Page 44

INSIGHTS

tionou a exclusão da obrigação alegando que essa automatização – um novo sistema para revisar o outro sistema – implica em processos cada vez menos transparentes. “O titular continua sendo sujeito a processos discriminatórios e não terá possibilidade de auditar isso corretamente”, alega o advogado.

discriminações, o que faz parte do escopo de sistemas desenvolvidos com tecnologias de última geração. Vale lembrar que inicialmente um robô não toma decisões sobre informações. Algoritmos de Inteligência Artificial aportados em um robô é que vão entregar novas capacidades ao processo.

Mas o que acontece é exatamente o contrário. Com a robotização de processos, o serviço de formalização de contratos de crédito obedece a regras internas de cada negócio da instituição financeira, assim como a exigências legais que devem ser cumpridas em cada tipo de operação.

Além disso, atendendo a outras normas da LGPD – a segurança dos dados – todas as informações são digitalizadas e armazenadas seguindo regras e políticas claras de segurança e de governança. Estejam armazenadas em ambientes cloud ou On Premise, as informações são protegidas por sistemas que impedem invasões e violações, e rígidas regras de acesso e de permissões. E também contam com a funcionalidade de controle de temporalidade, o que garante a sua destruição segura após o prazo de retenção dos dados previsto na lei.

As regras para a concessão de financiamento de veículos, de crédito pessoal, consignado ou imobiliário, entre outras operações, são inseridas na base do sistema e posteriormente confrontadas com a documentação entregue por cada cliente. E instituições financeiras de renome no mercado sempre disponibilizam, de forma clara, essas regras, o que garante a transparência do processo.

Benefícios da robotização de processos vão além das regras

Em mercados altamente competitivos, como é a regra atual, as empresas precisam focar no seu Outra forma de garantir a transcore business e buscar as melhores parência na avaliação das insoluções para otimizar seus procesformações é ter o processo bem sos, ganhando agilidade e condocumentado e o algoritmo fiabilidade nos resultados. Nesse devidamente “treinado” para evitar cenário de negócio, não existe mais

44

INFORMATION MANAGEMENT | 2019

espaço para o modelo mecânico e manual de gestão em tarefas repetitivas como, por exemplo, a formalização de contratos no setor financeiro. E os stakeholders – desenvolvedores e usuários - estão atentos a essa tendência, buscando inovadores serviços de BPO (Business Process Outsourcing – Terceirização de Processos de Negócio), customizados para atender as regras internas e política de crédito, por exemplo, de cada instituição (banco, lojista, empresa de seguro, entre outras), avaliando os dados históricos de cada cliente com total segurança. Ao deixar de lado as tarefas repetitivas, a área financeira pode alocar as pessoas em funções mais estratégicas e gerenciais, que realmente gerem mais valor para o negócio e mais satisfação para os clientes. Temos certeza de que o futuro das formalizações de contratos, entre outras tarefas repetitivas da área financeira, está na robotização de processos, que garante mais qualidade no serviço, transparência e segurança para as empresas e para os usuários, atendendo, entre outras, as normas da LGPD.

www.informationmanagement.com.br

Profile for Editora Guia

Revista IIMA 85  

Revista IIMA 85