cm. hetty goldberg, r$ 2.346 Armário

expositor farmacêutico, estrutura de metal e prateleiras de acrílico, 0,50 x 0,35 x 1,50 m. desmobilia, r$ 1.780

Cadeira thalya, assento estofado e encosto de palha favo, 45 x 60 x 85 cm. estar móveis, r$ 755

Tapete Ziegler moderno patchwork, confeccionado à mão com pedaços de kilim, tabriz collection, r$ 1.650 o m2 casa e jarDim | janeiro 2013 | 81


ninHo > decoração

poucas e boas

Peças de design escolhidas a dedo, além de texturas em tons neutros e cores vibrantes nos lugares certos, deixam superacolhedor este apartamento de 230 m², em são Paulo texto mariana mello Fotos maíra acayaba

repórter de imagem viviane Gonçalves


na página à esq., a estante bis, da ovo, é o destaque do canto de leitura na sala. objetos da poeira e da sala design. nesta página, a poltrona e o pufe mole, com assinatura de sergio rodrigues, da dpot, têm estofado de linho. atrás, tela de edu rezende. mesa lateral gravetos, da atelier fernando Jaeger. luminária de chão, da la lampe. passadeira da phenicia concept


ninHo > decoração

b

eliscar algo na frente da TV, se esparramar na poltrona. Um espaço para usar. Fácil de organizar, sem firulas ou objetos que atravanquem o caminho. Prático, alegre, possível. O que é conforto, se não isso? Habitado por um pai e duas filhas, que se mudaram do interior do Paraná para fazer faculdade em São Paulo, este apartamento de 230 m² foi montado do zero. “O único quebra-quebra, rápido e indolor, se deu na sala, que cresceu graças à eliminação de um dos dormitórios”, diz a arquiteta Tininha Loureiro. Pensar os espaços em prol do convívio da família foi uma das prerrogativas do projeto, encomendado pela proprietária do apartamento, mãe das estudantes. “Tudo acontece na ampla sala que, por ser grande, recebeu o sofá profundo, poltronas, mesa de centro baixa e rack na área de estar”, explica Tininha. Com oito lugares, a mesa de jantar atende também à varanda sempre que necessário. Sem divisões ou barreiras, o canto de leitura se desdobra à esquerda, exibindo uma estante reta e um exemplar da confortabilíssima poltrona Mole, de Sergio Rodrigues. Estofada de linho cru, a peça está acompanhada do pufe para esticar as pernas. Os ambientes da área social são unidos pelo piso com placas de porcelanato no tom concreto – mais práticas e com melhor acabamento do que o cimento queimado, segundo Tininha – e pelos trilhos com spots. Tal solução para a iluminação dispensou o rebaixamento do teto e a criação do forro de gesso – uma preocupação a menos na obra. A boa insolação do imóvel e a planta generosa, com largos vãos de circulação, abriram o caminho para móveis de design, selecionados pela arquiteta e aprovados pelos moradores um a um. “Escolhemos apenas aquilo que realmente seria usado”, diz a proprietária. “São poucas peças, todas muito convidativas.” Por atender à situação temporária – mais dia, menos dia as moradoras irão se formar e poderão voltar para o interior do Paraná –, o apartamento não possui móveis embutidos. A estante e a cristaleira são soltas e, além de ilustrar a flexibilidade da decoração, representam o uso de cores no projeto. Pontuados em acabamentos, marcenaria e objetos, os tons vibrantes alegram, tranquilizam e, por que não dizer, acolhem. “Conforto, para mim, é ter uma casa onde há tudo o que você precisa”, conclui a proprietária.

84 | janeiro 2013 | casa e jarDim


a ampla sala com ambientes integrados possui sofá, da micasa, com almofadas marcela pepe, sala design e conceito firma casa. desta última loja são a cadeira de balanço da linha abraço, da designer eulália anselmo, e alguns dos muranos – os outros, da ls selection – sobre a mesa de centro. mesa lateral redonda da série híbridos, de José marton

casa e jarDim | janeiro 2013 | 85


ninHo > decoração

na sala de tv, o rack fanny, do designer alfio lisi, à venda na dpot, fica encostado na parede revestida com placas texturizadas, da castelatto. mesa de centro, da marcenaria angelo arte. cortina da casa fortaleza. projeto de iluminação e automação executado pela cynthron 86 | janeiro 2013 | casa e jarDim


na foto à dir., a sala de jantar possui mesa 2.88, da ovo, com cadeiras cesca, design de marcel breuer, compradas na cod. composição de cerâmicas, da Kimi nii. abaixo, mesa, da desmobilia, com bandeja de prata, da conceito firma casa, e quadro, da ls selection. pufes estampados, da missoni home. detalhe da cristaleira de laca azul turquesa, feita sob encomenda pela marcenaria angelo arte

O que é conforto para inin a “a base de todos os meus projetos sempre é a busca pelo bem-estar, no sentido mais amplo da palavra. adequar as medidas, os materiais, a iluminação e a ventilação. tudo isso tem como objetivo tornar um local acolhedor para cada uso. o conforto visual também é muito importante e, na minha opinião, muda de pessoa para pessoa. as escolhas de cores e objetos dependem da cultura e das experiências de cada um. nos meus projetos, nunca tento impor o que considero bonito ou o que tenho como referência de aconchegante. procuro captar a necessidade e o gosto de cada cliente e criar um espaço onde ele se sinta bem.” casa e jarDim | janeiro 2013 | 87


ninHo > decoração

no quarto de casal, a arquiteta revestiu o piso com réguas de cumaru. atrás da cabeceira da cama, ela aplicou o papel de parede, da celina dias. porta-travesseiros, da mundo do enxoval. colcha feita com tecido estampado da regatta tecidos. almofadas, da conceito firma casa e da missoni home. luminária, marché art de vie


inspire-se

Abajur com base de

metal e acrílico e cúpula de algodão, 13 x 27 cm. entreposto, r$ 488

peças no estilo da decoração

Peças de murano: centro de

repórter de imagem juliana fanchini Fotos divulgação preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação telefones a partir da página 128

mesa acqua, 27 x 8 cm, casa vostra, r$ 577; cinzeiro, 20 cm, divino espaço, r$ 790

Poltrona mole, de

Mesa lateral Yuma, base de metal e tampo de mdf laqueado, 53 x 51 cm. desmobilia, r$ 690

sergio rodrigues, freijó e couro, 0,75 x 1,10 x 1,00 m. dpot, r$ 21.356

Pufe naima, de

algodão, 40 x 30 cm. missoni home, r$ 1.820

Sofá de três lugares block, estrutura de madeira e revestimento de algodão e poliéster, 2,40 x 0,93 x 0,85 m. etna, r$ 2.800

casa e jarDim | janeiro 2013 | 89


ninho > decoração

apê com sobrenome

azul-geométrico. eis a marca, a identidade, o que torna inesquecível esta cobertura de 170 m2 localizada no litoral norte de são Paulo. Materiais resistentes à maresia, ventilação e circulação foram prioridades no projeto texto mariana mello

repórter de imagem juliana pikel

Fotos victor affaro

na sala, a parede na cor azulejo de casa, da suvinil, destaca o grafismo do adesivo, da davi adesivos, do tapete, da by Kamy, e do quadro de João migotto. almofadas, da mix & match e da empório beraldin. luminária dourada da bertolucci 90 | janeiro 2013 | casa e jarDim


encostada na porta para a varanda, vera damy mostra sua cobertura. com desenho de andrea murao, o rack tem ripas verticais revestidas de formica azul, no mesmo tom da parede. vaso da coisas da doris casa e jarDim | janeiro 2013 | 91


ninho > decoração

c

asa de praia é a segunda casa. Ainda que desejada e pensada para os momentos de felicidade, a decoração, quase sempre, fica em segundo plano. Ao contratar a arquiteta Andrea Murao para decorar sua cobertura de 170 m² em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, a empresária Vera Damy pensou diferente. Destinado a testemunhar momentos especiais com a família e os amigos, o espaço deveria ser não apenas bonito, como também o mais aconchegante possível. E prático. Afinal de contas, é a casa da praia. “Desde que não precise de reforma, faça o que você quiser”, disse Vera a Andrea. Vetadas as marretas, a profissional partiu da base já existente no imóvel, na época recémentregue pela construtora: pisos e revestimentos neutros, sala em “L” integrada à cozinha e varanda com forno a lenha e churrasqueira. Andrea se manteve fiel a alguns

92 | janeiro 2013 | casa e jarDim

princípios, como preservar a livre circulação, não apenas para o conforto dos visitantes como também pela questão da ventilação. “Parece casa com quintal”, diz a arquiteta. Dentro desse mesmo raciocínio, o da leveza, o espaço foi preenchido com poucos móveis. Na sala de estar, há apenas sofá e tapete – ambos fáceis de limpar –, pufe redondo, poltrona e rack feito sob medida. Não faz falta, por exemplo, mesa de centro. Na cozinha, a pequena mesa com quatro cadeiras e a bancada de dois lugares são suficientes. Chegou mais gente? Lá fora, na varanda, está a mesa de madeira de demolição. “Minha ideia era um espaço em que todo mundo pudesse ficar junto, convivendo”, diz Vera. O segundo fator seguido à risca pela arquiteta foi a escolha dos materiais. “Casa de praia precisa ser prática não só de limpar como de conservar. A maresia dificulta tudo”, explica. Além de ter optado pela pintura acrílica, mais resistente, Andrea


ronaldo rizzutti

escolheu objetos de polipropileno, tecidos de algodão e marcenaria revestida de Formica, em vez de madeira laqueada. Outro elemento aplicado de forma autêntica nas portas dos armários foi a palha, para dar respiro. Materiais adequados, conforto, circulação. Tudo isso estava previsto. Ainda assim, faltava algo. A tal da identidade, o “sobrenome” da casa. Após longo trabalho de convencimento, Andrea conseguiu pôr seu plano em prática: pintar o apartamento inteiro, incluindo o teto, de azul-bebê. “Esse tom passa serenidade e relaxamento, tem tudo a ver com praia”, conta. A partir da base cor de céu vieram os elementos geométricos, presentes no adesivo da sala, no tapete listrado, na cúpula do pendente e até mesmo na palha quadriculada dos armários. Assim se fez uma decoração de praia autêntica, inspiradora e pensada para funcionar.

na página à esq., a sala de jantar parece maior graças ao espelho. mesa de laca brilhante e cadeiras de acrílico, da casa decorada, e pendente com efeito geométrico, da lustres Yamamura. na foto seguinte, a cozinha tem bancada e prateleira presas no painel de formica. louças da artmix e da coisas da doris. projetado pela arquiteta, o armário com porta de palhinha, que permite o respiro e evita a umidade, guarda louças e alimentos. sob a pia, para priorizar a ventilação e combater a maresia, o gabinete recebeu aberturas retangulares em vez de puxadores. passadeiras da by Kamy, liquidificador e batedeira da Kitchenaid

casa e jarDim | janeiro 2013 | 93


ninho > decoração

o quarto infantil tem adesivo vinílico personalizado, da davi adesivos, e, na janela, persiana da persiana e cia. abajur da bertolucci e almofadas da empório beraldin

O que é conforto para era

“Penso em uma situação onde há harmonia entre os estados físico, emocional e espiritual. Para que isso ocorra, a integração com a natureza ajuda muito: seja no contato direto com um belo jardim, num espaço com vista para o horizonte ou mesmo ouvindo o som do mar. Gosto muito da cor azul e de todos os seus matizes. Eles me tranquilizam. Os melhores momentos nesse apartamento são aqueles desfrutados junto à família. É muito compensador ver filhos, parentes e amigos curtindo o espaço que construí e mobiliei com tanto carinho. Além dos ambientes convencionais, fiz questão de investir também na área externa, que ganhou fogão a lenha, forno de pizza e churrasqueira. Sem dúvida, virou uma grande atração do apartamento, onde as pessoas mais gostam de se reunir.” 94 | janeiro 2013 | casa e jarDim

no criado-mudo da suíte, gravura da galeria mirian badaró, relógio da lexon e vasos da reciclamundo. abajur, da etna


os armários do quarto de casal têm porta de correr com respiros de palha e puxadores revestidos de formica. toda a marcenaria do apartamento foi executada pela marcenaria cruzília. roupa de cama da mundo do enxoval casa e jarDim | janeiro 2013 | 95


ninho > decoração

com forno a lenha e churrasqueira, a varanda da cobertura ficou mais vibrante com as pinceladas da cor honorable blue, da sherwin-Williams. da demolição e móveis rústicos, mesa de madeira de demolição. almofada da empório beraldin e bolsa da depósito Kariri 96 | janeiro 2013 | casa e jarDim


inspire-se peças no estilo da decoração

Pufe patchwork,

tecidos variados, 80 cm de diâmetro. estar móveis, r$ 3.726

Luminária de mesa arpoador, design da lattoog, base de aço inox e cúpula de mdf com laca fosca, 35 x 70 cm. schuster, r$ 3.912

repórter de imagem juliana fanchini Fotos divulgação preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação telefones a partir da página 128

Mesa ninho duomo, de

madeira laqueada, em três tamanhos: 50 x 50 cm, r$ 1.402, 55 x 55 cm, r$ 1.439, e 60 x 60 cm, r$ 1.474. estar móveis

Cadeira igloo,

de policarbonato, 57 x 54 x 87 cm, design de mark robson e luisa battaglia para a italiana scab. guimar, r$ 720

Bufê, de caviúna e palhinha, 2,50 x 0,45 x 0,80 m. teo, r$ 10 mil

Almofadas (em sentido anti-horário), de algodão bordado, 45 x 35 cm, stiledoc, r$ 314; camélia, de sarja sintética, 50 x 70 cm, lolahome, r$ 124; treliça, de algodão, 45 x 45 cm, dali casa, r$ 189

casa e jarDim | janeiro 2013 | 97


ninho > decoração pelo mundo

essência presente

na cidade de nîmes, sul da França, de um velho moinho fez-se uma casa nova. apesar da grande reforma, tudo foi pensado à imagem da construção original texto carlos pissarra repórter de imagem blanca cabeza Fotos montse Garriga/estoril for press

o hall de entrada tem piso de mármore travertino bruto, parede de pedras e escada com guarda-corpo de ferro. o lustre de cristal e a cadeira de design escandinavo estão em equilíbrio com os acabamentos rústicos


as salas de jantar e estar ficam em espaço único com pé-direito alto, que exibe as vigas de madeira. o branco predomina nos móveis clássicos, como o sofá e as cadeiras com capitonê, e nas peças modernas. no fundo à dir., cadeira de balanço de charles eames


ninho > decoração pelo mundo

Q

uando a decoradora francesa Marie-Laure Helmkampf encontrou um moinho centenário abandonado na bucólica cidade de Nîmes, entre as províncias de Languedoc-Roussillon e Provença, no sul da França, pensou ser impossível restaurá-lo para transformá-lo em seu novo lar. Mas a beleza da arquitetura original, escondida sob os acabamentos degradados pelo tempo, valia o esforço. A base preciosa estava consolidada: amplo pé-direito, grandes janelas de vidro, algumas arqueadas, e iluminação natural em abundância. Em composição harmônica de brancos, beges e cinzas, elementos unificadores fizeram da casa um espaço integrado, dividido em dois pavimentos. Em ambos os andares, destacam-se no teto as grossas vigas feitas com toras de madeira de reflorestamento. A alvenaria aparente de pedras brutas mantida em algumas paredes internas ganhou a companhia do cimento queimado em quase todo o piso do térreo. No hall de entrada e no entorno da piscina, MarieLaure colocou placas de mármore travertino rústico.

