Page 1

Edição Extra Edição Extra

R$ 1,00

Caçapava do Sul, 12 de maio de 2011

Golpe no tráfico de Caçapava e região

A Polícia Civil de Caçapava do Sul, com o apoio da Brigada Militar e MP, faz operação contra o tráfico e prende cinco pessoas. Policiais de Bagé e Cachoeira do Sul colaboraram no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, nas residências dos envolvidos na investigação. A operação começou na madrugada desta quarta-feira, dia 11, onde policiais Civis e Militares traçaram a estratégia da ação contra o tráfico.

Vários objetos e veículos foram apreendidos durante a operação


02 | Jornal do Pampa

Edição Extra - Polícia

12 de maio de 2011

Polícia Civil prende cinco suspeitos de Tráfico de drogas em Caçapava do Sul Na madrugada desta quartafeira, dia 11, a Polícia Civil de Caçapava do Sul, comandada pela Delegada Fabiane Bittencourt, em uma operação em conjunto com a Brigada Militar, realizou uma ação para cumprir vários mandados de busca e apreensão e a prisão de cinco suspeitos de tráfico de drogas. A missão foi realizada com o apoio de policias civis de Bagé, Cachoeira do Sul e Santana da Boa Vista, com um efetivo de aproximadamente 50 servidores. Todos os mandados foram cumpridos com sucesso, onde cinco pessoas foram presas e também os seus bens que foram supostamente adquiridos com o dinheiro do tráfico. Os policiais se dividiram em cinco equipes, onde prenderam pessoas no centro da cidade, nos bairros e também no interior do município. Durante a manhã, vários objetos apreendidos chegavam ao posto policial como: móveis, eletrodomésticos e veículos. No início da tarde, a Delegada concedeu uma entrevista coletiva, onde falou sobre o sucesso da operação e da prisão dos cincos suspeitos de tráfico, além disso, afirmou que essas pessoas fazem parte de uma quadrilha que davam sustentação ao tráfico em Caçapava. Fabiane agradeceu também o apoio disponibilizado pelo efetivo da Policia dos municípios de Bagé e Cachoeira do Sul. As pessoas detidas, após terem prestado depoimento, foram

Redação Rua XV de Novembro, 719 - Sala 110 Fone: (55) 3281-3139 CNPJ:09.144.053/0001-50

encaminhadas ao Presídio Estadual de Caçapava do Sul. Estes supostos traficantes estão sendo investigados pela Polícia há bastante tempo, através de testemunhas, denúncias, escutas telefônicas e outros mecanismos encontrados pela Polícia para solicitar ao Judiciário o mandado de busca e apreensão e prisão dos envolvidos. As pessoas detidas foram pegas de surpresa pela operação, onde as primeiras prisões foram feitas por voltas das 6h e 30min, se estendendo até a metade da manhã. O representante do Ministério Público de Caçapava do Sul, Promotor Fernando Andrade, acompanhou de perto toda a operação. Um ponto que chamou a atenção da própria comunidade foi o número de carros apreendidos, que passavam pela rua XV de novembro, tanto rodando, como em cima de um guincho, ao total foram 9 veículos presos, todos estão guardados no depósito da Polícia Civil, ao lado da delegacia. Participaram também da ação cerca de 15 viaturas e foram aprendidos junto com os presos, três armas de fogo. Este ano é a segunda grande operação da Policia no Município, a primeira ocorreu em conjunto com a Polícia Federal, onde prenderam vários traficantes e também bens que foram adquiridos com dinheiro ilícito.

Jornalista responsável: Daniel Miranda - MTB 13.424 Departamento Comercial: Siria Souto Marques

Reportagem: Heron Freitas e Marcel Junqueira (Esporte) Diagramadora: Marieta Machado Zago Fotos: www.repont.com.br E-mail: jornaldopampa@terra.com.br Comercial: Kelen Henriques da Rosa Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não expressando necessariamente a opinião do jornal. Envie seus textos e sugestões para jornaldopampa@terra.com.br


