Page 1

INFORME IN FORME GRANDE FLORIANÓPOLIS

REDE DE JORNAIS

Tempo Hoje

28º 22º

QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012 . ANO 1 . N O 03

CONTEUDO É TUDO

CAMPANHA CONTRA AIDS LANÇADA EM SANTA CATARINA PAG >> A 05

FLORIANÓPOLIS APRESENTA MAIS UMA CONTRATAÇÃO DE PESO PAG >> A 11

PROJETO VISA PREVENIR DESASTRES NA BACIA DO RIO ITAJAÍ PAG >> A 06 REPRODUÇÃO / INFORME

Embaixada Copa Lord leva títulos de Cidadão e Cidadã Samba PAG >> A 07

Mauro Ovelha começa a formar time para domingo PAG >> A 11

Vítima foi arremessada do veículo após o impacto

Sanderson afirma que segurança foi sucesso no Carnaval 2012 PAG >> A 08

MOTOCICLISTA NÃO PARA E BATE EM DOIS CARROS NO SANTA MÔNICA Falta de atenção teria sido a causa de um acidente envolvendo dois carros e uma motociclista por volta das 13h30 de ontem (22), na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica em Florianópolis. PÁG 12


A 02

QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

Eduardo Bisoto

FRASE DA SEMANA “Sozinho, mas não solitário. Quem tem fé nunca está sozinho”. Thomas Carlyle

Se as eleições fossem...

Joinville - Lages Florianópolis

A propósito, já que é pra reclamar do subdesenvolvimento da nossa análise política, faço um registro: o modo como as pesquisas políticas são tratadas no Brasil beira o patético. O pior fica por conta daquela babaquice do jornalismo televisivo, mui especialmente: “Se as eleições fossem hoje, o candidato Fulano teria tantos por cento, contra o candidato Beltrano”. Não, não teria! Sabem por quê? Porque via de regra o campo da pesquisa termina pelo menos um dia antes do jornal. E “se as eleições fossem hoje”, o resultado já poderia ter mudado nas últimas 24 horas. Mais: pesquisa tem margem de erro. Como se pode afirmar que “se as eleições fossem hoje” o resultado seria aquele apurado, se existe a margem na própria pesquisa? Santa ignorância!

Joinville e Florianópolis são, desde sempre, as eleições-chave para se definir os rumos da eleição estadual seguinte. Lages entrou na equação pelo governador Raimundo Colombo ser de lá. Bueno. Analisemos alguns desdobramentos rápidos, ao menos por hora. Em Floripa, Colombo (PSD) está contra o aliado PMDB, apoiando Cesar Souza Júnior (PSD) e João Amin (PP) contra o Secretário de Governo de Dário, Gean Loureiro (PMDB).

Comissão? Sei... Tem uma velha máxima do mundo corporativo: não quer resolver um problema? Crie uma comissão para estudá-lo. Parece que é o que vem sendo feito no caso do assassinato do vereador Marcelino Chiarello (PT, na foto) em Chapecó. Encontrado enforcado pela própria esposa e o filho pequeno, logo a polícia não teve como descartar o homicídio porcamente travestido de suicídio. Aí a investigação caminhou para a lama e patina até agora, sem avançar. E sabem o que o Instituto Geral de Perícias daquele município fez a respeito? Montou uma comissão para fazer uma apuração mais completa! Viva o Brasil!

Joinville - Lages Florianópolis 2

Veiga assustado? Fabio Veiga, marqueteiro hiper conceituado, um dos melhores do país, anda passando vale da preocupação em enfrentar o prefeito Dário Berger (PMDB) no pleito deste ano. Sim, leitor, você não leu errado. Veiga partia da idéia de que o adversário seria o

Secretário de Governo Gean Loureiro (PMDB), mas a entrada de Berger na arena, no mesmo estilo que Lula adotou para eleger Dilma Rousseff (PT), preocupa muito o publicitário que um dia já foi chamado de “meu cérebropolítico” por Dário (na foto).

Traição

Fraternidade ou politicagem?

Caso para ser estudado: nove entre dez dos atuais opositores da família Berger em São José, já foram aliados. E diziam maravilhas a respeito de Dário e Djalma (na foto). O que houve para hoje estarem com opinião tão diversa a respeito dos irmãos e da atual administração josefense?

E aí que a tal da “Campanha da Fraternidade”, produzida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), principal órgão extra-oficial (já que não faz parte de qualquer estrutura que responda ao Papa ou ao Vaticano) da Igreja Católica no país, lançou neste ano o tema em “defesa da saúde pública”.

Marqueteiros inflados

Marqueteiros infalados 2

Falemos a real: o papel dos tais marqueteiros nas eleições vem sendo superestimado no Brasil já de algum tempo. O que em alguns casos, especialmente no da atual oposição ao governo federal (PSDB, DEM e PPS), levou a resultados trágicos. O pessoal esquece do óbvio: quem faz política são os políticos. Se marqueteiro vencesse eleição, de fato, Duda Mendonça (na foto), o maior marqueteiro do país, teria sido Presidente da República em 2002, não Lula.