Concluída a trabalhosa etapa da reforma, sem descaracterizar a construção antiga, chegou o momento de pensar em redistribuir os cômodos. No piso térreo, a moradora uniu no mesmo espaço as salas de estar e de jantar, o escritório e a cozinha – neste ambiente, o teto foi mantido rebaixado para torná-lo acolhedor. No pavimento superior, acessado pela única escada da casa, guarnecida com um longilíneo guarda-corpo de ferro, ficaram os três quartos: o de casal, o infantil e o de hóspedes. Na suíte principal e nos banheiros, a cor preta da pintura de algumas paredes, dos azulejos e da maior parte dos objetos de decoração garantiu a atmosfera contemporânea do projeto. Para aquecer os quartos, os pisos foram revestidos de madeira de demolição ou com carpete de fibra natural. Portas e janelas antigas, louças de banheiro compradas em antiquário juntam-se a sofás, bancos, cadeiras, mesas, castiçais e outras peças de designers escandinavos e franceses. Trata-se de um “mix and match” equilibrado, que parece ter sempre estado ali, mas que ficou pronto recentemente.

a porta-janela de ferro e de vidro privilegia a entrada de luz natural nesta área do living, que dá acesso ao pátio interno e tem como destaques a mesa de jantar saarinen e o pendente de madrepérola. na foto à dir., a cozinha e a sala integradas possuem janelas arqueadas voltadas para o jardim 100 | janeiro 2013 | casa e jarDim


na cozinha, a mesa alta de madeira agrega, na parte inferior, um móvel de guardar louças. para as refeições rápidas, a decoradora escolheu banquetas diferentes. ela preservou o visual dos ambientes escondendo a coifa na caixa de drywall


ninho > decoração pelo mundo

o quarto do casal é valorizado pela iluminação que atravessa a ampla janela e peças de design assinadas, como a mesa lateral saarinen. no canto, o móvel oriental antigo substitui um dos criados-mudos


no segundo andar, toques de preto atualizam a decoração. em sentido horário, a partir da foto no alto à esq., detalhes do quarto do casal, que tem carpete no chão e porta de entrada social; o banheiro possui piso de mármore e pia dupla garimpada em antiquário; e, por último, o dormitório infantil com cama e cômoda de estilo provençal exibe detalhes em tons de verde. o lustre de cinco braços é um achado de feiras de antiguidades casa e jarDim | janeiro 2013 | 103


ninho > decoração pelo mundo

no pátio interno, a piscina, construída acima do nível do gramado, recebeu a borda de mármore travertino bruto, alinhado à linguagem da casa. a porta arqueada, à dir., promove a integração do jardim com a sala de estar


Montse Garriga/estoril For press

Para entrar no

clima

Pendente

repórter de imagem juliana fanchini Fotos divulgação preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação telefones a partir da página 128

fun mother of pearl, design de verner panton, de metal e madrepérola, 38 x 57 cm. scandinavia designs, r$ 5.700

Mesa de centro

provence, design de pedro mendes, de madeira laqueada, 1,60 x 0,90 x 0,33 m. star home, r$ 3.537

Banqueta

White block, de metal pintado, 47 x 61 cm. gift express, r$ 410

Tapete de pelo

natural com serigrafia, 1,94 x 2,25 m. desmobilia, r$ 1.490

Vaso coimbra de cerâmica Sofá araruna, com estrutura de madeira, 2,20 x 0,90 x 0,80 m.

chinesa, coleção bordalo, 23 x 41 cm. 6f decorações para a lb home, r$ 450

empório beraldin, r$ 10.156 (o valor não inclui o tecido)

casa e jarDim | janeiro 2013 | 105


ninho > arquitetura

nos tons da terra

Com tijolos nas fachadas, mármore e muita madeira nos interiores, essa casa de 627 m², em ribeirão Preto, interior de são Paulo, possui espaços bem acolhedores de linhas retas e abertos para o paisagismo. Projeto da arquiteta Clarissa strauss texto stéphanie Durante Fotos salvador cordaro


fachaDa Dos funDos o telhado de quatro águas exibe beirais largos que protegem as janelas no andar superior. no térreo, portas de correr com vidro fecham a varanda. as vigas têm textura silk 311, da terracor. a piscina é revestida de pastilhas na cor ibérico, da Jatobá. Junto ao guarda-corpo, estão plantadas renques de murtas e agapantos. em frente, duas árvores mirindibas


ninho > arquitetura

a

designer de interiores Maristela Braga não sabia direito como queria que fosse sua primeira casa, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mas fazia questão de uma fachada discreta e de ambientes amplos e integrados, perfeitos para receber os amigos. O escritório do marido e uma sala multiuso para os dois filhos, que hoje têm 9 e 10 anos, também eram indispensáveis. Na hora de concretizar esses desejos, ela chamou a arquiteta Clarissa Strauss, com quem trabalhou

108 | janeiro 2013 | casa e jarDim

no começo da carreira. “Os moradores gostam de um estilo clássico limpo, sem aquele ar rebuscado. Encontrei o equilíbrio entre seus pedidos e a parte funcional”, diz Clarissa. Dividida em dois pavimentos, com quatro suítes na parte superior, a construção de 627 m² ficou pronta em dois anos. Do jeito que o casal queria, a casa possui fachada discreta, mas, no hall de entrada, a sensação é de exuberância graças ao pé-direito duplo de seis metros e ao revestimento de peroba-rosa na parede lateral

e na imponente escada. A madeira, usada também na porta pivotante, no piso dos quartos e nas paredes do banheiro da suíte do casal, foi reaproveitada de uma tulha de café que pertencia à família do morador. Na sequência, as salas de estar e de jantar se misturam a varanda gourmet, formando um grande living. Para proteger a casa do pó vermelho em suspensão, comum na cidade, a arquiteta fechou este amplo espaço com portas de correr envidraçadas. A decisão de revestir as fachadas com tijolos escuros >>


fachaDa lateral os moradores pediram a lareira aberta para o pátio porque gostam de receber os amigos ali nas noites mais frias. a parede é revestida de tijolos modelo low country, importados pela sama brasil. sobre o deque de cumaru, poltronas da casual móveis Área eXterna entre a piscina e o anexo, que abriga o vestiário, uma copa e o escritório do morador, há um solarium com espreguiçadeiras da casual móveis. na entrada do anexo, o abrigo tem estrutura metálica em balanço revestida de madeira. à dir., próximo ao chuveirão, o banco longo funciona também como guarda-corpo

casa e jarDim | janeiro 2013 | 109


ninho > arquitetura

também foi tomada por causa deste pó. “Eu queria dar uma cara mais terrosa para a casa. Então sugeri o tijolo estilo inglês, que dispensa manutenção. Acho que dá personalidade ao projeto”, afirma a arquiteta. Ela conseguiu a unidade visual pintando os caixilhos de alumínio das portas e das janelas e os guarda-corpos de ferro com tinta na cor de chocolate, e as vigas de concreto, com textura no tom próximo ao dos tijolos. A integração dos ambientes no térreo é reforçada pela aplicação do 110 | janeiro 2013 | casa e jarDim

mesmo piso de mármore travertino nacional, com acabamento levigado. A pedido dos moradores, Clarissa instalou uma lareira na parede lateral da casa, próxima à varanda. “Na cidade, faz muito calor a maior parte do tempo, mas à noite costuma esfriar. Como gostamos de ficar ao ar livre, usamos bastante esse espaço”, diz Maristela. No nível mais baixo do terreno foi construída uma piscina retangular, com vista para o campo de golfe do condomínio. “O detalhe de escoamento da água, como uma borda

infinita, passa a sensação de continuidade entre a piscina e a grama, na parte sem a canaleta de seixos”, explica Clarissa. Ao lado, ela fez o anexo de 92 m² que abriga o escritório do marido de Maristela, que trabalha em casa. O espaço conta ainda com uma copa e um vestiário de apoio para a piscina. A sala multiuso das crianças – o pedido que faltava ser atendido – fica no andar superior, junto às suítes. “A casa foi feita com calma e ficou exatamente do jeito que queríamos”, conta a orgulhosa moradora.


hall De entraDa encaixada em painel de madeira, a porta pivotante abre a casa direto para a escada, que parece flutuar. com estrutura metálica engastada no concreto da parede, é revestida de peroba-rosa. o mesmo material está na parede lateral com porta de acesso à garagem espaÇo Gourmet um recorte com vidro na parede acima da bancada da pia permite olhar o jardim. as placas de mármore travertino nacional, com acabamento levigado, 0,90 x 1,60 m, da marmoraria casa nova, cobrem todo o piso do térreo. cadeiras da dpot livinG a área social é ampliada com a abertura das portas de correr envidraçadas entre a varanda e as salas de estar e de jantar. sofás da flexform. mesa de centro, da empório vermeil. poltronas da artefacto. na varanda, móveis da artefacto beach & country casa e jarDim | janeiro 2013 | 111


ninho > arquitetura

térreo

superior

1

2

3

10

10

4 11 6

5

12

13

7

8 14

9

112 | janeiro 2013 | casa e jarDim

15

16

1. lavanderia

9. varanda gourmet

2. garagem

10. suíte dos filhos

3. cozinha

11. banheiro do casal

4. hall de entrada

12. suíte de hóspedes

5. sala de almoço

13. closet

6. home theater

14. quarto do casal

7. sala de jantar

15. sala multiuso

8. sala de estar

16. terraço


telefones a partir da página 128

ficha técnica arquitetura – Clarissa strauss área construída – 627 m² área do terreno – 1.551 m² início da construção – 2007 conclusão da obra – agosto de 2009 execução – Comercial e Construtora Marcelo Costa estruturas – William sanazar Geladian instalações – Pessoa e Zamaro

home theater uma porta deslizante de madeira laqueada separa o espaço da sala de estar. painel, prateleiras e rack executados pela mazer marcenaria. o sofá em l é da casamatriz/tecer. tapete de zebra comprado pelos moradores em uma viagem à áfrica. poltrona charles eames com pufe da atec banheiro Do casal o tapete no piso e a peroba-rosa nas paredes aquecem o espaço com a bancada de silestone, modelo blanco Zeus, e a banheira levitat, da spas versati. cubas e metais da deca. os espelhos com armários embutidos foram desenvolvidos pela arquiteta e executados pela mazer marcenaria

casa e jarDim | janeiro 2013 | 113


PRODUTOS MONTANA

OS CAMPEÕES QUE PROTEGEM SUA MADEIRA A Montana possui o melhor mix de acabamentos para cuidar, proteger e embelezar sua madeira. Não importa a fase de sua obra, na hora do acabamento, escolha Montana e obtenha resultado superior. Prova disso, foi o reconhecimento recebido por meio de diversos troféus que a empresa ganhou durante o ano de 2012. O verniz Solare foi destaque no Prêmio Anamaco enquanto que Pentox Super e Osmocolor Stain receberam os Prêmios Artesp e Revenda Construção. O elenco com os melhores produtos está aqui. Use acabamentos Montana e confira!

Baixe um leitor de QR Code em seu celular, fotografe o código e acesse nossos vídeos.

0800-167667 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

CURTA

SIGA

VEJA

ASSISTA

www.montana.com.br


deleite

O prazer de ficar em casa, receber os amigos, cuidar do jardim e dos bichos delicada, a flor de aguapé dá charme ao jardim com fontes pensado para as crianças. em Paisagismo, pág. 116

122 Jardins e afins 124 pets 126 receber com charme


deleite > paisagismo

3

2

1

hora de brincar

Casa de boneca ou playground? ambos fazem a alegria dos pequenos moradores de duas casas, cujos jardins receberam equipamentos especiais, sem prejudicar os espaços das plantas texto stéphanie Durante realização nuria uliana

repórter de imagem simone monteiro Fotos célia Weiss e edu castello

116 | janeiro 2013 | casa e jarDim

4


7

6

8

5

no projeto de Gigi botelho, vasos com palmeiraazul (1) e ixoras (2). na copa da jabuticabeira (3), lanternas da l’oeil. maciço de aspargos (4) no piso com pedriscos. pacovás (5) estão nos cachepôs roxos, vendidos no escritório da paisagista. nas laterais do banco, com almofadas da tamtum, há maciços de lírios, gardênias e costelas-de-adão (6), entre palmeiras-traquicarpos (7). tumbérgias (8) crescem nas treliças de ferro no muro (à dir.) casa e jarDim | janeiro 2013 | 117


deleite > paisagismo

Felicidade geral a frondosa jabuticabeira reinava sozinha no quintal de 60 m² desta casa em pinheiros, zona oeste de são paulo. o desafio da paisagista Gigi botelho era criar nele um jardim que agradasse ao casal de moradores e também pudesse ser aproveitado pelas duas filhas pequenas. para as meninas, ela projetou uma casa de bonecas de 8 m², elevada junto à parede do vizinho, toda feita de madeira jatobá. para ficar protegido das intempéries, o material recebeu um verniz especial. embaixo, o espaço coberto virou uma área de refeições exclusiva das crianças. “para os pais, construímos um banco de concreto, com assento da mesma madeira, em torno da jabuticabeira”, diz Gigi. com treliças de ferro e madeira de demolição, ela fez um painel com três fontes no muro do outro lado do quintal. para facilitar a drenagem da água de chuva e a manutenção do jardim, a paisagista revestiu o piso com uma manta de bidim coberta de pedriscos.

