Issuu on Google+

Correio cidade ANO 18 VIDEIRA, 17 E 18 DE SETEMBRO DE 2011 DIRETOR Moacir Nunes de Oliveira N0 1234

EDIÇÃO ENCERRADA ÀS 22h29 DE QUINTA-FEIRA (15)

100% NATURAL DE VIDEIRA

2,00

Menor é esfaqueada ao sair da catequese

Fiat 500 chega ao mercado ainda mais atrativo

>> Suspeito saiu rindo após desferir a facada na adolescente na Rua Dom Pedro Pág 9

insegurança REVISTA C

>> Onda de assaltos preocupa em Videira PÁGINA 8

APROVADO 11 vereadores >> Por 6 votos a 3 o projeto que eleva número de vereadores é aprovado na Câmara. Os vereadores Eron Rossi(PP) e Edgar Serafini(DEM), foram pressionados pela familía e os empresários e mudaram o voto no segundo turno. VEJA NO CAFÉ DA MANHÃ - Eles mudam de opinião. PÁGINAS 2 E 7

ERON ROSSI (PP)

EDGAR SERAFINI (DEM)


02 >>

CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

MOACIR OLIVEIRA

café da manhã email jornalistamoaciroliveira@hotmail.com

Q

Eles mudam de opinião

ue a classe política anda cada vez mais desacreditada pela população, isso não é novidade para ninguém.Tem politicos que mudam mais de opinião do que de camisa.Dizem uma coisa em um dia e no outro já mudam seus posicionamentos. Na semana passada o vereador Eron Rossi (PP), para justificar o seu voto pelo aumento do número de vereadores de 9 para 11, disse que Videira está crescendo e precisa de mais representação."Analisei com atenção a matéria e votei com a consciência tranqüila, visto que é uma matéria que levantou polêmica. Além disso, com mais vagas, mais segmentos da sociedade estarão representados no Legislativo", disse ele. Na segunda votação, como num passe de mágica, o vereador mudou sua opinião."Tive motivos de foro íntimo para votar contrário. Meus pais me pediram que votasse contrariamente e acatei a solicitação. Peço desculpas aos companheiros e para as demais pessoas que se sentiram traídas", disse o vereador.Desse jeito é melhor mandar a família para Câmara, já que é ela quem decide pelo vereador.

charge

Outro que também mudou de opinião foi o vereador Edgar Serafini (DEM).Até o meio dia de terça-feira (13),quando conversava com ele, me dizia que nenhum empresário tinha lhe ajudado na campanha e que manteria seu voto pelo aumento dos vereadores.Na semana passada ele destacou que poderia estar escondido neste momento, mas teve a coragem de assumir sua posição em público. "Acreditamos que mais dois vereadores formam com os demais, um número bom para uma cidade do tamanho de Videira. Precisamos pensar na representatividade de vários segmentos

no Legislativo". Mas ele também mudou de opinião, pressionado pela família, assim como o vereador Eron Rossi (PP). "Peço desculpas aos demais vereadores, mas minha família também me pediu o voto contrário. Acredito que o projeto deveria estar mais tempo, internamente, para que fosse mais discutido e com uma presença maior da comunidade".

NotaZero

NotaDez

Para os políticos que mudam de opinião conforme o vento.Se não tem certeza de sua posição então não vote e nem dê entrevista afirmando sua convicção. Agora é feio mudar a posição de uma hora para outra.

Para o vereador Clarimar Bettoni (PDT), que desde o início da discussão para o aumento do número de vereadores, se manteve firme na sua posição contrária. Se sua posição está correta ou não, só o tempo é que vai dizer.

Bolsoderepórter BASTIDORES (1) - Até agora ninguém entendeu a posição do PDT na votação do aumento do número de vereadores.O vereador Clarimar Bettoni votou contra. Já o vereador Narcisio Kunnn , que foi o candidato a deputado mais votado de Videira, votou a favor do aumento.A maioria pedetista era favorável ao aumento, mas respeitaram a posição de Bettoni.

Bom se mantiveram coeerentes no primeiro e segundo turno.Léo Bom ainda teve que enfrentar a ira do pai, no jornal que ele possui, já que o genitor do vereador era contra o aumento de cadeiras. FIM DO DEM ? (1) - Em Videira, o DEM está em fase de desmanche. O atual presidente dos Democratas, o vereador Edgar Serafini, começou o processo de desfiliação de olho no PSD , o novo partido do governador Raimundo Colombo. Serafini, carrega em sua pasta um monte de fichas de desfiliação.Até agora não se sabe quem vai ficar com o espólio dos Democratas.

BASTIDORES (2) - Um empresário tentou pressionar o vereador Narcisio Kunn a votar contra o aumento, mais não obteve sucesso. Ele apelou até para as lideranças maiores do partido, mas nada adiantou. Um líder do partido me FIM DO DEM ? (2) - Alguns filiaconfidenciava que no PDT não tem caciques e que as posições do vere- dos estão aproveitando o momenadores do partido são respeitadas. to para abandonar o Partido Democrata, já que o atual presidente BASTIDORES (3) - Um empre- não está conseguindo nomear sário do ramo rural, dizia na última ninguém nesse governo.Alguns sexta-feira (9),em um frigorífico de suplentes de vereador do DEM, já Videira que ia tentar reverter a vo- pediram desfiliação e não pretentação do vereador Eron Rossi(PP). de se filiar no PSD, se Serafini foi Se ele teve influência ou não, a eleito presidente.Durma-se com gente não sabe. O que se sabe é um barulho desse. que o vereador mudou o seu voto. JANTAR - O PDT realizou na BASTIDORES (4) - O PMDB, foi última quarta-feira(14), um jantar o único partido que se manteve no Restaurante Lamonatto , com firme pelo aumento do número seus filiados e simpatizantes. As de vereadores. Os vereadores Lou- lideranças do partido estiveram renço Becker,José Balestrin e Léo presentes.


>> 03

CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

jairo netto

Para refletir (I) Porque há agora um movimento vindo de baixo para cima, sem participação de representantes políticos, governamentais ou do Ministério Público e Judiciário? A resposta é simples: o brasileiro, pelo menos o que tem um mínimo de informação, não acredita mais que essas instituições e seus representantes, mesmo com todo o poder e aparato, possam realmente combater a corrupção. Ou podem e não querem. Ou querem e não podem. O que importa é o resultado final, que leva para o ralo, para bolsos cada vez mais bilionários, um dinheiro que serviria, se bem aplicado, para beneficiar milhões de pessoas neste país tão rico, mas ainda tão corrupto. Segundo dados da Fiesp, ainda recentes, o preço total da corrupção pode chegar, por ano, a perto de 70 bilhões de reais neste Brasil. Isso representaria até 2,3% do total do Produto Interno Bruto, o nosso PIB, que é a soma de todas as nossas riquezas.

