Issuu on Google+

Elementos do clube: Alexandra Ana Rita Jaqueline Mariana Nádia Oriana

Clube de Jornalismo V O L U M E

1 ,

E D I Ç Ã O

1

Quem somos ?

Ana

Oriana

NESTA EDIÇÃO: Apresentação

2

Apresentação (continuação)

3

Culinária

4

Pecado de chocolate

5

Poemas

6

Jaqueline Mariana

Alexandra Poemas

7

Momentos de riso

8

Nádia Somos uma equipa dinâmica, divertida e competente. Estamos sempre à procura de uma boa notícia e de uma boa curiosidade.


Somos... Mariana Olá! Eu sou a Mariana e tenho 13 anos. Sou uma rapariga simpática, amiga, humilde mas também muito teimosa, respondona e pouco aventureira. Apesar da escola não ser das coisas que mais gosto de fazer é das coisas para que tenho mais jeito… E porquê entrar para o Clube de Jornalismo? Porque também me faz comunicar com as outras pessoas, relatar factos e isso são coisas que adoro fazer e que me fazem sentir bem.

Oriana Olá, sou a Oriana Francisco e tenho 12 anos. Sou muito teimosa e divertida. Gosto de ver televisão, estar no computador, ler, escrever, estudar, estar com os meus amigos e com a minha família. Gosto da escola porque aprendo coisas novas, estou com os meus amigos e conheço novos colegas.


Alexandra Olá! Eu chamo-me Alexandra e tenho 13 anos. Eu sou divertida, simpática e bastante aventureira. Gosto de passar o meu tempo livre a ver televisão, estar com os meus amigos, estar no computador, mas gosto principalmente de ir às compras. Porquê entrar para o clube e jornalismo? Eu acho que era uma forma de estar ainda mais tempo com as minhas amigas e acho que sempre podemos aprender algum de novo e também pode-mos considerar uma nova experiência .

Nádia Chamo-me Nádia Santos e tenho 13 anos. Adoro tudo o que tenha a ver com turismo e viajar! Adoro ir a praia, fazer compras ir ao cinema, sair com os meus amigos…

Ana Rita Olá, eu sou a Ana Rita, tenho 13 anos e vivo na Serra do Porto de Urso. Sou simpática, respondona, teimosa, persistente, divertida, amiga, stressada e perfeccionista. Gosto de ouvir música, ir à praia, ir às compras, estar com os amigos e ver televisão.


As nossas sugestões … para engordar !

Bolo de cenoura no micro-ondas Ingredientes: 2 cenouras; 4 ovos inteiros; 1 copo de farinha; 1 copo de açúcar; 2 colheres de fermento; 1/3 de óleo de caramelo para barrar a taça.

Preparação: Mistura-se o açúcar e o fermento com os ovos e o óleo, depois mistura-se a farinha e por fim as cenouras raladas. Mexesse tudo muito bem e vai ao micro-ondas na taça barrada de caramelo, entre 10 a 13 minutos.


Bolo Brigadeiro Massa: 6 ovos e 200g de açúcar 180g de farinha 1c.(chá) de fermento em pó 30g de chocolate em pó Recheio: 1 lata de leite condensado de chocolate Cobertura: 150g de chocolate em tablete 2 dl de natas Decoração Granulado de chocolate para polvilhar 1 fisális

Preparação 1-Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Em seguida, peneira a farinha com o fermento e o chocolate em pó e envolva no preparado anterior com uma vara de arames. 2-Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma com 23 cm de diâmetro e verta o preparado. Leve ao forno a 180ºC, por 30 minutos. Findo o tempo, retire, deixe arrefecer bem e desenforme. 3-Corte o bolo ao meio com uma faca de serrilha, no sentido longitudinal, e barre uma parte com o leite condensado de chocolate. Componha o bolo com a restante parte e reserve. 4-Para a cobertura, leve ao lume o chocolate partido em pedaços pequenos com as natas, mexendo sempre até derreterem. Retire e verta sobre o bolo. Barre com a ajuda de uma espátula e polvilhe com granulado de chocolate. Decore com o fisális.


PรGINA

6

Poemas

Segredo Sei um ninho. E o ninho tem um ovo. E o ovo, redondinho, Tem lรก dentro um passarinho Novo.

Miguel Torga

Mas escusam de me atentar: Nem o tiro, nem o ensino. Quero ser um bom menino E guardar Este segredo comigo. E ter depois um amigo Que faรงa o pino A voar...

CLUBE

DE

JORNALISMO


VOLUME

1,

EDIÇÃO

1

PÁGINA

Fundo do mar de Sophia de Mello Breyner Andresen No fundo do mar há brancos pavores, Onde as plantas são animais E os animais são flores, Mundo silencioso que não atinge A agitação das ondas. Abrem-se rindo conchas redondas, Baloiça o cavalo-marinho. Um polvo avança No desalinho Dos seus mil braços, Uma flor dança, Sem ruído vibram os espaços. Sobre a areia o tempo poisa Leve como um lenço. Mas por mais bela que seja cada coisa Tem um monstro em si suspenso.

Entra dentro de mim, raio de sol… Faz de mim praia, Faz de mim beijo, Faz de mim sonho... Mariana Reis

7


Momentos de riso A professora diz ao aluno: - Mas... O que é que tu estás a comer? - Os trabalhos de casa, senhora professora. - Mas porquê? A professora é que disse que eles eram canja… O professor diz aos alunos: - A partir de hoje não há mais racismo na minha sala de aula! A partir de hoje já não há aqui brancos e pretos, passamos a ser todos azuis! Agora vá, azuis clarinhos cá para a frente e azuis escuros lá para trás! A professora pergunta ao miúdo de que é que ele tem mais medo e o rapaz responde: - Do Mala Man! - Do... Mala Man? Mas quem é esse Mala Man? - Não sei... - Não sabes? Então se não sabes, como é que tens medo dele? - É que ele deve ser mesmo mau, porque todos os dias, quando a minha mãe reza, acaba a dizer: "E livrai-nos do Mala Man!" Dois alunos estão à luta numa sala de aula e um deles dá um murro ao outro mesmo num olho. O outro cai, levanta-se, os outros separamnos e ele, com uma mão a cobrir o olho, grita ao outro: - Isto não vai ficar assim! - Pois não, vai inchar!


clubedejornalismo