acima, a área com deque e mesa infantil, na qual as meninas organizam piqueniques, fica sob a casa de bonecas. bowls e pratos coloridos da spicy. ao lado, detalhe do painel de madeira de demolição com uma das três fontes, feitas com vasos da Jardí. a flor de aguapé deixa o visual mais charmoso 118 | janeiro 2013 | casa e jarDim


os mini-antúrios estão na base da jabuticabeira e nas floreiras da casa de bonecas, projetada pelo escritório da paisagista e feita com toras e tábuas de jatobá, mesmo material usado no banco. Zabutons da futon company. a madeira recebeu demãos de osmocolor, da montana, para resistir às intempéries. pisadas de pedra são tomé casa e jarDim | janeiro 2013 | 119


deleite > paisagismo

1

2

3

o piso de borracha semidrenante, da haiah, foi assentado sobre base de brita e areia. chaises da tidelli, com almofada da regatta casa. alpĂ­nias (1), helicĂ´nias (2) e gardĂŞnias (3) se misturam rente ao muro 120 | janeiro 2013 | casa e jarDim


playground equipado uma das paredes do espaço recebeu demãos de tinta lousa. o tanque de areia em formato de hipopótamo é da mundo azul. abaixo, o brinquedo da marca europeia soinca, vendido pela haiah. repare que os paisagistas fizeram recortes de 1,20 m² no piso para preservar o colo dos ipês e das quaresmeiras já existentes no local

telefones a partir da página 128

após a chegada do primeiro filho, os moradores desta casa no alto da boa Vista, zona sul de são paulo, decidiram transformar o jardim contemplativo em um verdadeiro playground para o menino, hoje com três anos. o espaço de 180 m² conta com uma piscina de bolinhas, um tanque de areia, minigangorras e um brinquedo com rampa de escalada, além de jogo da velha e escorregador. diversas espécies foram plantadas junto aos muros, com 1,5 m de distância da área do playground, respeitando as margens de segurança. “trabalhamos com um paisagismo mais periférico, para liberar o acesso aos brinquedos, e optamos pelo uso do piso colorido de borracha, que absorve impacto”, contam os arquitetos paisagistas eduardo e beatriz Mera, da Mera arquitetura paisagística.

casa e jarDim | janeiro 2013 | 121


deleite > Jardins e afins

bonitos por natureza sendi Morais

Materiais como madeira, cerâmica, ferro e algodão se traduzem em peças que esbanjam beleza e graça para você relaxar ao ar livre repórter de imagem juliana fanchini

teto ao alto

a casa de passarinho de madeira, 21 x 17 x 23 cm, vem com um cordão para ser pendurada. na linha levve, r$ 210. tel. (11) 3081-6000; linhalevve.com.br.

o mar serenou sereias e peixes são os temas das novas almofadas de algodão da quarto composto. no tamanho 45 x 45 cm, custam r$ 220 cada uma. tel. (21) 2540-6155; quartocomposto.com.br.

ca

rlo

sc

ub

i

prato principal graças ao peso, o comedouro de cerâmica em forma de folha, 33 x 23 x 14 cm, resiste a aves estabanadas. da Jardineiro fiel, r$ 228. tel. (11) 3082-5547; jardineirofiel.com.br.

ondas de cores

de alumínio pintado, o banco Ônix, 41 x 72 cm, existe nos tons vermelho, branco, preto, amarelo, azul e verde. mac móveis, r$ 754. tel. (11) 38974800; macmoveis.com.br. 122 | janeiro 2013 | casa e jarDim

Fotos divulgação

com estrutura de ferro, a poltrona folk, 75 x 56 x 83 cm, tem o encosto e o assento revestidos de tiras de tecidos reciclados. na mix & match, r$ 1.029. tel. (11) 5093-8961; mixandmatch.com.br.

preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

inspiração indiana


deleite > pets Por Stéphanie Durante

cachorros com asas

sociáveis e independentes, as calopsitas são ótimas opções para quem procura um animal de estimação

ração estilosa

124 | janeiro 2013 | casa e jarDim

feita de plástico de alta resistência, a plataforma regulável save dog, 75 x 50 x 40 cm, se encaixa na escada da piscina. sua função é auxiliar cães e gatos a sair da água sozinhos em caso de queda acidental. à venda na loja virtual fofopet, r$ 375; fofopet.com.br.

xodó no café

a coleção i love my pet, da marca dynasty collection, traz canecas de porcelana com fotografias impressas de várias raças de cães, gatos e até periquito. com capacidade para 340 ml, custa r$ 12,60 a unidade na anico presentes. tel. (11) 3315-8669; anico.com.br.

preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

e

las são inteligentes, gostam de cantar para chamar a atenção do dono, podem viver até 20 anos e não passam dos 40 centímetros. naturais da austrália, as calopsitas chegaram ao brasil na década de 1970 e, desde então, têm conquistado cada vez mais admiradores, como a paisagista paula Galbi. “tive cachorro quando era pequena e, de uns tempos pra cá, senti vontade de ter um animal novamente. Queria um bichinho que interagisse, mas não demandasse tanta atenção”, diz paula, que ganhou três calopsitas de presente de aniversário. “Minha mãe me deu a lola; meu irmão, o dja, e uma amiga, a nina. Quando estou em casa, elas ficam soltas pelo apartamento. são superdóceis”, afirma. à noite ou quando não tem ninguém por perto, elas voltam para a gaiola. Quem gostou da ideia, assim que adquirir um desses pássaros, consulte um veterinário especializado em animais silvestres e exóticos. “a procura por calopsitas aumentou bastante nos últimos anos. brincamos que ela é um cachorro com asas, porque o retorno afetivo é tão grande como o de um cão, mas com uma despesa bem mais baixa”, explica o veterinário rodrigo Ferreira, da clínica exoticare (tel. 11 3672-4155; exoticare. com.br). “ela precisa de poucos cuidados. o fundamental é manter uma alimentação saudável. na primeira consulta, nós indicamos os alimentos apropriados e aqueles que fazem mal”, diz. a semente de girassol, por exemplo, deve ser evitada, porque é muito rica em gordura. “sirva a ração própria para calopsitas e complemente com verduras de folhas escuras.”

as calopsitas lola (com crista amarela, à esq.), dja (ao centro) e nina (à dir. da foto) brincam no sofá do apartamento da paisagista paula galbi

piscina sem risco

Fotos divulgação

Felipe Gombossy

de metal, galvanizado por dentro e pintado por fora, o porta-alimentos para pássaros, 25 x 16 x 23 cm, acompanha uma charmosa pá medidora. da good’s, r$ 53. tel. (11) 3081-1210; goods.com.br.


deleite > receber com charme

boteco particular na próxima festa, sua casa pode ter o clima boêmio de um botequim. capriche nos petiscos, na cerveja gelada e na decoração descontraída e bem-humorada reportagem casa e comida*

uma forma divertida de recepcionar os amigos é colocar na entrada uma mensagem típica de bar escrita com giz na plaquinha, da maria lembrancinha *Casa e Comida é uma publicação bimestral da editora Globo 126 | janeiro 2013 | casa e jarDim


a

telefones a partir da página 128

proveite que o verão deixa todos mais à vontade para reunir os amigos em sua casa com a atmosfera de um boteco. De cara, cuide dos detalhes da decoração para que fique colorida e descontraída. Não podem faltar aqueles cartazes com mensagens bem-humoradas e um bom samba no aparelho de som. As comidinhas devem ser as típicas de bar, que acompanham a cerveja sempre gelada. Mas inove na apresentação. Em vez de bandeja, use um engradado para colocar os copos e crie um caminho com azulejos pintados no meio da mesa para apoiar os pratos quentes. No cardápio sugerido pela chef Paula Labaki, do bufê Lena Labaki Catering, há ícones da culinária boêmia, como caldinho de feijão e pastéis. Ela criou ainda espetinhos de linguiça e queijo coalho com geléia picante de tomate. Em cestinhas de vime, acomodou bolinhos de arroz. Agora, original mesmo é como ela serve a sardinha confitada. Depois de cozido, o peixe é posto em latinhas. Para fechar o boteco, os convidados levam de lembrança garrafinhas de cachaça da boa.

no sentido horário, a partir da foto acima, copos, da nadir figueiredo, no engradado de madeira, da mo.d; o jogo americano de papel colorido recebe frases de botequim; a sardinha confitada é servida na latinha; azulejos pintados formam o caminho de mesa, onde estão os espetinhos de linguiça e queijo coalho; nas cestinhas de vime, da d. filipa, com guardanapos da roberto simões casa, bolinhos de arroz; as amêndoas e os amendoins ficam no gaveteiro, da oficina de agosto. pás, apolo pratarias. ao lado, cachaça Jacuba com etiqueta da maria lembrancinha casa e jarDim | janeiro 2013 | 127


onde encontrar

a

a especialista tel. (11) 4125-1440 aespecialista.com a lot of tel. (11) 3068-6891 alotof.com.br anDrea murao tel. (11) 3624-5278 anGelo arte tel. (11) 3311-9696 angeloarte.com.br apareciDo batista marceneiro tel. (11) 5929-0560 ari beralDin tel. (11) 3459-6868 ariberaldin.com artefacto tel. (11) 3087-7000 artefacto.com.br artefacto beach anD countrY tel. (11) 3894-7000 artefactobc.com.br arteriX tel. (11) 3086-0784 arterix.com.br artesian tel. (11) 3063-5416 art maison tel. (11) 3032-3895 artmaison.com.br artmiX tel. (11) 3079-5998 artmix.com.br

avanti

castelatto

Dalle piaGGe

tel. (11) 3088-5200 avantitapetes.com.br

tel. (11) 4416-6909 castelatto.com.br

tel. (11) 3834-9896 dallepiagge.com.br

b

bauhaus tel. (11) 3083-5811

casual mÓveis tel. (11) 4328-6444 casualmoveis.com.br

Danish DesiGn tel. (11) 3062-0085 danishdesign.com.br

beneDiXt tel. (11) 3081-5606 benedixt.com.br

celina Dias tel. (11) 3062-0466 celinadias.com.br

Davi aDesivos tel. (12) 9159-1301

bertolucci tel. (11) 3873-2879 bertolucci.com.br

clami tel. (11) 3032- 8103 clami.com.br

blue GarDenia tel. (11) 2362-2095 bluegardenia.com.br

clarissa strauss tel. (11) 3088-4549 clarissastrauss.com.br

bontempo tel. (11) 3062-8080 bontempo.com.br

coD tel. (11) 3816-7233 codbr.com

breton actual tel. (11) 4055-9707 breton.com.br

coisas Da Doris tel. (11) 3083-1962 coisasdadoris.com.br

bY KamY tel. (11) 3081-1266 bykamy.com

comercial e construtora marcelo costa tel. (16) 3821-5501

c

carmim casa tel. (11) 3062-5433 carmim.com.br casa almeiDa tel. (11) 3082-1538 casaalmeida.com.br casa DecoraDa tel. (12) 3207-7936 casa fortaleZa casafortaleza.com.br

arQuivo contemporÂneo tel. (21) 2227-9120

casamatriZ/ tecer tel. (11) 3064-6050 casamatriz.com.br

atec tel. (11) 3034-1800 atec.com.br

casa verÃo tel. (16) 3623-5530 casaverao.com.br

atelier fernanDo jaeGer tel. (11) 3675-5383 fernandojaeger.com.br

casa vostra tel. (11) 3034-5343 casavostra.com.br

128 | janeiro 2013 | casa e jarDim

conceito firma casa tel. (11) 3068-0380 conceitofirmacasa. com.br coral coral.com.br corporaÇÃo De ofÍcios tel. (11) 5531-0219 cYnthron tel. (11) 3846-8100 cynthron.com.br

D

DaDo castello branco tel. (11) 3079-2088 dadocastellobranco. com.br Dali casa dalicasa.com.br

Deca sac 0800-0117073 deca.com.br DecoraÇÕes Yamato tel. (11) 3032-8177 DemoliÇÃo e mÓveis rÚsticos tel. (12) 3635-4940 DepÓsito Kariri tel. (11) 3064-6586 depositokariri.com.br Desmobilia tel. (11) 3062-3408 desmobilia.com.br DieGo revollo tel. (11) 3722-4605 diegorevollo.com.br

e

eDu reZenDe tel. (11) 3071-0762 empÓrio beralDin tel. (11) 3030-3960 emporioberaldin. com.br

Goa arQuitetos tel. (11) 2373-6387 goa.arq.br

empÓrio vermeil tel. (11) 3086-1551 emporiovermeil.com.br entreposto tel. (11) 2189-0000 entreposto.com.br estar mÓveis tel. (11) 4125-7743 estarmoveis.com.br estÚDio GlÓria tel. (11) 3097-9970 estudiogloria.com.br etna sac 0800-7706771 etna.com.br

f

fastframe tel. (11) 5522-2180 fastframe.com.br

Divino espaÇo tel. (11) 5051-1268 divinoespaco.com.br

fleXform tel. (11) 2431-5511 flexform.com.br

DÖhler sac 0800-6438800 dohler.com.br

fj pronta-entreGa tel. (11) 3873-2989 fernandojaeger.com.br

Dominici dominici.com.br

formica sac 0800-0193230

Domme tel. (21) 3325-0094 dommerio.com.br

futon companY tel. (11) 3083-6212 futon-company.com.br

Donalou marcenaria tel. (11) 4782-5743

G

Dpot tel. (11) 3082-9513 dpot.com.br

GiGi botelho tel. (11) 3892-2588 gigibotelho.com.br

Galeria Das lonas tel. (11) 5549-8311 galeriadaslonas.com.br GD rochas tel. (11) 3613-2222 gdrochas.com

Guimar tel. (21) 2108-8133 guimar-interiores. com.br

h

habitare casa tel. (11) 4523-3704 habitarecasa.com.br haiah tel. (11) 4053-5477 haiah.com.br hettY GolDberG tel. (11) 2259-6413 hettygoldberg.com.br hips retrÔ tel. (11) 3078-4844 hipsonline.com.br

i

inDusparQuet tels. (11) 5052-0767 indusparquet.com.br

j

jatobÁ tel. (11) 3672-1522 jatoba.com.br joÃo miGotto joaomigotto.com.br josé marton tel. (11) 2666-5555 martonemarton.com.br

K

KanYÓ arQuitetura tel. (11) 3582-2008 kanyo.arq.br Kare tel. (11) 3061-3777 kare-saopaulo.com.br