Para refletir (II) Alguns dados: se bem aplicado, esse dinheiro desviado para os mesmos bolsos de sempre, poderia aumentar muito o número de estudantes matriculados no país. De perto de 35 milhões hoje para mais de 51 milhões. Não seria um grande avanço? Teríamos, ao invés de 368 mil leitos hospitalares, quase 700 mil. Perto de três milhões de brasileiros teriam acesso à casa própria e mais de 23 domicílios poderiam receber obras de saneamento básico. Precisa dizer mais? Como os escândalos se multiplicam, como a ação dos poderes é sempre lenta e pouco produtiva; como mesmo pegos com a boca na botija os ladrões não vão para a cadeia e nem devolvem o que nos roubam, o povão começou a se mexer. É bom que governantes e membros dos poderes que nada resolvem se mexam. Quando o povo se une, é porque a batata dos que nada fazem começa a assar. Fiquemos de olho abertos!

email jaironetto@bol.com.br

Palavras para sempre: “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”. Paulo Freire

Liberou geral

O

STF tomou mais uma daquelas suas decisões que vão contra tudo o que a sociedade brasileira quer. Os ministros decidiram que bêbados no volante, não importa os crimes que cometam ou quantas pessoas matem, não podem ser indiciados por homicídio doloso. Só culposo. Ou seja, tiraram dos magistrados a decisão de fazer com que esses bandidos do trânsito paguem por seus crime. Lamentável.

Pegando em armas Uma geração inteira abandonada, jogada nas mãos dos traficantes, criou uma estrutura de poder dos bandidos que nem o Exército consegue derrotar. A guerra ainda vai muito longe, para tristeza de todos os brasileiros. Nos últimos dias, o Rio – sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas – voltou a pegar em armas. Trágico...

charge da semana

Enchentes As cheias que assolaram o Estado durante a última semana trouxeram conseqüências desastrosas. No Alto Vale do Itajaí, o município de Rio do Sul foi o que mais sofreu. Já Blumenau deu provas de que, depois das várias experiências negativas com as cheias, está anos luz a frente dos demais municípios catarinenses. Existe cadastro para tudo e todas as informações são monitoradas a todo momento para que os prejuízos sejam os menores possíveis. Seria muito importante que as demais cidades que enfrentam o problema visitassem Blumenau e “copiassem” o modelo lá existente para estas situações.

Perguntar não ofende Uma palestra de menos de duas horas do ex-presidente Lula vale mesmo 250 mil reais?

Ruinzinho E a Seleção Brasileira não empolga nem o mais fanático de seus torcedores. Fora a chamada “lambreta” de Leandro Damião, o jogo contra a Argentina foi duro.... de assistir. Aliás, as duas seleções estão devendo um bom futebol faz tempo!

Guerra Civil Lamentavelmente, a guerra civil no Rio de Janeiro, que só tinha acabado nas entrevistas de autoridades, volta a apavorar o cidadão comum. Há quase uma década e meia, a violência que domina a mais linda cidade brasileira só aumenta. Várias tentativas, algumas sérias, outras ridículas, não deram certo. O terror se espalha entre a população que sofre nas mãos dos bandidos.

Abraços da Semana Para Marcos, Andréia e Pedro Henrique (Loja Andremar). Para minha Marli e Salete da Granja São Roque Para os gremistas da região

que realizaram grande encontro em Tangará. Para minha amiga Nelcina do Cidade Alta que estará comemorando mais um aniversário.

Rodovias Nossas estradas que já não eram lá aquelas coisas, ficaram ainda mais cheias de buracos depois dessa chuvarada toda. A SC 453, por exemplo, continua uma afronta ao cidadão de bem que paga os seus impostos em dia.


04 >> CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011 Política

PSD é formado em Arroio Trinta

por Moacir Nunes de Oliveira

Jingle eleitoral

@ MARIA CZERNHAK Editoria Política EX-INTEGRANTES dos Democrata (DEM), realizaram na última segunda-feira (12), um encontro político partidário onde aconteceu a convenção da criação do PSD no município. Contando com a presença de lideranças do Partido, filiados e simpatizantes, durante a convenção foi realizado a desfiliação das pessoas filiadas no DEM e a filiação das mesmas para a nova Sigla. Pessoas que não estavam ligadas em nenhuma sigla, também aderiram ao novo Partido, além de pessoas que estavam filiados em outros Partidos políticos do município, assinaram a ficha de filiação no PSD. O ex-presidente do DEM e agora presidente da Comissão Provisória do PSD, vereador Alcidir Felchilcher, informa que está sendo feito um trabalho de filiação ao novo Partido e quem tiver interesse de concorrer a um cargo público nas eleições de 2012 pela sigla, deverá fazer a filiação até outubro deste ano. Para os demais não há limite no prazo. Os interessados deverão procurar pela Comissão Provisória, lembrando sempre que a pessoa que já estiver filiação com algum Partido,

DIRETOR GERAL MOACIR NUNES DE OLIVEIRA

DIRETORA MARISA APARECIDA DE OLIVEIRA ASSESSOR JURIDICO ROBERTO BITTENCOURT OLINGER OAB/SC 22.283 DIAGRAMAÇÃO DÓDA DESIGN® www.dodadiagramador.com.br

fazer o jingle sem custo. Levantou cedo e foi até o hotel para conversar com Sergio Reis. O cantor recebeu Zarpellon e muito educado, os dois tomaram um café da manhã e bateram um longo papo. O máximo que Zarpellon conseguiu foi bater uma foto enfrente ao mercado com Sergio Reis e o desejo de boa sorte. Sobrou a Zarpellon se contentar com um jingle que era uma paródia da música Pense em Mim, de Leandro e Leonardo, gravada por Didi e os Garotos do Ritmo. Mais não foi dessa vez que Videira elegeu um deputado estadual.Até hoje estamos em jejum de um representante na Assembléia Legislativa do Estado.

Alcidir Felchilcher, presidente da Comissão provisória primeiro tem que fazer a desfiliação do mesmo para filiar-se em outro. Felchilcher salienta que está otimista, pois o PSD tem um grande potencial a nível estadual e municipal, inclusive o governador do Estado e todos os

deputados estaduais e federais que eram do DEM, hoje são estão no PSD, acrescentando ainda que no município o Partido tem nomes fortes para candidato ao cargo de prefeito e vereadores nas eleições de 2012.

COMISSÃO EXECUTIVA PROVISÓRIA Presidente: Alcidir Felchilcher

1º Secretário: Carlos Magro

Vice-presidente: Santo Possato

Tesoureiro: Lires Ansiliero

Correio cidade O JORNAL DO TAMANHO DE VIDEIRA

E

m 1994, o empresário Gilberto Zarpellon, tentou quebrar o jejum de Videira, que por mais de 40 anos não elegia um deputado estadual. O último deputado por Videira, foi o falecido médico Pelágio Parigot de Souza, uns dos fundadores do Hospital Divino Salvador. Zarpellon, na época era diretor de um mercado enfrente ao Hotel Verde Vale. Ocupava um pequeno escritório no segundo andar, que mal cabia uma pessoa. Neste ano o cantor sertanejo Sergio Reis, fez um show em Videira e ficou hospedado no hotel. Zarpellon precisava fazer o seu jingle de campanha e teve a ideia de tentar convencer o cantor a lhe

ARQUIVO PESSOAL/ZARPELLON

Fotos: Divulgação

>>Vereador Alcidir Felchilcher assume a comissão provisória

Históriasdapolítica

O empresário Gilberto Zarpellon e cantor Sergio Reis


CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

CARVÃO ACENDEU PEGOU

Você encontra nos melhores mercados de Videira e região.

