a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 20

INSIGHTS

mentos. São tantas opções de fornecedores que escolher o que pode agregar mais valor ao seu negócio é algo extremamente complexo.

cindível para tornar o fornecedor parte integrante da sua cadeia de suprimentos e para que ele se torne importante para a estratégia de negócios, pois é preciso um grande comprometimento Para entendermos um pouco com a qualidade dos produtos, mais sobre isso, é preciso falar prazos de entrega e preços comum pouco sobre o Gerencia- petitivos. mento do Relacionamento com Fornecedores (SRM), modelo de Os fornecedores podem ser digestão introduzido pela primeira versos, desde atacadistas e disvez em um artigo de Peter Kraljic, tribuidores até importadores, e consultor da McKinsey, na déca- todos são importantes e podem da de 1980. Com ele, a função causar impactos positivos ou nede compras precisa ser voltada gativos nos processos de uma para obter vantagens para o ne- empresa, pois desempenham um gócio. E isso exige uma mudança papel central na geração de rede perspectiva: de uma função ceita. Dessa forma, conseguir traoperacional (a compra) para uma balhar com fornecedores confiáfunção estratégica (a gestão de veis, que não criem dificuldades suprimentos). no fluxo de trabalho, é essencial, e tem impacto, até, na satisfação Isso é essencial para entender- do cliente com os seus próprios mos que os relacionamentos são produtos. estratégicos e precisam focar no crescimento do negócio. Essa Para ter relacionamentos duráabordagem precisa deixar de ser veis e confiáveis é preciso conhereativa – quando a empresa faz cer algumas estratégias: uma compra para atender uma necessidade – para se tornar es- A tecnologia simplifica o gerenciatratégica – abordagem que leva mento de fornecedores, então, invisem consideração o futuro e que ta em uma solução que ajude nessa tarefa e que integre funções de pode começar antes mesmo da gerenciamento de pedidos em uma assinatura de um contrato. Essa única plataforma; abordagem estratégica é impres-

20

INFORMATION MANAGEMENT | FEV 2020

Pagar pontualmente é um dos pilares de um bom relacionamento com fornecedores. Então, mantenha o fornecedor informado se algo de errado acontecer. Automatizar esses pagamentos é um bom investimento; Não pense apenas no preço, mas no valor que é recebido. Boa qualidade em produtos e serviços podem ter um preço mais alto, mas, no longo prazo, é garantia de bons negócios; Contratos detalhados facilitam o relacionamento com fornecedores e evitam confusões; Sempre avalie os riscos de lidar com um fornecedor. Peça referências, faça contato com outros clientes, questione como se comportam durante uma crise, considere preços, a capacidade de atender os pedidos e se são financeiramente estáveis. Talvez o fornecedor escolhido não seja o que tenha o menor preço, mas que garanta entregas pontuais, por exemplo. E talvez o mais importante seja fazer com que o fornecedor também se veja como um parceiro e que isso não dependa exclusivamente da parte financeira, mas da confiança e lealdade pelos dois lados. Ouça o que eles têm a dizer, quais suas ideias e como eles podem ajudar a sua empresa.

www.informationmanagement.com.br

Profile for Guia Information Management

Revista IIMA 90  

Revista IIMA 90