REVISTA IIMA 93

Page 15

matéria simplificar a portabilidade de dados. De quebra, essa tecnologia, conhecida como APIs, permite ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros oferecidos. Isso traz mais concorrência e competição. O Reino Unido é um dos locais onde o Open Banking já é uma realidade. Estados Unidos, Austrália, Japão, União Europeia e Hong-Kong também estudam implementar esse sistema. Aqui no Brasil, o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) aprovaram, dia 4 de maio, as regras de funcionamento do Sistema Financeiro Aberto (Open Banking). A nova disciplina será implementada gradualmente pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BC a partir deste ano.

podemos chamar de Open Banking, a abrangência do nosso Open Banking é bastante ambiciosa”, destacou João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central. Otávio Damaso, diretor de Regulação, destacou a importância do Open Banking na otimização de processos no mercado financeiro e suas vantagens para o cliente.

“Essa iniciativa contribui para aumentar a competitividade, racionalizar os processos das instituições reguladas e, também, empoderar o consumidor financeiro, que poderá consentir com o compartilhamento de seus dados caso vislumbre, com isso, algum benefício, como o acesso a serviços financei“Esse é um projeto extre- ros mais adequados ao seu mamente importante e perfil”, explicou. pró-competitivo. Se compararmos o nosso modelo e a Para José Luiz Rodrigues, experiência internacional, especialista em regulação com diversas iniciativas que e membro do Conselho

www.informationmanagement.com.br

Consultivo da ABFintechs – Associação Brasileira de Fintechs, o Open Banking é uma iniciativa pensada e desenvolvida para aprimorar o Sistema Financeiro. “Para o mercado financeiro, a principal vantagem é a criação de um ambiente mais competitivo, com mais segurança, onde mercado tradicional, com instituições de diferentes portes, fintechs, insurtechs e demais startups poderão disputar espaço. Levará vantagem aquele que puder prestar os melhores serviços, pelos menores custos e de maneira mais criativa” aponta. De acordo com José Luiz, que é sócio da JL Rodrigues, Carlos Átila & Consultores Associados, as instituições financeiras e as fintechs terão um vasto banco de dados, e poderão utilizá-lo da melhor forma. Além disso, ao informatizar seus processos, que muitas vezes são analógicos, será possível não só melhorar a prestação de serviços, mas também entender de for-

2020 MAI | INFORMATION MANAGEMENT

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.