Page 44

INSIGHTS

atuação daquela empresa. Afinal, por que uma transportadora de alimentos, por exemplo, precisa ter uma equipe de TI enorme e altamente especializada? Esses aspectos foram superados com a criação dos Data Centers as a Service. Empresas especializadas que criam grandes centros de dados e segmentam essa tecnologia para suprir a demanda de companhias de outras áreas, mas que precisam de grandes espaços para armazenagem eficiente de suas informações. Os DCaaS trouxeram ao mercado uma possibilidade de flexibilidade e agilidade. Quando existe um data center in-house, se for necessário expandir a capacidade de armazenamento, será preciso comprar novos equipamentos, alugar um espaço maior e contratar mais pessoas. Quando o serviço é terceirizado, a cada aumento ou diminuição, uma mudança simples no contrato pode resolver o problema. Além disso, existe a economia do espaço físico, que gera a redução de energia elétrica, já que esses equipamentos precisam de

44

INFORMATION MANAGEMENT | ABR 2019

ambientes altamente controlados. Com isso, surge a possibilidade de deixar a administração dos equipamentos nas mãos de empresas especializadas e poder focar completamente no negócio. Outra vantagem que enxergo é a segurança de que as informações estão protegidas de qualquer problema climático ou estrutural que a empresa possa sofrer, pois o servidor está fisicamente alocado em outro lugar, geralmente mais preparado para abrigar esses aparelhos, com geradores de energia e proteção contra acidentes físicos.

As redes definidas por software ajudam numa melhor orquestração da conectividade, ou seja, com isso, a transferência dos dados da empresa pode ser administrada de forma clara e precisa. Além disso, a SD-WAN cria um túnel totalmente seguro para as informações saírem do centro de dados e chegarem à empresa. Essas redes podem ainda ser utilizadas em combinação com outros serviços, criando uma conectividade híbrida e apropriada para cada perfil, sendo assim uma vantagem para companhias de todos os portes.

Como garantir conectividade e segurança?

E quem já possui um Data Center próprio robusto?

Para mim, que atuo há muitos anos nas áreas de telecomunicações e conectividade, acredito que ter uma transmissão de dados eficaz, de alta velocidade, com criptografia e segurança é um ponto primordial, e isso vale para qualquer empresa e situação. Para obter isso, adquirir um serviço de rede SD-WAN (rede de longo alcance definida por software) ao fazer a contratação do DCaaS pode ser fundamental para que os serviços funcionem corretamente.

Claro que existem companhias que já investiram em seus próprios centros de armazenamento e precisam fazer valer esse investimento. Acredito que uma solução viável para empresas de tecnologia que possuam esses DCs seja terceirizar este espaço para outras companhias, aproveitando assim o momento promissor deste mercado. No entanto, caso não seja a situação da sua empresa, pois atue em um mercado completamente

www.informationmanagement.com.br

Profile for Editora Guia

Revista IIMA 81  

Revista IIMA 81  

Advertisement