KatmanDu tel. (11) 3322-1900 katmandu.com.br Kcase tel. (11) 3081-6562 kcase.com.br Kimi nii tel. (11) 3726-4839 kiminii.com.br KitchenaiD kitchenaid.com.br

l

la lampe tel. (11) 3069-3949 lalampe.com.br larGrill tel. (11) 5051-0389 largrill.com.br

lustres Yamamura tel. (11) 3218-2727 yamamura.com.br

m

maDÁ campos arQuitetura tel. (11) 3297-7626 maDeira De DemoliÇÃo tel. (11) 3294-8882 madeiradedemolicao. com maGal marcenaria tel. (11) 5621-7327 marcela pepe tel. (11) 3758-6492 marcelapepe.com.br

leXon lexon-design.com

marcenaria cruZÍlia tel. (12) 8121-1509

licY home tel. (11) 3739-0331 licyhome.com.br

marcenaria trancoso tel. (11) 3816-1298

l’oeil tel. (11) 3897-8787 loeil.com.br

marcenaria santÍssima fé tel. (11) 4432-0036 santissimafe.com.br

loja Do bispo tel. (11) 3064-8673 lolahome tel. (41) 3076-7635 lolahome.com.br louis vuitton louisvuitton.com.br ls selection tel. (11) 3168-3303 lsselection.com.br luKscolor tel. (11) 5087-9300 lukscolor.com.br lume photos tel. (11) 3704-6268 lumini tel. (11) 3898-0222 lumini.com.br

marché art De vie tel. (11) 3853-9761 marcheartdevie.com.br maria anGélica amaral tel. (12) 3896-1617 chacarapaubrasil. com.br maristela GoraYeb maristelagorayeb.com marmoraria casa nova tel. (16) 3618-6057 marmorariacasanova. com.br

marmoraria itapemirim tel. (11) 3744-7912 marmorariaitapemirim. com.br marmoria santo antÔnio tel. (19) 3807-2600

orlean tel. (11) 2338-8008 orlean.com.br

ovo tel. (11) 3045-0309 ovo.art.br

saYerlacK sac 0800-7026666

p

scanDinavia DesiGns tel. (11) 3081-5158 scandinavia-designs. com.br

maZer marcenaria tel. (16) 3942-2202

persiana & cia tel. (12) 3621-8633 persianacia.com.br

mera arQuitetura paisaGÍstica tel. (11) 3842-9072 mera.com.br

phenicia concept tel. (11) 3061-2666 phenicia.com.br

micasa tel. (11) 3088-1238 micasa.com.br mirale DecoraÇÕes tel. (11) 5542-5900 mirale.com.br mirian baDarÓ tel. (12) 3624-4454 mirianbadaro.com.br missoni home tel. (11) 2597-3004 missonihome.com.br miX & match tel. (11) 5093-8961 mixandmatch.com.br mo.D tel. (11) 3031-3237 lojamod.com.br munDo aZul tel. (11) 2438-6613 munDo Do enXoval tel. (11) 3064-1315 mundodoenxoval. com.br

o

oDilon claro tel. (11) 3064-7924 anniverdi.com.br olho interni tel. (11) 3089-6767

santa mÔnica tapetes tel. (11) 3085-1866 smonica.com.br

poeira tel. (21) 2305-7616 poeiraonline.com

Q

4 elementos tel. (47) 3361-6060 QuaDro vivo tel. (11) 3898-0013 quadrovivo.com

r

raÍZes DesiGn tel. (11) 2597-3084 raizesdesign.com.br reciclamunDo tel. (11) 3815-7366 reciclamundo.com.br reGatta teciDos tel. (11) 3085-5081 regattatecidos.com.br riachuelo moDa casa tel. (11) 3003-4342 riachuelo.com.br

s

saccaro tel. (11) 3062-6297 saccaro.com.br sala DesiGn tel. (11) 3081-3184 saladesign.com.br sama brasil tel. (11) 3064-2044 samabrasil.com.br

schuster tel. (55) 3541-1399 moveis-schuster. com.br selma De sÁ moreira tel. (11) 5181-6946 selmadesa.com.br sherWin-Williams sac 0800-7024037 sherwin-williams. com.br silestone tel. (27) 3348-8366 silestone.com.br simmetria ambienti tel. (41) 3027-3100 spas versati tel. (11) 3081-0850 spasversati.com.br

tamtum tel. (11) 3031-5769 tamtum.com teo tel. (11) 3061-3722 lojateo.com.br terracor sac 0800-550026 terracor.com.br tiDelli tel. (11) 3032-1535 tidelli.com.br tininha loureiro tel. (11) 3071-0762 toK & stoK sac 0800-7010161 trousseau tel. (11) 3083-4240 trousseau.com.br trussarDi sac 0800-127577 trussardi.com.br

v

valencien tel. (11) 5051-5770 valencien.com.br vitrine bY casa fortaleZa (11) 3081-5744

W

spicY tel. (11) 3083-4407 spicy.com.br

WallcoverinG tel. (11) 2295-4422 wallcovering.com.br

stileDoc tel. (11) 3064-9614 stiledoc.com.br

WaY DesiGn tel. (21) 3325-0077 waydesign.com.br

stuDio miDaGlia tel. (11) 4601-1562

Willian sanaZar GelaDian tel. (11) 3681-1924

suvinil sac 0800-0117558 suvinil.com.br

t

tabriZ collection tel. (11) 3885-2370 tabriz.com.br

Z

Zamaro e pessoa tel. (11) 3971-8139 Zelo tel. (11) 3587-7067 zelo.com.br

casa e jarDim | janeiro 2013 | 129


casas do brasil

no mar de água doce Foto e texto evelyn müller

Minha mãe nasceu em Manaus, no amazonas, e na juventude mudou-se para a capital de são paulo. depois de 40 anos sem ela voltar à sua cidade natal, fizemos uma viagem de mãe e filha para rever suas origens. Foram dias intensos e maravilhosos, diluídos na imensidão do mar de água doce. ao longo das últimas décadas, os ribeirinhos estabeleceram uma relação de dependência e cumplicidade com o rio negro. Muitas comunidades se formam ao longo de suas águas, nas regiões próximas a Manaus. são igrejas, escolas, bares, restaurantes e mercados, que nada teriam de diferentes se não fossem flutuantes. as casas têm jardins com árvores, varandas e pinturas caprichadas. o mais bonito de tudo é ver as crianças indo à escola de canoa.

Evelyn Müller é fotógrafa, paulistana, 43 anos. começou a carreira clicando turismo e, desde 2003, tem se dedicado à arquitetura, decoração e gastronomia, além de projetos pessoais.

130 | janeiro 2013 | casa e jarDim


guia

são paulo Um roteiro irresistível pela capital da decoração

caco neves

móveis, peças de design e tapetes a preços reduzidos. confira as melhores liquidações da cidade. pág. 132

162 então...


Guia são paulo > vendas especiais

tudo Mais

barato

132 lojas do

mercado de decoração liquidam peças de pronta-entrega e sob encomenda com reduções de preços que chegam a 86 %

im

pe

Í rD

ve

l

2

texto luciana mattiussi (colaborou Juliana Malacarne) Fotos Divulgação

1

adresse

a lot of

até 70%

cadeira air chair (foto), de propileno, design de Jasper Morrison, de r$ 780 por r$ 625; luminária saily, da skitsch, de r$ 610 por r$ 305. sofá slim, com estrutura de madeira, pés de aço inox e suede, 1,85 x 0,85 x 0,80 m, r$ 3.490. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 256, Jd. América, tel. (11) 3068-8891, São Paulo, SP; alotof.com.br. até 31 de janeiro. aceita todos os cartões de crédito.

não aceita cartão de crédito.

móveis

acessórios

132 | janeiro 2013 | casa e jarDim

cortinas tapetes

tecidos

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos

preços pesquisados em dezembro e sujeitos a variação

até 50%

na unidade do shopping d&d, compre peças do showroom como o armário de MdF com acabamento de melamina branca, 3,8 x 2,42 m, de r$ 18.600 por r$ 9.300, para pagamento à vista. na unidade pinheiros, bancada Kallan, de MdF e laca, de r$ 5.790 por R$ 4.630. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 837, tel. (11) 30622726, Jd. América, São Paulo, SP; adresse.com.br. até 25 de janeiro.


6

3

até 50%

amaZonia móveis

armaZém 227

são mais de 700 peças da pronta-entrega. banco chinês, de madeira certificada, 50 x 30 x 30 cm, de r$ 390 por r$ 195. R. Luiz Seráphico Júnior, 1.089, tel. (11) 5641-6880, Santo Amaro, São Paulo, SP; amazoniamoveis.com.br. De 17 de janeiro a 17 de fevereiro.

Kit de panelas de cerâmica ceraflame, com quatro caçarolas e uma frigideira com tampas de vidro, de r$ 722 por r$ 433. R. Fradique Coutinho, 227, tel. (11) 2597-6132, Pinheiros, São Paulo, SP; armazem227.com. até 31 de janeiro.

até 40%

aceita os cartões de crédito american express, Diners, master-

aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

card e visa.

7

arte própria de 20% a 50%

as cinco lojas da rede liquidam quadros, espelhos e porta-retratos. de romero britto, gravura Gato Feliz, 50 x 50 cm, de r$ 398 por r$ 318. porta-retrato, 10 x 15 cm, de r$ 10,90 por r$ 5,90. Al Gabriel Monteiro da Silva, 632, tel. (11) 3088-3112, Jd. América, São Paulo, SP; artepropria.com.br. De 1 de janeiro a 15 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito exceto hipercard.

8

4

armaZem paludetto

ari beraldin até 40%

compre itens de cama, mesa e banho como a colcha donno Queen, 2,4 x 2,6 m, de r$ 990 por r$ 590. almofada Julita (foto), 45 x 60 cm, de r$ 169 por r$ 99. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1326, tel. (11) 3459-6868, Jd. América, São Paulo, SP; ariberaldin.com. De 2 de janeiro a 16 de fevereiro.

até 60%

na casa de tecidos, compre seda lisa, de r$ 147,42 por r$ 58,90; linho estampado, de r$ 88,40 por r$ 35,30 e jacquard, de r$ 104,90 por r$ 41,90 o metro. Valores para 1,40 m de largura. R. Canário, 1.263, tel. (11) 3876-7800, Moema, São Paulo, SP; armazempaludetto.com.br. De 7 de janeiro até 28 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito.

aceita todos os cartões de crédito.

9 5

art´er

armando cerello 20%

cadeira cuba, de junco, 0,53 x 0,50 x 0,90 cm, por r$ 955,20. a poltrona sicília, de madeira e junco, 0,72 x 0,70 x 0,80 cm, por r$ 840. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.264, tel. (11) 3085-3400, Jd. América, São Paulo, SP; armandocerello.com.br. De 14 a 30 de janeiro. não aceita cartão de crédito.

até 50%

recém-inaugurada, a loja liquida o banco noir, de MdF laminado e estrutura metálica cromada, 0,42 x 2 x 0,50 m, de r$ 1.440 por r$ 1.008. luminária de acrílico, design de Márcio pontes, de r$ 530 por r$ 424. R. Harmonia, 797, tel. (11) 3926-2512, Vila Madalena, São Paulo, SP; espacoarter.com.br. De 6 a 19 de janeiro. aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

casa e jarDim | janeiro 2013 | 133


Guia são paulo > vendas especiais 14

10

artecristallo até 50%

participam da promoção luminárias como a bokka, de Murano, de Karim rashid, de r$ 7.356 por r$ 5.150, e o pendente spillo ceiling, de poliuretano, de constantin Wortmann, de r$ 1.872 por r$ 936. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 380, tel. (11) 3081-6611, Jd. América, São Paulo, SP; artecristallo.com.br. De 2 a 31 de janeiro. não aceita cartão de crédito.

avanti até 50%

11

aceita o cartão de crédito visa.

arte em cadeiras até 40%

peças de mostruário e sob encomenda estão mais baratas. cadeira cravo, 50 x 53 x 90 cm, de r$ 620 por r$ 370. banco Flor iii, 40 x 46 cm, de r$ 800 por r$ 560. Móveis fora da pronta-entrega não incluem o valor do tecido. R. Mateus Grou, 623, tel. (11) 3815-6230, Pinheiros, São Paulo, SP; arteemcadeiras.com.br. De 5 de janeiro até 15 de fevereiro.

15

bauhaus tecido para cortina de linho sintético, com 2,80 de largura, de r$ 58 por r$ 41. o lançamento adamascado, de poliéster e viscose, 1,40 de largura, foi de r$ 148 para r$ 104. preços do metro linear. R. Estados Unidos, 1.004, tel. (11) 3083-5049, Jd. América, São Paulo, SP; bauhaus.com.br. De 2 de janeiro a 15 de março.

de 20% a 50%

não aceita cartão de crédito.

aceita todos os cartões de crédito.

12

art maison até 50%

im

arremate almofadas estampadas de 50 x 50 cm, modelo florido, de r$ 136 por r$ 89; listrado amarelo, de r$ 190 por r$ 109. R. Rodésia, 216, tel. (11) 3032-3895, Vila Madalena, São Paulo, SP; artmaison.com.br. De 12 de janeiro a 16 de fevereiro.

pe

de 20% a 50%

aceita todos os cartões de crédito.

13

r

v DÍ

el 16

benedixt poltrona-cama lea, de algodão, 67 x 90 x 90 cm, de r$ 10.332 por r$ 5.166. cadeira chubby (foto), de polietileno, 0,56 x 1,30 x 1,20 m, de r$ 7.309 por r$ 3.655. R. Haddock Lobo 1.584, tel. (11) 3081-5606, Jardins, São Paulo, SP; benedixt.com.br. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro. aceita os cartões de crédito american express, master-

atec original design

até 50%

compre tapetes e carpetes da pronta-entrega como os modelos tukano, 2 x 3 m, de r$ 5.080 por r$ 2.794, e tweel, 2 x 2,5 m, de r$ 2.314 por r$ 1.274. ambos são de náilon e, se pagos à vista, ganham mais 5% de desconto. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 887, tel. (11) 3088-5200, Jd. América, São Paulo, SP; avantitapetes.com.br. De 10 de janeiro até 10 de fevereiro.

card e visa.

oportunidade de arrematar peças da Kartell, como o vaso Misses Flower power, de r$ 2.524 por r$ 1.262; a mesa Mauí, de r$ 3.736 por r$ 1.867, e a cadeira lizz, de r$ 1.120 por r$ 560. Av. Faria Lima, 1.800, 10º andar, tel. (11) 30341800, Pinheiros, São Paulo, SP; atec.com.br. De 2 de janeiro até 31 de janeiro. aceita todos os cartões de crédito.

móveis

acessórios

134 | janeiro 2013 | casa e jarDim

cortinas tapetes

tecidos

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos


Guia são paulo > vendas especiais

im

pe

r

v DÍ

19

el

breton actual

de 30% a 70%

as lojas da rede, exceto a ponta de estoque, entram na liquidação. sofá rhodes, de veludo, 2,40 x 0,95 x 0,60 m, por r$ 3.234. cadeira liza com braço, revestida de seda mista, 0,58 x 0,50 x 0,82 m, de r$ 1.143 por r$ 687. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 820, tel. (11) 3062-5052, Jd. América, São Paulo, SP; breton.com.br. De 4 de janeiro a 30 de janeiro. aceita todos os cartões de crédito

20

bYa barros express

até 50%

17

bertolucci até 70%

espelhos com moldura de laca colorida, 51 x 51 cm, de r$ 1.500 por r$ 750. poltrona cube sépia nude, 78 x 67 cm, r$ 653. Al. Itu, 1.068 B, tel. (11) 3062-6366, Jardins, São Paulo, SP; byabarrosexpress.com.br. De 2 a 31 de janeiro. aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

entre os produtos com preço mais em conta, encontre o atman, abajur garrafão de vidro reciclado, 20 x 48 cm, de r$ 790 por r$ 500 e o abajur urucum Mini cores (foto), 16 x 50 cm, de r$ 630 por r$ 400. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro. Rua Espártaco, 367, tel. (11) 3873-2879, Lapa, São Paulo, SP; bertolucci.com.br.