>>05

negócios

PARCERIA

Sobre a BRF Brasil Foods

BRF e Copercampos inauguram fábrica

Colombo participou da inauguração da unidade industrial em Campos Novos.

O GOVERNADOR Raimundo Colombo participou, nesta quinta-feira (15), da inauguração da unidade industrial da Brasil Foods em parceria com a Copercampos, em Campos Novos. A implantação da nova fábrica demandou um investimento de R$ 145 milhões, que deverá gerar 1,8 mil empregos diretos e 450 indiretos quando estiver em pleno funcionamento. O Governo do Estado apoiou a obra com R$ 750 mil através do Fundo Social, repassados pela SDR Campos Novos, para a pavimentação do pátio da indústria. "A união da BRF e Copercampos é uma grande conquista para Santa Catarina. A tecnologia e a qualidade da indústria vão potencializar todo o desenvolvimento da região, agregando empregos, impostos, riquezas e oportunidades a todos”, afirmou. Projetada para atender os principais mercados mundiais, a fábrica ocupa um terreno de 172 hectares, com 32 mil metros quadrados de área construída. No início das atividades, serão abatidos diariamente 1.000 suínos, número que será ampliado gradualmente até dezembro

de 2012, quando o abate diário deverá atingir 7.000 suínos. A planta produzirá também cortes de carne in natura e fornecerá matéria-prima para ser utilizada na fabricação de produtos industrializados em outras unidades da BRF. A produção anual está estimada em 151 mil toneladas de carne suína, sendo que a maior parte desse montantante será destinada à exportação. A Copercampos iniciou a construção da unidade em 2007 e, em abril do ano passado, fechou uma parceria com a BRF, que adquiriu o direito de uso da planta por um período de 10 anos. Para garantir o término da obra, a companhia aportou R$ 63 milhões no projeto. O contrato previa a opção de compra da unidade pela BRF. Devido à importância estratégica da planta, a companhia, em comum acordo com a Copercampos, decidiu exercer a opção de compra. A BRF ficará responsável pela gestão de toda a operação fabril, enquanto a Copercampos fornecerá os animais para abate. A cooperativa é uma parceira histórica da BRF. Uma das principais cooperativas da região, com

Foto: James Tavares / SECOM

>> Com investimento de R$ 145 milhões, unidade tem capacidade de produção de 151 mil toneladas de carne suína por ano

quatro granjas e 78 produtores terminadores, já é uma das principais fornecedoras de grãos, como milho e soja, da empresa. A nova planta é estratégica dentro do plano de crescimento e internacionalização da BRF. A unidade foi construída com avançados padrões de tecnologia e sustentabilidade, o que permitirá direcionar a produção para os mais exigentes mercados do mundo. “A planta de Campos Novos nos trará mais vantagens competitivas para atender ao potencial aumento da demanda internacional com a abertura de novos mercados”, diz José Antônio Fay, presidente da BRF. Com a fábrica, a BRF ganhará ainda mais eficiência nos processos de suínos em Santa Catarina. Agora, a companhia contabiliza 12 unidades produtivas e dois centros de distribuição no Estado e emprega mais de 20.000 colaboradores diretos e produtores integrados. Além da proximidade com outras unidades da companhia, Campos Novos tem uma localização estratégica, pois está situada perto de rodovias que fazem ligações para os principais portos do Estado, como Navegantes e Itajaí.

Para o presidente da Coopercampos, Luiz Carlos Chiocca, a região e o município de Campos Novos terão duas épocas: uma antes e outra depois da instalação do frigorífico. “Haverá maior geração de emprego e renda e os administradores municipais e estaduais irão se preparar para acompanhar este desenvolvimento, pois o empreendimento possibilitará um retorno em tributos. Para os associados da Copercampos, a fábrica favorece o consumo de milho e suínos, proporcionando liquidez no mercado, além de promover valorização patrimonial dos bens dos associados e de toda comunidade local”, destaca. Desde que firmou contrato com a Copercampos, a BRF prestou consultoria técnica à construção. Dessa forma, a unidade conta com quesitos de sustentabilidade adotados pela empresa. Entre eles, podemos destacar: lagoas para captar água da chuva, descarte correto de resíduos, compostagem dos resíduos orgânicos, redução no uso da energia elétrica e reflorestamento de áreas localizadas nas proximidades da fábrica.

A BRF Brasil Foods é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com marcas consagradas como Perdigão, Sadia, Batavo e Elegê e portfólio de mais de 3.000 itens, a companhia atua nos segmentos de carnes de aves, suínos e bovinos, industrializados de carnes, margarinas e massas, além de ser uma das principais captadoras de leite e processadoras de lácteos do país. A BRF é também a terceira maior exportadora brasileira e a maior exportadora de aves do mundo, com 20% de participação do trade mundial, além de responder por 9% das exportações mundiais de proteína animal. A companhia é, ainda, uma das maiores empregadoras do País, com 115 mil funcionários. Possui 60 fábricas no Brasil e três no exterior (Argentina, Reino Unido e Holanda). Seus produtos chegam diariamente à mesa de milhões de consumidores brasileiros e em mais de 140 países para os quais a companhia exporta. Listada na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), a BRF faz parte do Novo Mercado, segmento que reúne empresas que seguem os mais elevados padrões de governança corporativa. Além disso, está listada na New York Stock Exchange (NYSE).

Sobre a Copercampos A Copercampos desfruta da respeitada posição de 2ª colocada entre as cooperativas agropecuárias do Estado de Santa Catarina. A produção de cereais tornou-se tão expressiva que o município de Campos Novos ostenta o título de Celeiro Catarinense. Entre armazéns, lojas agropecuárias, granjas de suínos, indústria de rações, indústria de fertilizantes, supermercado, unidades de beneficiamento de sementes e posto de combustíveis, já são mais de 36 unidades distribuídas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Com 1.020 associados e 700 funcionários, teve um faturamento superior a R$ 415 milhões em 2010.


06 >> CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

região

Movimentação de Executivo Após quatro anos a frente da gerência industrial da unidade de Videira da Brasil Foods, em que contribuiu intensamente com o processo de desenvolvimento e melhoria contínua da planta, Nelson Alves Antunes segue para a unidade industrial de Capinzal, onde assumirá a mesma função a partir de setembro. Nelson é formado em Administração pela UNOESC Joaçaba e atua na empresa há 24 anos.