Aí não podemos esquecer que estamos tratando de publicitários e jornalistas, basicamente, a principal fornecedora de mão de obra a formar os tais marqueteiros. Duas categorias notadamente vaidosas e bastante ciosas de seu “brilho, inteligência e sex appeal”. E que ao longo dos últimos anos, no Brasil, têm sido bastante competentes em vender a idéia de que são competentes! Talvez esteja na hora do Brasil amadurecer, entender como os americanos já entenderam que política é uma atividade extremamente complexa, que exige profissionais de dezenas de áreas, mas nunca, jamais, em hipótese alguma abre mão do essencial: um político.

EXPEDIENTE DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro (49) 3567-5699

Em Lages, o líder do governo, Elizeu Mattos(PMDB) tem tudo para disputar contra o amigo, aliado e parceiro político de Colombo, Antônio Ceron (PSD), também apoiado pelo PP. E que ninguém se surpreenda se em Joinville, a coligação que até aqui parece mais do que certa tendo o empresário Udo Döhler (PMDB) na cabeça com apoio do PSD não fizer água. Depois disso, alguém acredita na sobrevivência da aliança até 2014?

Fraternidade ou politicagem? 2 Querem a real? A Igreja Católica começou a perder a mão, em termos globais, com o tal do Concílio Vaticano II, iniciado pelo Papa João XXIII e concluído por Paulo VI, que visava “modernizar” a milenar Igreja Católica Apostólica Romana. O resultado da “modernização”, sentido já no curto prazo, foi um esvaziamento paulatino das igrejas e a pedra de qualquer padronização no culto, transformado em grande parte das vezes em showmício ou então em pura festa “espiritualizada”. Na América Latina o resultado foi ainda pior: bebendo na tal da “Teologia da Libertação”, a igreja tentou cruzar cristianismo com marxismo. Mais ou menos como a cruza da vaca com o jegue: a cria não puxa carroça e nem dá leite.

Fraternidade ou politicagem? 3 Nos últimos anos a Igreja tem se imiscuído nos mais variados assuntos políticos do momento, sob o pretexto de “interagir com o cotidiano dos fiéis”. Poderia explicar porque esta técnica não tem funcionado e as igrejas encontram-se cada vez mais vazias. Enquanto isso, na Europa, grupos tradicionalistas, que pregam um retorno à Igreja pré-Concílio Vaticano II, especialmente com o retorno a boa e velha Missa Tridentina, conseguem levar cada vez mais fiéis de volta para o seio da Santa Madre. Aqui, prefere-se seguir na atual trilha, enquanto as denominações pentecostais avançam cada vez mais. Fraternidade? Nada. Apenas a estrutura, a história, o passado e a moral milenar de uma Igreja usados como instrumentos de politicagem. Pura e simplesmente.

PÚBLICAÇÃO: Referência Editora Jornalistica Ltda CNPJ: 04.736.389/0001-99 Inscrição Estadual: Isento JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriano Ribeiro 0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro (49) 3567-5699

EDIÇÃO Eduardo Bisotto (49) 3567-5699

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais Informe

TIRAGEM 4 mil


QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

DÁRO Capital catarinense foi uma das oito cidades brasileiras, a única da região Sul, escolhidas pelo Ministério da Saúde em função dos ótimos resultados que vem obtendo na prevenção da AIDS. Ministro Alexandre Padilha foi recebido no município pelo prefeito Dário Berger.

Florianópolis

A 05

Campanha contra AIDS lançada em Santa Catarina

DIVULGAÇÃO

O Prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), o Secretário de Governo Gean Loureiro (PMDB) e o Secretário de Turismo, Vinícius Lummertz (PMDB), recepcionaram o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), no início da noite de hoje (16/2) na concentração do bloco SOS, organizado pela Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina

P

adilha veio a Florianópolis para o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção à AIDS no Carnaval A Capital catarinense foi uma das oito cidades brasileiras, a única da região Sul, escolhidas pelo Ministério da Saúde em função dos ótimos resultados que vem obtendo nesta área. O ministro ressaltou a necessidade do uso do preservativo e disse que o número de jovens heterossexuais infectado pela doença está diminuindo. Porém, alertou que a doença avança nos homossexuais. Por isso, a importância da preservação. “Du-

rante os dias de Carnaval algumas tendas da Secretaria da Saúde estarão fazendo o teste rápido do HIV em Florianópolis, mas meta é estender esta prevenção para todo o país”, prometeu Padilha. Após o discurso do ministro e a entrega de troféus, o bloco SOS começou a se movimentar e a contagiar foliões fantasiados e quem gosta de brincar o Carnaval, em frente à sede, na rua General Vieira da Rosa. O agito tem por finalidade sepultar o baixo astral na capital catarinense. Este ano o slogan do bloco faz uma referência aos turistas:

“Minha terra é genial venha para Floripa brincar o Carnaval”. Depois de muita cerveja, petisco e churrasco, a folia deixou a concentração e seguiu pelas ruas Major Costa, Mauro Ramos, Hermann Blumenau, avenida Hercílio Luz, rua Anita Garilbaldi, rua dos Ilhéus e contornou a Praça XV, Centro. Segundo a organização, o “cortejo alegre” foi acompanhado por cerca de 18 mil pessoas. Este ano, Godoi foi o defunto. Tereza Cristina, a viúva O bloco também teve dois coveiros um surfista com uma prancha, representado os turistas, a rainha e duas princesas.