21

bY KamY até 70%

não aceita cartão de crédito.

im

pe

rD

Ív

el

são mais de 100 modelos de pronta-entrega, entre peças únicas e lançamentos internacionais. o tapete oásis, dupla face, de algodão, 2,50 x 1,50 m, de r$ 1.425 por r$ 570. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.292, tel. (11) 30811036, Jd. América, São Paulo, SP; tapetes.com De 17 de janeiro a 17 de fevereiro.

aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

18

de 30% a 70%

22

botteh tapetes

cara de casa

compre produtos importados como o tapete indiano Garden, de r$ 850 por r$ 250 o m². do paquistão, kilim de lã, de r$ 650 por r$ 450 o m². Al. Gabriel Monteiro da Silva, 296, tel. (11) 30816293, Jd. América, São Paulo, SP; botteh.com. De 7 de janeiro a 30 de março.

almofadas de seda com aplicação de flor de liz, de r$ 260 por r$ 180; de lona com estampa da atriz audrey Hepburn, de r$ 220 por r$ 150. R. Estados Unidos, 2.026, tel. (11) 3051- 2319, Jd. América, São Paulo, SP; caradecasa.com.br. até 28 de fevereiro. 30%

aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

móveis

acessórios

136 | janeiro 2013 | casa e jarDim

cortinas tapetes

tecidos

aceita todos os cartões de crédito.

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos


Guia são paulo > vendas especiais

23

carbono até 30%

Focada em design para pequenas metragens, a marca de Marcus Ferreira liquida o sofá c19, de linho, de r$ 10.980 por r$ 7.689. poltrona c22 (foto), revestida de sarja branca, de r$ 3.468 por r$ 2.429. R. Aspicuelta, 145, tel. (11) 3815-1699, Vila Madalena, São Paulo, SP; carbonodesign.com.br. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro. não aceita cartão de crédito.

im

pe

r

de 20% a 50%

v DÍ

24

el

27

casamatriZ

cinerama

banco de teca, 2,40 x 0,60 x 0,30 m, de r$ 8.260 por r$ 5.780. luminária Gemini, de r$ 4.330 por r$ 3.030. destaque para os tapetes e carpetes da tecer, até 50% mais em conta. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 683, tel. (11) 30646050, Jd. América, São Paulo, SP; casamatriz.com.br. De 7 a 31 de janeiro.

colcha de berço lisa, de algodão, 1,20 x 1,70 m, de r$ 169,90 por r$ 99. as capas de almofadas, 43 x 43 cm, passaram de r$ 58 para r$ 49,90. colchas para camas king size, de r$ 264,90 por r$ 158,90. R. João Cachoeira, 432, tel. (11) 3168-5455, Itaim, São Paulo, SP; cinerama.com.br. até o fim do estoque.

até 70%

não aceita cartão de crédito.

aceita todos os cartões de crédito.

25

até 70%

28

im

pe

rD

Ív

cecília dale

clami

cadeira camila, de madeira e suede, 0,45 x 0,64 x 0,98 m, de r$ 690 por r$ 490. Mesa antwerp, de carvalho americano, 2 x 1 x 0,78 m, de r$ 5.990 por r$ 3.990. R. Dr. Melo Alves, 513, tel. (11) 3372-3900, Cerqueira César, São Paulo, SP; ceciliadale.com.br. De 2 a 31 de janeiro.

banco Julia, de madeira maciça, 0,35 x 0,40 m, de r$ 1.323,32 por r$ 926,10; a cadeira Flora, 51 x 65 x 88 cm, de r$ 851 por r$ 595,50. R. Teodoro Sampaio, 1.650, tel. (11) 3812-3456, Pinheiros, São Paulo, SP; clami.com.br. De 15 de janeiro a 25 de fevereiro.

até 70%

não aceita cartão de crédito.

aceita os cartões de crédito american express e visa.

29 26

coisas da doris

celina dias bebÊ

de 35% a 70%

aceita todos os cartões de crédito, exceto american

o charmoso espaço de doris sochaczewski liquida o balde de acrílico para bebidas, de r$ 120 por r$ 60. luminária de chão boccia chrome, 1,8 x 0,16 x 0,16 m, de r$ 550 por r$ 450. Al. Ministro Rocha Azevedo, 834, tel. (11) 30831962, Jardins, São Paulo, SP; coisasdadoris.com.br. De 2 a 31 de janeiro.

express.

aceita todos os cartões de crédito.

protetores de berço, de r$ 420 por r$ 150. capas de almofada, 40 x 30 cm, de r$ 140 por r$ 78. R. Melo Alves, 262, tel. (11) 2893-6846, Jd. Paulista, São Paulo, SP; celinadiasbebe.com.br. De 2 de janeiro a 28 de fevereiro.

móveis

acessórios

138 | janeiro 2013 | casa e jarDim

cortinas tapetes

tecidos

até 60%

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos

el


Guia são paulo > vendas especiais 30

de 30% a 70%

34

coquelicots

dKZa

cheniles a partir de r$ 74 e carmuças por r$ 64 – antes, ambos custavam r$ 102. linhos para cortinas, de r$ 65 por r$ 49,80 o metro. R. Francisco Leitão, 222, tel. (11) 3083-2618, Pinheiros, São Paulo, SP; coquelicots.com.br. De 7 de janeiro a 28 de fevereiro.

estão mais em conta objetos de decoração e utilidades domésticas como as peças da linha Midnight blue, da le creuset. panelas redondas, 26 cm, de r$ 992 por r$ 694. com 28 cm, de r$ 1.065 por r$ 745. R. Dr. Mário Ferraz, 547, tel. (11) 3073.1321, Jd. Paulistano, São Paulo, SP; dkza.com.br. até 30 de janeiro.

até 80%

aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

31

aceita todos os cartões de crédito.

cristiana bertolucci

de 10% a 70%

abajur de cerâmica com cúpula de algodão, de r$ 1.350 por r$ 675. abajur de ferro forjado, de r$ 1.560 por r$ 780. R. Girassol, 125, tel. (11) 3097-8566, Vila Madalena, São Paulo, SP; cristianabertolucci.com.br. De 21 de janeiro a 28 de fevereiro.

im

pe

r

v DÍ

el

não aceita cartão de crédito.

32

loJa virtual

dali casa

até 50%

poltrona giratória swan, de fibra de vidro, 87 x 75 cm, de r$ 2.881 por r$ 2.116. cadeira b018, de policarbonato transparente, 84 x 41 cm, de r$ 700 por r$ 420. Tel. (11) 5181-5141; dalicasa.com.br. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro.

35

aceita os cartões de crédito american express, mastercard

decameron

e visa.

33

damatex

até 35%

a casa liquida a almofada de camurça com tachas, 50 x 50 cm, de r$ 79 por r$ 52. papel de parede infantil Happy Fantasy, de pVc, de r$ 261 por r$ 183 o rolo. pisos vinílicos 10% mais em conta. R. Bom Pastor, 2.350, tel. (11) 2219-6300, Ipiranga, São Paulo, SP; damatex.com.br. até 24 de janeiro.

até 40%

sofá sputinik, 2,8 x 0,97 m, de camurça, de r$ 18.742 por r$ 14.056. Modelo softbox (foto), 2,40 x 0,95 m, de linho, de r$ 10.360 por r$ 7.770. itens sob encomenda têm desconto de 25%. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.136, tel. (11) 3097-9344, Jd. América, São Paulo, SP; decamerondesign.com.br. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro. não aceita cartão de crédito.

aceita todos os cartões de crédito.

móveis

acessórios

140 | janeiro 2013 | casa e jarDim

cortinas tapetes

tecidos

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos


Guia são paulo > vendas especiais 36

38

donatelli

divino espaço a loja, dirigida por amelinha amaro, preparou descontos para móveis e acessórios. assento butterfly tambor, 50 x 45 cm, de r$ 2.150 por r$ 1.290; poltrona black com pufe, 0,76 x 0,76 x 1 m, de r$ 3.410 por r$ 2.046. Al. Jauaperi, 45, tel. (11) 5051-1268, Moema, São Paulo, SP; divinoespaco.com.br. De 2 a 31 de janeiro.

até 40%

até 86%

im

r pe

D

pe

rD

Ív

el

Modelos bonetti Floral ou listrado, de algodão, de r$ 67,90 por r$ 39,90. dubai, de viscose, linho, poliéster, algodão e acrílico, de r$ 145 por r$ 19,90. Al. São Gabriel, 102, tel. (11) 3885-6988, Itaim, São Paulo, SP; donatelli.com.br. De 15 de janeiro a 15 de março. aceita todos os cartões de crédito.

39

aceita os cartões de crédito Diners, visa e master.

e Ív

im

dot obJetos

l

a partir de 30%

bowl recortado, de resina pintada, 50 cm, de r$ 557 por r$ 278,50. cachepô cabeça, de porcelana italiana la Musa, 35 x 40 cm, de r$ 620 por r$ 372. R. Pirapora, 112, tel. (11) 3052-1930, Paraíso, São Paulo, SP; dot.art.br. até 31 de janeiro. aceita todos os cartões de crédito.

40

dpot até 30%

37

aceita todos os cartões de crédito.

dominici até 70%

41

compre produtos de iluminação assinados, como o abajur babette (foto), de baba Vacaro, de r$ 1.183 por r$ 352. criação do italiano Gio ponti, o abajur bilia cai de r$ 4.834 para r$ 1.216. luminária excêntrica, de alex Fernandez camps, de r$ 3.421 por r$ 1.034. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.768, tel. (11) 3087-7788, Jd. América, São Paulo, SP; dominici.com.br. De 17 de janeiro a 17 de fevereiro.

doural até 50%

acessórios

142 | janeiro 2013 | casa e jarDim

cortinas tapetes

preços especiais para as marcas black+blum, cuisinart, brabantia, oster, tramontina, brinox, oxo, emsa e de’longhi. Jogo de jantar de 12 peças, do chef inglês Gordon ramsay, de r$ 584 por r$ 207. Al. Gabriel Monteiro Silva, 795, tel. (11) 3062-4171, Jd. América, São Paulo, SP; doural.com.br. De 2 a 31 de janeiro. aceita todos os cartões de crédito.

aceita os cartões de crédito Diners, mastercard e visa.

móveis

a loja liquida itens como a mesa lateral Jardim, de Jader almeida, de metal com tampo de MdF, de r$ 716 por r$ 500. poltrona coton, design do studio dpot, com base de aço inox, de r$ 3.150 por r$ 2.205. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.250, tel. (11) 30829513, Jd. América, São Paulo, SP; dpot.com.br. De 17 de janeiro a 17 de fevereiro.

tecidos

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos


43

42

empório beraldin

duetto decoraçÕes

20%

papéis parede como os da linha Fantasy (foto), importados da itália, de r$ 350 por r$ 280, cada rolo. cortina Wave, de organza, 2 x 2,60 m, de r$ 2.250 por r$ 1.800. R. Augusto Tolle, 279, tel. (11) 2950-2340, Santana, São Paulo, SP; duettodecoracoes.com.br. De 5 de janeiro a 31 de março.

até 75%

almofada aprendiz, de seda, 0,5 x 0,5 m, de r$ 295 por r$ 147,50; tapete de sisal apaká, 3 x 4 m, de r$ 2.232 por r$ 1.340. sofá new elegance, 2,2 m, r$ 5.430 (não inclui o tecido). R. Mateus Grou, 604, tel. (11) 3030-3960, Pinheiros, São Paulo, SP; emporioberaldin.com.br. De 7 de janeiro a 28 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito.

44

não aceita cartão de crédito.

empório carol martini até 50%

pufes, de r$ 216 por r$ 108. espelhos com moldura de gesso resinado, tamanhos variados, de r$ 299 por r$ 209,30. Pça. Benedito Calixto, 36-A, tel. (11) 3086-1320, Pinheiros, São Paulo, SP; carolmartini.com.br. De 10 de janeiro a 10 de fevereiro. aceita os cartões de crédito Diners, mastercard e visa.

casa e jarDim | janeiro 2013 | 143


Guia são paulo > vendas especiais

im

p

er

v DÍ

el

47

espaço paper até 75%

descontos para a linha scandinavian Vintage, da alemã Marburg, que ficou de r$ 330 por r$ 165. com estampas florais, de r$ 200 por r$ 50. Valores para rolos de 10 x 0,50 m. R. Gaivota, 1.441, tel. (11) 5093-2323, Moema, São Paulo, SP; espacopaper.com.br. De 5 de janeiro até o fim do estoque. não aceita cartão de crédito.

48

espaço til

45

espaço 204

até 30%

encontre peças de Marcelo rosenbaum e da norueguesa ekornes. cadeira agatha (foto), 56 x 59 x 78 cm, de r$ 962 por r$ 852. sofá savana ii, 2,85 x 1,08 x 0,75 m, de r$ 9.462 por r$ r$ 8.376. Shopping D&D. Av. das Nações Unidas, 12.555, Piso Térreo, lj. 204, tel. (11) 51023468, Itaim Bibi, São Paulo, SP; espaco204.com.br. até 28 de fevereiro.

até 70%

aceita todos os cartões de crédito.

49

estar móveis até 30%

não aceita cartão de crédito.