TANGARÁ

APROXIMADAMENTE duas mil pessoas, representando 25 instituições, participaram do desfile cívico alusivo à semana da pátria no município de Tangará no domingo (11). O desfile, inicialmente marcado para o Dia da Independência, foi transferido para o domingo devido ao mau tempo. “Felizmente tivemos um dia de sol e, mesmo que não tenha sido realizado no dia sete de setembro, o desfile não perdeu o significado e foi acompanhado por um bom público”, avalia a secretária de educação, Girlene Borsoi. Desde 2009 os desfiles cívicos são temáticos em Tangará e este ano não foi diferente. Com o tema “Meio Ambiente”, as escolas, agremiações e entidades representativas levaram para a avenida frases de efeito e mensagens sobre a importância de preservar a natureza, bem como sugestões para ajudar a salvar o planeta. Além de mensagens diretas, os participantes e os organizadores do

desfile se utilizaram de ações simbólicas. Em frente ao palanque oficial foi montado um palco com a representação do globo terrestre, sobre o qual havia depositado uma grande quantidade de lixo. Ao lado, grandes lixeiras para o depósito específico de plásticos, metais, vidros, papel e material orgânico. Durante o desenvolvimento do desfile, um representante de cada instituição era chamado para a representação do ato simbólico de limpeza do planeta e retirava do globo um determinado tipo de lixo para posteriormente depositá-lo na lixeira indicada. De acordo com a secretária de educação o objetivo principal do evento foi unir a representação de civismo com a conscientização da população sobre o meio ambiente. “Acreditamos que cumprimos com uma missão social importante e passamos uma mensagem muito positiva à nossa população”, completa.

divulgação

Meio Ambiente é tema de desfile

TANGARÁ REALIZOU DESFILE CÍVICO NO ULTIMO DOMINGO

Gincana do Meio Ambiente tem sequência no final de semana A Primeira Gincana do Meio Ambiente, promovida pela Administração Municipal de Tangará com o apoio de empresas e escolas do município, terá sequência no final de semana. A segunda e última parte do evento acontecerá domingo (18), a partir das nove horas da manhã, no Rancho Moinho Velho e deverá reunir um grande público. A primeira etapa da gincana aconteceu no dia 05 de junho, data em que se comemora o dia do meio ambiente, reunindo 12 equipes e mais de 150 participantes. Ao final da primeira etapa, a classificação da Gincana do Meio Ambiente de Tangará ficou assim: 1º Lugar com 6.750 pontos, Defensores da Natureza; 2º Lugar com 6.175 pontos, Los Carvoeiros; 3º Lugar com 5.400 pontos, Nature Boys; 4º Lugar com 5.385 pontos, Pé no Mato; 5º Lugar com 5.330 pontos, Reciclar e Preservar; 6º Lugar com 5.185 pontos, Bio Green Happy; 7º Lugar com 5.095 pontos, Skamioneta Susten-

reiros da Água e 12º Lugar com 4.540 pontos, Cuidar e Preservar.

tável; 8º Lugar com 5.020 pontos, O Grito do Planeta; 9º Lugar com 4.875 pontos, Recicla Brasil; 10º Lugar com 4.850 pontos, ACR Verde; 11º Lugar com 4.635 pontos, Guer-

Cartilha Durante o intervalo entre a primeira e a segunda etapa, as equipes elaboraram uma cartilha contendo textos, ilustrações e fotografias sobre as práticas de preservação do meio ambiente. A cartilha, patrocinada pelas empresas apoiadoras do evento, contém 16 páginas e será distribuída na rede de ensino de Tangará. A Primeira Gincana do Meio Ambiente de Tangará é aberta para a rede escolar possibilitando a participação de estudantes e professores, bem como membros da comunidade e representantes de empresas e do comércio. A premiação será na seguinte ordem de classificação: 1º lugar, uma viagem á Piratuba; 2º lugar, R$ 600,00 e 3º lugar, R$ 400,00. O evento tem o patrocínio das empresas Cootan, Santapel, Conduplast, Cor Urbana e Ardavvi.

SESI faz campanha para recolher donativos Doações, que serão encaminhadas para Brusque, Rio do Sul e Itajaí, podem ser entregues nas unidades do SESI Farmácia espalhadas por todo o estado O Sistema Federação das Indústrias (FIESC), por meio do SESI Farmácia, iniciou quinta-feira (15) a campanha "Abraço Solidário" para recolher donativos às pessoas que foram atingidas pelas chuvas em Santa Catarina. Produtos de higiene pessoal, fraldas descartáveis

infantis e leite em pó serão vendidos a preço de custo nas 76 unidades do SESI Farmácia espalhadas pelo estado, que também poderão receber doações de alimentos não perecíveis. Serão colocados à disposição mais de 40 itens como sabonete, xampu, escova e creme dental, fraldas infantis e leite em pó. Os produtos serão repassados às unidades da Defesa Civil de cada município.


CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

política

>>07

APROVADO

Em 2013, serão 11 vereadores >> Por 6 votos a 3 o projeto que eleva número de vereadores é aprovado na Câmara A CÂMARA vereadores de Videira aprovou em segundo turno de votação a proposta de emenda a Lei Orgânica que aumenta para 11 o número de cadeiras para o Legislativo para 2013. A votação ocorreu na sessão da última terça-feira, e a proposta teve três votos contrários e seis favoráveis. Antes do início dos trabalhos o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciav), Giancarlo Geremias, o empresário Dorival Carlos Borga, e a professora e membro do Partido dos Trabalhadores (PT), Rosa Tereza Hentz Bogoni, usaram a Tribuna para explanar sobre a elevação para 11 vereadores. O presidente, Clarimar Bettoni (PDT), vota, visto que a matéria depende de aprovação de dois terços dos votos. Bettoni, que foi contrário, pediu que sua vontade seja respeitada. “Nunca conversei com nenhum vereador para que votasse contrário. Honrei minha palavra, visto que desde o início fui contrário. Acredito que nove é o número ideal para Videira”. O vereador Eron Rossi (PP) também votou contrário ao projeto no segundo turno. “Tive motivos de foro íntimo para votar contrário. Meus pais me pediram que votasse contrariamente e acatei a solicitação. Peço desculpas aos companheiros e para as demais pessoas que se sentiram traídas”. O vice-presidente Edgar Serafini (DEM) foi outro voto contrário ao projeto. “Peço desculpas aos demais vereadores, mas minha família também me pediu o voto contrário. Acredito que o projeto tivesse que estar mais tempo internamente para que fosse mais discutido e com uma presença maior da comunidade”. Já o vereador Leonardo Bom Guse (PMDB), o Leo Bom, destaca que votou favoravelmente a proposta e citou a economia que a Câmara de vereadores faz todos os anos, inclusive tendo devolvido mais de R$ 7 milhões ao Executivo em dois anos. “Esse dinheiro poderia ter sido usado pelo Legislativo, mas foi devolvido para a aplicação em vários

setores da administração”. Nédio Martins (PR) frisa que votou para a aprovação porque o impacto financeiro de mais duas vagas será baixo se for pensado no custo benefício. “Sempre defendi o aumento de vagas na Câmara e inclusive deu minha palavra para certas pessoas. Meu filho também foi questionado por colegas e quase hostilizado, mas votei favoravelmente. Fiquei triste com alguns colegas, mas estou de cabeça erguida”. O vereador José Balestrin (PMDB) diz que votou favoravelmente para que as comunidades que ainda não tem representantes possam ter. “Isso só se dará com maior número de vagas. Isso também vai proporcionar que mais pessoas sejam candidatos, aumentado as opções para a população no momento de votar”. Narcísio Kumm acentua que o aumento do número de vagas é uma fará com que a população terá maior representatividade política e serão mais pessoas para trabalhar para a comunidade. “Somos uma das Câmaras catarinenses que menos gasta os recursos públicos e o impacto financeiro com mais dois vereadores será baixo, se for levado em consideração os benefícios para a comunidade”. Paulo Gonçalves Dias (PTB), o Paulinho Dias, diz que o seu voto favorável veio após uma grande discussão sobre os benefícios que Videira terá com mais vereadores. “Nosso pensamento sempre é nas ações que trarão mais benefícios para a comunidade. Assim sendo, acredito que mais dois vereadores, pelo crescimento populacional de Videira, será um bom número”. Lourenço Becker acentua que diante posição econômica que Videira tem no Estado, a credencia a ter uma diferenciação na quantidade de vereadores. “Não somos demagogos e resolvemos que o número de vereadores seria fixado em 11. Deve haver um diálogo com respeito e lembrar que somos exemplo em economia com recursos públicos”.