Prefeito Dário Berger e Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Biblioteca Central abre as portas para comunidade A Biblioteca Central, da Secretaria Municipal de Educação, está de portas abertas ao público. Além da disponibilidade de consulta e pesquisa no local, os visitantes podem efetuar um cadastro e levar os exemplares para serem apreciados em casa. A Biblioteca está localizada na Rua Ferreira Lima, 82, no Centro, e fica aberta de segunda-feira

à sexta-feira, das 8h às 20h. A comodidade para a população se estende aos oito mil títulos da unidade, diversificados em literatura infantil, juvenil, catarinense e livros didáticos voltados especialmente para a educação, mas também para direito, administração e economia, por exemplo. “Depois da chegada da Universidade Aberta do

Habitação: prefeitura faz audiências públicas O processo está sendo coordenado pela Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental e conta com a participação do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social. Na última segunda-feira (20) a reunião aconteceu na região da Costa Norte, na Cachoeira do Bom Jesus. Durante as reuniões a opinião

da população é coletada e os dados transformados em informações. O Plano Municipal de Habitação de Interesse Social irá definir as ações do setor para os próximos 15 anos. Toda a documentação referente ao PMHIS no endereço eletrônicowww. pmf.sc.gov.br/entidades/habitacao. Confira a data e os locais das audiências Públicas:

Brasil (UAB) ao nosso prédio e com as doações para o nosso acervo, a biblioteca ganhou mais variedade. Além disso, recebemos muitos exemplares de literatura infanto-juvenil do MEC todos os anos”,afirma Liliana de Oliveira Granemann, coordenadora da Biblioteca Central. A biblioteca foi toda informatizada no ultimo ano,

facilitando a pesquisa e busca no acervo. Também conta com espaço interno, com mesas e cadeiras para estudo e leitura de mídias, como jornais e revistas, que não podem ser emprestados, mas estão à disposição de quem deseja ler, neste caso sem a necessidade de cadastro. O setor está ligado à Diretoria de Educação Continuada da SME.

DATA

REGIÃO

LOCAL

HORÁRIO

27/02

Região Costa Norte

SERTE (Rua Leonel Pereira, nº 604 – Cachoeira do Bom Jesus).

19h00

28/02

Região Costa Sul

C.C. Fazenda do Rio Tavares (Rodovia SC 405, KM 3, nº 480, ao lado do Terminal do Rio Tavares – TIRIO, Fazenda do Rio Tavares).

19h00

29/02

Região Continental

Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho (Rua João Evangelista da Costa, nº 1160 - Estreito).

19h00

01/03

Região Central (Maciço do Morro da Cruz) e Bairros Adjacentes

Plenarinho da Assembléia Legislativa – Palácio Barriga Verde (Rua Doutor Jorge Luz Fontes, nº 310 – Centro).

19h00

Vigilância realiza vistoria no Hospital Celso Ramos Duas equipes da Vigilância em Saúde da capital estão realizando uma vistoria nas UTIs e nos Centros Cirúrgicos do Hospital Governador Celso Ramos. A ação foi motivada pela comprovação de quatro casos de óbito causados pela bactéria KPC em pacientes daquela unidade em 2012. Não há prazo para a entrega do laudo final, mas de acordo com o diretor a VS, Anselmo Granzotto, ele não deve se estender além da primeira semana do mês de março. Estão sendo observados os ambientes das UTIs e dos Centros Cirúrgicos na busca de locais que possam estar servindo de habitat para a chamada Super Bactéria. Além disso, também serão verificados os equipamentos, profissionais e procedimentos adotados, como a higienização de materiais e mãos antes a após a realização de atendimentos.


A 06

Estado

QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

COLOMBO “A apresentação do plano de prevenção e mitigação de desastres na

bacia do Rio Itajaí é uma forma de tornar pública e transparente as ações do Governo na prevenção de cheias. Nosso objetivo é implantar essas ações de forma gradual, mas constante, garantindo cada vez mais a segurança e a tranquilidade aos moradores do Vale do Itajaí”, planeja o governador Raimundo Colombo (PSD)

Fazenda altera índices do ICMS

DIVULGAÇÃO

Na portaria anterior, José Boiteux, Navegantes e Ilhota eram os municípios que mais haviam registrado crescimento do índice na comparação entre 2011 e 2012