46

50

sofá leblon, com assentos retráteis e almofada do encosto solta, 2,20 m, de r$ 5.600 por r$ 1.690. Mesa cromada com seis cadeiras, 1,60 x 0,90 m e tampo de 10 mm, de r$ 5.960 por r$ 1.790. Av. Ataliba Leonel, 1,189, tel. (11) 2978-8408, Santana, São Paulo, SP; espacomoveleiro.com.br. até 31 de janeiro.

etna

até 70%

aceita todos os cartões de crédito.

móveis

acessórios

144 | janeiro 2013 | casa e jarDim

na cores azul ou rosa, cômoda com tampo de madeira, 0,63 x 0,40 x 0,62 m, de r$ 2.950 por r$ 2.050. pufe reúso, feito de retalhos, de r$ 800 por r$ 250. Av. Ibirapuera, 3.303, tel. (11) 5542-2494, Moema, São Paulo, SP; estarmoveis.com.br. De 7 de janeiro a 7 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito.

espaço moveleiro até 70%

produtos da índia, china, indonésia e Vietnã. Mesa de centro, de teca, 50 x 50 x 44 cm, de r$ 720 por r$ 216. cadeira Franchine, de fibra, de r$ 450 por r$ 199. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 689, tel. (11) 3063-5603, Jd. América, São Paulo, SP; espacotil.com.br. De 9 de janeiro a 10 de fevereiro.

cortinas tapetes

tecidos

im

pe

rD

Ív

el

Mais de 6 mil itens recebem descontos nas 16 lojas da rede. o sofá Munique, de couro sintético, dois lugares, ficou mais barato: r$ 999,90. Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 2.001, tel. (11) 3004-3622, Brooklin, São Paulo, SP; etna.com.br. De 2 de janeiro a 3 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito.

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos


Guia são paulo > vendas especiais 51

55

florense ibirapuera & santos até 45%

estante Verso rovere naturalle, 1,3 x 0,46 x 2,3 m, r$ 1.400. banqueta square rovere platino, 0,5 x 0,45 x 1 m, r$ 600. estofado soho rovere castagno, 2,5 x 1,2 x 0,6, r$ 4.700. Av. República do Líbano, 2.153, Moema, São Paulo, SP, tel. (11) 5053-3999; florense.com.br. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro.

galeria das lonas de 10% a 40%

não aceita cartão de crédito.

aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

52

até 70%

espreguiçadeira porchat, de fibra de vidro, 0,64 x 1,85 m, de r$ 1.480 por r$ 960. poltrona summer, de alumínio, de r$ 790 por r$ 550. R. Domingos de Morais, 1.708, tel. (11) 5549-8311, Vila Mariana, São Paulo, SP; galeriadaslonas.com.br. De 2 de janeiro a 15 de fevereiro.

56

formato design

galpãomatriZ

sofá berlim com chaise, de suede, 2,80 m, de r$ 4.092 por r$ 2.919. com o mesmo acabamento, o sofá suécia, de 2,25, caiu de r$ 6.892 para r$ 2.450. Av. Professor Francisco Morato, 1.177, tel. (11) 37212348, Butantã, São Paulo, SP; formatomoveis.com.br. até 31 de janeiro.

as boas pedidas são os tapetes da marca espanhola nanimarquina como o carmem, 2,2 x 1,7 m, de r$ 8.600 por r$ 5.100, e o ovo, 2,4 x 1,7 m, de r$ 16.680 por r$ 10 mil. R. Conselheiro Nébias, 1.763, tel. (11) 3333-2520, Barra Funda, São Paulo, SP; galpaomatriz.com.br. De 7 a 31 de janeiro.

de 20% a 50%

não aceita cartões de crédito.

não aceita cartão de crédito.

53 57

formatual babY & Kids até 50%

Focada em produtos de decoração infantil, a loja liquida o kit para berço com sete peças, de r$ 1.290 por r$ 899; trio de quadros, de r$ 1.350 por r$ 945, e o par de quadros safári, de r$ 578 por r$ 259. R. Ministro Jesuíno Cardoso, 166, tel. (11) 30456696, Vila Nova Conceição, São Paulo, SP; formatualbabykids.com.br. De 2 de janeiro a 15 de fevereiro.

girona design de 30% a 50%

aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

estantes, racks, mesas e outros móveis com desconto. escrivaninha bossa, de r$ 3.724 por r$ 2.234. o buffet paralelo, 2,20 x 0,75 x 0,45 m, cai de r$ 4.791 para r$ 3.422. R. Guaipá, 569, tel. (11) 3836-4615, Vila Leopoldina, São Paulo, SP; gironadesign.com.br. De 16 de janeiro a 8 de fevereiro. não aceita cartão de crédito.

im 54

futon companY

até 50%

chaise pMr, de paulo Mendes da rocha, de aço e couro, 1,61 x 0,53 x 0,75 m, de r$ 10.385 por r$ 5.193. sofácama clicclac (foto), com base metálica, estrado ripaflex e futon casal, 2 x 0,92 x 0,81 m, de r$ 3.866 por r$ 3.286. R. Mateus Grou, 370, tel. (11) 3083-6212, Pinheiros, São Paulo, SP; futon-company.com.br. De 14 de janeiro a 16 de fevereiro. aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

146 | janeiro 2013 | casa e jarDim

pe

rD

Ív

el


58

62

loJa virtual

habitare casa até 60%

itens de cama, mesa, banho e decoração estão mais baratos, como a taça de vinho Viena, 400 ml, por r$ 19,99 cada. toalha de mesa copa & cia, de linho branco, 2,2 x 2,2 m, de r$ 372 por r$ 300. Tel. (11) 4523-3704; habitarecasa.com.br. De 2 a 30 de janeiro.

interbagno até 50%

aceita todos os cartões de crédito.

aceita os cartões de crédito Diners, mastercard e visa.

59

hits

de 30% a 60%

banheira bolid, de acrílico lucite, 1,80 x 0,90 x 0,49 m, de r$ 10.767,20 por r$ 8.075,40. banheira Milano, do mesmo material, 1,90 x 0,80 x 0,60 m, de r$ 6.183 por r$ 4.637,25. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 770, tel. (11) 3081-2664, Jd. Paulistano, São Paulo, SP; interbagno.com.br. De 10 de janeiro a 3 de março.

revestida de couro ecológico e disponível em diversas cores, a poltrona infantil Fofolete passou de r$ 930 para r$ 640. Kit edredom camuflado, de algodão e antialérgico, de r$ 1.358 por r$ 815. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 958, tel. (11) 30833989, Jd. América, São Paulo, SP; hits.com.br. De 14 de janeiro a 16 de fevereiro.

im

pe

r

v DÍ

el

aceita todos os cartões de crédito.

60

ilustre até 50%

a cadeira Xapori, de madeira maciça, 45 x 59 x 85 cm, de r$ 521 por r$ 415, é uma das 100 peças com desconto. sofá bamboo, com base de pínus, 2,10 x 1 x 0,82 m, de r$ 2.819 por r$ 1.996. R. Fradique Coutinho, 418, tel. (11) 3812-3602, Pinheiros, São Paulo, SP; ilustre.com.br. De 2 de dezembro a 28 de fevereiro.

63 até 50%

não aceita cartão de crédito.

61

indusparquet 20%

nas lojas dos shoppings d&d e lar center, o modelo Multiestruturado cumaru, 12 cm de largura, foi de r$ 232 para r$ 220 o m². assoalho peroba dourada extra, 6,5 cm, de r$ 287 por r$ 242 o m². Av. Otto Baumgart, 500, lj. 109, tel. (11) 2221-1151, Vila Guilherme, São Paulo, SP; indusparquet.com.br. até 31 de janeiro.

até 30%

isto é brasil Mesa saarinen, com tampo oval de mármore nero Marquina, 1,98 x 0,73 m, de r$ 7.400 por r$ 4.500. trio de mesas Harmony (foto), de r$ 3.696 por r$ 2.589. para os móveis de madeira de demolição, desconto de 30%. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 643, tel. (11) 3898-2233, Jd. América, São Paulo, SP; istoebrasil.com.br. De 5 de janeiro a 30 de março. aceita todos os cartões de crédito.

não aceita cartão de crédito.

móveis

acessórios

cortinas tapetes

tecidos

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos

casa e jarDim | janeiro 2013 | 147


Guia são paulo > vendas especiais 64

67

laris

Kare

até 50%

são 450 modelos disponíveis na pronta-entrega. poltrona giratória club 54 Vintage, de aço cromado, plástico abs e couro natural, 71 x 60 x 64 cm, de r$ 3.380 por r$ 2.366; luminária de piso arrow, de ferro, mármore e cúpula de tecido, 1,63 x 0,48 x 1 m, de r$ 2.310 por r$ 1.848. R. Dr. Melo Alves, 651, tel. (11) 3061-3777, Cerqueira César, São Paulo, SP; kare-design.com. De 14 de janeiro a 16 de fevereiro ou enquanto durarem os estoques.

até 50%

65

entre os destaques da loja virtual está o jogo de seis xícaras de café natura, de r$ 69 por r$ 41,40. Miniprato para cupcake, 10 x 4 cm, de r$ 45 por r$ 33,50. Tel. (11) 5521-1326; laris.com.br. De 14 a 31 de janeiro. aceita os cartões de crédito american express, Diners, mastercard e visa.

68

lepri

aceita todos os cartões de crédito.

até 60%

K&g papel de parede até 55%

com 60 cores e estampas, os papéis de parede laváveis da linha alpha 1, caem de r$ 415 para r$ 180 – valores para a unidade do rolo de 10 x 0,53 m. Paes de Barros, 55, tel. (11) 2268-3555, Mooca, São Paulo, SP; kigpapeldeparede.com.br. De 2 de janeiro até 30 de janeiro.

o preço à vista do m2 da cerâmica Vermelha e paglia, 23 x 23 cm, caiu de r$ 32,90 para r$ 24,90; do Mattone rosso, revestimento cerâmico inspirado em tijolos, 20 x 20 cm, de r$ 59,90 por r$ 49,90. ecopastilhas paper, modelo castor, 3 x 3 cm, de r$ 93,97 por r$ 73,60. Av. das Nações Unidas, 12.555, lj. 207, tel. (11) 55061390, Brooklin Novo, São Paulo, SP; lepri.com.br. De 17 de janeiro a 17 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito.

aceita todos os cartões de crédito.

69

im

la lampe

66

pe

rD

Ív

libanori lustres el

arremate peças de iluminação como o tocheiro Hector, com difusor em porcelana, até de r$ 2.938 por 60% r$ 1.883; a luminária Gilde (foto), de madeira, de r$ 2.725 por r$ 1.592, e o abajur cassini led, de la lampe r$ 577 por r$ 237. tocheiro Hector, com difusor Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.258, tel. (11) 3069em porcelana, de r$ 2.938 3949, Jd. América, São Paulo, SP; lalampe.com.br. por r$ 1.883. luminária Gilde De 17 de janeiro a 17 de fevereiro. (foto), de madeira, de r$ 2.725 aceita os cartões de crédito visa e mastercard. por r$ 1.592. abajur cassini led, de r$ 577 por r$ 237. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.258, tel. (11) 3069-3949, Jd. América, São Paulo, SP; lalampe.com.br. de 17 de janeiro a 17 de fevereiro.

148 | janeiro 2013 | casa e jarDim

loJa virtual

15 %

o pendente em formato de bola, de alumínio, 40 x 40 cm, foi de r$ 452,30 para r$ 393,30. abajur, do mesmo material, de r$ 81,65 para r$ 69,40. R. da Consolação, 2.204, tel. (11) 3256-4886, Consolação, São Paulo, SP; libanori.com.br. até o fim do estoque. aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

70

l’oeil

aceita os cartões de crédito mas-

esta é a chance de comprar a mesa de jantar chesley, de ferro e madeira, 2,20 x 0,90 x 0,78 m, 15 % mais barata: de r$ 4.772 por r$ 4.056. a cadeira Klaas, de ferro, 65 x 48 x 85 cm, ganha 24% de desconto: de r$ 1.054 por r$ 799. R. Bela Cintra, 2.009, tel. (11) 3896-3211, Jd. Paulista, São Paulo, SP; loeil.com.br. De 3 de janeiro a 20 de fevereiro.

tercard e visa.

aceita todos os cartões de crédito.

até 30%


74

madeira bonita

até 80%

71

sistema de som omni play, que toca discos de vinil e fita cassete, de r$ 1.690 por r$ 1.049,90. almofada chicletão big (foto), 55 x 35 cm, de r$ 199,90 por r$ 89,90. Tel. (11) 3079-2055; loopday.com.br. De 2 de janeiro a 15 de fevereiro.

aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

75

loJa virtual

marché art de vie

loopdaY

de 30% a 80%

Minicômoda chicago, 50 x 45 x 66 cm, de r$ 3.633 por r$ 2.161. cama Éden, de pátina branca com detalhe tabaco, 1,60 x 2 m, de r$ 8.188 por r$ 4.950. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.277, tel. (11) 30629699, Jd América, São Paulo, SP; madeirabonita.com. De 14 de janeiro a 28 de fevereiro.

até 70%

aceita os cartões de crédito Diners, mastercard e visa.

poltrona egg, de arne Jacobsen, com base giratória e concha de fibra de vidro revestida, de r$ 7.309 por r$ 4.020. Mesa de centro Hex table, de metacrilato bicolor, 92 x 22 x 80,5 cm, de r$ 3.218 por r$ 965,40. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.606, tel. (11) 38539761, Jd. América , São Paulo, SP; marcheartdevie.com.br. De 2 de janeiro a 31 de janeiro. aceita todos os cartões de crédito.

72

76

lumini de 10% a 50%

luminária pendente com vidro interno opalino e externo transparente, de r$ 2.387 por r$ 1.478. abajur de mesa com led 8W, de r$ 2.631 por r$ 1.842. Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.441, Jd. América, tel. (11) 3898-0222, São Paulo, SP; lumini.com.br. De 7 de janeiro a 28 de fevereiro.

maison des caves até 30%

não aceita cartão de crédito.

im

pe

Í rD

até 60%

ve

l

aceita todos os cartões de crédito.