OPINIÃO DE ERON ROSSI (PP) NO PRIMEIRO TURNO " Videira está crescendo e precisa de maior representação.Analisei com atenção a matéria e votei com a consciência tranqüila, visto que é uma matéria que levantou polêmica. Além disso, com mais vagas, mais segmentos da sociedade estarão representados no Legislativo”.

OPINIÃO DE ERON ROSSI(PP) NO SEGUNDO TURNO “Tive motivos de foro íntimo para votar contrário. Meus pais me pediram que votasse contrariamente e acatei a solicitação. Peço desculpas aos companheiros e para as demais pessoas que se sentiram traídas”.

OPINIÃO DE EDGAR SERAFINI (DEM) NO PRIMEIRO TURNO " Poderia estar escondido neste momento, mas teve a coragem de assumir sua posição em público. “Acreditamos que mais dois vereadores formam com os demais, um número bom para uma cidade do tamanho de Videira. Precisamos pensar na representatividade de vários segmentos no Legislativo”.

OPINIÃO DE EDGAR SERAFINI (DEM) NO SEGUNDO TURNO “Peço desculpas aos demais vereadores, mas minha família também me pediu o voto contrário. Acredito que o projeto tivesse que estar mais tempo internamente para que fosse mais discutido e com uma presença maior da comunidade”.


segurança 08 >>

CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

insegurança

Onda de assaltos preocupa em Videira

@ MOACIR OLIVEIRA Editor CORREIOcidade A FALTA DE de segurança na cidade vem preocupando a população. Toda semana pelo um estabelecimento comercial é assaltado na cidade. Assaltos a populares, no Centro, também já está virando rotina. Nossa reportagem ouviu várias pessoas que preferiram não se identificar, temendo algum tipo de represália.A maioria do entrevistados reclama de um policiamento mais ostensivo nas ruas de Videira, de dia e à noite. Uma empresária disse que recentemente conseguiu escapar dos assaltantes na saída de um Supermercado na rua XV de Novembro.Ela saia do mercado por volta das 21 horas, quando dois assaltantes tentaram

lhe roubar a bolsa. "Só não conseguiram me assaltar, porque consegui dar uma bolsada neles, entrar no carro e travar a porta", disse ela. Perguntada se havia feito um Boletim de Ocorrência, ela disse que não adianta. "BO vira estatística e eu quero é solução", desbafou a empresária que está preocupada com a falta de segurança na cidade. Um funcionário público, que esteve na terça-feira (13), na Câmara, acompanhando a votação do aumento do número de vereadores em Videira, disse que quer ver os mesmos empresários que estiveram na câmara, se mobilizando para reivindicar mais segurança para nosso munícipio.'' As classes organizadas devem usar seus poderes para reinvindicar as melhorias que a população precisa, e não só quando eles tem interesses",

afirmou ele, à reportagem. Para um operário da Brasil Foods, falta em Videira, mais policiamento ." Saio de madrugada do serviço e dificilmente vejo uma viatura da PM, fazendo rondas". Segundo ele, é comum encontrar de madrugada, jovens bebendo nas praças da cidade. "Deveriam ser feitas blitz na cidade, não só para averiguar documentos e sim para prender desocupados que ficam de madrugada aprontando", afirma ele. "Estamos cansados", assim desabafou um comerciante da rua XV de Novembro.Para ele a polícia precisa colocar mais policiais na rua, como acontece em outras cidades da região.Pequenos furtos em comércios da XV, já viraram rotina e ficamos de mãos atadas, pois " fazer BO - Boletim de Ocorrências- não adianta mais", diz ele.

d fo ci 25 n U re d

le V V u q 8

a N líc fe le 40

FARMÁCIA LIDER FARMA É ASSALTADA NA RUA XV DE NOVEMBRO

Faça revisões em seu veículo regularmente.

W W W. I V E C O V E R T I S . C O M . B R

www.carboniiveco.com.br

A

Videira: Rod. SC-453 - Km 55 - Distrito Industrial (49) 3533-8800

A CARA DA NOVA ECONOMIA.

Veículos vendidos sem implementos. Algumas versões, itens opcionais e cores estão sujeitos à disponibilidade de estoque, podendo variar seu prazo de entrega. 1) Garantia de 2 anos válida para a linha Iveco Vertis, sendo o 1° ano de cobertura total e 2º ano de cobertura do trem de força (motor, transmissão e eixo traseiro), expirando em 24 meses a partir da emissão do certificado de garantia ou ao completar 180 mil quilômetros. As indicações de coberturas e exclusões estão expressas no livro de garantia que acompanha o veículo. 2) Taxa de 0,89% ao mês = 11,22% ao ano através da modalidade BNDES Finame TJLP e 0,57% ao mês = 7% ao ano através da modalidade BNDES Finame Procaminhoneiro. Condições vigentes a partir de 01/08/2011, conforme circulares 195-2006 e 196-2006, sujeitas a alterações por atos de autoridade monetária, BNDES e BACEN. Financiamentos de até 100% para micros, pequenas e médias empresas (faturamento anual inferior a R$ 90 milhões) na modalidade BNDES Finame TJLP mediante aprovação de crédito. Para modalidade BNDES Finame Procaminhoneiro, entrada mínima de 10% para microempresas do segmento de transporte rodoviário de cargas (faturamento bruto anual de até R$ 2,4 milhões) e entrada mínima de 20% para empresas individuais do segmento de transporte rodoviário de cargas e transportador autônomo de cargas mediante aprovação de crédito, que poderá exigir um maior percentual de entrada. O prazo máximo das operações será de 60 meses, com até 3 meses de carência. Será cobrada taxa de cadastro no valor de R$ 980,00 para pessoa jurídica e pessoa física no caso de operações efetivamente realizadas. Taxa BNDES Finame TJLP sujeita a variação trimestral. TJLP atual: 6,0% a.a. Taxa BNDES Finame Procaminhoneiro fixa. Telefone comercial Iveco Capital: (31) 3888-5918; Ouvidoria: 0800 28 29900 – ouvidoria@ bancofidis.com.br – Iveco Capital é uma unidade de negócios do Banco FIDIS S/A. 3) Capacidade de carga referente às versões 90V16 e 130V18 (cabine simples) com distância entre eixos de 3.308mm e 4.350mm, respectivamente. Para mais informações, consulte a rede de concessionárias Iveco ou o Centro de Atenção ao Cliente (0800-702-3443).