P

ortaria da Secretaria de Estado da Fazenda, publicada na última sexta-feira (17), estabelece novos índices de participação dos municípios catarinenses na partilha do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), o principal tributo do Governo do Estado. A alteração é resultado da análise dos recursos interpostos pelos municípios que discordaram dos índices publicados no fim do ano passado. “Assim que foram protocolados, os recursos foram analisados com agilidade pela equipe técnica da Fazenda com o objetivo de corrigir

distorções existentes. A republicação dos índices, em conformidade com a legislação federal e estadual, busca o tratamento igualitário entre os municípios”, afirma o secretário da Fazenda, Nelson Serpa. Os novos valores foram atualizados no sistema da secretaria e entram em vigor no dia 27 de fevereiro. Joinville, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul e Florianópolis permanecem no topo da lista, com os maiores repasses de ICMS, respectivamente. Na portaria anterior, José Boiteux, Navegantes e Ilhota eram os municípios que mais haviam registrado

crescimento do índice na comparação entre 2011 e 2012. Com a publicação da nova portaria, Navegantes (30,9%), Ilhota (29,7%) e Palhoça (17,9%) são os três municípios que mais obtiveram variação no período. Do total de ICMS arrecadado em Santa Catarina, o Governo do Estado destina 25% para os municípios. Destes 25%, 15% são divididos igualmente entre as 293 cidades catarinenses. Os 85% restantes são partilhados de acordo com o Índice de Participação dos Municípios (IPM), calculado com base no movimento econômico de cada cidade.

“Os recursos foram analisados com agilidade pela equipe técnica da Fazenda com o objetivo de corrigir distorções existentes”, explicou o Secretário Nelson Serpa

Projeto visa prevenir desastres Mais de 5 milhões de preservativos distribuídos na Bacia do Rio Itajaí DIVULGAÇÃO

O governador Raimundo Colombo apresentou, nesta quarta-feira (22), em Florianópolis, o Plano Diretor com ações do Governo do Estado para a prevenção e mitigação de desastres na Bacia do Rio Itajaí. “A apresentação do plano é uma forma de tornar pública e transparente as ações do Governo na prevenção de cheias. Nosso objetivo é implantar essas ações de forma gradual, mas constante, garantindo cada vez mais a segurança e a tranquilidade aos moradores do Vale do Itajaí”, planeja Colombo. O encontro será às 16 horas, no Centro Administrativo. Na quinta-feira (23), Colombo estará em Itajaí às 15h30,

no Teatro Municipal, para a apresentação do plano de ações e para a assinatura do edital de licitação para a contratação dos Projetos da Construção das Comportas do Rio Itajaí-Mirim. Às 18h30, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, o governador apresentará o plano e assinará o edital de licitação para a aquisição de um radar meteorológico. Na sexta-feira (24), às 10 horas, a apresentação será realizada no município de Rio do Sul, no Parque Universitário Roberto Frahmm, com a assinatura do edital de licitação para a contratação dos projetos de sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga.

“A apresentação do plano é uma forma de tornar pública e transparente as ações do Governo na prevenção de cheias”, explica Colombo

Ações do Projeto Sobrelevação das Barragens: aumentará de dois para quatro metros a barragem Oeste, localizada em Taió, e a Sul, em Ituporanga. Inclui a melhoria de operação das suas comportas e os dispositivos de regulação das enchentes, o que reduzirá o escoamento da vazão dos rios da Bacia, ampliando a capacidade de armazenamento/ contenção das águas e retardando a elevação do nível dos rios. Aquisição de radar meteorológico de banda S com dupla polarização:

o equipamento conterá produtos de previsão de curto prazo com até três horas de antecedência aos eventos adversos. A área de cobertura é de 200 km, com área de vigilância de até 400 km. O valor do investimento é de R$ 8 milhões, sendo R$ 4,5 milhões para compra e R$ 3,5 milhões para instalação. O radar é um dos equipamentos que integra o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Bacia do Rio Itajaí. O investimento total do Sistema é de R$ 25 milhões.

Construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim: a instalação das comportas de regulação no Rio Itajaí-Mirim tem por finalidade controlar a vazão afluente proveniente do montante (locais do rio que se situam antes das comportas), mantendo a vazão dentro da capacidade de escoamento, e proteger dos efeitos do refluxo proveniente da jusante (locais do rio que se situam depois das comportas), durante picos de enchente. O Valor da obra é de R$ 44 milhões.

A Secretaria de Estado da Saúde, reforçando a campanha nacional para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o Carnaval 2012, distribuiu mais de 5,5 milhões de preservativos masculinos e 400 mil leques informativos contendo uma camisinha. Durante a festa, os profissionais de Saúde e militantes das ONGs contra Aids farão a distribuição desses materiais nos locais de maior concentração de pessoas. A campanha, que tem como destaque a prevenção à Aids e à hepatite B, é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis. “A intenção desta campanha é alertar, informar e esclarecer a população sobre os métodos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”, afirma a gerente estadual de Vigilância das DSTs e HIV/Aids, Maria da Graça dos Anjos. Com o slogan “Vamos botar o bloco unido da prevenção nas ruas. Venha conosco, divirta-se e vista a camisa da prevenção”, a mensagem da campanha também irá circular nas emissoras de rádios do estado e também poderá ser vista pela internet. “A Dive/SES adota como princípio trabalhar a prevenção não só nas datas comemorativas e de maneira pontual, mas sim como um ato incorporado pelos profissionais dos serviços de saúde, como uma ação