Edição Extra - Polícia

12 de maio de 2011

Jornal do Pampa | 03

Reação da comunidade Desde as primeiras horas da manhã a comunidade estava apreensiva para saber o que estava acontecendo na cidade, porque vários veículos da polícia circulavam no centro, sempre em estado de alerta, com pessoas algemadas nos bancos de trás das viaturas e veículos sendo transportados por um guincho, além disso, eletrodomésticos, como geladeiras, televisão, móveis e outros utensílios, estavam sendo carregados pelas caminhonetes da policia. Por volta das 8h30min, as primeiras notícias começaram a serem veiculadas na imprensa local, principalmente na Rádio Caçapava e Portal FM, informando da grande operação que estava sendo executada pela polícia de Caçapava e região, além disso, os nomes das pessoas que foram presas eram mantidas em segredo pela imprensa até o comunicado oficial da Delegada no início da tarde. Com a falta de informação sobre os nomes dos detidos, muitas especulações foram criadas pela população, para saber quem tinha sido preso. Desta forma, a redação do Jornal do Pampa saiu as ruas durante a tarde desta quarta-feira, para saber o que a população pensava sobre esta ofensiva da Polícia. O resultado já era esperado, mais de 95% das pessoas entrevistadas elogiou a ação

da Polícia e também do Poder Judiciário em conceder mandados de prisão contra supostos traficantes. “Essas pessoas são os responsáveis por levarem nossos filhos para o mau caminho, o da droga, parabéns para a Delegada e sua equipe”, disse uma moradora que não quis se identificar por questões de segurança.

Quem são os presos Da esquerda para direita na foto ao lado, está Laerte Lopes Silveira, 31 anos, Thiago Marques Comim, 22 anos, Matheus Medeiros Machado, 22 anos, Diego Lopes Marques, 21 anos e Alexandre Lopes Marques, 27 anos. Laerte foi preso na região do Durasnal, distrito de Caçapava do Sul, Thiago foi detido em uma residência na Vila Henriques, Matheus no interior do município, Diego foi preso em um prédio perto da Escola Nossa Senhora da Assunção e Alexandre detido em sua residência no Bairro Floresta.


Edição Extra - Polícia

04 | Jornal do Pampa

12 de maio de 2011

Veja o que disse a Polícia Em entrevista coletiva concedia à imprensa na primeira hora da tarde de ontem, a delegada Fabiane Bittencourt relatou todos os passos da investigação. Confira abaixo alguns trechos da coletiva: “Já tínhamos conhecimento que estes cinco elementos traficavam na cidade desde que assumi a Delegacia aqui em Caçapava do Sul. Fizemos várias operações de busca e apreensão na casa do chefe da quadrilha, o Alexandre, mas nunca conseguimos encontrar nenhuma quantia de droga. Então resolvemos mudar um pouco de tática para ver se conseguíamos algum êxito. Nos últimos meses começamos a monitorar a quadrilha, em consequência disso, através de interceptações telefônicas descobrimos todo o sistema que era usado, tanto que à apreensão de um quilo de cocaína, há um tempo atrás, já fazia parte desta operação, mas publicamos na imprensa, propositalmente, que tinha sido uma denúncia de abigeato para não despertar a desconfiança da quadrilha. A investigação durou cerca de seis meses e foi bastante sigilosa, poucas pessoas tinham acesso a ela.

Já tivemos outras operações, mas essa, eu considero a mais importante desde a minha vinda para Caçapava, por ser uma quadrilha que agia na comunidade, e essa pedia a sua prisão. Esta quadrilha é uma das mais bem articuladas e importantes da região, existem outras, mas não com essa grandiosidade. São cinco membros com um esquema bem feito, muito bem articulado, cada um dos integrantes tinha sua função no esquema e todos sob coordenação do Alexandre. Nunca guardavam uma grande quantidade de drogas com eles, sempre em torno de um quilo, revendiam e depois compravam mais, até mesmo por uma questão de valores. Nos próximos dias vamos trabalhar somente em cima destes fatos, temos diversas escutas telefônicas que fazem parte do inquérito, acredito então que as provas estão formalizadas e muito bem substanciadas”, finalizou a Delegada.

EDIÇÃO EXTRA JORNAL DO PAMPA  

Edição Extra do Jornal do Pampa sobre operação da Polícia Civil e Brigada Militar que prenderam cinco traficantes nesta semana.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you