73

77

mac móveis aparador tabatinga, de cumaru e fibra sintética, 1,51 x 0,41 x 0,68 m, de r$ 2.509,51 por r$ 1.254,75. Mesa alta, de alumínio e fibra sintética, 1,60 x 0,78 m, de r$ 6.539 por r$ 3.269,83. R. Groenlândia, 764, tel. (11) 3897-4800, Jd. Paulistano, São Paulo, SP; macmoveis.com.br. De 2 de janeiro a 25 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito.

a boutique do grupo art des caves, fabricante de adegas climatizadas, faz vendas especiais de acessórios de cozinha. par de copos, 270 ml, da linha termic Glass, de r$ 90 por r$ 63. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.881, tel. (11) 38911920, Jd. América, São Paulo, SP; maisondescaves.com.br. De 17 de janeiro a 17 de fevereiro.

metalbagno até 70%

compre peças de mostruário sem direito a troca ou devolução. Gabinete elegance, 95 x 36 x 50 cm, de r$ 11.253 por r$ 3.751. bancada colorbord, 90 x 50 x 58 cm, de r$ 17.590 por r$ 5.277. R. Joaquim Antunes, 70, tel. (11) 3081-7006, Jd. Paulistano, São Paulo, SP; metalbagno.com.br. De 7 de janeiro a 28 de fevereiro ou enquanto durarem os estoques. aceita os cartões de crédito Diners, mastercard e visa.

casa e jarDim | janeiro 2013 | 149


Guia são paulo > vendas especiais 78

82

moblY

missoni home

de 30% a 50%

loJa virtual

a loja disponibiliza cerca de 15 mil itens. coifa de parede linfa, de r$ 799,99 por r$ 499,99. espreguiçadeira de alumínio Mestra azul, de r$ 1.190 para r$ 799,99. SAC. 0800-9400326; mobly.com.br. até 31 de janeiro.

almofada Humbert, de lã, 40 x 40 cm, de r$ 546 por r$ 382,20. de algodão, modelo Vevey, mesma medida, de r$ 689 por r$ 344,50. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 338, tel. (11) 25973004, Jd. América, São Paulo, SP; missonihome.com.br. De 2 de janeiro a 9 de fevereiro. aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

aceita os cartões american express, Diners, masteraté 70%

card e visa.

.

79

im

mix & match

até 40%

cadeiras big bang, da italiana sandona & partners para a pedrali, de r$ 735 por r$ 441. do designer sérgio J. Matos, banco carambola, de r$ 1.080 por r$ 648. Al. Lorena, 1.966, tel. (11) 5093-8961, Jardins, São Paulo, SP; mixandmatch.com.br. De 10 de janeiro a 28 de fevereiro.

pe

rD

Ív

el

até 50%

aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

80

mobili intelligenti 40%

aparador cromado que vira mesa de jantar, de r$ 1.080 por r$ 648. Mesa de jantar expansível, com vidro fosco, de r$ 2.950 por r$ 1.770. Al. Araguaia, 122, tel. (11) 4195-6903, Alphaville, Barueri, SP; mobiliintelligenti.com.br. De 14 de janeiro a 15 de fevereiro.

83

monica cintra

não aceita cartão de crédito.

81

de 30% a 80%

mobitá até 50%

sofá bilbão, 1,6 x 1 x 0,87 m, de r$ 5.497 por r$ 3.298. poltrona giratória Marte, de metal e junco, de r$ 2.993 por r$ 1.796. Av. Washington Luís, 1.885, tel. (11) 2309-8949, Chácara Flora, São Paulo, SP, mobita.com.br. até 29 de fevereiro.

são mais de 20 peças de mobiliário vendidas direto no ateliê. cadeira Fol (foto), com estrutura de aço, 57 x 67 x 90 cm, de r$ 800 por r$ 400. sofá namoradeira, 1,60 x 0,60 x 0,82 m, de r$ 8.900 por r$ 4.500. agende o atendimento.Tel. (11) 7868–0835; monicacintra.com.br. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro. não aceita cartão de crédito.

aceita todos os cartões de crédito.

móveis

acessórios

150 | janeiro 2013 | casa e jarDim

cortinas tapetes

tecidos

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos


im

pe

Í rD

ve

l

87

notale móveis até 30%

entram na liquidação móveis como a cadeira laqueada com estofado em várias cores e estampas, de r$ 890 por r$ 710, os bancos laqueado, de r$ 1.890 por r$ 1.590, e skate, de r$ 420 por r$ 399. R. Deputado Lacerda Franco, 180, tel. (11) 36243681, Pinheiros, São Paulo, SP; notalemoveis.com.br. De 14 de janeiro a 8 de fevereiro. não aceita cartão de crédito.

84

88

montenapoleone até 50%

Famosa pelos móveis importados de design, a loja liquida cadeiras como a polilegno (foto), inteiriça de madeira, de r$ 1.435 por r$ 690. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.572, tel. (11) 3083-2300, Jd. América, São Paulo, SP; montenapoleone.com.br. De 9 de janeiro a 9 de fevereiro.

novo ambiente até 40%

aceita os cartões de crédito american express, Diners e

assinada pelo designer Yves béhar para a americana Herman Miller, a cadeira sayl, com 93% de seus componentes recicláveis, 61 x 57 x 87 cm, baixou de r$ 3.114 para r$ 2.595. R. Ramos Batista, 152, 7º andar, tel. (11) 3062-3351, Vila Olímpia, São Paulo, SP; novoambiente.com.br. até 31 de janeiro. aceita os cartões de crédito american express, Diners, master-

mastercard.

card e visa.

89

85

oren

multicoisas de 10% a 70%

Ferramentas, utilidades para o lar e outros produtos recebem descontos em todas as filiais da rede, exceto a da av. Vereador José diniz. Av. Moreira Guimarães, 700, lj. 1, tel. (11) 5054-3576, Indianápolis, São Paulo, SP; multicoisas.com.br. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro.

até 25%

não aceita cartão de crédito.

itens de decoração como a caixa desmontável, 24 x 17 cm, disponível nas cores verde, rosa, azul e roxa, foram de r$ 18 para r$ 14. relógio de mesa Xii, 9 cm, de r$ 85 por r$ 64. R. Augusta, 2.409, tel. (11) 3062-8669, Cerqueira César, São Paulo, SP; oren.com.br. até 31 de janeiro. aceita os cartões de crédito Diners, mastercard e visa.

86

90

mundo do enxoval até 40%

Jogo de banho com cinco peças, tamanho gigante, da angra Karsten, de r$ 320 por r$ 240. Jogo de lençol nuit d’Hiver, 350 fios, solteiro, de r$ 240 por r$ 165. Av. Lavandisca, 223, tel. (11) 5051-3732, Moema, São Paulo, SP; mundodoenxoval.com.br. De 5 de janeiro a 15 de fevereiro. aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

orlean até 50%

parcele em quatro vezes no cheque papéis de parede como o da coleção club, da holandesa eijffinger. o rolo de 10 x 0,52 m caiu de r$ 920 para r$ 460. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.914, tel. (11) 23388008 – Jd. América, São Paulo, SP; orlean.com.br. De 7 de janeiro a 8 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito.

casa e jarDim | janeiro 2013 | 151


Guia são paulo > vendas especiais

im

pe

r

v DÍ

el

94

peça Única até 70%

poltrona Vitoria, de chenile amarelo, 75 x 63 x 64 cm, de r$ 1.750 por r$ 1.050. banqueta Frau, com tecido de algodão e pet reciclado, 50 x 60 x 45 cm, de r$1.065 por r$ 640. R. Araguari, 256, tel. (11) 5542-0490, Vila Nova Conceição, São Paulo, SP; pecaunica.com.br. De 5 a 28 de janeiro. aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

91

95

ovo

até 60%

os designers luciana Martins e Gerson de oliveira liquidam peças do showroom. poltrona tiras (foto), de r$ 6.133 por r$ 4.291. Mesa lateral Mínima, de r$ 2.324 para r$ 1.975. R. Gomes de Carvalho, 830, tel. (11) 30450309, Vila Olímpia, São Paulo, SP; ovo.art.br. De 3 de janeiro a 23 de fevereiro.

phenicia concept até 60%

aceita todos os cartões de crédito.

tapetes e kilins de vários estilos estão mais em conta. Modelo savana, de fibras naturais, cânhamo e base de algodão, de r$ 1.080 por r$ 380 o m2. de juta talhada sand stripes, de r$ 680 por r$ 180 o m2. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.950, tel. (11) 30612666, Jd. América, São Paulo, SP; phenicia.com.br. De 5 de janeiro a 30 de março ou até o fim do estoque. aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

92

96

palimanan de 20% a 50%

o seixo telado na cor mescla, a canjica, as pastilhas e minipastilhas de pedra preta, em telas de 30 x 30 cm, estão mais em conta: de r$ 270 por r$ 179 o m2. R. Lisboa, 393, tel. (11) 3064-0617, Pinheiros, São Paulo, SP; palimanan.com.br. até 31 de janeiro.

punto e filo até 40%

não aceita cartão de crédito.

aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

93

97

particolare casa

até 70%

a loja promove uma garage sale com atendimento em horário agendado. conjunto de mesa império, 1,5 m de diâmetro, com quatro cadeiras estofadas de linho cru, de r$ 8 mil por r$ 4.500. R. Monte Aprazível, 309, Vila Nova Conceição, São Paulo, SP; particolarecasa.com.br.Para agendar horário, ligar no (11) 97361-9970 a partir de 14 de janeiro. aceita todos os cartões de crédito

152 | janeiro 2013 | casa e jarDim

encontre descontos em tapetes como o ao 369, 2 x 3 m, de r$ 6.218 por r$ 3.731 e o ao 531, 2,50 x 3,50 m, de r$ 9.837 por r$ 5.902. R. da Consolação, 3031, tel. (11) 3061-1412, Jd. Paulista, São Paulo, SP; puntoefilo.com.br. até 30 de janeiro.

promex decor até 30%

compre tecidos da designer têxtil anna Milliet como a sarja chievo, de r$ 112 por r$ 79, o suede Mantova, de r$ 141 por r$ 99. Valores calculados para o metro linear com largura de 1,45 m. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.325, tel. (11) 3857-7423, Jd. América, São Paulo, SP; promexdecor.com.br. De 10 de janeiro a 26 de fevereiro. aceita os cartões de crédito mastercard e visa.


98

101

q&e quartos

regatta tecidos

cama londres laqueada, com detalhe de camurça e tachas, de r$ 13.541,20 por r$ 6.770,60. escrivaninha berlim, de freijó, de r$ 8.272 por r$ 4.136. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.742, tel. (11) 30852800, Jd. América, São Paulo, SP; qequartos.com.br. até o fim do estoque.

até 50%

até 60%

não aceita cartão de crédito.

o estampado de policotton, disponível em diversas cores e padronagens, cai de r$ 112 para r$ 45. camurça sintética ultrasuede, de r$ 372,62 por r$ 338,06. Valores para o m2. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.604, tel. (11) 30855081, Jd. América, São Paulo, SP; regattatecidos.com.br. De 9 de janeiro a 28 de fevereiro. aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

99 102

raíZes design de madeira importada, banqueta colorida, 0,47 x 0,21 x 0,50 m, de r$ 495 por r$ 332. Mesa lateral double, de peroba-rosa de demolição, 0,40 x 0,40 x 0,60 m, r$ 593. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 276, tel. (11) 25973084, Jd. América, São Paulo, SP; raizesdesign.com.br. De 2 de janeiro a 28 de fevereiro.

até 40%

rica festa de 30% a 40%

aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

im

pe

produtos natalinos como o saleiro e o pimenteiro Wonka, de r$ 37,50 por r$ 22,50, o par. boneco de neve White, de r$ 62 por r$ 37,20, o pequeno, com 15 cm. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 273, tel. (11) 3045-4700, Itaim, São Paulo SP; ricafesta.com.br. até 15 de janeiro.

rD

Ív

saccaro

el

até 50%

100

pe

rD

Ív

el

poltrona asti, do designer japonês Yuruzu Yamakawa, 0,66 x 0,96 x 0,70 m, de r$ 4.183 por r$ 2.266. sofá Maui, 1,45 x 0,86 x 0,80 m, de r$ 5.381 por r$ 2.499. descontos válidos para pagamento à vista. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.865, tel. (11) 30626297, Jardins, São Paulo, SP; saccaro.com.br. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro ou enquanto durarem os estoques. aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

regatta casa

até 50%

im

103

104

chaise longue standard (foto), com estrutura de aço e aplicação de tela batyline, de r$ 2.123 por r$ 1.062. da ceramista Kimi nii, o bowl preto e branco, 13 cm, agora sai a r$ 32,80. R. Canário, 1.316, tel. (11) 5543-8144, Moema, São Paulo, SP; regattacasa.com.br. De 9 de janeiro a 28 de fevereiro.

santa mÔnica até 20%

aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

recebem descontos tapetes como o chicago, de r$ 632,50 por r$ 506; bahamas, de r$ 440 por r$ 352 e Misti, de r$ 742,50 por r$ 594. Valores referentes ao m2. Av. Nações Unidas, 12.551, lj. 303, tel. (11) 30439866, Brooklin Novo, São Paulo, SP; smonica.com.br. De 13 de janeiro a 13 de fevereiro. aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

móveis

acessórios

cortinas tapetes

tecidos

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos

casa e jarDim | janeiro 2013 | 153


Guia são paulo > vendas especiais 108

segatto até 50%

a marca de móveis planejados liquida peças do showroom como o espaço convívio, de r$ 15.400 por r$ 7.700, composto por painel com forração de seda, prateleiras e gavetas. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 949, tel. (11) 30886924, Jd. América, São Paulo, SP; segatto.com.br. De 5 de janeiro até o fim do estoque. aceita o cartão de crédito mastercard.

109

sergio fahrer e JacK fahrer 105

loJa virtual

até 60%

sd+fernanda marques até 50%

Compre peças de design selecionadas pela arquiteta que dá nome à loja. Cadeira Marka B-024 (foto), com pés de madeira e assento de polipropileno, 77,5 x 61 x 62 cm, de R$ 399 por R$ 359. Tel. (11) 3848-4642; sdonline.com.br De 2 a 31 de janeiro.

não aceita cartão de crédito.

aceita todos os cartões de crédito.

110

sierra móveis

106

secrets de famille

até 50%

na loja com sotaque francês, a cômoda apt branca, 96 x 52 x 85 cm, de r$ 4.584 cai para r$ 2.292. Vaso regence, 46 x 43 x 85 cm, de r$ 295 por r$ 236. R. Haddock Lobo, 1.260, tel. (11) 3083-7949, Jd. Paulista, São Paulo, SP; secretsdefamille.com.br. De 2 de janeiro a 31 de janeiro.

cadeira Marina, com base giratória de aço inox, concha de fibra de carbono com pintura automotiva e revestimento de camurça ecológica, com 60 X 60 cm, de r$ 2.390 por r$ 960. para os produtos sob encomenda, desconto de até 30%. R. Wisard, 157, tel. (11) 3031-7250, Vila Madalena, São Paulo, SP; sergiofahrer.com.br. De 14 de janeiro a 28 de fevereiro.

até 50%

nas unidades dos shoppings lar center e d&d, a loja liquida mais de 100 peças, como a cadeira Verona, 0,48 x 0,63 x 1 m, de r$ 665 por r$ 445, e a base de mesa urbana, 68 x 68 x 75 cm, de r$ 3.090 por r$ 2.050, ambas de madeira maciça. Av. Otto Baumgart, 500, lj. 233, tel. (11) 2221-4949, Vila Guilherme, São Paulo, SP; sierrasp.com.br. De 2 de dezembro a 15 de fevereiro. não aceita cartão de crédito.

aceita todos os cartões de crédito.