d ví se at d M m Fl


segurança >>09 CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

ASSALTOS CONTINUAM

Na última sexta-feira (9), por volta do meio dia , uma senhora de 50 anos oi vítima de uma assalto no centro da idade.Um rapaz roubou cerca de R$ 50,00 de sua bolsa. A polícia continua investigando o assalto.No Bairro Universitário um furto a residência foi egistrado pela Polícia Militar na noite de sexta feira. No sábado (10), mais um estabeecimento comercial foi assaltado em Videira. O fato aconteceu na Bulcão Viana, Bairro Floresta. Com a ajuda de ma pedra de paralelepípedo, ladrões quebraram a vitrine e levaram cerca de casacos. Na madrugada de segunda feira (12), Farmácia Líder Farma , na Rua XV de Novembro foi assaltada. Segundo a pocia, os ladrões utilizaram uma barra de erro para arrombar a porta do estabeecimento, de onde levaram cerca de R$ 00,00. Nenhum suspeito foi localizado. Na terça-feira (14), duas funcionárias da loja Magazine Luiza de Videira foram ítimas de assalto em plena luz do dia. Elas e preparavam paras levar o malote da loja té o banco HSBC, quando foram abordadas por um assaltante .Segundo a Polícia Militar, o assaltante teria empurrado as moças e fugido em direção a Rua Marechal loriano. O valor levado não foi revelado.

Menor é esfaqueada ao sair da catequese >> Suspeito saiu rindo após desferir a facada na adolescente na Rua Dom Pedro

divulgação

@ MOACIR OLIVEIRA Editor CORREIOcidade UMA ADOLESCENTE de 15 anos de idade foi atingida por uma facada na tarde de sábado (10), na Rua Dom Pedro II em Videira. A garota e mais uma amiga voltavam da catequese quando foram abordadas por Miguel Jacinto de Oliveira, 47 anos, vulgo "Amoroso". A adolescente que foi atingida pela facada tentou fugir, mas o suspeito agarrou-a pelo braço.Como não obteve êxito ele desferiu contra a adolescente um golpe de faca na região do abdômen. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Divino Sal-

Trabalhador morre atropelado na SC-303

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA PM PRENDE SUSPEITO. vador onde passou por cirurgia. Após esfaquear a adolescente o autor tomou rumo desconhecido.O Setor de Inteligência da Polícia Mili-

tar de Videira conseguiu localizar o suspeito após coletar informações com populares. Ele foi reconhecido pela outra adolescente e encaminhado à Delegacia de Polícia. A amiga da vítima contou que o acusado saiu rindo após desferir a facada. Oliveira já tinha diversas passagens pela Polícia e foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e encaminhado à Unidade Prisional de Videira. Segundo a PM, "Amoroso" era morador de rua e que sua residência ficava próximo aos trilhos no Bairro Cibrazém. Já a Diretora do Departamento de Ação Social, Rosane Manenti, tem outra versão. Ela diz que o agressor não é morador de rua e reside no Distrito de Ipoméia e que possui comportamento alterado pelo alcoolismo. Ela afirma que ele já vem sendo assistido há bastante tempo. Segundo populares, "Amoroso" passou a noite de sexta-feira (9), no Terminal Rodoviário Waldemar Kleinubing bebendo e pedindo esmolas para os usuários. Ele era visto pelo menos três vezes por semana perambulando pela rodoviária.

Um acidente provocou a morte de uma pessoa na manhã desta quinta feira(15), na SC-303, na localidade de linha São Marcos, entre Tangará e Pinheiro Preto. Por volta das 10h a equipe que executava trabalhos de recapeamento asfáltico na região, que veio de Joinvile, realizava um tapa-buracos quando um dos funcionários, que estava na caçamba do veiculo, perdeu o equilibrio e caiu embaixo do rodado traseiro do caminhão. O motorista não percebeu e acabou esmagando o companheiro. As rodas passaram encima da cabeça da vítima, provocando a morte instantânea. O delegado Gustavo, da comarca de Tangará, esteve no local. Ele falou ao repórter Cristiano Hoffelder, da Rádio Tangará, que é difícil culpar o motorista e afirmou que o fato poderá ser definido como acidente de trabalho e não de trânsito.(BLOG DO EDER LUIZ )

Eletrônica Spaço Eletro Venda e Assistencia Sky

Sky HDTV É ISSO

3566 0225 co m 8 6 ca n a is 1 1 0 2 it F Pacote por

49,90

Pacote com B rasileirão E stadual

por

+

99,80

E mais ! A Eletrônica Spaço Eletro está trabalhando com técnicos especializados em; Monitoramento de Cameras CFTV. Telefonia residencial, comercial e industrial. Automatizador de Portões. Sistemas de Alarmes residencial e comercial.

Eletrônica Spaço Eletro

NOVO ENDEREÇO Rua Bulcão Vianna 397 sala 1 Fone 49 3566-0225 49 9916-6757 spaçoeletro@hotmail.com


10 >> geral CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

Videirense pode se tornar uma Jovem Embaixadora divulgação

>> Manoeli Zago, da escola EEB Prof.ª Adelina Regis, está entre os 16 finalistas catarinenses @ JOSIANE UGOLINI Das assessorias

Manoeli em sua sala de aula. Muito estudo e dedicação para se tornar uma jovem embaixadora

Pai, Hugo

erda é A dor da p ade saud inevitável, a mbranças as le será muita, o em estarã ntos. vários mome ficará , mas Você partiu nossos e em para sempr ique com corações. F ar Divino, oL DEUS, n os rezando que estarem ocê. por v

or tudo que p o d a ig r b O . fez por nós Sua Família a etern Saudades

VIAJAR PARA OS Estados Unidos divulgando o Brasil e Santa Catarina. Este é o sonho de Manoeli Zago que está prestes a se tornar realidade. A aluna que curso o terceiro ano do en-

sino médio, na Escola de Educação Básica Prof.ª Adelina Regis, e representa a 9ª Gerência Regional de Educação é umas das 16 finalistas catarinenses do Programa Jovens Embaixadores. Criado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em parceria com o Conselho Nacional das Secretarias de Educação (Consed) e Centros Binacionais, o programa está na sua décima edição e levará 35 estudantes brasileiros da rede pública, com excelente desempenho escolar, para uma temporada nos Estados Unidos. Os estudantes aprovados no concurso conhecerão a capital americana, se encontrarão com representantes do governo, participarão de atividades culturais e farão palestras sobre o Brasil. Em Santa Catarina, a Secretaria Estadual de Educação juntamente com o Centro Cultural Brasil-EUA de Joinville, articulou as três primeiras etapas. Uma

etapa aconteceu em Florianópolis, onde os alunos classificados do Estado realizaram prova de proficiência em inglês e passaram por uma entrevista social. “Estou muito ansiosa, pois dali sairá o representante catarinense, estou estudando e me esforçando ao máximo. Quero muito ser uma jovem embaixadora”, afirmou Manoeli. De acordo com as diretoras da escola Roselene Zago e Marisete Nezi Possenti, a aluna é dedicada aos estudos e merecedora da viagem. “Estamos torcendo muito por ela. Manoeli sempre foi uma aluna destaque, com ótimas notas e que corre atrás do conhecimento. Vamos ficar muito felizes se ela for selecionada” declarou Roselene. Já para a gerente regional de educação, Roberta Martinez, este tipo de concurso é importante, pois, serve de incentivo para os alunos estudarem mais, já que um dos requisitos é ter bom desempenho escolar.


