Projetos Escolas Distinguidas_Escolas Solidárias 6ªed

Page 3

Equipa

Roupas usadas não estão acabadas

Centro Educativo Alice Nabeiro Temas

EDUCAÇÃO / LITERACIA POPULAÇÃO SÉNIOR SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PARCERIA GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Situação

Há uma grande necessidade de envolver os jovens e respetivas famílias em ações solidárias sistemáticas, contribuindo assim para o sentido de interajuda e pertença face aos problemas sociais envolventes.

Área Geográfica Distrito de Portalegre. Angola. Moçambique. São Tomé e Príncipe.

Objetivos

- Ajudar a colmatar lacunas sociais e problemas concretos das nossas comunidades mediante ações “Made in Campo Maior”; - Valorizar o respeito pelos nossos antepassados e suas tradições, bem como pelo património humano que chegou até nós, no qual destacamos o passado, o presente e futuro das nossas gentes; - Promover a partilha entre gerações, com enfoque nos nossos projetos sociais; - Fomentar o sentido de responsabilidade e compromisso; - Aumentar para 160 o número de crianças envolvidas no projeto Escolas Solidárias; - Conseguir que pelo menos 20% das famílias dos alunos participem em ações no âmbito do projeto; - Conseguir que 3 projetos, do total de 4 apresentados, concretizem níveis de implementação de 100%. - Contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente, aprofundando a articulação com o programa Eco-Escolas; - Aumentar o sentido de voluntariado nos nossos alunos com o envolvimento em projetos de caráter social; - Criar projetos empreendedores em que crianças, professores e agentes da comunidade e parceiros trabalhem lado a lado para a resolução de problemas concretos; - Envolver 8 entidades parceiras da comunidade na solução de problemas; - Fazer com que as nossas crianças percebam que os seus conhecimentos se traduzem em atos e com eles ajudamos a mudar o mundo.

Intervenção

Projeto Dia do Pijama para angariação de verbas destinadas a crianças necessitadas // Organização de atividades de artes plásticas e dramáticas para crianças // Escrita de histórias para livros solidários // Desenvolvimento de ações pedagógicas que valorizem o “aprender fazendo” e “crescer com raízes” // Comemoração do Dia da Família // Participação no projeto Cientistas em Ação // Participação no projeto Leitores Sonhadores // Promoção das semanas abertas de artes, ciência e ambiente, música e drama // Realização de ações no âmbito do envelhecimento ativo // Organização de caminhadas solidárias e recolha de fundos e de tampas plásticas com vista à oferta de cadeiras de rodas // Promoção do evento “Laço Azul” // Promoção de ações de sensibilização ambiental // Adoção de 10 crianças de Moçambique, com envio de financiamento para fins escolares e logísticos, recolha de roupa, brinquedos e material escolar // Oferta de balanças a hospitais de S. Tomé e Príncipe.

PADRINHO ESCOLAS SOLIDÁRIAS Comendador Rui Nabeiro

Rede de Cooperação e Amplificação

Comunidade escolar // Força de segurança e corpo de bombeiros // Associações e IPSS // Empresa // Organismo público // Clube desportivo // Universidade sénior.

Dificuldades

A articulação de ações entre currículo e trabalho de projeto e algumas dificuldades de articulação entre parceiros é, por vezes, um travão.

Impactos/resultados

1 equipa, envolvendo 161 alunos e 5 professores, mais 19 voluntários, investiu 221 horas de energia solidária neste projeto. Criou-se rede com 12 instituições externas. Além da comunidade educativa e da população em geral, foram beneficiadas 18 pessoas da escola e mais 500 pessoas, das quais 100 integradas nas instituições ajudadas. Aumentou-se para 161 o número de alunos envolvidos e conseguiu-se a participação de 15% das famílias da escola. O número de entidades parceiras envolvidas foi superior em 50% ao inicialmente previsto. Foi estimulada a motivação dos alunos e da comunidade educativa para ações de caráter social e foi fortalecido o sentido de saber fazer. Passaram a ser mais valorizadas as ideias das crianças e é já notória a alteração da comunidade face às soluções apresentadas. Foi ainda registado um grande incremento do espírito voluntário e do sentimento solidário.

Autoavaliação Geral

O esforço e a dedicação têm permitido ultrapassar a maioria das dificuldades. A implementação dos projetos no espaço escolar é um desafio só por si estimulante, revelando-se a participação no Escolas Solidárias um elemento relevante para o treino de competências de empreendedorismo social na escola.

Previsão de Continuidade

A continuidade está garantida, até porque as nossas ações são já sistemáticas ao longo dos últimos anos.

Edição 2015/2016 Conteúdos Adaptados


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.