contínua de todos os dias”, explica Maria da Graça dos Anjos. AIDS E HEPATITES No estado, desde 1984 já foram notificados 26.901 casos de Aids, sendo 25.970 em adultos e 931 em crianças. Foram notificados também, no mesmo período, 4.975 casos em gestantes com HIV. No ano passado, a incidência de Aids em adultos foi de 25 casos para cada 100 mil/habitantes. Mais de 87% dos municípios de Santa Catarina já notificaram pelo menos um caso da doença, sendo que os principais grupos de exposição são os heterossexuais (62,3%); usuários de droga injetável (20,5%) e homossexuais (9,2%). Desde 1994, já foram notificados 144.107 casos de algum tipo de DSTs, além da Aids no Estado. Em relação às hepatites virais, foram registrados 14.939 casos de Hepatite B e 8.419 casos de hepatite C. Detectou-se que a atividade sexual é responsável por 29,5% das contaminações por hepatite B e o uso de drogas injetáveis (25,4%) como risco para portadores da hepatite C. A maior estratégia para vencer esta epidemia silenciosa, além do uso do preservativo será também a intensificação da vacina contra hepatite B, que pode ser encontrada em todos os postos de vacinação para pessoas de até 29 anos.


Geral

QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

POP GAY O 19ª edição do Concurso Pop Gay reuniu

mais de 30 mil pessoas na Praça Tancredo Neves, Centro de Florianópolis, na noite de segunda-feira (20). A edição deste ano levou ao público uma espécie de “balada gay”, segundo o próprio organizador, Tiago Silva.

A 07

Copa Lord leva títulos de Cidadão e Cidadã Samba DIVULGAÇÃO

Negro Gê e Michele Crispim foram os vencedores da competição deste ano

O

casal da Embaixada da Copa Lord, Jefferson da Costa, o Negro Gê, e Michele Crispim, são os novos cidadão samba e cidadã samba do carnaval de Florianópolis. Eles foram avaliados no sábado durante o desfile das escolas do Grupo Especial. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, juntamente com a apuração das escolas do primeiro e segundo grupo. A realização da competição é da Prefeitura, através da Secretaria Executiva de Comunicação Social e SETUR, com apoio da Agência Propague. Os passistas foram avaliados pe-

los quesitos Samba no Pé, Expressão Corporal e Facial, Evolução e Figurino. O casal vencedor receberá individualmente uma premiação no valor de 3 mil reais.O corpo de jurados é tradicionalmente formado por profissionais de comunicação que cobrem os desfiles das entidades carnavalescas. Participaram do concurso as escolas de samba Copa Lord, Coloninha e Protegidos da Princesa. Não enviaram representantes a União da Ilha da Magia e a Consulado. Negro Gê tem 32 anos, 1.80 de altura, pesando 80 quilos. Até 2009, trabalhava como auxiliar do carnava-

lesco Erson Paulo Trindade Pereira, o Paulinho, na produção de carros alegóricos. Depois, deixou a empresa do carnavalesco para seguir como autônomo na área de serralheria, arames e construção de carros alegóricos. Michele Crispim foi a Rainha do Carnaval 2011 de Florianópolis. Tem 22 anos, 1.64 de altura e pesa 55 quilos. Quer retornar ao Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, pois teve que trancar a matrícula para ficar uma temporada no ano passado no Japão, dançando como bailarina profissional. Já morou também na Rússia e Turquia.

Negro Gê e Michele Crispim

Concurso Pop Gay leva multidão Hospital Regional de São à Praça Tancredo Neves José completa 25 anos DIVULGAÇÃO

O 19ª edição do Concurso Pop Gay reuniu mais de 30 mil pessoas na Praça Tancredo Neves, Centro de Florianópolis, na noite de segunda-feira (20). A edição deste ano levou ao público uma espécie de “balada gay”, segundo o próprio organizador, Tiago Silva. O tradicional concurso Pop Gay, além de eleger as mais belas nas categorias Beauty Queen e Drag Queen, também levou aos expectadores shows e performances. Na categoria Beauty Queen, Fabrícia Ferreira, de 24 anos, foi a vencedora. Ela que é natural de Florianópolis competiu pela primeira vez no concurso. A gaúcha Elizabethe Coffe, de 33 anos, levou a categoria Drag Queen. Cada uma delas ganhou R$ 2,5 mil de premiação. A festa que começou por volta das 22h com o Grupo Compasso, ao som de pagode, terminou as 3h da manhã ao som da banda Crepe Suzette.

As vencedoras do concurso

Encerradas inscrições para concurso da Floram As inscrições para o concurso público finalizaram na última segunda-feira (20). As vagas destinadas ao nível superior são de Biólogo, Geógrafo, Geólogo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Sanitarista Ambiental, Engenheiro Químico e Engenheiro Civil. Para o nível médio de Assistente Administrativo. O processo de municipalização do licenciamento ambien-

tal foi o que motivou o lançamento do edital. Este processo exige um corpo técnico muito disciplinado em número suficiente que possa atender a demanda das questões ambientais no município. “Vamos atingir nossos objetivos no licenciamento da FLORAM”, comenta Gerson Basso, Superintendente da FLORAM. “O que prometi desde que entrei

neste órgão, estou cumprindo. Quando sair, deixarei um legado de realizações no que tange a estrutura num todo. Fora a cidade que está mais florida com o trabalho diário de plantio e poda realizado pelo Departamento de Praças e Arborização Pública”, diz o Superintendente. Após a realização do concurso, os profissionais aprovados passarão por capacitação específica para atuar principalmente na área de licenciamento ambiental. Este é um processo que a Fundação vem desenvolvendo nos últimos anos que busca o aperfeiçoamento da área técnica e da estrutura de trabalho.

O Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, completa 25 anos neste sábado (25). Para marcar o aniversário, a instituição programou diversas atividades nas áreas científica e sócio-cultural. As atividades servirão para reforçar a integração entre pesquisadores, servidores da saúde e comunidade. Referência estadual em várias especialidades médicas, a instituição recebe pacientes de todas as regiões de Santa Catarina, sendo considerado um dos maiores e mais importantes hospitais do Estado. Nesta quinta (23) e sexta-feira (24), será realizado no Centro Multiuso de São José, o 2°Congresso do Hospital. Durante esses dois dias, os profissionais da instituição irão discutir temas científicos com o foco voltado para a humanização do atendimento, o que servirá de base para aprimorar cada vez mais a assistência oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde. A instituição também possui serviço referenciado em Infectologia, com apoio do Hospital Dia, para atender pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas em internações de até 24 horas. "Outro destaque é

o Programa de Internação Domiciliar, que amplia a cobertura de saúde sem a necessidade de ocupação dos leitos do hospital", enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira. Inaugurado em 1987, o Hospital Regional de São José é referência nas áreas de Ortopedia/Traumatologia, Oftalmologia, UTI, Neonatologia e UTI Neonatal, Cirurgia-geral, Cirurgia Bariátrica, Emergência Geral e Pediátrica. Com 300 leitos, a instituição registra mensalmente uma média de 1.200 mil internações nas diversas especialidades, além de 580 cirurgias, 5 mil consultas ambulatoriais e 313 nascimentos. A Emergência Geral acolhe também um grande número de pacientes vindos dos municípios vizinhos, com uma média mensal de 23 mil atendimentos. O Hospital oferece ainda residência médica em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ortopedia/ Traumatologia, Oftalmologia e Acupuntura, além de serviços de Eletroencefalografia para crianças, Endoscopia Digestiva, Broncoscopia, Colonoscopia, Tomografia, Ultra-som Geral e Obstétrico.


A 08

São José

QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

Carnaval Zé Folia foi sucesso em São José

Sanderson diz que segurança foi sucesso no Carnaval 2012

Para o secretário de segurança de São José, Sanderson de Jesus, todo o planejamento realizado pela Prefeitura foi bem sucedido durante o evento

S

egundo ele, foram 12 viaturas novas da Guarda Municipal, além da unidade móvel e de todo os agentes, inclusive do setor administrativo da instituição que contribuíram para manter a ordem na Beira-mar durante o Carnaval 2012. “A Polícia Militar (PM) e Civil também nos auxiliaram com seu pessoal, o que foi uma tranqüilidade a mais para todos”, lembrou. Sanderson citou alguns problemas durante o período do Carnaval, mas que não tiveram ligação com o evento. “Tivemos um pequeno problema, onde uma criança se feriu com cerol enquanto soltava pipa e um acidente de moto na Presidente Kenedy, mas não vejo que isto esteja relacionado com o Carnaval. Então afirmo que, para mim, foi tudo perfeito. Claro que irei conversar com as demais pessoas envolvidas com o evento, até mesmo para saber a opinião de todos, pois se algo tiver que ser melhorado e acredito que sempre existe o que mudar, nós buscaremos fazer para o próximo ano”, disse. O secretário aproveitou para

DIVULGAÇÃO

agradecer o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, Major Vinicius e também a delegada Mara. “Claro que, além de todas essas pessoas envolvidas com a segurança do nosso município, temos que agradecer principalmente o público por vir prestigiar o evento com integridade e manter a ordem”, salientou. Sanderson comentou também sobre a campanha se beber não dirija realizada anteriormente ao carnaval. “Essa campanha foi muito importante para que a volta para casa do carnaval fosse consciente pelas pessoas”, frisou. O presidente da escola de samba Futsamba, Luciano, também avaliou positivamente a segurança e todo o evento no geral. “A única coisa que não fiquei contente foi o atraso na verba repassada pelo governo. Já passamos do carnaval e ainda não recebemos o dinheiro pra escola de samba. No mais, a organização, a segurança, o apoio do prefeito de São José, foi tudo muito bom. O prefeito ajudou com tudo o que estava ao alcance dele”, concluiu.

Sanderson:“Avalio toda a estrutura de segurança positivamente”


Esporte

QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

LÍDER:

O alemão Nico Hulkenberg liderou a sessão de treinos da Fórmula 1 em Barcelona. Vettel foi apenas o terceiro.