geral

CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

>>11

BRF realiza ação social dia 24 >> Atividades envolvem as áreas de saúde, educação, cultura, lazer e cidadania OS SERVIÇOS serão gratuitos, entre eles, orientação jurídica e emissão de documentos serão oferecidos na 8ª edição da Ação Social BRF que acontece no dia 24 de setembro no CAIC – Criança do Futuro, Campo Experimental, Videira. O atendimento será realizado entre

Atividades Entre os serviços oferecidos estão: atendimento odontológico, teste de colesterol, acuidade visual, tipagem sanguínea, consultas pediátricas e audiometrias, orientação sobre segurança no lar e no trânsito, economia elétrica, corte de cabelo, confecção de documento de identidade, palco de atrações, aula de ginástica, brincadeiras e brinquedos infláveis entre outros. 09h e 16h e contará com profissionais e voluntários. Os números das edições anteriores impressionam. No período, cerca de 350 mil atendimentos foram realizados – sendo 70 mil deles em 2010. A crescente participação da população ratifica a importância e a qualidade dos serviços prestados,

indicativos que atestam o compromisso social da BRF. Para viabilizar o projeto, a companhia conta com o apoio dos principais parceiros: Prefeitura Municipal de Videira, Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), CrediBRF e SESI. Além de revelar um articulado exercício de cidadania, a Ação So-

cial BRF prioriza o desenvolvimento de atividades que privilegiam a ampliação da qualidade de vida da comunidade, respeitando a pluralidade local e reforçando seus vínculos com o município de Videira. As atividades da ação envolvem as áreas de saúde, educação, cultura, lazer e cidadania.

Voluntários Entidades e profissionais interessados em participar da ação como voluntários podem contatar Marina Grolli/Bruna, departamento Recursos Humanos da BRF - unidade de Videira, nos telefones (49) 3533-9415 / 3533-9428, até o dia 16/09/11.

A Prefeitura de Videira por meio da Secretaria Municipal Educação e a Coopesc, formam na sexta-feira (16), as primeiras turmas do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. O evento acontecerá as 19h30 no Centro de Eventos Vitória (CEVI) e deve reunir alunos, autoridades locais e empresários convidados. De acordo com o secretário de Educação – Roberto Maraschin Primo o projeto beneficiou 300 jovens que freqüentaram os cursos de Administração (5 turmas), Beleza e Estética (1 turma), Comunicação e Marketing Social (1 turma), Alimentação (1 turma), metalmecânica (1 turma) e Turismo e Hospitalidade ( 1 turma). Os jovens selecionados participaram, durante seis meses, três vezes por semana de aulas de qualificação, totalizando uma carga horária de 350 horas. Neste período eles receberam um auxílio financeiro no valor de R$ 100 e o valor da passagem de ônibus, quando necessário. Além disso, os alunos também receberam um kit com apostila, mochila, cadernos, canetas, camiseta e lanche diário. O prefeito Wilmar Carelli, que assinou o convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego para a realização dos cursos explica que a expectativa era que ao final do programa, no mínimo 30% dessa mão de obra fosse inserida no mercado de trabalho. No entanto a demanda superou esses números e em alguns cursos a contratação dos alunos já chega a 100%. É o caso dos alunos de Alimentação e Metalmecânica, que já foram absorvidos

divulgação

Projovem Trabalhador vai formar primeiros alunos em Videira

Secretário Adjunto da Casa Civil visita SDR PROJOVEM TRBALHADOR FORMA A PRIMEIRA TURMA pelo mercado de trabalho. Nas áreas de Administração, Beleza e Estética, Comunicação e Marketing Social e Turismo e Hospitalidade, grande parte também já está atuando o que demonstra que a qualificação profissional faz toda a diferença. “A qualificação

profissional era um dos compromissos do nosso Plano de Governo e com a formatura desses jovens demonstra nosso comprometimento com essa causa, que reflete diretamente na economia do município, gerando emprego e renda”, diz o prefeito.

Saiba como funciona o Projeto O projeto Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã é patrocinado pelo Ministério do Trabalho e Emprego como uma oportunidade oferecida para a qualificação pro-

fissional de jovens que ainda não conseguiram espaço no mercado de trabalho. Em Videira, a iniciativa beneficiou 300 pessoas com idade entre 18 e 29 anos.

Na última quarta-feira (30), o secretário adjunto da Casa Civil de Santa Catarina, Luciano Veloso Lima, visitou a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira, onde foi recebido pelo secretário regional, Evandro Colle. De acordo com Colle, Luciano veio conferir o trabalho da SDR e visitar alguns municípios da regional. Em Videira estive-

ram reunidos com o prefeito Wilmar Carelli. Já em Salto Veloso visitaram as obras da SC 453, juntamente com o prefeito Predrinho Ansilieiro. “Em diversas ações contamos com a articulação e com o apoio da Casa Civil. Luciano sempre colaborou conosco e esta visita serviu para estreitar ainda mais os laços com a SDR”, declarou Colle.

CARVÃO ACENDEU PEGOU

Você encontra nos melhores mercados de Videira e região.


12 >>

geral

CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

SDR participa da 3ª Conferência Estadual dos Direitos do Idoso

ANIVERSARIANTES DA REDE DE SUPERMERCADOS ZARPELLON

DURANTE os dias 13, 14 e 15, acontecerá, em Balneário Camboriú, a 3° Conferência Estadual dos Direitos do Idoso. 13 idosos da Regional de Videira, selecionados durante a Conferência Regional, participarão do evento. Eles embarcaram hoje pela manhã e retornaram na próxima sexta-feira (16). O tema da conferência é “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil” e terá como prioridade avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política Nacional do Idoso, tanto no âmbito estadual quanto nacional. Participarão do evento os conselhos municipais, estadual e nacional do idoso, o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafin Venzon e o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. O secretário regional, Evandro

divulgação

>> 13 representantes da SDR Videira participarão do evento em Balneário Camboriú

Daniela Zanivan Everton de G. da Julian Paulo Anderson Comunel 10-09 Silva 03-09 Benetti - 01-09 Henrichs - 03-09

Idosos levam as propostas debatidas e aprovadas na Conferência Regional para a Estadua Colle, considera importante a participação da Regional de Videira neste evento. “Nós começamos este trabalho na Conferência Regional, agora damos mais um passo e avançamos para o nível estadual, levando as propostas

aqui discutidas e aprovadas. Só assim conseguiremos avançar nas políticas publicas para o idoso” declarou. O transporte dos idosos foi gentilmente cedido pelo prefeito do município de Iomerê, Antoninho Baldissera.