111 107

seculo tapetes até 30%

a loja tem um dos acervos de tapetes mais diversificados de são paulo. nesta liquidação, o modelo aubusson, de lã, fica mais barato: de r$ 1.200 por r$ 860 o m². R. da Consolação 3.378, tel. (11) 3065-1883, Jardins, São Paulo, SP, seculo.com.br. De 7 de janeiro a 28 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito.

154 | janeiro 2013 | casa e jarDim

sonho bianco 20%

a filial paulistana da loja cearense abaixou o preço do organizador cubo bola, de MdF, 0,45 x 0,45 x 0,41 m, de r$ 1.290 por r$ 1.032. cama de casal Vega, 1,60 cm de largura, de r$ 6.420 por r$ 5.120. Av. Indianópolis, 888, tel. (11) 5051-1813, Moema, São Paulo, SP; sonhobianco.com.br. De 5 de janeiro a 31 de março. não aceita cartão de crédito.


112

115

spicY de 10 a 60%

são 300 itens de cozinha, mesa e bar. com seis peças, jogo de travessas Kenya de r$ 298 por r$ 159. aerador de vinho Wine Finer, de r$ 248 por r$ 99. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.236, tel. (11) 30834407, Jd. Paulista, São Paulo, SP; spicy.com.br. De 14 de janeiro a 3 de março.

sun house

aceita os cartões de crédito american express, Diners, mas-

Mesa de jantar expansível com tampo de madeira ou vidro, 1,10 m fechada e 1,70 m aberta, de r$ 1.105 por r$ 807. cadeira de madeira maciça, de r$ 296 por r$ 207 cada uma. R. Teodoro Sampaio, 1.433, tel. (11) 3081-1679, Pinheiros, São Paulo, SP; sunhouse.com.br. até 5 de fevereiro.

tercard e visa.

aceita todos os cartões de crédito.

até 40%

116

tabriZ collection de 20% a 70%

especializada em tapetes orientais modernos e clássicos, a marca vende o kilim Mahi, de r$ 390 por r$ 117 o m2. almofada estilo aubusson, de seda chinesa, 40 x 40 cm, de r$ 1.450 por r$ 790. na versão lã, r$ 690. Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1.401, Jd. Paulista, tel. (11) 3885-2370, São Paulo, SP; tabriz.com.br. De 22 de janeiro a 3 de março. aceita os cartões de crédito Diners, mastercard e visa.

113

117

star home de 30% a 50%

Garden seat (foto), 46 x 47 cm, de r$ 1.273 por r$ 637. Mesa de centro Fafá, com pés de teca e tampo em fibra sintética, 1,10 x 38 cm, de r$ 3.724 por r$ 1.862.

tecelagem lorena até 30%

R. Bela Cintra, 1.737, tel. (11) 3061-0407, Jardins, São Paulo, SP; starhome.com.br. De 7 de janeiro a 28 de fevereiro. aceita os cartões de crédito american express, Diners,

almofadas de estampas variadas, 45 x 45 cm e 50 x 50 cm, que custavam r$ 22,90 saem por r$ 14,90. pufes de poliéster e algodão, 42 x 42cm, de r$ 112,90 por r$ 79,90. Al.dos Nhambiquaras, 1397, tel. (11) 5041-8475, Moema, São Paulo, SP; tecelagemlorena.com.br. até 31 de janeiro. aceita todos os cartões de crédito.

mastercard e visa.

118 114

thinK surface

stile doc

até 50%

potiche tea caddy, assinado por Gunta s. stolzl e importado da china, de r$ 755 por r$ 499,99. espreguiçadeira Mestra azul, de alumínio, de r$ 1.190 por r$ 799,99. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.296, tel. (11) 30649614, Jd. América, São Paulo, SP; stiledoc.com.br. De 7 de janeiro a 28 de fevereiro.

até 40%

compre revestimentos com impressão digital a preços menores. papéis de parede block, Madeira, tijolos brancos e zigue-zague, de r$ 630 por r$ 370 o rolo de 0,80 x 2,90 m. R. Traipu, 423, tel. (11) 3585-0523, Pacaembu, São Paulo, SP; thinksurface.com.br. De 2 de janeiro a 31 de janeiro. não aceita cartão de crédito.

aceita os cartões de crédito Diners, mastercard e visa.

casa e jarDim | janeiro 2013 | 155


Guia são paulo > vendas especiais

im

pe

Í rD

até 30%

ve

l

119

122

tidelli Garden seat Marina, 40 x 45 cm, de alumínio e cordas náuticas, de r$ 1.275 por r$ 892. espreguiçadeira cancun 0,65 x 1,89 x 0,52 cm, de alumínio e fibra sintética, de r$ 1.648 por r$ 1.153. R. Pedroso de Moraes, 1.684, tel. (11) 3032-1535, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP; tidelli.com.br. De 2 de janeiro a 9 de fevereiro.

tora brasil até 40%

não aceita cartão de crédito.

aparador Guaçu, de madeira certificada, 3,10 x 0,40 x 0,85 m, de r$ 7.480 por r$ 5.236. Mesa de centro iaquã, do mesmo material, 1,20 x 0,2 m, de r$ 6.100 por r$ 4.575. R. Padre Leonardo, 504, tel. (11) 3819-8001, Campo Belo, São Paulo, SP; torabrasil.com.br. até dia 31 de janeiro. não aceita cartão de crédito.

120

123

todeschini ibirapuera

até 60%

a loja conceito da marca liquida peças da coleção de verão, como o sofá Happy, de linho, 0,84 x 2,25 x 0,95 m, de r$ 7.682 por r$ 3.414. poltrona cute, de aço-carbono, 66,8 x 80 x 63 cm, de r$ 2.268 por r$ 1.000. Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3.935, tel. (11) 30598888; Jd. Paulista, São Paulo; todeschinisa.com.br. De 20 de janeiro a 28 de março.

trans-elétrica iluminação até 50%

eis uma oportunidade de levar para casa peças de r$ 800 por r$ 400, como os pendentes pião, feito de três camadas de silk, 50 x 40 cm. R. da Consolação, 2.214, tel. (11) 3255-9925, Cerqueira César, São Paulo, SP; transeletrica.com.br. De 2 de janeiro a 15 de fevereiro. aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

aceita todos os cartões de crédito.

124

im 121

pe

rD

Ív

trend casual el

até 60%

até 70%

toK & stoK cadeira thar, com estrutura de madeira maciça e assento de espuma e ratã trançado, de r$ 599 por r$ 299,90. estante endy (foto), de tubo de aço quadrado e quatro prateleiras de vidro, 1,52 x 0,60 m, de r$ 399 por r$ 119,70. Av. Eusébio Matoso, 1.231, tel. (11) 3583-4700, Pinheiros, São Paulo, SP; tokstok.com.br. até o fim do estoque. aceita todos os cartões de crédito.

os descontos valem para as três unidades de são paulo e para a de sorocaba. cadeira Matrix, de r$ 698 por r$ 433; sofá bradley, de microfibra, 2,44 m, encostos reclináveis e assentos expansíveis, de r$ 8.004 por r$ 4.949. Av. Nações Unidas, 12.555, tel. (11) 3043-9220, Brooklin, São Paulo, SP; trendcasual.com.br. até 28 de fevereiro. aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

125

trousseau de 20% a 30%

na temporada de toalhas 2013, produtos de todas as lojas têm redução de preços. toalha de banho twill, 1,80 x 1,05 m, de algodão egípcio, de r$ 356 por r$ 284,80. Modelo Málaga, 0,9 x 1,6 m, de r$ 82 por r$ 57. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 912, tel. (11) 30834240, Pinheiros, São Paulo, SP; trousseau.com.br. De 2 de janeiro a 3 de fevereiro. aceita todos os cartões de crédito.

156 | janeiro 2013 | casa e jarDim


129

villa nova até 60%

126

entram na liquidação retalhos e produtos prontos – estes, com abatimento de 20%. tecidos estampados, de linho e algodão, de r$ 157 por r$ 78,50. R. Girassol, 283, tel. (11) 3030-0399, Vila Madalena, São Paulo, SP; villanovatecidos.com.br. De 7 de janeiro a 31 de janeiro. aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

trussardi até 50%

130

colcha origami, no tamanho queen, de r$ 952 por r$ 794; jogo de lençol oxford (foto), na mesma medida, de r$ 1.026 por r$ 615. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.869, tel. (11) 3061-2129, Jd. América, São Paulo, SP; trussardi.com.br. De 2 de janeiro a 28 de fevereiro.

viKing até 60%

aceita os cartões de crédito mastercard e visa.

a marca de eletrodomésticos de luxo vende o refrigerador side by side de 19.458 por r$ 10.990. antes r$ 19.541, agora o forno elétrico sai a r$ 12.702. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.847, tel. (11) 30640011, Jd. América, São Paulo, SP; vikingrange.com.br De 17 de janeiro a 17 de fevereiro. aceita os cartões de crédito american express, mastercard e visa.

Wallcovering

vallvé até 40%

a marca de acessórios para banheiro liquida produtos do showroom. lavatório diamante, de resina, 90 x 53 x 7 cm, de r$ 5.126,81 por r$ 2.614. Al. Gabriel Monteiro de Silva, 1.291, tel. (11) 30602444, Jd. América, São Paulo, SP; vallve.com.br. De 15 de janeiro a 28 de fevereiro.

25%

132

Ív

el

loJa virtual

WestWing

vermeil sofás Kim, de linho, 2,40 x 0,92 x 0,87 m, de r$ 5.100 por r$ 3.900, e porticello, do mesmo tecido, 2,40 x 0,94 x 0,80 m, de r$ 7.580 por r$ 6.900. R. Cônego Eugênio Leite, 659, tel. (11) 3086-1551, Pinheiros, São Paulo, SP; emporiovermeil.com.br. De 14 de janeiro a 16 de fevereiro. não aceita cartão de crédito.

acessórios

rD

da coleção anytouch, o papel de parede com desenho estilo palha agora custa r$ 332,90. Modelo infantil, de r$ 349 por r$ 262. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.903, tel. (11) 30627993, Jd. América, São Paulo, SP; wallcovering.com.br. De 7 de janeiro a 31 de janeiro.

128

móveis

pe

não aceita cartão de crédito.

aceita todos os cartões de crédito.

até 70%

im

131

127

até 70%

o clube de compras de decoração vende a luminária bridge preta e cromo, 2,06 m de altura, de r$ 1.299 por r$ 780. capa de almofada zigzag, de sarja, 45 x 45 cm, r$ 55. SAC 0800-5800456; westwing.com.br De 2 de janeiro a 31 de janeiro. aceita todos os cartões de crédito.

cortinas tapetes

tecidos

iluminação

jardinagem Área externa

revestimentos

casa e jarDim | janeiro 2013 | 157


Para anunciar ligue: (11) 2283-4773 ou

LAV E RESTAURA TAPETES

Lavagem/Reforma/Franjas/ Antiderrapante. Rua Antonio Carlos, 302 c/ estac. F: 3284-5977/99169-8956. www.ochinartes.com.br

GISELE EMERY

Arquitetura e Interiores Projeto e Execução www.giseleemery.com.br F: (11) 99645-5686/2626-0358

MARCENARIA ELIN

www.marcenariaelin.com.br (11)97464-1397/4249-2394/4421-1328

ASSOALHOS, ESCADAS, TACOS DE

CKS e Rodapés. Aplicação sinteko e Bona. 11 5041-5480/99973-3578

PAISAGISMO

Projeto, execução e manutenção. Coml. resid., interiores. William Guimaraes. F: (11) 99159-2335

ATELIÊ PAOLO QUAGLIO

Curso de pintura e desenho livre. Rua Jesuíno Maciel, 66 Fone: (11) 5041-9122.


classificadosglobo@terra.com.br


Guia são paulo > então...

Sem dúvida

n

ossa primeira grande escolha na vida de adulto é a da profissão que queremos seguir. Não me lembro de ter hesitado ao preencher a ficha para o exame do vestibular. Eu não sou de uma família de arquitetos e, pensando bem, sequer conhecia pessoalmente um arquiteto naquela época. No entanto, dentro de mim, não poderia haver outra opção. Antes mesmo de começar o curso de arquitetura, eu tive algumas pequenas experiências relacionadas à área em casa. Quando eu tinha 12 anos, meu programa preferido era visitar as obras do nosso novo apartamento, que havia sido comprado na planta. Isso acontecia sempre aos sábados e na companhia de meu pai. Eu achava uma delícia ver a evolução da construção. Enquanto eu ainda morava em uma casa com meus pais e meus irmãos, resolvi que precisávamos de um escritório. Desenhei uma planta baixa copiando o que já tinha visto por aí. Desenvolvi um projeto no qual a sala de jogos, usada por minha mãe para se reunir

com suas amigas aos domingos, poderia facilmente se transformar no meu futuro escritório. Claro que minha mãe não achou a menor graça e o projeto nunca saiu do papel, que, aliás, guardo até hoje junto com tantos outros fictícios que criei na época. Depois de terminar a faculdade, decidi vender meu carro e viajar pela Europa, afinal, eu “precisava” ver tudo de perto. Lembro bem de meu encantamento com a explosão de cores dos trabalhos do catalão Antoni Gaudí, com a brutalidade misteriosa dos projetos do suíço Le Corbusier, com a poesia do espanhol Santiago Calatrava, entre tantas outras obras de arte. Hoje, com 13 anos de profissão e muitos projetos reais executados, eu fico bastante feliz ao perceber em mim algo em comum com aquela aspirante à arquiteta dos meus 18 anos. O que ainda me guia no trabalho é a mesma inspiração, o mesmo amor pelas linhas retas e pela simetria, e a curiosidade pelos materiais, que sempre tento reinventar ou usar de formas diferentes.

fabiana avanzi é arquiteta, formada pela Faculdade de arquitetura do centro universitário belas artes, em são paulo. ela gosta de criar peças exclusivas de design para os clientes e de crochê para a família

162 | janeiro 2013 | casa e jarDim

ilustração luisa furman

fabiana avanzi

Casa e Jardim [Brasil] Edição 696  

Casa e Jardim [Brasil] Edição 696

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you