A 11

Florianópolis apresenta mais uma contratação de peso Campeão brasileiro de Taekwondo agora faz parte da equipe de Floripa DIVULGAÇÃO/FMEC

O

atleta de Taekwondo Arnoldo Gabriel Benvenutti agora faz parte da equipe da FME Floripa Taekwondo Team. Parceria foi fechada na última semana e o atleta ressaltou que as condições de treino, profissionalismo da equipe, ambiente de trabalho e vinculo com a cidade atual tri campeão do JASC foram fatores muito importantes para a decisão ser tomada. Arnoldo foi campeão brasileiro

2011, competição que Florianópolis sediou em junho no IEE. Além disto, o atleta no dia 29 de janeiro deste ano passou na seletiva nacional e agora é integrante da seleção brasileira de taekwondo e ainda este ano tem compromissos com a seleção em competições nos EUA e na Europa. A Fundação Municipal de Esportes se orgulha da parceria realizada com mais um atleta de ponta e com condições de ajudar Florianópolis nas conquistas de 2012.

PRINCIPAIS TÍTULOS DE ARNOLDO Tricampeão dos JASC Campeão do Ranking Catarinense desde 2005 Campeão Copa do Brasil 2006 Vice-campeão Brasileiro 2009/2010 Campeão Seletiva Fechada para EOP 2009 3° colocado Seletiva Final para EOP 2010 Campeão Brasileiro Interclubes 2011 Campeão Brasileiro 2011 Classificado Seleção Brasileira 2012.

Benvenutti é reforço de Florianópolis

Mauro Ovelha começa a formar time para domingo Logo após o jogo de ontem, o técnico Mauro Ovelha começou a esboçar o time do Avaí para o último jogo da primeira fase do campeonato catarinense. O técnico não apresentou grandes novidades porque ele optou por manter o esquema 3-6-1 e, consequentemente, manteve Rafael e Cleber Santana na equipe.O comandante avaiano formou a equipe titular com: Moretto, Renato Santos, Rafael, Bruno; Patric, Marcinho Guerreiro, Diogo Orlando, Cleber Santana, Robinho e Pirão; Ronaldo Capixaba. Durante a movimentação, o técnico ainda promoveu a entrada do recém-chegado Nunes no lugar de Ronaldo Capixaba. O Avaí encontra-se na vice-liderança do estadual com apenas um ponto a menos que a líder Chapecoense. O time tentará se recuperar da derrota sofrida para o rival Figueirense na última rodada. O grupo realiza o último treino visando o compromisso contra o Joinville na tarde desta terça-feira. Após a atividade, os jogadores irão jantar e seguir para a viagem. O Avaí anunciou que emprestou

Leandrinho está fora DIVULGAÇÃO

O meio-campo Leandrinho não faz mais parte do elenco comandado pelo técnico Mauro Ovelha. O jogador trocou a Ressacada pelo futebol coreano e defenderá o Daegu FC nesta temporada. A rescisão do contrato do jogador com o clube catarinense, previsto inicialmente para vencer em julho de 2015, foi oficializada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por meio da publicação do BID (Boletim Informativo Diá-

rio).Embora seja um país sem tradição no futebol e com costumes diferentes dos brasileiros, Leandrinho tem um fator a seu favor: a companhia de Dinelson, ex-atleta avaiano, que também está se transferindo para o clube da Coreia do Sul.Com a transferência do meia, o técnico Mauro Ovelha passa a ter apenas quatro opções para o meio-campo ofensivo do Avaí: Cleverson, Robinho, Saldanha e Diego Palhinha.

Disciplina é trunfo de Branco, no Figueira

Mauro Ovelha está montando o time do Avaí para a última partida

dois jogadores formados pelo clube. Com poucas chances no grupo principal, os laterais Rudnei e Leo

Campos irão disputar o restante do Campeonato Catarinense pelo Marcílio Dias.

Além da boa campanha que o Figueirense vem fazendo no Campeonato Catarinense, a seriedade e o comprometimento apresentados pela equipe na competição vem agradando ao técnico Branco. Apontado como um dos times mais disciplinados do torneio, a ausência de suspensões contribui para a manutenção do elenco e para o aprimoramento do entrosamento entre os atletas. Com apenas 16 cartões amarelos neste campeonato, o Figueirense teve o seu primeiro jogador a cumprir suspensão pelo acúmulo de advertências nesta quarta-feira. O atleta em questão é o atacante Aloísio, que acabou sendo punido duas

vezes por excessos em comemorações de gols e agora está fora da partida contra o Brusque.Além disso, Branco poderá perder o zagueiro João Paulo, o volante Túlio e o meia Roni para os próximos jogos da equipe. Os três estão pendurados com dois amarelos cada e precisarão adotar uma postura mais cautelosa para não prejudicarem o time na sequência da competição.Nesta segunda-feira, o elenco retornará aos treinamentos para finalizar a preparação da equipe que enfrentará o Brusque. A partida será disputada no Estádio Orlando Scarpelli e marcará a chance do Figueirense somar mais três pontos e alcançar a líder Chapecoense.