Silvio Lionice Salete Luciana Taschek Lucivania Salete Bazzo Neis 14-09 Perazzoli 11-09 07-09 Contini 11-09


classicorreio

CORREIOcidade Videira, Videira, 17 e 18 de setembro de 2011

>>13

IMÓVEIS - VENDA / ALUGEL

Bolsadeempregos Apoio Empregos e Capacita-Ação 3566.5400/9934.6100 VENDA-SE: partamento com aprox. 120 m², sendo 01 suíte, 02 quartos, sala, cozinha, área de serviço, despensa, 01 bw e garagem. Rua Fiorindo Pires, prox. a Prefeitrura. Preço: R$ 195.000,00. Tratar com: OLINGER CORRETORES - CRECI/SC Nº 16.278 E 18.400 - FONE: 49.3566.0993.

VENDE-SE TERRENO EM ÁREA CENTRAL DA

CIDADE COM 770M², NA RUA OSWALDO CRUZ, COM 19,25 M DE FRENTE PARA A RUA. PREÇO R$ 220.000,00. TRATAR COM: OLINGER CORRETORES CRECI/SC 16.278 E 18.400. FONE: 49.35660993.

Auxiliar de cozinha

Comprador

Auxiliar de soldador

Gerente Comercial

Auxiliar de pintor industrial

Coordenador de Unidade

Auxiliar Fiscal e Contábil

Técnico em Eletromecânica

Analista Contábil

Supervisor de Manutenção

Coordenador da Qualidade

Profissional com experiência em banho e tosa

Consultor Comercial

VENDA: Casa de Alvenaria com dois pavimentos com 286 m². Terreno com 826m². Rua Mal. Floriano Peixoto. Preço: 420.000,00. Tratar com: OLINGER CORRETORES - CRECI/ SC Nº 16.278 E 18.400 - FONE: 49.3566.0993.

ALUGA-SE: Apartamento com 1 dormitório,

sem garagem. Rua Padre Fidelis, nº 101. Aluguel: R$ 480,00 mais a taxa de condomínio. Tratar com: OLINGER CORRETORES - CRECI/ SC Nº 16.278 E 18.400 - FONE: 49.3566.0993.

ACESSEM: www.olingercorretores.com.br

ATENÇÃO ASSINANTES A entrega do seu jornal é até o meio dia de sábado. Se o CORREIOcidade não chegou ligue

35667759 ( 24 horas) Correio cidade

Agora em Videira serviço de moto taxi

O JORNAL DO TAMANHO DE VIDEIRA

A partir de R$ 4,00 Tratar pelo fone: 91132307


14 >>

Especial

CORREIOcidade Videira, 17 e 18de setembro de 2011

CONSUMIDOR

MAIS DE operações retiraram do mercado nos últimos cinco anos cerca de 430 mil quilos de carnes e derivados impróprios ao consumo. As operações fazem parte do Programa de Proteção Jurídico Sanitário dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA) desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina, em parceria com a CIDASC, a Vigilância Sanitária Estadual, MAPA, Polícia Militar, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) estadual. As ações contam ainda com apoio da Receita Estadual, Polícia Ambiental e, eventualmente, de Vigilâncias Sanitárias Municipais. No ano de 2011, já foram realizadas operações do POA em 71 municípios, resultando na fiscalização de 486 estabelecimentos comerciais e industriais, com apreensão de 75.891 quilos de carnes e derivados impróprios ao consumo, sendo que, destes, 33.100 quilos eram produtos clandestinos, isto é, produzidos sem a inspeção dos órgãos oficiais. Na última semana de agosto, foram realizadas operações em cinco Comarcas (Tangará,Armazém, Chapecó, São José e Papanduva), abrangendo 16 municípios catarinenses, que resultaram no recolhimento de 8.585 quilos de alimentos impróprios para o consumo.Em

Tangará foram recolhidos 640 quilos, em Chapecó, 6.131 quilos; em São José, 816 quilos; em Papanduva, 445 quilos, em Armazém . Além de ações repressivas, o POA também atua de modo preventivo. São distribuidos materiais explicativos que visam a esclarecer a sociedade sobre os riscos à saúde ao consumir alimentos mal conservados ou preparados em condições inadaquedas de higiene. O folder explica ainda a importância das fiscalizações nos locais que comercializam ou produzem alimentos de origem animal. O POA busca principalmente a preservação da saúde dos consumidores de alimentos de origem animal, sobretudo quanto às carnes e seus derivados. A ingestão de produtos de origem animal impróprios ao consumo pode ocasionar sérios problemas à saúde dos consumidores, provocando doenças como salmonelose, gastroenterites, toxinfecções alimentares, toxoplasmose, câncer, alterações hormonais, teníase, cisticercose (que pode levar à morte) e botulismo (alto índice de mortalidade). Além da proteção à saúde da população, também são foco nas operações do POA a preservação do meio ambiente e o combate à sonegação de impostos. A economia local acaba sendo

beneficiada com a regularização de estabelecimentos que operavam à margem da lei, assim como há reflexos positivos para o Estado, que deixa de despender volumosos recursos em tratamentos de saúde de pessoas contaminadas por alimentos impróprios. Os alimentos impróprios para o consumo encontrados pela fiscalização são imediatamente recolhidos e eliminados, por imposição legal. A perícia dos produtos apreendidos, quando necessária, é realizada pelo Laboratório Central (Lacen). Com o recebimento dos relatórios e documentos de fiscalização, o Ministério Público de Santa Catarina, de acordo com as irregularidades encontradas pelo Promotor de Justiça da Comarca, pode propor um termo de ajustamento de conduta, no qual quem cometeu a ilegalidade compromete-se a corrigir as anomalias em tempo determinado, além de arcar com medida compensatória pelo dano causado à sociedade. Caso os documentos de fiscalização apontem a existência de algum crime, o Promotor de Justiça poderá requisitar a instauração de inquérito policial ou propor a respectiva ação penal visando responsabilizar criminalmente os infratores.

-Nos últimos cinco anos cerca de 430 mil quilos de carnes e derivados impróprios aoconsumo foram retirados do mercado

ARQUIVO/CORREIOcidade

430 mil kg de produtos impróprios para o consumo


7 de Setembro no Floresta O 7 de setembro no Clube Floresta, foi festejado de uma forma diferente,onde a comunidade e associados uniram-se para comemorar a data magna, com jogos, entretenimento e lazer.O point foi a dose dupla com dois grandiosos matinês. O musical Os Tauras animaram a melhor idade durante toda tarde e a Banda Sul Real

o matinê vespertino com início às 18h.Com prêmios aos vencedores em todas categorias esportivas e como a coroação da rainha e princesas O presidente do Clube Floresta José Cozza contabilizou o evento como um marco pra agremiação com excelentes resultados.


16 >> publicidade CORREIOcidade Videira, 17 e 18 de setembro de 2011


Jornal Correio Cidade Edição 1234- Videira/SC