QUINTA-FEIRA, 23, DE FEVEREIRO DE 2012

A 12 Segurança

REPRODUÇÃO / INFORME

LOTERIA LOTOFÁCIL

Concurso 716

segundas, quintas

01

03

05

07

08

11

12

14

15

16

18

20

21

23

25

PREMIAÇÃO

GANHADORES

15 acertos 14 acertos 13 acertos 12 acertos 11 acertos

15 2.345 39.132 318.550 1.247

$

71.421,47 200,81 12,50 5,00 2,50

QUINA

Concurso 2828

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

22

23

33

79

PREMIAÇÃO

GANHADORES

QUINA QUADRA TERNO

2 99 4.843

80 $

720.052,27 3.556,68 103,86

MEGA-SENA

Concurso 1364

quarta e sábado

10

13

20

40

44

PREMIAÇÃO

GANHADORES

SENA QUINA QUADRA

0 60 4.436

53 $

00,00 26.450,47 511,08

LOTOMANIA

Concurso 1220

quarta e sábado

05

06

10

22

32

33

34

53

54

55

60

63

64

65

69

74

79

82

87

97

PREMIAÇÃO

GANHADORES

20 acertos 19 acertos 18 acertos 17 acertos 16 acertos 0 acertos

0 5 108 951 6.140 1

$

0,00 74.884,46 3.466,87 281,22 43,55 187.211,18

FEDERAL

Concurso 04633

quarta e sábado PREMIAÇÃO

BILHETE

$

1º 2º 3º 4º 5º

15.757 76.071 44.323 77.363 35.129

1.000.000,00 24.000,00 14.500,00 14.000,00 12.240,00

DUPLA SENA

Concurso 1047

terça e sexta PRIMEIRO SORTEIO

03

28

31

37

42

PREMIAÇÃO

GANHADORES

SENA QUINA QUADRA

1 175 8288

49 $

12.317.078,65 2.569,62 51,67

SEGUNDO SORTEIO

08

17

18

30

36

PREMIAÇÃO

GANHADORES

SENA QUINA QUADRA

0 109 7198

TIMEMANIA

47 $

00,00 4.125,54 59,49

Concurso 290

quarta e sábado

57 38 58 52 28 21 19 TIME DO CORAÇÃO INTERNACIONAL/RS PREMIAÇÃO

GANHADORES

7 acertos 6 acertos 5 acertos 4 acertos 3 acertos

0 1 122 2657 26876

T. DO CORAÇÃO

GANHADORES

Internacional 23301

$

0,00 71.934,26 842,32 6,00 2,00 $

5,00

Veículo foi atingido na lateral pela moto

Táxi que transitava na segunda faixa também foi atingido

Motociclista não para e bate em dois carros no Santa Mônica F

alta de atenção teria sido a causa de um acidente envolvendo dois carros e uma motociclista por volta das 13h30 de ontem (22), na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica em Florianópolis. A jovem, de aparentemente 20 anos, estaria conduzindo a moto Honda Biz, placas MDQ-6921, de Lontras, em sentido ao Shopping Iguatemi, quando o semáforo fechou e ela acabou colidindo nas laterais dos veículos: Citroen Xsara, placas MGO7809, de Florianópolis e no Táxi, placas MGS-5938, também de Florianópolis, que transitavam a sua frente. Ela foi socorrida pelos bombeiros militar e encaminhada ao Hospital Governador Celso Ramos com suspeita de fratura na perna direita e vários ferimentos pelo corpo e rosto. O acidente aconteceu em frente ao 4º Posto da Polícia Militar (PM). De acordo com uma testemunha que passava no local, com o impacto a jovem foi arremassada para frente. A vítima chorava reclamando de fortes dores e também sobre a preocupação de seu pai ficar sabendo do acidente. Uma guarnição de salva vidas que passava pelo local parou para ajudar no resgate da vítima. Os condutores dos automóveis não se feriram.

Vítima foi arremessada do veículo após o impacto

Marginais apedrejam três ônibus na Tapera Três ônibus coletivo foram apedrejados por marginais no feriado de carnaval no Bairro Tapera. Na madrugada de ontem (22), segundo informações da Polícia Militar, dois dos veículos foram danificados. Eram quase 3h quando um ônibus, que fazia a rota do Centro para os bairros, foi parcialmente destruído pelos próprios passageiros que desceriam logo em seguida. Eles quebraram os vidros e bancos. O outro ônibus atingido passava no sentido contrário. De acordo com a PM, esta é a segunda vez em dias consecutivos que este tipo de ataque é registrado, inclusive com o mesmo horário. Durante a madrugada ante-

rior, um ônibus da mesma empresa havia sido alvo de vândalos também na Tapera. O motorista do ônibus foi agredido pelos passageiros, apresentando ferimentos na cabeça e no pescoço. Nos três ataques, os ônibus faziam a linha Madrugadão, com destino ao bairro Armação do Pântano do Sul, e foram atingidos quando passavam pela Tapera. O Coronel PM Gomes informou que a Polícia Militar foi chamada depois dos ataques de terça-feira (21) e fez buscas nas proximidades, mas nenhum suspeito foi encontrado. O registro da ocorrência aconteceu na 2ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro Saco dos Limões.

REPRODUÇÃO / INFORME

MOTOS Segundo estatísticas do site do Departamento Estadual

de Trânsito (Detrannet), feita em janeiro deste ano, existem 39.104 motocicletas e 6.789 motonetas emplacadas em Florianópolis. Números que fazem deste veículo aproximadamente 15,60% do transporte utilizado pelos florianópolitanos.

JORNAL INFORME - FLORIANÓPOLIS  

Jornal Diário da Grande Florianópolis - edição 3

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you